Os Três Guardiões: 2021-08-15

Total de visualizações de página

sábado, 21 de agosto de 2021

Mulher é morta a facadas em Itarema; companheiro é suspeito do feminicídio

O principal suspeito do crime é o companheiro que também é primo da vítima, segundo a PM ele fugiu logo após o homicídio

Por Redação do Blog

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o crime - Foto: SSPDS

A dona de casa Sandra Braga, 39 anos, foi morta com pelo menos quatro facadas no final da tarde desta sexta-feira (20), na comunidade de Porto dos Barcos no litoral de Itarema no Ceará. Segundo parentes da vítima, a mulher já havia sofrido outras tentativas de homicídio, em uma das ocasiões ela tinha sofrido ferimentos a faca. O casal tinha um filho de cinco anos e a mulher tinha mais três filhos, sendo duas crianças de 8 e 10 anos e a filha maior de idade, não morava com a mãe. De acordo com a polícia, a dona de casa foi morta na calçada da residência dos pais da vítima. Os pais da mulher, idosos de 84 e 77 anos também foram socorridos ao Hospital Natércia Rios, eles estavam na casa e tentaram socorrer a filha, também foram lesionados pelo homem.

Suspeito – O principal suspeito do crime é o companheiro que também e primo da vítima, segundo a PM ele fugiu logo após o homicídio. O suspeito invadiu a casa dos pais da vítima para praticar a ação criminosa. Ainda segundo o que foi apurado pela polícia, a mulher chegou a ser socorrida para o Hospital Natércia Rios, mas morreu antes do atendimento médico. Ainda segundo os parentes o suspeito voltou de madrugada em casa para pegar alguns pertences e fugiu sem deixar pistas.

O corpo da vítima foi removido pelo IML de Sobral na manhã deste sábado (21). A polícia informou que as investigações são realizadas no intuito de capturar o suspeito do crime. Um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia Municipal de Itarema. Não há informações sobre o possível paradeiro do suposto autor.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.


Professores denunciam sucateamento e abandono do CCH Campus Junco da UVA em Sobral

Um funcionário falou que é obrigado a fazer as necessidades fisiológicas em um "chiqueiro", uma vez que não há água nos banheiros, não tendo nem como lavar as mãos no local, cuja reforma está paralisada há três anos

 Por Manoelzinho Canafístula com Informações do Sobral Online

Carteiras abandonadas mostram a decadência do CCH da UVA de Sobral - Foto: Reprodução
 

Professores universitários denunciam o completo abando do Campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde funciona o Centro de Ciências Humanas (CCH) no bairro Junco na cidade de Sobral. Segundo uma placa amarelada pelo tempo, a obra de reforma teve início em fevereiro de 2019, custou quase R$ 800 mil reais e deveria ter sido concluída em 180 dias, após quase três anos do início dos trabalhos, o prédio está completamente abandonado, decadente e com um imenso acervo que conta a história da região, do Ceará e do Brasil dos séculos 18 ao 21.

Segundo o professor de Ciências Sociais Joannes Paulus Silva Forte, há uma reivindicação junto a administração superior da universidade e que o Governo do Estado do Ceará, tomem as providências e impedir que o abandono e o descaso com a estrutura do campus do CCH em Sobral. Ainda segundo o professor, o campus do Junco, atualmente é um dos espaços da UVA em situação mais precária, “aqui nós não temos só sujeira e folhas, aqui nós temos uma obra civil abandonada, uma obra também de eletrificação abandonada, uma biblioteca que também está lá com suas estruturas comprometidas, temos aqui um núcleo que é ligado ao curso de história, com documentação do século 18, é uma documentação rara e que precisa de todo um cuidado”, ressaltou.

Professor de Ciências Sociais Joannes Paulus Silva Forte - Foto: Reprodução

O professor enfatizou ainda, que o curso de história é outro cenário de tristeza e que o local é patrimônio público material e intelectual do Estado do Ceará e da sociedade cearense, falou ainda que a UVA já tem mais de 50 anos, e foi fundada em 1968 como uma Universidade Municipal. Em 1984 ela foi transformada em uma autarquia estadual e passou a ser uma universidade estadual. O professor falou ainda, que além do abandono e do descaso há um grande prejuízo com os recursos públicos jogados fora, “são recursos públicos que estão sendo desperdiçados, perdidos na verdade, começou a se fazer uma reforma no ano de 2019, por exemplo, veja que a obra ficou com os fios do lado de fora, o que foi que fizeram pintaram e tentaram colocar umas calhas para passar os fios elétricos e fizeram outros reparos aqui e acolá e abandonaram a obra”, destacou.

Contingenciamento de recursos - Segundo o professor a obra foi contingenciada pelo governo, “o governo contingenciou recursos que eram voltados para esse campus, os colegas estão aqui, as professoras e professores sabem que nós temos aqui, recursos inicialmente prometidos para se fazer um novo CCH. É isso que chamavam novo CCH? Nós tínhamos a promessa de um novo bloco didático com salas, nós não temos salas especiais para os nossos alunos, está muito pior do que antes”, ressaltou.

Documentos ensacados - Os professores ressaltam que estão unidos, pois querem o CCH de volta e totalmente recuperado. Já o professor Doutor em História Tito Barros Leal diz que existem equipamentos que são de fundamental importância para os alunos durante o semestre, pois além de ter o prédio físico, há materiais de grande importância, que inclusive são do século passado, material histórico que preservam a identidade do próprio centro, “aqui é o espaço onde as pessoas, os professores e estudantes se identificam como cientistas das ciências humanas, ainda existem aqui, alguns equipamentos como por exemplo, o Núcleo de Estudos e Documentação de História (NEDHIS), esse espaço que guarda uma documentação de suma importância para as pesquisas históricas aqui da região Norte e Noroeste do estado do Ceará, é um arquivo importantíssimo com documentos do século 18, 19, 20 e 21. Documentos de vários tipos, cartoriais, documentos periódicos da imprensa e uma sorte grande de documentação que tá aqui lacrada, fechada em um arquivo deslizante para tentar se preservar de alguma forma”, disse.

Professor Doutor em História Tito Barros Leal - Foto: Reprodução

Preservação de Documentos - O professor Tito chamou a atenção para outro problema sério, que a documentação do CCH carece de cuidados técnicos específicos e de manutenção constante, falou ainda, que os documentos estão ensacados desde Janeiro desse ano e isso impossibilita inclusive, que pesquisadores do Brasil, Portugal, Estados Unidos e de outras partes do mundo tenham acesso ao acervo. Falou ainda de um espaço que está com as estruturas comprometidas, entre elas a que abriga o acervo, “o espaço mina água quando chove, entra água pelo chão e a estrutura do teto está cedendo, disse que o prédio precisa de uma reforma de fato qualificada, efetiva e técnica”, destacou.

Proteção contra incêndio - Destacou ainda que a edificação não possui proteção contra incêndio, “o que mais tem acontecido nesse país são incêndios em espaços de documentação, aqui não temos proteção contra incêndios, temos aqui uma fiação exposta, não sei se está ligada. Não temos controle de pragas, portanto o nosso controle de pragas são esses gatos que estão soltos aqui, e que tomaram conta do Centro e graças a Deus, protegem (os documentos) contra os ratos, que podem danificar as nossas documentações, então tá muito difícil a situação”, desabafou.

Muro - Outro local afetado é o muro que faz muito tempo que desabou e está somente com tapumes tampando alguns buracos, o que facilita a entrada de vândalos e ladrões. Ainda segundo o professor o prédio já funcionou como a Casa da Geografia, “é um prédio antigo esse imóvel, na verdade pertencia inicialmente ao DNOCS e funcionou como a Casa da Geografia e nos anos de 1990 foi criado o Centro de Ciências Humanas e daí foram trazidos para cá, o curso de história, Ciências Sociais e entre 1997/98 funcionaram esses três cursos de graduação e também os cursos de mestrado acadêmico em geografia e o mestrado profissional de sociologia em rede nacional”, destacou.

Muro desabou e tapumes foram colocados no local - Foto: Reprodução

Biblioteca - Outro setor importante é a biblioteca, alguns livros foram removidos para a biblioteca central da UVA e alguns ficaram no CCH, porém até a porta fica aberta como mais um sinal de abandono. Há dois funcionários terceirizados que não possuem um ventilador e nem sequer água para beber e para nenhuma outra utilidade. O prédio também não dispõe de boa parte da rede de energia elétrica, “boa parte do campus está no escuro de noite que fica escuro e fica claro é um alvo fácil para depredação do sistema de segurança já que não tem energia, mas a sociedade tem que saber que realmente o campus está entregue às traças”, desabafou.

Vandalismo - Ainda durante a visita dos professores com a equipe do Sobral Online, o grupo de docentes formado por diretores da SINDIUVA,  integrantes da base do sindicato e professoras(es) do Centro, falaram com um funcionário e com um segurança, ambos trabalhadores terceirizados. Eles relataram situações gravíssimas ligadas ao abandono do campus e da obra. Falaram sobre a ocorrência de troca de tiros entre possíveis ladrões e PMs no CCH.

Roubos e Furtos - Um funcionário falou que é obrigado a fazer as necessidades fisiológicas em um "chiqueiro", uma vez que não há água nos banheiros, não tendo nem como lavar as mãos no local. O colaborador disse que já foi abordado por 3 pessoas armadas que invadiram o CCH; que os homens sempre invadem o CCH; que já furtaram muitas coisas de lá; que, além dessas pessoas que já levaram vários objetos do CCH, os próprios funcionários da empresa contratada para a reforma furtaram muita coisa, como linhas de madeira, fios elétricos e eletro dutos.

Relatou, ainda, que ele e o segurança vivem com medo de que aconteça coisa pior com eles. O funcionário foi contratado para ser auxiliar operacional por uma empresa terceirizada. “Ele não é, nem nunca foi prefeito do Campus. Não há prefeito! Inclusive, os dois trabalhadores que a gestão da universidade enterrou lá estão tão abandonados quanto o CCH”. Disseram os professores.

Fiação Solta em vários setores do prédio - Foto: Reprodução

A Universidade Estadual Vale do Acaraú ainda não se manifestou sobre o caso. A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ainda não respondeu aos questionamentos feitos via Ouvidoria Geral do Governo do Estado. 

Em nota o SindiUVA falou do abando e do descaso no CCH, confira o documento na Íntegra.

O Sindicatos dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú – SindiUVA, Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional, vem a público denunciar e cobrar providências das autoridades públicas responsáveis pelo sucateamento da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e pela situação de abandono do Centro de Ciências Humanas (CCH) – campus do Junco, na cidade de SobralCE, que tanto entristecem, revoltam e indignam a Sociedade Cearense.

O CCH-UVA está sediado no campus do Junco, que se localiza na cidade de Sobral-CE. Há anos, o campus precisa de uma grande reforma, reivindicação histórica do movimento docente, SindiUVA, movimento discente, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e comunidade acadêmica em geral, que foi pauta importante de greves e mobilizações ocorridas na última década. Depois de muitas lutas pelo que deveria ser o “Novo CCH”, finalmente, a reforma conquistada foi anunciada pelo governo Camilo Santana. Porém, desde fevereiro de 2019, após quase 3 anos do início da reforma que deveria ter durado 180 dias, conforme placa da obra no local, o campus está totalmente abandonado.

No CCH, não há água para a higiene, nem para beber. Durante o dia, há dois trabalhadores que ficam no campus: um segurança e um outro terceirizado que estão lá em condições absolutamente precárias de trabalho. Não há sequer um ventilador para os guardas que se revezam (um por dia) no local. Parte do muro lateral desabou. Só há energia em uma parte do conjunto dos prédios, deixando o campus quase que totalmente no escuro à noite. Os equipamentos de trabalho, a biblioteca e seu acervo e os documentos raros, muitos deles do século XVIII, estão sendo corroídos pelas intempéries, pelo abandono e pelo descaso.

Conclamamos a toda a Sociedade Cearense para que apoie a luta pela UVA, especialmente pelo CCH, que está em ruínas e abandonado pelas autoridades públicas responsáveis pela obra inacabada e pelos danos causados ao Patrimônio Material e Intelectual do Estado do Ceará.

Em defesa da Educação e da Universidade Pública, da UVA e do CCH: reitor Fabianno e governador Camilo Santana, queremos o CCH-campus do Junco de volta e totalmente recuperado!

Exigimos PROVIDÊNCIAS, JÁ!

Corte da Justiça Eleitoral no Ceará mantém condenação do candidato a prefeito Elizeu Monteiro por promover aglomerações em Itarema nas eleições de 2020

A decisão do TRE/CE manteve a condenação do candidato ao cargo de prefeito de Itarema Elizeu Charles Monteiro (PDT) pela prática de aglomerações durante a campanha eleitoral, no entanto reduziu o valor da multa total para 200 mil reais

Com Informações do TRE/CE

Sessão de julgamento do TRE/CE - Foto: Reprodução Ascom TRE/CE

 A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), presidida pelo desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, deu nesta sexta-feira (20), parcial provimento ao Recurso Eleitoral nº 0600149-69.2020.6.06.0098. A decisão manteve a condenação do candidato ao cargo de prefeito de Itarema Elizeu Charles Monteiro, pela prática de aglomerações durante a campanha eleitoral de 2020, no entanto reduziu o valor da multa total para 200 mil reais. Segundo a Assessoria de Comunicação do TRE.

 No processo foi atribuído ao candidato que ele promoveu e participou de caminhadas, com utilização de carro de som, em dois eventos distintos, realizados no município, nos dias 30 de outubro e 4 de novembro de 2020, provocando aglomeração de pessoas, em desrespeito às recomendações sanitárias. O juiz eleitoral da 98ª ZE, Bruno Leonardo Batista, havia proferido decisão de natureza inibitória de eventos com aglomerações, sob pena de imposição de multa individual de 200 mil reais a cada ato realizado, direcionada aos candidatos e partidos/coligações envolvidos, sem prejuízo das demais sanções.

 O relator do processo, juiz David Sombra, destacou que vários elementos demonstraram que os atos foram previamente organizados pelo candidato, citando, o comparecimento do recorrente à frente da passeata com a publicação de fotos e vídeos do evento em suas redes sociais, a presença de diversas bandeiras da campanha e a uniformização das pessoas. O relator concluiu: "Em suma, restou comprovado o desrespeito às normas sanitárias vigentes, bem como à medida liminar proferida neste juízo neste feito, na medida em que há evidente desrespeito ao distanciamento social mínimo exigido na decisão liminar referida, não utilização de máscaras de proteção, bem como grande número de participantes excedendo ao limite permitido". Disse o magistrado na decisão.

 Sobre o valor da multa, o jurista concordou com a alegação de que a quantia era elevada. Ele considerou que a sanção foi imposta a apenas uma pessoa física, não tendo sido aplicada ao partido ou coligação, e que a cidade possui eleitorado reduzido. Seguindo as indicações de proporcionalidade e razoabilidade, o juiz afirmou: "Entendo que a redução do valor da astreintes para 100 mil reais para cada evento seria suficiente para sancionar as condutas em contrariedade à decisão liminar".

 Os membros da Corte acompanharam o entendimento do relator. Com a decisão, o candidato foi condenado ao pagamento de multa no valor de 100 mil reais, por cada evento, resultando na quantia de 200 mil reais.

 O prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro, disse que está analisando com seus advogados se vai recorrer da decisão, que cabe recurso ao TSE em Brasília.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Justiça determina apreensão de adolescente suspeito de cometer estupro que causou a morte de uma adolescente de 13 anos em Sobral

O inquérito foi concluído em menos de 24h e o adolescente suspeito ficará apreendido por 45 dias, ocasião em o juiz deve julgar o caso

Por Manoelzinho Canafístula com Informações do Sobral Online

Delegado Regional da Polícia Civil de Sobral, Rômulo Souza durante entrevista para o Sobral Online - Foto: Reprodução

O Delegado Regional da Polícia Civil de Sobral, Romulo Souza, concedeu entrevista com exclusividade para o Sobral Online e anunciou que o adolescente de 17 anos, suspeito de cometer o estupro que causou a morte de uma adolescente de 13 anos nesta quinta-feira, segundo a autoridade policial, o inquérito foi concluído em menos de 24h graças ao apoio da população e das provas robustas que foram anexadas nos autos, porém ressaltou que algumas instituições não colaboraram de forma mais efetiva para a conclusão do inquérito, ainda segundo o delegado, o adolescente está apreendido por 45 dias, até a decisão final da Justiça.

Fique por dentro – Segundo o delegado, o crime aconteceu no último domingo (15), mas a Polícia Civil só foi informada na tarde desta quinta-feira (19), após o falecimento da adolescente e por ocasião da emissão do laudo cadavérico expedito pelo IML de Sobral e posteriormente encaminhado a Polícia Civil, segundo o delegado, após a abertura do inquérito a mãe do suspeito procurou a delegacia. “Determinamos o início das investigações, os inspetores tanto da Delegacia Municipal de Sobral como da Delegacia de Defesa da Mulher, uma vez que a vítima era uma adolescente do sexo feminino, já iniciaram as investigações e minutos após iniciar as investigações, a mãe do suspeito nos procurou e relatou que ele estava sofrendo ameaças então até para resguardar, a segurança dele que é o suspeito do cometimento desse ato infracional foi diligenciado e ele foi encontrado e trazido a esta delegacia para prestar também esclarecimentos apresentar sua versão diante do que a gente conseguiu coletar”, disse o delegado na entrevista.

  Ainda segundo a autoridade policial, foram coletados depoimentos testemunhais, provas materiais, como exame de corpo de delito, exame cadavérico onde  houve a confirmação por parte da PEFOCE de que a causa da morte foi decorrente da violência sexual praticada contra a vítima. “De posse desses elementos de provas, nós representamos ao Judiciário pela internação provisória do adolescente, por entender que seria a medida cabível no momento e nesse contexto é importante frisar, a soma de esforços e a sinergia que aconteceu ontem (19), aqui na cidade de Sobral, um caso de grande repercussão, um caso que envolve um grau de brutalidade, que foi cometido contra essa jovem e como eu disse anteriormente com o apoio da Delegacia de Defesa da Mulher, o órgão do Ministério Público e do Poder Judiciário conseguimos elucidar o crime”, ressaltou o delegado.

  Colaboração - O delegado ressaltou que a soma dos esforços de todos, foi possível conseguir ainda na noite de ontem (19), a decisão judicial com o parecer favorável do Ministério Público, que concordou com representação e o Juiz Titular da Vara da Infância e Adolescência de Sobral deferiu o pedido e foi determinada a internação provisória do adolescente, “inclusive agora pela manhã (desta sexta-feira, 20) já está ocorrendo a audiência de apresentação do adolescente, então a gente quer deixar claro, que a Polícia Civil está trabalhando incansavelmente, exercendo seu ministério que é apurar as infrações penais ou mesmo atos infracionais cometidos por adolescentes para dar a resposta que a sociedade sobralense precisa”, disse.

A reportagem completa e com exclusividade com a mãe da adolescente foi veiculada na manhã desta quinta-feira e em menos de 24h o caso já estava na esfera judicial. O delegado ressaltou ainda que adolescente não é processado na esfera penal e sim civil, pois segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990) os adolescentes não cometem crimes e sim atos infracionais,   “neste caso a pratica é chamada de ato infracional, ele (o adolescente) responde a um processo civil e não um processo criminal, mas inicialmente quando eu falei a internação provisória ela tem prazo de 45 dias, até que o caso seja revisto e seja decidido por sentença e aí sim, pode chegar uma aplicação de internação que tem um prazo máximo de três anos”, frisou o delegado.

O delegado falou ainda que houve muitas provas juntadas aos autos do processo e que em virtude dos procedimentos estarem em andamento não é possível divulgar os nomes dos envolvidos, “já existe um grande acervo probatório no que tange a questão testemunhal, também muitas provas materiais que eu falei como imagens, laudos técnicos, mas a gente pede que a população colabore com a Polícia Civil, seja testemunhando, seja apontando informações, cedendo imagens de câmeras”, declarou o delegado.

 A autoridade policial informou ainda, que houve uma grande mobilização na operação o que promoveu o sucesso em tão pouco tempo, “porque o fato foi noticiado a nossa delegacia no começo da tarde e por volta de 20h ele (o adolescente) já estava aprendido”, destacou.

Resistência – O delegado falou ainda que houve resistência por parte de outros órgãos que deveriam colaborar com o inquérito, “infelizmente a gente encontrou resistência em alguns órgãos da cidade, a gente não entende o porquê em um caso tão grave como este, as pessoas não queriam colaborar com a Polícia, mesmo sendo uma obrigação legal é assim fica aqui o apelo, aos gestores desses órgãos para que eles possam rever e se houve algum equívoco, pode ser que tenha havido algum aqui, mas foi assim, a gente encontrou resistência por parte da Santa Casa nos prontuários médicos, que isso é de extrema importância, pois constitui prova material o que é irrefutável e também a direção do SAMU”, ressaltou.

 Ainda segundo o delegado a adolescente foi inicialmente atendida ainda no domingo (15) pelo SAMU, onde foi encaminhada a UPA e em seguida para a Santa Casa, onde ela veio a falecer. “Era importantíssimo que tivesse ainda na data de ontem esses dados para melhor subsidiar a decisão do juiz, mas mesmo sendo oficiado, sendo explicado a necessidade da urgência, Claro que todos nós temos nossas fragilidades, mas a gente tem que priorizar determinados casos, como esse que estamos tratando no momento e a gente não entende o motivo dessa não cooperação com parte desses dois órgãos”, finalizou. 

Até o fechamento desta edição a Santa Casa, UPA e o SAMU não responderam as informações solicitadas pela reportagem do Sobral Online.

 

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Sérgio Reis responderá a inquérito por pelo menos três crimes, esposa do cantor disse que ele está deprimido

Em vídeo divulgado nas redes no sábado (14), o ex-deputado convocou os caminhoneiros para uma paralisação pró-Bolsonaro com duração de 72 horas.

 Por Vanessa Lippelt

Ainda de acordo com a polícia, o ex-parlamentar será convocado para prestar depoimento, porém ainda sem data marcada 

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) confirmou que o ex-deputado Sérgio Reis (Republicanos-SP) responderá a inquérito policial após a divulgação de um vídeo no qual ele convoca caminhoneiros para uma paralisação. De acordo com o delegado Leonardo de Castro, da delegacia de Combate à Corrupção (Decor), o cantor sertanejo será investigado pela prática de, pelo menos, três crimes.

"O objetivo é investigar suposta associação criminosa voltada para a prática de alguns crimes, da qual ele seria integrante", explica o policial. "Ele será investigado pelos crimes de ameaça (art. 147 do CP), dano (art. 163 do CP) e atentado contra a segurança de meio de transporte (art. 262 do CP)."

Ainda de acordo com a polícia, o ex-parlamentar será convocado para prestar depoimento, porém ainda sem data marcada.

Em vídeo divulgado nas redes no sábado (14), o ex-deputado convocou os caminhoneiros para uma paralisação pró-Bolsonaro com duração de 72 horas.

"O Brasil inteiro vai estar parado. Ninguém trafega, ninguém sai. Ônibus volta para trás com passageiros. Só vai passar polícia federal, ambulância, bombeiro e cargas perecíveis. Fora isso, ninguém anda no Brasil", ameaçou o cantor.

Deprimido

Sérgio Reis caiu no choro e defendeu Jair Bolsonaro em entrevista ao influenciador bolsonarista Oswaldo Eustáquio neste domingo (15). O ex-deputado disse que nunca quis agredir ninguém e nem deseja fazer isso agora.

Em conversa com a jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de SP, a esposa do cantor disse que ele está deprimido com toda a repercussão negativa do caso.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *