Os Três Guardiões: 2021-02-28

Total de visualizações de página

sábado, 6 de março de 2021

Deputados e prefeito gravam vídeos e fazem alerta sobre Cobid 19 no Baixo Vale Acaraú

O prefeito Roger Aguiar do município de Marco falou sobre as novas medidas adotadas, já os deputados Duquinha e Anibal Gomes, deixaram mensagem a população

 


O prefeito do munícipio de Marco, Roger Aguiar gravou um vídeo e divulgou em suas redes sociais, abordando sobre as novas medidas que serão adotadas pela prefeitura, o gestor ressaltou que as decisões foram tomadas após uma reunião realizada com todos os sete prefeitos dos municípios de Marco, Bela Cruz, Cruz, Morrinhos, Jijoca de Jericoacoara, Itarema e Acaraú do Baixo Vale Acaraú na última sexta-feira (5).

 Já os deputados Duquinha e Anibal Gomes deixaram mensagens de conforto e otimismo, fizeram alerta sobre e propagação da doença e pediram a colaboração das pessoas para seguirem as normas sanitárias. Vejam os vídeos.





Prefeitura de Acaraú paga hospedagem em hotel para servidores públicos

 Já foram pagos R$ 5 mil reais ao Hotel Riviera para hospedar secretários e servidores comissionados

Por Manoelzinho Canafístula

Nota de liquidação de despesa que comprova pagamento - Foto: Reprodução

A prefeitura de Acaraú, no litoral oeste do Ceará pagou no último dia 3 de março o valor de R$ 5 mil reais ao Hotel Acaraú Riviera Ltda. referente a locação de seis quartos de apart-hotel destinados a hospedagem de secretários municipais e outros cargos comissionados, segundo a nota de liquidação publicada no portal da transparência do município, a despesa de hospedagens dos servidores públicos será paga todas as vezes de suas estadias para tratarem de assuntos de interesse do município de Acaraú.

Nossa reportagem não conseguiu localizar nos sites da prefeitura ou da Câmara de Acaraú, a legislação municipal que autoriza esse tipo de despesa, geralmente os entes federativos pagam diárias para deslocamentos, alimentação e hospedagens de servidores quando se deslocam para outras cidades ou estados a serviço da administração pública. Na ausência de legislação municipal que autorize a despesa, o ato pode configurar crime de improbidade administrativa, peculato entre outras infrações.

O Decreto Lei 201/67 de 27 de Fevereiro de 1967, que normatiza os crimes de improbidades administrativas praticados por prefeitos e vereadores, disciplina em seu Inciso IX do Artigo 1 - Art. 1º São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:

IX - Conceder empréstimo, auxílios ou subvenções sem autorização da Câmara, ou em desacordo com a lei;

O pagamento da hospedagem de servidores públicos dentro da área geográfica do município, sem previsão prévia em lei ou autorização da Câmara Municipal pode ser classificado de um auxílio a esses servidores, ato vedado pelo Decreto Lei 201/67 e incompatível com os princípios da Legalidade, Moralidade e Impessoalidade, previstos no Artigo 37 da Constituição Federal.    

O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

A lei prevê pena mais branda para os casos culposos, onde o servidor público não teve intenção de cometer o crime, bem como para os casos onde o servidor incorrer em erro de outra pessoa, conforme artigo 313 do mesmo Código.

Veja o que diz o Artigo 312 do CPB - “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa”.



O município de Acaraú dispõe de um Hotel Municipal que está localizado na Rua Expedito Farias no centro da cidade.

Nossa reportagem não conseguiu manter contato com o secretário municipal de Administração e Finanças de Acaraú, Caio Forte Ferreira.

Acesse aqui a liquidação da despesa com o hotel.


Polícia Civil prende homens em flagrante suspeitos de furtar gados em Marco

Os suspeitos foram autuados em flagrante por furto qualificado e por receptação. Os gados que estavam no transporte foram apreendidos e restituídos à vítima

Com Informações da Polícia Civil do Ceará

Carro apreendido pela Polícia - Foto: Arquivo da Polícia
 

Um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Bela Cruz, com o apoio da Delegacia Municipal de Marco, realizou na última quinta-feira (4), a prisão em flagrante de dois homens suspeitos de furtar animais no município de Marco – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. Na ofensiva policial, três animais foram apreendidos e restituídos à vítima.

Os trabalhos policiais iniciaram já nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, quando os investigadores foram informados acerca de furtos de gados, ocorridos em uma fazenda situada na localidade de Areia Branca, em Marco. De posse das informações acerca do crime, os policiais conseguiram localizar o transporte com características similares ao que foi citado em denúncias.

Animais apreendidos durante ação da polícia - Foto: Arquivo da Polícia

Luis Carlos Souza Sampaio (30), sem antecedentes criminais; e Nilson Junior de Sousa (32), que já responde por furto, foram indagados pelos agentes de segurança sobre os animais que eram transportados por eles. Os homens, que não reagiram à ofensiva policial, confessaram a ação criminosa e foram conduzidos para a Delegacia Municipal.

Os suspeitos foram autuados em flagrante por furto qualificado e por receptação. Os gados que estavam no transporte foram apreendidos e restituídos à vítima. A PCCE segue investigando os fatos a fim de identificar a participação da dupla em outros furtos registrados na região.

Denúncias

A população da região pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais no combate à criminalidade. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3663-1925 da Delegacia Municipal de Bela Cruz. O sigilo e o anonimato são garantidos.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Após inconsistência em edital prefeitura de Acaraú lança novo calendário da seleção pública para contratação de profissionais

O vereador Ênio Andrade (PDT) apresentou no plenário da Câmara Municipal algumas inconsistências do edital e encaminhou uma representação junto ao MPCE, novo aditivo prevê novas inscrições nos dias 11 e 12 de março e prova no dia 28.

Por Manoelzinho Canafístula


 

A secretaria municipal de Assistência Social de Acaraú publicou na tarde desta sexta-feira (5), o 3º Termo Aditivo ao edital nº 001/2021 que já estava com as datas das provas marcada para este sábado (6). O documento modifica diversas datas previstas anteriormente entre elas abre um novo período de inscrição para os candidatos que não conseguiram se inscrever, altera ainda a data e local de realização das provas. Outra novidade é que o termo de aditivo está publicado em destaque na página oficial da prefeitura. Os candidatos que tiveram suas inscrições deferidas não precisam fazer nova inscrição.

Polêmica – O edital apresentou algumas inconsistências entre elas as datas referentes ao período de inscrição e a data da realização da prova, o que levou alguns candidatos a deixarem de se inscrever em virtude do edital ter sido modificado através de aditivos que não tiveram ampla divulgação. O  vereador Ênio Andrade (PDT) apresentou na sessão ordinária da Câmara do último dia 26 de fevereiro, algumas das inconsistências contidas no edital e solicitou que a prefeitura revisse especialmente o período de inscrição e a data da prova, segundo o parlamentar o edital apresentava várias incongruências, erros de digitação, e falta de publicidade, haja vista que não houve a devida publicidade ao Edital, nem na página inicial do site oficial da prefeitura, nem em nenhuma página oficial nas redes sociais da própria prefeitura, ferindo incontestavelmente o princípio da publicidade da Administração pública.

O vereador destacou ainda que o período de publicação do edital até a data da realização da prova apresentava um prazo de apenas dez dias. Segundo o vereador o prazo curto gerou suspeitas sobre a intenção da seleção, “O curto prazo gerou suspeita sobre o objetivo das contratações, dando a entender que o principal interesse da Administração fosse restringir o número de inscritos”, ressaltou o parlamentar.

Ênio Andrade ainda falou sobre os aditivos ao edital, as correções apresentadas ao edital original, aditivos 01 e 02 publicadas no dia 24 e 25 de fevereiro respectivamente, altera as datas de inscrição, passando a ser de 24 a 25 de fevereiro, diminuindo em um dia o período de inscrição, e alterando os meios de inscrição, passando a ser realizado unicamente de forma virtual. No segundo aditivo, foi alterado o dia da prova, do dia 1º de Março para o dia 06 de Março, alterando a não exigência de prova de redação e alterando o material de estudo cobrado na prova objetiva. Ainda segundo o vereador os aditivos trouxeram informações confusas e provocaram dúvidas do processo seletivo, “essas mudanças causaram confusão e falta de convicção por parte dos munícipes sobre a lisura e o devido processo seletivo dessa prova e inscrição”, finalizou. 

O vereador encaminhou ainda ao Ministério Público um representação para que a promotoria pública adotasse medidas no sentido de suspender o processo seletivo para as devidas adequações, “solicitei ao Ministério Público que tome as devidas providências, ainda que drásticas, para que esse processo seletivo apresentado seja embargado ou suspenso, para que seja dada a total publicidade a todos os interessados, e não a um pequeno número de indivíduos, como ficou aparente dada a pressa de realização e publicação dos documentos exibidos no site oficial da prefeitura, ainda que de forma limitada de acesso”, disse o vereador em sua representação.

O 3º Termo de Aditivo está publicado na página principal do site da prefeitura - Foto: Reprodução

Segundo o secretário-adjunto da secretaria municipal de Assistência Social de Acaraú, Arimatéia Oliveira, a edição do novo 3º Termo de Aditivo foi publicada por questões sanitárias em decorrência da pandemia e que essa foi a melhor atitude nesse momento.

Veja abaixo as novas datas da seleção

Novo período de Inscrição 11 e 12 de março de 2021 de forma virtual.

A data da prova será no dia 28 de março, das 14h às 17h nas escolas municipais da Sede do Município, onde os endereços dos locais escolhidos serão divulgados até o dia 23 de março, com a divisão de candidatos deferidos inscritos.

 Acesse AQUI o 3º Termo Aditivo ao Edital.

Até o fechamento desta edição, o Ministério Público não havia se manifestado sobre a representação do vereador.   

quarta-feira, 3 de março de 2021

Adolescente é encontrada morta em Acaraú

Ela morava com as irmãs e mandou mensagem de despedidas para amigos mais próximos. A adolescente tinha problemas de depressão

Por Manoelzinho Canafístula

A adolescente foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira - Foto: Divulgação

A adolescente Taynea Ariele santos Sousa de 14 anos, foi encontrada morta em sua residência pelas irmãs, na manhã desta quarta-feira (3) no bairro Pedrinhas na cidade de Acaraú no litoral oeste do Ceará. Segundo declaração de amigos próximos a adolescente ela estava com problemas de depressão e mandou mensagens se despedindo na noite anterior a sua morte. “Eu só perdi a vontade de viver e isso há muito tempo. Já tentei muito tirar a minha vida, mas nunca funcionou, mas vai funcionar dessa vez”, disse a adolescente em uma das mensagens enviadas a amigos. 

Segundo declaração de César do Carmo, a adolescente foi encontrada pelas irmãs e pode ter morrido durante a madrugada, “infelizmente ninguém sabe o que passa uma pessoa que tem problema de depressão, perdi uma prima, uma amiga e uma irmã, a ficha ainda não caiu”, disse o rapaz que atualmente mora em não Paulo e lamenta não poder se despedir da adolescente. 

A prefeitura de Acaraú emitiu nota de pesar.   

Após atuação do MPCE, Prefeitura de Sobral divulga informações sobre vacinados contra Covid-19

 A ferramenta “Vacinômetro Covid19” informa a quantidade de doses aplicadas, separando entre primeira e segunda dose; o percentual da população vacinada; e a lista de cidadãos que receberam a vacina, com data da aplicação, grupo prioritário ao qual as pessoas pertencem e dados se a dose corresponde à primeira ou à segunda aplicação

Com Informnações do MPCE


 

Após atuação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Município de Sobral passou a disponibilizar no site da Prefeitura a plataforma “Vacinômetro Covid19”, com informações sobre o processo de imunização na cidade. A medida atende recomendação expedida pela 2ª Promotoria de Justiça de Sobral e a página pode ser acessada no site da Prefeitura.

 A ferramenta “Vacinômetro Covid19” informa a quantidade de doses aplicadas, separando entre primeira e segunda dose; o percentual da população vacinada; e a lista de cidadãos que receberam a vacina, com data da aplicação, grupo prioritário ao qual as pessoas pertencem e dados se a dose corresponde à primeira ou à segunda aplicação. Segundo o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Sobral, promotor de Justiça Alexandre Pinto Moreira, o Ministério Público continuará, dentro das respectivas atribuições, acompanhando de forma contínua os dados disponibilizados pelo Município de Sobral.

Acaraú – Em Acaraú no litoral oeste do estado, o vereador Ênio Andrade (PDT), teve requerimento de sua autoria aprovado no último dia 29 de janeiro, onde requisita da secretaria de Saúde a divulgação da lista com os nomes dos vacinados, a secretaria teria o prazo de 30 dias para atender a solicitação, o prazo excedeu e até o fechamento desta edição não há divulgação dos nomes dos vacinados.

Médico de Acaraú morre de Covid 19 em Fortaleza

 O médico do Programa Saúde da Família de Acaraú estava internado há 20 dias no hospital Unimed de Fortaleza e faleceu na noite de ontem. Seu corpo será sepultado na zona rural de Acaraú

Com Informações do portal O Acaraú 

Médico morreu em decorrência da Covid 19 - Foto: Arquivo Pessoal
 

O médico da família e especialista em pneumologia, Dr. Aharon Valdês Capó, faleceu na noite de terça-feira (2) em decorrência de complicações da Covid-19. Cubano, Aharon Valdês era médico da família na Comunidade de Carrapateira, no Distrito de Aranaú, em Acaraú, no litoral oeste do Ceará, o profissional era concursado pelo município há 14 anos. Dr. Aharon teve morte encefálica. Ele estava internado há 20 dias no hospital da Unimed em Fortaleza.

 Nascido em 16 de julho de 1963 em Havana, Cuba, Aharon estava radicado no Brasil desde o ano 2000, e em 2015 foi agraciado com o Título de Cidadão acarauense pelo ex-vereador José Ilson, representante da comunidade de Carrapateira. Seu sepultamento ocorrerá na comunidade.

Clínica Nossa Senhora de Fátima de Santana do Acaraú realiza consultas em março de 2021

Agende sua consulta por telefone ou pessoalmente na sede da Clínica situada na Rua Dr. José Mendes nº 519 no Centro de Santana do Acaraú 


















Caixa Econômica Federal abre processo seletivo para estágio remunerado

 As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março com bolsas de estudos que variam de R$ 400,00 à R$ 1.000,00 e auxílio-transporte de R$ 130 por mês

Além da inscrição, o processo seletivo conta com prova online e entrevista - Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal, por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), abriu processo seletivo em todo o país para formação de cadastro de reserva para estágio remunerado.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Ciee até o dia 16 de março, podendo se candidatar estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino técnico e de nível superior, dos cursos de arquitetura e urbanismo, direito e engenharias.

Além da inscrição, o processo seletivo conta com prova online e entrevista.

O valor da Bolsa Auxílio para estudantes do ensino médio ou técnico varia entre R$ 400 e R$ 500 mensais, de acordo com a jornada semanal.

No caso dos universitários, a remuneração é de R$ 1.000,00 por mês. Todos os estudantes recebem auxílio-transporte de R$ 130 por mês.

A Caixa orienta que os candidatos consultem o edital para se certificarem de que atendem a todos os requisitos necessários ao programa de estágio.

Veja o edital


terça-feira, 2 de março de 2021

Caminhoneiros fazem manifestação na BR-116, em Horizonte, contra alta no preço dos combustíveis

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local controlando o fluxo e negociando com os manifestantes. O movimento teve início por volta das 15h20. 

Por Diário do Nordeste

Caminhoneiros fazem protesto - Foto: Reprodução

Cerca de 40 caminhoneiros promovem uma manifestação no km 44 da BR-116, no município de Horizonte, na tarde de ontem (2). A motivação é o aumento dos preços dos combustíveis.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local controlando o fluxo e negociando com os manifestantes. O movimento teve início por volta das 15h20.

A assessoria de comunicação da PRF informa que os caminhoneiros se encontram na margem da rodovia e que o fluxo de veículos está seguindo normalmente.

Reajuste

O último reajuste do litro da gasolina foi anunciado pela Petrobras na segunda-feira (1). Esse foi o quinto aumento somente em 2021, chegando a alta de 4,8%, equivalente a R$ 0,124.

Já o diesel é a quarta alta do ano, aumento de 5%, o que corresponde a R$ 0,13. O preço da gasolina nas refinarias passa de R$ 2,48 para R$ 2,6 por litro. Já o diesel sobe de R$ 2,58 para R$ 2,71 por litro.

Em 18 de fevereiro, a estatal já havia reajustado o preço da gasolina em 10,2% e o diesel em 15,2%. Nos últimos trinta dias, já ocorreram três ajustes nos preços dos combustíveis.

A estatal afirmou em nota que tem como referência os preços de paridade de importação, acompanhando as variações do mercado internacional.

 

Ex-secretária municipal de Educação é morta a tiros em São João do Jaguaribe no Ceará

 A vítima estava conversando com conhecidos na calçada da casa de uma prima quando foi atingida pelos disparos.

Por O Povo

Izaura Maria Freire da Silva, foi executada a tiros - Foto: Arquivo Pessoal

Até o momento, não se sabe quantas pessoas estão envolvidas no homicídio. Segundo a PM, os moradores não conseguiram identificar como os criminosos chegaram ao local

A ex-secretária de Educação de São João do Jaguaribe, Izaura Maria Freire da Silva, foi executada a tiros por volta de 18h30min de segunda-feira, 1º, no centro do município, localizado a 221,6 km de Fortaleza. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a vítima estava conversando com conhecidos na calçada da casa de uma prima quando foi atingida pelos disparos.

Até o momento, não se sabe quantas pessoas estão envolvidas no homicídio e quantos tiros foram disparados. Segundo a PM, os moradores não conseguiram identificar como os criminosos chegaram ao local. Izaura foi secretária de Educação entre 11 de setembro de 2018 e 31 de dezembro de 2020.

Polícia prende suspeitos de assalto a Lojas Americanas de Acaraú

Durante a ação, a dupla roubou alguns aparelhos de telefone celular, e em seguida fugiram do local em uma moto. O crime foi flagrado por câmeras de segurança.

Com Informações do Portal Vale do Acaraú 24h

 

Lojas Americanas de Acaraú foi alvo de assaltantes - Foto: Divulgação

Três pessoas foram presas na manhã de segunda-feira, 01, suspeitas de envolvimento em um assalto na Lojas Americanas, na cidade de Acaraú.

O crime ocorreu por volta das 08h em uma filial das Lojas Americanas, no centro de Acaraú. Pelo menos dois criminosos armados, invadiram o estabelecimento onde anunciaram o roubo.

Durante a ação, a dupla roubou alguns aparelhos de telefone celular, e em seguida fugiram do local em uma moto. O crime foi flagrado por câmeras de segurança.

Uma equipe do Força Tática passava pelo local, quando foi alertada por populares sobre o roubo, e de imediato os PMs iniciaram diligências para localizar e prender os envolvidos.

Segundo informações, com apoio de Policiais Civis da Delegacia de Bela Cruz, os PMs se deslocaram até a cidade de Marco, onde localizaram os suspeitos em um salão de cabeleireiro.

Os suspeitos identificados como Aristides Dulas (31), e João Victor (21), foram flagrados em posse dos celulares roubados nas Americanas, e a respectiva moto usada no crime.

Ainda durante as diligências, os policiais detiveram um rapaz conhecido como Lucinho, de 27 anos, na cidade de Bela Cruz, suspeito de envolvimento no crime.

Todos os suspeitos detidos foram conduzidos até a Delegacia de Acaraú, para prestar esclarecimentos e serem tomadas as medidas legais cabíveis.

segunda-feira, 1 de março de 2021

Gasto do Exército com cerveja escancara abismo entre militares de alta e baixa patente

Compra de 3,5 mil garrafas de cerveja por Batalhão de Infantaria no Espírito Santo seria suficiente para bancar a alimentação de um soldado brasileiro por mais de 10 anos

Por Daniel Giovanaz | Brasil de Fato


Reprodução / Forças Armadas

Brasil de Fato – O valor estabelecido pela empresa Licita Web Comércio Eireli, vencedora do pregão eletrônico nº 006/2020 do 38º Batalhão de Infantaria para a compra de 3,5 mil garrafas de cerveja das marcas Heineken e Stella Artois, seria suficiente para bancar a alimentação de um soldado brasileiro por mais de 10 anos. Essa comparação com a compra de cerveja mostra o abismo entre as condições de vida de militares de alta e baixa patente no Brasil.

A compra está descrita em uma representação protocolada por parlamentares do PSB na Procuradoria Geral da República (PGR) no início do mês. Além das cervejas especiais, o documento mostra que 714,7 mil quilos de picanha foram solicitados por militares do Exército e da Marinha em 2020, com sobrepreço de até 60%.

“Em um ano de pandemia, com crise sanitária, econômica e social devastando nosso país, é inacreditável que os cofres públicos tenham custeado gastos com cerveja”, dizem os parlamentares. “A quantidade de itens contratados para o ano de 2020 sugere que as Forças Armadas realizaram grande número de festividades mesmo durante a vigência de recomendações sanitárias de distanciamento social.”

O 38º Batalhão de Infantaria está localizado na Praia de Piratininga, em Vila Velha (ES).

A etapa comum de alimentação do Ministério da Defesa tem valor o fixo de R$ 9,00 por dia, por militar. Essa é, segundo a portaria normativa nº 19, de junho de 2017, “a importância, em dinheiro, destinada ao custeio da alimentação diária do militar em todo o território nacional.” O valor não teve reajuste desde então.

“Com esses recursos [R$ 9,00 por militar] são adquiridos os gêneros alimentícios necessários para as refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar)”, afirmou o Ministério da Defesa, em nota divulgada no final de janeiro. “O efetivo de militares da ativa é de 370 mil homens e mulheres, que diariamente realizam suas refeições, em 1.600 organizações militares espalhadas por todo o País.”

 A soma do preço das cervejas Heineken e Stella no pregão, R$ 33.925, seria suficiente para custear, portanto, as três refeições de um militar por 3.769 dias.

“Eles não recebem vale alimentação porque têm os ranchos, os restaurantes para os próprios militares”, explica Lucas Pereira Rezende, professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio pós-doutoral em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP).

“Agora, todos aqueles produtos de luxo, eu duvido que sejam consumidos pelos praças [aqueles que ocupam categorias inferiores na hierarquia militar]”, completa. “A nata das Forças Armadas sempre foi bastante elitista e segregacionista.”

Abismo

“Em praticamente todas as unidades militares existe distinção de comida para os oficiais de alta patente, os generais”, ressalta Juliano Cortinhas, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB).

 Ele trabalhou por quatro anos no Ministério da Defesa, e lembra que o cotidiano dos generais era repleto de regalias.

 “Existiam três restaurantes diferentes. O das baixas patentes ficava no subsolo, em um ambiente bastante ruim. Existia um refeitório no segundo andar, para oficiais superiores, até o nível de coronel. E os generais almoçavam no 6º andar uma comida completamente diferenciada, com pratos internacionais, e por vezes havia bebida alcoólica”, relata o professor da UnB.

Além da comida do dia a dia, o oficialato costuma participar de eventos e recepções. Nessas ocasiões especiais, o luxo é ainda maior.

“Quando há, por exemplo, trocas de comando no Ministério da Defesa, acontecem esses eventos, com champanhe, vinhos, coquetéis”, acrescenta Cortinhas. “São eventos comuns, e às vezes também participam oficiais estrangeiros, como convidados.”

A discrepância entre as condições de vida dos militares brasileiros, conforme o grau de hierarquia, é histórica. Nos anos 1920, o país viveu uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército, que criticavam os baixos salários e o jogo político imposto pelas oligarquias da época.

O chamado movimento tenentista contribuiu para a desestabilização da ordem política existente na Primeira República e preparou o caminho para a chamada Revolução de 1930.

O problema da iniquidade nunca foi resolvido, e a proibição de greves nas Forças Armadas dificulta os avanços.


Pesquisador diz que a discrepância entre as patentes é maior no Brasil do que em outros países / Reprodução

Um dos casos em que essa insatisfação veio à tona foi em 1980, quando o então capitão do Exército e hoje presidente da República, Jair Bolsonaro, planejou explodir bombas em quartéis por melhores salários – o plano foi revelado pela revista Veja. Bolsonaro foi punido com 15 dias de prisão disciplinar e acabou absolvido em 1988, mas o episódio foi decisivo para sua entrada na política.

Como presidente, em dezembro de 2019, Bolsonaro sancionou uma reforma da Previdência que só aumentou o abismo entre os militares.

Ampliação do fosso

Na reforma, os militares conseguiram manter privilégios e até ampliar seus ganhos, no caso dos altos oficiais.

“Houve uma piora, no sentido de equidade dos diversos níveis na carreira [militar], porque os altos oficiais passaram a ter um aumento muito maior do que aqueles de baixa patente”, enfatiza o professor Lucas Rezende. “Então, se ampliou um fosso que é histórico nas Forças Armadas brasileiras, desde a sua concepção.”

A reforma da Previdência garantiu aos militares a manutenção do direito à aposentadoria integral, sem limite de idade, regras que não valem para nenhuma ocupação civil. A ajuda de custo, paga ao militar assim que ele passa para a inatividade remunerada, para a transferência da família e dos bens, chegou a oito salários, pagos à vista – o dobro da proposta inicial do governo.

“Por meio de uma manobra política muito perspicaz, mas bem pouco democrática, os militares provavelmente atrelaram o apoio ao governo Bolsonaro a ganhos pessoais. Eles também conseguiram incluir uma demanda antiga, que era a reforma do plano de carreira, com aumentos proporcionais”, completa o pesquisador.

Rezende chama atenção para uma foto que ilustra esta reportagem, que mostra uma reunião de altos oficiais do Exército Brasileiro em 2020: “São todos homens, brancos, muito bem nutridos, quando a sociedade tem mais de 50% de pretos e pardos”, analisa. Para o especialista, o acesso a cargos de comando ainda é restrito, em grande medida, a homens provenientes da elite.

“É claro que em todos os países os altos oficiais ganham muito bem, mas as proporções são menos discrepantes do que no Brasil”, finaliza.

Juliano Cortinhas lembra que a possibilidade de ascender aos postos mais altos depende de como o militar inicia sua carreira. “Quem chega a esses postos é quem sai da Academia Militar das Agulhas Negras, no caso do Exército, da Academia Naval, no caso da Marinha, ou da Academia da Força Aérea, no caso da Aeronáutica”, explica. “Quem sai da escola de sargentos, por exemplo, não pode migrar durante a carreira. São distâncias que não há como encurtar.”

Em valores atuais, o salário-base de um soldado recruta é R$ 1.078,00. O dos cabos é R$ 2.627,00, enquanto o general de Exército recebe a partir de R$ 13.471,00

 O professor da UnB diz que é comum ouvir generais reclamando que seu salário-base é baixo em comparação com o Legislativo e o Judiciário. Por outro lado, os benefícios e gratificações são mais amplos que qualquer outra carreira.

 “Escola para os filhos, assistência médica, com hospitais de altíssima qualidade e um cuidado todo especial, horas garantidas para exercício físico”, lista. “Quando chegam ao oficialato, eles têm moradia gratuita em vilas militares espalhadas pelo país. Os generais têm motorista próprio, um ajudante de ordens, secretária e um taifeiro, que é um assessor pessoal e também cumpre serviços domésticos”, acrescenta.

 Cortinhas ressalta o alto custo para o Estado brasileiro sempre que um general é transferido de um posto a outro – “pode chegar à casa de seis dígitos”. As despesas incluem, por exemplo, a reforma do apartamento, o pagamento de soldos extra, e a transferência de toda sua equipe.

Quase 80% do orçamento do Brasil em Defesa é comprometido com pessoal. O padrão estabelecido pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por exemplo, é de 40%.

Na semana passada, as Forças Armadas foram beneficiadas novamente, desta vez com uma mudança de última hora na PEC emergencial para blindar reajustes de militares de suspensão em caso de estouro do teto.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Defesa e para expor os questionamentos e solicitar informações sobre os eventos em que os produtos mencionados foram servidos, e quem estava presente.

“A maior parte destes produtos não foi sequer empenhado”, respondeu a pasta, com links para uma nota publicada recentemente sobre o pedido de investigação dos parlamentares do PSB. As demais questões não foram esclarecidas.

“Os processos de compra são executados de forma transparente, tanto que puderam ser consultados, e auditados pelos órgãos de controle interno e externo, passando por constantes aprimoramentos”, diz a nota.

 O Brasil de Fato apurou que um dos itens do pregão eletrônico nº 20/2020 presente na representação entregue à PGR – a compra de 3,5 mil garrafas de cerveja da marca Eisenbahn – não foi empenhado. Por isso, o valor dessa compra específica não foi incluído no cálculo apresentado ao início da reportagem.


domingo, 28 de fevereiro de 2021

Governo libera auxilio em duas parcelas de R$ 500,00 para profissionais de eventos no Ceará

O anúncio foi feito em live no Facebook do Governo do Ceará, na tarde desta sexta-feira (26), com participação do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, e o secretário Executivo de Planejamento e Orçamento, Flávio Ataliba.


O auxilio financeiro para os profissionais do setor de eventos do Ceará no valor de R$1.000, anunciado pelo governador Camilo Santana na semana passada, é a primeira medida implantada pelo Governo do Ceará para apoio ao setor prejudicado economicamente pela pandemia da Covid-19.

O anúncio foi feito em live no Facebook do Governo do Ceará, na tarde desta sexta-feira (26), com participação do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, e o Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento, Flavio Ataliba.

Na próxima segunda-feira, 1º de marco, os profissionais já́ poderão se cadastrar para receber o auxílio. O cadastro deve ser realizado no site e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) disponibilizará também um chat para tira-dúvidas. Os trabalhadores do setor de eventos terão até o dia 10 de marco para fazer a solicitação do auxilio.

Entre os beneficiados pelo o auxilio estão inclusos técnicos de som, luz, figurino e enotécnica, produtores(as), montadores de palcos, cerimonialistas de eventos, decoradores de eventos, recepcionistas de eventos, fotógrafos e cinegrafistas de eventos, bem como músicos, humoristas, artistas de rua e profissionais de circo.



📌 SERVIÇO:

Cadastro para solicitação de auxílio financeiro para os profissionais do Setor de Eventos do Ceará

🔶 Duvidas:

Suporte do Mapa Cultural do Ceará: https://bit.ly/mapacultural-ceara-suporte

🔶 Horário de Atendimento – 8h às 17h (seg sex)

*Todas as dúvidas devem ser encaminhadas diretamente para o serviço disponível no link de suporte do Mapa Cultural do Ceará.

🔶 Site para cadastro: https://bit.ly/2O6IGw8

(disponível somente na segunda-feira, 1º de março)

📌 Saiba mais: www.secult.ce.gov.br



Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *