Os Três Guardiões: 2021-08-08

Total de visualizações de página

sábado, 14 de agosto de 2021

Sobe para 304 o número de mortos após forte terremoto no Haiti

Tremor de magnitude 7,2 abalou o país neste sábado (14); situação do Haiti é considerada dramática e feridos ultrapassam 1,8 mil

INTERNACIONAL | Por R7, com AFP e EFE

Terremoto abalou o Haiti neste sábado (14) - Foto: REUTERS

O forte tremor que abalou o Haiti neste sábado (14) provocou a morte de ao menos 304 pessoas, de acordo com novo boletim emitido pela Defesa Civil do país. Os números iniciais apontavam para 29 mortos. Segundo os novos dados divulgados, 160 das vítimas estavam no sul do território haitiano, onde foi registrado o epicentro do tremor, enquanto 100 estavam em Grand'Anse, um dos departamentos mais afetados na catástrofe.

Ainda conforme o balanço da Defesa Civil, já foram notificados 1,8 mil feridos em decorrência do terremoto de magnitude 7,2.

O tremor sacudiu o país por volta das 8h30 (9h30 no horário de Brasília), a 12 km da cidade de São Luís do Sul, localizada a 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). E chegou a ser sentido também na República Dominicana e em Cuba, tendo uma réplica com magnitude de 5,2 graus, a 17 quilômetros da localidade de Chantal.

Situação dramática

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, classificou a situação do país como "dramática" e declarou estado de emergência. Em uma mensagem publicada no Twitter, o premiê clamou pelo "espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos", para enfrentar "esta situação dramática que vivemos atualmente."

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou uma "resposta americana imediata" para ajudar o Haiti após ser informado sobre o terremoto. Ele também nomeou a diretora da Agência dos EUA para o desenvolvimento (Usaid), Samantha Power, como alta executiva para coordenar esse esforço.

O tremor foi sentido em todo o país e danos materiais já foram registrados em várias cidades, segundo imagens postadas nas redes sociais por testemunhas no sudoeste da ilha.

"Eu estava dentro da minha casa quando tudo começou a tremer, estava perto de uma janela e vi todas as coisas caindo", relatou à AFP Christella Saint Hilaire, de 21 anos, que mora perto do epicentro do terremoto.

"Um pedaço de parede caiu nas minhas costas, mas não me machuquei muito", continuou a jovem. "Várias casas desabaram completamente", assegurou.

Em vídeos compartilhados online, os residentes filmaram as ruínas de vários edifícios de concreto, incluindo uma igreja em que uma cerimônia aparentemente estava acontecendo na manhã de sábado na cidade de Les Anglais, 200 quilômetros a sudoeste de Porto Príncipe.

Crise sociopolítica

O país mais pobre das Américas ainda se lembra do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital e várias cidades do interior. Mais de 200 mil pessoas morreram e mais de 300 mil outras ficaram feridas no desastre.

Mais de um milhão e meio de haitianos ficaram desabrigados, colocando as autoridades e a comunidade humanitária internacional diante do desafio colossal da reconstrução de um país sem registro de terras ou normas para uma construção segura.

Sem conseguir enfrentar este desafio de reconstrução, o Haiti, que também é regularmente atingido por furacões, mergulhou em uma crise sociopolítica aguda.

Professora de Tamboril está desaparecida na capital do Ceará

Ela saiu de casa para fazer compras com feirantes da cidade em Fortaleza e desapareceu na capital cearense

Por Manoelzinho Canafístula

 

Raimunda dos Santos Oliveira (Mundita), está desaparecida na manhã deste sábado (14) na cidade de Fortaleza - Foto: Arquivo Pessoal

A professora Raimunda dos Santos Oliveira (Mundita), está desaparecida na manhã deste sábado (14) na cidade de Fortaleza, durante uma viagem com feirantes que saíram de madrugada da cidade de Tamboril na região do Sertão de Crateús, onde a professora reside. Segundo um áudio e publicações de Fabio Almeida Pinto (Fábio Seguros) que circulam nas redes sociais, a professora reside no distrito de Curatins, ela saiu como de hábito na Topic dos feirantes, que fazem compras em Fortaleza, a mulher não levou o celular, os passageiros combinaram de se reencontra na Van por volta das 10h da manhã para retornar à Tamboril, porém a professora foi a única que não retornou. Ainda de acordo com o relato, as pessoas que foram na viagem saíram na tentativa de identificar o paradeiro da colega de viagem, as buscas foram encerradas as 17h quando decidiram voltar.  “Peço aos amigos que divulguem nos grupos nos grupos de WhatsApp e nos grupos das televisões para que nós possamos encontrar nas próximas horas essa professora, essa conterrânea, essa amiga aqui do município de Tamboril”, disse Pinto.

Quem tiver qualquer informação pode entrar em contatos com os números (85)99745-0155 ou (88) 99861-9101. 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Homem é preso pela Polícia Civil em Cariré no Ceará suspeito de torturar e obrigar a ex a ingerir veneno para formiga

O histórico de violência doméstica incluía tentativas de afogamento, ameaças utilizando foice e episódios de espancamento, conforme apurado pela Delegacia Regional de Sobral.

Com Informações da Polícia Civil do Ceará


Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), nesta quinta-feira (12), resultou na prisão de um homem de 33 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira por envenenamento utilizando veneno para formigas. A captura ocorreu na localidade de Anil, no município de Cariré, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. O suspeito foi capturado por força de mandado de prisão preventiva solicitado pela PCCE.

O homem, que já possui antecedentes criminais pelo crime de ameaça, foi capturado por policiais civis da Delegacia Regional de Sobral que investigavam os crimes cometidos pelo suspeito contra a ex-companheira, uma mulher de 24 anos. As investigações apontam que o homem, que já possui um histórico de violência doméstica, atentou contra a vida da ex-companheira no último dia 6, quando a mulher fugiu de casa tentando escapar da violência provocada pelo suspeito.

Para a Polícia Civil, a vítima relatou que fugiu da casa onde morava com o suspeito no último dia 12 de julho, e passou mais de 15 dias escondida na casa de conhecidos, porém o suspeito a encontrou e a levou para casa onde foi agredida e abusada sexualmente. Já no último dia 6, a vítima fugiu novamente, mas o suspeito a encontrou na manhã do dia 7 e a levou a força do local onde estava escondida. Ainda de acordo com os levantamentos policiais, o suspeito a agrediu e a amarrou em uma árvore.

Os investigadores apuraram que o homem ameaçava a vítima de morte a todo instante. Inclusive, o suspeito obrigou a mulher a tomar veneno de formiga, mas a vítima começou a passar mal e vomitou. O histórico de violência doméstica incluía tentativas de afogamento, ameaças utilizando foice e episódios de espancamento, conforme apurado pela Delegacia Regional de Sobral.

Após as agressões, a vítima conseguiu sair da casa onde estava com o homem, no momento em que passava uma composição da Polícia Militar do Ceará, o que fez ele fugir. Foi então que ela foi para a casa de parentes e resolveu comparecer à delegacia para registrar a ocorrência e solicitar medidas protetivas. A partir daí, os policiais civis passaram a investigar o caso e solicitaram a prisão do suspeito, que ocorreu na tarde de hoje.

O homem responderá a princípio pelos crimes de lesão corporal, perigo de contágio de moléstia grave, além de violência psicológica e tortura.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser direcionadas para o ‪‪(88) 3677-4711, o telefone da Delegacia Regional de Sobral, ou ainda para o (88) 98169-2347, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

 

Após leilão, Terminal Pesqueiro de Camocim receberá investimentos de R$ 15 milhões

O futuro concessionário será conhecido após realização de leilão no dia 13 de setembro. A área está distante 366 km de Fortaleza. Seus municípios limítrofes são Bela Cruz, Bitupitá, Acaraú, Granja e Chaval, e é banhado pelo Oceano Atlântico

 Com Informações da Equipe Focus

Terminal Pesqueiro de Camocim. Foto: Divulgação

O vencedor do leilão online da área destinada a atividades pesqueiras de Camocim será conhecido no dia 13 de setembro.

Em processo conduzido pela Companhia Docas do Ceará e com edital anunciado oficialmente nesta sexta-feira, 13, em São Paulo, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o futuro cessionário deverá investir R$ 15 milhões na área ao longo dos 20 anos de contrato.

Do total de 6.542,44m², 1.236m² dispõe de benfeitorias, sendo um armazém com área de 1.020,00 m² e um prédio da administração com área de 216,00m². A boa notícia acontece no mesmo dia do leilão presencial do Terminal de Granel Sólido Vegetal (MUC01), que foi acompanhado pela diretora-presidente Mayhara Chaves na B³.

A utilização da área deve atender às necessidades básicas do setor produtivo de pesca, considerando a vocação para a qual a sua estrutura foi concebida. O canal de acesso à referida área mede 100 metros de largura e 2 metros de profundidade e a amplitude da maré é de 3 metros. O seu atracadouro possui um comprimento linear de 142 metros, com uma largura de 7,8 metros para atracação de embarcações. O trecho mais antigo da área tem 90 metros e o trecho novo, construído em meados de 2009, tem 52 metros.

Apontado como o principal polo na região, a instalação da CDC em Camocim é de um equipamento que vem gerando grande expectativa entre os empresários do setor pesqueiro, tendo em vista sua localização privilegiada para pesca. A estrutura do local foi pensada para abrigar áreas de comercialização, armazenagem, câmaras frigoríficas, manuseio e triagem de pescado, fábrica de gelo, reservatório para 300 mil litros de água, combustível, auditório e vestiários, além de área para ampliação do cais e da estação de efluentes

A área está distante 366 km de Fortaleza. Seus municípios limítrofes são Bela Cruz, Bitupitá, Acaraú, Granja e Chaval, e é banhado pelo Oceano Atlântico. A cidade está localizada a 4 metros acima do nível do mar, distante 274 km, em linha reta, de Fortaleza, possui área de 1.504 km² e apresenta topografia relativamente plana.



Ministério Público pede anulação de seleção pública e convocação de aprovados em concurso em Massapê no Ceará

Na Ação, o promotor de Justiça Evânio Pereira de Matos Filho, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Massapê, destaca que a seleção pública realizada pela Prefeitura da cidade é ilegal, visto que desconsidera justamente o concurso público regido pelo Edital nº 001/2019, no qual existem inúmeros candidatos ainda não convocados, inclusive, dentro do número de vagas previsto no certame

Com Informações do MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Massapê, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) em desfavor do Município de Massapê e da prefeita da cidade, Aline Albuquerque. Na Ação, o MPCE pede a anulação de seleção pública simplificada realizada pela Administração do Município visando contratação temporária de profissionais. Ocorre que a Prefeitura de Massapê já havia realizado concurso público para o preenchimento dos cargos, que devem ser ocupados após convocação dos candidatos aprovados. Assim, a Promotoria de Justiça de Massapê também solicitou à Justiça que o Município convoque, imediatamente, os aprovados no certame para o imediato preenchimento das vagas.

Na Ação, o promotor de Justiça Evânio Pereira de Matos Filho, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Massapê, destaca que a seleção pública realizada pela Prefeitura da cidade é ilegal, visto que desconsidera justamente o concurso público regido pelo Edital nº 001/2019, no qual existem inúmeros candidatos ainda não convocados, inclusive, dentro do número de vagas previsto no certame.

O MPCE reforça que tentou a resolução do caso de forma extrajudicial, contudo, diante da resposta da municipalidade (que, basicamente, alegou suposta inexistência de previsão orçamentária para a contratação dos aprovados), optou pela judicialização do assunto. Na visão da 1ª Promotoria de Justiça de Massapê, a realização de uma seleção pública simplificada com um concurso público vigente “demostra claramente a intenção do município da contratação irregular em detrimento do direito dos candidatos aprovados no concurso público, ensejando, assim, a necessidade de imediata anulação da referida Seleção e dos contratos que possam ter dela decorrido”.

Ainda segundo o promotor de Justiça Evânio de Matos Filho, a admissão de quadro pessoal de servidores no âmbito da administração pública deve ser feito por meio de concurso público, ficando ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado de lei de livre nomeação e exoneração, conforme consta no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988.



Ex-deputado Roberto Jefferson é preso pela PF após decisão de Ministro do Supremo Alexandre de Moraes

Supremo Tribunal Federal acusa o ex-deputado de participar de uma milícia digital em ataques às instituições democráticas

Por: Basília Rodrigues, Stéfano Salles, Teo Cury, Vianney Bentes e Gustavo Uribe, da CNN

STF (Supremo Tribunal Federal) determinou hoje a prisão do ex-deputado e presidente do PTB Roberto Jefferson (RJ) - Imagem: Twitter/Divulgação

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (13) após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Jefferson estava na cidade de Comendador Levy Gasparian, a cerca de 130 quilômetros do Rio de Janeiro. Neste momento, o ex-deputado segue para exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e, na sequência, seguirá para a Superintendência da PF no Rio.

Ao determinar a prisão, Moraes acusa o ex-deputado de participar de uma suposta milícia digital em ataques às instituições democráticas. A organização criminosa teria sido montada, principalmente, para atacar a próxima eleição.

O ex-deputado, presidente nacional do PTB, teve o pedido de prisão feito pela PF, que atribui a Jefferson a participação na milícia digita, que tem feito ataques sistemáticos às instituições, notadamente ao STF e também ao processo democrático.

Além da prisão, Moraes determinou busca e apreensão: "Desde já, autorizo o acesso a mídias de armazenamento (inclusive celulares, HDs, pen drives apreendidos, materiais armazenados em nuvem), apreendendo-se ou copiando-se os arquivos daqueles julgados úteis para esclarecimento dos fatos sob investigação".

Recentemente, Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que se não houvesse o voto impresso, não haveria eleição, reproduzindo o que foi dito por outras autoridades.

Nas redes sociais, o presidente do PTB publicou que a PF estaria em endereços de pessoas ligadas a ele. "A Polícia Federal foi a casa de minha ex-mulher, mãe de meus filhos, com ordem de prisão contra mim e busca e apreensão. Vamos ver de onde parte essa canalhice". A mensagem foi divulgada pela filha de Jefferson, Cristhiane Brasil.

O advogado de Jefferson, Luiz Gustavo Pereira, divulgou uma nota. "O que a gente sabe é que é um mandado emitido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, relativo a um inquérito novo, aberto no fim de julho, sobre milícias digitais. Ainda estamos nos inteirando dos fatos".

Em 2012, Jefferson foi condenado durante o processo do Mensalão.


Alexandre de Moraes determinou prisão do ex-deputado Roberto Jefferson - Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF


quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Ministério Público ajuíza ação contra secretária de Educação e empresa por supostos atos de improbidade administrativa em contratação de serviços de internet em São Benedito

A gestora Lúcia de Fátima Gonçalves de Paula é sogra do empresário Francisco Filizola de Almeida Neto, dono da Strikenet, a empresa prestou o serviço no período de 2019 a 2021 e recebeu o valor total de R$ 170 mil reais

Com Informações do MPCE

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça de São Benedito, ajuizou Ação Civil Pública, na última segunda-feira (9), contra empresa que fornecia internet para a Secretaria de Educação e para escolas do município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, contra a titular da secretaria e o dono da empresa. A ação foi ajuizada em razão de comprovada a existência de relação de parentesco por afinidade entre o empresário e a secretária de Educação. A gestora Lúcia de Fátima Gonçalves de Paula é sogra do empresário Francisco Filizola de Almeida Neto, dono da Strikenet, empresa licitada em 2018 e que prestou o serviço no período de 2019 a 2021, pelo valor total de R$ 170.199,16.

O parentesco em primeiro grau por afinidade e em linha direta incide na violação da Lei nº 8.429/92, que disciplina as improbidades administrativas no serviço público. As condutas praticadas pelos citados, segundo a ACP ingressada pelo promotor de Justiça Oigrésio Mores, configuram atos de improbidade administrativa que causaram danos ao erário e ferem os princípios da administração pública. À época da licitação, no primeiro semestre de 2018, a empresa Strikenet foi a única participante do processo licitatório, sendo que o prazo para envio das propostas chegou a ser adiado pela Secretaria de Educação, a pedido da Secretária.

Ao agir dessa maneira, a gestora municipal violou os princípios constitucionais da moralidade, isonomia, impessoalidade e supremacia do interesse público, no momento em que camuflou a licitação para beneficiar a si ou a parentes, em detrimento da coletividade. Diante dos fatos, na ACP, o Ministério Público requer liminarmente a condenação da secretária e do empresário, aplicação de sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa e o afastamento de Lúcia de Fátima Gonçalves de Paula de suas funções no órgão municipal. O Ministério Público define o valor da causa em R$ 170.199,16, que corresponde ao recebido pela empresa que não poderia ter participado da licitação.

Lideranças recebem Ministro da Saúde durante visita à cidade de Sobral

O Ministro Marcelo Queiroga foi recebido pelo Chanceler do UNINTA Professor Dr. Oscar Rodrigues, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB) e outras lideranças durante visita oficial na Princesa do Norte

Com Informações da Assessoria do deputado Moses Rodrigues

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga visitou a cidade de Sobral nos dias 11 e 12 de agosto - Fotos: Assessoria do deputado Moses Rodrigues 

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga visitou a cidade de Sobral nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12) em visita oficial da pasta. A presença do Ministro atraiu holofotes e demonstrou o poder de articulação da família Rodrigues no Ceará. Na noite desta quarta-feira (11), o deputado federal Moses Rodrigues e seu pai, o Chanceler Dr. Oscar Rodrigues, fizeram as honras da casa e, reuniram deputados estaduais, federais, prefeitos, vice-prefeitos e lideranças cearenses na recepção de boas-vindas ao chefe da pasta.

Respeitando as normas sanitárias devido a pandemia da Covid-19, os anfitriões ofereceram um jantar, que reuniu nomes importantes do cenário político cearense, entre eles o deputado federal Capitão Wagner, que deve disputar as eleições do próximo ano como o principal pré-candidato de oposição ao Palácio da Abolição.


Nesta quinta-feira (12), a comitiva do Ministro e os deputados Moses Rodrigues, Capitão Wagner (PROS) e AJ Albuquerque (PP), visitaram a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde foram recebidos pelo Bispo Diocesano Dom Vasconcelos e pelo diretor da unidade, Klebson Carvalho e convidados a participarem da cerimônia de inauguração do Acelerador Linear. Também estiveram presentes, o Secretário de Atenção Primária à Saúde Raphael Câmara Parente, a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Mayra Pinheiro e o Superintendente do Ministério da Saúde no Estado do Ceará, Roberto Araújo. O grupo visitou alguns setores e conheceu a Usina de Oxigênio da Unidade Hospitalar.

A comitiva visitou ainda, o Centro Universitário Inta - UNINTA, onde o Ministro falou sobre o papel da ciência e o avanço da vacinação do país. Queiroga reconheceu o esforço dos profissionais de saúde e agradeceu o empenho de todos no combate a pandemia.

Encerrando a agenda em Sobral, a comitiva do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga visitou o Hospital do Coração. Em uma passagem rápida, o Ministro conheceu alas, entre elas a de cardiologista que recebem pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Queiroga ficou admirado com a qualidade da unidade hospitalar. Antes de deixar o local, o Ministro participou de uma reunião com o corpo dirigente, representantes do Ministério e do Legislativo Federal.

A articulação política feita por Moses e Oscar Rodrigues durante a visita de Marcelo Queiroga ao município de Sobral demonstrou força na construção de uma nova oposição no Estado. Uma família que consolida seu sobrenome e marca a história da política no Ceará.











Aposentado é atropelado e morto por caçamba na cidade de Santana do Acaraú

Uma ambulância do Hospital Municipal e outra do SAMU foram acionadas, porém a vítima conhecida por João Neguim não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Por Manoelzinho Canafístula/Redação

Bicicleta da Vítima ficou retorcida - Foto: Blog os Três Guardiões
 

O aposentado João Batista de Maria (João Neguim), faria 70 anos amanhã (13), a vitima faria foi atropelado e morto por uma caçamba por volta das 16h30min desta quinta-feira (12) quando voltava em sua bicicleta do trabalho em uma vazante, que ele plantou as margens do rio Acaraú,  ao passar na esquina das ruas Pedro Arcanjo com a Rua João Arcanjo de Maria, próximo a Ponte sobre o Rio Acaraú, na cidade de Santana do Acaraú. A PM foi acionada e isolou o local, após o acidente uma ambulância do Hospital Municipal Dr. José Arcanjo Neto e outra do SAMU foram acionadas e compareceram ao local, porém a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um vídeo gravado por uma cinegrafista amadora circula nas redes sociais na cidade. Segundo a família ele foi colhido pela caçamba, o motorista não prestou socorro. .Uma viatura da PM foi ao local e isolou a área até. A perícia forense foi acionada. Confira reportagem completa no Sobral Online.  

O aposentado foi atropelado e morto um dia antes de completar 70 anos - Foto: Arquivo Pessoal

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Prefeitura embarga obra irregular em praça pública no centro de Acaraú

A construção foi denunciada nas redes sociais e no programa Radar 92 da Rádio Difusora FM, a secretaria de Infraestrutura não sabia da obra irregular e determinou o embargo, empresário ainda não identificado será multado

 Por Manoelzinho Canafístula/Redação do Blog

 Obra irregular na Praça São Sebastião no centro de Acaraú foi embargada pela prefeitura - Foto: Divulgação

Uma obra irregular foi interditada pela prefeitura de Acaraú na tarde desta quarta-feira (11), na Praça São Sebastião no Centro da cidade, o local começou a receber a intervenção desde a última segunda-feira dia 9 (veja as fotos), segundo a coordenação de comunicação da prefeitura, um empresário decidiu por conta própria instalar um container da Cacau Show no espaço público, sem nenhuma autorização do poder público. Após a divulgação das imagens e questionamentos publicados nas redes sociais e divulgação durante o Programa Radar 92 desta quarta-feira, a prefeitura foi questionada sobre o Alvará da obra. Segundo a coordenação de comunicação o Secretário de Infraestrutura Rogério Rios ao tomar conhecimento da obra, pela intervenção feita pela equipe da Rádio Difusora, dirigiu ao local com fiscais e ficou surpreso com o cenário, “a obra estava sendo executada sem nenhuma autorização, o empresário iria instalar um container da Cacau Show, a obra foi embargada e o ressonável será multado”, disse o coordenador.  

 Obra irregular já estava no terceiro dia e a prefeitura não sabia da intervenção na Praça São Sebastião no centro de Acaraú - Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (12) a obra continuou a todo vapor, inclusive foi feito nova concretagem e houve início de uma pequena parede. O secretário de Infraestrutura Rogerio Rios atendeu nossa reportagem por telefone, mas disse que estava no transito e não poderia falar, até o fechamento da edição não retornou, já o coordenador de Comunicação Thalles Walker não retornou aos novos questionamentos apresentados. Veja as imagens e vídeo atualizados da obra.

Os homens já trabalharam na manhã desta quinta-feira (12) e deram inicio a concretagem de outra parte da obra - Foto: Divulgação
 

Autorização – Segundo o artigo 6º da lei Municipal nº 1413/2011 de 23 de dezembro de 2011, o Código de Posturas do Município de Acaraú, qualquer obra que for realizada no município, precisa de autorização do poder público. Veja a íntegra do Artigo.

A mesma lei prevê ainda nos artigos 11 a 13º que se faz necessário que as obras independente do seu porte ou finalidade devem ser acompanhadas por profissionais devidamente qualificados e registrados nos órgãos de suas representações de categoria profissional, além da exigência da afixação de placa visível com informações precisas sobre os dados do profissional responsável pela obra, prazo de execução, nº do registro profissional, número do processo de autorização, siglas da prefeitura e do órgão expedidor. Na obra não havia nenhuma placa e permanece sem até o fechamento desta edição.    

A prefeitura ficou de enviar a cópia do auto de infração e embargo da obra, bem como a aplicação da multa. O nome do suposto empresário não foi revelado, até o fechamento desta edição a prefeitura não enviou cópia do auto de infração. A franquia Cacau Show foi procurada pela reportagem, mas até o fechamento da edição ainda não manifestou.  

 

Cacau Show no Brasil: Fundada em 1988, a Cacau Show tornou-se a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, conta com mais de 2.400 lojas nos principais shoppings, avenidas e ruas comerciais de todo o Brasil. Especialista em chocolates com diferentes intensidades de sabor, a Cacau Show está em constante inovação e oferece uma variedade de produtos para todos os gostos e momentos. A pandemia iniciada no ano passado alterou o cenário econômico do país e a forma que as pessoas realizam investimentos. E a Cacau Show, no início desse ano, anunciou uma meta agressiva de dar início a 500 novos negócios e, para contribuir nesse desenvolvimento, além na evolução da própria marca, anunciou o modelo de loja Container. A ideia é que este formato esteja presente em locais como estacionamentos de supermercados, grandes lojas de departamento, hospitais, universidades, bairros de grandes e médias cidades e centros de cidades menores. O modelo possui investimento a partir de R$ 59,9 mil e tem área interna de 15m², já o modelo de 17m² tem custo de implantação de R$ 66,9 mil. Ambos possuem área externa para disponibilização de mesas e cadeiras para consumo no local. Este novo formato tem previsão de retorno do investimento a partir 7 meses. Desde o início desse ano, já foram abertos 100 novos negócios sendo desses, 51,4% em formato de loja Container.

 

Sombra e água fresca. Empresário achou que poderia ocupar espaço público como se fosse a casa da mãe Joana, primeiro dia da ocupação irregular da Praça São Sebastião - Foto: Divulgação 

Mulher é morta com dois tiros na cabeça na zona rural de Santana do Acaraú

A dona de casa foi morta próximo a um chafariz no momento que saiu de casa para buscar água, deixa marido e duas filhas. O crime foi registrado nas Casas Novas no Distrito de Parapui

Com Informações de Jonas Deison/Sobral Online


A dona de casa Maria Salvilene Sena (Aurilene), 43 anos, foi morta com dois tiros na cabeça por volta das 9h da manhã desta quarta-feira em Casas Novas, Distrito de Parapuí, zona rural e distante 12 quilômetros da cidade de Santana do Acaraú. Segundo informações de parentes ela saiu para pegar água no chafariz que fica na região onde a vítima morava e foi alvejada a tiros por dois homens que que se aproximaram em uma motocicleta. A vítima era casada e mãe de duas filhas. A Policia Militar compareceu ao local e isolou a área até a chegada da perícia forense. Não há informações sobre a autoria do crime.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Bolsonaro sofre nova derrota e a PEC do voto impresso é rejeitada e arquivada

Proposta já havia sido rejeitada em comissão especial; texto precisava de 308 votos no plenário, mas só alcançou 229. Decisão encerra tramitação da PEC e mantém formato atual de apuração.

Com Informações de Luiz Felipe Barbiéri, G1 — Brasília


Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (10) rejeitar e arquivar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que propunha o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos. O resultado representa uma derrota histórica para o presidente Jair Bolsonaro, defensor aguerrido da ideia, as informações são do G1 em Brasília. Para ser aprovada, a PEC que foi elaborado pela deputada Bia Kicis (PSL-DF) precisava de, no mínimo, 308 votos, no entanto, o texto teve o apoio de apenas 229 deputados. Outros 218 deputados votaram contra a PEC, e um parlamentar se absteve. Ao todo, 448 votos foram computados. Com isso, o texto será arquivado e o formato atual de votação e apuração deve ser mantido nas eleições de 2022.

Veja como votou cada deputado

Deputados debatem no plenário da Câmara a PEC do voto impresso

O projeto propunha a inclusão de um parágrafo na Constituição para definir a obrigatoriedade da expedição de cédulas físicas conferidas pelo eleitor nos processos de votação das eleições, dos plebiscitos e referendos. A impressão do voto depositado na urna eletrônica é defendida por Bolsonaro, que tem feito ataques sem provas ao sistema eleitoral e já ameaçou agir "fora das quatro linhas" da Constituição.

Bolsonaro tem acusado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de interferir no debate e, em diversas oportunidades, ameaçou com a não realização das eleições em 2022 caso não fosse aprovada a matéria. A tramitação da PEC chegou a ser admitida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, em 2019, mas o mérito da proposta foi rejeitado pela comissão especial.

Na última semana, os membros da comissão rejeitaram parecer favorável à PEC elaborado pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR), da base de governo. Em seguida, aprovaram o relatório do deputado Raul Henry (MDB-PE) que recomenda o arquivamento do texto.

Apesar de rejeitada na comissão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu levar a proposta ao plenário da Câmara para que todos os 513 deputados se manifestassem. Nesta terça, os parlamentares decidiram enterrar de vez as discussões na Casa.

"Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado", disse o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Presidente Arthur Lira determinou o arquivamento da PEC - Foto: Reprodução

Debates

Na primeira etapa da votação, seis deputados falaram a favor e seis deputados falaram contra a PEC do voto impresso. Deputados alinhados ao presidente Bolsonaro tentaram prolongar as discussões, enquanto os opositores procuraram acelerar os debates.

Defensora do voto impresso, a deputada Caroline de Toni (PSL-SC) reclamou da suposta interferência do Judiciário nos debates da Câmara sobre o tema.

"Nós não podemos admitir que em uma democracia, em uma República, algo não possa ser questionado. Não podemos admitir que um tribunal, que não foi eleito pelo povo brasileiro, possa tentar interferir no processo legislativo desta casa como infelizmente vimos ocorrer durante a tramitação na comissão especial do voto impresso", afirmou a deputada.

"Voto que não é auditável e apuração que não é pública não vai ser fraude, já é uma fraude, em si mesmo", concluiu.

A deputada Bia Kicis (PSL-DF), autora da PEC, afirmou que acompanhou "a quebra de vários sistemas de segurança da urna eletrônica" e, por isso, decidiu fazer do tema uma de suas bandeiras eleitorais.

"Essa não é a PEC do presidente Bolsonaro. Essa não é a minha PEC. Essa é a PEC dos brasileiros, que querem transparência nas eleições", declarou a deputada. "Por isso, eu peço que procuremos despolitizar a forma como vem sendo tratada essa PEC, que não corresponde ao seu objetivo", disse.

Líder do PSDB, o deputado Carlos Sampaio (SP) lembrou que pediu auditoria das urnas eletrônicas em 2014, quando o então candidato à presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) foi derrotado pela ex-presidente Dilma Rousseff, e ao final do processo, nenhuma fraude foi constatada.

"Só para que vossas excelências saibam, o tempo que durou essa auditoria, que tive a honra de coordenar, foi um ano com técnicos do exterior, com técnicos do Brasil e com técnicos do TSE. Nesse um ano, ao final de 2015, lemos numa entrevista coletiva o resultado dessa auditoria. Havia alguma fraude? Não, nenhuma fraude foi constatada", afirmou.

Já a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) afirmou que o retorno do voto impresso representaria um retrocesso de 25 anos e defendeu o impeachment de Bolsonaro em razão de suas declarações sobre as urnas eletrônicas.

"Se tivéssemos que estar fazendo alguma coisa, nós deveríamos, sim, estar abrindo um processo de impeachment, deputado Marcel van Hattem. Esse, sim, com o apoio majoritário da população", declarou.

Caminhoneiro é preso por desacato e lesão corporal a guardas municipais em Acaraú, prefeitura afasta agentes envolvidos

O motorista foi preso em flagrante e já está em liberdade após o pagamento de fiança no valor de um salário mínimo. A prefeitura informou em nota que afastou os guardas envolvidos no episódio até a conclusão do procedimento administrativo aberto para apurar o caso

Por Redação do Blog


Momento em que os Guardas Municipais imobilizam o motorista e o vídeo mostra as agressões - Foto: Reprodução


O motorista e caminhoneiro Rogério Malveira Pimentel, 42 anos, casado e pai de dois filhos, foi preso em flagrante na tarde do último sábado (7), no terminal Rodoviário de Acaraú, no litoral oeste do Ceará, após se envolver em incidente, o motorista foi preso com base nos artigos 129 (lesão Corporal) e 331 (Desacato a servidor público) do Código Penal Brasileiro. A Policia Civil já concluiu o inquérito e encaminhou os autos do procedimento ao Ministério Público. O motorista pagou finança no valor de R$ 1.100,00 (um salário mínimo) e vai responder ao processe em liberdade. Em nota a prefeitura de Acaraú afastou os três agentes da Guarda Municipal e instaurou procedimento administrativo para apurar as condutas dos servidores. Um vídeo foi divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (9), nas imagens é possível identificar três guardas municipais em atos de agressão contra o motorista, já mobilizado. (assista o vídeo)

 

Entenda o Caso – Em depoimento ao delegado plantonista da delegacia em Bela Cruz, Jean Bruno Weddigen, o motorista Rogerio Pimentel disse que ingeriu bebida alcoólica antes de tentar embarcar em um ônibus com destino a cidade de Fortaleza no último sábado dia 7 por volta das 14h30min, ao ser impedido pelo motorista do transporte, ele insistiu na tentativa de embarcar, o que continuo sendo negado, a guarda municipal foi acionada para tentar convencer Pimentel a remarcar a viagem. Ainda segundo o caminhoneiro, ele deu início a uma discussão com o motorista do ônibus e os guardas, reconheceu seu estado de embriaguez e que passou o dia bebendo, nega que tenha desacatado os guardas com palavras de baixo calão, assume que deu um soco em um dos guardas, mas alegou legitima defesa após ser atacado por eles.

Já os guardas municipais envolvidos no caso, afirmam em depoimento que o caminhoneiro agiu de forma agressiva e proferiu palavras de baixo calão contra a atuação dos agentes e que após a intervenção dos guardas, um deles foi atingido por um soco no olho direito, causando inchaço na pálpebra, após passar por exame de corpo delito foi constatado por perito nomeado pelo delegado que preside o inquérito, a existência de hematomas recentes na região maxilar direita. A declaração dos três agentes teve teor semelhante.


 

Prefeitura – A prefeitura de Acaraú se manifestou através de publicação nas redes sociais: “A Prefeitura Municipal de Acaraú vem a público informar que tomou conhecimento do vídeo que circulam nas redes sociais em ação envolvendo a guarda municipal. O governo municipal está apurando os fatos e as medidas administrativas cabíveis estão sendo tomadas. A atual gestão é contra qualquer tipo de violência e trabalhará para elucidar os fatos”, disse a nota.

 

A coordenação de comunicação da prefeitura, através do jornalista Thalles Walker informou a produção do programa que outras medidas já foram adotadas, segundo Walker A Prefeitura tomou conhecimento nesta segunda-feira (9) do vídeo que circula nas redes sociais sobre a ação envolvendo a Guarda Municipal. Em virtude do caso ser bem recente a prefeitura ainda está apurando os fatos e as medidas administrativas cabíveis iniciais já estão sendo tomadas, “os guardas envolvidos foram afastados do trabalho até que seja concluído o processo de apuração. Reiteramos que a atual gestão é contra qualquer tipo de violência e trabalhará para elucidar os fatos com o máximo de celeridade possível”, afirmou o coordenador.

 

Ainda segundo Walker, os atuais agentes da Guarda Municipal são profissionais de carreira, que atendem a população há alguns anos, e que h´[a mais de 4 anos não passam por nenhuma capacitação ou reciclagem, é que somente tiveram um treinamento ao assumir seus postos de trabalho, “mas estamos providenciando ainda para os próximos meses, novos processos de treinamento especializado para lidar com situações como a acontecida”, ressalta.

 

De acordo com o coordenador, o episódio e um caso fato isolado. Razão pelo qual a prefeitura está investigando com cuidado a apuração e consequente processo administrativo. “Por enquanto, o emergencial tomado foi o afastamento dos agentes envolvidos e a pressa na apuração em andamento. A licitação da empresa que realizará a nova capacitação já está em fase final de contratação”, finalizou.

 

A família do caminhoneiro informou que vai tomar medidas judiciais em desfavor da prefeitura de Acaraú, após o pagamento da fiança, os familiares já estão a caminho da cidade de Granja onde o motorista está preso. Ele vai responder ao processo em liberdade. A família informa ainda, que o delegado não solicitou exame de corpo delito no caminheiro.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *