Os Três Guardiões: 2020-05-10

Total de visualizações de página

sábado, 16 de maio de 2020

Blog “Os Três Guardiões” atinge 2 milhões de acessos

Após chegar a mais de 50 países no mundo, o blog atinge 2 milhões de acessos e ocupa espaço no litoral oeste

Por Manoelzinho Canafístula/Eduardo Daelyson

 

Sob a responsabilidade do jornalista Manoelzinho Canafístula, o Blog “Os três Guardiões” atingiu na noite deste sábado (16) a marca de 2 milhões de acessos em mais de 50 países em todos os continentes. Com linha editorial voltada ao jornalismo regional, o Blog prioriza as noticias da região noroeste do estado e abre espaço para a narrativa do cotidiano regional da população. O blog faz parte do grupo de comunicação Tribuna dos Vales, mesmo nome de outra plataforma que já alcançou 1,5 milhão de acessos. Juntos o blog e o site se aproximam de 4 milhões de acessos, resultado do empenho e a dedicação de todos que nos bastidores, produzem as noticias que chegam até você, nossa principal razão de ser. Nossos sinceros sentimentos de gratidão.


Médico Edinardo Uchoa Costa é sepultado em Santana do Acaraú

Não houve velório e o corpo foi direto para o cemitério São Sebastião sob forte emoção e aplausos

O médico foi sepultado no Cemitério São Sebastião - Foto: Divulagação

O corpo do médico Edinardo Uchoa Costa, 73 anos, que morreu na tarde deste sábado (16), foi sepultado às 19h30min no cemitério São Sebastião no bairro Padre Ibiapina em Santana do Acaraú. Não houve velório, apenas uma pequena pausa no santuário Santana em frente ao cemitério São João Batista, dezenas de pessoas rezaram um pai nosso e aplaudiram fortemente o médico que ao longo de 40 anos, dedicou-se em atender ao povo com humildade e carinho. Assista os vídeos que foram registrados no momento.



Dr. Edinardo Uchôa Costa morre aos 74 anos em Sobral

O médico trabalhava há mais de 40 anos na prefeitura de Santana do Acaraú, estava internado desde a última quinta-feira no hospital Unimed de Sobral, a morte causou profunda comoção na população da cidade

Por Manoelzinho Canafístula


Dr. Edinardo Uchoa Costa morreu aos 74 anos - Foto: Arquivo Pessoal

O médico Edinardo Uchôa Costa, morreu na tarde deste sábado (16), após sofrer uma parada cardiorrespiratória no hospital Unimed de Sobral. Ele estava internado desde a última quinta-feira (14), após sentir-se mal, um dia antes os funcionários do Hospital Municipal Dr. José Arcanjo Neto comemoraram seu aniversário. Dr. Edinardo apresentou sintomas do Covid-19 e ficou estado grave, chegando a ser intubado, o médico teve ainda uma anemia grave, o que gerou a necessidade de transfusão de sangue, nossa reportagem fez uma publicação da necessidade do medico e dezenas de pessoas, inclusive de outras cidades e estados, queriam doar sangue ao médico, que passou pela vida de milhares de santanenses.

O medico passou o dia de ontem bem e estava na companhia da família, no entanto na tarde de hoje, teve uma parada cardíaca e não resistiu. Nas redes sociais dezenas de santanenses publicaram mensagens de carinho, afeto, gratidão e reconhecimento ao médico mais antigo e mais amado de Santana do Acaraú. Edinardo Uchôa, era natural de Fortaleza, era casado com a ex-vereadora Jamile Maria Vasconcelos Uchôa Costa e pai de Rebeca e do advogado e ex vereador Edinardo Uchôa Costa Filho e dedicou sua vida pessoal e profissional ao povo de Santana do Acaraú.    

O grupo de comunicação Tribuna dos Vales registra sentimentos de solidariedade a família. 

O médico e ex-prefeito e ex-deputado João Ananias que também era cunhado de Dr. Edinardo publicou nota de pesar em suas redes sociais.

"Não poderia deixar de manifestar meus sentimentos de perda e tristeza em função da morte do Dr. Edinardo. Externo isso não apenas por ter sido meu cunhado, casado com a Jamile minha irmã, mas principalmente como Santanense, para agradecê-lo por tudo que fez e por tantos anos, como Médico em nossa terra. Quem quisesse encontrar Dr. Edinardo, não deveria procurá-lo em casa e sim no Hospital, incansavelmente, dias e noites, atendendo aos que precisavam. Sua morte, por Covid 19, aconteceu em decorrência de sua militância médica, que mesmo em tempos nebulosos dessa Pandemia, ele não se afastou, como tinha direito. Quem nunca foi atendido pelo Dr Edinardo? acho que poucas pessoas em nossa terra. Concluo dizendo que temos um débito com ele, pelo seu duradouro e firme compromisso com a bela missão, enquanto Médico de amenizar a dor e salvar pessoas. Minha gratidão Dr. Edinardo, é o que posso dizer nesse momento, que nem a seu sepultamento podemos ir. João Ananias Vasconcelos Neto e Família".

O comerciante Olavo Pereira também homenageou o médico em suas redes sociais.

A mais de quarenta anos Santana ganhou um filho de terras longínquas. Aqui se estabeleceu para exercer uma missão de serviço e dedicação a um um povo. Com humildade e simplicidade, estava sempre ao dispor daqueles que o procuravam. Vivia quase no anonimato, como os santos, que compreendem os desígnios de Deus. Uma vida dedicada a doentes e moribundos. Na simplicidade e no silêncio exercia sua missão como só ele tivesse a consciência do dever a cumprir Santana hoje chora sua ausência. E para os que acreditam na transcendência do homem, resta esperança do reencontro. E quem sabe as crianças tenham razão, ele virou uma estrelinha de brilho reluzente. Do espaço sideral ele está lá pra olhar e cuidar dos nossos doentes, mesmo que distante. E a imaginação das crianças é o nosso consolo para uma perca irreparável. Dr, você venceu o bom combate. A última inimiga a ser destruída é a morte. 1 cor 21,4. A vitória se dá por meio do senhor Jesus . 1 cor 15,16-57. E para nós amigos, familiares e todos que o amava, resta a mensagem do Apocalipse. "Não haverá mais morte, nem tristeza,nem choro e dor. A antiga ordem já passou." Ap 21,4.Nossos sentimentos a família e amigos. Olavo Pereira e família.



sexta-feira, 15 de maio de 2020

Avião de pequeno porte cai em mata quatro pessoas em São Benedito, no Ceará

Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (15), Dois médicos, enfermeira e piloto morrem em acidente de avião em São Benedito no Ceará. Médico estava internado com Covid-19 em Sobral e teria fretado aeronave para ir ficar com a família em Teresina, no Piauí. Um outro médico e uma enfermaria também estavam na aeronave e morreram

Com Informações de O Povo

Quatro pessoas morreram após um avião de pequeno porte, que levava um paciente com coronavírus para Teresina, no Piauí, cair na Serra de São Benedito, município da Região da Ibiapaba, no Interior do Ceará, na noite desta sexta-feira, 15. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Sobral, as vítimas seriam o piloto, um médico que contraiu a Covid-19, identificado como Pedro José Ferreira de Meneses, outro médico Carlos Vitor e a enfermeira Samara Felix. Acidente teria ocorrido por volta das 19 horas e foi confirmado pelo prefeito da cidade, Gadyel Gonçalves (PCdoB)


Segundo o Aeroporto de Sobral repassou ao Corpo de Bombeiros, o avião pousou no município com o piloto, um médico e uma enfermeira para auxiliar na transferência. Conforme o Tenente-coronel Moraes, a aeronave decolou de Teresina e buscou o paciente em Sobral. De acordo com a Secretaria de Saúde de Sobral, o médico fretou a aeronave para poder ficar perto da família. Pedro era um pneumologista piauiense com atuação no Ceará.

O piloto, Paulo César Magalhães Costa, tinha mais de 40 anos de experiência em aviação. Ele pilotava uma aeronave de modelo "Seneca" e já prestou serviços para o senador Ciro Nogueira (PP) e para o ex-governador do Piauí, Zé Filho. De acordo com os Bombeiros, as causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Perícia já estaria atuando na localidade da queda.

Paulo César Magalhães Costa, tinha mais de 40 anos de experiência em aviação - Foto: Arquivo Pessoal

Nossa reportagem confirmou a decolagem da aeronave com o Aeroporto Petrônio Portela, no Piauí. Por telefone, funcionário da empresa de táxi aéreo Top Line confirmou a queda do avião. Equipes do Corpo de Bombeiros e unidades do Samu foram acionadas e encaminhadas ao local, na região entre as localidades Sítio Santa Rosa e Picadas.

Conforme o prefeito de São Benedito, o Aeroporto Regional de São Benedito não tinha informações de pousos e nem de decolagens recentes previstas para esta sexta-feira. Na queda, o avião pegou fogo.

Segundo Miguel Melo, agente de turismo que mora em uma casa nas proximidades da serra, "houve um estrondo". "Eu desconfiei da queda porque ouvi um barulho muito forte quando ele sobrevoou minha casa. Ele estava muito baixo", relata. Conforme ele, testemunhas se aglomeram no local do acidente.

Médico Pedro José Ferreira de Meneses morreu no acidente - Foto: Arquivo Pessoal

Saiba quem são os piauienses que morreram em acidente aéreo em São Benedito/CE

O avião caiu no momento em que transportava o médico Pedro José Ferreira de Meneses, de Sobral (CE) para internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospital teresinense para tratamento de infecção por Covid-19.

O Corpo de Bombeiros da cidade de Sobral divulgou oficialmente a identidade das quatro pessoas mortas, sendo todas de Teresina, na queda do avião Seneca, da empresa de táxi aéreo Top Line, na noite de sexta-feira (15), na Serra da Ibiapaba, no município de São Benedito (CE). Uma das vítimas do acidente foi o piloto da aeronave, Paulo César Magalhães Costa. O piloto realizou diversas viagens com políticos piauienses, como o senador Ciro Nogueira, Iracema Portella, Georgiano Neto, Fábio Novo, Júlio César, Luciano Nunes e outras autoridades.

O avião caiu no momento em que transportava o médico Pedro José Ferreira de Meneses, de Sobral (CE) para internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospital teresinense para tratamento de infecção por Covid-19.

Enfermeira que morreu no acidente - Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros informou que morreram na queda do avião de pequeno porte os médicos Pedro José Ferreira de Meneses, Carlo Victor Sousa Rodrigues (residente de cirurgia geral no Hospital Santa Maria), a enfermeira Samara Félix, trabalha no Hospital Santa Maria e é coordenadora do Samu Estadual e o piloto Paulo César Magalhães da Costa.

Pedro Meneses era pneumologista que contraiu Covid-19 em Sobral, onde mora e estava sendo transferido para Teresina para ficar mais perto da família durante o tratamento. Para isso, ele precisava de profissionais que auxiliassem a sua busca.

O avião bimotor caiu em uma mata entre os sítios Santa Tereza e Meio do Topo, em São Benedito. O local é de difícil acesso e havia mau tempo no momento. Parte dos destroços pegou fogo no local. Todos os ocupantes do bimotor morreram, segundo o Corpo de Bombeiros. Meneses atendia no Hospital Regional (HRN), em Sobral.

Médico Carlos Vitor também morreu no acidente - Foto: Arquivo Pessoal

Conforme o prefeito de São Benedito, o Aeroporto Regional de São Benedito não tinha informações de pousos e nem de decolagens recentes previstas para esta sexta-feira. Na queda, o avião pegou fogo.

Segundo Miguel Melo, agente de turismo que mora em uma casa nas proximidades da serra, "houve um estrondo". "Eu desconfiei da queda porque ouvi um barulho muito forte quando ele sobrevoou minha casa. Ele estava muito baixo", relata. Conforme ele, testemunhas se aglomeram no local do acidente.

 Nota da empresa

A empresa Top Line Táxi Aéreo divulgou uma nota sobre o acidente que vitimou três pessoas na noite desta sexta-feira (15).

Confira a nota na íntegra:

"É com pesar que a Top Line Táxi Aéreo informa sobre o lamentável acidente com a aeronave bimotor PT- RMN, ocorrido na cidade de São Benedito Ceará, no início da noite desta sexta-feira, 15.05. A aeronave envolvida prestava serviços de UTI aérea e na ocasião fazia a rota Teresina -Sobral -Teresina. A aeronave inicialmente partiu de Teresina com destino à cidade de Sobral-CE, com posterior retorno a Teresina. Na aeronave estavam o piloto e mais 3 passageiros. A empresa Top Line Táxi Aéreo informa ainda que imediatamente após receber a notícia, encaminhou uma equipe até o local e acionou os órgãos competentes para que as primeiras providências pudessem ser tomadas.

O compromisso, neste momento de profunda tristeza, é de confortar os familiares, garantir que sejam asseguradas todas as medidas e protocolos investigativos em relação à causa do acidente, bem como transparência nas informações".





Governo publica calendário da 2ª parcela do Auxílio Emergencial

Pagamentos, que estão mais de 2 semanas atrasados, começam a partir de segunda-feira (18) e seguem até 13 de junho.

Por G1


O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). O cronograma começa a partir de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho.

Também nesta sexta, foi sancionada a lei que amplia o grupo de pessoas aptas a receber o benefício.

TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL

São 3 calendários:

um para recebimento em poupança social

um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família

um para saque em espécie para poupança social e demais públicos

Segundo portaria sobre o calendário (veja mais abaixo), assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com o mês de nascimento.

Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas na poupança social digital para movimentações digitais: pagamento de contas, de boletos e realização de compras por meio de cartão de débito virtual. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com o mês de nascimento.

Para quem recebe Bolsa Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio. Já os saques em espécie começam na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1.

Veja os calendários:

Calendário da 2ª parcela (uso digital) - Poupança Social

Nascidos em janeiro ou fevereiro: 20 de maio

Nascidos em março ou abril: 21 de maio

Nascidos em maio ou junho: 22 de maio

Nascidos em julho ou agosto: 23 de maio

Nascidos em setembro ou outubro: 25 de maio

Nascidos em novembro ou dezembro: 26 de maio

Saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família

NIS 1: 18 de maio

NIS 2: 19 de maio

NIS 3: 20 de maio

NIS 4: 21 de maio

NIS 5: 22 de maio

NIS 6: 25 de maio

NIS 7: 26 de maio

NIS 8: 27 de maio

NIS 9: 28 de maio

NIS 0: 29 de maio

Saque em espécie para Poupança Social e demais públicos

Nascidos em janeiro: 30 de maio

Nascidos em fevereiro: 1º de junho

Nascidos em março: 2 de junho

Nascidos em abril: 3 de junho

Nascidos em maio: 4 de junho

Nascidos em junho: 5 de junho

Nascidos em julho: 6 de junho

Nascidos em agosto: 8 de junho

Nascidos em setembro: 9 de junho

Nascidos em outubro: 10 de junho

Nascidos em novembro: 12 de junho

Nascidos em dezembro: 13 de junho

Fonte: Diário Oficial da União

58 milhões de brasileiros aptos a receber o auxílio

A portaria publicada nesta sexta informa que já existem mais de 58 milhões de brasileiros aptos a receber o auxílio, sendo que 28 milhões solicitaram a ajuda emergencial através do aplicativo do programa.

A Caixa Econômica Federal completou duas semanas sem liberar novos créditos do Auxílio Emergencial. O último balanço dos pagamentos divulgado pelo banco, às 14h de quinta-feira (14), apontava que haviam sido creditados até então R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros - mesmos números informados desde 30 de abril. Enquanto isso, milhões de brasileiros que aguardam o benefício seguem sem saber se - e quando - irão receber.

A portaria publicada nesta sexta indica que cerca de 8 milhões de brasileiros aptos ainda não receberam o auxílio.

Primeira parcela pendente

Na véspera, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco pagará, entre esta sexta (15) e sábado (16), mais um "lote" referente à primeira parcela. Devem ser incluídos, nesse momento, pessoas que tiveram inconsistências no cadastro e, por isso, ainda estavam com o benefício pendente.

O presidente da Caixa não informou, porém, quantas pessoas serão incluídas nesse pagamento. receber, nem se haverá novas liberações da primeira parcela do auxílio de R$ 600 nas próximas semanas.


Prefeitura de Santana do Acaraú divulga calendário de entrega do Vale Gás sem horários e locais de entrega

Aglomeração e revolta marcam o primeiro dia da entrega do vale gás em Santana do Acaraú, o anuncio da entrega dos vales foi feito no final da noite de ontem, com informações insuficientes, dezenas de pessoas se deslocaram da zona rural e voltaram pra casa revoltadas

Manoelzinho Canafístula


Após muita confusão e aborrecimentos provocados no primeiro dia de entrega do vale gás na sede do município de Santana do Acaraú na manhã desta quinta-feira (14), a prefeitura decidiu publicar as pressas, na página do facebook da instituição, fotos com as datas e as localidades que serão atendidas com a distribuição dos vales, o anúncio, no entanto, não trouxe os horários e muito menos os locais de atendimento da população. Na lista ainda aparecem duas comunidades desconhecidas da zona rural: Argentina do Sul e Solonópoles.

O calendário traz outra preocupação, pessoas que moram distantes da cidade, terão que se deslocar mais de 10km para conseguir receber o vale, quem não tem transporte terá que fretar uma motocicleta para realizar o deslocamento, o distrito de Baia, que fica distante 13km a viagem custa R$ 30 reais ida e volta, sem contar que algumas pessoas terão que ir na cidade buscar o gás na sede da distribuidora. Os transportes coletivos alternativos que fazem viagem da zona rural à sede estão com suas atividades suspensas.

Tumulto – A prefeitura divulgou na noite de ontem que os primeiros vales seriam distribuídos no centro comunitário Adauto Bezerra na sede e no CRAS Edmundo Araújo no distrito de Mutambeiras, a informação foi publicada sem informar, quando seriam entregues os vales das comunidades rurais, na lista publicada com os nomes dos beneficiários de A à I estavam todos os nomes incluindo quem mora na cidade e os que residem na zona rural. Dezenas de pessoas da zona rural chegaram cedo no local, esperaram na fila e depois foram despachados.

Nossa reportagem tentou manter contato com os agentes públicos responsáveis pela distribuição dos vales, a coordenadora do CRAS Chagas Vasconcelos identificada apenas por Marilu, disse que não estava com tempo para atender a reportagem, ao ser questionada pelo nome da coordenadora geral da ação, ela resumiu em dizer que eram todos os servidores da secretaria, nossa reportagem tentou manter contato com a secretária de Trabalho e Assistência Social e primeira dama, Eunice Vasconcelos, mas o aparelho estava desligado.  

Reclamações – Uma mulher que foi ao Centro Comunitário tentar receber o vale gravou áudios externando seu sentimento de indignação e revolta, “eu e minha amiga saímos de casa as 5h da manhã, pouca gente recebeu, pois era por letra, muita gente do interior voltou pra casa sem receber nada, achei muita falta de organização de quem estava organizando”, disse a mulher em tom de indignação.  

Vale em branco – O Vale-Gás vem com espaço para preenchimento dos dados pessoais do beneficiário, nossa reportagem apurou que os vales estão sendo entregues em branco, favorecendo uma possível terceirização do beneficio, é proibido a venda e troca do vale por outras mercadorias, o preenchimento deve ser feito pelo agente público responsável pela entrega do cupom.  

Nossa reportagem tentou mais uma vez obter contato com a prefeitura para  responder aos questionamentos, sem sucesso.

Confira as listas divulgadas

ENTREGA DO PRIMEIRO LOTE: LETRA “A” LETRA “I”

QUINTA FEIRA DIA 14 DE MAIO

MATAMBEIRAS: SEDE DO DISTRITO

SEDE DO MUNICÍPIO DE SANTANA

SEXTA DIA 15 DE MAIO

MUTAMBEIRAS: Chora, Bom Jesus, Bulandeira, Canafistula dos Ferreiras, Riacho do Meio, Croatá, Mendes, Umburanas, Camará, Peba I, Tamboatá, Murici.

SAPÓ: Sapó de Baixo, Sapó de Cima, Sapó do Meio, Sítio Biqueira, Vila Nova, Tabuleiro Alto.

SEDE: Floresta, Riacho das Flores, Equitós, Sororoca, Morro dos Carmos, Timbaúba,Baia, Alvançan, Águas Belas, Boa Vista, Gregório, Massapezinho, São Bento, Porções, Alecrim, Córrego das Almas, João Pires, Solonópoles.

SEGUNDA DIA 18 DE MAIO

PARAPUÍ: São Maurício, Capoeira Velha, Vassouras, Curral Grande, Vale do Mucuripe, Morro dos Rochas, Baixa Verde, Paus Brancos, Campinas, Lagoa dos Lopes, Mulungu dos Gomes, Agua Branca, Monte Alegre.

BAIXA FRIA: Fazendinha, Bom Jardim, Poço Salgado, Chorador, Conceição I, Conceição II, Conceição III, Nova Conceição, Bom Fim, São Vicente, São Francisco, Poço Salgado, Ameixa, Ladeira Vermelha, Descanço, Argentina, Argentina de Baixo, Argentina do Sul, Olho D’Agua das Pombas, Olho D’agua dos Bois, Pedra Redonda. 

SEDE: Floresta, Riacho das Flores, Equitós, Sororoca, Morro dos Carmos, Timbaúba,Baia, Alvançan, Águas Belas, Boa Vista, Gregório, Massapezinho, São Bento, Porções, Alecrim, Córrego das Almas, João Pires, Solonópoles.

TERÇA DIA 19 DE MAIO

PISTOLA: Riacho Verde, Riacho Fundo, Várzea Cumprida, Mulungu, Imburanas da Dulce, Chocalho, Chinelo, Pajeú, Salgado, Cacimbas, Tanques, Impueirinhas, Caeiras, Rancho Alegre.

SEDE: Floresta, Riacho das Flores, Equitós, Sororoca, Morro dos Carmos, Timbaúba,Baia, Alvançan, Águas Belas, Boa Vista, Gregório, Massapezinho, São Bento, Porções, Alecrim, Córrego das Almas, João Pires, Solonópoles.

QUARTA DIA 20 DE MAIO

SANTA RITA: Dourado, Bois, Barro Preto, Lagoa do Serrote, Catirina, Dourado, Ingá, Salão, São Luiz.

SEDE: Floresta, Riacho das Flores, Equitós, Sororoca, Morro dos Carmos, Timbaúba,Baia, Alvançan, Águas Belas, Boa Vista, Gregório, Massapezinho, São Bento, Porções, Alecrim, Córrego das Almas, João Pires, Solonópoles.

QUINTA DIA 21 DE MAIO

CANAFISTULA DOS FERREIRAS: Carnaúba, Serrota, Aroeira, Belém, Bois, Algodões, Pau Caido, Bartolomeu, Tabuleiro do Gado, Caeiras.

SEDE: Floresta, Riacho das Flores, Equitós, Sororoca, Morro dos Carmos, Timbaúba,Baia, Alvançan, Águas Belas, Boa Vista, Gregório, Massapezinho, São Bento, Porções, Alecrim, Córrego das Almas, João Pires, Solonópoles.

SEXTA DIA 22 DE MAIO

SEDE: Floresta, Riacho das Flores, Equitós, Sororoca, Morro dos Carmos, Timbaúba,Baia, Alvançan, Águas Belas, Boa Vista, Gregório, Massapezinho, São Bento, Porções, Alecrim, Córrego das Almas, João Pires.

 

 

 

 

 



quinta-feira, 14 de maio de 2020

Cidades do Ceará estão entre as que levam menos dias para dobrar casos confirmados no Covid-19

Itapipoca tem o pior índice cearense e 16º do País, conforme pesquisa da Fiocruz. As outras cidades são Sobral, Caucaia, Fortaleza e Canindé. Maranguape integra a lista de duplicação de óbitos no Brasil (12º)

Diário do Nordeste 

O Hospital Regional de Itapipoca, cujas obras foram concluídas em 2014, terá uma ala dedicada para Covid-19 - Foto: Maristela Gláucia

Em 1º de maio, o município de Itapipoca registrava 80 casos de Covid-19 e três óbitos em decorrência da doença. Uma semana depois, no dia 8, este número mais que dobrou (206 casos). Até às 10h13 de ontem (13), já eram 272 casos confirmados e 18 óbitos, segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará.

O avanço preocupante coloca a cidade cearense na 16ª posição (juntamente com outros dois municípios brasileiros) no ranking nacional de cidades que levam menos dias (média de 6,5 dias) para duplicar o número de casos de Covid-19. Além de Itapipoca, o Ceará tem outras quatro cidades com piores médias no País: Sobral (média de 7 dias), que ocupa a 20ª posição, com mesma média que outras 15 cidades; Caucaia (7,5 dias); Fortaleza (7,5 dias); e Canindé (média de 8 dias), que divide a posição com outros cinco municípios. O levantamento foi realizado pelo MonitoraCovid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo analisa cidades com mais de 30 casos confirmados.

Preocupação

Itapipoca também figura como a sexta cidade cearense e segunda do interior do Estado com maior número de confirmações. Na lista estadual, fica atrás, apenas, de Fortaleza (12.664), Caucaia (743), Maracanaú (395), Sobral (324) e Eusébio (278). O aumento rápido no número de casos causa preocupação.

Mayla Sampaio, subsecretária de saúde da cidade, explica que estão sendo adotadas ações para redução do fluxo de pessoas nos centros urbanos, além de outras medidas para ampliar o aleitamento nos hospitais públicos do Município. "Foi decretado o fechamento do comércio e criamos barreiras sanitárias. Também aumentamos uma ala na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com 20 leitos para pacientes com quadros suspeitos ou confirmados".

Para fortalecer o atendimento, a Prefeitura anunciou, também, que passará a utilizar o Hospital Regional de Itapipoca, pronto desde 2014. A unidade contará com uma ala específica para atendimento de pacientes com a Covid. "Estamos em conversa com a Secretaria da Saúde para aquisição de equipamentos e a Prefeitura vem buscando ampliar o total de leitos. Toda a regulamentação está em processo", pontua Mayra. Alguns destes equipamentos começaram a chegar na unidade nesta terça-feira (12).

Ainda assim, segundo ela, os casos de maior complexidade precisam ser deslocados ao Hospital Maternidade São Camilo, unidade referência para os municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cres), que abrange as cidades de Itapipoca, Amontada, Miraíma, Trairi, Uruburetama, Tururu e Umirim; ou à rede de saúde da Grande Fortaleza, já saturada.

Interiorização

Segundo o Diretor Administrativo do São Camilo, Juliano Ragnini, as medidas de isolamento ainda enfrentam resistência junto à população. "Muitas pessoas não respeitaram o decreto dos governos do Estado e Municipal. Estes números são a prova disso", lamenta. "Temos 10 leitos de UTI e atendemos como referência de pacientes graves. Neste exato momento, todos os leitos estão ocupados com casos confirmados ou suspeitos de Covid-19", explica.

Conforme nota da Fiocruz enviada ao Sistema Verdes Mares, "existe uma tendência à interiorização da epidemia", que está chegando de forma acelerada aos municípios de menor porte. Inicialmente, os casos de Covid se concentraram na Capital, conectada por linhas aéreas nacionais e internacionais. Até o último dia 11, no entanto, mais da metade (55%) dos pequenos municípios do Ceará (com até 10 mil habitantes) já registravam casos. Já em relação às cidades com 10 mil a 20 mil habitantes, 95% já tem infectados pelo vírus. Nos municípios com mais de 20 mil habitantes, caso das cinco cearenses com piores médias para duplicação, "todas as cidades já têm algum caso confirmado e informado por meio de suas autoridades locais", aponta a Fiocruz.

Na nota, a Fundação também considera que a instalação de ciclos de transmissão da doença em cidades de pequeno porte preocupa em dois aspectos. "O tempo de recuperação lento associado à alta taxa de contaminação tem ocupado leitos das grandes cidades, e pode acabar por provocar colapso do sistema de saúde nestes municípios", aponta.

"Em segundo lugar, à medida que a doença avança para o interior, a demanda por serviços mais especializados de saúde, como UTIs e respiradores, também cresce. Esses municípios menores terão que enviar seus pacientes a cidades maiores, que já apresentam limitação de leitos, equipamentos e pessoal de saúde". A avaliação é compartilhada por Ragnini, que diz encontrar uma infraestrutura precária nas cidades de menor porte abrangidas pelo São Camilo.

"Não possuem condições de dar assistência adequada a pacientes graves com a doença. Nenhum deles têm respiradores, exceto a UPA de Itapipoca", explica.

Polos de Concentração

Ainda conforme apontado pela Fiocruz, a disseminação da transmissão do coronavírus se dá com base nas lógicas de circulação de pessoas e mercadorias, onde foram utilizadas informações da pesquisa Regiões de Influência das Cidades, do IBGE. Neste contexto, algumas cidades estão posicionadas no centro de uma rede de circulação, o que favorece a disseminação tanto nas capitais como nos municípios menores. No Ceará, segundo o IBGE, 17 cidades (9 no interior do Estado) concentram estes arranjos populacionais.

Já em relação ao Polos de Alta Complexidade (internação, cirurgias, ressonância magnética, tomografia e tratamentos de câncer, por exemplo), o Estado possui nove polos, como em Sobral, Canindé, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Iguatu.

Ampliação

A Sesa disse ter ampliado 492 leitos de UTI e 1.670 de enfermaria para atendimento de pacientes com Covid-19 na rede pública da Capital e interior. "O Ceará possui uma estrutura de saúde bem distribuída pelo interior, com hospitais regionais em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim, além de hospitais polo em cidades estratégicas, como Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Crateús, Tauá, Iguatu e Icó".

Ainda segundo a Sesa, durante a pandemia, as unidades receberam incremento de leitos de enfermaria e de UTIs para expandir a capacidade de atendimento.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Prefeitura realiza entrega do primeiro lote do Vale-Gás para famílias de Santana do Acaraú

Os beneficiários que moram na sede e estão no primeiro lote de A à I devem comparecer ao centro comunitário Adauto Bezerra a partir das 8h da manhã, todos devem portar os documentos exigidos e a máscara

Manoelzinho Canafístula com informações da PMSA


A Prefeitura de Santana do Acaraú realiza nesta quinta-feira (13), a entrega do primeiro lote do Vale-Gás do governo do Estado, o beneficio será concedido somente às famílias previamente selecionadas, com base nos critérios estabelecidos pelo governo. Segundo a secretaria municipal do Trabalho e da Assistência Social (SETAS), só receberá o vale, o beneficiário que comprovar residência na sede, também receberão os vales, os moradores da sede do distrito de Mutambeiras.

O beneficiário deverá comparecer aos locais informados, portando a carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de endereço atualizado (últimos 3 meses) e o cartão do benefício (Bolsa Família ou Mais Infância). A lista com os nomes pode ser acessada no link: https://bit.ly/VALE-GÁS

Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação da prefeitura, não informou o calendário de entrega do primeiro lote para os beneficiários, que residem na zona rural. Também não há previsão para a entrega do 2º e 3º lotes.  


terça-feira, 12 de maio de 2020

Vale-gás de cozinha: governo entrega 64 mil cupons a 123 municípios em primeiro dia de distribuição

Primeiro lote tem previsão de mais de 82 mil vales e teve início no último dia 11; segunda remessa é prevista ainda para este mês

Diário do Nordeste

"Essa é mais uma das medidas do Governo do Ceará para minimizar os efeitos do coronavírus à população mais carente do estado", disse Camilo. - Foto: Reprodução

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que mais de 64 mil vales-gás foram entregues aos gestores municipais no Estado. A segunda-feira (11) marcou o primeiro dia de distribuição do benefício. A informação foi publicada no Twitter oficial do chefe do executivo estadual.

Ao todo, o Governo deverá distribuir 245 mil vales à população cearense. Essa foi uma das medidas anunciadas pelo Estado para dar suporte à população "mais vulnerável" durante a pandemia do novo coronavírus.

Confira o calendário previsto para a entrega às prefeituras:

Primeiro Lote (82.006 vales): Previsão para 11 de maio de 2020;

Segundo Lote (81.981 vales): Previsão de entrega em maio de 2020;

Terceiro Lote (81.979 vales): Previsão de entrega em junho de 2020.

"Essa é mais uma das medidas do Governo do Ceará para minimizar os efeitos do coronavírus à população mais carente do estado", disse Camilo.

Modelo do Vale Gás do governo (frente) - Foto: Reprodução


Quem tem direito?

Terão direito os beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará, do Bolsa Família (com renda “per capita” igual ou inferior a R$ 89,34) e cearenses que possuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação.

A lista completa com nome de cada um dos beneficiários e os respectivos lotes está disponível no site da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Modelo do Vale Gás do governo (verso) - Foto: Reprodução

Entrega nos municípios

Cada município vai realizar a entrega dos vales aos beneficiados, que ficarão a cargos das secretarias municipais de Assistência Social, o ticket é pessoal e intransferível e terá validade até julho de 2020.


Bolsonaro afirma em vídeo, que troca na PF seria para proteção de familiares e aliados

Presidente da República disse que seus parentes sofrem perseguição e que, por isso, substituiria o superintendente da Polícia Federal no Rio. Fontes consideram vídeo do encontro 'devastador'. Material integra inquérito no STF sobre acusações de Sergio Moro.

G1

Reunião Ministerial do dia 22 de abril - Foto: Divulgação

Durante a reunião ministerial de 22 de abril, o presidente Jair Bolsonaro associou a troca do superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro à necessidade de proteger seus familiares, segundo fontes ouvidas pelo blog da Jornalista Andréia Sadi.

O vídeo desse encontro é uma das evidências do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF), após Sergio Moro deixar o ministério da Justiça, acusando Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal. A sequência foi exibida nesta terça-feira (12) em Brasília a pessoas envolvidas com a investigação.

A avaliação de fontes que acompanham a investigação é que o vídeo é devastador para Bolsonaro, pois comprova a acusação de Moro de que o presidente da República tentou interferir na Polícia Federal.

Durante o encontro, Bolsonaro diz que sua família sofre perseguição no Rio de Janeiro e que, por isso, trocaria o chefe da superintendência da PF no Rio. O presidente acrescentou que, se não pudesse fazer a substituição, trocaria o diretor-geral da corporação e o próprio ministro da Justiça – à época, Sérgio Moro.

Na reunião, Bolsonaro – que apresentava um tom de irritação e mau humor – trata o superintendente da PF do Rio como seu segurança, e afirma que não iria esperar sua família ser prejudicada.

Presidente insistiu em amigo da família para comando da PF

O presidente da República comunicou a Moro que iria trocar o então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, por Alexandre Ramagem – atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e amigo da família Bolsonaro.

Moro se recusou. Disse "não, não topo isso" e falou com os generais que integram o governo. Mas o presidente da República se mostrou irredutível, pois Ramagem seria a pessoa que forneceria para ele relatórios de inteligência e que poderia de alguma forma blindar investigações.

Ramagem chegou a ser nomeado por Bolsonaro para a diretoria-geral da PF, mas o ministro do STF Alexandre de Moraes suspendeu o decreto. O presidente, então, optou pelo delegado Rolando de Souza, que trabalhou com Ramagem na Abin.

Depoimentos

Em depoimento nesta segunda-feira (11), Ramagem disse que conta com o apreço da família Bolsonaro, mas negou ter intimidade.

Além dele, a PF tomou o depoimento neta segunda do ex-superindente da PF no Rio de Janeiro Ricardo Saadi, que relatou aos investigadores desconhecer os motivos para a sua exoneração, ocorrida em agosto de 2019.

Na época da exoneração, Bolsonaro disse que a troca havia sido efetuada por motivos de "produtividade". Ao se demitir do governo, no mês passado, Moro apontou que Bolsonaro fez pressão para tirar Saad da superintendência do Rio.

Na tarde desta terça (12), serão ouvidos os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Braga Netto (Casa Civil).


Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *