Os Três Guardiões: 2021-12-12

Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Santanenses são escolhidos os melhores nos últimos dez anos em diferentes segmentos da sociedade

 A escolha foi realizada pela internet pela Banzai Publicidade. Vencedores serão homenageados nesta quinta-feira

Por Manoelzinho Canafístula

 



A Banzai Publicidades realizou nos últimos meses do ano uma pesquisa de opinião para saber quais personalidades foram as mais influentes em quatorze segmentos da sociedade, a votação dos nomes ocorreu através de um formulário virtual e de livre escolha dos internautas. O resultado foi divulgado nesta semana e a solenidade de entrega do título está prevista para a noite desta quinta-feira (16) em um restaurante no centro da cidade de Santana do Acaraú.

 

Veja a lista dos agraciados por segmento

Empreendedorismo - Marco Aurélio Oliveira

Musica – Antônio Márcio do Monte

Ensino Virtual – Terla Vasconcelos

Personalidade sem Cargo Político: Oziel da Costa Cabral

Comunidade LGBT: Jorge Eduardo Ribeiro Lima

Cultura: José Irineu Braga (Igur Braga)

Professor: Gerson Souza Cavalcante

Comunicação: Manoel Rosa Filho (Manoelzinho Canafístula)

Mulher: Maria de Fátima Feitosa Vasconcelos

Esporte: Fábio Cavalcante

Político: Fábio Gomes Oliveira

Jovem Personalidade: Emanuel Sabino Carneiro

Agricultor: Francisco Edmilson Lira

Prefeito: Raimundo Marcelo Arcanjo

Conheça os homenageados

Marcos Aurélio Oliveira é Personalidade Santanense nos últimos dez anos na categoria empresário empreendedor. Ele está há mais de 25 anos no mercado de Empreendedor no segmento de mercadinho. Iniciou em Fortaleza e há alguns anos está em Santana do Acaraú, atualmente é o proprietário do Atacarejo Santanense, loja que deu uma repaginada e tornou-se referência na cidade, que em breve será reinaugurada.


Antônio Marcio do Monte é o Músico Personalidade Santanense nos últimos dez anos. Ele é filho de Antônio Abelardo do Monte e Maria Salomé da Silva, natural de Santana do Acaraú, nasceu em 28 de julho de 1972. Casado com Antônia Lúcia de Vascocelos do Monte. Filhos: Francisco Leivo do Monte, Ana Lívia do Monte, Ana Lígia do Monte e o neto Leví Tavares do Monte. Em 1986 com 14 anos começou seu gosto pela música, seus ensinamentos musicais na escola de música da banda de música Municipal João Alfredo de Araújo da Cidade de Santana do Acaraú, com o maestro Isaías Pereira de Matos e na prática com o maestro José Gerson de Araújo. Tendo como primeiro instrumento de sopro um sax-horne, após oito meses de estudos teóricos e práticos passou a estudar e tocar trompete.

Em 1989 com a chegada do maestro José Ataídes de Araújo foi convidado para exercer o cargo de regente assistente da banda de música e no mesmo ano foi aprovado no concurso público como trombonista da Banda de Música Municipal Padre Araken. Em 2003 fez uma capacitação para repasse da metodologia da ACIC- Associação de Corais Infantis - Um Canto em Cada Canto.

Em 2008 com a criação da secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude, foi nomeado pelo  secretário Manoel Rosa Filho como regente titular da Banda de Música Municipal Padre Araken.
Em 2008 fez o curso de regência (técnica de ensaio/prática de conjunto), durante o painel Funarte de Bandas de Música, ministrado pelo professor David Pereira, realizado na cidade de Sobral.

Em 2009 fez o curso de regência Coral, durante o painel Funarte de Corais, ministrado pelos professores: prof. Samuel Kerr e prof. Pablo Trindade, realizado na Cidade de Sobral.

De 2012 à 2013 fez o Curso de Extensão "capacitação de mestres de bandas " promovido pelo curso de música da Universidade Federal do Ceará-Campus de Sobral, ministrado pelos professores: prof. Dr. Marcos Toledo, professora Dra. Adeline Stervinou e professora Ms. Simone Sousa.

Em 2013 assumiu a direção da Banda de Música D. Maria Laura Aguiar do distrito de Ipaguaçu Mirim-Massapê. Em 2015 assumiu a direção da Banda de Música da Capela de São Gonçalo do distrito de Mutambeiras em Santana do Acaraú, ficando à frente da Banda por um ano.

2016 Curso de instrumentação e arranjos para Bandas de Música e Conjunto afins, durante o painel Funarte de Bandas de Música, ministrado pelo prof. Hudson Nogueira, realizado na Cidade de Sobral. Atualmente é regente titular da Banda de Música Municipal Padre Araken e da Banda de Música Gerardo Mamede (projeto).


Terla Maria Vasconcelos foi escolhida a Personalidade Santana no Ensino Virtual. Ela tem 45 anos, natural de Santana do Acaraú, é filha de Maria Francirene Araújo e José Raimundo Neto, ambos santanenses.

Tem formação acadêmica, graduada em pedagogia, pós-graduada em gestão e coordenação escolar ambos pelo instituto educa mais.

Sua vida profissional iniciou como professora de rede privada - educação infantil nas escolas Brincando e Aprendendo (1999/2000) e Mundo Encantado (2001 à 2006). Atualmente atua como profissional do magistério, exercendo a função de professora da rede municipal, desde 2007, acumulando experiência no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, compreendendo: educação infantil, fundamental i e ii. Exerceu o cargo de diretora da E.E.F. Jesus Maria José - Distrito de Sapó no biênio- 2017/2018. Foi professora de ensino superior - rede privada.
Na pandemia, em meio ao desconhecido, das perdas, aprendeu junto com seus alunos, ensinar à distância. E junto com o apoio das famílias, buscou ferramentas que facilitasse o ensino "em casa" e que despertasse o interesse de assistirem as aulas e conseguir resultados.


 OZIEL DA COSTA CABRAL foi eleito o santanense personalidade sem cargo político. Nascido na cidade de Alhandra, Paraíba, mas, residiu toda juventude na cidade de Goiana, Pernambuco. Nascido em uma família de oito irmãos sendo o mais novo.

Casado com Vitória Régia Vasconcelos Cabral há vinte e três anos. Sendo pai de dois filhos Alfredo Vasconcelos Cabral e Vitor Vasconcelos Cabral. Em 1997 passou a residir em Santana do Acaraú, e em 2004 ingressou no serviço público. Desde 2009 é o presidente do SINSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais). Em 2013 foi agraciado com o título de cidadão santanense.


 Jorge Eduardo Ribeiro Lima é a Personalidade Santanense nos últimos dez anos na categoria comunidade LBGT. Ele nasceu em abril de 1996. É o quinto filho, e o caçula de uma família de cinco irmãos. Iniciou sua vida estudantil no colégio Santanense, onde adquiriu sua primeira formatura, doutor do ABC. Algum tempo depois seguiu seus estudos na escola pública e atualmente é acadêmico do curso de Educação Física- UNOPAR.

Profissionalmente, já exerceu o cargo de entrevistador social pelo CRAS- Santana do Acaraú, recepcionista na Nossa Clínica - Sobral. Já desenvolveu alguns projetos sociais junto às comunidades carentes e atualmente além professor de dança é também vendedor autônomo, atuando também como influenciador digital, contando com 5.600 seguidores.



MANOEL ROSA FILHO – O MANOELZINHO CANAFÍSTULA tem 48 anos, é Jornalista Profissional (1996), Professor (1996), Radialista (1997), Micro Empresário de Serviços (2007), Político (1996) e Líder Comunitário (1996). Nasceu em Agosto de 1973 na zona rural de Santana do Acaraú, é divorciado, tem dois filhos e dezenas de filhos adotivos por consideração e afilhados espalhados pelo Ceará e outros estados. Residiu por 14 anos na cidade de São Paulo, seis meses em Quixeramobim, dois anos em Sobral e desde março de 2019 se divide entre Santana do Acaraú, Itarema e Acaraú. Foi funcionário das duas maiores empresas do mundo, a rede francesa Carrefour (1986/1993) e a rede americana Dun e Bradstreet Div. Nielsen (1994/1995), ocupando inclusive cargo de chefia.

Em Santana do Acaraú foi professor (1996/2003), Servidor Público Municipal Efetivo (2004/2005), Vereador (2007), Secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude (2008), Assessor Especial do Gabinete do Prefeito (2013). Em Sobral foi Servidor Público Municipal contratado (2017/2018). Foi fundador e editor dos Jornais: Horizonte (1996), Correio Santanense (2001/2005), Tribuna do Vale (2009/2010) e A Voz do Vale (2012/2016). Criou o site “Tribuna dos Vales" em novembro de 2016 – Com 1,5 milhão de acessos e atualmente é o editor do Blog “Os três Guardiões” – com mais de 2 milhões de acessos. Em 2001 criou o programa ECOA na extinta Rádio Arakem FM alcançando os maiores índices de audiência na História do Rádio.

Em Santana do Acaraú, foi presidente de Associações Comunitárias e conselheiro de sete conselhos municipais, sendo presidente de três deles: Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho de Habitação e Conselho de Segurança. Foi conselheiro do Conselho Municipal da Assistência Social do Município de Sobral. Prestou serviços de Assessoria de Comunicação e Imprensa e foi Mestre de Cerimônia para órgãos públicos e privados em diversas cidades da região noroeste do Ceará, incluindo Sobral.

Participou de dezenas de cursos, congressos, conferências, seminários, jornadas e oficinas no Ceará e no Brasil. Tem residência fixa em Santana do Acaraú (desde agosto de 1995) e em Itarema desde março de 2019. Desenvolve trabalhos voluntários para instituições públicas e privadas. Foi Candidato por quatro vezes a vereador (1996/2000/2004/2020), uma vez a prefeito de Santana do Acaraú (2016) e a deputado federal (2018) onde obteve o maior número de votos em Santana do Acaraú (2360).

Foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para Ouvidor Geral da Câmara Municipal de Itarema em dezembro de 2018 e tomou posse no cargo em maio deste ano. Mora desde março de 2019 entre as cidades de Itarema, Acaraú e Santana do Acaraú. Atualmente é Ouvidor Geral da Câmara Municipal de Itarema, comentarista oficial na Rádio Difusora FM de Acaraú, correspondente do Portal Sobral Online no Baixo Vale do Acaraú, apresentador do Programa Tribuna dos Vales na Rádio Rio das Graças FM e Jornalista Responsável e Editor do Blog “Os Três Guardiões”.

Estudou jornalismo no Centro Universitário Uninta, é filiado à Federação Nacional dos Jornalistas e ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará, tem registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego desde novembro de 2016.  

 


José Irineu Braga (Igur Braga) é Personalidade Santanense nos últimos dez anos na categoria Cultura. Ele nasceu em Santana do Acaraú, em 29 de julho de 1979, filho de José Iran Braga e Maria Neide Braga(ambos In memoriam). Iniciou no meio cultural em especial no teatro ano de 1998, tornando-se membro do Grupo Teatral Face a Face. No ano seguinte já participou diretamente da encenação da Paixão de Cristo, depois desta participou de todas as edições da encenação, tanto dirigindo como atuando. Já atuou como Caifás, Apóstolo, Barrabás, Simão Cirineu, José de Arimatéia e Centurião. De todas as encenações, sete foram gravadas em DVDs. Todos esses anos participou das Paixões de Cristo voluntariamente, assim como os demais participantes.

Igur Braga já fez parte de várias organizações, atividades, eventos, cursos e projetos culturais, entre eles: Projeto Fortalecimento das Competências Familiares e Municipais, onde foi comtemplado pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e ONG Catavento Comunicação e Educação Ambiental, pelo desempenho no projeto no ano de 2004. Coordenador de Festival de Violeiro, Sanfoneiro, Repentistas, e Gincanas alguns anos na FEMUSA (Feira Municipal de Santana do Acaraú), foi Presidente do Grêmio Estudantil da Escola José Joaquim Soares, 2002, coordenador das “1ª, 2ª e 3ª” aulas com os canais de participação e serviços sociais do município a (ACP)”, um dos criadores da AJES - Associação de Jovens e Estudantes Santanenses, foi um dos criadores da AJESA (Associação de Jovens Esportistas de Santana do Acaraú), foi repórter do Programa ECOA e Jornal Correio Santanense, fez parte do GEA (Grupo da Educação Ambiental), um dos idealizadores do Circuito de Férias de Santana do Acaraú em 2007 onde envolveram mais de 2000 pessoas diretamente, participou de vários seminários e eventos em outros lugares como: Bahia, Brasília, Pernambuco e dezenas de cidades do Ceará, participou de todos os fóruns e seminários da cultura a nível municipal e um a nível estadual, participou de vários grupos brincantes de quadrilhas, tanto dançando como puxando, participou diretamente do processo de criação da Secretaria de Cultura do Município, foi um dos idealizadores dos debates entre os candidatos a Prefeito e vereadores de Santana do Acaraú, nos anos de 2004, 2012, 2016, 2018 e 2020, Fez parte das Redes de Juventude do Nordeste, foi diretor do Departamento de Cultura do Município em 2008, coordenador de cultura da secretaria de cultura do município em 2014 à 2016, um dos idealizadores dos festivais zonais e do grande festival de quadrilhas juninas do município nos anos de 2005, 2006 e 2007, foi um dos mobilizadores que criaram o dia Municipal da Juventude Santanense, um dos criadores da EXPOARTS (Exposição de Artes Santanense), em 2009 produziu um de seus maiores trabalho, o Filme Serrote das Rolas e o Segredo dos Espíritos, foi guia no Memorial Pe. Araken por seis meses, fez curso de formação nas áreas de Planejamento, Cidadania, Economia Solidária, Meio Ambiente, Arte e Cultura através da Escola de Desenvolvimento Local (EDL), participou como oficineiro de teatro no Acampamento Latino Americano, foi Monitor de Arte, Cultura e Recreação nos projetos: “Meninos e Meninas na Construção de sua Identidade”, “Centro Integrado de Cidadania”, Projeto Estudante Cidadão e “Casa da Família”, orientador na Biblioteca Municipal José Alcides Pinto de 2011 a 2013.

Foi locutor numa rádio comunitária a qual teve dois programas. Prestou vários serviços voluntários: como repórter, guia turístico, aulas de capoeira para crianças carentes e jovens da zona rural, várias peças de teatro e oficinas de arte e cultura nas escolas e nos distritos, amigo da escola e puxador e animador de quadrilhas da sede e distritos sendo campeão em alguns grupos nos festivais municipais, participou de vários editais a nível de estado, chegando a ter cinco de seus projetos aprovados. Igur ainda é realizador do maior festival de cantores de Santana do Acaraú, o qual já teve três edições e envolveu dezenas de cantores.

Atualmente Igur Braga é casado com Joviânia Menezes a qual tem uma filha a Evelyn Braga, e tem ainda os filhos Thalyta Braga, Guilherme e Ryan Braga. É diretor, repórter e apresentdor da maior Web Tv da região a AMICS TV com 12 mil inscritos, é guia turísticos nas escrituras rupestres do Serrote das Rolas, historiador e pesquisador das lendas do município, é colecionado, tem um dos maiores acervos em vídeos sobre Santana do Acaraú, é funcionário público concursado, é administrador dos maiores grupos de Whatsapp e presta serviço de marketing digital para dezenas de empresas santanenses.


Gérson Souza Cavalcante é o Professor Personalidade Santanense. Ele nasceu no dia 19 de julho do ano de 1966, em Cachoeiras - Marco. Filho de Benedito Adalto Cavalcante (In memoriam) e Maria José Souza Cavalcante, tendo como irmãos: Rosa Maria, Ângela Maria, Nei Róbson (In memoriam), Silvio e Silvia. No Natal de 1974, sua família veio morar na localidade de Boa Vista - Santana do Acaraú. Começou seus estudos em 1975 no Colégio João Cordeiro, onde cursou desde a primeira série (hoje ano) até terminar o segundo grau (Científico e Normal - Pedagógico). Foi no Colégio João Cordeiro que começou sua vida profissional na educação santanense, exercendo as funções de professor (Educação Física, História e Geografia), secretário escolar e atualmente, exerce a função de coordenador. Foi como professor de Geografia que se destacou, pois foi necessário aprender e passou a ser referência no município de Santana do Acaraú, tendo o mesmo atuado como professor de Geografia no Cursinho Pré Uva e no Colégio Santana, ambos no município de Sobral. Atuou como professor de Educação Física e Geografia (na época Cenec) e criou o Cursinho Santanense (Colégio Santanense). Foi professor de Geografia no Colégio Nazaré Severiano, durante a transição do Ensino Médio (município / estado). Casou-se com Maria Simone Teixeira Pereira, tendo as filhas: Brenda, Mônica, Rebeca e Iasmim. Hoje o mesmo, junto com Ana Lourdes de Vasconcelos Oliveira e Vitória Régia Vasconcelos Cabral, administram como diretores, o Colégio Santanense que é uma referência na educação de Santana do Acaraú.

Maria Fatima Feitosa Vasconcelos é a Mulher Personalidade Santanense. Ela é filha dos agricultores Manoel Neves Feitosa e Maria das Dores Feitosa Torres. Natural de Santana do Acaraú, foi casada com Joaquim Almeida Vasconcelos. Mãe de quatro filhos, Maria Egradier Feitosa Vasconcelos, Luiz Eugênio Feitosa Vasconcelos, Maria Elisângela Feitosa Vasconcelos e Maria Edina Feitosa Vasconcelos. No final dos anos 1980 foi agente de saúde pelo Estado em várias localidades do Distrito de João Cordeiro, ainda nos anos 1980, foi presidente da Associação Moradores da localidade de Riacho das Rolas e da Associação Moradores do Bairro João Alfredo. Em suas ações sociais consegui uma pequena fábrica de costura para associação com Governo do Estado, também consegui um salão comunitário para a associação do Bairro João Alfredo.

Sua vida política começou em 1996, quando foi eleita vereadora pelo PSDB, no ano de 2.000 foi novamente eleita pelo PPS, em 2004 se reelegeu pelo PPS, e em 2008 foi eleita novamente pelo PC do B.

Desde 1974, quando trabalhou de representante na Santa Casa de Sobral, Fátima Feitosa presta este maravilhoso trabalho levando pessoas não só para Santa Casa como para vários hospitais. Um trabalho que ela nunca abandonou e presta até hoje para seu povo.


Fábio Gomes Oliveira é o Político Personalidade Santanense. Popularmente conhecido como Fabinho, tem 34 anos. Nasceu em Sobral, mas toda sua vida foi em Santana do Acaraú. Filho de Francisco Neumar de Oliveira e Maria de Fátima Gomes, ambos servidores públicos municipais. Casado com Graça Iara Marques da Silva, com quem convive há 13 (treze) anos, juntos tiveram um filho, o pequeno/grande guerreiro Fábio Filho. Neto de Antônio Vilmar de Oliveira, o saudoso “Vilmar Finin”, que foi vereador.

Estudou no Patronato Sant’Anna e na E.E.F.M. Nazaré Severiano, Centro Educacional Cenesista Santanense, da antiga CENEC, e Colégio Santanense, onde concluiu o ensino fundamental e médio. No ensino superior, cursou o 1º período de Educação Física na UVA, iniciou o curso de Administração de Empresas e migrou para Ciências Contábeis, na Universidade Anhanguera, ainda não concluído. Durante a vida estudantil, participou de grêmio estudantil e foi membro do Conselho Fiscal da União dos Universitários de Santana do Acaraú – UNISA.

Trabalhou em papelaria e foi instrutor de curso de informática básica no setor comercial, já no setor público, trabalhou no departamento de informática e estatísticas da Secretaria de Educação, foi Coordenador do Censo Escolar e trabalhou no Programa Garantia Safra. Desde 2009 trabalha na área de assessoria em contabilidade pública e licitações públicas, em Santana do Acaraú e outros Municípios, atualmente ocupa a função de Pregoeiro Oficial da Prefeitura de Crateús - CE.

Sempre participou de trabalhos sociais, atividades culturais e esportivas, inclusive sendo integrante do grupo AMICS – Amigos da Cultura Santanense, uma organização voluntária que trabalhou e continua trabalhando em prol da preservação e proteção do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental de Santana do Acaraú. Atualmente é Presidente da CEAC – Central de Apoio às Associações Comunitárias de Santana do Acaraú.
Em 2016, foi eleito Vereador, tomou posse em 2017 e cumpriu o mandato até o final de 2020, período em que buscou valorizar e fortalecer a participação popular, ouvindo o povo nas comunidades, no Grande Conselhão, no Fórum dos Assentamento e etc. Na Câmara, foi Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e, ainda no ano de 2020, foi candidato a Prefeito pelo PT – Partido dos Trabalhadores.



Fabio Cavalcante é a Personalidade Santanense no Esporte. Nascido em 16 de julho de 1985, começou a praticar esporte em 2015 após sentir problemas de saúde. Chegou a pesar 108 kg, então resolveu mudar seu estilo de vida e começou a correr e o que era só para resolver um problema de saúde foi se tornando um hobby e logo profissional. Participou de provas em todo Brasil (São Silvestre, Maratona do Rio, Natal, Recife, Salvador e outras cidades) conseguindo alguns troféus como 1º lugar na Maratona de Natal) e não ficou por ai, começou a praticar Triathlon em 2018 e faz parte da Federação Brasileira de Triathlon, conseguiu ser campeão cearense e Norte Nordeste de Triathlon Sprint e sempre tentando superar seu limite começou a praticar Mountain Bike e conseguiu alguns troféus aqui no Ceará e no Piauí. Hoje seu objetivo no esporte é motivar as pessoas a praticar esportes e atividades físicas. Sempre motivando e ajudando as pessoas.


Emanoel Sabino Carneiro o Jovem Personalidade Santanense. Jovem de grande destaque em nosso Município, que aos poucos vem conquistando seu espaço e caindo no gosto da população, tem 27 anos, nasceu em 15 de Novembro de 1994, dia da Proclamação da República. Filho de José Rodrigues Carneiro Júnior e de Aracélis Cândido Sabino Carneiro, casal de Santanenses admirados, possui uma irmã, Milla Sabino casada com Jardel Bruno.

Emanoel, desde sua infância se destaca por sua liderança e ousadia, sempre em prol do bem estar das pessoas, principalmente as mais humildes, atuando também nos movimentos e pastorais da Igreja Católica, estudou até seus 10 anos em Santana do Acaraú, em seguida passou 10 anos de sua vida estudando no Colégio Sant'Ana, na cidade de Sobral, onde depois se preparava para entrar no Curso de Engenharia, na época em que passou no vestibular, foi aprovado em 1° lugar dentre os vestibulandos, com poucos meses no Curso, conquistou a simpatia e respeito de seus contemporâneos, onde ajudou a fundar o Centro Acadêmico de Engenharia Civil do Centro Universitário INTA, sendo eleito e reeleito Presidente do Movimento estudantil, onde a partir daí começou a ganhar mais destaque na vida pública, ao deixar a Presidência, elegeu seu sucessor e logo em seguida foi eleito como Presidente do Conselho dos Estudantes das Engenharias de Sobral.

Emanoel Sabino, ainda teve seus anos de lideranças nos Movimentos Juvenis da Igreja Católica, sendo por duas vezes consecutivas Coordenador da Juventude Missionária na Paróquia Sra. Sant'Ana, logo depois foi eleito por duas vezes para Coordenar o Setor Juventude da CNBB da Diocese de Sobral, como também foi escolhido para compor a Coordenação Estadual da Juventude Católica do Estado do Ceará.

Em 2018, entrou para a Política Santanense apoiando seus Deputados, que vieram a tirar uma votação expressiva no Município, em 2019, deu uma pausa na vida pública e em seus estudos de Engenharia, para fazer uma Formação Humana que lhe foi proporcionada pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, onde residiu em Salvador-Ba, Juazeiro do Norte-CE e em Recife-PE, a Congregação Salesiana é conhecida Mundialmente por sua intelectualidade e por trabalhar a Educação das Crianças, Adolescentes e Jovens, através de seus renomados Colégios e Universidades, onde o mesmo atuou junto as Coordenações dos Colégios e teve grande destaque e reconhecimento por onde passou.

Ao terminar o período da formação humana, decide voltar para sua cidade, Santana do Acaraú, dando continuidade ao seu Curso de Engenharia e trabalhando como cidadão santanense, tendo uma grande visibilidade e aceitação política.

Hoje, Emanoel Sabino é um dos nomes mais cotados do Município para ingressar na vida pública, o mesmo vem trabalhando e se destacando ao conseguir recursos e projetos para o bem da população.



 Francisco Edmilson Lira é o Agricultor Personalidade Santanense. Tem 56 anos, é filho de Francisco das Chagas Lira e Maria José Lira. Casado com Maria Esmeralda Vicente de Maria e pai de quatro filhos e tem cinco netos. Foi líder estudantil nos anos 1990, líder comunitário. Em sua vida acumulou 38 certificados voltados para o desenvolvimento rural e meio ambiente. É agricultor por vocação, dentre outras ocupações.


Raimundo Marcelo Arcanjo foi eleito o prefeito santanense dos últimos dez anos. Ele foi vereador por dois mandatos, presidente da Câmara Municipal, Servidor Público Federal, formado em direito. Foi eleito prefeito em 2016.


 

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Justiça acata ação do MPCE e suspende festa em Ubajara por descumprimento de medidas sanitárias

A Justiça determinou que a festa seja suspensa e fixou multa diária no valor de R$ 500.000,00 por dia, no caso de descumprimento da determinação

Com Informações do MPCE

 A festa seria realizada no Castelo Club e foi cancelada - Foto: Divulgação

Após Ação Civil Pública (ACP) instaurada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Justiça determinou, na última segunda-feira (13), que seja suspenso o evento programado para ocorrer no próximo dia 17 de dezembro, no espaço Castelo Club, em Ubajara. Na Ação, destacou-se que o evento não ocorreria de acordo com o decreto sanitário vigente no Estado.

De acordo com laudo pericial anexo à Ação, o local possui caráter de ambiente fechado e, desse modo, só poderia receber o evento se respeitasse a capacidade do público determinada pelas normas sanitárias estaduais para o tipo de espaço, que é de 2500 pessoas. Contudo, a investigação do MP reconheceu que, conforme a quantidade de ingressos já vendidos, reservados e trocados em decorrência de outro evento cancelado, esse limite seria ultrapassado. Desse modo, o Juízo de Ubajara considerou que a realização da festa representaria fator de risco para a propagação do Coronavírus e de suas variantes.

Dessa forma, em caráter liminar, a Justiça determinou que a festa seja suspensa e fixou multa diária no valor de R$ 500.000,00 por dia, no caso de descumprimento da determinação. A ordem também é direcionada à Polícia Militar, à Guarda Municipal e à Prefeitura de Ubajara, para que fiscalizem o devido cumprimento.

MPCE recomenda que Santana do Acaraú e outros 43 municípios deixem de realizar eventos de fim de ano, pré-carnaval e carnaval que descumpram protocolos sanitários vigentes

Na região noroeste e serra da Ibiapaba também receberam recomendação: Camocim, Carnaubal, Croatá, Forquilha, Graça, Ibiapina, São Benedito, Sobral e Tianguá.

Com Informações do MPCE

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) já recomendou que 44 municípios do Estado adotem todas as providências necessárias para garantir o efetivo cumprimento dos decretos estaduais e protocolos sanitários vigentes na realização de eventos no final do ano, além do pré-carnaval e do carnaval em 2022, deixando de realizar festas que contrariem os decretos. Além de recomendações, nos municípios de Aracati e de Ubajara, o MPCE ingressou com ação civil pública (ACP).

Até esta terça-feira (14), conforme balanço do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), já haviam recebido recomendação do MPCE sobre o assunto as seguintes cidades: Acopiara, Alto Santo, Arneiroz, Aurora, Banabuiú, Boa Viagem, Camocim, Campos Sales, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Choró, Crato, Croatá, Farias Brito, Forquilha, Graça, Horizonte, Ibiapina, Icó, Iguatu, Itaitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Mombaça, Pedra Branca, Penaforte, Pindoretama, Porteiras, Quixadá, Redenção, Russas, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, São Benedito, São João do Jaguaribe, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá e Tianguá.

Nas recomendações, o MPCE solicitou, dentre outras medidas, aos prefeitos e secretários municipais da Saúde que proíbam a realização de eventos com aglomerações em espaços públicos e privados em desconformidade com as disposições sanitárias. O MP também pede que, caso sejam realizados, os eventos sociais sigam protocolo disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que inclui apresentação de passaporte sanitário por todos os presentes – com pelo menos duas doses ou três doses para os elegíveis para a terceira dose – bem como realização de controle de acesso pela organização das festividades.

Aos organizadores dos eventos, o MPCE também recomenda que observem, além da cobrança do passaporte sanitário, o número máximo de pessoas do evento, estando vedada a realização de festas de fim de ano, pré-carnaval e carnaval contrárias às regras da autoridade sanitária estadual. O órgão ministerial ressalta ainda nas recomendações que, “embora os dados da Covid-19 venham melhorando em todos os municípios cearenses, o cenário da pandemia em todo Estado ainda inspira cautela e atenção, não se podendo, no entendimento dos especialistas da saúde, prescindir, no atual estágio em que estamos do avanço da doença, do isolamento social e de medidas de enfrentamento da pandemia, comprometidas, acima de tudo, com a vida das pessoas”.

IBGE divulga edital com 1.812 vagas temporárias para o Censo 2022

Inscrições serão abertas às 10h desta terça-feira (14) e seguem até o dia 10 de janeiro de 2022


Legenda: Vagas são para Agente Censitário de Administração e Informática e Coordenador Censitário de Área - Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 1.781 vagas temporárias para Agente Censitário de Administração e Informática e outras 31 para Coordenador Censitário de Área. Juntos, os dois cargos somam 1.812 oportunidades. Os aprovados irão atuar no Censo Demográfico 2022.

Os extratos dos editais foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (14). No entanto, informações como requisitos e datas das provas ainda não constam nos documentos.

Total de Vagas: 1.781

Remuneração: R$ 1.700,00

Previsão de duração do contrato: 5 meses

Confira o edital

Coordenador Censitário de Área (CCA)

Total de Vagas: 31

Remuneração: R$ 3.677,27

Previsão de duração do contrato: 7 meses

Confira o edital

BENEFÍCIOS

Além dos ganhos iniciais calculados em R$ 1.700 (Acai) e R$ 3.677,27 (CCA), os aprovados terão direito a auxílio-alimentação, transporte e pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais.

INSCRIÇÕES

As inscrições no valor de R$ 44 serão liberadas às 10h desta terça no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador da seleção, e seguem até as 23h59 do dia 10 de janeiro de 2022. 

Sindjorce convoca jornalistas para ato público e lançamento da Campanha Salarial 2022

Também no ato, será realizado o lançamento da Campanha Salarial Unificada dos Jornalistas nordestinos para o ano de 2022

Com Informações do SINDJORCE


O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convoca os profissionais do estado para Ato Público do Dia de Luta dos Jornalistas dos Nordeste, que acontece nesta quarta-feira (15) às 15h, na Praça da Imprensa no bairro Dionísio Torres em Fortaleza.

Também no ato, será realizado o lançamento da Campanha Salarial Unificada dos Jornalistas nordestinos para o ano de 2022, que tem como tema “Jornalismo essencial exige valorização profissional – Jornalistas do Nordeste unidos por reajuste salarial e respeito os direitos”.

A mobilização foi construída em parceria com os sindicatos da categoria na Região e marca o início da luta conjunta das entidades sindicais contra os atrasos e a ausência de reajustes salariais, o desrespeito à jornada, a precarização do trabalho da categoria e a violência dirigida à imprensa. A atividade tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

As direções sindicais irão realizar, ainda, uma live, às 19h, com transmissão conjunta pelas redes sociais da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas. No evento ao vivo, será apresentada a pauta regional da campanha.

Dia de vestir LUTO

Para reforçar a mobilização, as direções sindicais convocam os trabalhadores e trabalhadoras para que se vistam de preto no dia 15 e repercutam nas redes sociais, através da postagem de fotos usando a hashtag #ValorizeOJornalista e da marcação dos perfis da FENAJ (@fenajoficial), do Sindjorce (@sindjorce) e dos veículos de mídia.

“Os jornalistas do Ceará têm muitos motivos para protestar. Se não bastasse a precarização, agravada na pandemia, a categoria luta há três anos por reajuste em mídia impressa e há pelo menos um ano por reposição salarial em mídia eletrônica, além de serem registrados atrasos salariais em emissora do Sul do Ceará, a TV Verde Vale”, reforça o diretor de Mobilização e Negociação Salarial da Federação e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita.

Programação completa

Confira a programação completa do Dia de Luta dos Jornalistas do NE, uma das deliberações do I Encontro dos Jornalistas do Nordeste:

- 8h – Twittaço

- 9h – Instagramaço

- 15h – Mobilizações nos estados

- 19h – Live de Lançamento da Campanha Salarial Unificada 2022 dos Jornalistas do Nordeste




domingo, 12 de dezembro de 2021

Mais de 200 mil tíquetes do vale gás social serão distribuídos este mês à população cearense

Serão beneficiadas as famílias do Cartão Mais Infância, os jovens do programa Superação e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que possuem renda per capita até R$ 100,25. Confira lista.

Com Informações do Governo do Estado

Neste mês de dezembro, 201.259 tíquetes do Vale Gás Social serão distribuídos pelo Governo do Ceará à população cearense. Os tíquetes serão entregues pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos às prefeituras municipais, que será responsável pela distribuição à população local. O Vale Gás Social é uma política pública permanente criada pelo Governo do Estado que possibilitará a recarga gratuita do botijão de gás à população cearense em situação de vulnerabilidade, por três vezes ao ano.

Serão beneficiadas as famílias do Cartão Mais Infância, os jovens do programa Superação e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que possuem renda per capita até R$ 100,25. A cada edição do Vale Gás, cada família receberá um tíquete para recarga.

Acesse aqui a lista de beneficiários.

“O governador Camilo Santana, ciente das dificuldades financeiras deixadas pela pandemia do coronavírus, transformou esse auxílio em uma política pública permanente. Tenho certeza que essa recarga fará a diferença no acesso das famílias cearenses à alimentação. O dinheiro gasto na compra do botijão de gás agora poderá ser utilizado no complemento da alimentação e em outras despesas domésticas”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

Desta vez, além das famílias que já integram programas sociais, a SPS entregará 292 tíquetes a 146 entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. As entidades beneficiadas são aquelas selecionadas para o programa Mais Nutrição e pelo edital Cozinhas Sociais.

O Vale Gás Social foi um auxílio criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia da Covid-19 para apoiar famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social. Desde então, mais de 500 mil tíquetes foram entregues nos anos de 2020 e 2021.

Professora e marido são encontrados mortos dentro de casa na zona rural de Massapê

Prefeitura de Massapê publicou nota de pesar pelo falecimento da educadora.

Com Informações do G1 CE

Maria da Solidade, 49, foi vítima de feminicídio neste sábado (12). — Foto: Reprodução

Uma professora e o marido foram encontrados mortos, dentro da própria casa, na noite deste sábado (11), na zona rural de Massapê, no interior do Ceará. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou, em nota, que só será possível afirmar a causa da morte após a conclusão do laudo cadavérico.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Municipal de Massapê. Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense do Ceará foram acionadas e realizaram os primeiros levantamentos no local.

A mulher foi identificada como Maria da Solidade dos Santos, de 49 anos. Ela era professora da rede pública de ensino da localidade de Paus Brancos, na zona rural de Massapê.

A Prefeitura publicou nota de pesar pela memória de Maria da Solidade e lamentou o ocorrido. "Aos amigos e familiares, as nossas mais sinceras condolências", escreveu o município em uma rede social.



 

 

'Super Júpiter': cientistas encontram planeta gigante com dois sóis

É a primeira vez que um gigante gasoso é descoberto orbitando estrelas tão massivas e quentes; até então, nenhum planeta havia sido detectado em sistemas com mais de três massas solares

Por Marcella Duarte

Super Júpiter: cientistas encontram planeta gigante com dois sóisImagem: ESO Janson et al


Um enorme planeta, com cerca de 11 vezes a massa de Júpiter, foi descoberto cerca de 325 anos-luz da Terra. Além do tamanho, chama a atenção que esteja em um lugar inóspito: um sistema binário com duas estrelas também imensas. Na teoria, ele nem deveria existir lá.

O planeta "b Cen (AB)b" fica na constelação do Centauro e é classificado como "Superjúpiter" — um gigante gasoso, composto principalmente por hidrogênio e hélio, como o maior planeta do nosso Sistema Solar. Ele orbita o par de estrelas "b Centauri", que juntas possuem uma massa de seis a dez vezes maior que a do nosso Sol. A mais brilhante tem uma temperatura de superfície estimada em 18.000°C (a do Sol é 5.500°C).

Elas "formam um ambiente bastante destrutivo e perigoso, a ponto de ser considerado muito difícil para grandes planetas se formarem ali", explica o astrônomo Markus Janson, da Universidade de Estocolmo, na Suécia, principal autor do estudo publicado na revista Nature.

As estrelas "b Centauri" são gravitacionalmente presas uma à outra, em um chamado sistema binário - que pode ser visto a olho nu daqui. Em torno delas, a uma distância cerca de 560 vezes a da Terra ao Sol, o planeta "b Cen (AB)b" tem o que pode ser a maior órbita já conhecida: 100 vezes mais ampla que a de Júpiter.

É a primeira vez que um gigante gasoso é descoberto orbitando estrelas tão massivas e quentes; até então, nenhum planeta havia sido detectado em sistemas com mais de três massas solares. Estrelas deste porte emitem tanta radiação que acreditávamos impedir o processo de formação planetária. Ou seja, a notícia coloca em xeque nosso conhecimento sobre onde mundos podem existir ou não.

"A formação planetária parece ser um processo incrivelmente diversificado. Ela superou nossa imaginação muitas vezes no passado e provavelmente continuará a fazê-lo no futuro", completa Janson.

Formação - Um planeta começa a surgir a partir de nuvens de poeira e gases, como discos, que vão sendo atraídas e movimentadas pelas forças gravitacionais de jovens estrelas. No caso do "b Cen (AB)b", em um ambiente hostil, com tanta radiação de alta energia, não deveria haver matéria suficiente para formar um núcleo rochoso - a luz "sopra" e evapora a matéria ao seu redor.

Outros processos podem ter entrado em ação. O planeta pode ter formado seu núcleo a uma distância suficientemente grande do par de estrelas, ou então por um fenômeno de instabilidade gravitacional, em que parte da nuvem de poeira repentinamente desaba sobre si mesma.

O sistema pode ser jovem, com "apenas" 15 milhões de anos, mas já está estabelecido - para efeitos comparativos, nosso Sol tem 4,5 bilhões de anos. Por isso, não temos como observar o processo formativo. Mas há muito mais o que se estudar sobre o enorme e misterioso planeta. Na próxima etapa da pesquisa, a equipe internacional de Janson buscará conhecer sua composição química, que pode nos oferecer novas teorias e respostas.

O estudo usou dados do Very Large Telescope, em Paranal, no Chile, e seu instrumento SPHERE (Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet REsearch), um caçador de exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar). As observações foram feitas entre março de 2019 e abril deste ano. De acordo com os pesquisadores, por estar tão distante, enxergar o objeto era como encontrar uma única luzinha de Natal em meio a um estádio de futebol totalmente iluminado.

Nas buscas para confirmar que o planeta estava de fato em órbita ao redor das estrelas "b Cen", os cientistas descobriram que ele já havia sido observado, mas não identificado, em 2000, por um pequeno telescópio. A comparação com as imagens de mais de 20 anos atrás comprovou o movimento.



Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *