Os Três Guardiões: 2019-11-03

Total de visualizações de página

sábado, 9 de novembro de 2019

Relator de PEC apoia cortar salário de servidor


O senador insiste que não será uma regra permanente, mas, apenas ferramentas a serem acionadas em casos extremos

Oriovisto Guimarães

O relator da PEC Emergencial no Senado, Oriovisto Guimarães (Pode-PR), pretende dar aval à proposta apresentada pelo governo sem mexer no escopo da medida. O senador é favorável inclusive ao ponto mais polêmico do texto: a possibilidade de reduzir a jornada e os salários de servidores em até 25%.

Com ações para o ajuste para as contas públicas, a PEC Emergencial é considerada a mais urgente das três propostas do pacote "Mais Brasil". Em entrevista ao Estadão/Broadcast, Guimarães antecipou que vai finalizar o relatório em 15 dias e apresentar uma versão preliminar para discussão.

Medidas de contenção de gastos, que vêm sendo chamadas de gatilhos, devem ser acionadas por dois anos, de acordo com a PEC quando as operações de crédito do governo federal superarem as despesas de capital em um ano e, para os Estados, quando as despesas excederem 95% da receita, também em um ano. "É como se você desse uma arma para o governante, seja ele municipal, estadual ou federal. Quem está precisando, vai ficar feliz de ter a arma", afirmou o senador. "Se ele vai usar a arma ou não, é uma questão de autonomia dele", completou.

Hoje, doze Estados já poderiam a acessar a PEC Emergencial. Nesse caso de crise fiscal, segundo Guimarães, os governos regionais seriam forçados a usar os instrumentos da PEC. "Se não forçar, o bicho come eles", disse.

O ajuste na conta dos servidores já enfrenta resistência no Senado. Além de parlamentares, técnicos do Congresso fazem um alerta: o governo federal não deve cumprir a chamada regra de ouro (que impede o endividamento acima dos investimentos) e alguns Estados devem permanecer com insuficiência em orçamentária pelos próximos anos. Isso significa que as medidas fiquem em vigor por mais tempo.

O senador insiste que não será uma regra permanente, mas, apenas ferramentas a serem acionadas em casos extremos. "Estão se fixando muito nesse ponto. Não há nenhum aperto previsto, há uma possibilidade. Ninguém está propondo isso como fato inevitável. É uma possibilidade remota, eu diria, para algumas cidades e alguns Estados, e não para a nação como um todo", completou.

O governo tenta aprovar a PEC emergencial ainda neste ano, mas o cenário é considerado improvável no Congresso. O relator avisa que ainda não identificou um ponto da proposta para ser alterado. "Podem nomear outro relator. Eu quero ser o mais fiel possível àquilo que recebi. Só quero mexer naquilo que eu achar que é incoerente ou totalmente inviável. Mas, até agora, não vi nada que parecesse absurdo", afirmou.

Ele alertou, porém, que as confusões políticas do governo atrapalham a agenda, mas defendeu não perder tempo com "bobagens ideológicas". "Eu espero que a gente se debruce sobre os problemas reais do Brasil. Não precisamos criar problemas que não existem", concluiu. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Mancha de óleo chega ao Sudeste e já afeta 10 Estados


No total, são 409 localidades afetadas
Manchas de óleo

Manchas de óleo
A causa do vazamento e a origem do poluente ainda são desconhecidas
AFP
Dois meses e uma semana após começarem a ser identificadas nas praias do Nordeste brasileiro, as manchas de petróleo cru foram encontradas pela primeira vez no Sudeste do País, na quinta-feira (7). Segundo a força-tarefa do governo federal que acompanha a situação, "pequenos fragmentos de óleo" foram achados na praia de Guriri, em São Mateus, que é o segundo município do Espírito Santo após a fronteira com a Bahia. O primeiro é Conceição da Barra, onde até ontem não havia registro do óleo.

Segundo nota do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), composto pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que confirmou ser o óleo encontrado no Nordeste.

Com o registro em São Mateus, subiu para dez o número de Estados atingidos pelo poluente. No total, são 409 localidades afetadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicou, na semana passada, a possibilidade o poluente chegar até o Estado do Rio.

A causa do vazamento e a origem do poluente ainda são desconhecidas. A Polícia Federal apontou o navio grego Bouboulina como suspeito pelo derramamento. Mas a empresa Delta Tankers, dona da embarcação, nega envolvimento.

Um grupo com 75 fuzileiros navais da Marinha está em Conceição da Barra e São Mateus monitorando as praias desde terça-feira (5). E o governo capixaba, por meio da Secretaria da Saúde, criou o Comitê Operativo de Emergência (COE), responsável por organizar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, dividindo responsabilidades entre Estado e municípios.

Saúde

Segundo Gilson Almada, coordenador do COE, uma das medidas é orientar a população sobre os riscos à saúde de exposição aos resíduos. "Foi elaborada uma nota técnica orientando os profissionais de saúde sobre como atender as pessoas que tiverem contato com o óleo e também os cuidados de proteção individual que devem ser adotados por esses profissionais." De acordo com Almada, cerca de 400 profissionais foram capacitados pela Defesa Civil, Marinha e Exército para o recolhimento do óleo nas praias caso necessário. Assim, diz ele, não será preciso a ajuda voluntária da população, evitando risco de intoxicação por inalação, contato com a pele ou ingestão.

Conforme o GAA, ontem havia vestígios de óleo e ações de limpeza em andamento em nove localidades do Nordeste e no Espírito Santo. De acordo com o Ibama, até hoje já foram retiradas das praias nordestinas aproximadamente 4,3 mil toneladas de resíduos de óleo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Jovem morre após levar chupão da namorada no pescoço


Um rapaz de 17 anos, da cidade do México, morreu após levar um chupão no pescoço dado pela namorada.
Julio Macias Gonzalez voltou para casa após receber o ‘beijo’e, ao sentar-se à mesa para jantar com a família, começou a ter convulsões.

Os familiares chamaram, então, a emergência, e o garoto foi encaminhado para o hospital. No entanto, ao chegar no local o jovem não resistiu. Segundo os médicos, o chupão foi muito forte, o que acabou criando um coágulo. Esse coágulo foi levado pela corrente sanguínea até o cérebro, causando um derrame. As informações são do Jornal El Ciudadano.

Os pais de Julio disseram que a responsabilidade da morte do rapaz é toda da namorada, que tem 24 anos. A jovem está desaparecida.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Lula deixa a prisão em Curitiba

O ex-presidente deixou a carceragem da PF em Curitiba por volta de 5h40
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi solto na tarde desta sexta-feira (8), após 580 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba.

A soltura do ex-presidente ocorreu um dia após o Supremo Tribunal Federal ter decidido, por 6 votos a 5, que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado (o fim dos recursos), Isso alterou a jurisprudência que, desde 2016, tem permitido a prisão logo após a condenação em segunda instância.

"Vocês não têm dimensão do significado de eu estar aqui junto com vocês. A vida inteira tive conversando com o povo brasileiro, eu não pensei que, no dia de hoje, eu poderia estar aqui conversando com homens e mulheres que durante 580 dias gritaram 'bom dia, Lula', 'boa tarde, Lula', 'boa noite, Lula', debaixo de sol e chuva. Vocês são o alimento da democracia", disse Lula no primeiro discurso público após deixar a prisão, na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba.

A decisão do Supremo, uma das mais esperadas dos últimos anos, tem potencial de beneficiar cerca de 5.000 presos, segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O Brasil tem, no total, aproximadamente 800 mil presos.

A soltura foi determinada pelo juiz federal Danilo Pereira Junior. A decisão foi publicada às 16h15.

Lula estava preso desde o dia 7 abril de 2018 em uma cela especial da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O local mede 15 metros quadrados, tem banheiro e fica isolado no último andar do prédio. Ele não teve contato com outros presos, que vivem na carceragem, no primeiro andar.

A pena de Lula foi definida pelo Superior Tribunal de Justiça em 8 anos, 10 meses e 20 dias. O petista foi condenado sob a acusação de aceitar a propriedade de um tríplex, em Guarujá, como propina paga pela OAS em troca de três contratos com a Petrobras, o que ele sempre negou.

O caso ainda tem recursos finais pendentes nessa instância antes de ser remetido para o STF. O Supremo, porém, pode anular todo o processo sob argumento de que o juiz responsável pela condenação, Sergio Moro, não tinha a imparcialidade necessária para julgar o petista naquela situação. Mas ainda não há data marcada para que esse pedido seja analisado.

Além do caso tríplex, Lula foi condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem no caso do sítio de Atibaia (SP). Essa condenação também pode ser anulada porque a defesa apresentou suas considerações finais no processo no mesmo prazo de réus delatores.

O ex-presidente ainda é réu em outros processos na Justiça Federal em São Paulo, Curitiba e Brasília. Com exceção de um dos casos, relativo à Odebrecht no Paraná, as demais ações não têm perspectiva de serem sentenciadas em breve.

Na prisão, o ex-presidente enfrentou três perdas: a morte do amigo Sigmaringa Seixas, advogado e ex-deputado petista, do irmão mais velho, Genival Inácio da Silva, o Vavá, e de Arthur, 7, seu neto.

No caso de Vavá, o petista se manteve firme, apesar do luto e da novela que se transformou o pedido de autorização para que ele fosse ao velório do irmão, vitimado por um câncer. A juíza Carolina Lebbos, que regula o cumprimento da pena de Lula, negou o pedido. Quando o presidente do STF, Dias Toffoli, deu a autorização, o corpo estava prestes a ser sepultado. Lula não se despediu do irmão morto.
No caso de Arthur, a autorização a Lula foi dada no mesmo dia e ele embarcou em direção a São Paulo.

Na PF, o dormitório, antes usado por policiais em viagem, não tinha grades e se resumia a banheiro, armário, mesa com quatro cadeiras, esteira ergométrica e um aparelho de TV com entrada USB e que só sintoniza canais abertos.


Durante a semana, na parte da manhã, conversava por uma hora com o advogado Luiz Carlos da Rocha, o Rochinha. Na parte da tarde, falava com Manoel Caetano pelo mesmo período. Todo o resto do tempo permanecia isolado dentro do quarto.

Foto: AFP
Às quintas-feiras recebia parentes, à tarde, e dois amigos, geralmente políticos, pela manhã. Ele saia três vezes por semana para o banho de sol. Circulava num pequeno espaço de 40 metros quadrados onde antes funcionava um fumódromo, no terceiro andar.

Até janeiro, Lula recebia líderes religiosos, mas a juíza Carolina Lebbos proibiu esses encontros, apesar de a Lei de Execução Penal prever o direito à assistência religiosa. No lugar haveria uma consulta com um capelão da própria PF, mas isso não aconteceu.

Lula acordava sempre antes 7h. Ouvia o "bom dia, presidente", gritado por militantes do acampamento Lula Livre, que fica num terreno em frente à PF. Às 8h, o agente Chastalo destrancava a porta do quarto. Invariavelmente encontra Lula vestido com uma camisa do PT ou do Corinthians.

Três vezes por semana o agente media o índice de glicemia no sangue do ex-presidente, que é pré-diabético. O glicosímetro que Chastalo usa, uma maquininha dessas de furar o dedo e que é vendida em farmácias, foi dado pelos familiares do petista.

Na prisão, andava na esteira quase todo dia e ganhava elásticos de ginástica para fortalecer braços e pernas. Lula tinha na cabeça sequências de exercícios que seu personal trainer, Márcio, passava quando estava livre. Mas contava com dicas dos agentes quando faz algo errado. Quando algum deles via que ele fazia um movimento repetitivo que pode causar uma lesão, trata de corrigir os movimentos e a postura do petista.

Nas eleições do ano passado, a cela virou escritório político. O presidenciável Fernando Haddad e outros petistas com diploma de advogado, como o ex-deputado Wadih Damous e o ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza, receberam procuração para defendê-lo em seus processos. Com isso, podiam encontrá-lo fora dos dias de visita a pretexto de cuidar de sua defesa.

Lula sentava-se à mesa com os petistas e discutia estratégias. Animou-se com as chances de Haddad depois dos protestos "Ele não" pelo país. Achava que a rejeição de Jair Bolsonaro (PSL) poderia crescer, e a do PT ir no sentido contrário.

No segundo turno, porém, Lula desanimou quando soube que os marqueteiros petistas haviam decidido descolar a imagem de Haddad da dele. Não houve mais encontros com o presidenciável, e ele viu pela televisão a candidatura de Haddad naufragar.



MPCE notifica prefeito de Itarema para demitir servidores que ocupam cargos de concursados

O Prefeito Elizeu Monteiro tem o prazo de 10 dias para demitir três servidores que estavam ocupando cargos de Instrutor de Informática, foram nomeados em cargos comissionados, mesmo após ter assinado dois TAC’s prefeito não convocou todos
(foto: Reprodução MPCE)
O Promotor de Justiça da Comarca de Itarema, Lucas Rodrigues Almeida notificou na tarde de quarta-feira (6), o prefeito Elizeu Charles Monteiro (PDT), e deu o prazo de dez dias para que ele, exonere três servidores públicos, que estavam ocupando vagas de concursados e foram nomeados para cargos comissionados. A decisão foi publicada no portal do MPCE e faz parte de uma longa batalha, para que o chefe do Poder Executivo, deixe a gestão regularizada e faça a convocação e posse de todos os aprovados no último concurso homologado em abril desse ano.

Até o fechamento desta edição, o prefeito ainda não convocou nenhum vigia e tinha 19 contratados temporariamente, não convocou o único Operador de Caldeira para operar o maquinário no matadouro público, também só convocou três motoristas categoria B. Um grupo de candidatos aprovados, foi formado no whatsApp com o objetivo de fortalecer a luta, pelo menos 12 candidatos aprovados, entraram com mandados de segurança na tentativa de garantir a posse no serviço público, “aqui não estamos pedindo nenhum favor ao prefeito, aliás, ele como agente político, não faz favor a ninguém, ele deve dar exemplo e cumprir com suas obrigações constitucionais, errar é humano e devemos tirar preciosas lições de aprendizagem, reproduzir erro ou é falta de preparo ou desrespeito a sociedade”, disse o autor do pedido da representação junto ao MP, Manoel Rosa Filho.

Entenda o caso – O prefeito assinou no último dia 13 de setembro, um novo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) onde assumiu o compromisso de exonerar todos os contratos temporários, exceto os Conselheiros Tutelares e os 20 servidores do Cadastro Único, outros 420 já deveriam ter sido exonerados e ainda não foram todos. Segundo levantamento da nossa reportagem há mais de uma centena de contratos que ainda não foram rescindidos. “O prefeito e seus secretários chegaram a alegar impossibilidade de exonerar alguns servidores, sob pena de paralisar serviços essências, entre eles da saúde, no entanto ele e sua equipe, tiveram dois anos para se organizar e fazer o planejamento necessário, não fizeram e agora, tentam mais uma vez enganar o povo e o MP”, ressalta o denunciante.

Instrutores de Informática – Um candidato aprovado para o cargo de Instrutor de Informática denunciou ao MP que ainda não havia sido convocado e que as pessoas que estavam ocupando suas funções, estavam nomeados em outros cargos, o promotor de justiça intimou os servidores e um deles atestou que ainda desempenhava as funções de instrutor de informática, diante da tentativa da gestão municipal, manipular as informações, o MP determinou que o prefeito exonere no prazo máximo de dez dias os três servidores, acompanhe a decisão na página do MP através do processo nº 09.2017.00001445-0.

Segundo o procurador do município, advogado Wesley Silveira, o prefeito já cumpriu com os termos assinados no último TAC. Ao ser questionado sobre a convocação de todos os aprovados, o procurador se limitou a dizer que o TAC era apenas para ajustar as datas para exoneração dos contratados, “verifico que está tendo um interpretação avessa do que foi firmado, o prazo que ali ‘no TAC’ está previsto, de forma finalístico, seria para a demissão dos contratados, e assim foi feito. Quanto a convocação, será de acordo com a necessidade das pastas municipais e pelo prazo de vigência do concurso”, disse o procurador.

Já o promotor de justiça Lucas Rodrigues Almeida, declara em seus despachos iniciais dos mandados de segurança impetrados pelos candidatos prejudicados que o prefeito deve exonerar os servidores contratados e convocar os aprovados, veja o teor na íntegra, “Notificada para prestar informações de estilo, a Prefeitura Municipal de Itarema alega que a questão referente a convocação dos Aprovados no Concurso Público realizado e dos contratados temporariamente estava sendo discutida juntamente com o Ministério Público, resultando no Termo de Ajustamento de Conduta, no qual trata dos prazos ajustados para exoneração de profissionais contratados temporariamente e a convocação dos aprovados no referido concurso”. Até o fechamento desta edição não havia nenhuma publicação de notificação da prefeitura para prestar os esclarecimentos. As informações estão no site do MPCE e podem ser consultadas através do número do processo de cada servidor que entrou com a ação.


Uninta é multado pelo Decon Sobral em R$ 50 mil reais por prática abusiva relacionada ao Fies


Estudantes eram matriculados em cursos que não tinha interesse em cursar e assim a entidade obtinha recursos do fundo de financiamento do FIES

Fachada do principal prédio da instituição em Sobral (Foto: Divulgação)

A Unidade Descentralizada do Decon em Sobral multou o Centro Universitário Inta (Uninta) em 12.000 Unidades Fiscais de Referência do Ceará (UFIRCEs), que corresponde a cerca de 50 mil reais, pela inscrição de alunos em cursos de ensino superior diferente dos que pretendiam cursar, com o intuito de obter financiamentos junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), diante da ausência de vagas de financiamento relativas à formação almejada.

Vislumbrou-se a prática abusiva em dois procedimentos distintos, ocorrida da seguinte forma: o aluno procurava o Centro Universitário mostrando-se interessado em cursar determinado curso, no primeiro semestre letivo do ano. Todavia, não havia vaga de financiamento pelo Fies disponível para a instituição naquele período para aquele curso desejado. A fim de contornar a situação, manter o aluno e captar os valores do Fundo, a instituição matriculava o aluno em outro curso, diferente do primeiro, o qual o aluno não pretendia cursar, e obtinha o financiamento em relação a este. Os valores referentes ao primeiro semestre eram integralmente repassados ao Uninta; porém, o aluno não chegava a frequentar as disciplinas do curso no qual fora matriculado.

Faculdade de Sobral realiza campanha de isenção social na taxa de inscrição


A campanha beneficia alunos de baixa renda, egressos ou concludentes de escolas públicas, interessados tem até o dia 24 de novembro para solicitar a isenção
São ofertadas 4 modalidades de ingresso: Aproveitamento da Nota do ENEM, Ingresso por Prova, Transferidos e Graduados (Foto: Reprodução FAL)
 A Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) iniciou uma campanha de isenção social na taxa de inscrição do Processo Seletivo 2020.1 para alunos de baixa renda, egressos ou concludentes de escolas públicas. Os interessados podem solicitar a isenção até o dia 24 de novembro de 2019.

Para que seja realizada a isenção, os candidatos devem entregar a documentação comprobatória na Diretoria de Processo Seletivo (DPS) no Prédio Sede I, no 2º andar, do Centro Universitário Inta (UNINTA). O aluno deve portar a cópia do RG, o certificado de conclusão do ensino médio, histórico ou declaração escolar, o comprovante de inscrição no processo seletivo e o boleto impresso não pago.

São ofertadas 4 modalidades de ingresso: Aproveitamento da Nota do ENEM, Ingresso por Prova, Transferidos e Graduados, com vagas para os cursos presenciais de Administração, Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site vemprafal.com.br. (http://faculdadealencarina.com.br/site/)

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Acadêmica da FAL pelos telefones: (88) 99236-3972 e (88) 99224-2954 ou ainda pelo endereço de e-mail secretaria.academica@faculdadealencarina.com.br.

Faça sua inscrição e garanta a sua isenção aqui. (http://faculdadealencarina.com.br/site/processos-seletivos/)

Justiça determina que Prefeitura de Caridade no Ceará realize concurso público a pedido do Ministério Público


Prefeitura deve exonerar todos os prestadores de serviço que não exerçam atividades em serviços essenciais, a Justiça determinou que o Município se abstenha de contratar ou renovar contratos temporários
(Foto: Tribuna dos Vales)

A pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE), o juízo da Comarca de Caridade determinou no dia 14/06/2019 que a Prefeitura daquela cidade exonere prestadores de serviço contratados ilegalmente e realize concurso público para provimentos dos cargos e melhoria dos serviços públicos ofertados à população.

Segundo a promotora de Justiça Anny Gresielly Sales, os contratos de trabalho são precários e “estes prestadores de serviço eram verdadeiros funcionários do Município ao executar serviço de natureza permanente, mas sem ter assegurado direitos trabalhistas. Além disso, esses prestadores de serviço relatavam, em sua maioria, constante atraso no pagamento dos salários.”, explica a representante do MPCE.

Na Ação Civil Pública (ACP), ajuizada em 10/06/2019, é ressaltado ainda que a maior parte dos prestadores de serviço sequer possuíam contratos firmados. No dia 31 de outubro, a Prefeitura publicou decreto, cumprindo em parte a decisão judicial, e determinando o desligamento de terceirizados.

Além da exoneração gradual de todos os prestadores de serviço que não exerçam atividades em serviços essenciais, a Justiça determinou que o Município se abstenha de contratar ou renovar contratos temporários fora das hipóteses previstas na Constituição. A Prefeitura deve, ainda, apresentar um estudo com mapeamento das áreas/secretarias, cargos e número de vagas a serem ofertadas; e realizar concurso público e homologar o resultado do certame em até um ano, a partir da data em que foi comunicado da decisão judicial.

Em caso de descumprimento da decisão, a prefeita de Caridade, Maria Amanda Lopes, deverá pagar multas que variam de mil a dez mil reais, havendo ainda a possibilidade de responsabilização cível (improbidade administrativa) e criminal (crime de desobediência).

MPCE requer que Câmara dos Vereadores de Apuiarés afaste prefeito


O pedido foi formalizado com base na condenação em última instância na Justiça Federal por improbidade administrativa


Sentença determinou ao prefeito de Apuiarés a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por cinco anos (Foto: Tribuna dos Vales)

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca vinculada de Apuiarés, solicitou à Câmara Municipal, nesta quarta-feira (06/11), o afastamento do prefeito Roberto Sávio Gomes da Silva após a sua condenação em última instância na Justiça Federal por improbidade administrativa.

De acordo com o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, a sentença determinou ao chefe do Poder Executivo em Apuiarés “a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por cinco anos”, dentre outras medidas. Mesmo depois de receber uma condenação em trânsito em julgado, o prefeito continua no efetivo exercício do cargo, fato que contraria a jurisprudência dos Tribunais Superiores. O juiz eleitoral Caio Lima Barroso decidiu, ainda, pela suspensão dos direitos políticos de Roberto Sávio.



quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Com inflação mais baixa, salário mínimo pode ter reajuste menor e ficar em cerca de R$ 1.030 em 2020


índice que baseia a correção do salário mínimo passou de 3,67%, em setembro, para 3,26% em outubro. Última previsão oficial do governo para o salário mínimo foi de R$ 1.039.


A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia revisou nesta quinta-feira (7), por meio do "Boletim Macrofiscal", a sua estimativa oficial para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deste ano de 3,67% para 3,26%.

Até o momento, a área econômica tem informado que a correção do salário mínimo, em 2020, terá por base apenas a variação da inflação registrada no acumulado deste ano – com base no INPC.

Assim, a estimativa de um índice inflacionário mais baixo para 2019 também implicará, se o formato de correção for mantido, em um valor menor para o salário mínimo no ano que vem. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 998.

A última previsão oficial do governo para o salário mínimo no ano que vem apontava um valor de R$ 1.039. Entretanto, se for feita uma correção com base na nova estimativa para o INPC deste ano, o reajuste do salário mínimo seria menor, e o valor seria de R$ 1.030,53.

Mesmo assim, 2020 deve ser o primeiro ano em que o salário mínimo, que serve de referência para mais de 45 milhões de pessoas, ficará acima da marca de R$ 1 mil. A correção é feita em janeiro de cada ano, com pagamento em fevereiro.

Formato definitivo não está definido
No fim de agosto, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que a definição do valor do salário mínimo de 2020 com a correção somente pela inflação, sem aumento real, não representa, necessariamente, que essa será a política do governo para os próximos anos.

“Esse número não é a nossa política de salário mínimo. Temos até dezembro desse ano para estabelecermos a política de salário mínimo”, disse Rodrigues na época.

A política de aumentos reais (acima da inflação) vinha sendo implementada nos últimos anos, após ser proposta pela então presidente Dilma Rousseff e aprovada pelo Congresso.

Os reajustes pela inflação e variação do PIB vigoraram de 2011 a 2019, mas nem sempre o salário mínimo subiu acima da inflação.

Em 2017 e 2018, por exemplo, foi concedido o reajuste somente com base na inflação porque o PIB dos anos anteriores (2015 e 2016) teve retração. Por isso, para cumprir a fórmula proposta, somente a inflação serviu de base para o aumento.

Economia de R$ 2,5 bilhões

Cálculo feito pelo G1 mostra que, se o governo utilizar a projeção mais baixa de inflação e propor um salário mínimo R$ 8,47 menor, em relação aos R$ 1.039 estimados anteriormente, a União economizará R$ 2,5 bilhões no próximo ano.

Isso porque os benefícios previdenciários e assistenciais não podem ser menores que o valor do mínimo. Ao dar um reajuste menor para o salário mínimo, o governo também gasta menos com benefícios previdenciários e assistenciais, como o BPC.

De acordo com cálculos oficiais da área econômica, o aumento de cada R$ 1 para o salário mínimo implica despesa extra de, no mínimo, R$ 300 milhões.

O governo já informou que vem buscando abrir espaço para realizar novos gastos no orçamento do ano que vem – por conta do alto nível de gastos obrigatórios e do limite imposto pelo teto de gastos.

Entre as prioridades, estão gastos com investimentos - que são os menores em 13 anos. Além disso, sem esse espaço extra buscado, as despesas dos ministérios também continuarão com alto nível de restrição.


quarta-feira, 6 de novembro de 2019

PESQUISADOR DO IFCE CAMOCIM PODE TER SOLUÇÃO CONTRA MANCHAS DE ÓLEO

Pode estar em Camocim uma das soluções contra um dos maiores desastres ambientais ocorridos no Brasil.

Uma emulsão composta por água, óleo, nutrientes inorgânicos, gelatina e surfactantes, produzida pelo professor Edmo Montes (foto), do IFCE, durante pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Viçosa (Zona da Mata Mineira), pode ser a solução contra as manchas de óleo que se espalham pelo litoral do Nordeste. A informação é da assessoria de imprensa do Instituto.

A emulsão dupla fertilizada – como é chamado o produto, proporciona a biodegradação de óleo no mar por meio da ação de micro-organismos, principalmente as bactérias. Esse tem sido exatamente o maior desafio dos profissionais e dos voluntários que buscam eliminar as manchas de óleo que têm contaminado o mar do Nordeste há mais de 60 dias, gerando riscos à fauna e à flora marinhas, bem como aos banhistas e às equipes envolvidas na operação de limpeza.

“Tanto o óleo presente na lâmina d’água, quanto aquele que permanece em áreas de mangue e incrustado em rochas, que são de difícil acesso e limpeza, podem ser biodegradados ao se empregar a tecnologia. As emulsões possuem afinidade pelo petróleo, visto que sua superfície é hidrofóbica e, portanto, tendem a permanecer aderidas a ele”, explica o pesquisador, que também é coordenador de Pesquisa e Extensão do IFCE Camocim.

Programa reduz multa do FGTS de 40% para 20%

A multa irá ser reduzida para os contratos do Trabalho Verde Amarelo. O governo prevê que a redução dê um estímulo adicional à geração de novas vagas

A nova modalidade será restrita a jovens de 18 a 29 anos no primeiro emprego e a pessoas com mais de 55 anos
Foto: Fabiane de Paula

O novo modelo de contratação que será lançado pelo governo deve prever uma multa menor sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em caso de demissão sem justa causa, segundo apurou a reportagem. Hoje, a multa é de 40%, mas deve cair para 20% nos contratos do Trabalho Verde e Amarelo, como vem sendo chamado o programa do governo para estimular a geração de empregos no País.

O governo vinha discutindo manter o porcentual da multa como é hoje, mas agora prevê a redução para tentar dar um estímulo adicional à geração de novas vagas.
O programa também vai livrar as empresas de pagar a contribuição patronal para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 20% sobre a folha, e as alíquotas do Sistema S, do salário-educação e do Incra. A contribuição mensal para o fundo de garantia, o FGTS, será de 2% menos que os 8% dos atuais contratos de trabalho.

A nova modalidade será restrita a jovens de 18 a 29 anos no primeiro emprego e a pessoas com mais de 55 anos. Também haverá um limite de remuneração, de 1,5 salário mínimo (equivalente hoje a R$ 1.497).
Ao limitar a faixa salarial para o programa, a equipe econômica pretende impedir que os benefícios sejam destinados a contratações de profissionais que encontram trabalho com maior facilidade.

O objetivo é dar oportunidade a pessoas com menor qualificação que estão com dificuldades para conseguir uma vaga formal no mercado.
Para serem contratados pelo programa, os jovens não poderão ter vínculo empregatício formal anterior, a não ser em caso de menor aprendiz, contrato de experiência, intermitente e avulso. Os maiores de 55 anos, por sua vez, não podem ser aposentados.

Para evitar substituição da mão de obra atual pelo Trabalho Verde e Amarelo, o governo deve prever uma espécie de trava para as empresas, que só poderão contratar pelo programa pessoas acima do número de funcionários que havia em um dado momento a ser definido pelo texto. Ou seja, só poderá contratar para ampliar sua força de trabalho.

Além disso, as empresas devem ter um limite de contratações pelo Trabalho Verde e Amarelo, de acordo com o porte da companhia.
A desoneração total da folha terá duração de até 24 meses. Caso a empresa deseje manter o profissional depois desse período, está em estudo uma transição, com uma espécie de escada para que a companhia retome aos poucos o pagamento das contribuições sobre a folha.

A avaliação é de que, se a empresa estiver disposta a manter o profissional em seus quadros, retomar a cobrança dos encargos toda de uma vez poderia desestimulá-la a tomar essa decisão. A equipe econômica tem trabalhado nos últimos dias para fechar texto final do programa, que deve ser criado por meio de medida provisória, com vigência imediata.
O programa deve ser lançado nesta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto. As elevadas taxas de desemprego ainda são o calcanhar de aquiles do presidente Jair Bolsonaro. No último fim de semana ele comemorou a geração de 100 mil vagas por mês em média em 2019, mas disse que o número ainda é baixo.

Onze vereadores de Santa Rita, PB, são presos suspeitos de desviar dinheiro público para viagem

Parlamentares foram presos durante operação 'Natal Luz' da Gaeco; um contador da Câmara Municipal de Santa Rita também foi detido.

Onze vereadores de Santa Rita, PB, são presos suspeitos de desviar dinheiro público para viagem — Foto: TV Cabo Branco/ReproduçãoOnze vereadores de Santa Rita, PB, são presos suspeitos de desviar dinheiro público para viagem — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Onze vereadores e um contador da Câmara Municipal de Santa Rita, na Grande João Pessoa, foram presos na madrugada desta terça-feira (5), suspeitos de desviar dinheiro público para custear despesas de uma viagem feita para a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Os parlamentares foram detidos durante a operação 'Natal Luz' do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O advogado Alderban Coelho, que representa os onze vereadores e o contador, disse que não há motivos para a prisão em flagrante e rechaça o ocorrido. O advogado também declarou que a defesa não teve acesso ao inquérito e que só irá se pronunciar quando possuir as informações.

De acordo com o delegado Allan Terruel, a operação teve início após o MP suspeitar da viagem dos vereadores, que usaram um seminário como justificativa para a ida a Gramado. A empresa organizadora da viagem seria do estado de Sergipe, o que fez a investigação ser iniciada. A operação contou com a participação da Gaeco da PB e do Rio Grande do Sul, além da Polícia Civil de Sergipe. De acordo com a operação, só em diárias foram gastos R$69 mil.

"Monitoramos todas as atividades dos vereadores e de todas as pessoas que os acompanhavam. A polícia civil fez o levantamento da empresa que estaria responsável pelo suposto seminário e pela viagem, e foram confeccionados dois relatórios", explicou o delegado, acrescentando que todas as ações levam a confirmar uma viagem de lazer e turismo. Entre os vereadores detidos, está o presidente da câmara do município, Anésio Alves.

Ainda segundo Terruel, foi confirmado que os parlamentares forjaram o evento para realizar a viagem com dinheiro público. Os vereadores foram encaminhados para a Central de Flagrantes, em João Pessoa, onde aguardam a audiência de custódia, prevista para acontecer ainda nesta terça-feira (5).

Em entrevista coletiva, o presidente da Câmara de vereadores de Santa Rita, Anésio Miranda (PSB), foi o único a se pronunciar. Ele declarou que houve a presença de todos os vereadores no evento de compliance - que corresponde a um conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir normas legais e regulamentares - porém, de acordo com o panfleto divulgado, o evento seria de desenvolvimento sustentável.

Outros gastos
Durante a investigação, o Ministério Público constatou que a empresa organizadora da suposta palestra, de Sergipe, já recebeu da Câmara de Santa Rita R$58.200, em 2019 e R$ 49.200 em 2018. Além disso, de acordo com as informações presentes no Portal da Transparência da Câmara, desde 2017, a participação dos parlamentares do município em cursos de capacitação, é comum.

Antes da viagem a Gramado, os vereadores também participaram de outros congressos capacitantes nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná. De acordo com os números, só com diárias, em 2017, os vereadores da atual gestão gastaram R$ 316.711,88, em 2018 o valor do gasto com o dinheiro público subiu para R$ 425.798,00, e em 2019, até o momento, foram R$ 585.492,24 usados para custear a estadia dos suspeitos.

Parlamentares foram presos durante operação 'Natal Luz' da Gaeco; um contador da Câmara Municipal de Santa Rita também foi detido.

Onze vereadores de Santa Rita, PB, são presos suspeitos de desviar dinheiro público para viagem — Foto: TV Cabo Branco/ReproduçãoOnze vereadores de Santa Rita, PB, são presos suspeitos de desviar dinheiro público para viagem — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Onze vereadores de Santa Rita, PB, são presos suspeitos de desviar dinheiro público para viagem — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Onze vereadores e um contador da Câmara Municipal de Santa Rita, na Grande João Pessoa, foram presos na madrugada desta terça-feira (5), suspeitos de desviar dinheiro público para custear despesas de uma viagem feita para a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Os parlamentares foram detidos durante a operação 'Natal Luz' do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O advogado Alderban Coelho, que representa os onze vereadores e o contador, disse que não há motivos para a prisão em flagrante e rechaça o ocorrido. O advogado também declarou que a defesa não teve acesso ao inquérito e que só irá se pronunciar quando possuir as informações.

De acordo com o delegado Allan Terruel, a operação teve início após o MP suspeitar da viagem dos vereadores, que usaram um seminário como justificativa para a ida a Gramado. A empresa organizadora da viagem seria do estado de Sergipe, o que fez a investigação ser iniciada. A operação contou com a participação da Gaeco da PB e do Rio Grande do Sul, além da Polícia Civil de Sergipe. De acordo com a operação, só em diárias foram gastos R$69 mil.

"Monitoramos todas as atividades dos vereadores e de todas as pessoas que os acompanhavam. A polícia civil fez o levantamento da empresa que estaria responsável pelo suposto seminário e pela viagem, e foram confeccionados dois relatórios", explicou o delegado, acrescentando que todas as ações levam a confirmar uma viagem de lazer e turismo. Entre os vereadores detidos, está o presidente da câmara do município, Anésio Alves.

Ainda segundo Terruel, foi confirmado que os parlamentares forjaram o evento para realizar a viagem com dinheiro público. Os vereadores foram encaminhados para a Central de Flagrantes, em João Pessoa, onde aguardam a audiência de custódia, prevista para acontecer ainda nesta terça-feira (5).

Em entrevista coletiva, o presidente da Câmara de vereadores de Santa Rita, Anésio Miranda (PSB), foi o único a se pronunciar. Ele declarou que houve a presença de todos os vereadores no evento de compliance - que corresponde a um conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir normas legais e regulamentares - porém, de acordo com o panfleto divulgado, o evento seria de desenvolvimento sustentável.

Outros gastos
Durante a investigação, o Ministério Público constatou que a empresa organizadora da suposta palestra, de Sergipe, já recebeu da Câmara de Santa Rita R$58.200, em 2019 e R$ 49.200 em 2018. Além disso, de acordo com as informações presentes no Portal da Transparência da Câmara, desde 2017, a participação dos parlamentares do município em cursos de capacitação, é comum.

Antes da viagem a Gramado, os vereadores também participaram de outros congressos capacitantes nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná. De acordo com os números, só com diárias, em 2017, os vereadores da atual gestão gastaram R$ 316.711,88, em 2018 o valor do gasto com o dinheiro público subiu para R$ 425.798,00, e em 2019, até o momento, foram R$ 585.492,24 usados para custear a estadia dos suspeitos.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *