Os Três Guardiões: 2020-01-12

Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Verba para o Carnaval é cancelada em Granja após fortes chuvas


De acordo com a Prefeitura, o dinheiro que seria utilizado para festejos será revertido em ações que amenizem impactos negativos da quadra chuvosa

Diário do Nordeste
Barragem Lima Brandão nesta terça-feira (15). Foto: divulgação

O município de Granja vai destinar a verba do Carnaval, cerca de R$ 1,2 milhão, para ações de proteção social, diante da perspectiva de fortes chuvas na região, anunciou nesta quarta-feira (15) a Prefeitura da cidade.

Esse é o segundo ano consecutivo em que a festa não acontece com verba pública. Recentemente, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que fortes chuvas devem atingir o Ceará entre a última semana de janeiro e 20 de fevereiro.

De terça (14) a quarta-feira (15), o município de Granja recebeu a maior precipitação do Estado, registrando 99 milímetros.

Conforme o Poder Executivo do município, Granja é uma das cidades que, tradicionalmente, recebe as maiores precipitações do Ceará. Além disso, o nível do Rio Coreaú e de dois açudes da região - Gangorra e Anjicos, que já estão com quase 80% da capacidade - preocupa a gestão, que teme alagamentos no período da quadra chuvosa.

A verba que seria utilizada para custear o Carnaval passará para ações preventivas e de recuperação, como limpeza de córregos, rios, riachos, canais, manutenção de passagens molhadas, obra de contenção e para a reforma do mercado central do município. O valor também será utilizado em assistência social, para possíveis casos de pessoas desabrigadas, segundo a Prefeitura.

A prefeita de Granja, Amanda Aldigueri (PDT), justificou a decisão como necessária para evitar transtornos à população por causa da chuva. "Não faz sentido o município gastar com quatro dias de alegria, correndo o risco de testemunhar tragédias no restante do ano”, afirmou.

Se encerra nesta quinta-feira, 16, às matrículas para a Aspae de Acaraú

Se encerra nesta quinta-feira, 16, as matrículas para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Acaraú

O Acaraú


Se encerra nesta quinta-feira, 16, as matrículas para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Acaraú - ASPAE das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

A Aspae Acaraú é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho pedagógico, social e de saúde com as crianças, jovens e adultos especiais.

As matrículas estão sendo realizadas na sede da Aspe, que está localizada na Avenida Nicodemos Araújo, mais conhecida como Avenida 58, próximo ao posto de combustível.

Projeto do Aeroporto Regional de Sobral será apresentado em audiência pública

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará vai apresentar o projeto do novo Aeroporto Regional de Sobral

Governo do estado do Ceará 
 
Maquete do Aeroporto de Sobral. Foto/Divulgação
A Secretaria da Infraestrutura do Ceará vai apresentar o projeto do novo Aeroporto Regional de Sobral, em audiência pública, que será realizada pela Semace no dia 11 de fevereiro, às 10 horas, na Sala da Área de Exames da Terceira Regional do Detran de Sobral. A população da região poderá conhecer todos os detalhes da obra, incluindo os estudos e os relatórios de impacto ambiental, que já estão disponíveis no site da Seinfra.

“Esse momento é importante para mostrarmos à população de Sobral e da Zona Norte como vai ser o empreendimento e quais serão os impactos, não só ambientais, mas também sociais e econômicos do novo aeroporto. A região precisa de um equipamento que possa atender as necessidades dessa área do estado, que está em franco crescimento, contando com diversas indústrias, universidades, hospitais e outros equipamentos de influência regional, além de ser um aquecido mercado imobiliário. O aeródromo que temos hoje na cidade tem capacidade limitada, por estar localizado em uma densa área urbana, confinado entre o Rio Acaraú e a Lagoa da Fazenda”, ressalta o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

O projeto, que está com o processo licitatório em andamento, prevê a implantação da pista e acessos do novo aeródromo, além de serviços complementares. O novo equipamento ficará a 13 quilômetros da área urbana de Sobral e terá pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, com capacidade para receber aeronaves de porte médio, tais como Boeing B737-800, Airbus A319, Embraer EMB 190/135/120 e ATR 52/72. O aeroporto também contará com pistas de rolamento e pátio de aeronaves.

Serviço:
Audiência Pública sobre o Novo Projeto do Aeroporto Regional de Sobral
Data: 11 de fevereiro de 2020
Horário: 10 horas
Local: Sala da Área de Exames da Terceira Regional do Detran de Sobral – Av. John Sanford, 2959 – Bairro: Dr. José Euclides – Sobral/CE.

Colisão frontal deixa três mortos na BR-222 em São Gonçalo do Amarante

O acidente foi provocado por um homem que estava fugindo da polícia após esfaquear a sogra

Diário do Nordeste

Acidente aconteceu após um homem esfaquear a sogra e fugir da polícia. Foto Divulgação/PRF

Três pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas após uma colisão frontal entre dois veículos, provocada por um homem que estava fugindo da polícia após esfaquear a sogra. O acidente ocorreu por volta das 5h desta quarta-feira (15) no km 46 da BR-222, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Inicialmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) havia informado que a sogra do motorista havia morrido. Contudo, o órgão retificou a informação, afirmando que a mulher seguia hospitalizada, até a publicação desta matéria.

Segundo a PRF, os policiais iniciaram a perseguição a um Volkswagen Polo, após a denúncia de que um homem havia esfaqueado a sogra e fez a própria esposa refém. Durante a ação, a mulher do suspeito foi atirada para fora do veículo em movimento. Logo depois, o carro invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente contra um Fiat Siena.

O passageiro e condutor do Fiat, além do próprio motorista do Volkswagen Polo, morreram no local. Outro passageiro do Fiat, ainda não identificado, ficou gravemente ferido e uma criança que também estava no veículo teve ferimentos leves.

A esposa do fugitivo sobreviveu e sofreu ferimentos leves no rosto, nos braços e nas mãos. Todas as vítimas foram levadas para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

Equipes da PRF, PM, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local da colisão.


Ceará é um dos 11 estados brasileiros que podem passar por surto de dengue em 2020

Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos da doença deve aumentar a partir do mês de março

Diário do Nordeste
Ceará deve passar por surto de dengue do sorotipo 2 durante 2020 Foto: Arquivo

O Ceará, todos os outros estados do Nordeste, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo devem passar por um surto de dengue a partir do próximo mês de março, conforme alertou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15).

“A dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo, mas, no momento, os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, declarou Rodrigo Said, porta-voz do Ministério da Saúde.

O cenário também foi previsto pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conforme informado em reunião na última segunda-feira (13). Em 2020, o estado deve vivenciar o retorno do sorotipo 2 da dengue, considerado o mais perigoso. Tal categoria da doença foi observada em dez municípios cearenses em 2019.

Os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Jaguaruana, Palhano, Limoeiro do Norte e Iguatu registraram os sorotipos 1 e 2, enquanto Paramoti, Boa Viagem, Jaguaretama e Jati confirmaram somente casos do sorotipo 2.

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, ressalta que, em 2020, a preocupação se volta para algumas áreas específicas. Primeiro, a Região Metropolitana de Fortaleza, pela maior densidade populacional. Em seguida, o Litoral Leste, que registrou muitos casos, e o Sertão Central, por fatores culturais na guarda domiciliar de reservatórios com água. "Diante de uma realidade de abastecimento irregular, esse risco aumenta. A gente começa a estocar de forma inadequada, embora por necessidade", afirma.

Especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste já indicavam preocupação com o aumento dos casos de dengue tipo 2 no Estado, que, segundo eles, é o mais agressivo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A última epidemia causada por esse tipo de vírus no Ceará foi em 2008. A tendência, conforme projetam pesquisadores, é que o tipo 2 se espalhe em 2020 em especial para as regiões Nordeste e Norte.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Grupo de fiéis caminha mais de 260 quilômetros em romaria entre Itarema e Canindé


O grupo pretende chegar a Canindé no próximo sábado (18), há crianças e idosos entre os romeiros


Devotos começaram a caminhada no último domingo (12) e devem chegar a Canindé sábado (18) — Foto: Junior Pinheiro

Um grupo de 54 devotos de São Francisco decidiu encarar a pé os mais de 260 quilômetros que separam as cidades de Itarema e Canindé, no Ceará. Os romeiros começaram a caminhada na manhã do último domingo (12) e espera cumprir o percurso até sábado (18), na primeira edição da romaria Caminhando com Santa Rita.

Durante a viagem, o grupo conta com apoio de um caminhão e três carros, além da presença de um massoterapeuta. Na manhã desta quarta-feira (15), os devotos estão no município de Sobral para se alimentar e descansar. A romaria se encerrará com uma missa na Basílica de São Francisco no sábado e o grupo retorna à Itarema no domingo em um ônibus fretado pelo grupo.

O aposentado Domingos Ferreira Neto, de 70 anos, é o mais velho do grupo, a idade não atrapalha a energia e a disposição para seguir caminhando. “Há muitos anos eu tenho vontade de fazer essa viagem a pé e agora deu certo. A minha fé de não desistir, de continuar forte, me faz seguir em frente”, conta. Domingos mora na comunidade de Morro do Comum, no distrito de Almofala, em Itarema.

O aposentado já foi a Canindé 36 vezes ao longo da vida, mas nunca andando: “minha família toda está rezando por mim”.

Já Francisca Alves de Oliveira, a Dona Cici, de 69 anos, também não deixa a idade atrapalhar a caminhada. Residente em Porto dos Barcos, em Itarema, a aposentada lembra que decidiu pegar a estrada um dia antes de o grupo partir. “No sábado, eu passei o dia caminhando para me preparar para a viagem. Depois, fui na casa dos meus irmãos pedir doação de alimentos e consegui mais de 10 quilos”, recorda a devota de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Francisco.

Após mais de 72 horas na estrada, ela conta que ir de Itarema a Canindé a pé pela primeira é a realização de um sonho.
“Nós vamos rezando o terço, louvando, pedindo forças para conseguir chegar. Eu tô muito feliz por estar realizando meu sonho”. Finaliza a aposentada.

Romaria Caminhando com Santa Rita
Esta é a primeira vez que acontece a romaria de Itarema a Canindé. O coordenador e idealizador da programação, o servidor público Francisco Evandro, lembra que a ideia surgiu em setembro do ano passado. “A gente lançou a proposta nas missas e tivemos o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do povo”.
Com doações, o grupo conseguiu arrecadar 1.400 litros de água e cerca de 800 quilos de alimentos para consumo durante a caminhada. “Ainda há de sobrar para a gente doar cestas básicas na estrada”, ressalta o romeiro.


Com a primeira experiência sendo concretizada, a intenção é manter a tradição de realizar o trajeto, sempre no primeiro mês do ano.

Com a primeira experiência sendo concretizada, a intenção é realizar a romaria sempre no primeiro mês do ano. “Nós somos funcionários públicos e este é o período que estamos de férias”, explica o professor de Biologia Junior Pinheiro, que participou de toda a organização da romaria. “Com essa primeira experiência, queremos entrar para a história do município de Itarema”, comemora o devoto.


O grupo deve chegar a Canindé na manhã de sábado (18) e voltar domingo (19) - de ônibus.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *