Os Três Guardiões: 2021-03-28

Total de visualizações de página

sábado, 3 de abril de 2021

Moradores de Itarema reclamam das péssimas condições de ponte e estradas na zona rural

A ponte que liga Almofala a comunidade de Lameirão foi sinalizada por moradores com pedaços de madeira e sacos, internautas fazem comentários nas redes sociais

 Por Manoelzinho Canafístula


Ponte na estrada que liga a sede do Distrito de Almofala a comunidade de Lameirão - Foto: Reprodução Facebook

Moradores da zona rural de Itarema no litoral oeste, reclamam das péssimas condições de estradas localizadas na zona rural do município, entre os locais reclamados há uma ponte na estrada que liga a sede do distrito de Almofala a comunidade de Lameirão, em imagens publicadas nas redes sociais por moradores da região é possível ver que a ponte está com diversos trechos com buracos e outros em estado de erosão, o local recebeu sinalização dos moradores, os trechos foram sinalizados come sacos.

Na publicação feita no Facebook pelo artista plástico João Ribeiro, ele faz um alerta aos motoristas e motociclistas que passam pela ponte, "as estradas estão assim desde o inicio do inverno e a situação ficou pior desde fevereiro", disse o artista. Em outra publicação são mostrados trechos da estrada com pavimentação em pedra tosca danificada, que liga Almofala à Comunidade de Panam e outro trecho da estrada carroçável que liga Almofala à comunidade de Morro do Comum, os trechos tem problemas de águas acumuladas e outra com trechos danificados, Essas pontes feitas em Itarema, exceto as que não foram feitas são tudo mal feito. Tudo É, falta de uma boa engenharia. Prejuízo. Dinheiro público desviado! Falta de respeito”, comenta o internauta Gilson Ribeiro.  

 

O prefeito de Itarema Elizeu Monteiro (PDT) informou que já foi no local da ponte e que solicitou a secretária de Obras e Serviços Públicos, Melissa Sousa que providenciasse o orçamento da obra, "acredito que até no máximo na quarta-feira da próxima semana, estaremos dando inicio a obra", disse o prefeito.

Trecho da estrada que liga Almofala a Comunidade de Morro do Comum - Foto: João Ribeiro

Trecho da estrada que liga Almofala a Comunidade de Panam - Foto: João Ribeiro

Trecho da estrada que liga Almofala a Comunidade de Morro do Comum - Foto: João Ribeiro

Trecho da estrada que liga Almofala a Comunidade de Panam - Foto: João Ribeiro

Ponte na estrada que liga a sede do Distrito de Almofala a comunidade de Lameirão
Foto: Reprodução Facebook

Ponte na estrada que liga a sede do Distrito de Almofala a comunidade de Lameirão
 Foto: Reprodução Facebook

Ponte na estrada que liga a sede do Distrito de Almofala a comunidade de Lameirão - Foto: Reprodução Facebook


Comentários feitos por internautas na publicação do Facebook - Foto: Reprodução

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Pescador é atropelado e morto na zona rural de Cruz na CE 085, motorista foge

Segundo informações de familiares ele tinha o hábito de beber e foi atropelado por volta das 5h30min desta sexta-feira (2)

Por Manoelzinho Canafístula

Irmão da vítima sendo entrevistado pelo Sobral Online - Foto: Reprodução
 

O pescador Francisco de Assis de Melo, 37 anos, foi atropelado e morto por um caminhão na manhã desta sexta-feira (2) às margens da CE-085, na comunidade Lagoa de Baixo, entre os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacara. Segundo reportagem do Sobral Online, o motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro à vítima, equipe da Polícia Rodoviária Estadual esteve no local do sinistro e após o isolamento da área foi acionado o rabecão de Sobral para conduzir o corpo ao IML.



quarta-feira, 31 de março de 2021

Santana do Acaraú suspende atividades bancárias, farmácias e supermercados em novo decreto de isolamento social rígido até 4 de abril

O elevado número de mortes nas últimas 24h levou a gestão municipal a adotar as medidas extremas, supermercados e farmácias só poderão atender por delivery. Só estão autorizados a funcionar postos de combustíveis

Por Manoelzinho Canafístula

 Prefeito Francisco das Chagas Mendes decretou Lockdown total em Santana do Acaraú - Foto: Reprodução

A prefeitura de Santana do Acaraú, na região noroeste do Ceará, decretou, nesta quarta-feira (31), medidas mais rígidas no combate ao novo coronavírus. Agora, quase todas as atividades essenciais – a exemplo de bancos, supermercados e farmácias – terão restrições entre quinta-feira (1º) e o domingo (4).

 A data prevista para o fim das medidas é a mesma do atual lockdown decretado pelo governador Camilo Santana no Estado.

Segundo o Artigo 2º do documento, "todas as atividades comerciais, bancárias, industriais e de serviços em atendimento presencial" terão funcionamento suspenso entre esta quinta-feira (1º) e domingo (4). Ainda no mesmo artigo indica que supermercados, farmácias e distribuidoras de gás, além de seus similares, somente poderão funcionar mediante serviço de entrega (delivery) durante esse período. Ainda poderão funcionar até domingo:  

serviços públicos essenciais;

supermercados somente por entrega até as 20h

farmácias somente por entrega

postos de combustíveis, sendo vedado o funcionamento das lojas de conveniência;

hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos de emergência;

laboratórios de análises clínicas, para serviços de coleta de exames relacionados a Covid-19, sendo vedado qualquer procedimento clínico;

restaurantes/lanchonetes somente por entrega, com portas fechadas, até as 20h;

serviços de entrega de gás e água envasada somente por entrega até as 20h;

funerárias;

O estabelecimento que descumprir às normas pode ser multado em até R$ 2.500 por dia de descumprimento e interditado por sete dias.

O decreto prevê ainda que velórios de pessoas não suspeitas de Covid-19 podem ter duração máxima de duas horas, com no máximo dez pessoas.

O deslocamento só é permitido para atendimento médico, busca de atividades essenciais abertas e para serviços de entrega. Estão proibidos transportes coletivos e particulares de pessoas e bens por topiques, ônibus, paus de arara e similares.

O feriado de sexta-feira (2) foi cancelado para a Secretaria da Saúde, vigilância sanitária e outros serviços municipais. Embora já estejam em lockdown desde 13 de março por força de decreto estadual, os municípios têm prerrogativa de adotar medidas que ampliem as restrições contra a circulação dos vírus em seus territórios. Tal ação é respaldada no próprio texto do Governo do Estado e reafirmada na publicação de Santana do Acaraú.

SITUAÇÃO DA COVID-19 EM SANTANA DO ACARAÚ

O prefeito do município, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus), afirmou, nesta quarta-feira (31), por telefone, que os casos e óbitos pelo novo coronavírus "têm aumentado assustadoramente" no município, nas últimas 24h morreram cinco pessoas conformadas ou com suspeitas de morte causada pela doença.   

Mesmo com a secretaria municipal da Saúde tendo feito "grandes esforços" em parceria com outros órgãos, o gestor municipal afirma que tem sido vista "muita desobediência por parte de algumas pessoas" em relação ao decreto.

"Infelizmente essas medidas não são as que eu gostaria de tomar, mas nós temos que ter responsabilidade, mesmo que a contragosto, de tomar essas medidas mais restritivas e mais duras, com o único objetivo, o de salvar vidas", ressaltou Meu Deus, pedindo atenção e compreensão ao novo decreto. Em um vídeo divulgado nas redes sociais do município, o prefeito pede para que nenhum santanense venha pra cidade na semana santa “eu sei que todo mundo quer visitar seus familiares, “Eu peço que nos ajudem a termos a nossa Santana de volta, mas do jeito que eu estou vendo, não vejo outra solução a não ser um lockdown mais rígido, vocês santanenses que moram em Fortaleza, gostariam de rever seus familiares, mas entendam a situação, não venham pra Santana pelo amor de Deus”, enfatizou o prefeito.



Já o secretário de Saúde, Albert Claudino Araújo, também usou as redes sociais e fez apelo a população para evitar sair de casa, ele falou sobre o alto consumo de oxigênio com uma média de 16 cilindros por dia, “evitem sair de casa, pois é nesse momento de aglomeração que o vírus se torna mais forte, com o aumento de casos confirmados em nosso município, também pode afetar nossos servidores da saúde, nos ajudem e evitem que essa tragédia se alastre mais ainda”, disse o secretário. Ele juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária realizaram nesta quarta-feira (31) visitas a diversos estabelecimentos comerciais, agencias bancárias e na casa lotérica explicando sobre as novas medidas que entram em vigor amanhã. 


 

Medidas assistenciais - Segundo o prefeito estão sendo preparados 1.500 Kits para serem distribuídos as famílias mais afetadas pela pandemia, também serão distribuídos Kit para recém nascidos e outras ações estão em estudo para minimizar os efeitos nas famílias mais vulneráveis do município.  

Missa pelos mortos - A paroquia Santana realizou nesta quarta-feira uma celebração no Hospital Municipal Dr. José Arcanjo Neto pelas vitimas da Covid-19, veja trecho no video. 

Balanço do Boletim Epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de saúde em 31 de março indica que, o município teve 40 óbitos confirmados e 13 em investigação. Cerca de 17 pacientes estão internados, 304 em isolamento e 210 são considerados suspeitos, no município 1.652 pessoas foram confirmadas com o vírus, nos últimos cinco dias 105 pessoas foram contaminadas.  

Confira o teor do Decreto.








terça-feira, 30 de março de 2021

Prefeitura de Acaraú publica decreto e exclui parte dos professores de participar da ampliação de carga horária, sindicato contesta

Ato administrativo veda que professores que não exerceram o magistério nos últimos 12 meses participem do processo de ampliação, sindicato diz que decisão é inconstitucional e já recorreu  

Com Informações do Blog O Acaraú

Decreto Municipal assinado pela prefeita em 26 de março - Foto: Reprodução 

A prefeita do município de Acaraú, Ana Flávia Monteiro (PSB), coleciona mais um problema de ordem política e administrativa, impedida de realizar qualquer seleção pública em virtude da pandemia, decidiu encaminhar para a Câmara Municipal, (onde já tem dez vereadores em sua base de apoio, elegeu apenas sete), um projeto de lei que se transformou na Lei Municipal 1870 que autoriza a ampliação temporária da carga horária dos professores de 20 para 40 horas foi aprovada e beneficiaria professores efetivos da rede pública de ensino, objetivando o atendimento de carência provisória identificada pela Secretaria Municipal de Educação, não excedendo o limite de 200 horas. A alteração da carga horária vigorará enquanto instalada a situação de emergência em saúde e calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19).

 Ao regulamentar a Lei através do Decreto nº 23 de 26 de março de 2021, a prefeita determinou que só pode participar do processo de ampliação temporária, o professor efetivo que esteja em plena e efetiva regência de sala, no exercício do magistério nos últimos 12 (doze) meses, de forma ininterrupta, excluindo os professores que exerciam até o final do ano passado cargos de gestores e coordenadores, ou que tenham tirado alguma licença, como a maternidade ou até mesmo licença por doença em caso de Covid-19. A decisão da gestora gerou descontentamento da classe.

O Sindsep Acaraú, Sindicato dos Servidores Público, protocolou nesta segunda-feira (29) na prefeitura do município, um requerimento em que solicita a prefeita a revogação de todas as violações dispostas no Decreto, a instituição ressalta, que a lei aprovada não prevê a exclusão de nenhum professor de participar do processo e que portanto, qualquer impedimento nesse sentido, fere o artigo 37 da Constituição Federal.

Na última sexta-feira (26), o professor e vereador Claudenir Silveira (PT), mesmo antes do decreto ser publicado, disse que já haviam informações sobre a ação do executivo de barrar a ampliação para profissionais que nos últimos 12 meses não estiveram em sala de aula por exercer outra função ou por licença, disse ainda que a ação é de um regime autoritário. Nesta quarta-feira, (31), haverá Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Acaraú, antecipada em razão do feriado da Paixão de Cristo e a expectativa dos professores é que o assunto entre em pauta e assim como fez o Professor Claudenir, vereador de oposição, os professores que também são vereadores Claudio Jean e Gleison Rodrigues, da base da prefeita, se manifestem favoráveis a classe. 

A prefeitura não se manifestou sobre o caso.

Acesse Aqui a Lei 1870.

Acesse Aqui o Decreto.


segunda-feira, 29 de março de 2021

33 radialistas morreram de Covid no Ceará, segundo Sindicato

Desse levantamento feito pelo Sindradioce, 19 profissionais atuavam no Interior. Diante deste cenário, entidade cobra inclusão de radialistas no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a doença. 

Por Antônio Rodrigues


Radialista Júlio Lopes morreu na cidade de Acaraú, foi uma dos 33 radialistas mortos pela Covid-19 no Ceará, conforme sindicato - Foto: Arquivo pessoal

Na tarde de ontem (28), silenciava, pela última vez, a voz do radialista Júlio Lopes, de Acaraú, vítima da covid-19. Bastante conhecido no Litoral Norte do Estado, trabalhou como locutor de diversas emissoras, como Rádio Difusora e a Litoral FM. Assim como ele, outros 32 colegas de profissão faleceram por causa do coronavírus no Ceará, segundo levantamento do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará (SindradioCE). Com cenário preocupante, a entidade cobra que os trabalhadores da imprensa sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a doença.

Em junho de 2020, quando ainda havia muitas dúvidas sobre o novo coronavírus o radialista Taciano Clécio, de Juazeiro do Norte, descobriu que estava infectado. Ao fazer a primeira tomografia, descobriu o comprometimento de 50% de seu pulmão. Já o segundo exame, a situação se agravou para 75%. Imediatamente foi internado e permaneceu por quase quatro dias.

“Até os profissionais da saúde estavam com medo. Ainda era algo novo. Não fiquei em estado grave, fui evoluindo, tive alta e ainda passei uma semana tomando antibióticos”, narra o radialista sobre o período doente. Foram 22 dias com a doença.

Diante da pandemia, Taciano teve que trabalhar normalmente apresentando seu jornal diário. Como medidas de segurança, sua emissora colocou seus colaboradores do setor administrativo para trabalharem em casa. Os repórteres também entraram, ao vivo, por telefone. As entrevistas em estúdio foram substituídas pela ligação. Mesmo com todos os cuidados, o radialista contraiu a doença pela segunda vez, neste mês de março, mas com sintomas mais leves. “Só dores no corpo. Nada grave”, detalha.

19 PROFISSIONAIS QUE MORRERAM ESTAVAM NO INTERIOR

Colega de imprensa de Taciano em Juazeiro do Norte,o radialista e empresário Normando Sóracles, contraiu a covid-19 de forma mais grave. Após três semanas lutando contra a doença faleceu no dia 25 de dezembro.

Antes de adoecer, a família de Normando preocupava-se com sua saúde, já que era obeso e continuava na sua rotina de comunicador, fora de casa. “Ele necessitava ir às ruas, passar com responsabilidade a situação, mas tinha muito cuidado, usava máscara, álcool em gel, tirava os sapatos e roupas quando chegava em casa. Chegou a faltar eventos políticos, porque ele tinha medo”, detalha a filha.

Lívia confessa que não se surpreendeu quando seu pai adoeceu pela sua rotina como comunicador. “Sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, poderia acontecer. Conter um vírus no ar é muito complicado. Até mesmo quando começou os sintomas, meu irmão, que é médico, ficou monitoramento. Mas é um vírus que todos estamos suscetíveis”, lamenta.

Dos 33 radialistas que faleceram da doença, 19 estão no interior do Estado, de acordo com o sindicato da categoria. A primeira morte aconteceu no dia 8 de abril e a última ontem (28), com a partida de Júlio Lopes.

De acordo com o presidente do Sindradioce, Tony Pereira, a doença afetou não apenas idosos, mas profissionais de outras idades, como Pedro Hallan, que foi vítima da covid-19 aos 28 anos. “Ainda temos, pelo menos, outros três colegas internados”, reforça.

INCLUSÃO NO GRUPO PRIORITÁRIO

A entidade orienta a todos os veículos de comunicação a adesão às medidas de prevenção, como sanitização de estúdios das emissoras, adesão de trabalho remoto e, para profissionais que precisam permanecer ao local de trabalho, o uso de EPIs. “O pessoal que estava trabalhando nem estava indo tanto ao estúdio. As rádios adotaram também que poderia ficar só um comunicador e a maioria em trabalho remoto”, conta Tony.

Antes mesmo da morte de Júlio, no último dia 22, o Sindradioce já havia enviado também um ofício ao governador do Estado, Camilo Santana, pedindo a inclusão da imprensa no grupo prioritário de imunização. Um projeto de indicação do deputado estadual Tin Gomes, enviado no último dia 16, já tramita na Assembleia Legislativa, incluindo, além de trabalhadores do rádio, profissionais da televisão.

“Como um serviço essencial, de acordo com o decreto estadual, e diante da situação, achamos necessária a imediata inclusão dos radialistas e jornalistas na lista prioritária”, justifica o sindicalista.

O próprio Taciano, logo após a morte de seu colega Normando, conta que cobrou parlamentares pela inclusão dos profissionais da comunicação no grupo prioritário. “É um medo de algo invisível. Acaba que somos serviço essencial e não estamos no grupo prioritário. Termina sendo uma contradição”, provoca. Lívia Romano reforça: “A imprensa faz um papel lindo, social, informativo, mantém o dia a dia nas ruas. Deveria ser contemplada”, completa.

domingo, 28 de março de 2021

Adolescente canta e encanta na zona rural de Santana do Acaraú

Segundo ela não houve um tempo certo para cantar, além de musicas nacionais ela solta a voz em língua inglesa

Por Manoelzinho Canafístula

 

Verônica Ana Verônica Sales Carlos, tem 15 anos, e canta em português e inglês - Foto: Arquivo Pessoal

A adolescente Ana Verônica Sales Carlos, tem 15 anos, mora no distrito de Mutambeiras, zona rural de Santana do Acaraú e está no 1º ano do ensino médio na Escola Nazaré Severiano, primogênita do casal Raimundo Nonato Carlos e Ana Alice Sales Carlos, tem uma irmã de sete anos, Ângela Rafaela Sales Carlos. E foi lá no distrito onde mora que ela desde cedo já sabia o que queria na vida, cantar.

 “Costumo dizer que eu nunca tive uma idade pra começar a cantar, sempre amei estar nesse meio, Meu brinquedo preferido quando criança era um microfone de madeira, feito pelo o meu tio, não largava um minuto”, diz a adolescente, que tem como ídolos Azzy, Elis Regina e Agnes Nunes.

 

Ela afirma que cantar desde criança era um ato que levava como brincadeira infantil, mas que o sonho sempre esteve em seus planos futuros. “Sempre cantei por brincadeira, nunca com uma ideia de trabalho, mas sempre com esse sonho guardado em minha cabeça”, relata.

Aos nove anos de idade ela entrou para o Colégio Pingo de Gente e segundo ela pode reviver seu sonho, quando começou a participar dos festivais de inglês no colégio, “ficava muito feliz com cada vitória, e tive a iniciativa de gravar vídeos e postar na internet e muitas pessoas começaram a me acompanhar, e a cada pessoa que me seguia, aumentava esse meu sonho e amor pela a música”, finaliza.

A adolescente já compôs e gravou uma canção que está em seu canal no YouTub, diz ser muito grata a seus pais e sua irmã e principalmente a Deus pelo grande dom que possui.

Veja os vídeos da cantora.






Adolescente de 12 anos é encontrado morto na zona rural de Itarema

Ele estava desparecido desde ontem (27) e foi encontrado morto próximo a igreja da comunidade de Mãe Cosma

Por Manoelzinho Canafístula

O corpo do adolescente estava coberto por galho de árvores - Foto: Arquivo Pessoal
 

O adolescente Pedro Evando Martins Cabral, 12 anos, foi encontrado morto na noite deste domingo (28) ao lado da igreja de Mãe Cosma, zona rural de Itarema, segundo moradores o adolescente estava desaparecido desde ontem (27) a noite e por volta das 18h30min populares encontraram o corpo, que estava coberto por galhos de árvores e com sinais de violência, não há informações de como ele foi morto. A Policia Militar foi acionada e está no local aguardando a chegada da Perícia Forense. A Policia Civil de Itarema deve abrir inquérito para apurar o crime.

Missão Velha e Martinópole devem ter novas eleições; outros municípios do Ceará estão sob impasse

 Os prefeitos eleitos em 2020 de Missão Velha e Martinópole foram afastados dos cargos pelo TSE, que já determinou um novo pleito

 Letícia Lima/DN


 Legenda: Ainda não há data definida para que eleitores de Missão Velha e Martinópole voltem às urnas - Foto: Fabiane de Paula

 Os eleitores de Missão Velha e Martinópole devem voltar às urnas neste ano para novas eleições municipais. Os prefeitos eleitos em 2020 foram afastados do cargo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após serem considerados inelegíveis. Nos dois casos, ainda cabem recursos às decisões. Outros municípios cearenses também correm o risco de passar por novo pleito, pois têm gestores ainda com pendência na Justiça, segundo reportagem do Diário do Nordeste.

 Há prefeitos e vices na berlinda, aguardando decisões da Justiça Eleitoral, em Brasília, para tentar reverter sentenças do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE), que barraram suas candidaturas. A maioria dos impedimentos ocorreu por atos de improbidade administrativa praticados durante gestões anteriores nos municípios.

Na última terça-feira (23), o TSE julgou o caso de Missão Velha. O ministro relator do processo, Edson Fachin, negou recurso do prefeito eleito, Dr. Washington Macedo (MDB), contra decisão do TRE-CE, que indeferiu a sua candidatura por improbidade administrativa.

NOVA ELEIÇÃO EM MISSÃO VELHA

Em agosto de 2020, o emedebista foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), em decisão colegiada, com a suspensão dos direitos políticos, por ato doloso de improbidade administrativa que acarretou em lesão ao patrimônio público e/ou enriquecimento ilícito quando era gestor do município. A condenação tornou Dr. Washignton inelegível.

De acordo com o processo, o então gestor municipal concedeu aumento salarial a apenas três servidores públicos, em detrimento dos demais, sem autorização da Câmara Municipal, o que foi enquadrado como enriquecimento indevido de terceiros. O prejuízo causado ao erário público foi de R$ 109.294,01, e o Tribunal determinou ressarcimento do valor.

O ministro Edson Fachin confirmou a sentença dada pelo TRE-CE e determinou novas eleições em Missão Velha. Dr. Washington foi eleito com 11.748 votos. Quem está no comando da Prefeitura, interinamente, é a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dona Nazinha (MDB).

O Diário do Nordeste tentou contato com Dr. Washington, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

NOVA ELEIÇÃO EM MARTINÓPOLE

Em Martinópole, a Justiça Eleitoral também determinou a realização de novas eleições. O prefeito eleito em 2020, James Bel (Progressistas), teve a candidatura barrada pelo ministro do TSE, Alexandre de Moraes, por abandono de cargo público. James Bel foi eleito, no ano passado, com 4.189 votos.

De acordo com o processo, James ficou afastado do cargo efetivo de professor do município, entre 2011 e 2016, e não retornou às funções após o término do seu mandato como prefeito nesse período.

A situação acarretou na instauração de um processo administrativo disciplinar por abandono de cargo, culminando na sua demissão.

Houve divergências no julgamento do TRE-CE, que acabou deferindo o registro de candidatura. No entanto, o ministro do TSE indeferiu o registro e determinou novas eleições.

"Entramos com um recurso extraordinário no STF. Acho um absurdo (a decisão do TSE). Enquanto várias pessoas tiveram as contas desaprovadas, as minhas foram aprovadas e o processo administrativo foi anulado pela atual gestão e voltei para a sala de aula", defende James Bel.

De acordo com a assessoria de comunicação do TRE-CE, a resolução que marcaria a data do novo pleito em Martinópole seria apresentada ainda neste mês, mas, diante do agravamento da pandemia da Covid-19, o relator da ação no Tribunal optou por aguardar a evolução do quadro sanitário no Estado.

OUTROS PREFEITOS NA BERLINDA

Em pelo menos outros quatro municípios cearenses, os gestores eleitos em 2020 foram barrados pelo TRE-CE e aguardam o julgamento de recursos no TSE com expectativa de reversão das sentenças, como é o caso de Barreira.

BARREIRA

O TRE-CE indeferiu o registro de candidatura da prefeita eleita, Dra. Auxiliadora (PSD), após ela ter contas julgadas irregulares em definitivo pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na gestão do Fundo de Saúde do município.

Dra. Auxiliadora entrou com um recurso contra a decisão no TSE, que ainda não foi analisado. A prefeita foi eleita com 7.604 votos. Enquanto o processo tramita, o presidente da Câmara Municipal, vereador Chaveirinho (PT), comanda o município interinamente.

JAGUARUANA

Em Jaguaruana, a administração da cidade também está sob impasse na Justiça Eleitoral. O TRE-CE indeferiu o registro de candidatura do prefeito eleito, Roberto da Viúva (PDT), devido à desaprovação de suas contas pelo TCE, enquanto ele era secretário municipal de Infraestrutura do município entre 2013 e 2014.

De acordo com o processo, as ações configuram atos dolosos de improbidade administrativa.

O prefeito eleito recorreu da sentença ao TSE, que ainda não julgou a apelação, mas não é só ele que enfrenta problemas. A vice-prefeita eleita na chapa de Roberto, Flávia Façanha (PSB), também teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral em âmbito estadual.

Ela recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral e aguarda decisão. A chapa teve 52,82% dos votos válidos. Enquanto o imbróglio não é resolvido, o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias do Sargento (PCdoB), está como prefeito interino de Jaguaruana.

PEDRA BRANCA

Pedra Branca é outro município sob indefinições. O prefeito eleito, Antônio Gois (PSD), teve a candidatura barrada pelo TRE-CE, porque renunciou ao cargo de prefeito da cidade, em 2019, para evitar um processo de cassação, por crimes de responsabilidade e infrações político-administrativas em licitações quando ocupava a gestão entre 2009 e 2012.

Antônio Gois recorreu ao TSE e aguarda decisão. Ele foi eleito no ano passado com 7.490 votos. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rogério Cordulino (SD), segue à frente da Prefeitura enquanto o caso não é resolvido.

VIÇOSA DO CEARÁ

O município de Viçosa do Ceará também está cercado de indefinições. A chapa do prefeito eleito, José Firmino (MDB), e do vice, Dr. Marcelo (MDB), foi cassada pelo TRE-CE por abuso de poder econômico e conduta vedada nas eleições.

No entanto, eles conseguiram liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para serem diplomados e empossados nos respectivos cargos até que os recursos sejam esgotados. Embargos de declaração ainda aguardam julgamento no TRE.

FRECHEIRINHA

Já em Frecheirinha, o prefeito eleito, Helton Luis (PDT), teve a candidatura deferida pelo TRE-CE, ou seja, liberada, mas enfrenta questionamentos que ainda precisam ser julgados pela Corte Eleitoral no Ceará.

Nesse caso, como a candidatura chegou a ser deferida pelo TRE-CE, o prefeito assumiu o cargo desde o dia 1º de janeiro.

RESOLUÇÕES EM OUTROS MUNICÍPIOS

CARIDADE

Em Caridade e Senador Sá, processos contra os prefeitos eleitos dos dois municípios estão se encaminhando para resolução. A prefeita eleita de Caridade, Simone Tavares (PDT), teve a candidatura indeferida pelo TRE-CE, após ter as contas desaprovadas pelo extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), quando era gestora do Fundo Municipal de Saúde.

No entanto, ela recorreu ao TSE que, no início deste mês, deferiu o registro de sua candidatura. A Corte aguarda prazo recursal, mas a decisão já foi comunicada ao TRE-CE. O caso é semelhante ao de Senador Sá. A diferença é que o vice-prefeito eleito, José Vilane (MDB), é o alvo de questionamentos.

SENADOR SÁ

O TRE-CE barrou a candidatura do vice, após ele ter contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado quando era presidente da Câmara Municipal de Senador Sá. José Vilane recorreu ao TSE, que deferiu o registro da sua candidatura. Outro recurso contra essa decisão foi apresentado ao TSE, que ainda vai julgar.

Já em Barro, Morada Nova, Pires Ferreira e Tejuçuoca, o mérito dos processos já foi julgado pelo TSE, que deferiu o registro de candidatura dos prefeitos eleitos, indicando que devem seguir nos cargos. O TRE-CE já havia deferido as candidaturas, mas recursos contrários às decisões foram apresentados. O Tribunal Superior Eleitoral manteve o deferimento e, agora, correm prazos recursais.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *