Os Três Guardiões: 2021-08-22

Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Ministério Público recomenda que prefeitura, organizadores de eventos e Polícia Militar adotem medidas para evitar e dispersar aglomerações em Santana do Acaraú

Além disso, a administração municipal deve apresentar relatório de fiscalização referente aos eventos já liberados. Aos organizadores de eventos, a recomendação orienta que as medidas oficiais sejam cumpridas com rigor

Com Informações do MPCE


O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça de Santana do Acaraú, expediu recomendação, nesta segunda-feira (23), para que a prefeitura de Santana do Acaraú, a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária e organizadores de eventos realizados no município adotem providências necessárias para garantir o efetivo cumprimento dos decretos estaduais e protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19, inclusive em festas, vaquejadas e eventos esportivos. O procedimento administrativo recomenda ainda que a Polícia Militar faça o necessário para dispersar aglomerações.

À administração municipal, é recomendado que, para evitar contaminação da população, os decretos estaduais e protocolos sanitários sejam obedecidos, vedando a realização de eventos em geral, com exceção dos permitidos (agendados, autorizados pelo Estado e com ingresso de pessoas já vacinadas com duas doses da vacina ou com comprovação de testagem negativa para a Covid-19). Também é necessário que a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e prefeitura informem as providências adotadas para impedir a ocorrência de aglomerações e realizações de eventos como vaquejadas; quais as medidas aplicadas nos âmbitos cível e administrativo em caso de descumprimento, bem como as de âmbito criminal, dispostas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil.

Além disso, a administração municipal deve apresentar relatório de fiscalização referente aos eventos já liberados. Aos organizadores de eventos, a recomendação orienta que as medidas oficiais sejam cumpridas com rigor.

Ao Comando da Polícia Militar, por sua vez, o procedimento administrativo recomenda que, caso seja necessário, a corporação evite e disperse aglomeração, especialmente em eventos, feiras, bares, restaurantes e vaquejadas no Município. Para isso, devem ser realizadas ações fiscalizatórias por parte das autoridades sanitárias estaduais e municipais, evitando a propagação do coronavírus e garantindo a segurança dos agentes públicos destacados para tal finalidade.

Também caberá à PM a identificação de proprietários de estabelecimentos comerciais e responsáveis por eventos que culminem com aglomerações em Santana do Acaraú. Nas ações, será possível apreender sons e carros de som. Possíveis danos causados ao patrimônio público e à sociedade também serão observados, a fim de que os envolvidos respondam coletivamente com os próprios bens em ação civil pública.

O MPCE recomenda ainda que, nesse contexto, a administração municipal mantenha um canal de diálogo direto e que se dirija imediatamente aos locais de eventual aglomeração e/ou descumprimento dos decretos estaduais ou municipais, sempre que acionada. A recomendação foi remetida ao Prefeito Municipal, ao Secretário de Saúde, aos demais secretários, à PM, à Polícia Civil, aos responsáveis por eventos, para a Câmara Municipal.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária de Santana do Acaraú, Socorro Carneiro destacou a intensa atuação e vigilância do Ministério Público no município, falou ainda que a vigilância sanitária vai fiscalizar os eventos, notificar os infratores e encaminhar as medidas junto as autoridades, ressaltou ainda a necessidade de que os comerciantes precisam trabalhar para manter a renda familiar, mas que é preciso haver um controle e a colaboração de todos.  


segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Audiência Pública do PPA 2022/2025 é realizada pela prefeitura em Santana do Acaraú

A audiência  promoveu palestras com renomados profissionais de ciências contábeis e econômicas. Os representantes da sociedade civil, apresentaram e discutiram suas demandas prioritárias

Com Informações da Assessoria de Comunicação da PMSA

O evento foi realizado no auditório da EEEP Francisco das Chagas Vasconcelos. E foi presidido pelo Prefeito Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus) - Foto: ASCOM PMSA

A Prefeitura de Santana do Acaraú, através da Secretaria de Gestão, realizou neste sábado (21), mais uma audiência pública para discutir junto a sociedade civil organizada, o Plano Plurianual (PPA) 2022/2025. O evento foi realizado no auditório da EEEP Francisco das Chagas Vasconcelos. E contou com a presença do Prefeito Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus), Primeira-Dama Kátia Gislaine, a equipe do governo municipal, servidores da Secretaria Municipal de Gestão, lideranças comunitárias e representantes de entidades sociais e de base. O evento foi abrilhantado com a apresentação da centenária banda de música Padre Araken.

A audiência  promoveu palestras com renomados profissionais de ciências contábeis e econômicas. A primeira palestra foi proferida pelo Contador Alexandre Alencar, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Direito Público e Administração Pública pela Universidade Castelo Branco no Rio de Janeiro, A segunda apalestra ficou por conta do economista Talles George Gomes, economista, especialista em Desenvolvimento Econômico, Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Na ocasião foi amplamente discutido o planejamento das políticas públicas municipais, entre elas: saúde, educação, cultura, infraestrutura, desenvolvimento social, rural e ambiental. Os representantes da sociedade civil, apresentaram e discutiram suas demandas prioritárias.


O PPA estabelece as diretrizes, metas e objetivos da gestão pública através de propostas apresentadas pela população e pelos poderes legislativo e executivo visando o desenvolvimento do município. A Lei Complementar será elaborada em cinco etapas, sendo a 1ª Etapa - Consulta Pública, já a 2ª Etapa é a Elaboração da Proposta do PPA. O município realiza agora a 3ª Etapa através das Audiências Públicas. Em seguida a 4ª Etapa define a Consolidação do PPA. E por fim sua 5ª Etapa será aprovada na Câmara Municipal. 


Polícia de Itarema prende pescador suspeito de feminicidio

O pescador prestou depoimento na Delegacia Plantonista na cidade de Bela Cruz, e foi transferido para uma unidade prisional

Com Informações do Portal Vale do Acaraú 24h


O pescador Renato Pinto Braga, 32 anos, suspeito de matar a ex-mulher a facadas na localidade de Porto dos Barcos, em Itarema, foi preso na noite deste sábado (21). Segundo a Polícia Militar, o homem foi preso em uma residência, onde estava escondido desde que aconteceu o crime, ele confessou o feminicídio.

O pescador prestou depoimento na Delegacia Plantonista na cidade de Bela Cruz, e foi transferido para uma unidade prisional. A vítima Sandra Maria Rodrigues Braga, 38 anos, teve ferimentos nas costas e cabeça.

Segundo informações obtidas através de familiares, o casal estava separado e mesmo assim havia desentendimentos. A vítima estava na casa dos pais quando o crime ocorreu. Vizinhos tentaram prestar socorro à vítima que foi encontrada ferida na calçada, e o autor já tinha fugido. A faca usada no crime não foi localizada. 

 

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *