Os Três Guardiões: 2021-11-21

Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Homem e cavalo são atropelados e mortos na CE 085 na zona rural de Itarema

A vítima voltava pra casa em seu cavalo por volta das 20h45min quando ocorreu o acidente. O motorista do ônibus fugiu sem prestar socorro

Por Manoelzinho Canafístula


O agricultor José Erilson Rodrigues, 59 anos e seu cavalo foram atropelados e mortos por um ônibus na CE 085 na comunidade de Córrego Grande, distante 5km da cidade de Itarema. Segundo a PM a vítima voltava pra casa em seu cavalo por volta das 20h45min quando ocorreu o acidente, o motorista do ônibus não prestou socorro à vítima e seguiu viagem com destino a Fortaleza pela CE 085. O local foi isolado pela PM e aguarda a chegada da perícia forense.

Quixeramobim: MPCE recomenda que Prefeitura cancele seleção pública para contratação temporária de pessoal

No dia 17 de setembro, A Justiça determinou que o Município de Quixeramobim faça a nomeação, convocação e entrada de exercício dos aprovados. O concurso foi realizado em decorrência de uma Ação Civil Pública do MPCE, através da 1ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim.

 Com informações do MPCE

 

O Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim, recomendou, nesta quarta-feira (24/11), que a Prefeitura de Quixeramobim cancele processo seletivo simplificado publicado nesta semana, em 23 de novembro de 2021, através do Edital nº 003/2021. A recomendação, expedida pela promotora de Justiça Raqueli Castelo Branco Costenaro, indica ainda que a administração municipal deve comprovar dotação orçamentária para novas contratações, uma vez que já existe um concurso público em andamento, para provimento de vagas em cargos semelhantes aos da seleção pública.

Nesse sentido, o MP recomenda que todos os atos administrativos referentes ao edital da seleção pública sejam revogados e não mais assinados. A revogação e a comprovação de custos das contratações pretendidas devem ser efetivadas no prazo de 24 horas. Segundo a Recomendação, o Município justifica que não convoca os aprovados no concurso público porque os custos extrapolariam o teto de gastos estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Também no prazo de 24 horas, a Prefeitura deve apresentar declaração do ordenador de despesas de que há adequação orçamentária para as contratações pretendidas.

A recomendação orienta ainda que o Município dê ampla divulgação ao procedimento do MPCE, por meio dos canais oficiais de comunicação e nas repartições públicas (sede e secretarias municipais). Ademais, em 24 horas a gestão deve expressar ao MPCE como se posicionará acerca da recomendação.

No entendimento do MP, a seleção pública simplificada deve manter-se cancelada enquanto não forem nomeados todos os aprovados no concurso público de 2019, para atribuições iguais ou semelhantes às da seleção. As semelhanças entre os cargos são evidentes. No concurso, foram ofertadas vagas para os cargos de cadista, cuidador social, facilitador de esporte e lazer, facilitador social/orientador social e monitor de educação. Respectivamente e de maneira similar, na seleção pública simplificada foram abertas vagas para assistente de engenharia civil/auxiliar de projetista, auxiliar de cuidador, monitor de dança, agente social/educador social/entrevistador social e assistente de creche pré-escola/monitor.

No dia 17 de setembro, A Justiça determinou que o Município de Quixeramobim faça a nomeação, convocação e entrada de exercício dos aprovados. O concurso foi realizado em decorrência de uma Ação Civil Pública do MPCE, através da 1ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim.

A atual gestão municipal buscava anular as convocações oriundas do certame, realizado pela administração anterior. A realização do certame também é fruto de ação do MPCE, que ajuizou Ação Civil Pública que culminou com a sentença transitada em julgado, obrigando o Município a fazer o concurso público, com a finalidade de prover vagas então ocupadas por servidores temporários. A sentença também considera as despesas e receitas do Município, que foram juntadas aos autos. Nesse sentido, o Juízo admite possibilidade orçamentária para conciliar as necessidades inadiáveis e o concurso.

 

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Boa Viagem: MPCE ajuíza ação contra ex-gestor e empresa investigados por irregularidades em licitação para aluguel de caminhões-pipa

 Segundo Inquérito Civil Público, a empresa vencedora foi Antônio Daniel Soares da Silva – ME, atualmente DB Locações de veículos EIRELI, a empresa tinha como serviço principal a locação de transporte de passageiros e não possuía empregados registrados em seus quadros, indicando a possibilidade de se tratar de empresa de “fachada”

Com Informações do MPCE


 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Boa Viagem, ajuizou Ação Civil Pública, no dia 13 de novembro, contra um ex-gestor do Município de Boa Viagem e um empresário do ramo de locação de veículos. A ação, ingressada pelo promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, aponta a suspeita de ilegalidades presentes em pregão eletrônico realizado em 2019 para alugar caminhões-pipa para atender ao município.

 Segundo Inquérito Civil Público, a empresa vencedora foi Antônio Daniel Soares da Silva – ME, atualmente DB Locações de veículos EIRELI, cujo nome fantasia é DB Serviços. Contudo, a empresa tinha como serviço principal a locação de transporte de passageiros e não possuía empregados registrados em seus quadros, indicando a possibilidade de se tratar de empresa de “fachada”.

Assim, foi possível concluir que a empresa subcontratou na íntegra os funcionários para exercerem o cargo de motorista/condutor dos caminhões-pipa. À época, a contratação foi realizada por meio do ordenador de despesa responsável pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, o então secretário João Bosco Sousa Linhares Filho.

Nesse contexto, a empresa foi contratada sem atender às qualificações exigidas pelo objeto da licitação – “prestação dos serviços de locação de caminhões pipa com motorista para atender as suas necessidades”. Os requeridos, portanto, efetivaram o contrato, mesmo sabendo que a contratada não atendia aos requisitos técnicos exigidos. Houve, como consequência, superfaturamento de valores causados pela inexistência de funcionários. Isso porque, para atender a demanda, a empresa precisou subcontratar totalmente os motoristas/condutores de veículos.

A ACP requer, portanto, que em 30 dias os requeridos apresentem contestação. Em caso de possibilidade de solução consensual, os citados poderão requerer a interrupção do prazo para a contestação, em prazo não superior a 90 dias. Na Ação Civil Pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa, o órgão ministerial pede judicialmente que seja reconhecido o cometimento dos atos que configuram improbidade administrativa e causam lesão ao erário. Nesta feita, o MP requer a condenação dos réus com sanções referentes à Lei de Improbidade Administrativa e, após decisão judicial, que os requeridos fiquem proibidos de contratar com o poder público e receber incentivos e benefícios fiscais ou creditícios.

Conforme a legislação, é considerado ato de improbidade administrativa ação que permite ou facilita “a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado”. Além disso, a prática de subcontratação total do objeto licitado é vedada pela legislação, por força do que está disposto nos artigos 72 e 78, inciso VI da lei 8.666/93.

Jovem e morto a tiros em Itarema

 A vítima era natural da cidade de Cruz e estava trabalhando no circo Jamaica que está instalado na cidade, em frente ao Ginásio Esportivo de Itarema

Por Manoelzinho Canafístula

Carlos Victor Pessoa Alves (Carlim), 18 anos foi encontrado morto no final da tarde - Foto: Divulgação 

O Jovem Carlos Victor Pessoa Alves (Carlim), 18 anos foi encontrado morto no final da tarde desta terça-feira (23) na cidade de Itarema, o rapaz estava desaparecido desde ontem a noite, quando foi visto pela última vez por volta das 22h nas proximidades do estádio Dedezão. O corpo foi encontrado em um terreno e com as mãos da vítima amarrado pelas costas, segundo a PM ele foi alvejado com tiros na cabeça.

A vítima era natural da cidade de Cruz e estava trabalhando no circo Jamaica que está instalado na cidade, em frente ao Ginásio Esportivo de Itarema.

Não há informações sobre a autoria do crime, segundo moradores tiros foram ouvidos durante a madrugada.

Confira AQUI a reportagem do Sobral Online. 

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Professora da rede pública estadual de Santana do Acaraú acerta tema da Redação do Enem 2021

De acordo com a professora, todos os alunos lembraram de agradecê-la após a conclusão da prova

Por SEDUC/CE

Ao saber do feito, Núbia mostrou-se emocionada - Foto: Arquivo Pessoal
 

A professora Núbia Rocha, da Escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Severiano, localizada em Santana do Acaraú, conseguiu acertar o tema cobrado na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizada no último domingo (21). A educadora trabalhou em sala de aula assunto da invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais, com seus alunos da 3ª série, duas semanas antes da aplicação da prova.

Ao saber do feito, Núbia mostrou-se emocionada. “Não só acertei, como avisei aos alunos que a minha intuição me dizia que esse seria o tema. Minha reação foi um misto de riso e choro”, relata.

De acordo com a professora, todos os alunos lembraram de agradecê-la após a conclusão da prova. “Inclusive, me falaram que a Redação foi a prova mais fácil”, salienta.

Lucivânia Santos chegou a tirar nota 1.000 no exercício que fez alguns dias atrás - Foto: Arquivo Pessoal
 

A estudante Lucivânia Santos chegou a tirar nota 1.000 no exercício que fez alguns dias atrás e, com isso, acredita ter tido bom desempenho no Exame propriamente dito. “Quando vi o tema da Redação, fiquei tão nervosa e surpresa, que custei a acreditar que fosse real”, conta. “O trabalho de escrita foi feito ao longo de todo o ano, inclusive nas aulas que tivemos on-line, o que nos ajudou a ter mais fluência na hora da avaliação”, relembra a aluna.

A estudante Millena Évila da Silva, que também fez a prova do Enem, mandou uma mensagem cheia de entusiasmo para a professora - Foto: Arquivo Pessoal
 

Millena Évila da Silva, que também fez a prova do Enem, mandou uma mensagem cheia de entusiasmo para a professora. “Você não tem noção da felicidade que senti quando abri a prova e vi a proposta de Redação. Só conseguia pensar: ‘Núbia acertou’. Quando você passou esse tema, eu não vou mentir, odiei. Mas, graças a você consegui fazer uma boa redação!”, reconhece a jovem.

Núbia procura valorizar o hábito de ler e de escrever entre os alunos, não apenas tendo em vista a busca por um bom desempenho em provas, mas principalmente, pela construção de um pensamento crítico e cidadão. “Somos seres de comunicação. A leitura e a escrita são atividades básicas de todo o processo de ensino e aprendizagem”, enfatiza a professora.

domingo, 21 de novembro de 2021

Dois rapazes são baleados e um é morto a tiros na zona rural de Santana do Acaraú

Os três estavam em uma motocicleta e foram alvejados a tiros na comunidade de Boa Vista na zona rural do município

Por Manoelzinho Canafístula

Robinho Canafístula morreu no local - Foto: Redes Sociais
 

Um rapaz identificado por Robinho Canafístula, 18 anos, foi morto a tiros e outros dois ficaram feridos na noite deste domingo (21) na CE 232 na comunidade de Boa Vista na zona rural de Santana do Acaraú, segundo a PM os três estavam em uma motocicleta e foram atingidos por diversos disparos, Robinho morreu no local e os outros dois foram socorridos ao Hospital Municipal Dr. José Arcanjo Neto. A vítima morava na comunidade de Argentina de Cima, Distrito de Baixa Fria na zona rural do município. Não há informações sobre a autoria do crime.

Adolescente suspeito da morte de empresário santanense morre em troca de tiros com a PM em Santana do Acaraú

 O adolescente atirou contra os Policiais e um PM ficou ferido durante a ação, o outro suspeito fugiu.

Por Manoelzinho Canafístula

Raul Samuel Rodrigues foi morto durante troca de tiros com a Polícia Militar de Santana do Acaraú - Foto: Redes Sociais

Um dos suspeitos da morte do empresário santanense Paulo Orestes de Souza que foi assassinado na última sexta-feira (19), o adolescente Raul Samuel Rodrigues, 16 anos, foi morto durante troca de tiros com a Polícia Militar de Santana do Acaraú na tarde deste domingo (21) no distrito de Parapui na zona rural de Santana do Acaraú. Segundo informações da PM, os dois suspeitos se esconderam em um matagal, uma guarnição da PM estava em diligências na tentativa de localizar a dupla, ao perceberem a presença dos policiais, Samuel atirou contra os agentes de segurança e feriu um PM de raspão no braço, o policial está bem. Após a investida do suspeito, os policiais revidaram o ataque e o adolescente foi baleado, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O outro suspeito conseguiu fugir.

Não há informações sobre a motivação do assassinato do empresário, ele foi morto a tiros em frente à casa da sogra na comunidade de Itans na zona rural de Morrinhos. A PM continua realizando buscas na região, na tentativa de encontrar o outro suspeito do crime.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *