Os Três Guardiões: 2021-10-03

Total de visualizações de página

sábado, 9 de outubro de 2021

MPCE realiza audiência com delegado geral da Polícia Civil para discutir boletins de ocorrência não transformados em inquéritos

A audiência foi realizada tendo em vista a necessidade de dar cumprimento ao acompanhamento pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) junto às Promotorias do Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública em relação ao assunto

Com Informações do MPCE

A reunião foi remota e contou as participações do promotor de Justiça titular da 69ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Ionilton Pereira do Vale, do delegado geral da Polícia Civil Cearense Sérgio Santos e dos delegados Gregório Neto, Ricardo Pinheiro, Leonardo Barreto, Ana Barroso, Harley Filho, George Monteiro, Juliana Pinheiro Silva, Edmo Leite, Marciliano Ribeiro e Marcio Gutierrez.
 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 69ª Promotoria de Justiça de Fortaleza – com atuação especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, realizou, nesta sexta-feira (8), uma audiência virtual com o delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Santos. O encontro teve como objetivo discutir sobre boletins de ocorrências não transformados em Inquéritos Policiais, bem como a ausência de fundamentação daqueles.

A reunião contou com a participação do promotor de Justiça titular da 69ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Ionilton Pereira do Vale. Além do membro do MPCE e do delegado geral da Polícia Civil Cearense, o encontro contou com a participação dos delegados Gregório Neto, Ricardo Pinheiro, Leonardo Barreto, Ana Barroso, Harley Filho, George Monteiro, Juliana Pinheiro Silva, Edmo Leite, Marciliano Ribeiro e Marcio Gutierrez.

A audiência foi realizada tendo em vista a necessidade de dar cumprimento ao acompanhamento pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) junto às Promotorias do Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública em relação ao assunto.

No início da reunião, foi debatida a demanda de Boletins de Ocorrência não transformados em Inquérito Policial, bem como aqueles sem fundamentação, tendo o delegado geral da PCCE apresentado toda a problemática que envolve o tema da audiência, prontificando-se a fazer uma mudança no sistema de informática SWP3 e uma filtragem de BO’s delituosos e não delituosos.

Em um segundo momento, o Sérgio Santos acordou em fazer uma reunião interna, em 14 de outubro, com os delegados presentes, convidando também o delegado da cidade de Maracanaú, com o objetivo de discutir a demanda para, assim, pode apresentar uma resposta às Promotorias de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Estado.

Ao fim do encontro, o promotor de Justiça Ionilton Pereira do Vale parabenizou as partes pelo comprometimento em avançar nesta situação, entendendo que “o propósito é dar uma resposta a sociedade à respeito da Segurança Pública do Estado do Ceará responsável pela investigação pré-processual, uma vez que a Policial Civil é a base da investigação criminal”, disse. 

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Deputado Moses Rodrigues participa de almoço com Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias em Uruburetama

      Durante o evento, que encerrou as comemorações pelo dia dos profissionais da saúde, o parlamentar falou sobre a importância da valorização da categoria e o apoio a questões que estão tramitando na Câmara Federal

Com informação da ASCOM

             

Deputado Federal Moses Rodrigues participa de evento com profissionais de saúde 

Nesta quinta-feira, (07), o Deputado Federal Moses Rodrigues participou de um almoço com Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias na localidade de Água Sumida, no município de Uruburetama. O evento foi organizado pelo Prefeito Branco do Angelim e pela primeira-dama e Secretária de Ação Social, Renata Marques.

 Durante o evento, que encerrou as comemorações pelo dia dos profissionais da saúde, o parlamentar falou sobre a importância da valorização da categoria e o apoio a questões que estão tramitando na Câmara Federal, como as PECs 14 e 22.

 “É preciso reconhecer a importância do trabalho desempenhado pelos agentes de saúde e pelos agentes de endemias em todo o país. Ativos em situações extremas são verdadeiros heróis da saúde pública no Brasil. Por isso, levanto a bandeira de melhores condições salariais e de trabalho para todos os ACS e ACE”, finalizou.








                                           


Deputado Federal Moses Rodrigues recebe título de cidadão de Forquilha

Ainda receberam título de cidadão de Forquilha o empresário Alex Fontes de Oliveira, o Presidente da Associação dos Pescadores, Ernesto Marques Teófilo, o empresário, José Wilson de Freitas, e o poeta Raimundo Pedro J. Holanda.

Com informações da ASCOM

Deputado Federal Moses Rodrigues recebe o título de cidadão de Forquilha 

Na noite desta quarta-feira, (06), o Deputado Federal Moses Rodrigues recebeu na Câmara dos Vereadores o título de cidadão honorífico do município de Forquilha, na Zona Norte do Ceará. A proposição, aprovada por unanimidade na Casa Legislativa, foi do vereador Carlos Wagner.

 “É com imensa satisfação que recebo o título de cidadão dessa cidade que sempre me acolheu como filho. Forquilha, a cidade-irmã de Sobral, muito tem contribuído para o desenvolvimento da Zona Norte”, destacou o parlamentar.

 Durante o seu discurso, Moses Rodrigues falou sobre o processo de regularização fundiária das terras do perímetro irrigado de Forquilha junto ao Departamento de Obras Contra as Secas - DNOCS e sobre os recursos destinados para o município.

 “Desde o início do mandato já foram destinados recursos para construção de passagens molhadas, obras de pavimentação e para a área da saúde – aquisição de equipamentos, ambulância e consultório odontológico”, finalizou.

 Ainda receberam título de cidadão de Forquilha o empresário Alex Fontes de Oliveira, o Presidente da Associação dos Pescadores, Ernesto Marques Teófilo, o empresário, José Wilson de Freitas, e o poeta Raimundo Pedro J. Holanda.

 A sessão solene contou com a presença dos vereadores José Eliezer Carlos Siqueira, Roque Gonçalves Lima Filho, Maria das Neves Ferreira, Marcelo Sousa Siqueira, Francisco Gerson Rodrigues Freire, José Anchieta Rodrigues, Carlos Wagner Cavalcante Araújo, Márcio Daniel Ricarte Vasconcelos, Sebastião Martins da Frota Neto, Carlos César Martins e Leonardo Martins Rodrigues. Ainda estiveram presentes os vereadores de Sobral Chico Joia e Zé Victor Marinho, além de lideranças políticas da região e amigos, como Valdir Loiola, Cláudio Portela e Sidcley Tavares.

Deputado Moses Rodrigues recebe título de Cidadão de Acopiara

A solenidade aconteceu na véspera do aniversário de 100 anos do município

Com informações da ASCOM 

Deputado Federal Moses Rodrigues recebe o título de cidadão de Acopiara 

Na manhã desta segunda-feira (27) o Deputado Federal Moses Rodrigues recebeu na Câmara Municipal de Vereadores de Acopiara o título de Cidadão da cidade. A comenda foi uma proposição do Vereador Francisco Silva Cavalcante, o Mundoca, e aprovada por unanimidade na Casa Legislativa.

A solenidade aconteceu na véspera do aniversário de 100 anos do município, contou com a presença dos vereadores Ricardo Costa, Bill dos Moreiras, Dario Felipe, Dênis Bastos, Dr. Régios, Elias Mandú, Elizangela Carvalho, Giovanna Moreira, Gleirton Dias, Jeffim do Moreirão, Maninho Dos Frangos, Marilak Teixeira, Simone Felix e Zé Estenio, além da vice-prefeita Dra. Ana Patrícia, e da Presidente da Câmara de Saboeiro, Fabrícia Teixeira. 

“Para mim é uma satisfação ser reconhecido como filho dessa terra. Quero reforçar o meu compromisso e dizer que sou mais um filho que vai batalhar pelo desenvolvimento de sua cidade. Muito obrigado a todos por essa homenagem”, destacou Moses Rodrigues 

Durante a solenidade, o parlamentar e seu pai, Oscar Rodrigues, receberam uma homenagem em alusão ao centenário da cidade.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Governo do Estado entrega Central de Videomonitoramento e Praça Mais Infância. Base do Raio é inaugurada pela segunda vez em Itarema

O Governador Camilo Santana também entregou ao povo de Itarema a 25ª Praça Mais Infância do Estado. O equipamento estava pronto há três anos e faltava apenas uma ligação da ENEL, oficializada após um cidadão da cidade entrar com questionamento na Ouvidoria do Estado

Com Informações Ascom Casa Civil

A Base do Raio em Itarema conta desde abril de 2020 com o efetivo de 29 policiais militares, 1 oficial comandado, 12 motocicletas e 1 viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo na cidade, bem como nas localidades mais próximas.

Inaugurada pela primeira vez em abril de 2020 pelo prefeito Elizeu Monteiro (PDT) e seu irmão, o deputado federal Robério Monteiro (PDT), a Base do CP Raio de Itarema no litoral oeste, teve uma segunda inauguração nesta quinta-feira (7), Itarema foi o primeiro município do Estado, com menos de 50 mil habitantes, a receber o Batalhão do Raio.

Uma política de segurança eficaz é realizada através de medidas preventivas aliadas a ações ostensivas. Com essa diretriz, o Governo do Ceará entregou, em Itarema, três importantes equipamentos que vão garantir mais tranquilidade para o povo cearense: Praça Mais Infância, uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e uma Central de Videomonitoramento. O governador Camilo Santana junto com o prefeito do município, Elizeu Monteiro, estiveram presentes nas solenidades transmitidas pelas redes sociais do Governo do Ceará. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira, o comandante do CPRaio no Ceará, o tenente-coronel Kilderlan Nascimento, também estiveram presentes.

 


“Para mim, é muito significativo no mesmo dia fazer uma entrega de uma Praça Mais Infância, uma ação de prevenção, e em seguida, uma base do Raio, que é uma ação de segurança ostensiva da polícia para os cearenses. Estamos oficialmente entregando o Raio, que já estava funcionando, mas agora estamos inaugurando também a Central de Videomonitoramento, com 14 câmeras pela cidade. Um equipamento que ajuda a polícia a trabalhar com tecnologia, com inteligência, que auxiliará os novos 30 homens que fazem parte do efetivo do Raio de Itarema”, ressaltou Camilo Santana.

O Ceará conta atualmente com unidades CPRaio em 49 municípios distribuídos nas regiões do Estado.

O prefeito de Itarema agradeceu e destacou os números positivos na segurança pública. “O nosso índice de criminalidade, após o início do funcionamento da base do Raio, reduziu em 80%. É um avanço muito grande para o município, mostrando o quão importante para a segurança é um equipamento como esse”, agradeceu Elizeu Monteiro.

A Base do Raio em Itarema conta com o efetivo de 29 policiais militares, 1 oficial comandado, 12 motocicletas e 1 viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo na cidade, bem como nas localidades mais próximas.

“O Raio é sinônimo de efetividade, de resultado, e os números positivos apresentados pelo prefeito só comprovam isso, nos dá mais um sinal de que estamos no caminho certo. Continuaremos avançando, e para isso teremos a dedicação permanente para garantir a paz e a tranquilidade dos cidadãos de Itarema. O Raio aumentou ainda mais seus resultados, que já eram excelentes: um terço das armas apreendidas e retiradas das ruas do Ceará são de ações do Raio”, apontou Sandro Caron.

Central de Videomonitoramento

Serão 14 câmeras de videomonitoramento espalhadas por Itarema, além de uma câmera fixa na central, compondo conjunto com outras 47 centrais de videomonitoramento em todo o Estado, com 3.333 câmeras no total.

Policial militar vindo do 14º Batalhão de Maracanaú, o cabo Lima Silva decidiu ingressar no Raio. Passou por um intenso e rígido treinamento de seis semanas, que capacita o PM para o serviço operacional no dia a dia. “Fui transferido para Itarema e sou muito feliz de servir aqui, junto com todos meus companheiros raianos, pessoas que trabalham firmemente para combater o crime na região”, disse. Ele destacou que os índices de violência na cidade ficaram no passado. “Temos muita movimentação na cidade, e conseguimos frear os números negativos. Ter uma base aqui é fundamental, e temos atuado com um trabalho de excelência, com dedicação exclusiva de todos os policiais que compõem o Raio da região”, reforçou.

Praça Mais Infância

Em solenidade realizada antes da inauguração do CPRaio, o município de Itarema recebeu também a 25ª Praça Mais Infância do Estado.

“Estamos entregando aqui uma área para as famílias e para as mãezinhas, muitas delas aqui presentes com seus filhos, toda equipada. Com brinquedos, berçário, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, onde as crianças brincam e se desenvolvem com segurança, numa praça completa e onde podem se integrar com suas famílias. Uma praça que faz parte de um projeto maior, que é o Mais Infância Ceará, comandado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e que foi implantado em todos os municípios”, detalhou Camilo Santana.

Com o investimento de mais de R$ 1 milhão, o espaço de lazer é composto por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para piquenique e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. O equipamento é uma parceria de Estado e Município.  

“Esse é um momento de gratidão. Ter uma praça no meio de três bairros que precisam deste equipamento. A pandemia atrapalhou, o local estava praticamente pronto há um ano, mas finalmente conseguimos entregar a Praça Mais Infância para todos os moradores de Itarema”, agradeceu o prefeito Elizeu Monteiro.

“Essa região de Itarema estava precisando de uma praça como esta, que dá uma opção segura de diversão para as crianças, que dá liberdade dentro de um complexo com brinquedos e equipamentos, trazendo também desenvolvimento para os meus filhos”, celebrou Carlene Silva, que estava ao lado do casal de filhos. O equipamento estava pronto há três anos e faltava apenas uma ligação da ENEL, oficializada após um cidadão da cidade entrar com questionamento na Ouvidoria do Estado.

Educação Ambiental


O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. O Mais Infância Ceará também se preocupa em despertar na criança a consciência sobre a importância do ecossistema e garantir o espaço do brincar mais agradável. A Praça Mais Infância de Itarema recebeu o plantio de 50 mudas de plantas e mais 30 foram doadas à população.

Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, o deputado estadual Romeu Aldigueri, o deputado federal Robério Monteiro, e o secretário-executivo da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania e Mulheres (SPS), Francisco Ibiapina, além de prefeitos e prefeitas da região, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.





Ouvidoria de Ministério de Damares defende prisão domiciliar para jornalista sobralense preso por atos de 7 de setembro

O jornalista Wellington Macedo natural de Sobral no Ceará foi preso por determinação do Ministro Alexandre de Moraes. Servidores do Presídio da Papuda dizem que Macedo não conseguia se manter de pé sozinho e que estava "muito fraco, muito abalado e falando baixo, além de chorar constantemente".

Com Informações de O Globo 

O jornalista Wellington Macedo | Foto: Reprodução

Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, sob acusação de participar da organização de atos antidemocráticos no 7 de setembro, o jornalista sobralense Wellington Macedo recebeu a visita de uma equipe da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Segundo O Globo, durante o encontro, ele relatou problemas de saúde e abalos psicológicos durante sua passagem pela prisão. Macedo foi preso por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes desde o dia 3 de setembro.

Ainda segundo O Globo, a ouvidoria é vinculada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. A vistoria nas condições da prisão de Macedo foi feita em 24 de setembro, após pedido dos seus advogados. Em relatório, os servidores apontam que o jornalista não conseguia se manter de pé sozinho e que estava "muito fraco, muito abalado e falando baixo, além de chorar constantemente". Também encontraram marmitas intactas dentro de sua cela, indicando que ele não estava comendo.

De acordo com o relatório, o jornalista estava com pressão alta e glicemia baixa, por isso a penitenciária havia destacado enfermeiras para acompanhar diariamente suas condições de saúde. "Wellington disse que não vem se alimentando, muito embora o alimento seja regularmente providenciado pelo presídio, e que há mais de 10 dias ingeriu apenas 2 bananas", diz o documento.

Ao final, a Ouvidoria sugere que Macedo seja enviado à prisão domiciliar devido às suas condições de saúde e diz que "não parece adequado seu regime de encarceramento". "O custodiado Wellington Macedo de Souza se encontra visivelmente abalado psicologicamente, o que implica na sua dificuldade em se alimentar e, por conseguinte, debilidade física", aponta o documento enviado ao Supremo Tribunal Federal.

O relatório é assinado por Eduardo Miranda Freire de Melo, secretário nacional adjunto de proteção global, Vandervaldo Gonçalves Lima, ouvidor nacional de direitos humanos-substituto, Marco Vinicius Pereira de Carvalho, membro do comitê nacional de prevenção e combate à tortura, e João André Alves Lança, coordenador-geral de combate à tortura e violência institucional. 

Ministro da CGU denuncia venda de emendas de deputados federais às prefeituras

Bilhões de reais foram distribuídos para um grupo de deputados e senadores que determinaram o que fazer com o dinheiro sem qualquer critério técnico ou transparência.

Com Informações do Estadão

Sede da GCU em Brasília - Foto: Divulgação
 

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, denunciou venda de emendas por deputados federais a prefeituras. Ele não deu nomes dos envolvidos, mas citou o escândalo do “tratoraço” como alvo 1º das investigações da CGU e também da Polícia Federal (PF). A informação é destaque no jornal Estado de S. Paulo de hoje (7).

“Sobre vendas de emendas, estamos investigando vários casos porque já fazemos esse trabalho em convênios em geral. Porque não é só trator, tem várias outras coisas acontecendo fruto de convênios no Brasil em diversos outros órgãos e estamos com trabalho bastante forte nisso, em parceria com a PF, e todos nós vamos ficar sabendo no dia da deflagração de operação e também no desencadeamento dos trabalhos”, afirmou o ministro aos deputados.

O Estadão apurou que uma das suspeitas dos investigadores é de que parlamentares cobram de 10% a 20% sobre o valor da emenda em troca da indicação de recursos para uma determinada prefeitura. O valor seria pago por empreiteiras interessadas nas obras que o dinheiro vai bancar ou pelos próprios agentes públicos.

As investigações cercam, sobretudo, emendas enviadas por deputados ou senadores para cidades fora dos seus redutos eleitorais, até em outros Estados. O estadão mostrou em maio que R$ 181 milhões foram destinadas desta maneira. “Não temos dúvidas de que vai existir corrupção na ponta, agora o nosso trabalho tem que ser bastante cauteloso”, disse o ministro.

Chamado de “tratoraço” por envolver a compra de tratores, o esquema do orçamento secreto tem ajudado o presidente Jair Bolsonaro a manter uma base fiel no Congresso e escapar de processos de impeachment. Bilhões de reais foram distribuídos para um grupo de deputados e senadores que determinaram o que fazer com o dinheiro sem qualquer critério técnico ou transparência.

Além das suspeitas envolvendo as emendas de relator, outra modalidade de distribuição de recursos do Orçamento será alvo das investigações, a chamada transferência especial. Trata-se de uma espécie de “emenda cheque em branco”, pela qual deputados e senadores podem transferir recursos, desta vez de suas emendas individuais, sem que os beneficiários justifiquem ou apresentem qualquer tipo de projeto para mostrar em que, afinal, o valor será aplicado. Como revelou o Estadão, neste ano, 393 parlamentares utilizaram esse formato para enviar R$ 1,916 bilhão a Estados e municípios, incluindo prefeituras comandadas por familiares dos congressistas.

Em evento do TCU na terça-feira, o secretário especial da Presidência, Bruno Grossi, chamou a modalidade de “retrocesso”. “Infelizmente, a gente teve um fator não desejável nesses processos que foi a perda de transparência em torno das emendas individuais por meio das transferências especiais”, disse.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Jovem é morto a facada em Aranaú distrito de Acaraú

Um homem de 50 anos foi preso suspeito de ter cometido o crime e foi conduzido à Delegacia Plantonista na cidade de Cruz, onde foi realizado o flagrante pelo crime de homicídio.

Por Manoelzinho Canafístula

 

Um jovem de 23 anos foi morto com uma facada no peito na tarde deste sábado (2) no Distrito de Aranau, zona rural de Acaraú no litoral oeste do Ceará. Segundo declaração da PM equipe do BPTUR foi acionada por volta das 16h para apurar um desentendimento entre duas pessoas na sede do Distrito.

A PM informou que a vítima Roniel Felix Rodrigues (Rony), de 23 anos, foi localizada morta com um ferimento a faca na região do peito. Ainda segundo a PM, após obter informações sobre o suspeito do crime, um homem identificado como Valdionor Tomas de Sousa, de 50 anos, principal suspeito do crime foi localizado e preso.

O suspeito foi conduzido à Delegacia Plantonista na cidade de Cruz, onde foi realizado o flagrante pelo crime de homicídio. O corpo da vítima foi recolhido pela Perícia Forense e encaminhado ao IML de Sobral. Ele era natural do município de Camocim, mas residia no distrito de Aranau, em Acaraú. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o crime.

domingo, 3 de outubro de 2021

Homem morre em acidente entre caminhão e motocicleta na CE 178 em Santana do Acaraú

A vítima é natural do Distrito de Parapuí e colidiu violentamente a motocicleta com um caminhão, segundo a PM o motociclista tentou fazer uma ultrapassagem em uma curva perigosa no bairro Veneza, o homem morreu no local

Por Manoelzinho Canafístula

O homem morreu no local e a moto ficou completamente destruída - Foto: Jonas Deison


Um homem identificado por José Gerardo Rocha, 32 anos, morreu na noite deste domingo (3) em um grave acidente em uma curva perigosa na CE 178, no bairro Veneza na saída de Santana do Acaraú à cidade de Morrinhos. Segundo a PM a vítima é natural de Parapui e estava conduzindo uma motocicleta com destino à Santana do Acaraú, ao chegar na curva foi fazer uma ultrapassagem que não era permitida no local e colidiu violentamente com um caminhão que vinha em sentido contrário e retornava à cidade de Itarema, o caminhão desceu uma ribanceira, o motorista e os dois passageiros do caminhão tiveram ferimentos leves e permaneceram no local. O comandante do destacamento da PM, Vasconcelos e sua equipe estão no local e isolaram a área até a chegada do Rabecão do IML  de Sobral, ainda segundo a PM o impacto foi tão forte que destruiu completamente a motocicleta e esmagou o crânio da vítima. 


Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *