Os Três Guardiões: 2022-07-03

Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Empresa chinesa assinará acordo para fábrica de ônibus elétricos no Ceará

Assinatura de protocolo deve ocorrer nas próximas semanas

Por Victor Ximenes

Foto: Divulgação

A montadora chinesa Higer Bus, que exporta veículos para mais de 100 países, está prestes a assinar um protocolo de intenção com o Governo do Estado para instalação de uma fábrica de ônibus elétricos no Ceará, apurou esta Coluna.

O documento não garante a construção da unidade, mas é um passo importante na concretização do negócio.

INVESTIMENTO

O valor do investimento ainda não foi definido. Outros detalhes sobre o empreendimento devem ser relevados no ato da assinatura com a governadora Izolda Cela, prevista para as próximas semanas.

A companhia foi fundada em 1998 e está entre as 500 marcas mais valiosas da China. Possui 4 mil funcionários e produz mais de 35 mil ônibus anualmente.

Cano estoura e forma coluna de água em rua de Caucaia, no Ceará

Uma poça de água se formou na pista, atrapalhando o tráfego de veículos e pedestres.

Por g1 CE

Coluna de água é formada durante vazamento de cano no Bairro Arianópolis, em Caucaia. — Foto: Reprodução

Um cano estourado formou uma coluna de água na Rua Padre José Maria Moura, no Bairro Arianópolis, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta quarta-feira (6). Segundo moradores do local, o incidente aconteceu por volta das 3h, mas até as 7h30 seguia jorrando água.

Conforme a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), equipes técnicas foram deslocas ao endereço para fazer o reparo do cano. Não há informações sobre o que ocasionou o rompimento da tubulação. 

Por conta do vazamento, uma poça de água se formou na pista, atrapalhando o tráfego de veículos e pedestres.

Realização de bingos requer autorização prévia ou pode gerar prisão de até um ano, explica advogada

Lays Costa, membro da Comissão de Estudos em Direito Penal da OAB/CE, informou o que diz a lei sobre os bingos.

Por G1 CE

101 pessoas ganharam juntas um prêmio de R$ 1 mil após a pedra "49" ser chamada em bingo. — Foto: Arquivo pessoal

A realização de bingos é prática comum entre diversas entidades e até organizado por pessoas físicas, no Ceará. Contudo, a advogada Lays Costa explica que a atividade requer autorização do Governo ou Justiça do estado para ser feito de maneira legal. De outra maneira, a realização de um bingo pode gerar pena ao organizador.

A jurista, que é membro da Comissão de Estudos em Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB/CE), disse que no âmbito da justiça estadual há possibilidade de concessão para que seja autorizado o direito de explorar jogos de azar — processo que requer autorização expressa pela Justiça do estado.

“Se não existir essa autorização, seja ela governamental ou judicial, há possibilidade de punição penal, criminal, cuja pena pode ir de três meses a um ano”, declarou a advogada.

No último sábado (2), um bingo chamou atenção no Bairro Iparana, litoral de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O sorteio teve dezenas de vencedores que partilharam três prêmios; em um dos resultados, inclusive, 101 pessoas tiveram de dividir um prêmio de R$ 1 mil. 

Ao g1, o organizador do sorteio, Maurício Façanha, informou que realiza os bingos presenciais há dois anos, e garante que atua dentro da legalidade. “Nossos sorteios são todos legalizados. A gente paga para ter o direito de realizar jogos de azar”, declarou o empresário.

Já a advogada Lays Costa reforça que a obtenção de lucro com bingos é proibida por lei. “A lei de contravenção penal veda expressamente a utilização de jogos de azar para a obtenção de lucro, seja ela de uma pessoa civil ou ainda de uma pessoa privada. Portanto, nenhuma pessoa, seja ela jurídica (ou seja, empresa) ou privada (aquela que tem CPF) pode se utilizar de jogos de azar para aferir lucro no âmbito daqueles participantes”, complementou a jurista.

“É bom se destacar que, embora o estado preveja sim a possibilidade de realização desses jogos para fins não comerciais, sem obtenção de lucro, essa autorização deve se dar de maneira governamental”, reforçou Lays.

Subvariantes mais transmissíveis de vírus da Covid são identificadas no Ceará, informa Fiocruz

Um relatório da Rede de Vigilância Genômica da entidade confirmou a predominância das sublinhagens BA.4 e BA.5 da ômicron.

Por g1 CE

Ceará possui variantes mais transmissíveis da ômicron no estado. — Foto: Divulgação/Sesab

Um relatório da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) no Ceará identificou que o estado possui a presença de sublinhagens mais transmissíveis da variante ômicron do coronavírus. O documento elaborado pela Rede de Vigilância Genômica da Fiocruz Ceará confirmou a predominância das sublinhagens BA.4 e BA.5. A maioria das amostras são de residentes de Fortaleza.

O documento se refere a 115 amostras, colhidas no período de 27 de maio a 18 de junho, provenientes do Laboratório de Biologia Molecular para diagnóstico da Covid-19 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (Hemoce), sendo três das amostras encaminhadas pelo serviço de vigilância do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CE).

Veja o resultado das amostras colhidas pela Fiocruz no Ceará:

50 amostras foram classificadas como pertencentes à sublinhagem BA.5

10 como BA.4

29 como BA.2;

12 como BA.2.9;

2 como BA.2.12.1

2 como pertencentes a outras sublinhagens (sendo 01 genoma classificado como pertencentes à sublinhagem BA.1e 01 genoma como BA.1.1.

Fernando Dias, doutor em ciências da saúde e membro da rede genômica da Fiocruz Ceará, comentou o impacto dessas sublinhagens. Ele, inclusive, reforça que estamos vivendo uma nova onda da Covid no estado.

“Essas subvariantes foram as que causaram a onda de Covid recentemente na Europa e nos Estados Unidos. Então o que se sabe é que de fato são muito transmissíveis; então a gente observa que pessoas que tiveram o reforço vacinal, tomaram a quarta dose, entre sete, dez dias depois testaram positivo pra Covid, mostrando que são variantes capazes de driblar o sistema imune”, aponta Dias.

Cuidados com a transmissão e infecção

Apesar da maioria dos casos estarem relacionados a sintomas leves, a variante ômicron possui alto índice de transmissibilidade. Por isso, a Fiocruz Ceará alertou que é indispensável manter e fortalecer as medidas de prevenção, como o distanciamento social, uso de EPI e intensificar as medidas de higiene pessoal, evitando aglomerações e principalmente, atentando ao calendário de vacinação contra o vírus.

A Fiocruz explicou que as Variantes de Preocupação (VOCs) possuem em comum um conjunto de mutações características que as tornam evolutivamente mais adaptadas e competentes em parâmetros associados a infecção, transmissão e disseminação da doença quando comparados com outras linhagens circulantes. Também estão associados com maior capacidade de evasão do sistema imunológico.

A entidade salientou ainda que pessoas com o esquema vacinal completo ou que tomaram as doses de reforço, aumentam os níveis de proteção contra a ômicron e a outras VOCs mais transmissíveis do SARS-CoV2.

Senac Ceará abre vagas para mais de 100 cursos de educação profissional em julho

As turmas são em áreas como gastronomia, moda, beleza, saúde, TI, arte, comunicação, gestão e comércio

Escrito por Agência de Conteúdo DN

Legenda: Uma das áreas com inscrições abertas é a de Gastronomia. Foto: Carlos Eduardo

Com o reaquecimento econômico e surgimento de novos postos de trabalho, buscar formação e aperfeiçoamento ajuda profissionais a estarem em destaque no mercado, alcançando a vaga desejada. Pensando nisso, o Senac Ceará está com vagas abertas para mais de 100 cursos de qualificação em diversas áreas do conhecimento. Os interessados podem se inscrever no site do Senac: https://cursos.ce.senac.br/.  Neste mês, a escola contempla formações em moda, beleza, saúde, TI, arte, design, comunicação, gestão, comércio, gastronomia e outras.

As vagas apresentam requisitos variáveis e conteúdo para diferentes níveis de formação, como aprendizagem, qualificação, aperfeiçoamento, técnicos, graduações e pós-graduações. Os cursos contemplam vagas nas unidades de Fortaleza (Centro e Aldeota), Aquiraz, Crato, Juazeiro do Norte, Maranguape, Quixadá, Iguatu, Sobral e Itapipoca.

Para a gerente de Educação Profissional do Senac Ceará, Letícia Lastri, os cursos básicos de curta duração – entre 20 e 60 horas/aula - são ideais para quem deseja ter esse primeiro contato com a profissão. Na programação do próximo mês também constam os aperfeiçoamentos profissionais, de até 60h/a, para pessoas que já têm conhecimento básico ou atuação em determinada área, mas busca agregar novas técnicas e conhecimentos.

“Já para quem definiu sua carreira e busca uma formação completa, temos os cursos de qualificação profissional e os Técnicos. Esses têm cargas horárias mais extensas, mas o profissional sai preparado para atuar no mercado”, explica. Em julho, estão com inscrições abertas os cursos Técnicos em Estética, Óptica e Enfermagem.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://cursos.ce.senac.br/.  Dúvidas e mais informações, o contato deve ser feito por meio do telefone (85) 3270.5400 ou pelo Whatsapp (85) 99952-0255.

Confira a programação completa de julho dos cursos do Senac Ceará em: https://cursos.ce.senac.br/

domingo, 3 de julho de 2022

Grendene anuncia mais de mil vagas para as unidades de Sobral e Fortaleza

Para estas vagas, as inscrições ocorreram no mês de abril e os candidatos estão sendo convocados conforme a confirmação das vagas. Havendo necessidade, novas inscrições serão abertas

Com informações do Sobral Online

Fábrica da Grendene em Sobral - Foto: Divulgação
 

A Grendene anuncia mais de 1.000 vagas para as unidades de Sobral e Fortaleza. Para Sobral são 670 oportunidades para ajudantes de produção e 180 para aprendizes e em Fortaleza 170 vagas. Este ano a empresa conta com uma nova tecnologia para o processo seletivo: além do cadastro feito online, a documentação dos candidatos será inserida de forma digital com o objetivo de melhorar a experiência dos candidatos, trazendo maior comodidade, agilidade e transparência no processo.

Para estas vagas, as inscrições ocorreram no mês de abril e os candidatos estão sendo convocados conforme a confirmação das vagas. Havendo necessidade, novas inscrições serão abertas.

A Grendene reforça que o único canal utilizado para a análise dos currículos dos candidatos é o site e a comunicação é feita através do e-mail informado pelos candidatos que deve ser monitorado com frequência.

Dúvidas Frequentes:

1. O que mudou no processo seletivo da Grendene?

Desde de 2021, todos os candidatos estão se cadastrando nas vagas através da plataforma Gupy, uma empresa contratada pela Grendene para trazer uma nova experiência de seleção para os candidatos e agilidade no processo. Este é o único canal usado pela equipe de Seleção para identificar candidatos para as vagas disponíveis. Os formatos de recrutamento como entrega de currículos, bilhetes, ofícios, papéis não serão adotados. Nesta plataforma o candidato faz seu cadastro, testes e monitora em qual etapa do processo se encontra, de forma online, transparente e auto explicativa. Para 2022 a novidade é a inclusão da documentação de forma digital.

2. Como se cadastrar ou candidatar nas vagas?

Os candidatos devem acessar o site da Grendene para se candidatar nas vagas. Seguindo o seguinte caminho:

1. Digite no google: www.grendene.com.br

2. No site, clique no ícone: Faça Parte

3. Baixe a barra de rolagem e vá no ícone: Ir para Gupy

4. Você será direcionado para as vagas em aberto.

5. Abra a vaga de seu interesse e clique em se candidatar.

6. Se você já tiver cadastro, sua inscrição será realizada de forma automática naquela vaga que escolheu;

7. Caso não tenha cadastro, você precisa realizá-lo.

3. Problemas no cadastro/inscrição:

O candidato tem total responsabilidade sobre o seu cadastro. Para a segurança e proteção, terceiros não poderão alterar dados ou fazer novas senhas. Assim, é de extrema importância que o candidato, ao fazer o cadastro, anote o e-mail e senha.

Para todos os problemas de cadastro como, por exemplo: cadastro de CPF errado, identificação já cadastrada, esqueceu o e-mail ou senha, entre outros, você deve fazer da seguinte forma:

1. Colocar no google: gupy central de ajuda a candidatos

2. Clique em enviar uma solicitação

3. Descreva seu problema e aguarde que o time de Suporte da Gupy irá entrar em contato via novo e-mail informado.

Todo contato será com o time de suporte da Gupy. Não é necessário ir à Grendene ou ligar, pois pela Lei de Proteção de dados, apenas o candidato pode fazer qualquer alteração no seu cadastro.

4. Quando e como incluir a documentação digital?

Os candidatos que avançarem nas etapas receberão por e-mail um link para incluir a documentação digital. É uma ferramenta autoexplicativa.

PASSO A PASSO PARA A INCLUSÃO DIGITAL DOS DOCUMENTOS:

1. Incluir todos os documentos que estão como o asterisco vermelho (*), estes são os obrigatórios;

2. Fotos não podem ser trêmulas, não devem ter acessórios como óculos escuros, bonés, fones de ouvidos e devem ter fundo de uma única cor. Esta será a foto do crachá, caso o candidato seja contratado.

3. Atenção para não confundir a inclusão de uma foto de um documento no campo errado;

4. Confira se todas as informações digitadas estão corretas.

5. Toda a documentação deve ser 100% incluída. Pendências, impedirão o candidato de avançar no processo.

Para dúvidas e dificuldades em relação ao link e a inclusão da documentação digital você pode falar com a equipe de suporte, respondendo ao e-mail enviado com o link.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *