Os Três Guardiões: 2021-05-23

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sábado, 29 de maio de 2021

IFCE abre 210 vagas para os cursos técnicos em Acaraú no litoral oeste do Ceará

 As oportunidades contemplam seis cursos, sendo dois ofertados para o período da manhã - Eventos e Restaurante e Bar; e quatro para o período da noite - Aquicultura, Construção Naval, Meio Ambiente e Pesca.

Com Informações do IFCE

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos gratuitos do campus de Acaraú. Ao todo, são oferecidas 210 vagas. O edital já está disponível no site qselecao.ifce.edu.br

As oportunidades contemplam seis cursos, sendo dois ofertados para o período da manhã - Eventos e Restaurante e Bar; e quatro para o período da noite - Aquicultura, Construção Naval, Meio Ambiente e Pesca. Os cursos são subsequentes e exigem do candidato que o mesmo já tenha concluído o Ensino Médio.

A seleção dar-se-á por intermédio da análise do histórico escolar do Ensino Médio. Os critérios de desempate encontram-se expressos em edital.

As inscrições serão realizadas no período de 27 de maio à 04 de junho e serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site qselecao.ifce.edu.br. Não será cobrada taxa de inscrição para participação no processo seletivo.

Para se inscreverem, os candidatos deverão acessar os sistemas Q-seleção (http://qselecao.ifce.edu.br) e eSolis (https://esolis.ifce.edu.br/), seguindo os procedimentos descritos no edital. É de inteira responsabilidade do candidato o envio da documentação e o acompanhamento da seleção.

Além de Acaraú, o IFCE apresenta vagas para os campi de Aracati, Baturité, Paracuru e Sobral.

Mais informações podem ser obtidas pelo EDITAL.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Prefeitura de Sobral abre processo de seleção para 204 vagas da SDHAS

O processo seletivo será realizado em apenas uma fase: a análise de títulos. No ato da inscrição o candidato deverá incluir no sistema os documentos pessoais e comprovações de experiência e de escolaridade

Com Informações da Prefeitura de Sobral


A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) está com inscrições abertas, de 28 de maio e 4 de junho, para o processo de seleção simplificada para o seu quadro de profissionais temporários de nível fundamental, médio e superior. As inscrições acontecem de forma on-line, no site selecao.sobral.ce.gov.br. Ao todo, serão ofertadas 204 vagas para atuação nas unidades, em programas e projetos da Sedhas. Os aprovados poderão celebrar contrato de até 12 meses, prorrogável por igual período.

O processo seletivo será realizado em apenas uma fase: a análise de títulos. No ato da inscrição o candidato deverá incluir no sistema os documentos pessoais e comprovações de experiência e de escolaridade. Algumas funções exigem, como pré-requisito, que o candidato resida no bairro/local da vaga. É assegurada a participação das pessoas com deficiência. Não será cobrada taxa de inscrição.

CRONOGRAMA

De 28 de maio a 4 de junho - Inscrições

Até 30 de junho - Resultado preliminar

1º de julho - Recursos

16 de julho - Resultado dos recursos

19 de julho - Resultado final da seleção

De 20 a 30 de julho - Acolhimento e orientações aos aprovados

Diário Oficial do Município nº 1080 AQUI (página 8)

Inscrições AQUI

Prefeitura de Sobral abre seleção para profissionais de nível médio e superior para a Secretaria da Saúde

As inscrições deverão ser efetuadas por e-mail (inscricoesedital112021.espvs@gmail.com), até 4 de junho, das 8h às 17h

Com Informações da Prefeitura de Sobral


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está com inscrições abertas para o processo seletivo para formação de cadastro de reserva para profissionais da saúde. As vagas são para cinotécnico e recepcionista, de nível médio, e para médico especialista, de nível superior. As remunerações variam de R$ 1.200 à R$ 6.200

As inscrições deverão ser efetuadas por e-mail (inscricoesedital112021.espvs@gmail.com), até 4 de junho, das 8h às 17h. O processo seletivo será de fase única: avaliação curricular (análise e pontuação de títulos e documentos).

Todos os resultados serão divulgados no site da Secretaria da Saúde.

CRONOGRAMA

Até 4 de junho – Inscrições

8 de junho – Divulgação do resultado das inscrições

9 de junho – Interposição de recursos

11 de junho – Resultado dos recursos

14 a 18 de junho – Avaliação curricular

21 de junho – Resultado da avaliação curricular

22 de junho – Interposição de recursos contra resultado da avaliação curricular

24 de junho – Resultado dos recursos e resultado final


Edital 11/2021 AQUI (nível médio)

Edital 12/2021 AQUI (nível superior)

Grupo armado explode agência do Banco do Brasil em Amontada, no Interior do Ceará

A unidade ficou destruída, mas não havia dinheiro nos caixas; polícia faz buscas pelos suspeitos da ação

Ataque criminoso em banco de Amontada

     

Homens armados atacaram uma agência do Banco do Brasil no Centro de Amontada, na Região Norte do Ceará, na madrugada desta sexta-feira (28). Ninguém ficou ferido. A ação criminosa ocorreu por volta de 1h40. Uma viatura da Polícia Militar e a fachada da Delegacia Municipal chegaram a ser alvejadas por disparos durante a fuga dos suspeitos. 

Contudo, um subtenente do 11º Batalhão da Polícia Militar informou que o bando não conseguiu levar nenhuma quantia em dinheiro, embora a estrutura interna da unidade tenha ficado totalmente destruída pela explosão.

"Na realidade, o banco não tinha dinheiro. Eles explodiram os caixas eletrônicos, mas não tinha dinheiro, segundo o gerente nos repassou", ponderou o agente de segurança, que pediu para não ter a identidade divulgada.

Os suspeitos chegaram ao banco com forte artilharia e em diferentes veículos. Imagens enviadas ao Diário do Nordeste mostram o grupo exibindo armas de cano longo. Um dos homens aparece no porta-malas do carro. 

"A gente ainda não sabe precisar quantos homens estavam na ação, até agora não chegou essa informação, porque eles se evadiram do local rapidamente após o estouro do banco", disse o PM. 

Composições das forças de segurança estão em diligências  na tentativa de localizar os autores do ataque criminoso.

Susto

Um morador do município detalhou que a população do entorno do banco ouviu pelo menos quatro estouros. 

Esta reportagem será atualizada ao longo do dia. 

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Prefeitura de Granja lança edital de concurso público com 454 vagas e salários de até R$ 12 mil

São 227 vagas para contratação imediata, além de formar cadastro reserva em outras 227 vagas para níveis fundamental, médio, técnico e superior

Por G1 CE

Concursos recebem inscrições de pessoas com todos os níveis de escolaridade   Foto: Ares Soares/Unifor

A Prefeitura de Granja, na Região Norte do Ceará, está com edital de concurso aberto para preenchimento de 454 vagas. As inscrições podem ser feitas até 17 de junho de 2021. Os salários podem chegar até R$ 12 mil.

Ao todo, são 227 vagas para contratação imediata, além de formar cadastro reserva em outras 227 vagas. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Confira o edital 1 do concurso de Granja

Confira o edital 2 do concurso de Granja

As oportunidades ofertadas estão distribuídas da seguinte maneira:

Cargos de nível fundamental:

Auxiliar de Serviços Gerais

Merendeira

Vigia

Cargos de nível médio e técnico:

Agente Administrativo

Técnico Agrícola

Fiscal de Obras

Técnico em Enfermagem

Atendente de Consultório Odontológico

Técnico em Radiologia

Atendente

Agente de Combate às Endemias

Agente Comunitário de Saúde

Cargos de nível superior:

Assistente Social

Psicólogo

Pedagogo

Professor de Educação Básica

Professor de Educação Infantil

Professor de História

Professor de Geografia

Professor de Linguagens e Códigos

Professor de Educação Física

Professor de Ciências Naturais

Professor de Matemática

Fiscal de Tributos

Engenheiro Civil

Médico Clínico Geral

Enfermeiro

Dentista

Fisioterapeuta

Fonoaudiólogo

Terapeuta Ocupacional

Provas e validade do curso

As provas serão aplicadas nos meses de agosto e setembro em datas distintas, que variam conforme o edital concorrido. O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Plenário da Câmara de Itarema rejeita por 10 votos a 3 pedido de impeachment do prefeito Elizeu Monteiro

O pedido foi protocolado por dez eleitores de Itarema que apresentaram denuncia de supostos crimes de responsabilidade. O prefeito tem a maioria qualificada da Casa

Por Redação do Blog

Sindita realizou moto carreata pelas principais ruas da cidade                       Foto: Manoelzinho Canafístula 

O plenário da Câmara Municipal de Itarema rejeitou na tarde desta quarta-feira (26) a admissibilidade do requerimento apresentado por dez eleitores e servidores públicos municipais que pedia a instalação e uma Comissão Processante para investigar supostas denúncias de improbidade administrativas contra o prefeito de Itarema, Elizeu Charles Monteiro (PDT), após a leitura do requerimento, o Presidente da Mesa Diretora Paulo César Júnior Rios (PDT) colocou em votação. Votaram contra o pedido os vereadores: Paulo César Júnior Rios, José Eudes do Nascimento (Badaga), Maria Lucélia Pinto Monteiro, Diogo Pinheiro Monteiro, Manoel Mecias de Andrade, Antônio Eliezer Peixoto, Francisco José de Vasconcelos (Louro do Pessoa), José Graciano Rodrigues Neto (Rodrigo Marinheiro), Gabriel Santana Gomes e Sebastião Onete de Oliveira. Já os vereadores Francisco Chagas Carneiro (Kiko), Francisco José Braga de Sena (Braguinha) e Francisco Magalhães Mota votaram a favor do pedido. Após a votação, o presidente determinou o arquivamento da denuncia e que os autores fossem comunicados da decisão.

Manifestação – O SINDITA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itarema) realizou nesta quarta-feira (26), uma paralização envolvendo diversas categorias de servidores públicos, exceto da saúde, o evento faz parte de um conjunto de ações promovidas pela entidade em prol da defesa dos direitos dos servidores públicos e pela manutenção sindical. O evento teve início as 8h da manhã na sede da entidade, em seguida foram expostas faixas com palavras de ordem em diversos pontos da cidade, entre eles em frente à sede da Prefeitura. Por volta das 16h uma moto carreata percorreu as principais ruas da cidade (veja vídeo).


Para uma das autoras do pedido, a professora Edineida Marques a rejeição do pedido foi um retrocesso na democracia e um atentado contra os direitos dos servidores públicos, “são em momentos importantes como esse, que conseguimos identificar quem defende prefeito e quem defende a sociedade, nossos direitos foram violados, há uma forte suspeitas de cometimento de graves irregularidades e a maioria dos vereadores fez ouvidos moucos, mas isso não vai calar a nossa voz e vamos continuar lutando”, disse a professora.

Leia mais: Sindita realiza paralização geral e moto carreata pelo impeachment do prefeito de Itarema

Assista a sessão ordinária da Câmara de Itarema AQUI.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Sindita realiza paralização geral e moto carreata pelo impeachment do prefeito de Itarema

O evento está programado para ter inicio as 8h da manhã e encerramento no inicio da noite com a moto carreata, a Câmara aprecia pedido de impeachment do prefeito nesta quarta-feira (26)

Por Redação do Blog


 

O Sindita (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itarema) realiza nesta quarta-feira (26), uma paralização envolvendo diversas categorias de servidores públicos, exceto da saúde, segundo a diretoria, o evento faz parte de um conjunto de ações promovidas pela entidade em prol da defesa dos direitos dos servidores públicos e pela manutenção sindical, o evento terá inicio as 8h da manhã na sede da entidade, já a moto carreata está prevista para o inicio da noite e vai percorrer as principais ruas da cidade.

Entenda o caso - Dez eleitores e servidores públicos municipais de Itarema protocolaram na última quinta-feira (20) um pedido de Instalação de uma Comissão Processante para investigar supostas práticas de improbidade administrativas do prefeito Elizeu Charles Monteiro (PDT). Na denúncia os autores sustentam que o prefeito suspostamente cometeu atos de improbidade administrativa, entre elas, apresentam indícios de má gestão no Fundo de Previdência do Município – Itaremaprev. Ainda de acordo com a denúncia, o prefeito deverá ser investigado com base no Decreto Lei 201/67 e lei a estadual 12.550/95.

O documento foi assinado pelos servidores: Alzenir Teixeira da Costa, Francisco Humberto Barbosa dos Santos, José Gomes de Freitas, José Pereira da Silva, José Mardones dos Santos, Maria Edneida Marques Vasconcelos, Maria Chirle Freitas Alves, Maria José Braga, Maria Valdeir de Freitas da Silva, Rodolfo Matos Ramos que argumentam que o prefeito denunciado, está violando o artigo 1º da Lei Federal nº 9717/98, que ordena que é dever dele garantir equilíbrio atuarial do regime próprio de previdência municipal (RPPS) – Itaremaprev, “No último demonstrativo atuarial, anexo, o prefeito de Itarema informou à Câmara Municipal, que o Itaremaprev estava com déficit atuarial de mais de R$ 25 milhões, além de vários parcelamentos, tanto referentes a não repasses da alíquota patronal, como não repasses ao Instituto de Previdência mesmo da alíquota descontada da folha de pagamento dos servidores e servidoras de Itarema. Não restando dúvidas, que havendo déficit atuarial, foi violada a Lei Federal nº 9717/98, que ordena que a gestão tem a obrigação de garantir o EQUILÍBRIO ATUARIAL. Mesmo mandamento contido no caput do artigo 40, da Constituição Federal”, diz trecho da denuncia. Segundo eles o prefeito confessou que o Município deve R$ 11.803.251,60, pelo não pagamento da alíquota patronal e do não repasse da alíquota paga pelo servidor.

Os denunciantes são enfáticos em afirmar que os parcelamentos feitos pelo Município, uma das principais causas do déficit previdenciário de mais de R$ 25 milhões de reais, são frutos de condutas que violam a lei e o dever da boa gestão do patrimônio público, ainda segundo eles é possível concluir que ao parcelar valores, sejam frutos da omissão do não repasse da alíquota patronal ou da apropriação da parte previdenciária paga pelos servidores, na verdade, o Município está violando o também previsto no § 1º, do artigo 1º, da Lei Federal nº 9717/98, que prevê, que se aplica ao Itaremaprev o previsto no artigo 6º, da Lei 9727/98.

Segundo os servidores a denúncia está embasada na Legislação e por isso estão requerendo que seja urgentemente aberto processo por crime de responsabilidade, contra o Prefeito de Itarema. O presidente da Câmara vereador Paulo César Júniro Rios em entrevista na tarde da última sexta-feira (21) disse que irá proceder como manda o regimento interno e a Lei Orgânica e que o pedido deverá ser apreciado pelo Plenário da Casa.

Ao prefeito é garantido, nos termos constitucionais, o exercício do contraditório e da ampla defesa. Os servidores pedem que seja recebida a denúncia, e que ao ser aprovada o Prefeito denunciado seja imediatamente afastado do cargo, nos termos da Lei Estadual do Ceará nº 12.550/95, para que possa responder ao processo distante dos seus afazeres e sem influir no andamento do procedimento., de forma mais tranquila para si e para os munícipes, dando posse ao vice-prefeito. Solicitam ainda que o processo respeite a duração máxima legal, sob pena de inválido e nulo. E que ao Final, comprovado todo o retro alegado, seja a presente denúncia julgada procedente, e cassado definitivamente o mandato do prefeito denunciado, além de comunicar o fato ao Ministério Público local, para as ações que o caso ainda comporte.

Insatisfação - A decisão é resultado da insatisfação da instituição e dos servidores públicos em relação a aprovação do Projeto de lei nº011/2021 que promoveu reformas no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município, entre as mudanças foi aprovado o fim da licença remunerada para os servidores que forem desempenhar mandatos de direção sindical, outra mudança foi o fim da cobrança da contribuição sindical na folha de pagamento dos servidores e o repasse a entidade sindical.

Segundo o Assessor Jurídico da instituição, advogado Valdeci Alves, há fortes indícios de que o prefeito cometeu diversos crimes de responsabilidades relacionados ao Fundo Municipal de Previdência e no projeto de Reforma do Regime Jurídico Único. Na reforma da previdência a Câmara aprovou em dezembro do ano passado o aumento de 11 para 14% sobre a contribuição previdenciária de todos os servidores públicos, segundo a assessoria há supostas irregularidades cometidas pelo gestor, gerando um déficit superior a R$ 25 milhões no Fundo da Previdência de Itarema, “entre as decisões do prefeito houve o recolhimento da contribuição dos servidores e não foi repassado ao Fundo de Previdência”, disse o advogado. O advogado teve como base o que está previsto na Lei Federal 9.718/98.

O advogado informou ainda, que há nove parcelamentos feitos pela prefeitura para pagar o que não foi repassado junto à previdência, destes cinco parcelamentos foram feitos pelo atual gestor, ele ressaltou a falta de equilíbrio atuarial e diversas inconsistências, “há má gestão da coisa pública, ao parcelar a dívida da previdência, o prefeito assumiu que cometeu o crime, e a ausência de equilíbrio financeiro é crime previsto em lei”, ressaltou Alves.

Apreciação - O pedido de impeachment foi assinado por servidores públicos efetivos e sindicalizados, e entregue na manhã da última quinta-feira, 20, na Câmara Municipal para que seja instalada uma Comissão Processante para investigar as condutas do Prefeito. O Plenário da Câmara pode ou não aprovar o pedido, o prefeito tem maioria qualificada, dez dos 13 vereadores são aliados do chefe do Poder Executivo, em caso de aprovação, o prefeito é afastado do cargo por 120 dias e o vice-prefeito assume o cargo interinamente.

   

 

 

 

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Justiça determina que prefeitura forneça informações requisitadas por vereador em Itarema

O vereador Magalhães Mota havia requisitado informações sobre a merenda escolar desde março e teve que entrar com um Mandado de Segurança na justiça para garantir o acesso a informação pública


 

O juiz de direito da Comarca de Itarema Bruno Leonardo Batista de Medeiros Santos mandou notificar o prefeito de Itarema Elizeu Charles Monteiro (PDT) e o Secretário Municipal de Educação Rafael Lopes de Morais para que forneçam no prazo de dez dias forneça ao vereador Francisco Magalhães Mota (Patriota) todas informações requisitadas pelo parlamentar, o pedido de informações foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal em 10 de março deste ano. A prefeitura protocolou o recebimento do requerimento no dia 23 de março e até o momento ainda não forneceu as informações.



Segundo o vereador há inúmeras denúncias, reclamações e questionamentos por parte da população de Itarema e no exercício regular de fiscalização do Poder Executivo, o parlamentar decidiu requisitar junto à Câmara Municipal de Itarema, requerimento objetivando uma prestação de esclarecimentos referente a merenda Escolar. Veja requerimento abaixo.

“A proposta foi aprovada por unanimidade dos vereadores, mesmo após o pedido ter sido protocolado, a prefeitura fez ouvidos moucos e não respondeu nem o meu e de nenhum vereador”, desabafou o parlamentar.  Essa questão se reveste de direito constitucional de acesso, por parte de qualquer cidadão o acesso sem dificuldades a qualquer informação pública e documentos públicos não sigilosos que estão em posse do Poder Executivo Municipal, para fins de satisfação de interesses particulares e/ou coletivos, o vereador tem prerrogativas legais em requisitar e ter acesso de imediato as informações, pois uma de suas funções previstas na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município é a função fiscalizadora.  

O vereador ressalta que embora o requerimento fosse claro, objetivo, fundamentado e objetivasse a obtenção de informações determinadas e não confidenciais, até a presente data não se obteve resposta do Poder Executivo sobre o requerimento do parlamentar. O direito ao acesso à informação pública de interesse particular, não amparada por sigilo, se reveste de natureza constitucional e que os atos da administração pública são sujeitos ao princípio da publicidade, como condição de eficácia e de validade, conforme previsto no artigo 37 da Constituição Federal.  O direito fundamental à informação, consubstancia na prerrogativa de receber dos órgãos públicos informações de interesse particular, coletivo ou geral, por ser indispensável à fiscalização da administração da coisa pública, é inerente ao sistema democrático e republicano. Em virtude da negativa das autoridades municipais em fornecer as informações requisitadas, o vereador entrou com o mandado de segurança na justiça, “desta forma, e por se insurgir contra tal ato ímprobo e que decidi entrar com esse mandado de segurança”, finalizou.

 


O vereador requereu da prefeitura cinco informações específicas relacionadas ao kit merenda escolar entre elas: Quais os critérios utilizados para selecionar os estudantes contemplados, quais os meses em foram distribuídos os kits, quem realizou e de que forma foram feitas as entregas dos kits, quais os alunos que foram beneficiados e o valor cada kit.

O Secretário Municipal de Educação Rafael Lopes de Morais disse que está providenciado as informações que serão remetidas junto a Câmara Municipal, ainda segundo o gestor, os kits estão sendo entregues aos alunos da rede pública e que a licitação feita para a compra da merenda escolar, não é a mesma do kit.  



domingo, 23 de maio de 2021

ICMBIO seleciona profissionais de nível fundamental para Jericoacoara

A seleção acontece no período de 17 de maio à 11 de junho deste mesmo ano, por meio do envio da documentação especificada no edital para um contrato de dois anos. A remuneração é de um salário mínimo e auxílios legais

Por Tadeu Nogueira

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a contratação de profissionais de nível I, na área temática de agente de apoio ao monitoramento ambiental e patrimonial, a fim de atuar no Parque Nacional de Jericoacoara.

É necessário que o candidato possua o nível fundamental incompleto. A remuneração é de um salário mínimo, acrescido de auxílios legais.

As inscrições, que tiveram início em 17 de maio de 2021, poderão ser realizadas de forma eletrônica até o dia 11 de junho deste mesmo ano, por meio do envio da documentação especificada no edital, ao seguinte endereço de email: parnajericoacoara.ce@icmbio.gov.br.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de análise curricular, além de Teste de Aptidão Física (TAF) e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas (Thufa), entre os dias previstos de 21 e 22 de junho de 2021, das 8h às 18h, na sede do Parque Nacional de Jericoacoara, na Rua Oceano Atlântico sem número, Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara.

De acordo com o edital de abertura, a contratação será firmada pelo período de 24 meses, mesmo prazo de validade do Processo Seletivo.

 


Quem é Manoelzinho Canafístula

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Itarema, Ceará, Brazil

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