Os Três Guardiões: 2020-05-31

Total de visualizações de página

sábado, 6 de junho de 2020

Camocim tem fiscalização reforçada durante o lockdown; Município já registra 18 mortes por Covid-19

A Prefeitura do município, informou que serão abertos mais 12 leitos de enfermaria até a próxima quarta-feira (10). A cidade não possui leitos de UTI, para atender casos mais graves

Diário do Nordeste


Legenda: Para tentar conter a disseminação do coronavírus em Camocim estão sendo realizadas barreiras de segurança sanitária nas principais entradas da cidade - Foto: Matheus Ferreira

O município cearense Camocim teve registro de 238 casos confirmados do novo coronavírus apenas nos últimos quinze dias, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

A cidade que cumpre lockdown desde 1º de junho, recebeu nessa sexta-feira (5) a visita do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), André Costa, para acompanhar as ações de fiscalização mais rígidas.

Camocim, que não possui leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já registra 627 casos confirmados e 18 óbitos pela Covid-19, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Município, e é apontada como uma das cidades com picos de casos, no momento.

Para tentar conter a disseminação do vírus Sars-Cov-2 na cidade litorânea, uma das ações é o reforço das barreiras de segurança sanitária nas principais entradas da cidade, nas quais cerca de 100 motorista são abordados diariamente, e 20 retornam para o destino de origem.

As barreiras realizadas por agentes da Polícia Militar e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Camocim, promovem ações de medição de temperatura e conscientização da população. A reportagem esteve no local e notou ainda uma grande movimentação nestes pontos.

“A atuação é basicamente de sensibilização e de conscientização junto à população”, esclareceu André Costa, durante a visita ao município. O secretário também destacou que Camocim vem mostrando uma das melhores taxas de distanciamento social, dentre as cidades que decretaram confinamento mais rígido. De acordo com o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), a localidade detém um índice de isolamento médio de 59,45%.

Para o funcionário público Raimundo Rodrigues da Silva, proprietário de um sítio localizado em uma área próxima da cidade, o bloqueio de segurança é necessário para a proteção dos moradores. Por ser uma cidade turística, o senhor Raimundo acha que a fiscalização deve ser ainda mais ostensiva. "Aqui sempre vem gente de vários locais. É preciso mais atenção por parte da prefeita para saber quem entra e quem sai na cidade. As pessoas que passam por aqui é por necessidade de comprar uma medicação, mas as de outras cidades devem ser barradas, até porque não tem nada funcionando", acrescenta.

Outra ação implantada no município foi a instalação de túneis de desinfecção no Mercado Central da cidade - Foto: Matheus Ferreira

Outra iniciativa implantada no município foi a instalação de túneis de desinfecção no Mercado Central da cidade, onde apenas bancas de frutas, verduras e frios continuam em funcionamento. Segundo o coordenador do mercado, Francisco Ribeiro da Silva, a prefeita Mônica Aguiar tomou todas as medidas de segurança para manter o local higienizado. O espaço está cercado por disciplinadores e tem duas cabines de desinfecção. Todos que entram no local tem a temperatura medida e o uso de máscara é obrigatório.

"As demais lojas existentes no local só voltarão a funcionar conforme determinação de reabertura expedida pelo governo do Estado e em comum acordo com o Município", acrescenta o coordenador.

Leitos

O município conta apenas com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com dezesseis leitos, para receber casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, de baixa complexidade,e sete deles já estão ocupados. A localidade também não possui leitos de UTI, para atender os casos mais graves, que acabam tendo que ser transferidos para Sobral, cerca de duas horas de viagem.

O aposentado Edvaldo Roseno da Silva, 74 anos é um dos moradores de Camocim, preocupado com o avanço da pandemia e com aa falta de assistência médica. "Fico em casa e recomendo as pessoas para ficarem também. Vim só fazer umas compras no mercado, mas hoje mesmo já vi gente sem máscara, isso é um perigo para eles para o próximo".

Edivaldo afirma, que no início da pandemia ninguém da cidade acreditava muito. Porém, com o passa do tempo, a população percebeu que a contaminação pelo vírus estava se agravando. "É muita gente morrendo e a gente tem que se precaver. A vida é muito importante e principalmente com saúde, porque você sem saúde a pessoa não vale nada, é uma pessoa apagada", alerta o aposentado.

De acordo com a Prefeitura de Camocim, doze leitos de enfermaria serão abertos na cidade, com previsão para próxima semana, em um anexo montado ao lado da UPA.


Decreto de isolamento social rígido é prorrogado em Acaraú, Itarema, Camocim e Sobral

Nos demais municípios, a fase de transição é mantida por mais sete dias.

Com informações do Diário do Nordeste 

 O fluxo de pessoas continua grande no centro de Acaraú 

Foto: Manoelzinho Canafístula

O governador Camilo Santana anunciou neste sábado (6) que a Capital avança para a fase 1 do plano de retomada nesta segunda-feira (8), que inclui a abertura do comércio com quadro de pessoal reduzido. O isolamento social rígido será mantido em quatro municípios da região norte - Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema. Nos demais municípios, a fase de transição é mantida por mais sete dias.

Segundo o governador, os demais municípios seguem na fase de transição conforme estabelecido no último decreto, que autorizou o retorno de atividades como a construção civil, a indústria e parte do comércio. “Vamos observar o comportamento nas regiões do Cariri, Centro Sul e Jaguaribe e, em Fortaleza, vamos para a primeira fase da retomada”, disse. “E vamos manter o isolamento rígido em Sobral, Camocim, Itarema, Acaraú”.

O governador ressaltou que a retomada teve início em Fortaleza em virtude da melhora dos indicadores de saúde, como redução de internações, de óbitos por coronavírus e do aumento da disponibilidade de leitos e respiradores. “Em todo o Ceará permanece a transição. A Capital, pelos indicadores analisados, inicia a primeira fase. E, para que a gente possa avançar nas próximas fases, dependerá da população. Daqui a sete dias vamos avaliar como se comportará o interior do Ceará”.

De acordo com Camilo, as próximas etapas da política de isolamento será feita de forma regionalizada, atendendo as necessidades de cada região a depender dos indicadores de saúde de cada município.

Em publicação nas redes sociais, Camilo Santana acrescentou que o uso de máscara segue obrigatório em todo o Estado.

“Anuncio prorrogação do Decreto de Isolamento Social em todo o Ceará por mais sete dias, com manutenção do Isolamento Rígido em alguns municípios da Região Norte. Nas demais cidades, exceto capital, será prorrogada a Fase de Transição também por mais sete dias. Em Fortaleza, devido à redução dos indicadores da Covid, inicia a Fase 1 do Processo de Retomada, com a obrigação do controle da circulação de funcionários e clientes por parte dos estabelecimentos comerciais autorizados a abrir nessa fase. O uso de máscara continua obrigatório”.

Desde o começo do plano de retomada da economia do Governo do Estado, implementado no dia 1º, 969 pedidos de retirada de dúvidas foram atendidos pelo serviço de esclarecimento oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Mas a cada dia, segundo Júlio Cavalcante, secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, o número vem caindo, indicando que as pessoas têm assimilado o plano.

No primeiro dia, de acordo com dados repassados pela Pasta, 462 ligações foram atendidas e 60 e-mails foram recebidos pela equipe. Mas os números foram caindo nos dias seguintes, chegando ao patamar de 61 ligações atendidas e 9 e-mails respondidos na última sexta-feira (5).

Segundo Cavalcante, os contatos estabelecidos continham muitas denúncias nos primeiros dias, mas o perfil das ligações e dos e-mails, com o passar do tempo, foi ficando mais direcionado à orientação. Na última quinta-feira (4), cerca de 50% das dúvidas eram sobre os protocolos de reabertura, enquanto 20% eram sobre quais tipos de empresa poderiam reabrir.


quinta-feira, 4 de junho de 2020

Deputados do MDB estudam nomes para as eleições de Fortaleza

Segundo o deputado Moses Rodrigues, está sendo avaliada a formação de uma chapa composta por lideranças da capital


Deputados do MDB do Ceará que integram as bancadas federal e estadual voltaram a se reunir na segunda-feira, 01, para tratar das eleições de 2020. A reunião, que foi realizada remotamente, contou com a participação dos deputados estaduais Danniel Oliveira, Walter Cavalcante, Leonardo Araújo, Davi de Raimundão, Agenor Neto e Edilardo Eufrásio, além do deputado federal Moses Rodrigues.

Segundo o deputado Moses Rodrigues, está sendo avaliada a formação de uma chapa composta por lideranças de Fortaleza. “Acredito que temos bons nomes para lançar na capital. Temos deputados estaduais que militam e possuem o título de eleitor em Fortaleza. Recebi o convite tanto do diretório nacional, como do Presidente Estadual Senador Eunício Oliveira para disputar as eleições em Fortaleza, no entanto eu preferi manter meu título em Sobral para fortalecer a articulação do MDB na Princesa do Norte, mas claro que vamos contribuir na coordenação da campanha da capital”, destacou o parlamentar.

Outros nomes cogitados durante a reunião foram os dos deputados Leonardo Araujo, Danniel Oliveira e Walter Cavalcante, este último presidente da sigla em Fortaleza.  A expectativa do MDB é ampliar o diálogo com prefeitos, vereadores e membros do diretório estadual, para construção de uma candidatura na capital cearense.

Segundo o Presidente Nacional do MDB, Deputado Federal Baleia Rossi, a sigla deve seguir fortalecida em 2020, reconhecida como o maior partido do Brasil, com o maior número de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores no país. No Ceará, alianças devem fortalecer os pleitos municipais. “Iremos dialogar com partidos que estejam alinhados e que usem suas bandeiras pra defender o ponto de equilíbrio, contra os extremos e em favor das forças democráticas”, concluiu Moses Rodrigues.

Já em Fortaleza, a sigla pretende pleitear mais cadeiras na Câmara. “O MDB deve lançar mais de 50 candidatos a vereador somente na capital cearense”, revelou o deputado estadual Danniel Oliveira. O fortalecimento do partido no Ceará também foi confirmado pelo deputado estadual Leonardo Araújo. “Somos o terceiro maior partido em número de filiados não somente em Fortaleza, mas em todo o Estado do Ceará, apesar das investidas feitas nos últimos dois anos”, destacou.

Nos próximos dias o grupo deve voltar a se reunir para apresentar possíveis nomes para o pleito da capital cearense. A indicação final será colocada para a apreciação da executiva nacional e estadual.


Clínica Nossa Senhora de Fátima de Santana do Acaraú realiza primeiras consultas de junho de 2020

Agende sua consulta por telefone ou pessoalmente na sede da Clínica situada na Rua Dr. José Mendes nº 519 no Centro de Santana do Acaraú














Moradores encontram corpo de homem em açude de Acaraú

A vítima estava às margens do açude Piranhas, foi encaminhada para a Coordenadoria de Medicina Legal de Sobral

Manoelzinho Canafístula

 

Corpo foi encontrado por moradores as margens de açude do município / Foto: DIVULGAÇÃO

Moradores do município de Acaraú, no litoral Oeste do Ceará, encontraram o corpo de um homem as margens do açude Piranhas, na tarde desta quinta-feira (04). Até o fechamento desta edição, a vítima foi identificada como Jerniel Castro de Oliveira, 32 anos, segundo relatos de moradores que encontraram o cadáver, ele estava despido da cintura pra baixo e o corpo tinha sinais de espancamento. 

O corpo da vítima foi encontrado por pessoas que passavam pelo local, a Polícia Militar foi acionada, e o corpo levado para a coordenadoria de Medicina Legal (Comel) de Sobral.


quarta-feira, 3 de junho de 2020

COVID-19: MPCE instaura procedimentos para fiscalizar recursos da saúde em mais de 70 municípios

A fiscalização do Ministério Público do Ceará sobre os contratos de aquisição de bens e serviços para o combate à pandemia do novo coronavírus já chega a mais de 70 municípios cearenses

Com informações do MPCE


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) divulgará, às terças-feiras, um balanço dos procedimentos que estão em andamento para investigar a aplicação dos recursos públicos, em âmbitos municipal e estadual. Os procedimentos são oriundos de representações e de denúncias recebidas pelas Promotorias de Justiça, órgãos de apoio e de investigação, e Ouvidoria do MPCE ou através do e-mail covid19.denuncia@mpce.mp.br. Alguns desses procedimentos fiscalizam a instalação de hospitais de campanha, a compra de respiradores, de testes para COVID, de EPIs e de outros insumos e a distribuição de cestas básicas, entre outras contratações.

Até esta terça-feira (02), já foram instaurados 134 procedimentos em 72 municípios cearenses: Acarape, Acaraú, Acopiara, Amontada, Aracati, Araripe, Arneiroz, Aurora, Barbalha, Barreira, Barroquinha, Baturité, Bela Cruz, Boa Viagem, Caridade, Caririaçu, Caucaia, Cedro, Chaval, Chorozinho, Coreaú, Crato, Cruz, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortaleza, Fortim, Graça, Hidrolândia, Ibiapina, Icó, Iguatu, Independência, Itapajé, Itapipoca, Itatira, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Marco, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Morrinhos, Mucambo, Novo Oriente, Pacujá, Palhano, Paraipaba, Parambu, Pedra Branca, Pereiro, Potengi, Quiterianopolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Saboeiro, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Benedito, São João do Jaguaribe, Sobral, Tamboril, Tauá, Trairi, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Confira aqui a relação dos procedimentos instaurados até o dia 2 de junho.

O procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro destaca que o objetivo desta divulgação é fazer com que os cidadãos possam compreender como o Ministério Público vem trabalhando e como cada um deles pode ajudar a fiscalizar a aplicação correta do dinheiro público. “Todas as suspeitas que chegam ao conhecimento do MPCE são encaminhadas para os promotores de Justiça, que realizam todas as diligências necessárias para chegar à verdade dos fatos. Não é fácil realizar a investigação de tantos fatos complexos durante uma pandemia, que dificulta a realização dos trabalhos de campo. Além disso, como estamos em um ano eleitoral, o Ministério Público precisa ter o máximo cuidado para evitar que as suas ações sejam usadas para influenciar as campanhas municipais. Porém, nada nisso nos impedirá de cumprimos com a nossa missão de prevenir e reprimir a corrupção, onde quer que ela esteja e quem quer que tenha praticado”, reforça o chefe do MP cearense.

Ele lembra, ainda, que é possível acompanhar a aplicação dos recursos públicos nos Portais da Transparência do Estado do Ceará e de cada município. Lá é possível verificar se os bens e serviços pagos pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras estão sendo entregues. Os Portais foram criados pela Lei Complementar 131, também conhecida como Lei da Transparência, que obriga a União, os estados e os municípios a divulgar seus gastos na Internet em tempo real.

Com a palavra o Procurador Geral de Justiça Manuel Pinheiro

Como denunciar

Denúncias relacionadas ao combate à pandemia podem ser enviadas para o e-mail covid19.denuncia@mpce.mp.br. Todas as ações do MPCE neste tema podem ser encontradas em www.mpce.mp.br/coronavirus, assim como os contatos de emergência das Promotorias de Justiça, órgãos de apoio e de investigação.


Mãe e filho são mortos a tiros na zona rural de Acaraú

Homens armados invadiram a residência e executaram mãe e filho na comunidade de Aroeira, no ultimo domingo um adolescente de 15 anos foi morto na mesma comunidade rural

 Antônio Benevenuto da Silva Filho e a mãe Ivanilde de Paulo Alves Gomes foram mortos a tiros dentro de casa na zona rural de Acaraú - Foto: Arquivo Pessoal

A dona de casa Ivanilde de Paulo Alves Gomes, 52 anos e seu filho Antônio Benevenuto da Silva Filho, 23 anos, foram mortos a tiros na noite desta terça-feira (2) na comunidade de Aroeira, zona rural de Acaraú no litoral oeste do Ceará. Segundo declaração da Polícia, homens armados invadiram a residência onde mãe e filho estavam e efetuaram vários disparos, os dois morreram no local, a Policia Militar foi acionada, isolou a área até a chegada da pericia forense, os corpos foram encaminhados ao IML de Sobral. Os criminosos fugiram logo após do crime. Não há pistas sobre os autores do duplo homicídio.

No último domingo (31), um adolescente de 15 anos, foi morto a tiros dentro de casa na mesma localidade rural. A Policia Civil abriu inquérito para investigar os crimes.


Carro com quatro pessoas capota na CE 085 zona rural de Itarema

Três mulheres e um homem sofrem arranhões leves, após veículo capotar ao desviar de um buraco na rodovia

Por Manoelzinho Canafístula

 Veículo envolvido no acidente - Foto: Fábio Almeida

Um empresário e três funcionarias públicas saíram ilesos de um acidente, envolvendo um veiculo de passeio na manhã desta segunda-feira (01º) na CE 085 zona rural de Itarema no litoral oeste do estado.  Segundo o empresário Fábio Almeida, ele estava viajando na companhia de mais três amigas, que são funcionárias públicas, após passarem pela rotatória de Amontada, próximo a Lagoa do Mineiro, identificaram um buraco na via, segundo ele o carro estava a uma velocidade de 110 KM/h, a motorista do veiculo desviou do buraco e puxou o carro para esquerda e em seguida para a direita, ““quando ela puxou o carro pra direita já havíamos perdido o controle da direção e saímos capotando por diversas vezes chegando a cair dentro de uma Lagoa”, disse o empresário.

 

Empresário Fábio Almeida estava no veiculo - Foto: Arquivo Pessoal

Ainda segundo Almeida, havia um declive no local e o veiculo quebrou várias árvores que estavam às margens da rodovia, um homem que trabalhava nas proximidades presenciou o acidente. As vítimas conseguiram sair do veiculo e algumas pessoas que passavam pelo local, informaram ao delegado de Itarema sobre o acidente, as vítimas foram levadas ao Hospital Municipal Natércia Rios em Itarema, liberadas logo em seguida.

Para Fabio Almeida que fará aniversário no próximo dia 11 foi o melhor presente que poderia ganhar, “foi um grande livramento e o meu melhor presente de aniversário”, disse. Ainda segundo ele, sempre fazem esse percurso entre Fortaleza e Itarema, ele mantêm serviços no ramo de segurança privada no município e as amigas são escrivãs nas delegacias de Itarema e Marco.


segunda-feira, 1 de junho de 2020

Adolescente é morto a tiros na zona rural de Acaraú

Os criminosos invadiram a residência e mataram o adolescente dentro de casa

Com Informações do Portal Vale do Acaraú


O adolescente João Gabriel Rocha, 15 anos, foi assassinado a tiros dentro de sua residência, na madrugada deste domingo (31), na comunidade de Aroeira, zona rural de Acaraú. Segundo testemunhas, pelo menos 3 homens armados e encapuzados, invadiram a residência da vítima e efetuaram  diversos tiros, o trio fugiu em seguida tomando rumo ignorado.

A Policia Militar foi acionada e esteve no imóvel resguardando o local do crime até a chegada de equipes do IML de Sobral, para serem tomadas as medidas legais cabíveis do caso. Até a divulgação deste caso, a provável motivação para o crime era desconhecida, a vítima era natural do município de Cruz, e segundo as informações, não tinha envolvimento com crimes. O crime será apurado por equipes da Policia Civil.


UPA abre seleção para contratação de profissionais em Acaraú no Ceará

Instituto de Estudos e Pesquisa Humaniza realiza processo seletivo com 55 vagas na Unidade de Pronto Atendimento no Município de Acaraú. Salários vão de R$ 1.034,00 a R$ 2.704,00. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até às 14h do dia 03 de junho

Por Manoelzinho Canafístula

Upa de Acaraú será inaugurada dia 12 de junho (Foto: Jonhata Adams)

O Instituto de Estudos e Pesquisas Humaniza, localizado no município de Colina, no estado de São Paulo, divulgou edital com abertura de um novo processo seletivo simplificado que servirá para preencher 55 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior para lotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município de Acaraú, no litoral oeste do Ceará, regido pelo Regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Confira o edital AQUI.

Vagas abertas

• Copeira (4) - Ensino Fundamental Completo - salário R$ 1.034,00

• Fiscal de Acesso (4) - Ensino Fundamental Completo - salário R$ 1.034,00

• Maqueiro (4) - Ensino Fundamental Completo - salário R$ 1.034,00

• Assistente Administrativo (1) - Ensino Médio Completo - salário R$ 1.200,00

• Recepcionista (4) - Ensino Médio Completo - salário R$ 1.034,00

• Técnico de Informática (1) - Certificado de conclusão do curso Técnico em Informática - salário R$ 1.200,00

• Auxiliar de Farmácia (4) - Certificado de conclusão do curso Técnico em Farmácia - salário R$ 1.034,00

• Técnico de Laboratório (4) - Certificado de conclusão do curso Técnico em Laboratório - salário R$ 1.036,27

• Técnico de Enfermagem (12) - Certificado de conclusão do curso Técnico de Enfermagem e Registro de Técnico de Enfermagem no COREN-CE - salário R$ 1.036,27

• Técnico em Radiologia (7) - Certificado de conclusão do curso Técnico em Radiologia - salário R$ 1.806,10

• Assistente Social (1) - Certificado de conclusão da Graduação em Serviço Social e Registro no Conselho de Classe - salário R$ 2.150,00

• Enfermeiro (8) - Certificado de conclusão da Graduação em Enfermagem e Registro de Enfermeiro no COREN-CE - salário R$ 1.878,07

Farmacêutico (1) - Certificado de conclusão da Graduação em Farmácia e Registro de Farmacêutico no CRF-CE - salário R$ 2.704,00

Inscrição

Os interessados deverão enviar o currículo para o e-mail selecao@institutohumaniza.com.br informando o cargo pretendido a partir de 01/06 até o dia 03/06, as 14h. Os selecionados serão chamados para uma entrevista presencial que deverá ser marcada por e-mail ou telefone. Mais detalhes sobre as vagas e o processo seletivo estão no site: http://www.institutohumaniza.com.br/selecoes.html.

O processo seletivo será de análise de currículo, entrevista individual, análise de documentação e ASO Admissional.

O prazo de validade do processo seletivo será de três meses contado da data de sua homologação, podendo, por ato expresso do Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Humaniza ser prorrogado uma única vez por igual período.


Adolescente de 12 anos é encontrada morta com marcas de tiros em Jijoca de Jericoacoara

Ela estava na companhia do namorado na noite em que desapareceu e foi encontrada morta no dia seguinte, a delegacia municipal de Cruz investiga o caso

Com informações do Portal Vale do Acaraú 24h

Klaryce Jacinto Vasconcelos, de 12 anos, foi morta a tiros na zona rural de Jijoca de Jericoacoara - Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Militar foi acionada por populares na manhã do último sábado (30), após encontrarem o corpo de uma adolescente de 12 anos em uma estrada carroçável na localidade de Solidão, zona rural do município de Cruz, interior do Ceará. Segundo reportagem do Portal Vale do Acaraú, após a chegada de equipes da PM e da Perícia ao local, a adolescente foi identificada como Klaryce Jacinto Vasconcelos, de 12 anos, natural de Cruz. Segundo levantamentos o corpo apresentava diversos ferimentos por arma de fogo na região da cabeça e nas costas.

Equipes da PM de Cruz e Jijoca de Jericoacoara iniciaram diligências nas localidades próximas no intuito de obter informações que levassem a localização dos possíveis suspeitos de assassinar a adolescente. Durante as buscas, os policiais conseguiram localizar P.J.S. de 19 anos, natural de Bela Cruz, suposto namorado da adolescente. O rapaz teria relatado, que transitava na noite anterior com a adolescente em uma motocicleta pela CE085, no município de Cruz, quando o veículo faltou gasolina próximo a localidade de Cedro.

O rapaz afirmou aos policiais que ao tentar pedir ajuda em um bar, foi rendido pelo dono do estabelecimento e as pessoas que estavam no local, que acusavam o casal de serem simpatizantes de facção.

P.J.S disse que conseguiu correr, mas a adolescente Klaryce ficou no local, sendo localizada morta somente no dia seguinte.

Policiais Militares realizaram novas buscas e conduziram alguns suspeitos apontados pelo jovem P.J.S, como prováveis participantes do crime. Todos foram conduzidos a Delegacia Regional de Policia Civil em Camocim, onde prestaram esclarecimentos sobre o crime.

A adolescente Klaryce Jacinto era estudante, natural de Cruz e residente na zona rural do município de Jijoca de Jericoacoara. Ela no inicio do ano, chegou a estar como desaparecida, apos sair de casa em fevereiro e ter pegado um táxi em Cruz com destino à Fortaleza. Porém, foi encontrada dias depois na companhia de um namorado.


domingo, 31 de maio de 2020

Veja o que é permitido fazer e o que é proibido nas sete cidades do Ceará que terão regras de isolamento social rígido

Renovação de decreto traz medidas de circulação mais restritas para Caucaia, Maracanaú, Camocim, Itarema, Acaraú, Sobral e Itapipoca.

Por G1 CE


Com 767 casos de Covid-19 e 25 mortes, Acaraú é uma das cidades que vão ter isolamento rígido decretado pelo governo estadual — Foto: Manoelzinho Canafístula

Um decreto estadual publicado neste sábado (30) torna mais restrita a circulação de pessoas em mais sete cidades do Ceará a partir da próxima segunda-feira (1°). O documento prevê que sejam adotadas as mesmas regras de isolamento previstas na versão do decreto n.º 33.574, de 5 de maio de 2020, que estabeleceu o isolamento social rígido em Fortaleza.

Portanto, em Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Itarema, Acaraú, Sobral e Camocim fica "vedada a circulação de pessoas" em locais ou espaços públicos "salvo quando em deslocamentos imprescindíveis para acessar as atividades essenciais".

Veja quando é permitido sair de casa nessas cidades e o que o morador não pode fazer.

Decreto prevê:

dever especial de confinamento;

dever especial de proteção por pessoas do grupo de risco.

dever especial de permanência domiciliar;

controle da circulação de veículos particulares;

controle da entrada e saída do município.

As pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela Covid-19 deverão permanecer em confinamento obrigatório no domicílio em unidade hospitalar ou em outro lugar determinado pela autoridade de saúde.

Só é permitido sair de casa:

 

Guarda Municipal faz o controle de filas na Caixa Econômica Federal de Acaraú - Foto: Manoelzinho Canafístula

deslocamento a unidades de saúde para atendimento médico;

o deslocamento para fins de assistência veterinária;

o deslocamento para o trabalho em atividades essenciais ou estabelecimentos autorizados a funcionar na forma da legislação;

circulação para a entrega de bens essenciais a pessoas do grupo de risco;

o deslocamento para a compra de materiais imprescindíveis ao exercício profissional;

o deslocamento a quaisquer órgãos públicos, inclusive delegacias e unidades judiciárias, no caso da necessidade de atendimento presencial ou no de

cumprimento de intimação administrativa ou judicial;

o deslocamento a estabelecimentos que prestam serviços essenciais ou cujo funcionamento esteja autorizado nos termos da legislação;

o deslocamento para serviços de entregas;

o deslocamento para o exercício de missão institucional, de interesse público, buscando atender a determinação de autoridade pública;

a circulação de pessoas para prestar assistência ou cuidados a idosos, a crianças ou a portadores de deficiência ou necessidades especiais;

o deslocamento de pessoas que trabalham em restaurantes, congêneres ou demais estabelecimentos que, na forma da legislação, permaneçam em funcionamento exclusivamente para serviços de entrega;

o trânsito para a prestação de serviços assistenciais à população socialmente mais vulnerável;

deslocamentos para outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente autorizada.

As pessoas que saírem devem portar documento ou declaração e usar máscara

 Centro Comercial de Acaraú está isolado por grades - Foto: Manoelzinho Canafístula

Grupo de risco

As pessoas de grupo de risco não deverão circular em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto, com o uso obrigatório de máscaras, para alguns dos seguintes propósitos:

deslocamentos para aquisição de bens e serviços em farmácias, supermercados e outros estabelecimentos que forneçam itens essenciais à subsistência;

deslocamentos por motivos de saúde, designadamente para obter assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos do mesmo gênero;

deslocamento para agências bancárias e similares;

deslocamentos para outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

São considerados do grupo de risco: maiores de 60 anos, imunodeprimidos e os portadores de doença crônica, hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, os portadores de doença respiratória crônica, os doentes oncológicos, os com doenças respiratórias, bem como aqueles com determinação médica.

Veículos com permissão para circular:

Serviços de transporte por táxi, mototáxi ou veículo disponibilizado por aplicativo;

É permitido o trânsito de veículos pertencentes a estabelecimentos ou serviços essenciais em funcionamento;

Veículos relacionados às atividades de segurança e saúde podem circular;

Transporte de carga.

Esses sete municípios respondem por mais de 7,4 casos confirmados de Covid-19 e 340 óbitos, segundo a Secretaria da Saúde, até a noite desse sábado. Entre as cidades citadas, Sobral é a quem mais tem casos, com 2,1 mil, e 68 mortes, conforme dados da plataforma Integra SUS do Governo do Estado.


Prefeito de Acaraú assina novo Decreto sobre a prorrogação do Isolamento Social Rígido

O novo Decreto suspende as atividades realizadas em todos os Mercados Públicos do Município de Acaraú, no período de 01 a 07 de junho de 2020. Veja ainda quando é permitido sair de casa em Acaraú e o que o morador não pode fazer.

Com informações do Blog O Acaraú

O centro da cidade continua concentrando um número grande de pessoas
Foto: Manoelzinho Canafístula


O Prefeito de Acaraú, Alexandre Gomes (PDT) assinou novo decreto 31052020/01, que prorroga no município a Política de Isolamento Social Rígido instituído pelo Decreto 11052020/01 em razão de dados epidemiológicos preocupantes, observados pelas autoridades de saúde. O novo decreto prorroga o isolamento até o dia 07 de junho de 2020.

O novo Decreto suspende as atividades realizadas em todos os Mercados Públicos do Município de Acaraú, no período de 01 a 07 de junho de 2020.

Em caráter excepcional e temporário, a partir de zero hora do dia 01 de junho de 2020, e pelo período que se fizer necessário, as farmácias, padarias, mercados, supermercados e estabelecimentos congêneres deverão restringir o número de clientes em atendimento simultâneo, observando alguns critérios.

Os estabelecimentos com área de atendimento ao público de até 300 m² (trezentos metros quadrados) devem atender simultaneamente no máximo 15 (quinze) pessoas.

Os estabelecimentos com área de atendimento ao público maior que 300 m² (trezentos metros quadrados) e menor que 600 m² (seiscentos metros quadrados) devem atender simultaneamente no máximo 20 (vinte) pessoas.

Os estabelecimentos com área de atendimento ao público igual ou superior a 600 m² (seiscentos metros quadrados) devem atender simultaneamente no máximo 30 (trinta) pessoas.

A limitação diz respeito ao atendimento de clientes de forma simultânea, com vistas a evitar aglomeração de pessoas, não devendo ser interpretada como limite diário de atendimento. O controle de entrada e permanência na área de atendimento ao público ficará a cargo de cada estabelecimento.

Além do limite de atendimento simultâneo de clientes, devem os estabelecimentos de que trata o caput desse artigo, zelar para que os clientes mantenham entre si distanciamento de no mínimo um metro e meio.

A infração à medida de restrição de que trata o art. 3º sujeita o estabelecimento às seguintes penas: I- Advertência e obrigatoriedade de se adequar; II- Multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em caso de reincidência; III- Revogação do Alvará de funcionamento e interdição, a partir do terceiro descumprimento da medida restritiva.

A fiscalização do cumprimento da medida de restrição ficará a cargo dos Agentes de Fiscalização designados pela Administração Pública e da Guarda Municipal.

Qualquer pessoa do povo que tenha conhecimento do descumprimento desta medida de restrição poderá denunciar o caso pelo Disk Denúncia, através do telefone (88) 98190-2436, sem a necessidade de se identificar.

Enquanto perdurar a situação de Emergência em Saúde, em virtude da infecção humana pelo novo coronavírus, fica autorizada a cessão de servidores da administração pública municipal para os setores de saúde, especialmente para Gabinete de Crise, Vigilância Sanitária, Epidemiologia, e serviços essenciais e de emergência.

Leia o decreto na Íntegra

Veja conforme decreto do Governo do Estado quando é permitido sair de casa em Acaraú e o que o morador não pode fazer.

Decreto prevê:

dever especial de confinamento;

dever especial de proteção por pessoas do grupo de risco.

dever especial de permanência domiciliar;

controle da circulação de veículos particulares;

controle da entrada e saída do município.

As pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela Covid-19 deverão permanecer em confinamento obrigatório no domicílio em unidade hospitalar ou em outro lugar determinado pela autoridade de saúde.

Só é permitido sair de casa:

deslocamento a unidades de saúde para atendimento médico;

o deslocamento para fins de assistência veterinária;

o deslocamento para o trabalho em atividades essenciais ou estabelecimentos autorizados a funcionar na forma da legislação;

circulação para a entrega de bens essenciais a pessoas do grupo de risco;

o deslocamento para a compra de materiais imprescindíveis ao exercício profissional;

o deslocamento a quaisquer órgãos públicos, inclusive delegacias e unidades judiciárias, no caso da necessidade de atendimento presencial ou no de

cumprimento de intimação administrativa ou judicial;

o deslocamento a estabelecimentos que prestam serviços essenciais ou cujo funcionamento esteja autorizado nos termos da legislação;

o deslocamento para serviços de entregas;

o deslocamento para o exercício de missão institucional, de interesse público, buscando atender a determinação de autoridade pública;

a circulação de pessoas para prestar assistência ou cuidados a idosos, a crianças ou a portadores de deficiência ou necessidades especiais;

o deslocamento de pessoas que trabalham em restaurantes, congêneres ou demais estabelecimentos que, na forma da legislação, permaneçam em funcionamento exclusivamente para serviços de entrega;

o trânsito para a prestação de serviços assistenciais à população socialmente mais vulnerável;

deslocamentos para outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente autorizada.

As pessoas que saírem devem portar documento ou declaração e usar máscara

Grupo de risco

As pessoas de grupo de risco não deverão circular em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto, com o uso obrigatório de máscaras, para alguns dos seguintes propósitos:

deslocamentos para aquisição de bens e serviços em farmácias, supermercados e outros estabelecimentos que forneçam itens essenciais à subsistência;

deslocamentos por motivos de saúde, designadamente para obter assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos do mesmo gênero;

deslocamento para agências bancárias e similares;

deslocamentos para outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

São considerados do grupo de risco: maiores de 60 anos, imunodeprimidos e os portadores de doença crônica, hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, os portadores de doença respiratória crônica, os doentes oncológicos, os com doenças respiratórias, bem como aqueles com determinação médica.

Veículos com permissão para circular:

Serviços de transporte por táxi, mototáxi ou veículo disponibilizado por aplicativo;

É permitido o trânsito de veículos pertencentes a estabelecimentos ou serviços essenciais em funcionamento;

Veículos relacionados às atividades de segurança e saúde podem circular;

Transporte de carga.


Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *