Os Três Guardiões: 2023-03-12

Total de visualizações de página

sábado, 18 de março de 2023

Putin pode ser preso após Tribunal de Haia emitir mandado de prisão?

Órgão com sede na Holanda investiga crimes de guerra e contra a humanidade

Foto: Divulgação. - Com informações da CNN.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, nesta sexta-feira (17), um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, e Maria Alekseyevna Lvova-Belova, uma autoridade de seu governo, acusada de deportação ilegal e transferência ilegal de crianças na Ucrânia.

Mas o que exatamente isso significa? Putin pode ser detido no contexto da guerra entre a Ucrânia e a Rússia para ser julgado pelo tribunal com sede em Haia, na Holanda?

A resposta rápida é que é altamente improvável.

A Rússia, como os Estados Unidos e outros países, não é um estado-membro do Estatuto de Roma, instrumento fundador do TPI, e não reconhece sua jurisdição.

Por outro lado, o TPI, que define e investiga crimes de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crime de agressão, não julga in absentia, ou seja, sem a presença do arguido no julgamento.

Portanto, para ser julgado pela corte, Putin teria que ser entregue ao TPI pelo governo russo ou preso fora do país, dentro das fronteiras de um estado que não reconheça a jurisdição da corte.

“A Rússia não é membro do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional e não tem obrigações sob ele. A Rússia não coopera com este órgão, e possíveis detenções vindas do Tribunal Internacional de Justiça serão legalmente nulas para nós”, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, afirmou.

Ao contrário da Corte Internacional de Justiça, que depende da ONU e resolve litígios entre Estados, o TPI é independente e julga pessoas.

A maioria dos países do mundo (123 no total) são membros do TPI, mas as exceções são notáveis: além da Rússia – que se retirou do Estatuto de Roma em 2016 – e os EUA, Israel, Coréia do Norte, Irã, Armênia e Azerbaijão.

A Ucrânia também não é membro, embora tenha aceitado sua jurisdição. Isso é importante porque o TPI tem jurisdição territorial apenas entre os Estados que são membros do Estatuto de Roma ou aqueles que aceitaram sua jurisdição.

Formado em 2002 e sediado em Haia, na Holanda, o TPI é uma tentativa de substituir tribunais ad hoc formados em diversas épocas do século 20 para julgar crimes específicos e depois dissolvidos, como os de Nuremberg, Tóquio ou Ruanda .

Mas tem lutado com a jurisdição, em meio a processos complexos e demorados que levaram a apenas algumas condenações.

O TPI, por sua vez, investiga a situação na Ucrânia há anos.

Entre 2014, ano em que a Rússia invadiu e anexou a península da Crimeia – antecedente direto desse conflito – e 2020, o tribunal conduziu uma longa investigação e o promotor Fatou Bensouda disse na época que havia indícios de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, embora no final nenhum progresso tenha sido feito nas acusações.

E em 28 de fevereiro de 2022, quatro dias após a invasão russa de quase toda a Ucrânia, o tribunal abriu uma nova investigação por crimes de guerra no contexto do conflito renovado.

Acidente entre ônibus e carro deixa criança e homem presos a ferragens, em Fortaleza

Duas equipes de salvamento especializadas em retirada de vítimas presas a ferragens estiveram no local. As vítimas foram retiradas e encaminhadas a hospital.

Equipe do Corpo de Bombeiros e Samu trabalham para retirar os passageiros do carro. — Foto: Paulo Cardoso/Sistema Verdes Mares. - Com informações do G1 CE.

Um ônibus e um carro se envolveram num acidente na tarde deste sábado (18) entre as ruas Dona Leopoldina e Bárbara de Alencar, Centro de Fortaleza. A colisão deixou pessoas presas nas ferragens do automóvel, conforme informações iniciais do Corpo de Bombeiros.

Duas equipes de salvamento especializadas em retirada de pessoas presas a ferragens estão no local. As vítimas foram retiradas de dentro do carro e encaminhadas para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF).

Os passageiros do ônibus não se feriram. O acidente aconteceu por volta das 14h. A TV Verdes Mares apurou que uma criança e um homem ficaram presos no carro. Os agentes de salvamento conseguiram retirar a criança às 14h40.

A colisão aconteceu entre as ruas Dona Leopoldina e Bárbara de Alencar. O ônibus opera na linha Cidade dos Funcionários/Lago Jacareí (611).

O Sindiônibus confirmou o acidente com um ônibus da linha 611 - Cidade dos Funcionários/Lago Jacarey e um carro, ocorrido no cruzamento da Rua Leopoldina e Bárbara de Alencar, e lamenta o ocorrido.

O corpo de Bombeiros foi acionado ao local e prestou assistência aos feridos. A empresa irá apurar as causas do sinistro.

Ceará tem condições favoráveis às chuvas em todas as macrorregiões até domingo, diz Funceme

No fim de semana, as principais chuvas deverão iniciar pela faixa litorânea e Maciço de Baturité. Já pela tarde, nas demais regiões.

Ceará deve ter chuvas expressivas até domingo em todas as macrorregiões — Foto: Funceme. - Com informações do G1 CE.

O Ceará deve seguir com condições favoráveis às chuvas em todas as macrorregiões até o próximo domingo (19) de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Além de precipitações generalizadas ao longo do estado, a expectativa da Funceme é que o Ceará siga registrando acumulados mais específicos

No fim de semana, as principais chuvas deverão iniciar pela faixa litorânea e Maciço de Baturité. Já pela tarde, nas demais regiões.

As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações no Ceará durante a quadra chuvosa.

Na ocasião, a faixa de nuvens está localizada em 1ºS, o que significa próximo da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.

Maiores acumulados

De acordo com a Funceme, choveu em cerca de 140 municípios no intervalo entre as 7h de quinta (16) e as 7h desta sexta-feira (17).

Os maiores acumulados de 24 horas foram os seguintes:

Nova Russas (Posto: CANINDEZINHO) : 125 mm

Quixeré (Posto: SEDE) : 124 mm

Pacatuba (Posto: SEDE) : 120 mm

Granja (Posto: TIMONHA) : 112 mm

Carnaubal (Posto: SEDE) : 110.4 mm

Padroeiro do Ceará, São José tem homenagens antecipadas para este sábado com missas e procissão na Catedral de Fortaleza

O dia do santo é 19 de março, mas neste ano coincidiu com o quarto domingo da Quaresma. A Catedral preparou missas e uma procissão para celebrar o padroeiro do Ceará.

São José é considerado padroeiro do Ceará.  — Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação. - Com informações do G1 CE.

Fiéis fortalezenses celebram, neste sábado (18), de forma antecipada, o Dia de São José, padroeiro do Ceará. O dia do santo é 19 de março, mas neste ano coincidiu com o quarto domingo da Quaresma, período de preparação para a Semana Santa, conforme a tradição cristã. Por conta disso, as comemorações acontecem de forma antecipada.

A mudança está dentro do que sugere as Normas Litúrgicas do calendário católico que foi estabelecido pelo papa Paulo VI em 1969. O documento assegura que os domingos de Advento, da Quaresma e da Páscoa não podem ser justapostos por outras celebrações, como as de santos.

Apesar da mudança, os fiéis compareceram para celebrar o dia especial. O aposentado José Célio veio para pedir benções para sua visão. Ele conta que ficou afastado do emprego por conta da enfermidade. "Muita honra ter o nome de José. Vim pedir pela minha visão. Estou afastado do emprego por conta da minha visão. José é poderoso e especial", disse.

Durante a manhã houve a missa dos enfermos, dos Josés e das crianças. Já pela tarde, às 16 horas, acontece a Missa das Famílias e em seguida uma procissão. Para encerrar o dia de homenagens, o pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, Clairton Alexandrino de Oliveira, celebra a Missa de encerramento.

Programação da Catedral Metropolitana de Fortaleza para São José (18)

16h — Missa das Famílias

17h — Procissão

18h30min — Missa de encerramento

Padroeiro do Ceará

19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Ceará, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do estado, é feriado no seu dia.

São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

De acordo com o padre Gilson Marques Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bairro Manoel Sátiro, em Fortaleza, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor.

Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

Parte de casarão desaba após fortes chuvas em Pacatuba, na Grande Fortaleza

Não havia ninguém no imóvel. O local foi isolado pela Defesa Civil do município. Os moradores vizinhos foram comunicados para saírem das residências

Parte de casarão desaba após fortes chuvas em Pacatuba, na Grande Fortaleza. - Com informações do G1 CE.

Parte de um casarão desabou neste sábado (18) em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os danos aconteceram em razão das fortes chuvas sobre o município nos últimos dias.

Conforme a prefeitura do município, o local foi isolado pela Defesa Civil do município. Os moradores vizinhos foram comunicados para saírem das residências.

A prefeitura disse ainda que acionou engenheiros e técnicos da infraestrutura, além da Defesa Civil estadual. O imóvel é desabitado e não houve nenhuma vítima.

Transtornos

Desde o último dia 15, a cidade de Pacatuba é uma das cearenses que tem passado por transtornos com as chuvas fortes. Vídeos feitos em Pacatuba mostram vários pontos da cidade alagados, com a água acumulada gerando forte correnteza.

Nas imagens, é possível ver a água invadindo imóveis, além de pessoas e veículos quase submersos. Em uma praça do município, moradores precisaram se agarrar a uma corda para aguentar a correnteza criada pela chuva

sexta-feira, 17 de março de 2023

Ceará envia 32 policiais militares e 10 carros da polícia para reforçar segurança no RN após série de ataques

O embarque da tropa, segundo a Polícia Militar, aconteceu às 6h desta sexta-feira (17) com destino a Mossoró.

Policiais militares do Ceará foram enviados ao RN para auxiliar na segurança após série de ataques. — Foto: MPCE/Divulgação 

O Governo do Ceará informou que vai enviar 32 policiais militares e 10 carros da polícia ao Rio Grande do Norte para reforçar a segurança no estado, que passa por uma série de ataques a pelo menos quatro dias.

O embarque da tropa, segundo a Polícia Militar, aconteceu às 6h desta sexta-feira (17) com destino a Mossoró.

Desde a terça-feira (14), mais de 20 cidades, incluindo a capital, Natal, registram ataques a tiros e incêndios contra prédios públicos, comércios e veículos públicos e privados, que, segundo as autoridades locais, são realizados por uma facção que atua nos presídios.

Investigações

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apura as motivações dos ataques em um inquérito sigiloso. Até o momento, segundo o MPRN, a causa apontada é a insatisfação dos detentos com a ausência de "regalias", inclusive visitas íntimas -- que não estão previstas na Lei de Execuções Penais. As visitas íntimas estão suspensas desde o massacre de Alcaçuz, em 2017.

Mensagens que circularam nas redes sociais e são atribuídas ao Sindicato do Crime --a facção dominante no estado-- mencionam uma suposta união com o Primeiro Comando da Capital (PCC) para atacar prédios públicos, em represália às condições nas unidades prisionais.

Autoridades do Ministério da Justiça e do governo do Rio Grande do Norte apontam uma trégua entre as duas facções nos ataques no estado.

Na quarta (15), familiares de detentos fecharam faixas da BR-101, em Natal, em protesto contra o tratamento dado aos presos, como falta de alimentação adequada e fim do banho de sol.

"Não é comum que as facções se unam em prol de mudanças no sistema. É inédito pensar nisso cinco anos depois do que aconteceu em Alcaçuz e da jura de morte que o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Sindicato do Crime teceram", diz a antropóloga Juliana Melo, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em 2017, essas duas facções se enfrentaram em uma batalha campal que deixou 27 mortos dentro do Presídio Estadual de Alcaçuz. Segundo Melo, a partir de 2012 é formada a atual facção dominante, o Sindicato do Crime, que conviveu de forma mais ou menos pacífica com o PCC até 2016. Com o massacre de Alcaçuz, em janeiro do ano seguinte, houve o rompimento total entre as organizações criminosas.

Após atrair banhistas, 'Buraco Azul' é interditado por conter vestígios de explosivos, em Juazeiro do Norte, no Ceará

Pedreira desativada virou ponto turístico, mas local não é seguro. O local será interditado pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente neste sábado (18).

"Buraco Azul" em Juazeiro do Norte (CE) tem atraído visitantes. O local ganhou destaque por ter suas águas claras em tons verde e azul. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju) vai interditar, a partir deste sábado (18), o "Buraco Azul", local que atraiu nas últimas semanas banhistas para lazer. Conforme especialistas que visitaram o local, a cor da água é originada por componentes químicos presentes em explosivos para explorar rochas de uma mineradora desativada. O órgão encaminhou o ofício para o responsável pelo local.

O lugar ganhou destaque por ter suas águas claras em tons verde e azul, que remetem ao "Buraco Azul" em Cruz, cidade no Litoral-Oeste do Ceará, e outras paisagens naturais com águas cristalinas. O local tem paredões de até 30 metros e a profundidade das águas variam entre oito a dez metros.

O órgão solicitou, por meio do ofício, que seja realizado o cercamento e fechamento da área com portão com fechadura ou cadeado, de modo para evitar que a população viole a propriedade privada; que seja realizada a instalação de placas de entrada proibida e risco de acidente no local, alertando que a área não é adequada para recreação e lazer, e que seja providenciado órgãos de segurança pública para ordenamento do local.

Produto químico em dinamites

De acordo com especialistas que estiveram no "Buraco Azul", após a realização de testes com a água, descobriram que os tons azulados e verdes se devem pela utilização de componentes químicos para explorar as rochas. Essas substâncias são prejudiciais à saúde.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito de Juazeiro do Norte (Demutran), Ednaldo Moura, o local já está isolado para evitar que mais pessoas frequentem o lugar. O diretor do Demutran reforça que a água é tóxica e altamente perigosa para a saúde.

"O lugar está com acesso proibido e isolado. As autoridades já descobriram que essa água é inapropriada para o banho e a água é tóxica. Altamente perigosa. A água foi contaminada por produtos químicos que provocaram as explosões. A Autarquia de Trânsito trabalha junto com a Secretaria da Segurança de Juazeiro do Norte e com a Polícia Militar. Reforço que esse é um espaço particular".

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Noberto dos Santos, afirma que o dono da pedreira desativada precisa se identificar e como a gestão municipal reforçar que a área é imprópria para o lazer.

"É recomendável que as pessoas não façam o uso do local. Pedimos também que o responsável pelo lugar tome consciência desta situação e isole a área, informando para os visitantes não fazerem o uso daquela área. Se ele um dia pretender usar o lugar público, que procure a prefeitura municipal da cidade, principalmente profissionais ligados ao meio ambiente, para certificar e se possível homologar ou não aquela área, verificar a questão da água e liberar ou não".

Corpos de mulher e duas crianças soterrados em deslizamento de terra são enterrados, no Ceará

Deslizamento aconteceu nesta quinta-feira (16). Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares. Pelo menos 45 famílias deixaram suas casas e estão desalojadas por situação de risco.

Sepultamento reuniu amigos e familiares em Aratuba, no Maciço do Baturité.  — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Parentes e amigos se despediram das três vítimas que morreram soterradas após uma forte chuva que atingiu Aratuba, a 132 km de Fortaleza, nesta quinta-feira (16). O sepultamento ocorreu nesta sexta-feira (17), no cemitério São João Batista, no Centro da cidade.

O clima no velório foi de comoção pelas mortes de Antônia Samara Santos da Silva, 21 anos, João Gabriel Santos Martins, 2 anos, mãe e filho, e Antônio Guilherme Martins Soares, de 8 anos. O velório começou às 7h30 e o sepultamento por volta das 12h30.

Todos foram soterrados sob escombros das casas em que moravam, no Centro. Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares.

Famílias desalojadas

Pelo menos 45 famílias deixaram suas casas e estão desalojadas por situação de risco. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Defesa Civil, que trabalha no local.

A Prefeitura Municipal de Aratuba informou que vai pagar um aluguel social às famílias que ficaram desalojadas por conta do risco de desabamento.

Desabamento de casas

Duas casas desabaram durante o deslizamento nesta quinta-feira, que ocorreu por volta de 12h, segundo a prefeitura do município.

"Desde ontem, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão presentes aqui na região de Aratuba. As chuvas aqui iniciaram por volta de 9h, 10h. Só no período de 12h à uma da tarde, choveu 54 milímetros. Foi suficiente para comprometer essa região de Aratuba e causar esse movimento de massa", contou o tenenten-coronel Aroldo.

Segundo o oficial, foi esse movimento de massa que causou o deslizamento sobre duas casas. Todas as vítimas foram retiradas dos escombros e socorridas por populares. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegaram depois.

"A gente chegou um pouco depois, com guarnições de Canindé e Guaramiranga para ajudar aqui os populares e tentar fazer esse trabalho preventivo de mitigação, tentar reduzir o que foi causado pra gente conter mais o movimento de massa", explicou Aroldo.

Fortes chuvas

Conforme um morador da região, que preferiu não se identificar, a cidade está sendo atingida por fortes chuvas desde a última terça-feira (14).

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito do município, Joerly Vitor, informou que após saber do ocorrido cancelou compromissos que tinha em Fortaleza e entrou em contato com o governador Elmano de Freitas e com as equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e Polícia Militar para dar o apoio necessário às famílias.

O governador Elmano de Freitas lamentou as mortes das mulher e das duas crianças e disse que as forças de segurança do governo do estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos. Além disso, o chefe do executivo confirmou que enviou equipes de proteção social para atendimento às famílias das vítimas.

Alagamentos

Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores registraram as ruas completamente alagadas com a água subindo as calçadas e invadindo as residências.

Em outro registro, é possível ver moradores no local do deslizamento usando macas improvisadas para retirar os feridos enquanto outras tentavam procurar pessoas sob os escombros.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local e realizam os trabalhos de busca, salvamento e resgate das vítimas.

Cidades sem prefeito? Entenda suposto ‘sumiço’ de gestores em Tianguá e Limoeiro do Norte

Os prefeitos devem pedir licença do cargo caso se afastem das suas funções por período superior ao limite fixado no texto, a fim de dar lugar aos seus vices

Foto: Divulgação. - Luiz Menezes (PSD) é prefeito de Tianguá e José Maria Lucena (PSB) gerencia Limoeiro do Norte. - Com informações do Diário do Nordeste 

O Ministério Público do Ceará (MPCE) apura denúncias sobre possíveis afastamentos irregulares dos prefeitos de Limoeiro do Norte e Tianguá das suas funções, em decorrência de tratamentos de saúde. Os gestores José Maria Lucena (PSB) e Luiz Menezes (PSD), nessa ordem, são alvo de apuração no sentido de identificar se eles lesaram as leis orgânicas dos municípios e terceirizaram atividades restritas aos seus cargos, como a assinatura de contratos públicos.

Acentua a discussão o fato de os gestores terem rompidos com os seus respectivos vices ao longo do mandato, o que seria uma das causas da falta de regularização das ausências prolongadas, como apurou o Diário do Nordeste. 

Em ambos os municípios, as leis orgânicas indicam prazos específicos para que os prefeitos possam se afastar do cargo sem que se seja necessário oficializar o ato. Caso o limite seja ultrapassado, deve-se pedir licença no Legislativo Municipal para que o vice assuma o comando, o que não aconteceu. Entenda melhor os casos a seguir:

TIANGUÁ

Segundo fontes ouvidas pelo Diário do Nordeste, desde agosto de 2022, Luiz Menezes estaria ausente da função devido ao estado de saúde agravado. O afastamento se prolongou por meses e chamou a atenção de políticos e populares. Afirma-se que, raramente, o gestor é visto no municipio, não atende mais os vereadores, nem participa de eventos públicos.

Pelas redes sociais do prefeito, no entanto, é possível ver postagens em que ele aparece desempenhando algumas atividades típicas de suas funções.

Nesse período de afastamento, ele teria realizado procedimentos médicos, incluindo um no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano. Esses momentos, contudo, não foram oficializados. A Lei Orgânica de Tianguá afirma que, em caso de ausência por prazo superior a 10 dias, os gestores do município devem pedir licença à Câmara Municipal, sob risco daperda de cargo ou do mandato. 

Nos bastidores, aponta-se que a ex-prefeita e atual primeira-dama e secretária de Administração do município, Natália Félix, é quem estaria fazendo os despachos no lugar do marido, junto a outros familiares. A conduta, contudo, é irregular. Em caso de afastamento prolongado, é o vice-prefeito – no caso, Alex Nunes – quem deve seguir com as funções da Prefeitura.

Nunes e Menezes, entretanto, estão rompidos desde o começo do mandato. Os dois foram eleitos de forma suplementar em 2019 e repetiram o feito no pleito no ano seguinte, mas a relação azedou. 

Com as suspeitas levantadas sobre a ausência dos prefeitos, populares enviaram uma representação e denúncia, no início deste mês, com pedido de abertura de sindicância e investigação à Câmara Municipal. A peça foi protocolada e tramitou na Casa, mas foi rejeitada pela maioria dos vereadores.

A reportagem procurou o presidente do Legislativo tianguaense, vereador Elves Lima (PSD), para entender qual foi o entendimento usado na análise dessa questão, mas não recebeu retorno até o fechamento da matéria. 

O tema foi levado, então, em forma de Notícia de Fato ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Tianguá. O processo foi recebido pelo órgão ministerial e encontra-se em fase inicial de análise.

Também foi enviado um pedido de providências solicitando a realização de um exame grafotécnico para verificar se houve falsificação da assinatura de Menezes.

O Diário do Nordeste entrou em contato com a Secretaria de Administração e com o Gabinete da Prefeitura para comentar as acusações e o estado de saúde do prefeito e aguarda retorno.

LIMOEIRO DO NORTE 

Em etapa mais adiantada, o processo contra o prefeito José Maria Lucena vai avançar mais em 30 de março, quando membros do Executivo do município do Vale do Jaguaribe, incluindo o próprio prefeito e a vice Dilmara (PDT) – rompidos politicamente –, devem prestar depoimento presencialmente sobre a questão.  

De acordo com a Notícia de Fato apresentada pelo vereador limoeirense de oposição Rubem Sérgio de Araújo (PL) ao MPCE, José Maria estaria se ausentando da cidade "com frequência e por longos períodos" – incluindo dois meses consecutivos – por causa do seu quadro de saúde. 

A peça aponta, ainda, que vereadores da base encontram dificuldade de despachar com o prefeito. Isso, de acordo com o documento, fere a Lei Orgânica do Município, já que o gestor não pode se ausentar das funções por mais de 15 dias sem licença concedida pelo Legislativo.

Além disso, caso se confirme o afastamento irregular do prefeito, o vereador aponta outro problema na denúncia, que é o envio de projetos do Executivo à Casa. Isso, diz o parlamentar, indicaria que os atos do gestor seriam executados por terceiros.  

Por isso, além da convocação de membros da administração municipal, o promotor Felipe Carvalho de Aguiar requisitou à Câmara Municipal o envio, dentro de 15 dias, de cópia de todos os atos assinados e remetidos pelo prefeito no decorrer deste ano.

A filha do prefeito de Limoeiro e deputada estadual, Juliana Lucena (PT), disse que o caso representa uma "manobra política da oposição" e que seu pai "nunca parou de trabalhar".

"Meu pai, inclusive, está hoje lá em Limoeiro despachando. Isso foi só manobra política da oposição. Ele faz hemodiálise há 7 anos. Isso é uma manobra política para tentar enfraquecê-lo. [...] Ele sempre continuou despachando e trabalhando", rebateu.

Juliana afirmou, ainda, que o pai prestará depoimento no fim do mês "com certeza". O Diário do Nordeste procurou a assessoria da prefeitura e também aguarda retorno.

quinta-feira, 16 de março de 2023

Sobe para onze o número de açudes sangrando no Ceará

Os quatro últimos reservatórios a sangrarem foram o Açude Gameleira, em Itapipoca, na Região Norte, o Açude Cachoeira, em Aurora, na Região do Cariri, o Açude São Vicente, em Santana do Acaraú e Aracoiaba, na cidade do mesmo nome.

Açude Gameleira em Itapipoca é um dos açudes que sangrou no interior do Ceará. — Foto: Matheus Ferreira/TV Verdes Mares - Com informações do G1 CE.

O Ceará tem nove açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os quatro últimos reservatórios a sangrarem foram o Açude Gameleira, em Itapipoca, na Região Norte, o Açude Cachoeira, em Aurora, na Região do Cariri, o Açude São Vicente, em Santana do Acaraú e Aracoiaba, na cidade do mesmo nome.

Apesar desses quatro aportes, o número de açudes secos aumentou entre janeiro e março. Subiu de 17 para 19 reservatórios com volume morto. Outros sete estão secos.

Neste mês de março, choveu 148 milímetros em Itapipoca, quando a média para a cidade é 286 milímetros. As boa precipitações nestes 15 primeiros dias contribuíram para o aporte do reservatório.

O último a sangrar foi Açude Acarape do Meio, em Redenção. Os últimos açudes a atingir mais de 100% da capacidade foram o Rosário, Caldeirões, Tijuquinha, Germinal, Altoneira e Itapajé.

Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,66% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 45,89%. Já o Banabuiú se encontra com 8,92%.

Oito estudantes ficam feridos após teto de escola pública desabar em Caucaia, na Grande Fortaleza

Os adolescentes atingidos sofreram escoriações leves com a queda do teto de duas salas de aula. Seis deles foram levados a hospitais.

Parte do teto de escola desabou em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação - Com informações do G1 CE. 

Conforme o governo do Estado, oito estudantes tiveram escoriações leves e foram atendidos inicialmente no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram os primeiros atendimentos aos jovens. Seis adolescentes de 16 e 17 anos que estavam entre os feridos foram levados, em seguida, aos hospitais Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, e Municipal de Caucaia para serem submetidos a avaliação médica e exames.

Ainda conforme as secretarias da educação e da segurança pública do estado, o desabamento aconteceu durante o intervalo do período da tarde.

As aulas na escola vão acontecer de forma remota a partir de segunda-feira (20) e vão voltar ao formato presencial ao fim dos reparos no teto.

As famílias dos alunos estão sendo atendidas pela secretaria da educação, por meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1 e da direção escolar.


Mulher e duas crianças morrem em desabamento de casas após deslizamento de terra no Ceará

Conforme o Corpo de Bombeiros, das sete pessoas atingidas, três não resistiram aos ferimentos.

Bombeiros e populares se revezaram nas buscas pelos sobreviventes do desabamento — Foto: Divulgação - Com informações do G1 CE.

Pelo menos duas casas desabaram durante um deslizamento na encosta de um morro na cidade de Aratuba, no Ceará, nesta quinta-feira (16). De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a prefeitura do município, das sete vítimas atingidas, três morreram, sendo uma mulher e duas crianças. As outras quatro pessoas feridas ainda não foram formalmente identificadas. O deslizamento ocorreu por volta de 12h, segundo a prefeitura do município.

Segundo o Capitão Natan Nobre, do Corpo de Bombeiros de Guaramiranga, a guarnição foi chamada às 13h para auxiliar nos resgates. Dois dos mortos são mãe e filho, de 21 anos e de dois anos, respectivamente. O outro óbito foi de uma criança de oito anos de idade. Ainda segundo os bombeiros, as vítimas foram resgatadas por populares, antes mesmo que as guarnições chegassem ao local.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, uma barreira desabou e atingiu duas residências localizadas na localidade de Mussum, próximo ao Bairro Centro, atingindo uma mulher de 21 anos e duas crianças, com idades de 2 e 8 anos, foram a óbito no local. Outras duas pessoas foram socorridas para uma unidade de saúde. Já outras duas vítimas foram atendidas no local apenas com escoriações leves.

A Prefeitura Municipal de Aratuba informou que 15 casas precisaram ser interditadas. As famílias foram encaminhadas a hotéis da região até a efetivação do aluguel social.

Conforme um morador da região, que preferiu não se identificar, a cidade está sendo atingida por fortes chuvas desde a última terça-feira (14), contudo, nesta quinta, um imóvel que estava na parte superior da encosta desabou e atingiu outro que estava mais abaixo. Há relatos de que um dos feridos é uma recém-nascida.

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito do município, Joerly Vitor, informou que após saber do ocorrido cancelou compromissos que tinha em Fortaleza e entrou em contato com o governador Elmano de Freitas e com as equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e Polícia Militar para dar o apoio necessário às famílias.

O governador Elmano de Freitas lamentou as mortes das mulher e das duas crianças e disse que as forças de segurança do governo do estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos. Além disso, o chefe do executivo confirmou que enviou equipes de proteção social para atendimento às famílias das vítimas.

Alagamentos

Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores registraram as ruas completamente alagadas com a água subindo as calçadas e invadindo as residências.

Em outro registro, é possível ver moradores no local do deslizamento usando macas improvisadas para retirar os feridos enquanto outras tentavam procurar pessoas sob os escombros.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local e realizam os trabalhos de busca, salvamento e resgate das vítimas.

Chuva no Ceará segue até o próximo sábado, diz previsão do tempo da Funceme

O órgão apontou que todas as regiões do estado apresentam tendência para precipitações. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais também alerta para o risco moderado de deslizamentos na Região Metropolitana de Fortaleza, norte e noroeste cearense.

Fortes chuva atinge Pacatuba nesta quinta-feira, no Ceará. — Foto: Thiago Gadelha/SVM - Com informações do G1 CE.
A chuva no Ceará segue nesta sexta-feira (17) e sábado (18), segundo previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão apontou que todas as regiões do estado
apresentam tendência para precipitações.

A intensidade das chuvas deve variar de fraca a forte. A tendência é que as condições sejam ainda mais favoráveis, ou seja, com chuvas mais generalizadas e com maior intensidade, principalmente em áreas da Jaguaribana, Cariri.

As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de chuvas no Ceará durante a quadra chuvosa. Na ocasião, a faixa de nuvens está próxima da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para risco moderado de movimentos geológicos na Região Metropolitana de Fortaleza, no norte e noroeste do Ceará nesta sexta-feira (17).

Conforme o órgão, os acumulados de chuvas registrados nos últimos dias e previsão meteorológica indicando pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte no decorrer do dia, podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais.

Túmulo do serial killer Lázaro Barbosa é violado em Goiás

Segundo a Polícia Civil, o caixão do criminoso, morto em agosto de 2021, estava intacto

Foto: Divulgação. - Com informações da CNN

O túmulo do serial killer Lázaro Barbosa, morto em agosto de 2021, foi violado em Cocalzinho, interior de Goiás, na quarta-feira (15).

Apesar da violação, a Polícia Civil de Goiás afirmou que o caixão de Lázaro Barbosa estava intacto.

O serial killer era investigado por mais de 30 crimes nos estados de Goiás, Bahia e Distrito Federal. A maioria é referente a latrocínios – roubos seguidos de mortes.

A perseguição ao criminoso começou em agosto de 2021, após a morte de um empresário e de seus dois filhos, de 15 e 21 anos, a tiros e facadas, em Ceilândia (DF).

A mulher e mãe dos rapazes ficou desaparecida por três dias – o corpo dela foi encontrado depois na beira de um córrego, próximo de onde a família morava.

À época, a polícia confirmou que Lázaro também era investigado pela morte de um caseiro no distrito de Girasssol, em Goiás, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família em Ceilândia.

Aos 20 anos, Lázaro respondeu a um processo por homicídio em Barra do Mendes, no interior da Bahia, onde nasceu. Em 2011, já em Ceilândia, foi condenado por estupro, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Ele chegou a ser preso em 2018, em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu do encarceramento poucos meses depois.

Após 20 dias de perseguição, Lázaro foi morto pela Polícia Civil de Goiás em agosto de 2021.

(Publicado por Lucas Schroeder, com informações de Bárbara Brambila, da CNN, em São Paulo)

Imposto de Renda 2023: veja dicas para evitar a malha fina

Contribuinte que cai na malha fina pode ter atraso no recebimento da restituição e corre o risco de receber uma multa do Fisco.

Imposto de Renda 2023 — Foto: Divulgação. - Com informações do G1 CE.

Os contribuintes que enviarem informações erradas ou diferentes dos dados fornecidos por outras entidades que também precisam prestar informações à Receita Federal – como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros – podem acabar caindo na malha fiscal (também conhecida como “malha fina”).

Nesses casos, a declaração é separada pela Receita para uma análise mais profunda, na qual fará uma verificação de pendências e de eventuais erros. Caso isso aconteça, o contribuinte pode ter atrasos no recebimento da restituição, se houver, e corre o risco de receber uma multa do Fisco.

SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2023

Entenda os principais termos

Como saber se eu caí na malha fina?

Você pode saber se sua declaração está retida na malha fiscal por meio do e-CAC (clique aqui). Ao fazer o login, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá, você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e verificar qual o motivo pelo qual ela foi retida.

Para te ajudar a evitar a malha fina, o vice-presidente de operações da Contabilizei, Charles Gourlarte, dá algumas dicas e destaca pontos de atenção. Confira abaixo:

Cuidado com a omissão de rendimentos de dependentes: muitas vezes, o contribuinte esquece de colocar os rendimentos de seu dependente na declaração de Imposto de Renda, o que pode acabar levando à malha fina. Além disso, também vale lembrar que uma pessoa não pode ser declarada como dependente em mais de uma declaração;

Comprove as informações com atenção e não omita receitas: assim como no caso de dependentes, o contribuinte precisa ter cuidado ao comprovar seus próprios rendimentos. Verifique com atenção as informações financeiras para que não haja divergências em relação aos dados informados pelas empresas e entidades que também prestam contas ao Fisco;

Atenção com o carnê-leão: o erro acontece quando os contribuintes esquecem de acrescentar as informações do carnê-leão na declaração. Para que isso não aconteça, é preciso lembrar de importar as informações do documento para a declaração anual do Imposto de Renda 2023. Para isso, basta abrir o programa do IR e clicar em “Importações”. Na aba, selecione a opção “Carnê-leão 2023”. Depois, basta permitir o acesso do programa à conta Gov.br ou digitar o código de acesso, e então as informações serão importadas e inseridas na declaração;

Caso opte pela declaração pré-preenchida, não esqueça de conferir as informações: os dados desse tipo de declaração são preenchidos com base no que é informado na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), entregue ao órgão por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde até o final de fevereiro. Ainda assim, vale lembrar que o contribuinte ainda é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados, se necessário;

Esteja com todos os documentos necessários em mãos: a falta de um documento na hora de preencher a declaração pode acabar gerando divergências em relação ao que foi declarado pela Dirf. Veja aqui quais são os documentos necessários para fazer a declaração;

Não confunda PGBL e VGBL: O PGBL permite deduzir até 12% do Imposto de Renda e deve ser declarado em “Pagamentos Efetuados”. Já o VGBL, que não é dedutível do IR, precisa ser informado na ficha “Bens e Direitos”;

Atenção na hora de declarar pensão alimentícia: uma das mudanças apresentadas pela Receita no Imposto de Renda 2023 foi a atualização dos rendimentos de pensão alimentícia, que foram para a “Ficha de Rendimentos Isentos e Não tributáveis”.

Outras dicas para evitar a malha fina são:

Revise os dados com calma;

Evite deixar para entregar a declaração na última hora;

Cuidado para não errar os números;

Atenção com a continuidade das informações passadas no ano anterior.

Quem é obrigado a declarar?

quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;

contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

quem obteve, em qualquer mês de 2022, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), ou com apuração de ganhos líquidos sujeitos à incidência do imposto;

quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;

quem teve, em 2022, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

quem tinha, até 31 de dezembro de 2022, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2022.

quarta-feira, 15 de março de 2023

Divulgado novo cronograma de eventos para concurso público de professor da educação básica de Sobral

A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Educação (SME) e do Planejamento e Gestão (Seplag), divulgou, nesta segunda-feira (13/03), o novo cronograma de eventos para o concurso público de professores da educação básica (edital nº 01/2023), após a prorrogação das inscrições até 28 de março.

Foto: Divulgação - Com informações da Prefeitura de Sobral 

A data de vencimento do boleto para pagamento da taxa de inscrição (no valor R$ 150,00) passa a ser 29 de março. De acordo com o novo calendário, o resultado dos pedidos de inscrição será divulgado no dia 10 de abril, bem como a relação preliminar dos nomes dos candidatos que concorrem às vagas reservadas às Pessoas com Deficiência (PcD) e o resultado dos pedidos de condições especiais, para realização das provas.

No dia 13 de abril ocorrerá a divulgação dos locais e horários de aplicação das provas objetivas da 1ª fase, no site do Concurso, por intermédio do Cartão de Informação do Candidato. As provas acontecerão no dia 15 e/ou 16 de abril.

As provas serão aplicadas em um mesmo dia e turno para um mesmo cargo/área. Dependendo da quantidade de candidatos inscritos para cada cargo/área, as provas (objetivas e dissertativas/redação) poderão ser aplicadas no sábado e/ou domingo, em conformidade com a informação que será disponibilizada no site do concurso.

DAS VAGAS DISPONIBILIZADAS

Ao todo, serão oferecidas 700 vagas. Destas, 260 são destinadas para o cargo de professor de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), e 440 para o cargo de professor do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Para este concurso, as áreas específicas são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Educação Física e Arte-Educação, além de formação de cadastro de reserva.

O certame acontecerá em quatro fases: prova objetiva, prova dissertativa, prova didática e análise de títulos. A carga horária para o cargo de professor será de 20 horas semanais, com vencimento base de R$ 2.046,36 mensais.

O concurso está sendo organizado e executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/UECE).

Novo cronograma de eventos: http://bit.ly/3l7aW2F

Comunicado da Prorrogação: HTTPS://bit.ly/3J4X80e

Edital: https://bit.ly/3QHLxI5

Inscrições: https://www.cev.uece.br/

Fortaleza registra mais de 600 casos de dengue em 2023

Até o dia 11 de março, a capital cearense também já diagnosticou 63 casos de chikungunya.

15.496 focos do mosquito foram eliminados e 12 toneladas de inservíveis foram recolhidos durante as visitas dos agentes — Foto: Divulgação. - Com informações do G1 CE.

Até 11 de março de 2023, Fortaleza registrou 662 casos confirmados de dengue e 63 de chikungunya, conforme levantamento da prefeitura da capital. Zika não teve nenhuma confirmação neste período e nenhum óbito ocorreu pelas doenças, chamadas de arboviroses.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde de Fortaleza, Nelio Moraes, o período entre os meses de março e junho são estratégicos para a prevenção da dengue, chikungunya e zika. Por tratar-se de doenças sazonais, a incidência é mais recorrente em determinados períodos do ano, potencializadas pelo fator climático.

“Chuva, umidade, sol e calor favorecem o ciclo de reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças. Nos próximos meses, devemos estar em alerta”, explica.

O especialista afirmou ainda que a Operação Inverno, realizada pela prefeitura entre os meses de novembro de 2022 e fevereiro de 2023, teve como objetivo a prevenção da infestação que pode ocorrer no período atual, entre março e junho.

“Estudos epidemiológicos apontam que, em Fortaleza, neste período do ano, o mosquito tem uma maior capacidade reprodutiva. Consequentemente, mais vetores e maior força de transmissão”, enfatiza.

Durante as visitas, 1.100 profissionais inspecionaram cerca de 695 mil imóveis e eliminaram 15.496 focos do mosquito além de terem recolhido 12 toneladas de inservíveis.

Raio mata 14 garrotes durante noite chuvosa em Mauriti, no Ceará

Os animais estavam embaixo de uma árvore, próximo a uma cerca de arame farpado.

Raio mata garrotes durante noite chuvosa no Cariri do Ceará. — Foto: Reprodução. - Com informações do G1 CE.
Um raio matou 14 garrotes em um sítio na zona rural de Mauriti, no Cariri do Ceará, na noite desta terça-feira (14). As mortes foram confirmadas pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Gomes. Os animais foram encontrados mortos na manhã desta quarta-feira (15).

“Uma noite muito chuvosa com muitas descargas elétricas. Os animais estavam abrigados em baixo de umas árvores próximo a uma cerca de arame farpado, e foram atingidos por um raio”, disse o secretário.

Mauriti registrou fortes precipitações nas últimas 24 horas. O Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) contabilizou um acumulado de 80 milímetros, entre a manhã de terça e manhã de quarta. Foi o sexto maior volume do estado.

Exposição imersiva sobre Van Gogh convida visitantes a fazerem parte da obra do pintor, em Fortaleza

A exposição imersiva com tecnologia 8k promove uma série de projeções com as pinturas de Van Gogh. O espaço vai ficar na capital cearense de 16 de março a 21 de junho.

Exposição imersiva com obras do pintor Vincent Van Gogh chega a Fortaleza. — Foto: Thiago Gadelha/SVM. - Com informações do G1 CE.

Fortaleza recebe uma exposição imersiva inédita com obras do pintor holandês Vincent Van Gogh. São mais de 250 obras do artista projetadas com resolução 8K em uma estrutura de 2.800 metros quadrados, montado no estacionamento da Lagoa do Papicu no Shopping RioMar Fortaleza.

A exposição vai ficar na capital cearense de 16 de março a 21 de junho, funcionando de segunda a sábado, das 10h às 21h20 e aos domingos das 13h às 20h20.

Passando por uma série das principais pinturas de Van Gogh, até atravessar um corredor repleto de girassóis — uma das marcas do pintor —, a exposição leva a um grande salão onde as paredes, o chão e mesmo o próprio visitante são rodeados por animações com a obra do artista holandês. Na sonorização, uma gravação com a atriz Fernanda Montenegro traz relatos do próprio pintor, transcritos em cartas trocadas com o irmão, Theo Van Gogh.

“É um privilégio do Brasil poder apresentar essa nova versão mundial de uma exposição imersiva de Van Gogh, com tecnologia de ponta e resolução 8K inédita no mundo. Nossa experiência com a realização da Beyond Van Gogh nos proporcionou o conhecimento técnico e artístico que possibilitou a criação dessa experiência única no mundo. O público de Fortaleza vai poder conferir o resultado dessa mostra imersiva sem precedentes, antes dela viajar pelo mundo”, afirmou Rafael Reisman, da Blast Entertainment, empresa da DC SET Group, que promove a exposição.

Além do salão principal, o espaço vai contar ainda com mais cinco ambientes: um café-teatro temático, uma loja com produtos especialmente customizados, uma sala educacional, um campo de girassóis e uma antessala imersiva, onde um rosto em 3D do pintor é formado a partir de seus autorretratos.

Os ingressos já estão à venda por meio do site do evento, com valores que variam de R$ 30,00 a R$ 90,00.

Operação mira desembargador e advogado suspeitos de vender sentenças para traficantes

‘Habeas Pater' é feita pela Polícia Federal em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Luís (MA).

Dinheiro apreendido na 'Operação Habeas Pater' — Foto: Polícia Federal/Divulgação. - Com informações do G1 CE.

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta terça-feira (14), a "Operação Habeas Pater" em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Luís (MA) para apurar o envolvimento de um desembargador federal e do filho dele, um advogado, suspeitos de ligação com investigados da "Operação Flight Level 2". O magistrado é suspeito de vender sentenças judiciais a traficantes.

PF acha R$ 270 mil em dinheiro na casa de filho de desembargador investigado por venda de sentenças a traficantes

O desembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, e o filho, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro, são os investigados. Agentes da PF encontraram R$ 270 mil em dinheiro vivo em um cofre na casa do Ravik.

Minas Gerais fazia parte do TRF-1, onde Cândido Ribeiro trabalha, mas, atualmente, o estado integra o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), inaugurado em Belo Horizonte em agosto de 2022.

A ação policial combate possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, e cumpre nove mandados de busca e apreensão, determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Pai e filho podem responder pelos crimes citados acima e, se condenados, ficar presos por até 12 anos.

O magistrado é suspeito de vender sentenças judiciais a traficantes. O g1 tentou entrar em contato com Ravik, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. Em nota, o gabinete de Cândido Ribeiro disse que a operação corre em sigilo e que o desembargador não tem nada a declarar.

Ameaça nazista deixa estudantes em pânico em Campus Derby da UVA em Sobral

As ameaças foram deixadas na parede de um dos banheiros da instituição de ensino, diversos órgãos internos da universidade publicaram notas de repúdio 

Foto: Divulgação. Com informações por Manoelzinho Canafistula.


Uma ameaça com desenho da suástica Nazista (foto) foi encontrada na manhã desta terça-feira (14) por estudantes em um banheiro do CCS (Centro de Ciências da Saúde) no Campus Derby da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral. Em um comunicado interno enviado aos estudantes pede para que os universitários fiquem atentos a uma suposta ameaça de massacre. “Aos estudantes da UVA, que estudam no CCS, soubemos informações que está tendo ameaças de um possível massacre e aos estudantes que estudam no campus Betânia tem um desconhecido fazendo gestos obscenos. Diante disso, pedimos que tomem os devidos cuidados e sigam as orientações da instituição, estejam sempre atentos a qualquer coisa”, diz o comunicado assinado pela UNEU.

Pais também se manifestaram em grupos de redes sociais, uma mãe disse que está muito assustada com esse registro encontrado no banheiro do CCS, “meu filho estuda lá e faz educação física, disse que a Policia foi chamada, as não dá pra confiar, símbolo nazista é preocupante”, completa a mãe. Em outra manifestação, diz que o episódio é um alerta para a sociedade e que as autoridades devem com urgência tomar providências. 

Em nota o DCE (Diretório Central dos Estudantes) manifestou repudio ao ato e diz ser inaceitável a manifestação nazista, “O Diretório Central dos Estudantes-DCE vem a público manisfestar total repúdio ao ato de vandalismo,   apologético ao nazismo e de ameaça de massacre, que aconteceu ontem (14/03), nas dependências do Centro de Ciências da Saúde-CCS. É inaceitável que em pleno século XXI, ainda existam pessoas, principalmente, estudantes, que façam apologia a um momento tão cruel e perigoso na história mundial”, diz a nota. O texto segue alertando sobre as consequências das ameaças, “O nazifacismo é um movimento de extrema-direita que não se encerrou na Alemanha ou na Itália, mas permanece nos discursos opressivos e nas movimentações desses grupos por meio das redes sociais e até mesmo alto coordenados. Além da busca de uma reabilitação estética, o projeto de extermínio de classes minoritários também é reivindicação dessas pessoas. Os neonazistas promovem a exaltação de Adolf Hitler e de diversos símbolos do nazismo, quanto a isto, é importante dizer que qualquer apologia se enquadra na Lei 7.716/1989 que considera crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” e ainda “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

O órgão diz ainda que enquanto entidade estudantil, “já estamos tomando as devidas providências junto a gestão superior, como a segurança das e dos alunos. Esperamos que o criminoso seja punido por tal atividade ilícita”, finaliza.

O CH (Centro Acadêmico de História) e o Conselho Estudantil de Enfermagem também publicaram notas de repudio. A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior deve abrir sindicância para apurar o fato.

terça-feira, 14 de março de 2023

Estudantes do CE criam placa que se move em direção a raios do sol para gerar energia

Quase 80 estudantes do Estado vão à Brasília em competição de robótica educacional

Foto: Fabiane de Paula. -Estudantes estão há 8 meses produzindo a solução tecnológica. - Com informações do Diário do Nordeste.

De uma semente plantada por estudantes cearenses, criadores do projeto ‘girassol’, brota uma tecnologia para a produção de energia a partir de placas que acompanham o movimento do Sol, sem o uso de sensores. Além de gerar por volta de 30% a mais de energia, a solução pode baratear os custos para uso doméstico.

A iniciativa foi selecionada para participar do 5º Festival SESI de Robótica, em Brasília, do dia 15 a 18 de março. O equipamento funciona a partir de um algoritmo com o mapeamento da movimentação do Sol. Com isso, é gerada eletricidade por mais tempo.  

A turma é formada por 10 alunos do ensino médio – integrado aos cursos técnicos de eletrotécnica e de energias renováveis. Também participam dois técnicos, que são professores, da Escola Sesi/Senai Barra do Ceará.

Até chegar no protótipo, que será levado pelos próprios estudantes para a competição nacional, o grupo realiza pesquisa, busca apoio financeiro e logístico desde agosto do último ano.

Os estudantes pretendem implantar a tecnologia na própria escola, onde já existem placas solares instaladas, mas o objetivo é preparar o sistema para uso doméstico, como ressalta Emilly de Souza, de 16 anos, aluna do 2º ano de energias renováveis.

"Esse sistema existe em vários lugares, mas adaptamos para ser acessível no cotidiano das pessoas. Pesquisamos sobre o funcionamento do mecanismo, da estrutura em si, e adaptamos do nosso jeito”.

Os competidores registram os dados de produção de energia para comprovar a eficácia do sistema. Além disso, procuram apoio de especialistas na área.

“No nosso processo de pesquisa, fomos atrás de vários profissionais, fizemos uma visita ao laboratório da Universidade Estadual do Ceará com pessoas que nos auxiliaram e entramos em contato com profissionais do interior para validar o nosso projeto”, completa Emilly”.

Ter contato com esse tipo de energia e mecanismo nos coloca um passo à frente no curso, porque nós já precisamos colocar a mão na massa e temos uma familiarização com tema

EMILLY DE SOUZA

Estudante

Esse esforço conjunto resultou em melhorias na ferramenta. Entre elas, uma estrutura para evitar prejuízos com os ventos, como destaca Adelson Figueiredo, de 15 anos, do 2° ano do curso de eletrotécnica.

“Para melhorar a precisão dos cálculos, a gente fez um mapeamento solar por meio do transferidor, marcando com a sombra do palito, para ter uma ideia mais precisa de quantos graus precisaria mover dependendo do horário”, completa. Em geral, são 10º a cada 30 minutos”.

No futuro, a gente pretende criar uma segunda versão, porque existem diversos trackers solares do mercado, mas a nossa é quatro vezes mais barata e voltada para residência

ADELSON FIGUEIREDO

Estudante

Outra intervenção deve ampliar a capacidade das placas solares “seguirem” os raios solares com a implementação de outro eixo. “O protótipo de eixo duplo é, justamente, para sanar esse problema da locomoção do Sol, que é a mesma ideia”, completa.

EXPECTATIVA PELA COMPETIÇÃO

Os estudantes viajam essa semana para Brasília, onde devem conhecer outros competidores e as inovações criadas por gente do País inteiro. Nesse processo, a turma é incentivada a trabalhar bem em equipe e valorizar, por exemplo, a diversidade de gênero.

“Sou aluno de eletrotécnica e ter pesquisado me deu muito mais conhecimento da minha área e despertou a curiosidade para saber mais. É algo incrível mesmo”, comenta Adelson, deixando evidente a empolgação”.

A habilidade de articulação para tornar o objetivo real também é treinada pelos participantes, como reflete o técnico da equipe Thiago Souza, que vai acompanhar os meninos e meninas em Brasília.

“Nós precisamos de placas e os estudantes foram atrás de patrocinadores, conseguimos conversar com um fornecedor que cedeu uma placa. Tivemos que apresentar, avaliaram o nosso projeto e deram feedbacks”, lembra sobre os meses de preparação”.

Essa reta final, inclusive, também é de diversão. “Minha equipe está muito boa, mas sei que os outros também estarão muito bem. Então, a ideia é se divertir. Vamos dar o melhor e os resultados serão consequência do nosso trabalho árduo”, conclui Adelson

Piso dos professores: 2 meses após anúncio, por que o reajuste ainda não vigora na rede estadual?

O Governo garante que está comprometido com o cumprimento do piso. Mas, até agora, nenhuma proposta concreta foi anunciada. Nesta terça (14), há nova reunião com a Apeoc.

Foto: Helene Santos/eSVM. - Com informações do G1 CE.

No dia 16 de janeiro, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou oficialmente o valor do novo piso salarial dos professores, fixado em  R$ 4.420,55 para 2023. Um aumento de  14,95%. No Ceará, 10 dias após o anúncio, o governador Elmano de Freitas declarou que iria cumprir o reajuste.

Desde então, Governo e Apeoc (sindicato dos professores) tratam do assunto. Mas, passado quase 2 meses da oficialização do novo valor, a gestão estadual ainda não divulgou publicamente a proposta de como, de fato, o reajuste será aplicado.  

Nesta terça-feira (14), representantes de três secretarias do Governo do Ceará (da Educação, do Planejamento e da Fazenda) devem voltar a se reunir com os integrantes da Apeoc. Na mesa de negociações já foram, pelo menos, 3 encontros sobre o assunto. 

Embora todo ano os novos valores precisem vigorar a partir de janeiro, na rede estadual do Ceará em 2023 os professores ainda aguardam o desfecho da negociação. Agora, a promessa é de que nesta terça haverá a apresentação dos impactos financeiros e das possibilidades de implantação do reajuste a partir do orçamento para 2023.

Programa Voa, Brasil: saiba como comprar passagem de avião por R$ 200

Vai ser possível comprar até duas passagens por ano com direito a acompanhante e os bilhetes deverão ser pagos em até 12 vezes com juros, desde que o valor fique em até R$ 72 por prestação.

Foto: Divulgação. - Com informações do G1 CE.

Que passagem de avião está cada vez mais cara, isso muita gente já percebeu. Agora, pagar mais barato, todo mundo quer. E é o que pode acontecer a partir do segundo semestre, quando o governo pretende lançar o Programa Voa, Brasil. 

A ideia é cobrar cerca de R$ 200 pela passagem de avião. Vai ser possível comprar até duas passagens por ano com direito a acompanhante e os bilhetes deverão ser pagos em até 12 vezes com juros, desde que o valor fique em até R$ 72 por prestação.

Regras para comprar a passagem de avião por R$ 200

Ser servidor público federal, estadual ou municipal com salário de até R$ 6.800;

Ser aposentado, pensionista ou ainda estudante do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Ao contrário do que as pessoas perguntam, a passagem não deve ficar mais cara para os outros passageiros. Pelo menos, foi isso que explicou o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em publicação no Twitter.

Programa Voa, Brasil

A ideia é vender os bilhetes fora da alta estação. Ou seja, de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando há uma ociosidade de cerca de 20% nos voos domésticos. Deverão ser emitidos 12 milhões de bilhetes, segundo Márcio França. As vendas serão feitas nos sites das próprias companhias aéreas, que devem exibir a opção Voa, Brasil. Os interessados que se enquadrarem nos critérios para participar do programa poderão realizar a compra, que será intermediada pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Motorista perde controle de ônibus, e veículo cai em ribanceira no Ceará

Pessoas feridas foram socorridas por uma equipe do Samu para o Hospital Municipal de Mombaça.

Ônibus tomba durante forte chuva em Pedra Branca, no interior do Ceará — Foto: Arquivo pessoal. - Com informações do G1 CE.

Um ônibus com passageiros saiu da pista e caiu numa ribanceira, na localidade de Dois Rios, distrito de Mineirolândia, em Pedra Branca, na Região Central do Ceará, na noite desta segunda-feira (13).

A Polícia Militar, por intermédio do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), afirmou ao g1 que foi acionada por volta de 23h50, na CE-060, km 265, em Pedra Branca.

Segundo a polícia, ao chegarem no local, os policiais militares viram o veículo tombado na via sentido Senador Pompeu e Mombaça. Os agentes perceberam uma enorme poça d’água próxima ao local do acidente e o motorista não apresentava sinais de embriaguez.

As pessoas feridas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Mombaça. Ninguém morreu.

A causa do acidente deverá ser apurada pelo órgão competente.

Ainda conforme a Guanabara, um procedimento interno foi aberto para apurar as causas do acidente e está contribuindo com informações para os órgãos competentes. A Guanabara lamenta o acidente e os transtornos causados.


Nove em cada dez turistas que visitaram o Ceará na alta estação pretendem retornar, diz pesquisa

A pesquisa foi realizada com turistas que visitaram o estado entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.

Ceará tem maior volume de atividades voltadas ao turismo em março — Foto: Agência Diário. - Com informações do G1 CE.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) aponta que 95,6% dos turistas que visitaram o estado na alta estação pretendem voltar. Ou seja, nove em cada 10 turistas que vieram ao Ceará gostaram do estado e demonstraram satisfação com a viagem. A pesquisa foi realizada com turistas que visitaram o estado entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.

Conforme a Setur, cerca de 870 mil pessoas visitaram o estado durante o período pesquisado, representando um incremento de 8,5% no total de visitantes que o destino recebeu na alta estação de 2021/2022, quando 802 mil turistas desembarcaram na capital cearense. O público foi entrevistado nos principais portões de desembarque, como o aeroporto e rodovias estaduais, além de pontos turísticos da capital.

A demanda hoteleira na capital cearense apresentou um crescimento de 9,3%, e a receita gerada neste período foi de R$ 3,2 bilhões, segundo a Setur. O crescimento foi de 17,4% comparado com o mesmo período do ano anterior.

Cerca de 52,11% dos entrevistados optaram pelos meios de hospedagem formais, compreendidos como hotéis, pousadas, flats e albergues. A taxa de ocupação registrada foi de 78,2%. O restante, cerca de 37,93%, respondeu que o meio de hospedagem foi a casa de parentes e amigos.

Perfil do turista

O número de pessoas casadas, de acordo com o resultado do levantamento, foi 50,77%, e que viajaram com a família, 47,69%. Com relação à faixa etária, 67,49% dos visitantes têm entre 26 e 50 anos. Um total de 17,12% é de pessoas acima de 51 anos e 15,38% têm idade inferior a 25 anos. Dos turistas entrevistados, 59,13% declararam ter nível superior e/ou pós-graduação.

Dos turistas nacionais, o principal mercado emissor foi a região Nordeste, com 40,23%, seguido pelo Sudeste (31,30%), Norte (14,86%), Centro Oeste (9,68%) e Sul (3,92%). Com relação aos estados, São Paulo aparece em primeiro lugar, com 18,45% dos visitantes, seguido por Piauí (8,76%) e Pernambuco (7,60%).

No mercado internacional, Portugal foi o principal emissor, com 22,90%, seguido de França (17,17%), Itália (16,16%) e Argentina (7,41%).

Sobre a motivação da viagem, o número registrado de turistas que vieram a passeio foi de 68,76%, seguido pela visita a parente e amigos (18,53%). Já 8,36% dos entrevistados responderam que o motivo de desembarcar no Ceará foi a negócios/trabalho. Dentre os fatores que influenciaram essa demanda estão o conhecimento do local (38,80%) e os comentários de parentes e amigos (30,77%). A internet, por sua vez, influenciou 12,91% dos entrevistados.

Do total de turistas que chegaram ao estado, 72,91% utilizou o avião como meio de transporte e 20,27% utilizou ônibus, seja regular ou fretado.

Após 31 anos, cearense encontra prima adotada por família francesa

Dona Neide passava por dificuldades quando se viu na necessidade de entregar a filha para que alguém cuidasse dela. O sobrinho dela fez uma busca pela internet e encontrou a familiar.

Jean Vasconcelos ajudou a tia, Neide, a encontrar a filha que ela havia doado 31 anos atrás — Foto: Arquivo pessoal. - Com informações do G1 CE.

Reencontrar a filha. Esse era o sonho de dona Neide, que entregou a bebê quando ela tinha apenas um ano de vida para adoção. Natural de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, dona Neide passava por dificuldades quando se viu na necessidade de entregar a filha para que alguém cuidasse dela. A bebê foi adotada por um casal francês.

Foram anos de sofrimento pela ausência da filha. A história teve uma reviravolta mais de 30 anos depois quando o sobrinho de Neide, o jovem Jean Vasconcelos, começou a procurar pela prima na internet.

Ao g1, ele contou que não teve muita dificuldade de encontrar a parente porque ela usava, em uma rede social, o nome francês que recebeu dos pais adotivos e, entre parênteses, o nome de batismo escolhido por dona Neide.

"A busca não foi difícil. Não encontramos o casal [que adotou a criança], encontramos a própria logo porque os pais dela nunca esconderam que ela foi adotada e ela usava o nome dela francês e em parênteses o nome brasileiro. Ou seja, ela queria ser encontrada. Facilitava até a procura, já", disse Jean.

A filha biológica que atualmente mora na França usava o sobrenome Caraúba, de origem indígena, o que facilitou a busca de Jean.

Após encontrar o perfil na rede social e ter quase certeza de que a pessoa se tratava de sua prima, filha de dona Neide, Jean resolveu enviar uma mensagem para ela.

"Entrei em contato e comentei as fotos dela informando que era um possível parente do Brasil e que precisava falar com ela. Obviamente ela ficou assustada com a abordagem, então fucei o perfil dela e encontrei o irmão e o primo dela. Então entrei em contato com eles e expliquei a situação. Eles pediram provas, mandei foto da minha tia segurando uma foto dela ainda bebê", relatou.

Viagem à Europa

Após algum tempo de conversa pelas redes sociais e da certeza de que tinha encontrado a filha de dona Neide, Jean e a tia embarcaram nesta segunda-feira (13) com destino à Europa para encontrar a parente depois de 31 anos. Eles estão em Roma, na Itália, e no próximo sábado (18) embarcam para a França.

"Desde então estamos em contato e agora estamos embarcando rumo à Europa para conhecê-la. E eu tô muito feliz de proporcionar esse momento à minha tia", contou.

Aos 32 anos, segundo Jean, a prima é pedagoga e trabalha com crianças PcD’s na França

segunda-feira, 13 de março de 2023

Açude Itapajé é o sexto a sangrar no Ceará em 2023

Os últimos cinco açudes a atingir mais de 100% da capacidade foram o Rosário, Caldeirões, Tijuquinha, Germinal e Altoneira.

Foto: Divulgação. - Com informações do G1 CE.


Com as chuvas das últimas semanas, o açude Itapajé, a 125 km de Fortaleza, atingiu capacidade máxima. O reservatório tem volume total de 4,2 milhões de m³ e abastece a sede do município de Itapajé.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o abastecimento hídrico do estado é de 31,4%.

Os últimos cinco açudes a atingir mais de 100% da capacidade foram o Rosário, Caldeirões, Tijuquinha, Germinal e Altoneira.

Situação dos maiores açudes

O açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, sofre as consequências da estiagem prolongada. Localizado no município de Jaguaribara, a 260 quilômetros de Fortaleza, o reservatório se encontra com apenas 19,68% de sua capacidade, de acordo com a Cogerh.

Ainda segundo a Cogerh, o Orós está com 45,95% e o Banabuiú com 8,92%. Além disso, 68 açudes estão com volume inferior a 30%. Quinze açudes com volume acima de 90%.

Inadimplência no Ceará supera dados do Brasil nos últimos três meses, diz SPC e FCDL

Pesquisa apontou que o número de pessoas negativadas no estado cresce a um ritmo mais intenso do que o verificado na média do Brasil.

Dados da inadimplência no Ceará superam o do Brasil em dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023. — Foto: TV Anhanguera/Divulgação. - Com informações do G1 CE.

O crescimento da inadimplência no Ceará, em comparação anual, superou o aumento observado no Brasil entre os meses de dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023. Apesar de uma queda em janeiro (-3,5%), os índices voltaram a subir em fevereiro, atingindo a marca de 3,4%; em dezembro, era de 1,7%. Já a variação mensal no Brasil foi: 0,7% (dezembro), 0,6% (janeiro) e 0,5% (fevereiro).

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e SPC Brasil, divulgada na edição de março do Radar do Varejo Cearense.

De acordo com Freitas Cordeiro, presidente da FCDL, o aumento da inadimplência ocorreu por dois fatores. O primeiro se dá em razão da expansão do crédito acima da média nacional ao longo dos últimos anos.

Já o segundo motivo está relacionado ao baixo ritmo de crescimento econômico do Ceará em relação ao resto do país. E o crescimento econômico mais baixo impacta diretamente na situação do consumidor.

“No Ceará, o crescimento nominal do saldo de crédito a Pessoas Físicas em 2022, na comparação com 2021, foi de 18,8%. O crescimento real do saldo de crédito a pessoas físicas em 2022 no Estado foi de 13,2%. Com isso, aumenta-se a base de incidência da inadimplência”, destaca.

A FCDL informou ainda que a pesquisa também mostrou que o volume de crédito nas mãos de pessoas físicas e jurídicas do Ceará aumentou. Trata-se de um crescimento acima da média nacional, conforme pontuado anteriormente pelo presidente da FCDL.

Ou seja, houve uma forte expansão do volume de empréstimos e financiamentos no Ceará, ampliando a base da inadimplência. A FCDL explicou que são justamente as dívidas com o setor bancário que apresentam a maior participação no volume total de dívidas

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *