Os Três Guardiões: 2023-02-26

Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de março de 2023

Fortaleza amanhece sob forte chuva; precipitações devem ocorrer em todo o estado até próximo domingo

Temperatura máxima para Fortaleza prevista é de 29 °C e a mínima, de 25 °C. A umidade mínima será de 95%. 

Foto: Divulgação – Previsão da Funceme para Fortaleza é de mais chuvas no decorrer desta sexta-feira. — Com informações do G1 CE.

A Grande Fortaleza amanheceu nesta sexta-feira (14) com forte chuva. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), todas as macrorregiões do Ceará deverão receber precipitações até o próximo domingo (5).

As chuvas deverão concentrar-se durante a madrugada e manhã em áreas do litoral e sul do Ceará. Já nos períodos da tarde e da noite, sobre o interior.

As precipitações esperadas têm relação com a atuação de áreas de instabilidade atmosférica associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a efeitos locais, como brisa, relevo, temperatura e umidade.

A temperatura máxima para Fortaleza prevista é de 29 °C e a mínima de 25 °C. A umidade mínima será de 95%.

Choveu em cerca de 112 municípios do Ceará entre as 7h de quinta (2) e as 7h desta sexta-feira (3), segundo dados da Funceme. Os dados serão atualizados no decorrer do dia pelo órgão.

Neste intervalo de 24 horas, os principais acumulados aconteceram no Litoral-Leste, Maciço de Baturité e Sertão Central. As cidades que mais receberam precipitações foram Beberibe (155 milímetros), Maranguape (125 milímetros), Cascavel (130 milímetros), São Gonçalo do Amarante (95 milímetros), Quixeramobim (94 milímetros) e Redenção (78 milímetros).

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira (3):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Sábado (4):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Domingo (5):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado, com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.

Alerta de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta sexta-feira aviso de chuva intensa com ventos fortes em todo território cearense. O aviso laranja termina no fim da manhã desta sexta.

Riscos potenciais:

Nas cidades com alerta pode chover entre 30 e 60 por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os ventos intensos devem ficar entre 60 e 100 km/h.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Situação hídrica

O Ceará tem cinco açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o estado tem 12 açudes com volume acima de 90% e 68 reservatórios com volume inferior a 30%.

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,70% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 46,02%. Já o Banabuiú se encontra com 8,96%.

Prouni 2023: prazo de inscrições termina nesta sexta-feira (3); saiba como fazer

Candidato deve ter feito Enem 2021 ou 2022 e obtido nota mínima nas provas e redação.

Foto: Shutterstock – Ter feito o Enem é um das exigências para solicitar Prouni – Com informações do Diário do Nordeste

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), do 1º semestre de 2023, terminam nesta sexta-feira (3). Os interessados devem se inscrever até as 23h59 pela página oficial do programa.

QUEM PODE SE INSCREVER NO PROUNI

Para realizar inscrição, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ou 2022 e ter atingido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.

Além do Enem, o interessado precisar atender um dos requisitos:

Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;

Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;

Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou

Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou destinados à formação do magistério da educação básica.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ainda ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953 por pessoa).

Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 3.906 por pessoa).

CRONOGRAMA DO PROUNI

As inscrições do programa foram iniciadas em 28 de fevereiro e encerram nesta sexta-feira (3). O resultado da primeira chamada de alunos acontece no dia 7 de março.

quinta-feira, 2 de março de 2023

Filho de agricultores no interior do CE passa em Direito na UFC: ‘tenho exemplos de pessoas fortes’

Estudante da rede pública, Maicon disse ter treinado muito para redação do Enem. - Com informações do Diário do Nordeste.

 

Foto: Acervo pessoal - Legenda: Maicon celebra a vaga na Universidade como uma conquista da família

Qual a trajetória de um estudante na zona rural, filho de agricultores, até a aprovação em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) – um dos cursos mais disputados no Estado? “Ele não está em casa. Foi ajudar o pai a plantar”, explica a madrinha do rapaz, na primeira tentativa de conseguir a resposta para esta matéria.

Francisco Maicon Cavalcante de Mesquita, de 18 anos, vai cusar Direito na UFC a partir deste ano. O resultado foi oficializado nesta semana. Mas antes disso, ele precisou mudar de casa durante os dias letivos, ter foco nas atividades da escola e nos conteúdos complementares até alcançar uma vaga no curso sonhado, e agora comemorado com a família.

Na reta final do processo seletivo, há apenas 6 pontos da nota de corte do curso, a ansiedade bateu mais forte junto com a pergunta: “será que vai dar?”.

“Eu não acreditava em mim e fui olhar se estava na lista de espera. Quando vi a mensagem ‘você foi selecionado’ foi uma sensação muito louca. Ver aquilo foi como se eu estivesse num sonho”, lembrou o estudante durante entrevista ao Diário do Nordeste.

Naquele momento, sentado no sofá depois de voltar da igreja e ainda em êxtase com a conquista, acordou os pais e irmãos para contar a notícia.

“Eles ficaram bastante emocionados porque eu sou o primeiro daqui a fazer a faculdade”, completa. O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi publicado nesta terça-feira (28). E a Faculdade de Direito da UFC, inclusive, completa 120 anos de criação nesta quarta-feira (1º).

Maicon concluiu o ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Mota Filho, em Tamboril, no Sertão de Crateús. Mas a sua casa, na verdade, fica a cerca de 50 km, em Monsenhor Tabosa, interior do Ceará.

O jovem decidiu entrar na escola onde há formação técnica e com bons índices de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, abriu mão da convivência com os pais e passou a viver, durante a semana, com uma parente.

“Meu coração ficava apertado porque eu sou muito apegado a eles. E, principalmente, que lá eu só conhecia minha tia. Foi tudo novo", compartilha. Foi pensando no pai Evandro e na mãe Eliete, contudo, que ele tomou e sustentou a decisão. Os dois atuam na plantação de milho, feijão e mamona”.

“Agora eu tenho a oportunidade de melhorar a realidade dos meus pais, a minha e da minha família”, frisa sobre o sonho de se tornar advogado. Até esse degrau, o estudante precisou ter muita disciplina.

Maicon teve o primeiro contato com a maratona de questões do Enem, como treino, na edição de 2021.

“Fiz para entender o meu nível de conhecimento, saber o que eu precisava melhorar. O resultado não foi tão bom, então foquei muito no colégio e sempre consegui notas boas. Eu anotava tudo”, acrescenta o rapaz.

COMO FOI A PREPARAÇÃO

Sem condições de pagar cursos preparatórios, a estratégia foi alcançar um bom rendimento escolar e treinar a escrita durante o ano todo. O resultado? Maicon conseguiu 960 pontos na redação, uma das maiores entre os alunos da escola, quase alcançando o valor máximo.

O desafio com os números também foi superado. “Como não entendia muito, acabei focando em conteúdos como regra de 3, análises de gráficos e de figuras planas. Tanto que a minha segunda maior nota foi em matemática”, destaca.

Sempre gostei de perguntar e fiz amizade com meus professores. Eles me ajudaram com indicações e fui buscando conteúdos que me interessavam. A escola recebeu uma doação de livros de redação, tinha um curso de redação bastante caro, o que me ajudou bastante

Maicon dedica-se à leitura desde pequeno. E isso começou quando ele sofreu um acidente e, no hospital, quis aproveitar uma revista infantil.

“Meus pais não tiveram acesso à educação, eles aprenderam a ler com mais de 30 anos, e minha mãe tinha vergonha de ler em público. Ela não aceitou quando eu pedi pra ela ler a revista para mim”, lembra o jovem”.

Além das palavras escritas, a argumentação passou a fazer parte do cotidiano. Tanto que isso foi notado pelos mestres de Maicon. Após uma consulta da grade do curso, a área do Direito Civil aparece como uma opção para dar uma contribuição social, como explica.

“Conforme fui crescendo, fiquei revoltado com algumas injustiças e sempre gostei de me posicionar. Os professores até diziam que mesmo errado eu sustentava minhas palavras, e isso me motivou a entrar no Direito”, frisa sobre a habilidade.”

“Com a conquista da vaga, Maicon deve recorrer mais uma vez à família – "joia da vida" – para a nova mudança, a fim de começar os estudos. “Minha madrinha, que sempre me apoiou nos estudos e foi presente na minha vida, mora em Fortaleza. Ela me disse que daria esse apoio”.

Sou de uma família bastante humilde, mas muito unida. Somos muito felizes, porque temos exemplos de pessoas fortes, trabalhadoras e que nunca desistiram

“Ao ajudar o pai na plantação, como aconteceu durante esta manhã, o jovem compartilhou o sonho de estudar. “Ele disse que não me via trabalhando com isso e, quando eu falei sobre Direito, falou: ‘faça por onde que Deus dá um jeito’”.

PC-CE deflagra operação em Itapipoca e apreende mais de R$ 1 milhão em bens

Descapitalizar e enfraquecer o crime organizado. Esta tem sido a diretriz da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Um exemplo disso é a operação “Quebrando a Banca”, deflagrada pela Delegacia Regional de Itapipoca, na última terça-feira (28). – Com informações da Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social (SSPDS)

Foto: Divulgação. 

 

A investigação que resultou na operação policial teve como objetivo o combate aos crimes de extorsão qualificada, lavagem ou branqueamento de capitais, tráfico de drogas, associação para tráfico, formação de organização criminosa e operacionalização de jogos de azar.

A ação policial teve o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

No total, foram presas dez pessoas e cumpridas 24 medidas cautelares de busca e apreensão, sequestro e arresto de bens e valores, além de bloqueio de contas bancárias.

Estima-se que os bens apreendidos durante a ação policial somam mais de R$ 1 milhão. Detalhes do trabalho policial serão apresentados nesta quinta-feira (02), às 10h30min, em coletiva de imprensa, no auditório da Superintendência da PC-CE, em Fortaleza.

Tremores de terra são registrados por três dias seguidos em Alcântaras, na região norte do Ceará

O mais recente aconteceu no começo desta quarta e foi sentido em outros municípios vizinhos, como Sobral. - Com informações do G1 CE.

Região próxima a Serra da Meruoca sentiu o tremor de terra em Alcântaras, no Ceará. — Foto: Cíntia Xerez

Alcântaras registras três tremores de terra em três dias

O município de Alcântaras, na região norte do Ceará, registrou tremores de terra por três dias seguidos — entre esta segunda-feira (27) e esta quarta (1º). O mais recente aconteceu no começo desta quarta, e foi sentido em outros municípios vizinhos, como Sobral.

O Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que o tremor foi de magnitude 2.3mR, e foi sentido nas proximidades da Serra do Rosário, já no município de Sobral.

O abalo sísmico desta quarta-feira aconteceu por volta de 12h, quando a aposentada Tereza Vilani de Araújo preparava o almoço. "A gente fica assustada, com medo de repetir de novo, mais forte. Então, a gente fica só esperando", disse.

Os tremores de terra na região são causados por uma falha geológica, que começa em Pedro Segundo, no Piauí, e vai até Acaraú, no Ceará. Apesar do susto, não há registro de prejuízos materiais causados em ambos os municípios.

O Labsis, porém, repassou informações sobre os tremores anteriores. Nesta terça-feira, foi registrado um tremor de terra pelas estações sismográficas na região do município de Alcântaras;

De acordo com a análise técnica, a magnitude preliminar deste evento foi calculada em 1.5 mR. O órgão disse ainda que não há informações sobre moradores que tenham ouvido ou sentido o tremor.

Já na segunda-feira, o tremor teve magnitude preliminar calculada em 2.0 mR — atividade sentida por diversas pessoas na Serra de Meruoca, que ocupa os municípios de Meruoca, Coreaú, Alcântaras, Massapê e Sobral.

'Dinheiro esquecido': mais de meio milhão de pessoas têm acima de R$ 1 mil para receber

Consulta ao sistema do Banco Central sobre valores esquecidos foi reaberto nesta terça-feira (28); veja como conferir. - Com informações do G1 CE.

 

Foto: Divulgação.


O relatório do Banco Central do Brasil sobre os valores esquecidos em contas bancárias mostra que 643.105 pessoas têm mais de R$ 1.000,01 a sacar. A consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR) foi reaberta nesta terça-feira (28) pelo BC.

Os dados do relatório também mostram que 4,6 milhões de pessoas têm entre R$ 100,01 e R$ 1.000 esquecidos. A maior parcela de beneficiários, no entanto, é de quem tem até R$ 10: estes são, ao todo, 29,2 milhões de pessoas.

Os números são referentes ao total de contas – uma pessoa pode ter mais de uma conta aberta com dinheiro esquecido. Os dados divulgados nesta semana pelo Banco Central são referentes a janeiro de 2023.

O BC também informou que os saques serão liberados a partir da próxima terça-feira (7).

Confira a quantidade de beneficiários por faixa de valores a receber:

acima de R$ 1.000,01: 643.105 contas | 1,37% do total;

entre R$ 100,01 e R$ 1.000,00: 4.694.862 contas | 10,03% do total;

entre R$ 10,01 e R$ 100,00: 12.195.837 contas | 26,05% do total;

entre R$ 0,00 e R$ 10,00: 29.282.110 contas | 62,55% do total.

Como consultar

O SVR tem disponíveis cerca de R$ 6 bilhões em valores a receber para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

O Banco Central ressalta que o único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

A consulta aos valores esquecidos estava suspensa desde abril de 2022, assim como os saques. Será permitido o saque dos recursos também pelos herdeiros e representantes legais dos falecidos.

Consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.

Dicas para não cair em golpes

A primeira dica para não cair em golpes se refere a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar os valores esquecidos via PIX. Nesse caso, o BC orienta a ignorar as mensagens e, principalmente, não clicar em links.

Esses links, informa a instituição, roubam senhas em redes sociais e podem instalar vírus e programas espiões no celular.

Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais da instituição, e não por meio de aplicativos de mensagens ou SMS.

Confira, abaixo, dicas para não cair em golpes:

O Banco Central não envia links e não entra em contato com os clientes para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais;

Ninguém está autorizado a entrar em contato com os clientes em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber;

Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;

Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos;

O único site para saber informações sobre valores a receber é https://valoresareceber.bcb.gov.br/.

 

 

 

quarta-feira, 1 de março de 2023

Homem é encontrado morto na zona rural de Coreaú na região Noroeste do Ceará

 O corpo de um homem em decomposição identificado como Raimundo Nonato foi encontrado na manhã desta quarta-feira (1º), em Cunhaçu na zona rural do município de Coreaú, região Noroeste do Ceará. - Com informações do Sobral On-line.

Foto: Divulgação.
Segundo apurou a reportagem do Sobral Online, a vítima estava desaparecida desde a última segunda-feira dia 27 de fevereiro, o corpo foi encontrado em uma mata pelo agricultor Geovane Rodrigues da Silva, que passava pelo local, segundo ele havia uma grande quantidade de urubus e após verificar o que causava o mau cheiro e a presença das aves, percebeu tratar-se de um cadáver em avançado estado de decomposição, o homem informou ainda que foi possível identificar uma lesão grave na parte superior do corpo. A Polícia Militar foi acionada e uma viatura compareceu ao local, a Perícia Forense também adotou todas as medidas necessárias para a remoção do corpo.

Filha de zeladora da UFC, jovem da periferia de Fortaleza é aprovada em Medicina; ‘tento desde 2015’

Sem estrutura nem materiais, Laianne estudava pelo celular e por meio de apostilas doada. -  Com informações do Diário do Nordeste.


A vontade de vencer foi maior que as adversidades e os oito anos de paciente espera - Foto: Arquivo Pessoal

“Não acreditei que seria possível. Pensava ‘não dá, não vou passar’.” A fala de Laianne Plácido Lima, 25, pode parecer pessimista, mas é quase regra para quem cresce sob os efeitos da desigualdade que assola a periferia de Fortaleza. A aprovação em Medicina é para ela, então, um divisor de águas.

Nesta terça-feira (28), com a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) após “9 dias de ansiedade e de pânico”, Laianne se conectou à plataforma e leu: “Parabéns! Você foi selecionada na chamada regular”.

Agora, ela vivencia, ao mesmo tempo, um fim e um começo.

Termina a série de tentativas de ser aprovada no curso dos sonhos, iniciada em 2015, quando fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez. E inicia a expectativa para entrar na sala de aula da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed/UFC).

"Quando fui dizer pra minha mãe, nem ela acreditou. Tô tentando passar desde 2015, há 8 anos faço essa prova. Acho que ela só acreditou quando chegou no trabalho, mostrou o resultado pros professores e todo mundo começou a chorar". LAIANNE PLÁCIDO LIMA - 25 anos

Laianne é filha de Maria Célia, 56, zeladora de um dos campi da UFC em Fortaleza há 11 anos e maior apoiadora das metas e sonhos da jovem. Não concluiu os próprios estudos, como relata a filha, mas construiu para a menina um destino distinto.

“Pra me manter no cursinho, eu tinha ajuda dela somente. Muita gente desistiu porque não tinha apoio. Eu, sem o apoio dela, não passaria. Ela acreditou em mim”, emociona-se.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Homem é preso após agredir a ex-companheira em Bela Cruz no Ceará

A Polícia Civil do Ceará prendeu em flagrante nesta segunda-feira (27), um homem de 22 anos, acusado de suposto crime de violência doméstica, no município de Bela Cruz, região Noroeste do Ceará. - Com informações do 

Foto: Ilustração.

A equipe de Policiais Civis de Bela Cruz, recebeu denúncia anônima sobre uma possível agressão contra a ex-companheira do acusado, o suposto crime ocorreu na localidade de Espinhos. Além dela, familiares da vítima, também podem ter sido agredidos pelo denunciado, ele ainda é suspeito de ter subtraído um aparelho celular após as agressões.

Após uma rápida investigação a Polícia Civil prendeu o suposto no mesmo local onde ocorreu o crime.

O acusado não apresentou resistência e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde ficou preso em flagrante pelo crime de violência doméstica.

A Policia Civil de Bela Cruz destacou ainda, o compromisso com a defesa das mulheres e combate à violência doméstica e pede que à população ajude e denuncie qualquer tentativa de violência.

As denúncias que podem auxiliar os trabalhos policiais em Bela Cruz e região podem serem feitas pelo número (88) 3663-1925. Número da Delegacia Municipal de Policia Civil de Bela Cruz. O sigilo e o anonimato são garantidos. 

Resultado do Sisu com lista de aprovado é divulgado; Ceará tem mais de 11 mil vagas

O resultado pode ser conferido na página do participante, no site do Ministério da Educação (MEC). - Com informações do G1 CE.

Foto: Ilustração

Foram divulgados, nesta terça-feira (28), os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referentes ao 1º semestre de 2023. No Ceará, 11.333 vagas estão disponíveis em universidades públicas para o Sisu.

O resultado pode ser conferido na página do participante, no site do Ministério da Educação (MEC).

O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.

Veja o que fazer a seguir:

Foi aprovado? Verifique quais são os documentos exigidos para a matrícula na instituição de ensino em que você estudará (há universidades que aceitam o envio dos dados por meio digital; outras, apenas presencialmente). O prazo é de 2 a 8 de março.

Não foi aprovado? Calma, nem tudo está perdido. Se quiser, manifeste interesse em participar da lista de espera, no período de 28 de fevereiro a 8 de março. Você deve escolher se deseja concorrer na 1ª ou na 2º opção de curso indicada na inscrição. Os resultados serão divulgados pelas próprias universidades.

Entenda os resultados

O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição:

A nota foi suficiente para passar na 1ª opção? Ele será obrigatoriamente aprovado nela (sem chance de escolher a 2ª).

Não conseguiu passar na 1ª opção? Pode ser aprovado na 2ª, se o desempenho for suficiente.

Não foi aprovado em nenhuma das opções? Há como participar da lista de espera.

Vagas no Ceará

O Ceará tem 11.333 vagas disponíveis para o Sisu 2023 em instituições de ensino superior. Só na Universidade Federal do Ceará (UFC) estão sendo ofertadas 6.308 vagas em 111 cursos.

 

Confira todas as vagas

UNILAB

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vai ofertar 596 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023.

UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai disponibilizar 1.070 vagas.

IFCE

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai disponibilizar 3.383 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. Serão ofertadas 1.670 vagas para a ampla concorrência, as demais serão destinadas para outras modalidades de concorrência.

  

Mais de 1,5 milhão de beneficiários serão excluídos do Bolsa Família

Ao mesmo tempo em que exclui beneficiários em situação irregular, o ministério incluirá no programa cerca de 700 mil famílias em março. – Com informações do Diário do Comércio.

Foto: Divulgação 

Com a retirada de parte dos beneficiários em situação irregular, o governo deve começar a pagar em março o adicional de R$ 150 do Bolsa Família para as famílias com crianças de até 6 anos | Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Mais de 1,5 milhão de beneficiários que recebem o Bolsa Família irregularmente serão excluídos do programa social em março, anunciou na sexta-feira (24) o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias. Segundo o ministro, mais 700 mil famílias com direito ao benefício serão incluídas no programa.

De acordo com o ministro, os beneficiários que deixarão de receber o Bolsa Família têm renda acima do limite legal para o programa. Do total de 1,5 milhão de pessoas, informou o ministro, existem cerca de 400 mil cadastros unipessoais (famílias de apenas um membro).

Ao mesmo tempo em que exclui beneficiários em situação irregular, o ministério incluirá cerca de 700 mil famílias em março. De acordo com o ministro essas pessoas cumprem os requisitos para receberem o Bolsa Família, mas não conseguiam ser alcançadas, o que exigiu do governo a busca ativa dos participantes.

“Com a busca ativa e a rede do Sistema Único de Assistência Social, que é muito preparada e muito competente, nós temos condições agora de trazer também para o recebimento quem tem o direito e estava na fila, estava fora”, destacou o ministro em nota enviada pela pasta.

Revisão

Outra ferramenta para reduzir os pagamentos indevidos de benefícios, ressaltou o ministro, são os pedidos voluntários de exclusão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Segundo o ministro, até a manhã de sexta-feira 2.265 pessoas com cadastro unipessoal pediram para ser retiradas do programa. A funcionalidade está disponível no aplicativo do CadÚnico.

Até o fim deste ano, o governo revisará o cadastro de 5 milhões de famílias que se declaram unipessoais e recebem o Bolsa Família. De março a dezembro, as pessoas serão chamadas para a revisão, sem necessidade de irem às unidades de atendimento da assistência social. O governo também fará uma campanha de utilidade pública para esclarecer a população sobre as regras e os critérios de acesso aos programas e às políticas sociais.

Ferramenta de identificação das famílias brasileiras de baixa renda, o CadÚnico é administrado pelo Sistema Único de Assistência Social. A partir da inscrição na ferramenta, a população vulnerável pode acessar programas como Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Com a retirada de parte dos beneficiários em situação irregular, o governo deve começar a pagar em março o adicional de R$ 150 do Bolsa Família para as famílias com crianças de até 6 anos. A Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim do ano passado, assegurou recursos para o benefício complementar. (Agência Brasil)

Secretário adjunto de prefeitura suspeito de integrar facção é preso com arma turca no Ceará

Armamento foi encontrado durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. - Com informações do Diário do Nordeste.


Legenda: Policiais civis e militares realizaram prisão do suspeito, na posse de armamento

O secretário adjunto de Meio Ambiente, do Município de Monsenhor Tabosa, no Interior do Ceará, foi preso em flagrante na posse de uma arma de fogo de origem turca, na última sexta-feira (24). Ele é suspeito de integrar uma facção criminosa carioca.

Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, policiais civis e militares foram cumprir um mandado de busca e apreensão na residência do acusado em Monsenhor Tabosa, em uma investigação contra uma organização criminosa suspeita de comercializar drogas.

Em um compartimento entre a pia da cozinha e a parede, os agentes de segurança encontraram uma pistola calibre 9mm, de origem turca, com a numeração raspada e pintada com várias caveiras, um carregador de pistola e 54 munições. Também foram apreendidos, no imóvel, três aparelhos celulares e uma balança de precisão.

Os policiais que atenderam a ocorrência disseram à equipe da Delegacia Municipal de Monsenhor Tabosa, da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), que Francisco Wanderson reconheceu que guardava drogas para uma organização criminosa.

Governador do Ceará fala em 'gestão compartilhada' em Jericoacoara após suspensão do edital de concessão à iniciativa privada

Elmano de Freitas citou ainda R$ 15 milhões, de uma compensação ambiental, que pretende investir no parque. - Com informações do G1 CE.

Parque Nacional de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, município do Ceará. — Foto: Gustavo Pellizzon/Agência Diário


O governador Elmano de Freitas comentou, nesta segunda-feira (27), a suspensão do edital de concorrência que prevê a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada. De acordo com o chefe de Executivo estadual, a suspensão permite que o estado possa, com a tranquilidade e responsabilidade necessárias, dialogar com a União e todos os envolvidos. O governo, inclusive, propõe a gestão compartilhada do local.

“Queremos fazer mais investimento. Nós temos uma compensação ambiental de uma usina de gás natural que vai se instalar no Ceará e queremos pegar parte desse recurso e aplicar absolutamente na melhoria do Parque Nacional de Jericoacoara. Estamos falando de algo em torno de R$ 15 milhões”, disse Elmano.

A interrupção foi anunciada neste fim de semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ofício enviado pelo governador no mês passado.

“Recebemos com muita alegria a decisão do BNDES e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, porque como estava traz muitos riscos”, avaliou o governador Elmano.

Elmano avaliou que o investimento, além de beneficiar turistas e visitantes, vai garantir melhorias aos que moram e trabalham na Vila de Jericoacoara. “Determinamos que as secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico realizem imediatamente audiências públicas”, disse.

“Vamos dialogar com os prefeitos dos três municípios afetados pelo parque e sentar com a população para ouvir sugestões de que maneira podemos manter o parque e, ao mesmo tempo, permitir que ele seja fonte de renda para a população local e para desenvolver o turismo”, complementou o governador.

Suspensão do edital

O edital de concessão à iniciativa privada do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, foi suspenso por 60 dias, conforme o governador do estado, Elmano de Freitas. O início do processo de concessão foi aprovado em 2022, ainda sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Parque Nacional de Jericoacoara situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará.

"Conversei há pouco, por telefone, com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Ele confirmou a suspensão, por 60 dias, do edital de concorrência que prevê a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada".

O BNDES é responsável pelo projeto e o leilão que seria realizado para a concessão do parque. Agora, o processo retorna à Casa Civil para discussão entre os governos estadual e federal. O banco disse que sugeriu o adiamento do leilão por 60 dias para obter informações complementares da nova direção do Ministério do Meio Ambiente e do governo do Ceará.

"Neste momento o BNDES está revisando as condições do edital, de acordo com as sugestões dos governos federal e estadual, apresentadas em fases anteriores do processo de concessão", disse o órgão por meio de nota

"Da área total do parque, 6.150,29 hectares pertencem ao Governo do Ceará. O Estado realizou ações e investimentos nos últimos anos, buscando promover a preservação da área, o estímulo do turismo sustentável e o desenvolvimento econômico da região, que é um dos principais cartões postais do país", complementou Elmano.

Em janeiro deste ano, o governador Elmano de Freitas, informou que solicitou, por meio de ofício, à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a suspensão do edital.

O local foi criado em fevereiro de 2002, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, estabelecida pelo Decreto nº90379 de 29 de Outubro de 1984, nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz.

Por fim, o BNDES informou que o projeto de estudo e eventual concessão foi contratado pelo governo federal, via ICMBIO, a quem cabe decidir pela continuidade ou não do mesmo.

Projeto de privatização

Jijoca de Jericoacoara no Ceará Visto de Cima

Jijoca de Jericoacoara no Ceará Visto de Cima

A aprovação para a concessão à iniciativa privada foi publicada, em dezembro do ano passado, no Diário Oficial da União (DOU). O texto foi assinado pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes.

Conforme a publicação, o objeto da concessão é a prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no Parque Nacional de Jericoacoara, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão do local. A concessão, caso aprovada, é de 30 anos e custará à empresa que vencer o processo, no mínimo, R$ 7,5 milhões.

A intenção de conceder o parque à iniciativa privada foi formalizada pelo governo federal em 2019, quando a recomendação foi publicada no DOU pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

À época, o secretário de Turismo de Jijoca de Jericoacoara afirmou não existir nenhum modelo de concessão desenhado.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do parque, o órgão trabalhou no projeto por mais de um ano. "Todas as etapas passaram por consulta pública e fizemos duas audiências: uma em Cruz (praia do Preá) e outra em Jijoca", disse o ICMBio.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *