Os Três Guardiões: 2022-05-29

Total de visualizações de página

sábado, 4 de junho de 2022

Chuvas tiram 232 mil brasileiros de suas casas até agora em 2022

Número inclui desabrigados e desalojados de 502 cidades que decretaram emergência. País já soma ao menos 457 mortes

Por R7

Falta de verbas dos municípios e ocupações irregulares aumentam o problema

SERGIO MARANHAO 

Os deslizamentos, alagamentos e enxurradas causados por chuvas no Brasil — que marcaram a mais recente tragédia nacional em Pernambuco — desabrigaram pelo menos 37.938 brasileiros e desalojaram outros 194.148 de suas casas em 22 estados até maio deste ano. A diferença entre as duas categorias é que os desabrigados são aqueles que não têm para onde ir e dependem de abrigos públicos. 

Além da população que teve de sair do lar, de forma definitiva ou momentânea, 1.530.494 pessoas foram prejudicadas pelas chuvas em 502 municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública. Desses decretos, 138 foram reconhecidos oficialmente pelo governo Bolsonaro.

Os dados foram levantados e analisados pelo R7 com base no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que recebe diariamente informações dos municípios brasileiros sobre os efeitos de fenômenos naturais. 

Os estados mais afetados do Brasil estão na região Norte e Nordeste, com destaque para o Pará, Amazonas e Maranhão. Na região Sudeste, Minas Gerais também aparece entre os mais danificados. Os dados de 2022 do sistema não ilustram o caos na Bahia no início do ano, porque o cenário visto na região no começo de janeiro, com 26 mil desabrigados e 65 mil desalojados, foi causado por temporais do fim do ano anterior.

Mortes

Com apenas 36 casos registrados, o sistema também está subnotificado em relação ao número de mortes causadas pelas chuvas. Desde a última semana, os temporais em Pernambuco já contabilizaram 128 vítimas, e o ano foi marcado por outros desastres históricos, como o de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e casos em Minas Gerais e São Paulo.

Segundo levantamento da CNM (Condeferação Nacional dos Municípios), esses episódios somados mataram pelo menos 457 pessoas em 2022 — o equivalente a 25% do total dos últimos dez anos.

A meteorologista da FieldPRO Dóris Palma afirma que as características no clima deste ano explicam em parte os números, principalmente no caso do Amazonas, que tem o aumento das chuvas e inundações de rios por conta do fenômeno La Niña. O mesmo evento pode explicar a dimensão do temporal no Recife.

"É importante ressaltar que todos esses desastres são causados por altos volumes de chuva em um curto espaço de tempo, como foi o caso de Petrópolis, Recife, e todo ano acontece também em Minas Gerais", completa.

O perfil das vítimas segue o mesmo em todas as regiões: pessoas pobres que, por conta da falta de moradia, ocupam áreas de risco para deslizamentos e enchentes. "Essa ocupação antrópica desordenada piora o escoamento de água superficial, altera a geometria das encostas, aumenta o nível de infiltração da água de chuva e coloca sobrecargas nas próprias casas", explica o engenheiro geotécnico e professor da Universidade Mackenzie Paulo Afonso Luz.

"A maioria das prefeituras não possui recursos suficientes para implantação de uma política de prevenção contra a ocorrência de escorregamentos de encostas. Somente as prefeituras mais ricas e também as cidades que já possuem um histórico de problemas."

Junto ao problema habitacional também pesa a falta recursos aos municípios menores para fiscalizar as áreas de risco, que mudam constantemente de acordo com os despejos e novas ocupações formadas. Segundo o último levantamento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), de fevereiro deste ano, cerca de 9,5 milhões de brasileiros moram nesses locais.

"O pior problema é toda a cadeia funcionar. É o mapa ser feito, o alerta ser emitido e o município que aponta lá — quando receber o alerta do Cemaden — conseguir agir a tempo. E a fiscalização é fundamental, as áreas de risco são criadas a cada dia se deixar", conta Tiago Antonelli, pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil, ligado ao Ministério de Minas e Energia. 

Em nota técnica, Ministério da Saúde recomenda quarta dose da vacina contra a Covid para pessoas acima de 50 anos

Ministro Marcelo Queiroga já havia anunciado que a pasta tomaria essa decisão. Até então, ministério recomendava quarta dose apenas para quem tem mais de 60 anos ou é imunossuprimido.

Por g1 — Brasília

Foto: Reprodução
Em nota técnica divulgada neste sábado (4), o Ministério da Saúde recomenda a quarta dose da vacina contra a Covid para pessoas acima de 50 anos.

A iniciativa já havia sido anunciada na quinta-feira (2) pelo ministro Marcelo Queiroga. Agora, a pasta tornou a decisão oficial.

Até então, o ministério só recomendava a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, além de imunossuprimidos. Mas algumas cidades já haviam se decidido a fazer a aplicação em maiores de 50.

A nota técnica, escrita pela Secretaria de Enfrentamento à Covid, um órgão do ministério, afirma que, apesar de haver poucos dados sobre a o tamanho do benefício da quarta dose, o aumento nos casos de Covid justifica a estratégia de ampliar a aplicação desse reforço.

"Embora existam, até o momento, poucos dados em relação à magnitude e duração do benefício de uma segunda dose de reforço com vacinas Covid-19, diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas. O surgimento de novas variantes de preocupação e tendência de aumento do número de casos de Covid-19, também devem ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos", afirmou a secretaria.

Queda de mortes, aumento de casos

O Brasil registrou, em maio, 3.176 mortes pela Covid-19, o menor número mensal desde o início da pandemia, em março de 2020.

Apesar da queda nas mortes, há uma tendência de alta nos casos de Covid. A média móvel de novos casos por semana vista na terça-feira (31) foi a maior em dois meses – e 48% maior do que a de duas semanas atrás.

49% da população se identifica com a esquerda; direita tem 34%

Pesquisa leva em consideração os quesitos comportamento e economia.

Por g1 — São Paulo

Foto: Reprodução 

Pesquisa do Instituto Datafolha publicada na madrugada deste sábado (4) no site do jornal "Folha de S.Paulo" aponta que a identificação dos brasileiros com o espectro ideológico de esquerda cresceu para 49%, ante 41% apurado no último levantamento, realizado em 2017. 

A pesquisa levou em consideração os quesitos comportamento e economia e apontou os seguintes resultados:

49% dos entrevistados se identificam com a esquerda; eles dividem-se da seguinte forma: 17% de esquerda e 32% de centro-esquerda

17% dos entrevistados se identificam com o centro

34% se identificam com a direita; eles dividem-se da seguinte forma: 9% de direita e 24% de centro-direita

Em 2017, quando foi realizado o levantamento anterior, 41% disseram se identificar com a esquerda, e 40%, com a direita.

A pesquisa do Datafolha ouviu 2.556 pessoas acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país nos últimos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou menos.

Motociclista fura bloqueio de segurança no Ceará e morre em colisão

Acidente foi registrado na tarde desta quinta-feira (2) na Avenida Fernandes Távora, em Sobral. Caminhão estava carregado com asfalto e funcionários faziam reparos na via.

Por g1 CE

Jovem morre após furar bloqueio e bater em caminhão. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
Um motociclista morreu após furar um bloqueio de segurança e colidir na traseira de um caminhão na Avenida Fernandes Távora, em Sobral, a 245 km de Fortaleza. O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (2).

De acordo com a polícia, testemunhas relataram que o caminhão carregado com asfalto estava parado na via. Funcionários realizavam reparos na via pública e montaram um bloqueio. Ainda segundo testemunhas, o motociclista seguia em alta velocidade, não percebeu o bloqueio e bateu na traseira no veículo.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local do acidente, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu. A vítima identificada apenas como Emanuel era natural de Pernambuco e morava em Sobral apenas em alguns meses.

Professor emociona alunos deixando espelho escondido em caixa: 'dentro tem um aluno que eu admiro'

Em atividade na escola, cada estudante abriu uma caixa após ouvir que ali dentro havia um aluno admirável e se surpreendeu ao ver a própria imagem em um espelho.

Por Samuel Pinusa, g1 CE

Dinâmica com espelho e frase motivacional emociona alunos em Horizonte, no Ceará.

Os alunos do professor João Paulo Fernandes se emocionaram com uma atividade em sala de aula. O docente escondeu um espelho e uma frase motivacional em uma caixa e disse às turmas que ali dentro estava o aluno que ele mais admirava. Quando cada estudante abriu a caixa viu a si mesmo no espelho. A dinâmica escolar aconteceu na última semana de maio em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“Muitas vezes a família coloca palavras negativas nos filhos. Aquilo entra na vida das crianças. Quando eles passaram pela dinâmica do espelho, que eu disse ‘olha, dentro dessa caixa tem o aluno que eu mais admiro, capaz, maravilhoso e super inteligente’, aí eles acabam se emocionando, porque o espelho reflete essa imagem”, disse João Paulo.

João Paulo é professor de ciências há 16 anos. Ele ensina na escola Fernando Augusto, no distrito de Queimados, a crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano (ensino fundamental II). O docente explicou que a dinâmica faz parte de um projeto maior, chamado “Despertando Sonhos”, criado por ele para motivar os alunos na volta às salas de aula após dois anos de pandemia.

Professor de matemática faz aula em vídeo 'cantando' a fórmula de Bháskara no ritmo do piseiro; vídeo

Editais de concurso público para professor com 2 mil vagas são publicados com salários de R$ 4,3 mil, em Fortaleza

“A volta [após a fase grave da pandemia] está sendo muito difícil para nós, professores, e toda a comunidade escolar. Se fala muito sobre recuperação de aprendizagem, mas é importante a sociedade abrir os olhos para o que está acontecendo durante esse processo, que é os alunos com crise de ansiedade e depressão”, declarou João Paulo.

O professor disse que já presenciou alunos, inclusive, com marcas de automutilação. “Isso me doeu bastante porque, todos os dias, quando entro na sala, tento olhar nos olhos de cada um. Em um momento, perguntei a uma aluna sobre uma atividade de casa e ela disse ‘eu não estou preocupada com a tarefa, estou preocupada com minha mente’”, afirmou.

Professor explica sobre dinâmica escolar com alunos em Horizonte, no Ceará.

Emoção em sala de aula

O professor disse que os episódios que presenciou, envolvendo colegas de profissão e alunos sofrendo com problemas de saúde mental, foram a motivação para realizar a dinâmica que o emocionou também.

Ele disse que já na primeira sala de aula onde realizou a ação, uma aluna chorou — e o fez chorar — porque estava passando por problemas familiares. “Eu fiquei até sem entender, porque eu pensei na dinâmica para eles acharem graça”, disse João Paulo. “O problema está aí. A sociedade precisa saber. É preciso um trabalho com psicólogo nas escolas, mas até isso chegar, professores e alunos precisam dar as mãos para a gente vencer juntos”, acrescentou.

João Paulo Fernandes dá aula para alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, no Ceará. — Foto: Redes sociais/Reprodução



 

Preço da gasolina no Ceará cai pela quarta semana seguida, aponta ANP

O valor médio do litro da gasolina no estado é de R$ 7,33. Há três semanas, preço médio era R$ 7,67.

Por G1

Preço da gasolina cai pela quarta semana seguida no Ceará. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

O Ceará chegou à quarta semana seguida com queda de preços no litro da gasolina em postos de combustível, segundo a pesquisa semanal divulgada neste sábado (4) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O valor médio do litro da gasolina encontrado pela ANP nesta última pesquisa é de R$ 7,33. Há três semanas, o preço médio era por R$ 7,67.

O posto de combustível em Fortaleza com o menor valor da gasolina cobra R$ 6,85 no litro. O valor mais caro na capital foi encontrado por R$ 7,99.

Na cidade de Quixadá, no interior do estado, o menor valor foi encontrado por R$ 6,96, enquanto o mais caro foi encontrado por R$ 7,29. O preço médio gira em torno de R$ 7,18.

Disparada dos preços

Em 2022, a disparada dos preços dos combustíveis ocorre em meio à forte alta nos preços internacionais do petróleo após a Rússia ter invadido a Ucrânia, impactados pela oferta limitada frente a demanda mundial por energia.

Desde 2016, a Petrobras adotou o chamado PPI (Preço de Paridade de Importação), após anos praticando preços controlados, sobretudo no governo Dilma Rousseff. O controle de preços era uma forma de mitigar a inflação, mas causou grandes prejuízos à petroleira.

Pela política de preços atual, os preços cobrados nas refinarias se orientam pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e do câmbio.

Operação da Polícia Federal no Ceará prende suspeito de estuprar crianças e armazenar vídeos dos abusos na internet

As investigações tiveram início em maio deste ano, quando a Polícia Federal descobriu que o suspeito produzia e armazenava vídeos e fotos de pornografia infantil na internet.

Por G1 CE

PF prendeu suspeito de estuprar criança e armazenar vídeos dos estupros na internet. — Foto: PF/Divulgação

Uma operação da Polícia Federal nos municípios de Barbalha e Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, prendeu nesta sexta-feira (3) um homem suspeito de estuprar crianças, gravar os estupros e armazenar os arquivos em um servidor de internet. O homem foi preso em Barbalha em cumprimento a um mandado de prisão. 

As investigações tiveram início em maio deste ano, quando a Polícia Federal, analisando dados, descobriu que o suspeito produzia e armazenava vídeos e fotos de pornografia infantil em servidor de internet nos Estados Unidos.

O objetivo da operação era interromper a exploração sexual e estupro de vulneráveis, além de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que consistem na produção, armazenamento no exterior e divulgação de imagens de pornografia infantil na rede mundial de computadores.

Ao longo da operação, 12 policiais federais cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal em residências em Barbalha e Juazeiro do Norte.

A Polícia Federal informou que providências necessárias ao atendimento psicossocial das vítimas identificadas e dos seus familiares estão sendo adotadas. A operação conta com colaboração do Ministério Púbico do Estado do Ceará.

As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial, identificação de vítimas e participação de outras pessoas nos crimes. O homem preso poderá responder por estupro de vulnerável, produção, armazenamento e divulgação de imagens com cenas de abuso sexual infantil na internet e, se condenado, poderá cumprir penas superiores a 31 anos de reclusão.

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Velocidade com que você caminha pode indicar demência

Estudo com quase 17 mil idosos mostra que quem anda 5% mais devagar a cada ano e apresenta sinais de declínio cognitivo tem probabilidade de desenvolver demência

Estudos descobriram que o exercício aeróbico aumenta o tamanho do hipocampo, ampliando alguns aspectos da memória. Marcos Santos/USP Imagens Sandee LaMotteda CNN
Uma caminhada mais lenta à medida que envelhecemos sempre foi um sinal de alerta de crescente fragilidade que pode levar a quedas e outras deficiências, dizem os especialistas. Pesquisas emergentes em pequenos grupos de idosos também descobriram que uma caminhada mais lenta de ano para ano pode ser um sinal precoce de declínio cognitivo.

Isso pode ser devido ao encolhimento do hipocampo direito, que é a parte do cérebro associada à memória, de acordo com estudos.

Mas nem todos os sinais de declínio cognitivo predizem demência posterior –apenas 10% a 20% das pessoas com 65 anos ou mais com comprometimento cognitivo leve (CCL) desenvolvem demência no próximo ano, de acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento. “Em muitos casos, os sintomas do CCL podem permanecer os mesmos ou até melhorar”, afirma o instituto.

Agora, um grande e novo estudo com quase 17 mil adultos com mais de 65 anos descobriu que pessoas que andam cerca de 5% mais devagar a cada ano, ao mesmo tempo que exibem sinais de processamento mental mais lento, têm maior probabilidade de desenvolver demência. O estudo foi publicado terça-feira (31) na revista online JAMA Network Open.

“Esses resultados destacam a importância da velocidade que andamos na avaliação do risco de demência”, escreveu a autora correspondente Taya Collyer, pesquisadora da Peninsula Clinical School da Monash University, em Victoria, na Austrália.

‘Declínio duplo’ tem maior risco

O novo estudo acompanhou por sete anos um grupo de americanos com mais de 65 anos e outro de australianos com mais de 70. A cada dois anos, as pessoas no estudo foram convidadas a fazer testes cognitivos que mediam o declínio cognitivo geral, memória, velocidade de processamento e fluência verbal.

Duas vezes a cada biênio, os participantes também foram solicitados a caminhar 3 metros. Os resultados foram, então, calculados para determinar a marcha típica da pessoa.

No fim do estudo, os pesquisadores descobriram que o maior risco de demência era em casos de “declínio duplo”, ou seja, pessoas que não apenas andavam mais lentamente, mas também mostravam alguns sinais de declínio cognitivo, afirmou Joe Verghese, professor de geriatria e neurologia no Albert Einstein College of Medicine, no Bronx, em Nova York, que não esteve envolvido no estudo.

“Além disso, aqueles com declínio duplo tiveram um risco maior de demência do que aqueles com apenas marcha reduzida ou apenas declínio cognitivo separadamente”, escreveu Verghese em um editorial publicado na terça-feira na revista JAMA.

Uma dupla associação entre a velocidade de caminhada e o declínio da memória é preditiva de demência posterior, segundo uma meta-análise de 2020 feita com quase 9.000 adultos americanos.

No entanto, apesar dessas descobertas, “a disfunção da marcha não foi considerada uma característica clínica precoce em pacientes com doença de Alzheimer”, escreveu Verghese.

Exercícios podem ajudar

Há coisas que podemos fazer à medida que envelhecemos para reverter o encolhimento do cérebro que acompanha o envelhecimento típico. Estudos descobriram que o exercício aeróbico aumenta o tamanho do hipocampo, ampliando alguns aspectos da memória.

Enterrado no lobo temporal do cérebro, o hipocampo é um órgão de formato estranho que é responsável pelo aprendizado, consolidação de memórias e navegação espacial, como a capacidade de lembrar direções, locais e orientações.

O treinamento com exercícios aeróbicos aumentou o volume do hipocampo anterior direito em 2%, revertendo a perda relacionada à idade no órgão de um para dois anos, de acordo com um ensaio clínico randomizado de 2011. Em comparação, as pessoas que fizeram apenas exercícios de alongamento tiveram um declínio aproximado de cerca de 1,43% no mesmo período.

Exercício aeróbico deriva de “ar” e é um tipo de treino em que a frequência cardíaca e a respiração aumentam, mas não tanto que você não possa continuar o treino. Os tipos de exercícios aeróbicos podem incluir caminhada rápida, natação, corrida, ciclismo, dança e kickboxing, bem como todos os aparelhos de cardio em sua academia local, como esteira, aparelho elíptico, remador ou alpinista.


Rússia denuncia risco de conflito com Estados Unidos por ajuda militar à Ucrânia

EUA anunciaram o envio aos ucranianos de sistemas que permitem lançamentos múltiplos de foguete 

Por INTERNACIONAL | Do R7

Forças ucranianas já utilizam diversos tipos de armas enviadas pelos Estados Unidos. FOTO: ANDRIY DUBCHAK/DONBAS FRONTLINER

Os novos envios de armas americanas à Ucrânia, que incluem um sistema de foguetes de lançamentos múltiplos, aumentam o risco de um confronto militar entre Rússia e Estados Unidos, alertaram as autoridades de Moscou nesta quarta-feira (1º).

"Qualquer entrega de armas que continue, ou que aumente, faz crescer o risco de tal acontecimento", disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, em declarações à agência RIA Novosti, depois de ser questionado sobre um possível conflito armado entre Washington e Moscou.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (31) o envio à Ucrânia dos sistemas Himars (High Mobility Artillery Rocket System), que permitem lançamentos múltiplos de foguetes e têm alcance de 80 km.

Embora não sejam sistemas de longo alcance, eles representam um reforço significativo das capacidades ucranianas. 

Essas armas integram uma nova bateria de ajuda militar americana, avaliada em US$ 700 milhões, cujos detalhes serão revelados nesta quarta-feira.

Desde o início do conflito, o presidente americano Joe Biden atua com cuidado para não fornecer uma ajuda militar à Ucrânia que caracterize os Estados Unidos como um país cobeligerante.

Varíola dos macacos: hipótese mais forte em suspeita do Ceará é catapora, diz especialista que acompanha o caso

Vilani Matos, coordenadora de vigilância epidemiológica e prevenção em saúde do governo do estado, comentou o caso nesta terça-feira (31). O Ceará tem um dos dois casos suspeitos da doença no Brasil, sendo o segundo em Santa Catarina.

Por Samuel Pinusa, g1 CE


Hipótese mais forte é que suspeita de varíola dos macacos no Ceará seja catapora, diz especialista. — Foto: Science Photo Library

O caso suspeito de varíola dos macacos no Ceará pode ser diagnosticado como varicela, popularmente conhecida como catapora. Esta é a avaliação de Vilani Matos, coordenadora de vigilância epidemiológica e prevenção em saúde da Secretaria estadual (Sesa), que disse que essa seria a "hipótese mais forte". Ela participou de uma live da Escola de Saúde Pública do estado (ESP-CE) nesta terça-feira (31), junto a médica infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Christianne Takeda.

A Sesa informou, nesta segunda-feira (30), que recebeu a notificação de um caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) de um residente de Fortaleza. Este é um dos dois casos suspeitos no Brasil, sendo o segundo em Santa Catarina.

"Esse paciente nunca teve catapora, então ele com certeza não recebeu vacina, porque é recente. A gente vai investigando para quando o resultado chegar. A gente precisa aguardar o resultado do laboratório, mesmo tendo todas essas evidências [que não se trata de varíola dos macacos]", diz a coordenadora.

“Sobre esse paciente que foi encaminhado, a principal suspeita não é varíola (monkeypox), é varicela. A gente está investigando para sífilis, dengue, chikungunya porque são muito parecidos os sintomas”, comentou Vilani.


Entenda a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana, que está extinta

Diferenciação dos casos

As definições dos casos da doença em investigação feitas pelo Ministério da Saúde dividem-se em suspeitos e prováveis.

Em relação ao paciente do Ceará, Vilani reforça que é um caso suspeito e que os sintomas no começo são muito gerais, ou seja, podem se assimilar com outras doenças, então necessitam de atenção desde o começo.

“Não é um caso provável, então a possibilidade de descarte [da varíola dos macacos] já é bem maior nesse momento, porque ele não cumpre todos os critérios. Para ser caso provável ele precisa apresentar os sintomas e ter vínculo epidemiológico, como contato sem máscara com pessoas com casos confirmados ou que tenha viajado para áreas endêmicas, e não tenha confirmação laboratorial”, complementou.

Nota técnica emitida pela Sesa sobre as notificações dos atendimentos descreve a diferença entre casos suspeitos e prováveis:

Caso suspeito: pessoa de qualquer idade que apresente início súbito de febre maior que 38,5 ºC, adenomegalia e erupção cutânea aguda inexplicável, e que apresente um ou mais dos seguintes sinais ou sintomas:

 

  • Dor nas costas
  • Astenia
  • Cefaleia

E excluindo as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial e/ou qualquer outra causa comum localmente relevante de erupção vesicular ou papular. *varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, Chikungunya, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancróide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, molusco contagioso (poxvirus), reação alérgica (como a plantas).

Caso provável: pessoa que atende à definição de caso suspeito e um ou mais dos seguintes critérios:

 

  • Ter um vínculo epidemiológico (exposição próxima e prolongada sem proteção respiratória;
  • Contato físico direto, incluindo contato sexual;
  • Ou contato com materiais contaminados, como roupas ou roupas de cama) com um caso provável ou confirmado de Monkeypox, desde 15 de março de 2022, nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas ou histórico de viagem para um país endêmico ou com casos confirmados de Monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas. 

Casos no Brasil

As autoridades pedem que a população fique atenta aos sintomas clássicos da varíola dos macacos — Foto: Getty Images/via BBC

Segundo a Sesa, a investigação epidemiológica do caso suspeito no paciente de Fortaleza não identificou nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos nem contato com pessoas com a doença. A vigilância em saúde da Sesa permanece monitorando o caso.

O Ministério da Saúde informou que dois casos são investigados como suspeitos no país, um no Ceará e o outro, em Santa Catarina. Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul.

 

Nova CNH começa a ser emitida no Ceará nesta quarta; veja o que muda

 Detran estadual afirmou que o documento atende a padrão internacional.

Por g1 CE

--:--/--:--

Nova CNH começa a ser emitida nesta quarta-feira (1º)


O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido nesta quarta-feira (1º) no Ceará. A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro.

Veja principais mudanças:

Troca gradual

De acordo com o gerente de Prontuário de Habilitação do Detran-CE, Rodolfo Ribeiro, a mudança vai acontecer de forma gradual. Ele reforçou que se o documento do motorista estiver dentro da validade não é necessário se dirigir até o órgão de trânsito para pedir substituição pelo novo.

"Essa troca vai ser gradual. A partir de 2021 as carteiras tiveram a validade (estendida) e podem chegar até 10 anos. Então quem tem essa carteira ou quem está com essa carteira dentro da validade não precisa se direcionar ao órgão de trânsito para tirar uma nova CNH. Isso vai ser feito de forma gradual até para dar segurança e tempo das pessoas obterem de forma tranquila", explicou.

Cor

A nova CNH brasileira tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. Rodolfo afirmou que o documento atende ao padrão internacional (veja modelo abaixo).

Utilização em aeroportos

Foi ainda incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

"Essa nova cor dificulta a falsificação do documento. Temos desenhos geométricos e uma codificação semelhante a que é usada nos passaportes e em breve o usuário vai poder embarcar em voos domésticos se utilizando apenas da CNH", explicou Rodolfo Ribeiro.

Nova Carteira Nacional de Habilitação. — Foto: Contran/Reprodução

"Essas mudanças visam a atender os padrões internacionais. Hoje a CNH brasileira trabalha no padrão verificado em carteiras de outros países. Ao se dirigir para um outro país a autoridade de trânsito num país que você está visitando vai conseguir identificar a categoria com maior facilidade e todas as informações do condutor".

Tipo de habilitação

A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo. A assinatura estará agora logo abaixo da fotografia.

O documento também vai apontar se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D". O modelo também mostrará se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.

QR Code

A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Nome social

No novo documento também é possível usar o nome social e a filiação afetiva do condutor.

Ciclista é atropelado e morto por ônibus de transporte escolar no centro de Acaraú no Ceará, veja Vídeo no momento do Acidente

O acidente aconteceu na esquina das duas principais ruas do centro da cidade, o homem teve a cabeça esmagada pelo veiculo

Por Redação


Local do acidente é de grande movimentação no Centro da cidade - Foto: Reprodução

O ciclista Francisco de Assis Magalhães, 39 anos, foi atropelado e morto em um grave acidente envolvendo um ônibus, que faz o transporte escolar na manhã desta quarta-feira (1º), no centro de Acaraú, no litoral oeste do Ceará, a vítima que era natural de Fortaleza e residia no bairro Sitio Buriti em Acaraú, teve a cabeça esmagada pelo veículo. O sinistro foi registrado pelo circuito externo de um loja por volta de 7h15 da manhã, e ocorreu no cruzamento da Avenida Prefeito João Jaime Ferreira Gomes com Rua José Júlio Lousada, segundo a PM o veículo estava lotado de estudantes, que seguiam em direção a uma escola da rede pública municipal.

Veja o vídeo gravado por câmeras de monitoramento de uma loja


Entenda o caso - Segundo imagens de vídeo-monitoriamento gravado por uma Câmera de um loja, que fica próximo ao local do acidente, o sinal estava fechado, e ao abrir o ônibus entra para a Rua José Júlio Lousada e o motorista não percebe que ao lado dele há um ciclista que seguia em linha reta na Avenida Prefeito João Jaime Ferreira Gomes, o motorista atropela o ciclista e avança, arrastando a vítima por alguns metros, o homem teve a cabeça esmagada pelo veículo e o corpo ficou embaixo do ônibus. 

O corpo permaneceu no local até a chegada da Perícia Forense de Itapipoca, a área foi isolada pela Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e a Policia Militar. A Policia Civil vai apurar o caso. Até o fechamento desta edição a Prefeitura de Acaraú não se manifestou. 




 


 


 


terça-feira, 31 de maio de 2022

Em uma semana mais de 20 pessoas são vítimas do “Golpe do Nudes” em Jijoca de Jericoacoara

Entre as vítimas estão empresários, agricultores, comerciantes e pais de família autônomos, a Policia Civil investiga os crimes

Com Informações de Idomilson Martins
Por Redação

 

Os criminosos já fizeram mais de 20 vítimas na cidade e na zona rural, ninguém registrou ocorrência na delegacia – Foto: Reprodução

Um criminoso que se utiliza de um perfil falso usando dados e fotos de uma mulher bonita, finge interesse, faz elogios e pede o número de WhatsApp das vítimas, na intenção de manterem contato de forma mais reservada. As vítimas fornecem o número e passam a manter conversas íntimas com a suposta mulher, acreditando tratar-se de outra adulta.

Nas conversas, a suposta mulher passa a enviar nudes e solicitar o mesmo. Após a vítima estar completamente envolvida, os supostos pais da mulher aparecem e dizem que a vítima estava conversando com uma adolescente de apenas 13 anos. Após ameaçar levar o caso à polícia civil, os criminosos passam a extorquir as vítimas, exigido altas quantias em dinheiro. Quando as vítimas resistem em fazer os depósitos, para dar credibilidade ao teatro, enviam vídeos nos quais os supostos pai/mãe da menina estão na polícia civil conversando com um suposto delegado.

Em Jijoca de Jericoacoara, há um empresário que depositou R$ 5.000,00. Um senhor da comunidade de Baixio depositou R$ 3.000,00 e outras pessoas caíram no golpe do Córrego do Urubu, Chapadinha, Bom Futuro, Córrego da Forquilha, Mangue Seco e outras localidades. Ao todo foram mais de 20 vítimas da quadrilha do Falso Nudes.

O delegado da Policia Civil, Dr. Alan Pereira orienta que as pessoas que caíram no golpe compareçam na delegacia de Jijoca de Jericoacoara para registrar um Boletim de Ocorrência para quer a Polícia Civil tenha subsídios para iniciar as investigações. Até o fechamento desta edição, nenhuma vítima foi registrar a ocorrência, enquanto isso o golpe do Falso Nudes continua fazendo novas vítimas desavisadas.


Acusado de atropelar e matar vendedor de tapioca é condenado a 17 anos de prisão, em Fortaleza

O crime aconteceu em 2017, quando o vendedor Auricélio Lima Vieira foi atropelado por um carro que vinha na contramão no Bairro Joaquim Távora, conduzido por Victor de Carvalho Alves, conhecido como 'Victor Motoca'.

Por g1 CE

Foto: reprodução 

Acusado de atropelar e matar o vendedor de tapiocas Auricélio Lima Vieira, Victor de Carvalho Alves foi condenado a 17 anos de prisão em regime inicialmente fechado, sendo 16 pelo crime de homicídio doloso e um ano por embriaguez ao volante. O julgamento aconteceu nesta segunda-feira (30) em Fortaleza.

 Auricélio estava de moto quando foi atingido pelo carro dirigido por Victor, conhecido pelo apelido "Victor Motoca". O caso aconteceu no dia 7 de abril de 2017, na Rua Antônio Batista, no Bairro Joaquim Távora. Victor vinha dirigindo na contramão, quando atropelou Auricélio. Veja o vídeo do acidente abaixo.

Na época, o advogado de defesa de Victor de Carvalho disse que o atropelamento ocorreu enquanto o homem tentava fugir de uma agressão.

Câmeras registraram o momento em que o motociclista fez uma conversão correta. Em seguida, um carro, que estava na contramão, colidiu com a moto. Auricélio foi jogado para o alto e caiu no chão.

Victor Motoca estaria perseguindo duas travestis que tinham acabado de descer do carro. Victor fugiu do local sem prestar socorro. Ele só se apresentou à polícia 4 dias depois do atropelamento. 

Segundo o laudo da perícia, no momento da colisão, o carro de Victor de Carvalho, estava a 85 km/h, em uma via que a velocidade máxima é 60 km/h.


Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *