Os Três Guardiões: 2021-03-14

Total de visualizações de página

sábado, 20 de março de 2021

Município de Acaraú tem aumento de quase 500% no número de pessoas infectadas com a covid-19

No dia 1º de março haviam 93 pessoas em tratamento domiciliar, em 18 de março o número subiu para 523, além de 19 pessoas internadas em unidades hospitalares

Por Manoelzinho Canafístula 

No Hospital filantrópico Moura Ferreira há 20 leitos ocupados com pacientes com Covid-19 Foto: Reprodução 

O município de Acaraú, litoral oeste do Ceará registrou nos 18 dias do mês de março um aumento de quase 500% no numero de casos de pessoas contaminadas com a Covid-19. Conforme o boletim epidemiológico emitido pela prefeitura em 1º de março de 2021 haviam 93 pessoas em tratamento domiciliar, na última quinta-feira (18), esse número já era de 523 pacientes, além de 19 pacientes internados em unidades hospitalares.

O Município que tem uma população aproximada de 62 mil habitantes já realizou 9661 testes, sendo 3.719 confirmados e 72 óbitos. Recentemente a prefeitura implantou um Centro de Testagem que funciona em uma tenda instalada na Praça do Centenário no centro da cidade.

Dados publicados no Instagram da Prefeitura de Acaraú em 18 de março de 2021 
Foto: Reprodução



Dados publicados no Instagram da Prefeitura de Acaraú em 01º de março de 2021 
Foto: Reprodução


Dados publicados no site da Prefeitura de Acaraú em 18 de março de 2021 
Foto: Reprodução

Vacinas – Até o dia 18 de março, a prefeitura de Acaraú recebeu 3.833 doses e aplicou 3.093, divididas em 2.347 para a primeira dose e 745 para a segunda dose. Após ser notificada pelo Ministério Público para divulgar a lista de todos os vacinados, a prefeitura tem até a próxima quarta-feira (24), para realizar via site oficial, a divulgação da lista, sob pena de responder a uma Ação Civil Pública, que poderá ser promovida pelo Ministério Público. 


Dados publicados no Instagram da Prefeitura de Acaraú em 18 de março de 2021 
Foto: Reprodução

sexta-feira, 19 de março de 2021

MP pede ao TCU afastamento de Bolsonaro e ministros por 'caos no país'

Além do presidente Bolsonaro, o subprocurador também pede o afastamento temporário das "principais autoridades do governo federal com responsabilidade administrativa na situação presente". Ele cita os ministros da Saúde, Fazenda, Casa Civil, além dos respectivos secretários executivos.

Thaís Augusto/Do UOL, em São Paulo



Bolsonaro em coletiva do dia 18 de março 2020, com a máscara caídaImagem: Pedro Ladeira/Folhapress

O subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Furtado, pediu hoje ao TCU (Tribunal de Contas da União) o afastamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de suas funções administrativas e hierárquicas pela "situação de caos vivida no país". No documento, Furtado sugere que o vice-presidente Hamilton Mourão assuma temporariamente a Presidência.

Além do presidente Bolsonaro, o subprocurador também pede o afastamento temporário das "principais autoridades do governo federal com responsabilidade administrativa na situação presente". Ele cita os ministros da Saúde, Fazenda, Casa Civil, além dos respectivos secretários executivos.

Segundo Furtado, o vice-presidente Mourão teria a responsabilidade de escolher novos ministros para o período.

"O momento presente, então, em que a desídia e a inércia das autoridades federais ameaçam o sacrifício do valor supremo para qualquer sociedade civilizada - a vida humana - põe o TCU diante da tarefa urgente de, superando eventuais acanhamentos e com a coragem que a tragédia ora vivida requer, reconhecer que cabe sua intervenção administrativa, que a população clama e requer, por todos e quaisquer meios que tiver a seu alcance, mesmo os mais extremos, para garantir a prestação mínima de serviços à população, ainda que a proteção ao erário não apareça em primeiro plano", diz um trecho do pedido.

No documento, Furtado cita o esgotamento de leitos nas UTIs das redes municipais, estaduais e federais e o "eminente colapso no fornecimento de oxigênio, insumo elementar no tratamento da doença". Médicos e entidades estão em alerta para a falta de medicamentos para intubação em todo o país.

Ele acrescenta que as autoridades públicas, sobretudo do governo federal, poderiam ter agido a tempo de evitar a tragédia "que se avizinha".

O município de Manaus viveu drama semelhante ao que agora se espalha por todo o país.Trecho da representação do subprocurador Lucas Furtado

"Mas o sofrimento dos seus habitantes não serviu nem sequer de exemplo para o governo central adotar medidas preparatórias para evitar que as mesmas dificuldades multiplicassem incontavelmente o número de vítimas por todo o Brasil", escreveu Furtado.

Para o subprocurador, os esforços de estados e municípios não têm sido suficientes para conter a crise causada pela covid-19. Ele diz que a coordenação nacional é "necessária e primordial", mas o governo federal age "em desencontro das orientações dos organismos internacionais de saúde". Ele cita a ação de Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul —o presidente quer suspender as medidas restritivas adotadas pelos estados.

Ainda segundo Furtado, a medida é cabível juridicamente e "corresponde aos anseios da população". Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana mostra que 48% dos brasileiros reprovam o trabalho de Bolsonaro na pandemia e 54% consideram a atuação do governo como ruim ou péssima.

"Caso o TCU considere que, mesmo diante da situação atual de flagrante e inédita calamidade pública, do desespero da população, da inércia e da omissão do governo federal, da responsabilidade administrativa inquestionável do presidente da república, não seria o caso de conceder os afastamentos e a intervenção ora requerida, proponho que o TCU adote medidas cabíveis de modo a provocar o Congresso Nacional e o Poder Judiciário para que, reconhecendo a gravidade da situação".

Em sua argumentação, Furtado ainda ressalta que Bolsonaro tem evidente despreparo na questão da Saúde e "interfere abertamente no setor para ditar o que pode e deve ou não ser feito".

Veículos com logomarca da prefeitura de Acaraú são flagrados transportando entulho para obra particular

Os caminhões estão com a logomarca da atual gestão municipal e foram flagrados transportando entulho para a construção de uma casa no loteamento Morada do Olímpo

Por Manoelzinho Canafístula

veículos que transportam o entulho usam a logomarca da prefeitura - Foto: Divulgação
 

Dois caminhões, sendo um branco de placas JWM 9190 e um azul de placas HUP 8803, ambos com a logomarca da prefeitura de Acaraú, foi flagrado por três vezes transportando entulho para a construção de uma residência no loteamento Morada do Olímpo na cidade de Acaraú. A prática é vedada e configura crime de improbidade administrativa e peculato. Moradores próximos a obra, reclamam do mau cheiro e da presença de moscas, que surgem no local em virtude dos entulhos levados pelos caminhões para serem utilizados na obra estão misturados com lixo.

O secretário municipal de Infraestrutura de Acaraú, Rogério Rios disse que não sabe de nada sobre o fato. Ele perguntou a nossa reportagem se os caminhões estavam alugados à prefeitura. Ele finalizou a entrevista informando que a nossa reportagem deveria primeiro apurar se os veículos estão alugados a prefeitura e depois voltar a questioná-lo.

 

Nossa reportagem apurou, que os veículos citados na reportagem prestam serviços à prefeitura de Acaraú, através de uma empresa terceirizada que teve o contrato aditivado, e que apesar de pertencer a uma empresa contratada ou prestar serviços terceirizados a ela, os veículos, foram flagrados em dias úteis da semana e em horários que deveriam estar a serviço da municipalidade.

Logomarcas – Os dois veículos flagrados realizando o transporte de entulhos estão com a logomarca da atual gestão municipal. Se comprovados os crimes, todos os envolvidos, incluindo o secretário municipal, poderão responder por improbidade administrativa e peculato.

 

Crime de Peculato - O crime de peculato é definido pelo Código Penal (artigo 312) como a apropriação, por parte de um funcionário público, de um bem a que ele tenha acesso por causa do cargo que ocupa.

Exemplo - um funcionário usa um carro comprado pelo poder público para o seu trabalho e de repente passa a tratar como seu: dá de presente para o filho, por exemplo.

O peculato também pode acontecer por conta do desvio de um bem, seja em benefício próprio ou de outras pessoas. Exemplo: desviar um recurso público que promoveria projetos culturais para um casamento.

É importante notar que o crime nem sempre envolve bens públicos: se o funcionário público cuida de um bem particular por causa do seu trabalho e se apropria dele (por exemplo, bens confiscados), também está cometendo peculato. A pena para quem comete peculato é de 2 a 12 anos de prisão e multa.









Hospital Dr. Moura Ferreira em Acaraú implanta usina de produção de Oxigênio Hospitalar

A unidade hospitalar é a primeira do Baixo Vale Acaraú a implantar esse tipo de equipamento, que visa atender as necessidades dos pacientes que necessitam do insumo, especialmente os de Covid-19

Por Manoelzinho Canafístula

 

Usina de Produção de Oxigênio implantada no Hospital Dr. Moura Ferreira - Foto: Divulgação

O Hospital filantrópico Dr. Moura Ferreira da cidade de Acaraú, no litoral oeste do Ceará, implantou sua usina de produção de Oxigênio Hospitalar, a iniciativa visa atender a todos os pacientes atendidos pela unidade hospitalar, tendo em vista a grave crise de desabastecimento de oxigênio hospitalar em diversos municípios do Ceará.

A unidade hospitalar é o único Hospital filantrópico do Baixo Vale Acaraú, os demais são hospitais municipais, a unidade é mantida pela Sociedade Acarauense de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância – SAPAMI, segundo a diretora da Unidade Hospitalar, Filomena Odete Ribeiro Ferreira Gomes, a implantação da usina é um marco importante em meio a grave crise da pandemia que afeta o país, “essa usina é um sonho e nos deixa mais tranquilos em relação ao oxigênio para os nossos pacientes, haja vista que hoje esse tipo de insumo está em falta em vários hospitais do nosso estado”, disse a diretora.

Área do Hospital reservada para atender pacientes com Covid-19 - Divulgação

O Hospital Moura Ferreira dispõe de 72 leitos e há uma área reservada com 20 leitos exclusivos, para atender pacientes com Covid-19 e atende além de Acaraú, a outros seis municípios da região do Baixo Acaraú, Itarema, Cruz, Bela Cruz, Marco, Morrinhos e Jijoca de Jericoacoara.

quinta-feira, 18 de março de 2021

MPs pedem na Justiça a vacinação imediata contra a Covid-19 de todos os idosos do Ceará

 Ação foi ajuizada pelos Ministérios Públicos Federal (MPF), do Estado (MPCE) e do Trabalho (MPT)

Diário do Nordeste

Órgãos ajuízam ação contra Estado e Município de Fortaleza para garantir imediata vacinação de todos os idosos e critérios objetivos na campanha - Foto: Camila Lima

Os Ministérios Públicos Federal (MPF), do Estado (MPCE) e do Trabalho (MPT) entraram com uma ação na Justiça do Ceará para obrigar o Ceará a iniciar imediatamente a vacinação contra a Covid-19 de todos os idosos a partir de 60 anos.

De acordo com o promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), Eneas Romero de Vasconcelos, é necessário priorizar a imunização desse grupo e estabelecer critérios para contemplar somente os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia.

“Não tem mais o que esperar para vacinar idosos. Vários municípios estão retardando a vacinação deles e vacinando profissionais que não estão na linha de frente da Covid-19”, aponta.

“Uma coisa é vacinar um psicólogo que trabalha em um hospital e outro um que trabalhe nos Recursos Humanos (RH) de uma empresa, assim como veterinários e outros que atuam em clínicas de estética", exemplifica.

A recomendação é de que o Estado amplie gradativamente a cobertura vacinal enquanto esses novos parâmetros são executados.

Dentre outras medidas, a ação movida pelos órgãos ministeriais, nesta quarta-feira (17), exige que Fortaleza disponibilize os dados relativos aos vacinados em até 48 horas.

Caso o Estado e município descumpram as medidas, terão de pagar multa de R$ 100 mil por dia de atraso das providências. Os gestores também terão punição diária, no valor R$ 1.500.

Atualmente, estão sendo imunizados os profissionais de saúde, pessoas institucionalizadas e aquelas acima de 75 anos. Recentemente, o Estado liberou o cadastramento para adultos a partir dos 18 anos, apontando para a possibilidade de iniciar a próxima etapa da imunização, que contempla os idosos a partir de 60 anos.

A expectativa é de que ocorra a ampliação da faixa etária desta população-alvo, a depender da velocidade da campanha nos municípios, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Em Aracati, no Litoral Leste do Estado, a aplicação da vacina de idosos a partir de 60 anos começará nesta sexta-feira (19).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que responderá "diretamente ao Ministério Público".

O QUE DIZ O ESTADO

Em nota, a Sesa informa que segue o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, tendo recomendado para os municípios o início da vacinação para grupos prioritários da 1ª fase, idosos com mais de 75 anos, profissionais de saúde, indígenas e idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas, critérios tornados públicos pela Secretaria em uma série de publicações oficiais e na imprensa.

“O Estado do Ceará ultrapassou a estimativa do Ministério da Saúde em vacinar 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Assim, 81 das 184 cidades cearenses já podem passar para a segunda fase de vacinação, que inclui idosos a partir de 60 anos, à medida que novas doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde", diz o texto.

A pasta afirma que a "logística montada tem permitido, nos nove lotes recebidos pelo Estado, a disponibilização das doses dos imunizantes a todos os pontos do Ceará poucas horas após o desembarque”.

Na noite desta quinta-feira (18), o governador Camilo Santana reforçou que os municípios já podem avançar para as próximas fases de imunização e citou que isso deve ser feito de forma escalonada, iniciando por idosos entre 70 e 75 anos.

Confira mais pontos requeridos ao Município de Fortaleza e ao Governo do Estado pelo MPCE, MPF e MPT:

Ao Município de Fortaleza:

• Disponibilize, no site oficial da Prefeitura, lista de pessoas cadastradas para vacinação, em ordem decrescente de prioridade;

• Disponibilize, no site oficial da Prefeitura, lista de pessoas agendadas para vacinação, com a data e horário do agendamento;

• Disponibilize, no site oficial da Prefeitura, boletim diário com o número total de vacinas recebidas e o número de vacinas aplicadas, por grupo prioritário, com cálculo do percentual atingido de vacinas recebidas e aplicadas, e ainda de quantas pessoas foram vacinadas diariamente, com envio das informações para a Secretaria da Saúde do Estado, para compilação de referidos dados a serem divulgados em boletim semanal;

• Apresente plano municipal de vacinação adotando critérios objetivos, baseados no maior grau de exposição e no maior risco de vida, para vacinação de grupos prioritários, com lista completa dos profissionais de saúde que estejam na linha de frente de combate à Covid-19 ou que, não estando, tenham maior grau de exposição à doença;

• Apresente plano de vacinação com prioridade para os idosos, observando critérios como: vacinar com prioridade todos os idosos de forma concomitante com os profissionais de saúde da linha de frente; vacinar idosos, inclusive entre 60 e 75 anos, em concomitância com os profissionais de saúde da linha de frente; vacinar idosos por ordem decrescente de idade.

Ao Estado do Ceará:

• Apresente critérios objetivos, baseados no maior grau de exposição e no maior risco de vida, para vacinação dos grupos prioritários de modo vinculante para todos os Municípios, devendo vacinar os profissionais de saúde que estejam na linha de frente de combate à Covid-19 ou que, não estando, tenham maior grau de exposição à doença;

• Dê continuidade e prioridade à vacinação de idosos maiores de 75 anos, iniciando, imediatamente, a vacinação de idosos entre 60 e 74 anos, em concomitância com os profissionais de saúde que estejam na linha de frente de combate à doença;

• Disponibilize, no site oficial do Governo do Estado, informações relativas ao nome e ao grupo prioritário a que pertencem todas as pessoas já vacinadas contra a Covid-19, data da vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação do imunizante, com alimentação diária das informações, para que possam ser acompanhadas pelo cidadão e pelos órgãos de controle;

• Crie um boletim semanal, por meio da Sesa, com compilação dos dados do ponto acima por todas as Secretarias da Saúde Municipais;

• Implemente medidas visando a unificação do sistema de vacinação para evitar fraudes, erros, inconsistências e divergência de dados, devendo ser utilizado o aplicativo da Sesa, que já está em operação, por todos os Municípios do Estado para que a integralidade dos dados seja centralizada em plataforma única;

• Efetive o controle da aplicação das vacinas pelos municípios cearenses responsáveis, com a imposição de metas, de modo que a remessa de novas vacinas pela Secretaria de Saúde do Estado somente ocorra para Municípios que tenham aplicado pelo menos 85% das vacinas da primeira dose já distribuídas até o momento da próxima remessa, e seguindo as determinações anteriormente requeridas, uma vez que vacinas estocadas pelo Município sem aplicação atrasam o processo e aumentam risco de desvios e de perecimento das vacinas.

Estado vai pagar a conta de luz de cerca de 500 mil famílias do Ceará por dois meses

O chefe do Executivo Estadual falou sobre o novo pacote de ações durante live no começo da noite desta quinta-feira (18).

 Diário do Nordeste

Conta de luz no Ceará, que vai ser paga para famílias baixa renda no Ceará. Medida já foi sancionada pelo governador - Foto: Manoelzinho Canafístula

O governador Camilo Santana anunciou nesta quinta-feira (18) que o Governo do Estado vai custear a conta de energia de cerca de 500 mil famílias cearenses de baixa renda. A isenção será para as contas de abril e maio de núcleos familiares que consomem até 100 kw/h.

Decisão foi tomada após uma série de reuniões do Governo com a direção da Enel Distribuição Ceará, responsável pelo fornecimento de luz para os cearenses. Mesma medida foi tomada ano passado, no primeiro pico da Covid-19.

Camilo assinou a mensagem que será encaminhada para a Assembleia Legislativa. O chefe do Executivo Estadual divulgou o novo benefício e falou sobre o pacote de ações de alívio durante a pandemia em live no começo da noite desta quinta-feira (18).


Nota de Pesar do deputado Moses Rodrigues pela morte do Senador Major Olímpio

O Deputado Federal Moses Rodrigues lamenta profundamente o falecimento do Senador da República Major Olímpio, vítima de complicações da Covid-19.


Neste momento de luto no Congresso Nacional, o parlamentar externa o mais profundo sentimento e condolências aos familiares, e se une aos amigos em oração por essa grande perda, tendo a certeza de que em breve veremos novamente os queridos que dormiram no Senhor.

quarta-feira, 17 de março de 2021

Campanha solidária arrecada alimentos em Itarema

Voluntários lançam campanha para arrecadar alimentos que serão distribuídos a famílias carentes em decorrência da pandemia

Por Manoelzinho Canafístula

Voluntários de Itarema lançaram nesta quarta-feira (17), a Campanha “Seja Solidário”, cujo objetivo é arrecadar alimentos, que serão distribuídos para famílias carentes de Itarema no sábado, dia 03/04 às vésperas de Páscoa.

Para cada cesta montada a empresária Juliana Duarte doará uma caixa de chocolate para incluir na cesta. A campanha foi lançada oficialmente na página da empresária no Facebook “O contato está no post para que você entre em contato para saber onde entregar ou marcar para que nós possamos buscar. Faça parte dessa corrente da solidariedade. O pouco com Deus é muito! Conto com vocês”, disse a empresária em sua página no Facebook.

O que doar: Alimentos não perecíveis

Onde Doar: (88) 99263-4690 Falar com Ivelise

Até Quando: 31 de março de 2021

Prefeitura de Acaraú divulga lista de candidatos deferidos e indeferidos para a prova de avaliação do Processo Seletivo

Os candidatos deferidos deverão realizar prova objetiva no dia 28 de março em escolas municipais

Por Manoelzinho Canafístula



A Prefeitura de Acaraú, através da secretaria municipal de Assistência Social divulgou nesta quarta-feira (17) a lista dos candidatos deferidos e indeferidos para a realização da prova objetiva, prevista para o dia 28 de março em escolas municipais. Os candidatos indeferidos devem entrar em contato com o email da comissão organizadora da seleção, haja visto não ter previsão de recursos para essa etapa da seleção.  

Acesse AQUI os candidatos DEFERIDOS 1ª etapa de Inscrição

Acesse AQUI os candidatos INDEFERIDOS 1ª Etapa de Inscrição

Acesse AQUI os candidatos DEFERIDOS 2ª etapa de Inscrição

Acesse AQUI os candidatos INDEFERIDOS 2ª Etapa de Inscrição

 


MPCE recomenda adoção de critérios objetivos no plano de vacinação de idosos e profissionais de saúde em 21 municípios

Em Santana do Acaraú estão sendo vacinados profissionais de academia de ginástica e pessoas que trabalham em funerárias, farmácias e laboratórios de análises clínicas

Com informações do MPCE

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) expediu, até esta terça-feira (16), recomendações às Prefeituras e Secretarias da Saúde de 21 municípios para que os gestores dessas cidades utilizem critérios objetivos a fim de executarem o plano de vacinação dos grupos prioritários, com base no maior grau de exposição e risco à vida. O levantamento é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania). Nas recomendações, o MPCE requer, ainda, que os municípios apresentem um plano de vacinação contra a Covid-19, com a lista completa dos profissionais de saúde na categoria de grupo prioritário.

Foram expedidas recomendações aos municípios de Banabuiú, Choró, Eusébio, Graça, Horizonte, Itaitinga, Jati, Jardim, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Madalena, Monsenhor Tabosa, Orós, Penaforte, Porteiras, Potiretama, Quixadá, Quixeramobim, Santana do Acaraú, São Benedito e Viçosa do Ceará. Nos documentos, o MPCE recomendou que os municípios deixem imediatamente de imunizar, como grupo prioritário, os profissionais de saúde que não atuam efetivamente na linha de frente de combate à pandemia. Devem, portanto, ser vacinados apenas aqueles que estejam na linha de frente ou que, não estando, tenham maior grau de exposição à Covid-19, tais como profissionais, inclusive de outras áreas, que trabalham na assistência à saúde dos pacientes em hospitais e unidades de saúde.

Também foi solicitado que não sejam incluídos na lista de prioridade os profissionais que trabalham nos serviços de assistência à saúde, cuja atividade não apresente maior risco do que outras. Não devem ser incluídos profissionais que trabalhem, por exemplo, em academia de ginástica, crossfit, dança, salão de beleza, clínicas estéticas, estúdios de tatuagem, estabelecimentos de saúde animal, setores estritamente administrativos das secretarias, profissionais atuantes em áreas de recursos humanos, mesmo que detenham formação específica da área de saúde.

Ainda devem ser vacinados, com prioridade, os idosos maiores de 75 anos, que deverão ser imunizados em ordem decrescente de idade, concomitantemente com os profissionais da linha de frente ou com idosos abaixo de 75 anos se restar remanescentes da vacinação domiciliar. Além disso, deve ser priorizada a vacinação de idosos, inclusive entre 60 e 75 anos, simultaneamente com os demais profissionais de saúde.

O MPCE solicitou, também, que não sejam incluídos no plano atual os profissionais inativos, aposentados, afastados e os habilitados em áreas de saúde, mas que desempenham atividades exclusivamente acadêmicas, como professores ou pesquisadores. Por fim, caberá aos municípios prestarem informações sobre os critérios e estrutura para as próximas etapas da vacinação, sempre que as fases avançarem.

Em Santana do Acaraú na região noroeste do estado, estão sendo vacinados profissionais que atuam em academia de ginástica, farmácias, funerárias e laboratórios de analises clinicas, segundo informação da Coordenadora de Vacinação do Município Luzia Alves, a vacina desses profissionais foi realizada antes da recomendação do Ministério Público entregue ao município na ultima sexta-feira (12) e de um comunicado expedido pela secretaria estadual de Saúde na terça-feira (16). 

Veja abaixo o comunicado expedido pela secretaria estadual de Saúde.




 

 

Após atirar em cachorro, homem é preso e duas armas são apreendidas na residência dele pela PMCE

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Granja onde foi autuado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais e artigo 12 do Estatuto do Desarmamento

Assessoria de Comunicação da PMCE



A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu na última segunda-feira, 15, Francisco Jhonny dos Santos (26) por maus tratos e posse ilegal de arma de fogo no município de Granja-CE.

Uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) recebeu denúncia através do whatsapp oficial CPRAIO no município relatando que na localidade de Lagoa Seca, no distrito de Ibiacu, da cidade de Granja-CE, um indivíduo conhecido como “Kessi Jhonny” teria efetuado um disparo de espingarda em um cachorro de seu vizinho. Diante das informações, os policiais militares foram até o local verificar a denúncia.

Chegando lá, a equipe constatou a veracidade do crime em contato com o dono do animal de estimação. Os raianos foram até a residência do suspeito que se encontrava na varanda da casa, e indagado da acusação confirmou que teria atirado no cão porque o animal havia avançado contra ele. Perguntado sobre a arma de fogo, Francisco Jhonny também informou possuir duas espingardas artesanais do tipo socadeira, sendo apreendidas pelos raianos.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Granja onde foi autuado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais e artigo 12 do Estatuto do Desarmamento.

 

Homem é morto a tiros e outro fica ferido na zona rural de Itarema

Um homicídio e uma tentativa de homicídio foram registrados na comunidade de Oriente na manhã desta quarta-feira

Por Manoelzinho Canafístula

Local onde a vitima foi morta na zona rural de Itarema  
Foto: Divulgação Redes Sociais
 

Um homem ainda não identificado foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (17), na Comunidade de Oriente, zona rural do município de Itarema, segundo a PM outro homem identificado como Tiago Loiro foi baleado no braço. O corpo da vítima ficou estendido na estrada que liga Oriente a Comunidade de Sabiá. A Policia Militar foi ao local para isolar o corpo até a chegada da Perícia Forense. A Polícia Militar realiza diligências na área para tentar identificar os autores do crime. Nossa reportagem não conseguiu mais informações sobre o estado de saúde de Tiago Loiro.    

Caixa abre 7,7 mil vagas para contratar funcionários e colaboradores

Caixa abre 2.766 vagas para empregados, 1.162 para estagiários, 2.320 para vigilantes e 1.456 para recepcionistas

Do UOL, em São Paulo

Imagem: Divulgação

A Caixa Econômica abriu mais de 7 mil vagas para contratar funcionários e colaboradores com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento. Parte delas (2.766) será preenchida por pessoas que já passaram em um concurso do banco, em 2014. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do banco, Pedro Guimarães.

Dos 7.704 postos em contratação, há 2.766 empregados, 1.162 estagiários, 2.320 vigilantes e 1.456 recepcionistas.

Após a divulgação da abertura das vagas, a assessoria da Caixa entrou em contato com o UOL afirmando que, dos 7.704 postos, 2.766 serão preenchidos por pessoas que já prestaram um concurso no banco, em 2014. A informação não estava na nota divulgada inicialmente pela Caixa nem no vídeo gravado pelo presidente da instituição, Pedro Guimarães.

Das 2.766 vagas, já estão em andamento as contratações de 566 empregados nas regiões Norte e Nordeste, em razão da abertura de novas unidades do banco, e de mais 87 técnicos em Tecnologia da Informação (TI) que atuarão no Distrito Federal (DF).

Já os estudantes interessados nas vagas de estágio têm até o dia 15 de abril para se inscrever no Programa de Estágio Caixa. A seleção contempla estudantes do ensino médio, técnico e superior (cursos de Arquitetura, Engenharia e Direito).

Para participar, os estudantes devemacessar o site do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e fazer a inscrição. No momento da inscrição, o candidato deve indicar qual localidade deseja trabalhar. O contrato é de, no máximo, dois anos. Nas vagas destinadas a pessoas com deficiência, esse prazo pode ser prorrogado. 

terça-feira, 16 de março de 2021

Três adolescentes são capturados pela PMCE, com simulacro de pistola e espingarda artesanal em Paracuru

Os três adolescentes foram levados para a Delegacia de Caucaia, onde foi feito o procedimento de ato infracional com base nos artigos 155 e 157 do Código Penal

Assessoria de Comunicação da PMCE

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu na tarde do último domingo dia 14, três adolescentes no município de Paracuru, após roubo a uma motocicleta e furto de dois animais(jumentos), em Paracuru-CE. O trio portava um simulacro de pistola e uma espingarda artesanal com duas munições.

Por volta das 13h30min de domingo, equipes do 23º Batalhão Policial Militar foram acionadas para uma ocorrência de roubo a uma motocicleta nas proximidades de uma empresa de energia eólica em Paracuru, nas localidades de Fleixeiras/São Pedro. Com informações dos suspeitos, os policiais militares iniciaram diligências, a fim de localizar o trio e se depararam com a motocicleta abandonada em uma duna, nas proximidades da ação criminosa. Em seguida, chegou no 23º BPM, através do 190, nova denúncia, agora de furto a uma propriedade rural, onde três homens armados subtraíram dois jumentos e fugiram em direção à praia. As composições prosseguiram com as diligências para localizar os suspeitos, logrando êxito na captura dos três, com os dois animais e um simulacro de pistola e uma espingarda artesanal calibre .12 com uma munição no cano e outra picotada.

Os três adolescentes foram levados para a Delegacia de Caucaia, onde foi feito o procedimento de ato infracional com base nos artigos 155 e 157 do Código Penal. A motocicleta e os dois animais foram restituídos aos donos.






PMCE intervém em incêndio em ônibus intermunicipal e resgata passageiros, em Irauçuba

Apesar do iminente risco de aumentar a intensidade do fogo, os agentes de segurança pública ainda adentraram no interior do veículo para verificar se ainda havia alguém que não tinha conseguido sair

Assessoria de Comunicação da PMCE

Na manhã do último domingo, dia 14, por volta das 08h 50min da manhã, durante patrulhamento de rotina, policiais militares lotados no Destacamento de Irauçuba foram acionados por cidadãos, os quais informaram que um ônibus de uma empresa de transporte intermunicipal estava em chamas em frente à rodoviária do município. Com a ação da PMCE, além do motorista, 15 passageiros foram resgatados sem ferimentos do interior do veículo.

 Quando ficaram cientes do ocorrido, de forma imediata a viatura composta pelo Cabo PM Rerison e pelos Soldados PM Pedro e PM Pacheco se dirigiu ao local informado, onde puderam constatar o fato. Primeiramente, auxiliaram para que os passageiros fossem retirados com segurança em seguida isolaram o perímetro devido ao grande risco de uma explosão. Apesar do iminente risco de aumentar a intensidade do fogo, os agentes de segurança pública ainda adentraram no interior do veículo para verificar se ainda havia alguém que não tinha conseguido sair.

Numa proativa, rápida e sábia ação, os policiais militares conseguiram um “carro pipa” nas proximidades, o qual foi utilizado no combate ao incêndio até conseguirem controlar e debelar todo o fogo. Graças a isso, o incêndio foi cessado sem que fossem registrados danos aos passageiros, funcionários da empresa e transeuntes. Sendo os danos somente materiais.

Ao final da ocorrência, o motorista do ônibus agradeceu aos policiais militares pelo total apoio, e informou à composição que estava fazendo a linha Fortaleza-Carnaubal e, quando já estava chegando no Terminal Rodoviário de Irauçuba, o pneu traseiro do lado esquerdo estourou e começou a pegar fogo. Todos os 15 passageiros foram resgatados, não houve feridos, e todos estão bem.

 


Prefeitura de Camocim suspende entrada de veículos de passageiros intermunicipais

  O decreto assinado pela prefeita de Camocim determinou a suspensão dos transportes de passageiros como vans, topiks, táxis, ônibus e assemelhados até́ o dia 21 de março

Com Informações de Camocim Portal de Notícias

A prefeitura de Camocim no litoral oeste suspendeu a entrada de transporte público de passageiros intermunicipais na cidade. Com a determinação, a empresa  expresso Guanabara suspendeu a venda de bilhetes de passagens para o município. A agência de passagens permanece funcionando na rodoviária de Camocim para reagendamentos e venda de passagens futuras.

O decreto assinado pela prefeita de Camocim determinou a suspensão dos transportes de passageiros como vans, topiks, táxis, ônibus e assemelhados até́ o dia 21 de março, período de vigência do decreto de isolamento social rígido no município.

Embora não haja, uma proibição expressa por parte do decreto estadual, alguns municípios como Camocim e Sobral restringiram o acesso dos transportes como medida de prevenção.



 

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *