Os Três Guardiões: 2023-02-19

Total de visualizações de página

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Suspeito de atuar em atentado a bomba em Brasília completa dois meses foragido

Wellington Macedo de Souza, 47 anos, foi assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos entre fevereiro e outubro de 2019. —   Com informações do G1 CE.

Foto: Reprodução 
Wellington Macedo de Souza, 47 anos, completou dois meses como foragido da Justiça por suspeita de tentar implantar uma bomba em um caminhão em Brasília. Três pessoas estão envolvidas no atentado, e duas se entregaram à polícia. Wellington permanece solto.

O crime aconteceu em dezembro do ano passado, quando três pessoas participaram da tentativa de explodir um caminhão com combustível próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. Wellington usava tornozeleira eletrônica, o que rastreou a participação dele no caso.

 O blogueiro cearense teve um cargo no governo Bolsonaro e pediu dinheiro pelas redes sociais para se esconder da polícia quando já estava foragido.

Câmeras de uma loja e do próprio caminhão onde a bomba foi plantada, divulgadas pelo Fantástico dia 15 de janeiro, mostram o momento em que o carro de Wellington se aproxima lentamente do veículo, para que o cúmplice Alan Diego dos Santos Rodrigues coloque a bomba (veja no vídeo acima). Os dois homens e George Washington Oliveira de Sousa tiveram as denúncias aceitas pela Justiça.

Natural de Sobral, a 245 quilômetros de Fortaleza, Wellington Macedo foi assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Ele teve um cargo comissionado na Diretoria de Promoção e Fortalecimento de Direitos da Criança e do Adolescente entre fevereiro a outubro de 2019.

 Com forte presença nas redes sociais, Wellington teve a prisão decretada por Alexandre de Moraes por incentivar atos antidemocráticos no dia 7 de setembro de 2021. Desde então, cumpria prisão domiciliar e usava tornozeleira eletrônica. Mesmo assim, frequentava o acampamento bolsonarista.

O blogueiro também coleciona processos por vídeos atacando políticos locais e professores da rede de ensino de Sobral. O ex-advogado de Wellington Macedo, Diego Petterson, o defendeu em mais de 60 casos, mas afirmou que não possui mais contato com o cearense

"Atualmente eu não tenho contato direto com ele desde que foi residir no Distrito Federal.

Participação direta nos ataques

De acordo com o delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Leonardo de Castro Cardoso, o cearense teve participação direta nos ataques contra o prédio da Polícia Federal em Brasília no dia 12 de dezembro do ano passado. Na ocasião, bolsonaristas radicais tentaram invadir prédio da PF e incendiaram veículos.

"Nós conseguimos comprovar que no dia 12 de dezembro o cearense e o outro praticaram também atos de depredação. A prisão dos dois também foi decretada. Eles têm dois mandados de prisão em aberto em cada um deles".

"Ficou comprovado que ele participou disso. Ter colocado a bomba perto do caminhão", explicou Leonardo de Castro Cardoso.

Segundo a investigação, Alan recebeu a bomba de George no QG do Exército e, então, teve a ajuda de Wellington, que dirigiu até o local do atentado. Foi o monitoramento da tornozeleira eletrônica dele que permitiu à polícia refazer os passos dos dois naquela noite, e o Fantástico obteve, com exclusividade, as imagens da ação dos criminosos.

Radialista é morto a tiros em Itapipoca

Um Radialista foi morto na noite desta sexta-feira (24) no bairro Flores, na cidade de Itapipoca - Com informações de ItapipocaPLus.

Radialista e DJ Francisjorge Domingues foi morto em Itapipoca, no Ceará. — Foto: Arquivo pessoal


Um Radialista foi morto na noite desta sexta-feira (24) no bairro Flores, na cidade de Itapipoca.

De acordo com a primeira apuração, as informações é de que a vítima era Radialista e Dj, mais conhecido como Dj Fanci Jorge, foi morto por vários disparos de arma de fogo na noite de hoje.

Equipes Polícia Militar (PMCE) e da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), fooram acionadas até o local para realização dos procedimentos cabíveis.

Ibiapina e Uruburetama estão entre os 100 municípios que mais receberam chuvas nos últimos três dias

Dados parciais indicam precipitações em 112 municípios entre as 7h desta sexta-feira (24) e as 7h deste sábado (25) – Com inoformações da Funceme.

Domingo deve ser o dia com mais chuvas, segundo a Funceme. — Foto: André Fernando/Funceme/Reprodução 
O Ceará registrou, pelo terceiro dia consecutivo, chuvas em mais de 100 municípios, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Dados parciais indicam precipitações em 112 municípios entre as 7h desta sexta-feira (24) e as 7h deste sábado (25). Já no mesmo intervalo de 24 horas entre quinta-feira (23) e sexta, foram registrados acumulados em 162 cidades. E entre quarta-feira (22) e quinta em 175 municípios.

Conforme previsão da Funceme, a atual localização da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve colaborar para precipitações até o próximo domingo (26), inclusive de forma mais expressiva.

No relatório mais recente, os maiores acumulados informados até o fim da manhã de hoje aconteceram nas regiões da Ibiapaba, Norte e Centro Sul . As maiores chuvas foram registradas em Ibiapina (75 milímetros), Pentecoste (63,4 milímetros) e Uruburetama (63 milímetros).

Maiores chuvas (mm) em 24 horas no Ceará

Previsão para os próximos dias

Sábado (25):

Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva isolada em todas as macrorregiões.

Domingo (26):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Segunda-feira (27):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.

Situação dos principais açudes

O Ceará tem apenas quatro açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o estado tem nove açudes com volume acima de 90% e 68 reservatórios com volume inferior a 30%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Leia mais:

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,57% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 45,49%. Já o Banabuiú se encontra com 8,98%.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Agricultor morre ao tentar salvar criança de 100 picadas de abelha em Missão Velha

 A criança e um outro homem foram socorridos a uma unidade de saúde - Com informações do Diário do Nordeste.

 Após salvar crianças de ataque de abelhas, homem morre, em Missão Velha - Foto: Reprodução.

Um agricultor de 36 anos morreu ao tentar salvar uma criança de um ataque de abelhas. O caso ocorreu na noite dessa quinta-feira (23) em um sítio na zona rural de Missão Velha. Outro homem também estava no local.

Eles foram socorridos para uma unidade de saúde, mas o agricultor não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a assessoria de comunicação do Hospital São Vicente, em Barbalha, a vítima foi encaminhada à unidade com mais de 100 picadas depois de ser atendida no Hospital Geral de Missão Velha.

A criança sofreu mais de 100 picadas, ao ser atendida foi direcionada para UTI Pediátrica e respira através de aparelhos. Nesta sexta-feira, ainda de acordo com o hospital, a criança está estável.

Termina nesta sexta-feira (24) o prazo de inscrições da primeira edição do Sisu 2023

 Para participar, o candidato deve ter participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota acima de zero na prova de redação. - Com Informações da Folha Boa Vista.

Foto Ilustrativa.


O prazo de inscrição da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta sexta-feira (24). O resultado do processo seletivo será divulgado na próxima terça-feira (28). A inscrição deve ser feita no Portal Único de Acesso, do Ministério de Educação (MEC): https://acessounico.mec.gov.br/sisu

Para participar, o candidato deve ter participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota acima de zero na prova de redação. O Sisu usa as notas do Enem 2022 para selecionar alunos que estudarão em instituições de ensino públicas.

Ao se inscrever, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso, e pode mudar de ideia quantas vezes quiser durante o período de inscrição. Vale ressaltar, entretanto, que apenas será considerada válida a última inscrição confirmada.

Para os estudantes que não forem contemplados na chamada regular do Sisu, o prazo para manifestarem o interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março. Ao manifestar interesse pela lista de espera, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente para concorrer em sua inscrição ao Sisu.

Matrículas

O período de matrículas da primeira chamada do Sisu - relativo ao primeiro semestre de 2023 – vai ser de 2 a 8 de março. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram concedidas as vagas, observando os dias, os horários e os locais de atendimento definidos por cada instituição.

Vacina bivalente contra Covid será aplicada em grupos prioritários a partir de segunda no Ceará

Na primeira fase podem se vacinar indivíduos imunocomprometidos, acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e idosos com 70 anos ou mais. - Com informações do G1 CE.

Vacinação bivalente contra a Covid será aplicada em grupos prioritários a partir de segunda-feira no Ceará  — Foto: Divulgação


           A dose de reforço bivalente contra a Covid-19 será aplicada no Ceará em grupos prioritários a partir de segunda-feira (27). O imunobiológico da Pfizer/Comirnaty já foi distribuído para todos os municípios, que irão realizar a vacinação simultaneamente.

             "Segunda-feira, em todos os postos de saúde, procure um para se vacinar. Se você ainda não tomou a segunda dose, procure a segunda dose e daqui a quatro meses vocês recebem a [vacina] bivalente. Não vai faltar vacina, o presidente Lula já garantiu. São 700 mil vacinas pro Ceará, mais de 200 mil já chegaram", disse o governador Elmano de Freitas, em transmissão nas redes sociais, nesta sexta-feira (24). 

De acordo com o Programa Nacional de Vacinação 2023, do Ministério da Saúde (MS), a aplicação está dividida em cinco fases, todas elas contemplarão pessoas a partir de 12 anos que fazem parte de grupos prioritários.

As etapas da campanha de vacinação estão divididas da seguinte forma:

Primeira fase: (27 de fevereiro): podem se vacinar indivíduos imunoco-mprometidos; acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e idosos com 70 anos ou mais;

Segunda etapa: a campanha será voltada para pessoas de 60 a 69 anos.

Terceira etapa: público-alvo são gestantes e puérperas. Depois, serão vacinados profissionais da Saúde

Quarta etapa: contempla pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Quinta etapa: pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta do MS é vacinar 90% desses grupos.

O reforço bivalente Pfizer/Comirnaty contém uma mistura de cepas do coronavírus – a original e as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5. Este imunizante integra a segunda geração de vacinas contra a doença.

Vacinação

Para receber o reforço bivalente, no entanto, é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes, com as duas doses.

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses monovalentes (D1 + D2). Após isso, com intervalo de quatro meses da última aplicação, o reforço bivalente Pfizer/Comirnaty poderá ser administrado.

Já pessoas que completaram o esquema primário ou que receberam uma ou duas doses de reforço estão aptas a receber a vacina bivalente, também respeitando o intervalo de quatro meses desde a última dose recebida.

No local da vacinação é necessário apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. A execução da aplicação é de responsabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, consulte a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde.

Servidora pública sofre tentativa de homicídio no centro de Acaraú-CE

A vítima é funcionária da Biblioteca Pública do Município e foi alvejada a tiros aos sair do local de trabalho. - Com informações por Manoelzinho Canafístula.

Foto Ilustrativa.

Uma funcionária pública da prefeitura de Acaraú foi atingida a tiros na noite desta quinta-feira (23), no centro da cidade de Acaraú, segundo apuração do Sobral Online, a vítima é funcionária da Biblioteca Pública do Município e foi alvejada a tiros aos sair do local de trabalho, segundo testemunhas ela estava consciente e foi socorrida para o Hospital Moura Ferreira, pelos menos quatro tiros atingiram a vítima e duas balas estão alocadas no corpo de mulher, os disparos atingiram as nadegas e o abdômen da vítima. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime. A Polícia Civil de Acaraú deve investigar o caso.

MPCE promove evento sobre processo de escolha de membros do Conselho Tutelar 2023

 O evento foi pensado tendo em vista a Resolução nº 231/2022 do Conselho Nacional dos Direito da Criança e do Adolescente (CONANDA) -  Com informações do Ministério Público do Estado do Ceará.


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), promove, no próximo dia 28 de fevereiro, das 8h às 12h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), um evento sobre o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar 2023. O objetivo do evento é orientar representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos 184 municípios cearenses sobre o referido processo.

O evento foi pensado tendo em vista a Resolução nº 231/2022 do Conselho Nacional dos Direito da Criança e do Adolescente (CONANDA) que, em dezembro de 2022, alterou o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, exigindo, assim, atualização de leis municipais e atuação efetiva dos membros do CMDCA no cumprimento dos prazos para expedição de Resolução e publicação de Edital de Convocação.

A mesa de abertura do evento contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; do coordenador do CAOPIJ, promotor de Justiça Lucas Azevedo; além de representantes da Associação dos Conselheiros, ex-Conselheiros Tutelares e Suplentes do Estado do Ceará (ACONTESCE); da Associação do Municípios do Ceará (APRECE); do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS/CE); da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); do Unicef; da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios (APDM/CE); e da Associação dos Conselhos Tutelares do Nordeste.

Após a abertura, às 9h30, o promotor de Justiça e coordenador do CAOPIJ, Lucas Azevedo, ministrará palestra com orientações gerais acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Resolução nº 231/2022 do CONANDA. Às 10h, a presidente do CEDCA/CE, Mônica Gondim, e a secretária-executiva do Conselho, Maria da Conceição Nunes, vão palestrar sobre questões operacionais do processo de escolha. Por fim, das 11h às 12h, ocorrerá ainda um momento para tirada de dúvidas dos presentes.

SERVIÇO:

Evento “Processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar 2023”

Data: 28 de fevereiro de 2022 (terça-feira)

Horário: das 8h às 12h

Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba, Fortaleza)

Público-alvo: Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos 184 municípios cearenses

Recuperação da avenida do Lagamar, em Itarema, beneficia comércio e turismo na região

Com 2,8 km de extensão, a via recebeu pavimentação em piso Inter travado, além de uma ciclovia, reformas no calçadão e ações de paisagismo. -  Com informações do Governo do Estado do Ceará.


Moradores e turistas com destino ao litoral da região norte do Ceará podem contar, a partir de agora, com a recuperação da Avenida do Lagamar, que liga a sede do município de Itarema às praias da Ilha do Guajiru e à praia do Farol. A obra foi inaugurada pelo governador Elmano de Freitas, nesta terça-feira (14). 

Com 2,8 km de extensão, a via recebeu pavimentação em piso intertravado, além de uma ciclovia, reformas no calçadão e ações de paisagismo. A obra, realizada com convênio entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Itarema, recebeu R$ 2.791.486,16 em investimentos.

Com 38 anos de emancipação recém-completos, o município de Itarema se destaca pelo potencial turístico na região. “É um municipío jovem, que registrou nos últimos anos um dos maiores crescimentos do estado do Ceará. Economicamente, politicamente, com o turismo e com as energias renováveis, Itarema pode contar com o nosso trabalho para seguir nessa crescente, aqui na região, com obras estruturantes e de melhoria da qualidade de vida dos homens e mulheres que aqui vivem”, afirma o governador Elmano de Freitas.

Para a aposentada Gezilda Rios, a obra chega em boa hora. “Fico muito feliz com esse melhoramento aqui em Itarema. As pessoas comentam pela cidade sobre a qualidade da obra, a ciclofaixa e toda a reforma. Como moradora daqui, o sentimento é de gratidão”, destaca. 

Areninhas

O chefe do Executivo cearense também assinou a ordem de serviço para a construção de duas areninhas para a população de Itarema, nos distritos de Lagoa do Mineiro e São Vicente. Com investimento de R$ 292.502,75, cada, os equipamentos são construídos por meio de parceria entre Governo e prefeituras, e contam com campo de jogo society com grama sintética, torres de iluminação, vestuários com banheiros e acessos pavimentados.

entrega da avenida e a assinatura das ordens de serviço das areninhas mostram a força do trabalho que está sendo feito pelo Governo do Ceará por todos os municípios, com investimento em obras que melhoram diretamente o dia a dia das pessoas”, ressalta o prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Cacique Tremembé João Venâncio comemora vitória sobre a demarcação de terra pela Justiça Federal

 Justiça Federal reconhece legitimidade de demarcação de terra indígena em Itarema; Cacique Tremembé comemora vitória - Com informações por Manoelzinho Canafístula.

 


O processo de demarcação de terra do povo Tremembé em Itarema vem se arrastando desde dezembro de 1993, após uma juíza federal conceder liminar favorável a empresários de uma indústria de coco da região A Justiça Federal do Ceará (JFCE), através do juiz federal Marcelo Sampaio, da 27ª Vara Federal de Itapipoca, reconheceu na última quarta-feira (8), a regularidade do processo administrativo da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) para demarcar terras indígenas do povo Tremembé de Almofala, no município de Itarema, no Litoral Oeste do Estado.

O processo de demarcação estava sendo questionado pela empresa de cultivo de coco Ducoco Agrícola S.A que foi instalada na região e o então suplente de senador Esmerino Oliveira de Arruda Coelho. Segundo publicação do Jornal Diário do Nordeste, consta nos autos do processo, que a empresa questionava a demarcação da terra pela Funai com o argumento de que a fazenda "não é habitada" por indígenas, a Funai comprovou que o local em que a fazenda está instalada não estava ocupado desde 1980 porque a "Ducoco Agrícola S. A. invadiu a terra indígena e expulsou seus moradores, atingindo principalmente a localidade da Tapera em Almofala.

O jornal diz ainda, que inconsistências foram encontradas nos memoriais descritivos do imóvel apresentados pela própria empresa. Segundo o Cacique dos Tremembé João Venâncio, o juiz responsável pelo julgamento antes de tomar sua decisão, esteve em Almofala para verificar em loco a situação do conflito da ocupação territorial, em seu despacho, o magistrado alegou que a empresa, antes de questionar a regularidade do processo de demarcação, deveria demonstrar a legitimidade de sua propriedade, o que segundo o magistrado a empresa não fez.

Em matéria publicada na imprensa há mais de 30 anos, o povo Tremembé era a única nação indígena do Nordeste “a ter registro de posse das terras passadas em cartório. As cercas de 400 famílias lutam pela demarcação de 4.900 hectares já identificadas pela Funai. Eles integram as 22 nações indígenas nativas do Ceará. Nos séculos XVI e XVII, os Tremembé ocupavam uma faixa litorânea desde o maranhão até o Ceará”, diz trecho da publicação.

O processo de demarcação de terra do povo Tremembé teve início no ano de 1990, mas desde dezembro de 1993, o processo foi suspenso, após a então juíza da 3ª vara da Justiça Federal em Fortaleza, Germana Oliveira de Moraes conceder uma medida liminar favorecendo a indústria Ducoco S/A e o então suplente de senador Esmerino Oliveira de Arruda Coelho. Os embates judiciais com empresários da região, fizeram com que o processo retornasse para a primeira instância na Justiça Federal em Itapipoca, o que culminou com a decisão do magistrado da Justiça Federal de Itapipoca, a empresa pode recorrer da decisão.

Em entrevista exclusiva ao Sobral Online, o Cacique João Venâncio, disse que após a decisão da justiça, o povo Tremembé precisa estar mobilizado para garantir a partir de agora, que todo o território de seu povo seja de fato demarcado, “temos que estar unidos e organizados, temos que ter consciência do que precisamos, nós precisamos da nossa terra, pois não precisamos de esmola do governo, queremos a nossa terra, índio sem terra é como o peixe fora d´água”, finalizou o Cacique.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *