Os Três Guardiões: 2020-07-12

Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Sindita realiza assembleia geral e esvazia audiência pública promovida pela prefeitura de Itarema

Servidores públicos tomaram as ruas da cidade e se concentraram em frente ao palácio do governo municipal, o ato foi  uma resposta ao projeto de Lei da Reforma da Previdência, que não contou com a participação dos principais interessados, os servidores. 

Por Manoelzinho Canafístula

Servidores Públicos em frente a sede da Prefeitura de Itarema - Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itarema (SINDITA) realizou uma assembleia geral extraordinária da entidade para deliberar entre outras decisões, sobre a manifestação contra o Projeto de Lei que estabelece a reforma da previdência do município. Segundo o presidente do Sindita Rodolfo Matos Ramos, o projeto fere direitos e a instituição não foi consultada pelo prefeito, “em momento algum o prefeito falou com a gente, servidor público de Itarema vamos acordar, não vem nenhuma bonança pra gente, ele vai tirar nossos direitos. Avisamos ao prefeito ou o senhor retira o projeto de pauta ou iremos as ruas, não vamos aceitar essa forma arbitrária sobre os servidores, não temos culpa dos desvios, que foram feitos”, ressaltou o dirigente sindical, ainda segundo ele, o manifesto é um direito do servidor, que são agentes públicos permanentes e os gestores passageiros, “assim como os outros passaram, esse também vai passar”, finalizou.

Contradição – Em resposta ao pronunciamento da assessoria jurídica da prefeitura de Itarema, a diretora do SINDITA diz que não solicitou da prefeitura nenhuma audiência Pública e que a discussão sobre a reforma da previdência nasceu há mais de três anos e que sempre houve manifestação por parte do sindicato, que as propostas de mudança ocorressem a a partir da abertura de uma mesa de sugestões entre o poder executivo e a entidade para que o projeto seja o menos impactante possível na vida dos trabalhadores do serviço público, “jamais encaminhamos qualquer pedido de audiência pública, além disso ela perdeu o sentido, após o encaminhamento do projeto da reforma à Câmara Municipal, há muito tempo que defendemos uma ampla discussão entre o sindicato e a prefeitura e isso nunca foi efetivado”, finalizou o dirigente.    

Para o assessor jurídico do Sindita, Valdeci Alves o projeto foi requentado e contém 91 páginas de maldades e tem por objetivo, reduzir o salário dos servidores públicos. O advogado ressalta que foi encaminhado um oficio informando que a nem a entidade e muito menos os servidores iriam participar da audiência pública, “esse projeto é um verdadeiro assalto aos direitos sociais dos servidores, isso aqui é uma redução salarial, esse espaço público não é território do prefeito, nem de partido é do povo daqui, que durante sua história construiu todo esse patrimônio público”, destacou o advogado. Ele ainda fez uma referência histórica, que resgata a legitimidade da ocupação dos espaços públicos pelos servidores, “essa prefeitura é nossa e por isso estamos aqui pra dizer retira, retira, retira”, disse. Ainda segundo ele há valores e outras informações referentes ao fundo de previdência que precisam de transparência e que o prefeito deveria dar mais atenção ao servidor, “nós não temos medo de terrorismo senhor prefeito, que não está na prefeitura, o senhor era pra estar ai para receber uma comissão nossa”, ressaltou. Ainda segundo o advogado, o fundo de previdência tem uma dívida milionária. Não há qualquer tipo de fiscalização do fundo.

Segundo o procurador geral do município Wesley Silveira, a audiência foi prejudicada em virtude da ausência dos servidores públicos, ainda segundo ele, a diretoria do Sindita encaminhou um requerimento solicitando o evento e no dia da reunião enviou outro, que segundo ele é uma afronta e ameaça à gestão municipal, “esse requerimento é uma afronta, pois o sindicato requisita que o projeto seja retirado de pauta, sob pena de uma ameaça de greve e isso é muito grave para o estado democrático de direito”, disse o advogado durante entrevista em uma emissora de rádio da região.

Não aceitamos a postura do sindicato, que quer transformar o que é legal em ilegal, “o sindicato está induzindo servidores públicos a se manifestar em frente à prefeitura. Não estamos impondo medidas ilegais contra servidores, mas cumprindo um preceito legal”, finalizou.

O prefeito Elizeu Monteiro informou, que deve se reunir com sua assessoria e decidir o melhor para todos, segundo ele não tem intenção de prejudicar nenhum servidor, mas não pode comprometer o fundo no futuro, ainda de acordo com o gestor, o fundo previdenciário não tem problemas de caixa na atualidade, mas pode ter no futuro, “vou analisar uma a uma todas as propostas que me foram enviadas, bem como rever o que prevê a emenda constitucional, mas não posso deixar de cumprir com minha obrigação sob pena de ter que responder por isso, faremos o que for legal e constitucional”, disse Monteiro. Ele informou ainda, que o projeto continua fora de pauta e que tem até o final do mês, para encaminhar nova proposta para ser votada na Câmara. 

Audiência Pública – O evento foi realizado com a ausência dos principais interessados, os servidores públicos e seus representantes sindicais, segundo a assessoria jurídica da prefeitura o evento, aconteceu com as presenças dos técnicos da gestão municipal, representantes do Conselho do Fundo da Previdência e de alguns vereadores.

Raio X do fundo – No Radar 92 desta quarta-feira, o contador e especialista em Finanças Públicas, Naldo Mendes, abordou o tema da reforma e quais perdas ela trará para servidores no presente e no futuro, através de um trabalho minucioso e voltado para apurar a situação dos 64 municípios que devem enfrentar problemas para se manter, alguns já entraram em colapso, político, administrativo e financeiro. Não há prestação de contas dos recursos aplicados em fundos de investimentos. O contador deve revelar em quais bancos, o ItaremaPrev fez as aplicações dos valores milionárias.


terça-feira, 14 de julho de 2020

MPCE recomenda que Prefeitura de Uruburetama convoque aprovados em concurso público

É entendimento do STJ e do STF, desde 2011, que o candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas tem direito subjetivo à nomeação dentro da validade do certame


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Uruburetama, recomendou ao Município que providencie a convocação e nomeação dos candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital No 01/2016 até o preenchimento de todas as vagas ofertadas pelo certame, inclusive como forma de evitar a responsabilização do atual gestor por eventual omissão.

É entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2011, que o candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas tem direito subjetivo à nomeação, fica a Administração Pública vinculada às normas do edital e obrigada a preencher as vagas dentro do prazo de validade do concurso.

Para isso, a Promotoria de Justiça solicita que a Prefeitura realize um levantamento de todos os terceirizados que estejam exercendo exatamente as mesmas funções ou cargos para os quais foi realizado o concurso e, após isto, efetive as correspondentes exonerações. Caso seja necessário e em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, o Município deverá exonerar mais terceirizados que estejam impactando as despesas e os limites de gasto com pessoal, para balancear o orçamento público de forma a permitir as convocações. 

A recomendação foi expedida no dia 7 de julho e a Prefeitura recebeu prazo de 15 dias corridos para informar quais providências foram adotadas para cumprir o pedido do Ministério Público.


segunda-feira, 13 de julho de 2020

Organização cristã realiza evento internacional para jovens em 95 países

O Mundo conectado - A Comunhão Internacional de Jovens (International Youth Fellowship – IFY), é uma Organização Cristã Global, Não-Governamental, dedicada ao crescimento espiritual, intelectual e emocional dos jovens ao redor do mundo, existente em mais de 95 países e foi fundada em 2001, na Coréia do Sul


A IYF Rompe fronteiras e realizará evento online para jovens cristãos em mais de 95 países no mundo - Foto: Divulgação

A IYF – International Youth Fellowship, realizará o World Camp 2020 no período de 29 de julho a 1º de agosto. A organização está presente em mais de 95 países e realiza anualmente o evento em diversos países, em virtude da pandemia, a edição 2020 será on-line. A transmissão será via videoconferência através do aplicativo ZOOM, para 95 países e traduzido em sete idiomas: Português, Espanhol,  Francês, Inglês,Chinês, Coreano e Russo.

International Youth Fellowship (IYF), traduzido para o português: Comunhão Internacional de Jovens, é uma Organização Cristã Global, Não-Governamental, dedicada ao crescimento espiritual, intelectual e emocional dos jovens ao redor do mundo, existente em mais de 95 países, fundada em 2001, na Coreia do Sul, com o objetivo de solucionar os problemas que a atual juventude enfrenta, e ajudar os jovens a superar os seus limites para estabelecer fortes raízes espirituais e uma sólida fundação de Liderança.

 O Objetivo do evento é resgatar os jovens com dificuldades inter e intrapessoais.  Com o lema “ O mundo conectado, o ” IYF World Camp 2020, é  um evento de intercâmbio cultural, voltado aos jovens e contará com uma série de atividades, entre elas; palestras de educação emocional com o pastor Ock Soo Park; palestras de convidados influentes sobre diversos assuntos; academias temáticas; performances de danças culturais, e ainda,  a participação especial do Coral Gracias.

O Pastor Ock Soo Park é o fundador da Ong International Youth Fellowship - IYF e idealizador do World Camp., ele também escreveu o livro da série de educação emocional: “Quem é você que me arrasta” e a dedicatória foi a seguinte: “dedico aos jovens que estão passando por algum sofrimento no coração, por nunca terem aprendido sobre o mundo do coração e nunca ter havido alguém para ensiná-los. ”Com este coração do fundador da organização, o World Camp foi organizado e espera contar com a participação de 5.000 jovens.

Inscrições através do Link: https://forms.gle/JxF3ARKaQ91Bujex7

Mais informações: http://iyf.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/iyf.br

You Tube: https://www.youtube.com/user/IYFBrazil


domingo, 12 de julho de 2020

Casa Freitas inaugura lojas em Acaraú e Camocim e contrata novos profissionais

Fundada em 1959, a empresa inaugura sua filial na cidade, contribuindo para mais geração de emprego e renda e opção de compras. Os interessados nas vagas devem fazer o cadastro no site da empresa


A Casa Freitas, uma loja de departamento que oferece a mais completa variedade de produtos aos seus clientes anuncia sua instalação em Acaraú, cidade pólo no litoral oeste do estado. Apesar da crise epidemiológica, o município de Acaraú continua sua fase de crescimento e expansão, tornando-se cada vez mais, uma referencia no Baixo Vale Acaraú e na região noroeste do Ceará. A empresa foi fundada em 1959, além de Acaraú a empresa chega a cidade de Camocim.

Interessados em trabalhar na empresa devem se cadastrar no site da empresa www.casafreitas.com.br.

A empresa que conta com cerca de 20 lojas distribuídas em três estados nordestinos e um nortista oferece mais de 50 mil itens em utilidades para o lar, decoração e brinquedos. A proximidade aos consumidores, lojas amplas e climatizadas e a facilidade de pagamento são fatores que impactam na permanência da Casa Freitas como representante do segmento.

A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidade como Lojas Americanas, Supermercado Pinheiro, Atacadão do Vale, Pague Menos, Lojas Top Móveis, Lojas KDM e Banco Santander. Outras empresas também se preparam para futuras instalações na terra do príncipe dos poetas cearenses.


Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *