Os Três Guardiões: 2019-10-20

Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Ventos de 78km/h causam estragos em Jaguaribe no Ceará


A chuva de 19.5mm e os fortes ventos no fim da tarde de domingo deixou moradores assustados, causou apenas danos materiais, sem registro de feridos

Por Honório Barbosa/DN com colaboração de Gustavo Veras

Um rastro de destruição foi deixado na cidade e assustou moradores - Fotos: Reprodução/WhatsApp
Ventos fortes e chuva rápida assustaram moradores da cidade de Jaguaribe na tarde de domingo (20), por volta das 16h30min. A ventania causou estragos: telhados foram arrancados de quadra de esporte, posto de combustíveis e de algumas casas, fio de energia caído, placas de publicidade retorcidas, portas de casas e árvores das ruas e praças foram arrancadas e parte do teto da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi destruída, causando danos materiais no interior do templo.

A Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – observou chuva de 19.5mm na tarde deste domingo, 20, cidade de Jaguaribe, e os ventos chegaram a uma velocidade 78,8km/h.

Morador da cidade de Jaguaribe registra cenas após o temporal - Reprodução WhatsApp

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, em conformidade com a previsão do tempo indicada pela Funceme na última sexta (18), o município apresentava condições de chuva devido a áreas de instabilidade que se formaram a leste do Nordeste e chegaram à região.

“Como a instabilidade atmosférica estava acentuada, nuvens muito desenvolvidas da base até o topo, as típicas cumulonimbus, provocaram chuvas acompanhadas de rajadas. Apesar de serem rápidos, estes aumentos repentinos da velocidade do ventos, a depender da intensidade, podem provocar danos, como aqueles observados em Jaguaribe”, explica o pesquisador.



Não há informação de ninguém ferido, mas apenas de dano material, de acordo com o 4º Batalhão de Bombeiros Militares, com sede em Iguatu.

Imagens registras por moradores mostram os fortes ventos seguidos de chuva.

A celebração de missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias na noite deste domingo foi suspensa por da destruição de vidros, castiçais e imagens no local. O templo ficou alagado e vidros quebrados espalhados pelo piso.

Luis Antônio Saldanha, servidor público e integrante de movimentos da igreja católica, confirmou que uma porta da igreja foi arrancada, pois o templo estava aberto, e houve estragos de um quadro de vidro que foi arremessado, uma imagem de uma santa foi removida, parte do telhado ficou arrancado, e caíram dois pedaços de detalhes de alvenaria de uma das torres, além de infiltração. “O vento foi muito forte e nunca ninguém viu isso acontecer por aqui”, disse. “A igreja ficou alagada e cheia de vidros”.

“A gente ficou assutado, o vento era muito forte e pensei que ia destruir tudo”, disse o aposentado, Francisco Lima. “Veio de uma vez e fiquei trancado em casa com a família”.

A dona de casa, Marlene Souza, disse que ficou em casa rezando. “Imaginei que as telhas iam arrancar todas e fiquei assustada, mas rezava muito pedindo a Deus para tudo se acalmar”.


O comerciário Luis Guedes disse que nunca tinha visto uma chuva e ventos tão fortes. “Foi muito forte, a praça Juarez Távora ficou muito suja, parte de árvores e telhados foram arrancados e juntou muita água”, disse. Parte do telhado do apartamento de um morador conhecido por Reginaldo foi arrancado.



Avião de pequeno porte cai em bairro residencial de BH; três morrem

Segundo o Corpo de Bombeiros, três feridos foram levados em estado grave para o hospital com grande parte do corpo queimado. Em abril, outra aeronave caiu na mesma rua, no Caiçara

Por G1 Minas — Belo Horizonte


Fogo é apagado após queda de avião no Caiçara, em Belo Horizonte; três pessoas morreram — Foto: Raquel Freitas/G1

Paraquedas do avião foi acionado para minimizar impactos da queda; aeronave caiu em BH

Um avião de pequeno porte, prefixo PR-ETJ, caiu na manhã desta segunda-feira (21) no bairro residencial Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte, e deixou ao menos três mortos e três feridos. O momento do acidente foi registrado em vídeo.

O local da queda fica a 1,3 quilômetro da cabeceira do Aeroporto Carlos Prates, que opera voos particulares e é dedicado à formação de pilotos. A aeronave tinha acabado de decolar do terminal, com destino a Ilhéus (BA).


Vídeo mostra queda de avião em Belo Horizonte

Resumo
Acidente ocorreu na esquina das ruas Minerva com Belmiro Braga; em 13 de abril outro avião caiu também na rua Minerva e causou uma morte Um dos mortos ocupava o avião, e os outros dois eram um pedestre e um ocupante de carro atingido pela queda. Segundo bombeiros, os três feridos foram levados em estado grave para o Hospital João XXIIl, com queimaduras; um deles era o piloto da aeronave Três carros foram atingidos durante o acidente e pegaram fogo A aeronave estava autorizada a voar Fumaça preta podia ser vista de vários pontos da capital mineira Aeronave cai no bairro Caiçara, em Belo Horizonte; carros são incendiados

Aeronave com manutenção em dia
Fabricada em 2007, a aeronave prefixo PR-ETJ é da marca Cirrus, tinha capacidade para 3 passageiros e estava autorizada a voar, mas não poderia ser usada para prestar serviços de táxi aéreo, apenas para serviços aéreos privados. A próxima inspeção anual de manutenção estava prevista para agosto de 2020.

A aeronave possui um paraquedas, que pode ser acionado quando há algum problema. O dispositivo podia ser visto caído próximo ao local do acidente nesta manhã.

A empresa Helicon, que consta na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como proprietária da aeronave, informou que a vendeu para Srrael Campras dos Santos. Segundo a Helicon, o comunicado da compra teria sido protocolado na Anac no dia 16 de outubro.

O Corpo de Bombeiros informou que o nome de Srrael Campras dos Santos consta entre os feridos levados para o hospital.

'Muita explosão'
Morador da rua onde o avião caiu, o servidor público Carlos Henrique Pacheco Diniz, de 37 anos, ouviu o momento da explosão. "A gente tentou a apagar o fogo, teve muita explosão e não deu para ajudar mais". "Eu estava em casa e ouvi um estrondo. Eu saí e vi o primeiro minuto", completou.

Segundo a testemunha, dois ocupantes do avião deixaram a aeronave após o acidente e foram andando até uma casa.


Vítimas socorridas após queda de avião em Belo Horizonte — Foto: Jackson Nogueira

Outro acidente no mesmo local

No dia 13 de abril deste ano, um avião caiu na mesma rua. Na ocasião, o piloto Francisco Fabiano Gontijo morreu carbonizado. A aeronave pegou fogo e bateu no portão de uma casa. A fiação da rede de energia elétrica foi atingida e deixou moradores do entorno sem luz.


De acordo com Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião também havia decolado do Aeroporto Carlos Prates.


Avião cai em BH; três morrem — Foto: Arte/G1


Avião acidentado em Belo Horizonte nesta manhã — Foto: Reprodução/Redes





Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *