Os Três Guardiões: 2020-03-29

Total de visualizações de página

sábado, 4 de abril de 2020

Ministro explica quando vai sair pagamento de R$ 600 reais






paciente diagnosticada com coronavírus recebe alta em Fortaleza

A gerente de loja Izabel Krystiany de Oliveira, de 45 anos, passou 14 dias internada no Hospital Leonardo da Vinci

 O POVO
(Foto: reprodução instagram)

Em meio ao difícil momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, um registro de esperança emocionou as redes sociais. Após 14 dias internada devido ao diagnóstico de Covid-19, Izabel Krystiany de Oliveira, de 45 anos, recebeu alta e reencontrou a família. O momento, registrado nesta sexta-feira, 3, pela equipe de saúde do Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, foi publicado no Instagram da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

“Não é uma gripezinha. É uma doença letal que quase me tirou da minha família inteira. Por isso, eu quero agradecer aos profissionais de saúde, porque eles são uns guerreiros. Não brinque, fique em casa, se cuide. Vamos transformar esse ano de pandemia num ano de amor, de solidariedade e de empatia”, relatou a gerente de loja.

Conforme último boletim epidemiológico da Sesa, divulgado na quarta-feira, 1º, 35 pacientes já haviam recebido alta hospitalar nos cinco dias anteriores. O Hospital Leonardo da Vinci é uma unidade particular sob administração da Sesa durante a pandemia e abriga a maior parte dos pacientes internados em enfermaria no Estado.

O Ceará soma 654 casos confirmados e 22 óbitos em decorrência da doença, de acordo com atualização do IntegraSUS. O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil chegou a 9.056, com 359 mortes registradas, conforme o Ministério da Saúde.

Fortaleza concentra 600 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Índice de óbitos aumentou para 22. Aquiraz aparece como a segunda cidade cearense com mais casos confirmados: 15. Na sequência, estão Sobral (5) e Caucaia (4). Ao todo, são 22 municípios com pessoas infectadas pela Covid-19.

Há casos confirmados em praticamente todas as regiões do Cará, com destaque para a Região Metropolitana de Fortaleza: Fortaleza (600), Aquiraz (15), Sobral (5), Caucaia (4), Icó (2), Maracanaú (2), Maranguape (2), Quixadá (2), Beberibe (1), Eusébio (1), Farias Brito (1), Fortim (1), Ipaporanga (1), Itaitinga (1), Itapajé (1), Itapipoca (1), Jaguaribe (1), Juazeiro do Norte (1), Mauriti (1), Santa Quitéria (1) e Tianguá (1).



Conforme dados do IntegraSUS, o Estado agora soma 22 óbitos. Desses 17 foram registrados em Fortaleza. Nesta sexta, foi confirmada a primeira morte em decorrência do novo vírus na Região do Cariri. Morreram pessoas em seis municípios do Ceará:

Fortaleza: 17

Eusébio: 1

Farias Brito: 1

Jaguaribe: 1

Santa Quitéria: 1

Tianguá: 1

Ceará pode estar em transição para aceleração descontrolada do coronavírus, alerta ministério

Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Distrito Federal também têm alto índice da doença

G1 CE

Laboratório de análises clínicas para o coronavírus, Covid-19 — Foto: Reprodução/EPTV


Um relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (3) aponta que o Ceará pode estar em fase de transição de fase epidêmica do novo coronavírus, passando de transmissão localizada para aceleração descontrolada da pandemia.

De acordo com os dados do relatório, é preocupante a situação do Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas, considerando o Coeficiente de Incidência nacional de 4,3 casos por 100.000 habitantes. No Ceará, a incidência é de 6,3 casos para cada 100 mil habitantes.

Conforme a Secretaria Estadual do Ceará (Sesa), são 680 casos confirmados no Ceará até este sábado (4). O estado registra também 22 mortes, o terceiro maior número de óbitos no país.

Assembléia aprova pagamento de contas para consumidores de baixa renda
Sobe para 22 número de mortes por coronavírus no Ceará; estado tem 658 casos

A Prefeitura de Fortaleza informou na última quinta-feira (2) que mais de 50 bairros já registraram a incidência da infecção viral. Até agora, os 17 óbitos foram confirmados em 13 bairros, como Meireles, Cocó, Fátima e Conjunto Ceará. Em todo o Estado, foram contabilizados 22 óbitos.

Poucos leitos
Estádio Presidente Vargas tem gramado transformado em hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19 — Foto: José Leomar/SVM

Outro fator preocupante em relação ao Ceará é o baixo número de leitos de UTI. Atualmente o Ceará conta com 0,88 leito para cada grupo de 10 mil habitantes. O índice é bem abaixo do Distrito Federal (3 leitos para cada 10 mil habitantes) e São Paulo (2,7 leitos para cada 10 mil habitantes).

Para suprir esse baixo número, está sendo construído um hospital emergencial no Estádio Presidente Vargas.


Também estão sendo ampliados os leitos com o uso do Hospital Leonardo da Vinci, que teve espaço exclusivo para pessoas com Covid-19, e no Hospital Instituto Doutor Frota, que terá inauguração antecipada de leitos de UTI.

Bairros de Fortaleza com maior incidência da Covid-19 — Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação


Sinal de alerta
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou na sexta-feira (3) que monitora a situação de Fortaleza. “Temos alguns números de cidades que têm muito fluxo internacional, como foi o caso no Ceará, de Fortaleza, em que os casos foram muito notificados”, pontuou.

Conforme o ministro, isso ocorre porque os cinco estados têm os maiores coeficientes de incidência – números de casos em relação à população do Estado. Nesse quesito, o Ceará é o terceiro do Brasil, com 6,8 habitantes com Covid-19 a cada 100 mil habitantes. Acima só estão Distrito Federal (13,2) e São Paulo (8,7).

Estratégia de mitigação

Ministério da Saúde acompanha pico de casos de Covid-19 no Ceará — Foto: Reprodução/EPTV


O número maior de notificações no Ceará, segundo o secretário de Saúde Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, se deve a uma questão estratégica.

“Isso mostra uma estratégia do Estado do Ceará de tentar ampliar as notificações para que a gente possa entregar aos pesquisadores, epidemiologistas, médicos e profissionais de saúde a realidade mais adequada”, disse o gestor.

De acordo com o secretário, o Ceará tem realizado, em média, 400 exames de investigação da presença do novo coronavírus no sangue de pacientes a cada dia.

Na última sexta-feira (3), as autoridades decidiram dar voz de prisão a 11 homens que se confraternizavam, com churrasco e bebidas alcoólicas, em um lava-jato no Centro do Município, localizado próximo a um hospital. Outras pessoas fugiram no momento da abordagem.

Já neste sábado (4), o proprietário de uma loja de variedades também foi detido, por abrir o estabelecimento, localizado também no Centro de São Benedito.

Os 12 suspeitos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Guaraciaba, da Polícia Civil, onde foi formulado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra eles, e foram liberados em seguida. Eles vão responder em liberdade pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Os representantes dos órgãos de São Benedito percorrem a cidade para tentar conscientizar a população sobre o risco do novo coronavírus. "Tinham muitas aglomerações, as pessoas foram orientadas a não permanecer. Que fizessem as compras, fossem às farmácias e retornassem para as suas residências. O problema é que nem todas cumprem, como se nada tivesse acontecendo. É um trabalho muito difícil", afirma o promotor Oigrésio Mores.

SSPDS já autuou 46 estabelecimentos comerciais

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou a participação na operação e informou que já autuou 46 estabelecimentos comerciais que estavam abertos, entre os dias 20 de março e 3 de abril deste ano.

Os proprietários dos comércios foram conduzidos para delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por descumprirem o artigo 268 do Código Penal Brasileiro, segundo a SSPDS.

Doze pessoas são detidas em São Benedito por infringir medida de saúde

Onze suspeitos participavam de uma festa; enquanto o outro abriu um estabelecimento comercial. Operação visa conscientizar a população sobre o risco da pandemia do novo coronavírus

Diário do Nordeste
Os 12 suspeitos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Guaraciaba, da Polícia Civil Foto: Reprodução

Uma operação, que contou com a participação de diversos órgãos públicos de São Benedito (a cerca de 317 km de distância de Fortaleza), deteve 12 pessoas que estavam infringindo medida de saúde. 11 delas estavam participando de uma festa e a outra abriu um estabelecimento comercial. O objetivo da ação era conscientizar a população sobre o risco da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ministério Público do Ceará (MPCE), polícias Civil e Militar, Programa de Proteção à Cidadania (Pró-Cidadania), Coordenadoria de Trânsito Municipal (Cotran), Vigilância Epidemiológica e agentes de saúde participaram da operação. Segundo o promotor de Justiça titular de São Benedito, Oigrésio Mores, os suspeitos já haviam sido avisados três vezes sobre o descumprimento da lei.

Na última sexta-feira (3), as autoridades decidiram dar voz de prisão a 11 homens que se confraternizavam, com churrasco e bebidas alcoólicas, em um lava-jato no Centro do Município, localizado próximo a um hospital. Outras pessoas fugiram no momento da abordagem.

Já neste sábado (4), o proprietário de uma loja de variedades também foi detido, por abrir o estabelecimento, localizado também no Centro de São Benedito.

Os 12 suspeitos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Guaraciaba, da Polícia Civil, onde foi formulado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra eles, e foram liberados em seguida. Eles vão responder em liberdade pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Os representantes dos órgãos de São Benedito percorrem a cidade para tentar conscientizar a população sobre o risco do novo coronavírus. "Tinham muitas aglomerações, as pessoas foram orientadas a não permanecer. Que fizessem as compras, fossem às farmácias e retornassem para as suas residências. O problema é que nem todas cumprem, como se nada tivesse acontecendo. É um trabalho muito difícil", afirma o promotor Oigrésio Mores.

SSPDS já autuou 46 estabelecimentos comerciais

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou a participação na operação e informou que já autuou 46 estabelecimentos comerciais que estavam abertos, entre os dias 20 de março e 3 de abril deste ano.

Os proprietários dos comércios foram conduzidos para delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por descumprirem o artigo 268 do Código Penal Brasileiro, segundo a SSPDS.

Ceará apresenta tendência de chuvas em todas as regiões neste fim de semana


Até domingo, o noroeste do estado deve concentrar maiores acumulados

 A região de Cruz apresenta nebulosidade e tendências de chuvas - Foto: Zaque Carneiro 

O primeiro fim de semana do mês de abril chega com predomínio de nebulosidade variável e tendência de chuvas em todas as macrorregiões, variando apenas quanto à área de abrangência entre sábado (4) e domingo (5).

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), amanhã, além de céu variando entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia, o estado tem previsão de eventos de chuva em todas as macrorregiões, exceto no Sertão Central e Inhamuns, onde a expectativa é de precipitações isoladas, isto é, registros entre 20% e 50% das áreas.

Já para o domingo, o cenário deve seguir favorável para novos registros, porém, reduz-se as condições para maior parte do território cearense, ficando a *faixa litorânea, Ibiapaba e o Maciço de Baturité com tendência de precipitações intermitentes em mais de 50% de suas áreas. Já no resto do Ceará, chuvas isoladas.

Fim do dia

Para o restante desta sexta-feira (3), as precipitações deverão se concentrar no noroeste, porém, não se descartam chuvas passageiras em outras áreas, incluindo o Litoral de Fortaleza devido à presença e a intensificação de áreas de instabilidades próximo da costa norte do Ceará.

Fortaleza e RMF

Tanto no sábado como no domingo, as chuvas previstas deverão se concentrar entre madrugada e manhã.

Justiça recebe denúncia do MPCE contra deputado federal e ex-secretário de Nova Russas


À época, o empresário Mano Júnior não era deputado e assinou todos os contratos de prestação de serviços de coleta de lixo prestados pela empresa Gold com o Município, sendo que de forma superfaturada

Deputado Federal Júnior Mano está sendo processado por possíveis práticas de crimes contra a administração pública - Foto: Divulgação

A 2ª Vara da Comarca de Nova Russas recebeu, na última sexta-feira (27/03), denúncia contra o deputado federal Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior e o ex-secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Nova Russas, João Gomes Pereira, por crimes contra a Administração Pública praticados entre 2013 e 2015. A denúncia foi oferecida em 23 de março de 2020 pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça de Nova Russas.

Na denúncia, o MPCE requereu a condenação dos denunciados nas penas dos artigos 89 e 90, da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93), combinados com o artigo 69 do Código Penal Brasileiro, por cinco vezes, pela prática de crimes de licitação, em contratos sucessivos e irregulares da ordem de R$ 3.045.000,00. A Justiça reconheceu os indícios de autoria e materialidade dos crimes imputados aos denunciados e, por se tratarem de fatos ocorridos anteriormente ao mandato atual do deputado, na decisão foi reconhecida a competência do Juízo de primeiro grau para processamento do feito criminal.

De acordo com a denúncia, João Gomes Pereira exercia o cargo de gestor da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Nova Russas e, na condição de ordenador de despesas, no exercício de 2013, realizou o Pregão Presencial n° 002/13-PP-SEINF, processo licitatório do qual a empresa Queiroz Filho Transporte e Construções Ltda foi vencedora com a melhor proposta ao Município. Após seis meses de prestação dos serviços, a empresa vencedora do referido processo licitatório requereu a rescisão amigável do contrato, tendo assumido a continuidade do contrato a segunda colocada do certame, a empresa Gold Serviços e Construções Eireli, representada pelo sócio-administrador, o denunciado Mano Júnior, por meio do processo de Dispensa de Licitação nº 003/1 3-DUSEINF, tudo, em tese, conforme previsto na lei.

À época, o empresário Mano Júnior não era deputado e assinou todos os contratos de prestação de serviços de coleta de lixo prestados pela empresa Gold com o Município, sendo que de forma superfaturada manteve ilegalmente seus contratos com a Prefeitura por 21 meses (de janeiro de 2014 a setembro de 2015). Assim, a contratação da empresa Gold pelo Município de Nova Russas, por meio de dispensa de licitação, que deveria corresponder apenas ao período de julho a dezembro de 2013 (remanescente do PP nº 002/13), foi prorrogada ilegalmente por cinco vezes, postergando-se a contratação da empresa investigada até 15 de setembro de 2015. Verificou-se, portanto, ofensa à obrigatoriedade da licitação para contratação do serviço de limpeza pública pelo Município de Nova Russas durante todo o período de janeiro de 2014 a setembro de 2015, sendo beneficiado direto o denunciado Mano Júnior e sua empresa, a Gold Serviços e Construções Eireli. Não houve qualquer comprovação de vantajosidade para o Município com a prorrogação contratual. Pelo contrário, o valor cobrado pela empresa foi superior a vários outros realizados em municípios da mesma região e do mesmo porte financeiro de Nova Russas.

Rajadas de ventos atingem cidades no litoral oeste do Ceará

Os ventos derrubaram árvores e uma antena de radio, destelharam casas e atingiram pelos menos quatro cidades do litoral oeste

Por Manoelzinho Canafístula

Apartamentos do Residencial Rio das Garças em Acaraú, teve vários imoveis destelhados - Foto: Divulgação 

Uma rajada de ventos fortes atingiu a costa do litoral oeste na tarde desta sexta-feira (4), pelo menos quatro cidades foram atingidas, Acaraú, Itarema, Cruz e Bela Cruz. Em Acaraú o vento forte derrubou arvores, destelhou casas e causou pânico na população. No residencial Rio das Garças apartamentos que ficam no ultimo andar foram destelhados, um cajueiro grande caiu e obstruiu uma via pública, em Bela Cruz a torre de uma emissora de radio caiu, mas não causou danos. Em Itarema casas foram destelhadas e assustou moradores. O vento também chamou a atenção dos moradores de Cruz, em vídeos moradores mostram a tensão e o medo causado pelo vento.
Segundo a Marinha as rajadas de ventos não foram previstas e Não foi possível medir a intensidade dos ventos.

Antena de uma emissora de Radio caiu sobre um posto de combustíveis em Bela Cruz

“Aqui na Várzea um vento muito forte e o tempo escuro, destelhou casas e até um senhor que foi colocar um lixo na calçada o vento derrubou”, disse um morador de Itarema em áudio divulgado nas redes sociais. Os ventos provocaram ainda a queda de energia em algumas cidades, entre elas Itarema e Acaraú.

Veja abaixo os vídeos enviados por internautas das quatro cidades.


Queda de Arvore em Acaraú

Antena cai sobre Posto de Combustíveis em Bela Cruz

Moradores de Residencial em Acaraú registram imagens

Apartamento destelhado em Acaraú

Queda de Árvore em Acaraú


Destelhamento de casas em Acaraú

Ventos registrados em Acaraú

Ventos registrados em Acaraú

Rajadas de ventos em Cruz

Morador de Itarema registra momento do temporal


Residência localizada em Torrões - Itarema


sexta-feira, 3 de abril de 2020

Ceará já registra 22 mortos e 658 casos confirmados de Covid-19

Vítima é da cidade de Farias Brito, na região do Cariri cearense; em 24 horas, quase 100 novos casos são contabilizados

Diário do Nordeste

Com relação aos casos confirmados, a atualização do Integrasus mostra que os números subiram de 563 para 654, em 24 horas Foto: Ministério da Saúde

A última atualização do boletim digital da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), às 17h00 desta sexta-feira (3), sobre o número de casos confirmados e óbitos em decorrência da infecção provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) trouxe mais uma morte. Desta vez, a vítima é da cidade de Farias Brito, na região do Cariri cearense. De acordo com o informe epidemiológico, a paciente era uma mulher com faixa etária entre 50 e 69 anos.

Com este registro, sobe para 22 o número de mortes provocadas pelo novo vírus; dezessete deles ocorreram em Fortaleza. Os municípios de Eusébio, Jaguaribe, Santa Quitéria e Tianguá registraram um óbito em razão da Covid-19 cada um. A taxa de letalidade no Ceará, atualmente, é de 3,36%.

Com relação aos casos confirmados, a atualização do Integrasus mostra que os números subiram de 563 para 654, em 24 horas. O aumento é de 16,1%. Os registros que, até ontem, eram em 15 municípios, agora são em 22. São eles: Fortaleza (600), Aquiraz (15), Sobral (5), Caucaia (4), Icó (2), Maracanaú (2), Maranguape (2), Quixadá (2), Beberibe (1), Canindé (1), Eusébio (1), Farias Brito (1), Fortim (1), Ipaporanga (1), Itaitinga (1), Jaguaribe (1), Juazeiro do Norte (1), Mauriti (1), Santa Quitéria (1), Tianguá (1) e Itapajé (1). Há ainda doze registros cuja localidade não foi informada.

Desde a quinta-feira (2), a Pasta opta por divulgar os dados pelo Integrasus, a plataforma digital de transparência da saúde do Governo do Estado.


Prefeita de Canindé testa positivo para coronavírus

Até o momento, mais de 10 autoridades cearenses foram diagnosticadas com a doença

Diário do Nordeste

A gestora estava assintomática e agora cumpre isolamento social Foto: divulgação

A prefeita de Canindé, Maria do Rozário Ximenes (DEM), informou, nesta sexta-feira (3), por meio de suas redes sociais, que foi diagnosticada com coronavírus. A gestora informou que estava assintomática, mas decidiu fazer o exame por segurança para proteger as pessoas que convive diariamente.

"Mesmo estando bem, sem nenhum sintoma da doença, recebi o resultado do Lacen testando positivo. Assim, pelo compromisso e responsabilidade que os gestores públicos devem ter com a população, cumprirei o período de quarentena, conforme orientações das autoridades de saúde.

Gostaria de pedir a todos os canindeense que continuem em isolamento social", ressaltou.

Além dela, outras autoridades cearenses foram diagnósticadas com coronavírus. Dentre elas, estão, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), o irmão dele, senador Prisco Bezerra (PDT), a vice-governadora do Estado, Izolda Cela (PDT), o marido dela, Veveu Arruda (PT).

Até o momento, mais de dez casos da doença foram diagnósticado em autoridades cearenses.

89% dos açudes do Sertão Central registraram melhora hídrica neste ano

A melhora é observada após seis anos de seca severa na região

Diário do Nordeste

Açude arrojado Lisboa, em Banabuiú Foto: VcRepórter

Após seis anos com baixa reserva hídrica, consequência da estiagem prolongada, a bacia do Banabuiú, no Sertão Central, registrou aporte de 107 milhões de metros cúbicos de água este ano.

Embora tímido, representando apenas 3,5% do total de aportes no Ceará, o volume foi suficiente para melhorar a situação hídrica de 17 dos 19 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na bacia. O número representa 89% dos reservatórios na região.

Reservatórios que iniciaram 2020 completamente secos já contam com percentual de água. “É o caso dos açudes Vieirão, em Boa Viagem, Trapiá II em Pedra Branca, Serafim Dias, em Mombaça e São José II em Piquet Carneiro”, pontua o gerente da unidade regional da Cogerh em Quixeramobim, Paulo Ferreira. Ainda assim, a bacia do Banabuiú registra acumulado inferior a 10% da capacidade. O percentual é o menor do Estado.

Cenários Opostos

No Sertão Central, algumas cidades conseguiram, com as recentes recargas, ganhar um pouco mais de alívio. As cidade de Boa Viagem, Piquet Carneiro e Pedra Branca, por exemplo, já conseguem captar água dos reservatórios. “É o início, ainda tímido, de uma recuperação. Faremos posteriormente as simulações de vazão dos mananciais para a tomada de decisões”, avalia o representante da Cogerh, Paulo Ferreira.

Já em Milhã, o aporte do açude Jatobá ainda não foi suficiente para ofertar água à população da cidade. Diante disso, o Município depende das águas do Rio Banabuiú. A esperança é que a quadra chuvosa se mantenha com bom volume hídrico.


O Serafim Dias, localizado na cidade de Mombaça, por exemplo, não registrava recarga desde 2015. Conforme dados do Portal Hidrológico da Cogerh, a recarga se tornou mais evidente nos últimos dois meses deste ano. No último dia de fevereiro (29), o açude somava apenas 0,87% de seu volume. O percentual saltou para 2,36% no final de março. A situação se mantém na manhã desta sexta-feira (3), segundo o Portal Hidrológico.

Recarga

João Lúcio Farias, presidente da Cogerh, explica que a bacia do Banabuiú precisa de tempo. “Temos um déficit que vem se acumulando desde 2012. Então, só uma quadra excepcional para mudar esse quadro de uma só vez. Hoje, a permanecer o quadro, estamos atravessando a melhor estação chuvosa dos últimos anos, mas devemos permanecer diligentes”, avalia.

Até o momento, embora com chuvas acima da média no Estado, a chegada das águas ao Sertão Central cearense ainda é tímida. Bruno Rebouças, diretor de Operações da Cogerh, explica que existe uma irregularidade das chuvas em tempo e espaço no Ceará.

“Há casos em que, numa mesma região, verificamos bons aportes em um reservatório e péssima (ou nenhuma) recarga em outro”, ressalta. “Mesmo que tivéssemos todos os açudes monitorados cheios não poderíamos, em nenhuma hipótese, perder de vista a necessidade do uso parcimonioso da água”.

Para tentar garantir a segurança hídrica, foram instalados chafarizes, poços profundos e adutoras de montagem rápida nos municípios do Sertão Central. As ações ajudam a dar tempo para que os açudes sejam abastecimentos pelas chuvas.

Óbitos registrados por Covid-19 no Ceará têm média de 66 anos na Capital e 78 no Interior

A média, informada pelo secretário da Saúde do Estado, foi obtida levando em consideração as mortes registradas até a última quinta (2)

Diário do Nordeste

Até a noite de quinta, 563 casos da doença haviam sido confirmados e 21 óbitos registrados Foto: reprodução


Os óbitos registrados por Covid-19 no Ceará têm médias de idade diferentes na Capital e no Interior: 66 e 78 anos, respectivamente. A informação, com base nas mortes registradas até a noite de quinta-feira (2) no Estado, foi concedida em coletiva pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins, Dr. Cabeto.

Fatores como doenças pré-existentes e o tempo de tratamento também são analisados para montar o perfil da mortalidade. "No interior, por exemplo, a idade média é de 78 anos, com a variação de 60 a 89 anos. Essas cinco pessoas que faleceram eram portadoras de comorbidade. Em Fortaleza nós temos uma média que vai hoje de 37 a 90 anos, na faixa dos 66", comentou. Até o último balanço, 21 pessoas vieram a óbito por complicações após infecção pelo novo coronavírus.

Cuidados

De acordo com Dr. Cabeto, além da faixa etária, é necessário levar em consideração o acesso desses pacientes ao atendimento médico.

"Existe um ponto que é muito importante: conhecer que alguns dos casos desses óbitos ocorreram provavelmente por conta dos indivíduos não terem procurado o sistema e, aí sim, porque quando você procura o sistema e tem acesso a ele, a possibilidade de uma mortalidade cai bastante", explicou.
Entender quais os fatores envolvidos para cada paciente nesses casos seria o necessário para evitar os falecimentos. "Por esse motivo que afirmo que é preciso procurar as UPAs quando houver falta de ar, independentemente se houver fator de risco. É importante procurar uma unidade de saúde quando tiver algum sintoma do coronavírus e tiver acima de 60 anos de idade. Porque isso pode fazer reduzir a mortalidade", finalizou o secretário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *