Os Três Guardiões: 2020-03-15

Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de março de 2020

Sistema de saúde entrará em colapso no final de abril', diz ministro da Saúde

Mandetta explicou que o isolamento de 14 dias é essencial para evitar que isso ocorra e deve ser feito, principalmente, por idosos

Da CNN Brasil, em São Paulo e vídeo Globo News


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, nesta sexta-feira (20), que o sistema de saúde irá entrar em colapso no final de abril e que a situação crítica vai até agosto, devido à pandemia do novo coronavírus.

"Nós temos um tempo para ganhar, mas, claramente, em final de abril o nosso sistema de saúde entra em colapso. O que é o colapso? É quando você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas simplesmente não há o sistema para você entrar. É o que a Itália está vivenciando atualmente. Não tem onde entrar", alertou.

"[Para] evitar esse colapso, eventualmente, pode ser necessário segurar a movimentação para ver se consegue diminuir a transmissão. Quando a gente toma uma medida de segurar 14 dias, por exemplo, o impacto só é sentido 28 dias depois, porque a cadeia de transmissão é sustentada e ela quebra", disse o ministro.

Mandetta explicou que o isolamento de 14 dias é essencial para evitar que isso ocorra e deve ser feito, principalmente, por idosos. "A gente está modelando pra ver se trabalhamos com algumas interrupções e segurando, ao máximo, dos idosos, porque são eles que levam ao colapso do sistema. Protegendo ao máximo, isolando", declarou.


 "O cenário que o mundo ocidental está trabalhando" incluiu uma curva com explosão de casos nos próximos três meses. "A gente deve entrar em abril e iniciar a subida rápida, que vai durar nos meses de abril, maio e junho, quando vai começar a ter uma tendência de desaceleração de subida. No mês de julho, deve começar o plateau e começar a mostrar a tendência de queda. Em setembro, uma queda profunda, como foi a queda de março na China".

Secretário da Saúde confirma transmissão comunitária do coronavírus no Ceará; são 55 casos confirmados

Nesta sexta-feira, 20, a contagem já soma 55 casos confirmados da doença. O total é o dobro do número anunciado na quinta-feira, 19, que era de 24


Coletiva sobre o coronavírus no Palácio da Abolição com o governador Camilo Santana, Roberto Cláudio. (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)

O secretário da Saúde do Ceará, Dr Cabeto, afirmou que já há transmissão comunitária do coronavírus no Ceará. Ele está, nesse momento, fazendo uma live no Facebook para divulgar mais informações sobre os casos de Covid-19 no Estado e as ações de combate à doença. Nesta sexta-feira, 20, a contagem já soma 55 casos confirmados da doença. O total é o dobro do número anunciado na quinta-feira, 19, que era de 24.

As medidas que estão sendo executadas no Estado, segundo ele, já são resultado da constatação da condição epidemiológica.

Confira a live do secretário da Saúde:

No Ceará, até a noite desta quinta-feira, 19, foram registrados 24 casos da doença. Quatro a mais do que no dia anterior. Outros 766 ainda são considerados suspeitos. Os casos descartados somam 118, o que representa 13% de todos os notificados.


Também na quinta-feira, o governador Camilo Santana (PT) anunciou Decreto para que estabelecimentos comerciais que não fossem de necessidade direta da população, fechassem.

Passagem Molhada é destruída na zona rural de Itarema


A obra foi realizada recentemente pela prefeitura e gestor declarou que a construção era a maior ponte do município, assume que houve erro de engenharia e que em breve será restaurada. Outras obras apresentam problemas na infraestrutura

Manoelzinho Canafístula/Tribuna dos Vales

Passagem Molhada que liga Brilhante a Córrego da Volta foi destruída pela força das águas
Foto: Reprodução
Uma passagem molhada foi destruída no inicio da semana e deixou moradores ilhados na estrada que liga a comunidade de Brilhante à Córrego da Volta na zona rural de Itarema, litoral oeste do Ceará. A obra foi construída com recursos próprios, mas durante a execução, não foi instalado nenhuma placa no local, indicando valor da obra, prazo para construção, empresa executora e engenheiro responsável.

Durante a execução da obra um internauta gravou um vídeo e questionou sobre o serviço. O prefeito Elizeu Monteiro (PDT) gravou um áudio que foi divulgado nas redes sociais e critica moradores que gravaram outro vídeo, reclamando sobre as péssimas condições de um trecho de estrada que fica próximo a passagem molhada que foi destruída. No áudio o prefeito diz que a obra é uma das melhores de sua gestão, “essa ponte é um projeto belíssimo, temos umas 15 pontes que estão sendo feita no município, essa ponte é a maior ponte que Itarema construiu com recursos próprios até hoje”, ressaltou o prefeito. 


Em sua fala o prefeito disse, que a obra de drenagem no bairro Lagoa Seca precisou ser refeito e alegou que o problema se deu por conta do grande inverno, porém a obra teve problemas logo na primeira chuva, é importante destacar que dois vereadores, Francisco José Braga der Sena e Carlos Jean Costa Furtado, alertaram que a obra de drenagem teria problemas. O prefeito alega ainda, que as pessoas que gravam os vídeos estão fazendo politicagem “eu não faço politicagem, eu acho uma baixaria quem faz isso”, enfatizou o prefeito.

Obra sendo refeita na Lagoa Seca trouxe causou transtornos a população - Foto: Manoelzinho Canafístula
Outras obras – O teto de uma quadra esportiva coberta no bairro Gargué desabou na tarde do dia 19 de fevereiro, a obra também foi reformada na atual gestão. A prefeitura teve as obras de reforma da Praça da Igreja de Almofala paralisadas desde novembro do ano passado, segundo declaração do prefeito durante uma entrevista em um programa de rádio, a obra foi suspensa por determinação do IPHAN, sem alegar as razões, o prefeito preferiu alfinetar o órgão, mas não disse os reais motivos da paralisação. Nossa reportagem entrou em contato com o IPHAN, mas até o fechamento desta edição, o órgão não forneceu as informações sobre a suspensão da obra, que já dura quatro meses. No mesmo distrito uma unidade de saúde está sendo reformada, não há placa na obra, que forneça as informações exigidas por lei, segundo a declaração da secretária Ana Paula Praciano, há outras unidades de saúde sendo reformadas, mas não disse o prazo para execução das obras. Segundo denuncia do vereador Carlos Jean Costa Furtado, na comunidade de Porto dos Barcos, há uma unidade de saúde com obras paralisadas há mais de um ano.

Quadra Esportiva do CRAS do bairro Gargué - Foto: Reprodução

Quadras Esportivas - Dois internautas gravaram vídeos denunciando o abandono de duas quadras esportivas, uma está localizada na comunidade de Patos e possível ver as grades de proteção tombadas e tomadas por ferrugem, podendo causar riscos de ferimentos as pessoas que porventura utilizem o espaço.


Já na Escola Municipal da comunidade de Mãe Cosma, na zona rural de Itarema, a quadra esportiva apresenta ferrugem nas grades e buracos no teto, além de água empossada, inviabilizando o uso do espaço em dias chuvosos, a escola foi alvo da ação de vândalos que jogaram fezes no bebedouro durante as ferias escolares. 


Mato em Praça - Período invernoso é comum o mato nascer em logradouros públicos, um internauta gravou um vídeo, mostrando a situação em que está a Praça da Igreja da comunidade de Córrego da Volta, onde é possível ver o mato tomando de conta do espaço público. 


Lixo – Uma feirante gravou um vídeo e publicou nas redes sociais, reclamando sobre o lixo que fica acumulado e não é recolhido as segundas-feiras, pois o dia da feira, realizada toda terça-feira o lixo é o cartão de visitas para os clientes, “faço um apelo para que o prefeito mande limpar esse lixo na noite anterior ao dia da feira, é muito feio a gente receber nossos clientes com esse monte de lixo”, reclama a feirante.


O prefeito Elizeu Monteiro (PDT) reconhece que houve erros de engenharia e que as obras já estão sendo refeitas, “Tiveram erros de engenharia, mas todas já estão refeitas, drenagem já estão sendo substituídas as manilhas que foram colocadas ano passado, também nunca esperávamos dois invernos grandes, um atrás do outro, Itarema nunca havia acontecido esse fenômeno, e já estão recolocadas manilhas de um diâmetro maior, e acreditamos que com essa substituição das manilhas por um diâmetro maior, será solucionado o problema, esperamos até o final do mês entregarmos à população, e esta era a última etapa ali do bairro da Lagoa Seca”, disse o gestor.
Com a nova obra o prefeito acredita que não haverá mais alagamentos no bairro, “acreditamos que no próximo inverno não teremos mais problemas de alagamento na Lagoa Seca”, disse.

Quanto a passagem molhada que foi destruída o prefeito informa que a obra não resistiu a força das águas, “a ponte não suportou o volume d’água e será ampliada, mesmo com várias bocas, e será feita duas galerias a mais pra suportar o volume d’água, essa obra queremos reiniciar já na pra próxima semana’, ressaltou.

Para a queda da cobertura da quadra esportiva do CRAS do bairro Gargue , o gestor informou que as colunas tem mais de 20 anos e são afetadas pela maresia, “ a quadra do CRAS, como a quadra de Almofala e outras quadras, as colunas eram de ferros e todas com mais de 20 anos de construção, a maresia muito forte por sermos praia não suportou o peso das cobertas, estamos substituindo todas por colunas de concreto, não só essas duas quadras, mas todas as que tem pra serem reformadas, por estarem todas com mais 20 anos de construção”, enfatizou o prefeito, que fez questão de informar que ele mesmo fiscaliza as obras “saiba que todas nossas obras eu mesmo acompanho de perto, mas realmente uma ou outra obra vão ter suas falhas, somos passíveis de erros, mas estamos trabalhando pra fazermos o melhor pelo nosso povo”, finalizou.

Unidade Básica de Saúde de Camundongo começou a ser reformada em Agosto do ano passado
Foto: Arquivo Tribuna dos Vales
Elizeu Monteiro disse que 90% das obras em sua gestão são realizadas com recursos próprios, mas não explicou sobre a ausência das placas que cada obra deve ter, informando os custos, prazo de execução, engenheiro responsável e origem dos recursos aplicados. Falou ainda que as Unidades Básicas de Saúde serão entregues entre junho e julho, “as UBS que estão sendo reformadas e ampliadas, o prazo pra entrega será até junho/julho desse ano, como também a reforma e ampliação de todas as escolas”, disse. O gestor falou ainda que todas as unidades de saúde terão Centros Odontológicos equipados.

O que é a hidroxicloroquina, remédio promissor contra o novo coronavírus

As pesquisas científicas indicam que algumas drogas se mostraram eficazes no combate ao vírus

Por Lucas Agrela

Cloroquina: medicamento mostra resultados promissores no tratamento contra o novo coronavírus (Stock.xchng/forwardcom/Reprodução)

Hidroxicloroquina, cloroquina e remdesivir. Esses são os medicamentos que, segundo estudos científicos, podem ser eficazes no combate ao novo coronavírus.

A hidroxicloroquina é a mais promissora. O remédio é usado para o tratamento da malária desde os anos 1930, mas também já foi usado para combater doenças como artrite reumatoide e lúpus.

O remédio chegou a ser substituído por outros recentemente porque o protozoário parasita plasmodium falciparum, causador da malária, tornou-se resistente à sua ação. A hidroxicloroquina podia ser usada para prevenir ou combater a malária.

O medicamento já se mostrara anteriormente eficaz contra a Sars, uma doença respiratória aguda que surgiu na China em 2002 e pertence ao grupo coronavírus, assim como o vírus causador da atual pandemia de Covid-19.

Em um estudo publicado por cientistas chineses em 18 de março na revista científica Nature, as drogas hidroxicloroquina e remdesivir se mostraram capazes de inibir a infecção do SARS-CoV-2 (nome do novo coronavírus) em simulação in vitro.

Outro estudo feito na França, realizado pelo Instituto Mediterrâneo de Infecção de Marselha, publicado no periódico científico International Journal of Antimicrobial Agents, mostra que a hidroxicloroquina teve desempenho positivo. Em alguns casos, foi usado também um antibiótico chamado azitromicina, que combate infecções pulmonares causadas por bactérias.

Gregory Rigano, orientador de pesquisa na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e coautor de um estudo sobre o uso de hidroxicloroquina em humanos para combater o coronavírus. Em um experimento feito com dois grupos, um que recebeu o medicamento e outro que não o recebeu, o resultado da droga no combate ao novo coronavírus foi eficaz. O antibiótico azitromicina foi usado em conjunto com a cloroquina, como no estudo feito na França.

O estudo ainda está para ser publicado, mas Rigano já concedeu uma entrevista a uma rádio americana falando sobre o tema. “Esse será o estudo mais importante a ser lançado sobre o tema. Ponto”, disse Rigano. O bilionário Elon Musk também publicou uma mensagem no seu perfil no Twitter nesta semana afirmando que a droga poderia ser eficaz contra o novo coronavírus. A FDA realiza testes com a cloroquina para combater a Covid-19.

Apesar de promissora, a droga ainda precisa de mais testes clínicos antes de ser distribuída amplamente para a população de forma segura. Por isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pediu que a Federal Drug Administration, análoga à Anvisa brasileira, seja ágil com o processo de testes e aprovação do medicamento.

Por conta da falta de aprovações clínicas do uso da hidroxicloroquina, a automedicação não é recomendada por médicos e pesquisadores.

Outro medicamento que tem se mostrado promissor contra o novo coronavírus é o remdesivir. Porém, por ser um medicamento experimental, não se espera que ele esteja amplamente disponível para o tratamento de um grande número de pessoas tão cedo quanto a hidroxicloroquina. A farmacêutica americana Gilead detém a patente do remdesivir.


Os medicamentos anti-virais lopinavir e favipiravir chegaram a ser considerados como drogas em potencial para tratar a Covid-19, mas um estudo divulgado na noite de ontem mostrou que elas são ineficazes. Com isso, os esforços dos cientistas de todo o mundo agora se voltam à hidroxicloroquina.

Governo vai multar em R$ 50 mil por dia quem descumprir decreto que fecha comércio

Decreto publicado pelo Governo do Estado fixa multa de R$ 50 mil por dia para quem descumprir a determinação que fecha o comércio e outros estabelecimentos no Ceará a partir da meia-noite desta sexta-feira, 20. A ação faz parte de esforço para conter a proliferação do novo coronavírus no Estado.



O documento foi publicado hoje no Diário Oficial. O texto registra que a violação do disposto no artigo citado “ensejará ao infrator a aplicação de multa, sem prejuízo da adoção de medidas como a apreensão, a interdição e o emprego de força policial”.

O decreto também permite ao Governo a “determinação de realização compulsória de exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; e exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver”.

Essas medidas foram anunciadas nesta quinta pelo governador Camilo Santana (PT), durante transmissão nas redes sociais. O decreto tem validade de dez dias.

A norma se estende a “bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas; museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado; academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares; lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada; shopping center, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos dos estabelecimentos; feiras e exposições; indústrias, excetuadas as dos ramos farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, alto forno, gás, energia, água, mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como respectivos fornecedores e distribuidores”.

De acordo com a decisão do Estado, não estão submetidos ao decreto “órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral, serviços de call center, os estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia e de vacinação, distribuidoras e revendedoras de água e gás, distribuidores de energia elétrica, serviços de telecomunicações, segurança privada, postos de combustíveis, funerárias, estabelecimentos bancários, lotéricas, padarias, clínicas veterinárias, lojas de produtos para animais, lavanderias, e supermercados/congêneres”.

Prazo de filiação para se candidatar em 2020 é mantido no dia 4 de abril

Plenário observou que data-limite é prevista em lei federal, insuscetível de ser afastada pelo Colegiado

quinta-feira, 19 de março de 2020

Após manifestação do MPCE, todos os municípios entregam Plano de Contingência contra COVID-19

O prefeito de Itarema Elizeu Monteiro (PDT), através das redes sociais desqualificou o trabalho da imprensa, alegando que já havia entregue o plano inicialmente no dia 3 de março, e depois disse que teria sido no dia 5

Com Informações do MPCE

Os Planos de Contingências visam preparar os municípios para enfrentar a pandemia do novo Coronavírus
Todos os 184 municípios cearenses entregaram os Planos de Contingência Municipal contra a pandemia pelo Novo Coronavírus ao Ministério Público do Estado do Ceará. Após manifestação do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, em ofício enviado às prefeituras no último dia 12 de março, os municípios que não tinham cumprido o prazo inicial de 48h atenderam a solicitação do MPCE e encaminharam na quarta 18, os documentos.

Os Planos foram entregues ao Centro de Apoio Operacional da Cidadania, responsável pela coordenação das ações ministeriais na área da Saúde. Agora, os documentos vão passar por uma análise para saber se estão de acordo com os Planos de Contingência Estadual e Nacional.

O coordenador do CaoCidadania, promotor de Justiça Enéas Romero, alerta para o cumprimento dos planos. “A elaboração do plano de contingenciamento pelos Municípios é um primeiro passo para que possamos nos preparar melhor para atender a população. Agora é necessário que o plano seja rigorosamente cumprido e atualizado de acordo com as necessidades segundo orientação das autoridades sanitárias estadual e nacional. As equipes precisam ser treinadas e a rede preparada. Cada dia de avanço e planejamento é importante para garantir os direitos da população”, disse.

Em publicação feita na quarta-feira (18) pela assessoria de imprensa do MPCE, foi divulgado que 23 municípios, não havia entregue seus plano, entre eles Itarema e Santana do Acaraú. O secretário municipal de Saúde de Santana do Acaraú, Marcos Cordeiro disse que houve um erro no envio do email, mas que já havia sido devidamente corrigido. Já o prefeito Elizeu Monteiro, apesar de declarar inicialmente que plano havia sido entregue no dia 3 de março, preferiu desqualificar o trabalho da imprensa, em comunicado feito nas redes sociais, Monteiro apresentou nova data. O Governo Municipal de Itarema informa que, diferente do que outros meios de comunicação andam informando, de forma leviana, o Município de Itarema apresentou o seu Plano de Continência para Infecção Humana para o Novo Coronavírus (Covid-19), no dia 05 de março sendo, inclusive, o PRIMEIRO MUNICÍPIO, a apresentar o Plano na Regional em Acaraú”, diz trecho da nota. A relação dos 23 municípios que atrasaram a entrega pode ser conferida no site do MPCE. 



quarta-feira, 18 de março de 2020

MPCE recebe 161 Planos Municipais de Contingência contra o Novo Coronavírus, as prefeituras de Itarema e Santana do Acaraú não apresentaram planos


Na região noroeste do estado também não apresentaram o plano, as prefeituras de: Camocim, Forquilha, Hidrolândia, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Massapê, Pacujá, Paraipaba, ReriutabaTururu, Varjota e Viçosa do Ceará.

Fachada da sede da Prefeitura de Itarema - Foto: Reprodução
Os municípios de Itarema no litoral oeste e Santana do Acaraú na região noroeste são dois dos 23 municípios, que não apresentaram seus planos municipais de contingência contra o novo Coronavírus, o documento foi requisitado pelo MPCE a todas as prefeituras cearenses. Em Itarema há um caso suspeito segundo divulgação de boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado.
O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do Ministério Público do Ceará (MPCE), Eneas Romero de Vasconcelos, afirmou que 161 municípios cearenses apresentaram os Planos Municipais de Contingência contra o Coronavírus (COVID-19) até a noite de terça-feira (17). Ele lembrou que o MPCE enviou, na tarde da última quinta-feira (12), ofício a todos os prefeitos do estado para que apresentassem seus respectivos Planos Municipais de Contingência contra o Coronavírus no prazo de 48 horas. Naquela data, apenas Fortaleza havia apresentado.

De acordo com Eneas Romero, a participação efetiva e com engajamento dos 184 municípios trata-se de uma questão de responsabilidade política, social e jurídica dos gestores. “Esperamos que todos os prefeitos entreguem e executem o seu Plano de Contingência conforme acertado durante a reunião que tivemos, ontem, na Aprece. Quem não tem plano, não definiu como vai reagir aos possíveis casos em suas cidades. É preciso que estes sigam o Plano de Contingência Estadual, porque a gente quer resolver”, reforçou.

Para Eneas Romero, houve uma mudança muito importante com a adesão. “O que a gente espera, agora, é que os poucos que faltam cumpram, porque, em primeiro lugar, é um dever para com a sociedade e, segundo, que os outros comecem a fazer com que, efetivamente, os planos entrem em execução. Estamos numa fase em que já há pessoas doentes que precisam ser acompanhadas e rastreadas com quem elas tiveram contato para evitar a disseminação”, considerou.

Para tanto, cada promotor de Justiça acompanhará o plano em cada município e observará se foi respeitado e se os gestores estão cumprindo o que foi determinado, como: materiais disponibilizados, se as equipes estão preparadas e com os devidos equipamentos de proteção, como estão sendo os encaminhamentos dos exames e se os profissionais estão cumprindo o protocolo de quem deve ser examinado ou notificado. “Então, há várias providências que o promotor de Justiça pode e deve fazer. A união do Ministério Público neste momento e a atuação sistemática é muito importante para que a gente possa superar essa grande crise”, destacou Eneas Romero.

Vista Panorâmica de Santana do Acaraú - Reprodução
A procuradora de Justiça e coordenadora auxiliar do CAOCidadania, Isabel Pôrto, acompanhada de Eneas Romero discutiram com gestores cearenses de diversas regiões ações estratégicas e preventivas ao novo Coronavírus numa reunião, na manhã do dia 17, na Aprece. O momento também foi de alinhamento das futuras ações de atendimento aos possíveis infectados com a doença que foi recentemente considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido a seu rápido e preocupante avanço em todo o mundo.

Foram discutidas as medidas a serem adotadas, de modo que as prefeituras se adequem ao decreto assinado pelo governador Camilo Santana que estabelece, entre muitas medidas, o cancelamento, a partir dessa quarta-feira (18), das aulas nas unidades estaduais de ensino. Como resultado da reunião, a Aprece disponibilizou um modelo de decreto a ser adaptado por cada município.

O presidente da Aprece, Nilson Diniz, ressaltou a importância da mobilização das administrações municipais para o enfrentamento do COVID-19, uma vez que é no município que a população irá buscar os eventuais atendimentos e cuidados necessários. Na oportunidade, o professor Doutor Ivo Castelo Branco fez uma palestra técnica para nivelar os participantes sobre informações gerais sobre a doença, sintomas, forma de contágio e principais cuidados a serem adotados.

O secretário de Saúde do Estado (SESA), Cabeto Martins, enumerou as prioridades que vêm sendo dadas pelo Estado no enfrentamento da doença, dando como exemplo a oferta de leitos extras, bem como a duplicação do número de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e da carga horária dos servidores dos hospitais. Ele enfatizou que é fundamental que os municípios abracem a luta contra o agravamento do novo Coronavírus, criando e colocando em prática seus planos de contingenciamento, mediante a adoção de um fluxo de procedimentos.

A Aprece será uma ponte direta entre a SESA, que como órgão competente coordena todas as ações de vigilância e saúde, e os municípios cearenses. “O momento agora é de união. Precisamos, Estado e municípios, estruturar o combate ao Coronavírus de forma regionalizada e eficiente”, disse o presidente da Aprece, Nilson Diniz. Segundo com a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade, os municípios podem e devem exercer um papel determinante na prevenção e controle do Covid-19 no Estado. “Cabe aos prefeitos realizar o trabalho o preventivo, repassar orientações à população, transformar seus planos de contingência em fluxo, operacionalizar as ações que se fazem necessárias”, disse.

O prefeito de Itarema, Elizeu Charles Monteiro (PDT), informou que o plano municipal de Contingência contra o Coronavírus já estava pronto desde a última segunda-feira (16), “o Plano de Contingência foi mandado dia 3 pra Secretaria de Saúde do Estado, pra nossa microrregional em Acaraú, e inclusive pra o Promotor de Acaraú e de Itarema, mas amanhã (19) ou sexta (20) vamos nos informar da SESA o porquê, não aparece nessa relação”, destacou o prefeito.

Já a prefeitura de Santana do Acaraú, até o fechamento desta edição não havia retornado a nossa reportagem.

Confira as listas dos municípios que não apresentaram o Plano de Contingência contra o Novo Coronavírus:

Camocim, Forquilha, Guaiúba, Hidrolândia, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Itarema, Lavras da Mangabeira, Massapê, Milagres, Novo Oriente, Pacajus, Pacatuba, Pacujá, Paraipaba, Quiterianópolis, Quixeré, Reriutaba, Santana do Acaraú, Tururu, Varjota e Viçosa do Ceará.

Bolsonaro volta a falar em 'histeria' e diz que ações de governadores sobre isolamento prejudicam a economia

Presidente deu entrevista para a rádio Tupi. Brasil registra mais de 300 infectados com coronavírus e teve a primeira morte nesta terça-feira.

G1
Mesmo com recomendações de afastamento social devido ao coronavírus, Bolsonaro cumprimentou apoiadores em manifestação no domingo (15) — Foto: Reuters/Adriano Machado

O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar, em entrevista nesta terça-feira (17) para a rádio Tupi, que vê “histeria” em relação ao novo coronavírus e criticou medidas para evitar aglomerações adotadas por governadores para conter o avanço do vírus no país. Para Bolsonaro, as medidas “vão prejudicar muito a economia”.

Bolsonaro deu as declarações no dia em que fez o segundo teste para ver se foi infectado pelo coronavírus - o primeiro exame, segundo o presidente, teve resultado negativo.

Nesta terça, o Brasil passou dos 300 casos de pessoas com Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) e o país registrou a primeira morte de pessoa infectada, conforme informou o governo de São Paulo.

Na entrevista, Bolsonaro foi questionado sobre a economia do país. Segundo ele, a economia “estava indo bem”, porém a pandemia do novo coronavírus provocou “uma certa histeria”.

“Olha, a economia estava indo bem, fizemos algumas reformas, os números bem demonstravam taxa de juros lá embaixo, o risco, a confiança no Brasil, a questão de risco Brasil também. Então, estava indo bem. Esse vírus trouxe uma certa histeria”, disse.

Sem citar nomes, Bolsonaro criticou medidas de restrição de circulação de pessoas, adotadas pelos estados. Governadores de diferentes estados suspenderam aulas, recomendaram cancelamento de atividades em cinemas e teatros. O Rio, por exemplo, determinou a redução de 50% da frota e ônibus, barcas, trens e metrô.

“Tem alguns governadores, no meu entender, eu posso até estar errado, mas estão tomando medidas que vão prejudicar em muito a nossa economia”, afirmou o presidente.

Bolsonaro afirmou que o transporte público em cidades como Rio e São Paulo está “lotado”.
“A vida continua, não tem que ter histeria. Não é porque tem uma aglomeração de pessoas aqui ou acolá esporadicamente. Tem que ser atacado exatamente isso, tirar a histeria”, argumentou.
Bolsonaro também criticou o fechamento, por tempo indeterminado, da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Segundo a feira, a ação cumpriu “determinação do prefeito Marcello Crivella, que decidiu abranger a determinação de não aglomeração para todos equipamentos culturais da Prefeitura do Rio de Janeiro”.

“Agora, prejudica, eu vi, não sei se é verdade, que a nossa feira dos nordestinos está proibida de funcionar. Eu não sei, isso é uma histeria. Porque o cara não vai na feira do nordestino, ele vai na esquina ali comer um churrasquinho de gato, ou vai em um outro local qualquer e vai se juntar. Cara não vai ficar em casa. Então, essa histeria leva a um baque da economia. Alguns comerciantes acabam tendo problemas”, reclamou Bolsonaro.

O presidente voltou a mostrar discordância com a suspensão de partidas de futebol, adotada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e por algumas federações estaduais, a exemplo do que já ocorreu com ligas europeias.

Para o presidente, sem os jogos, alguns trabalhadores ficarão sem fonte renda, o que terá impacto na saúde dos mesmos, que ficarão mais propensos a complicações pela Covid-19.

Questionado se o Brasil está preparado para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro afirmou que o Brasil teria de encarar a situação, mas considera errado o que classifica como “histeria”.

“O que está acontecendo. Nós íamos passar por isso. Começou na China, foi para outros países da Europa e iríamos passa por isso. Agora, o que está errado é a histeria, como se fosse o fim do mundo”, declarou.

De acordo com Bolsonaro, o país “estará livre” do novo coronavírus no momento em que “um certo número de pessoas forem infectados e criarem anticorpos”, o que serviria de “barreira para não infectar quem não foi infectado ainda”.

Segundo o presidente, o avanço da pandemia precisa ser diluído para que as pessoas sejam infectadas ao longo de seis a oito meses.

“Como está vindo, ela tem que ser diluída, em vez de uma parte da população ser infectada em um período de dois, três meses, e vai ser, que seja entre seis, sete, oito meses”, disse.

Governo decreta estado de Calamidade Pública em Quiterianópolis

Comunidades da cidade continuam ilhadas e sem energia. A chuva que causou arrombamento de sete açudes deixou estragos sem precedentes. Defesa Civil e Bombeiros fazem ações no Município que contabiliza os danos

Diário do Nordeste
Em alguns pontos críticos, como na localidade de Caieiras, moradores pagavam R$ 2 para ser transportados em uma canoa Foto: Wandenberg Belém

Recomeçar. Esse verbo tão utilizado em momentos de pós-crise está difícil de ser empregado em Quiterianópolis, cidade devastada pelas chuvas do início da semana. Os estragos foram tão grandes que, após o Município decretar estado de calamidade pública na segunda-feira (16), ontem, o Estado publicou um decreto semelhante incluindo, além de Quiterianópolis, Crateús, Tauá e Novo Oriente, que também foram afetadas pelas chuvas.

Pouco mais de um dia após a tragédia que afetou um número ainda incalculável de pessoas, os moradores encontram dificuldade para se reerguer. "Não é fácil", reconhece o agricultor Edilson Bezerra. Ele foi um dos tantos que "perdeu tudo" diante do arrombamento de sete açudes na zona rural do Município.

"A água subiu com uma força violenta. Me acordei assustado por volta das 2 horas. Logo depois a casa do vizinho desabou. A minha, às 3h30. Minha esposa e eu conseguimos escapar pela cozinha. Foi um terror", rememora.

A coordenadora da Assistência Social do Município, Tays Farias de Brito, dimensiona bem os impactos da enxurrada. "Comunidades inteiras estão sem comida, sem água potável, sem energia. Estão completamente ilhadas", relatou. Pelo menos seis comunidades foram afetadas. As situações mais graves estão em Santa Rita, São Miguel e Caieiras. Nesta última comunidade, o acesso se dá apenas através de barcos. A orientação da Defesa Civil é de que os moradores que residam em áreas de risco, próximo a outras barragens que estão na iminência de rompimento, "deixem suas casas imediatamente".

Conforme o coordenador da Defesa Civil do Estado, Freitas Filho, os estragos estão sendo mensurados e, ainda, não é possível precisar quantas famílias foram afetadas. Três sobrevoos - sendo dois ontem - foram realizados no Município. O conserto nas paredes dos açudes rompidos deve ser realizado somente após o nível da água recuar, informou Freitas. As famílias ilhadas estão sendo removidas das áreas de risco em botes. As desabrigadas foram levadas para prédios municipais e casas de parentes. A Enel já foi contatada para normalizar o abastecimento de energia das comunidades. Postes foram ao chão com a força das águas.

Decretos

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Luiz Claúdio Araújo Coelho, explica a diferença entre ambos os decretos. "Quando feito pelo município, os recursos destinados para atender são provenientes do Estado. Quando este decreto é feito pelo Governo, ele necessariamente tem que atender uma área mais abrangente, geralmente mais de um município e os recursos são enviados pela União".

Acompanhamento
As famílias atingidas estão sendo assistidas por profissionais da Saúde (médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros).

Rede de apoio
Voluntários estão arrecadando roupas, água potável e alimentos não-perecíveis para as famílias atingidas. Estima-se que mais de mil pessoas tenham sido afetadas.

Sem acesso
O arrombamento dos sete açudes na zona rural do Município deixou comunidades inteiras ilhadas e sem acesso. Defesa Civil do Estado e Corpo de Bombeiros realizam os resgates em botes e barcos.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *