Os Três Guardiões: 2021-09-12

Total de visualizações de página

domingo, 12 de setembro de 2021

As revelações secretas de 1822 um ano diferente dos livros didáticos

No dia do Grito, Dom Pedro não estava montado em um belo cavalo, e muito menos vestido com pompa, mas sim em trajes cobertos de lama e montado em uma mula

Por Manoelzinho Canafístula/1822 

Local onde foi dado o Grito da Independência na visão de Pedro Américo - Foto: Divulgação

O ano de 1822 foi imortalizado na história do Brasil, porém, para que possamos entender o que acontece na história política do Brasil atual, se faz necessário um mergulho profundo nesse passado sombrio e repleto de escárnios culturais, sociais e éticos. As publicações especiais da semana da pátria, embora longas e enfadonhas, são necessários para sacudir a indolência do povo e despertá-lo para a realidade que vivemos, não podemos mais viver de fantasias, diante do mais sombrio e temeroso capítulo de nossa história, afinal um novo Dom Pedro pode surgir no cenário político e todos acharem que ele é o maior exemplo de honestidade, virtude e de caráter. Acorda Brasil, o teu gigante ainda dorme como em bebê recém-nascido.

Nosso objetivo primordial é o de apresentar a história do Brasil de uma perspectiva bem diferente dos livros didáticos e de tudo aquilo que aprendemos ao longo dos tempos. É preciso, por exemplo, descobrir como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro, ajudaram D. Pedro I a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado.

Depois de terem sido expulsos por Napoleão Bonaparte em 1808 e após recolher até a última moeda dos cofres brasileiros, Dom João e a família real retornaram a Portugal e deixaram seu filho, o príncipe Pedro de Alcântara, como regente do Reino do Brasil. No entanto, os membros da Corte Portuguesa não mostravam respeito para com o príncipe-regente no Brasil e há tempos encorajavam o retorno de D. Pedro I a Portugal, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença do príncipe impedia este ideal.

Dom Pedro I do Brasil (D. Pedro IV de Portugal) não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa, negando ao chamado para retornar a capital portuguesa, afirmando que ficaria no Brasil. “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. Após o dia conhecido como Dia do Fico, Pedro I tomou uma série de medidas que desagradaram à metrópole com o objetivo de preparar o país para o processo de independência, entre elas: Organizou a Marinha de Guerra; Obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino; Convocou uma Assembleia Constituinte; Determinou que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter sua aprovação.

Assim, ao realizar uma viagem a Minas Gerais e a São Paulo para assegurar a lealdade à causa brasileira, sua esposa, a Imperatriz Maria Leopoldina, assumiu a regência do país. Foi diante das exigências para que ambos retornassem à Lisboa, que Leopoldina convocou uma sessão extraordinária do Conselho de Estado decidindo pela separação definitiva entre os Reinos Brasil e Portugal.

Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal, informado que as Cortes tinham anulado todos os atos do gabinete de José Bonifácio (O Patrono da Independência) e removido o restante de poder que ele ainda tinha. Estas notícias chegaram às mãos de Dom Pedro I quando ele viajava de Santos para São Paulo. Diante desta situação, próximo ao riacho do Ipiranga, levantou sua espada e deu o grito histórico: “Independência ou Morte!“.

Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No livro “1822”, do jornalista e escritor Laurentino Gomes busca apresentar o cenário mais real deste acontecimento, desconstruindo o mito que cerca o ato da proclamação da Independência.

Na obra ele afirma que a cena não foi tão pomposa da forma que é descrita nos livros de história. Quando declarou a independência, Dom Pedro não estava montado em um belo cavalo, e muito menos vestido com pompa, mas sim em trajes cobertos de lama e montado em uma mula – que era na época o meio de transporte mais utilizado para transportar cargas nas regiões remotas do país.

Ainda segundo o autor, foi assim que começou a se formar um Brasil independente, que tinha tudo para dar errado, devido ao alto número de escravos, analfabetos e, principalmente, pela imensidão do território. E hoje? O que está dando errado no Brasil de 2021? Aparentemente não temos mais escravos há mais de 130 anos; ainda há analfabetos, especialmente os analfabetos políticos, o Brasil ainda continua um gigante em extensão territorial. 

Outro mito que envolve o episódio é a propagação de que a independência brasileira foi pacífica. Apesar de boa parte do país aceitar e comemorar o grande feito de D. Pedro I, em algumas províncias, principalmente na região Nordeste, ocorreram manifestações e revoltas, organizadas por portugueses, que não queriam a ruptura com Portugal.

A obra aborda ainda a movimentada vida amorosa do imperador do Brasil. Apesar de ser casado com a Imperatriz Leopoldina, Dom Pedro I mantinha diversas aventuras extraconjugais, resultando no nascimento de vários filhos bastardos, parte era desconhecida para a maioria das pessoas.

Contudo, Pedro tinha uma amante “pública”, responsável por grandes escândalos envolvendo a família real brasileira. Além de ser nomeada como dama de companhia da imperatriz, Domitila era mãe de uma filha bastarda do imperador.

Tais acontecimentos foram responsáveis pelo abalo moral e psicologicamente de Leopoldina, que logo veio a falecer com apenas 29 anos e nove anos após sua chegada ao Brasil. Com a morte da imperatriz Leopoldina, Dom Pedro I sentiu-se culpado e abandonou a relação com Domitila de Castro, a Marquesa de Santos.

Após ficar viúvo, casou-se com Amélia Augusta Eugênia Napoleona, que tornou-se a segunda Imperatriz brasileira, com quem permaneceu até o fim de sua vida. Apesar de revelar um personagem promíscuo, o livro “1822” apresenta um cenário mais real e uma figura mais humanizada do responsável pelas mudanças que ocorreram no Brasil e, mais tarde, em Portugal, quando retornou para disputar a coroa com seu irmão D. Miguel.

Publicada em 2010, a obra é fruto de um intenso trabalho de reportagem, pesquisas e estudos do escritor e jornalista brasileiro Laurentino Gomes, que construiu um verdadeiro mosaico de toda história entre Brasil e Portugal, através de uma trilogia 1808, 1822 e 1889.

No ano de sua independência, o Brasil tinha, de fato, tudo para dar errado. De cada três brasileiros, dois eram escravos, negros forros, mulatos, índios ou mestiços. Era uma população pobre e carente de tudo, que vivia à margem de qualquer oportunidade em uma economia agrária e rudimentar, dominada pelo latifúndio e pelo tráfico negreiro. O medo de uma rebelião dos cativos assombrava a minoria branca. O analfabetismo era geral.

De cada dez pessoas, só uma sabia ler e escrever. Os ricos eram poucos e, com raras exceções, ignorantes (aquele que não tem conhecimento das coisas). O isolamento e as rivalidades entre as províncias prenunciavam uma guerra civil, que poderia resultar na divisão do território, a exemplo do que já ocorria nas vizinhas colônias espanholas.

Para piorar a situação, ao voltar a Portugal, em 1821 — depois de 13 anos de permanência no Rio de Janeiro —, o rei D. João VI havia raspado os cofres nacionais. O novo país nascia falido. Faltavam dinheiro, soldados, navios, armas e munição para sustentar a guerra contra os portugueses, que se prenunciava longa e sangrenta. As perspectivas de fracasso, portanto, pareciam bem maiores do que as de sucesso. No livro é possível encontrar algumas das explicações de como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente por uma notável combinação de sorte, acaso, improvisação, e também de sabedoria de algumas lideranças incumbidas de conduzir os destinos do país naquele momento de grandes sonhos e perigos.

No retrato dos personagens encontramos Dom Pedro I, do Brasil: um príncipe e primeiro imperador do Brasil, que morreu jovem e ajudou a mudar a face do mundo em sua curta e intensa trajetória; Dona Leopoldina, a princesa triste, primeira esposa de D. Pedro I; Dona Amélia: segunda esposa do imperador D. Pedro I e Imperatriz Consorte do Império do Brasil; a Marquesa de Santos, nobre brasileira, amante de Dom Pedro I, que lhe conferiu o título nobiliárquico de marquesa.

Domitila de Castro, a mais famosa amante de D. Pedro I; o notável José Bonifácio de Andrada e Silva, o homem sábio; e o Lord Cochrane, o escocês que era louco por dinheiro.

O escritor e jornalista, Laurentino Gomes, produziu três títulos literários para desenvolver toda a história do Brasil. Os três livros são intitulados com datas de fatos que marcaram definitivamente nossa história: Em “1808” obra que foi publicada em 2008, conta a história da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil; Já “1889”, que foi publicado em 2013, ele explica porque a monarquia caiu tão facilmente. Laurentino já trouxe sua mais nova trilogia, desta vez sobre a Escravidão, que já está em seu segundo volume. Esta leitura é obrigatória, para que possamos entender, o passado, presente e o futuro na nação e do povo brasileiro.

Faça essa viagem sem precisar: fazer malas, de hospedagem em hotéis ou pousadas e com um custo muito menor do que se possa imaginar e depois se prepare para ser o autor de sua própria história. Viva o Brasil, a Terra dadivosa, que sempre esteve ao lado da felicidade da vida.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *