Os Três Guardiões: 2021-05-30

Total de visualizações de página

sábado, 5 de junho de 2021

Pintor é morto a tiros em Acaraú

Ele estava deitado em uma rede de tucum nos fundos da casa, quando foi executado a tiros por dois homens que chegaram em uma motocicleta

Por Redação do Blog com Informações do Sobral Online

 

O pintor Raimundo Erasmo Filho, 51 anos foi morto a tiros na noite deste sábado (5), em sua residência rua Major Coelho no centro de Acaraú, ele estava deitado em uma rede de tucum nos fundos da casa, quando foi executado a tiros por dois homens que chegaram em uma motocicleta, a PM foi acionada e compareceu ao local e isolou a área, não há informações da autoria do crime. A vítima não tinha antecedentes criminais. A Policia Civil vai investigar o crime.


SSPDS divulga número de WhatsApp do Disque-Denúncia para estreitar relacionamento com a população cearense

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, afirma que a pasta estabelece mais um canal para o cidadão contribuir com informações e denúncias

Com Informações da Ass. de Comunicação da Polícia Civil do CE

 

O Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), um dos canais de denúncias ofertados pelas forças de segurança pública do Ceará, ganha mais um opção de atendimento para recebimento de informações da população. Por meio do número (85) 3101-0181, que é WhatsApp, as pessoas poderão fazer denúncias, enviar fotos, áudios, vídeos e documentos. A ferramenta vai funcionar 24 horas por dia e é mais uma alternativa de serviço para estreitar o relacionamento com a população cearense que colabora com as forças policiais do Ceará.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, afirma que a pasta estabelece a partir de hoje mais um canal para o cidadão contribuir com informações e denúncias. “É importante destacar que o WhatsApp-Denúncia, por meio do número 3101-0181, é um complemento ao 181, que é o Disque-Denúncia da SSPDS. Agora, o cidadão tem mais um canal para fazer suas denúncias e colaborar com as polícias do Estado”, reforça o secretário.

Por meio dessa ferramenta, a população pode repassar informações que irão colaborar com os trabalhos policiais e, dessa forma, será possível a realização de um maior número de prisões e apreensões. O balanço atual do serviço demonstra que, cada vez mais, a população tem utilizado o serviço para colaborar com as ações policiais. Com a expansão do serviço, agora, com o uso do WhatsApp, os números de registros tendem a crescer.

O Disque-Denúncia é gerenciado por policiais civis e militares lotados na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Até maio de 2021, do total de ligações recebidas para o 181, os servidores contabilizaram 2.771 denúncias exclusivamente por meio telefônico. Em média, houve registro de quase 19 atendimentos por dia com informações que auxiliaram o trabalho de investigação da agência de inteligência da SSPDS. As principais denúncias estão relacionadas a assuntos sobre tráfico de drogas, maus-tratos, armas de fogo, além de dados sobre homicídios e roubos.

A SSPDS alerta aos usuários do serviço que fazer falsa comunicação de crime, que provoque a atuação das Polícias no intuito de investigar tal fato é crime. A conduta está prevista no artigo 340 do Código Penal e pode resultar em pena de multa ou detenção de um a seis meses.

Disque-Denúncia e WhatsApp

O Disque-Denúncia continuará atendendo pelo número 181, de forma gratuita e em tempo integral. As denúncias por meio de WhatsApp devem ser feitas para o número (85) 3101-0181, por onde podem ser enviados áudios, vídeos, fotografias e documentos. Basta salvar o número na lista de contatos do seu aparelho e abrir o aplicativo de mensagens instantâneas para iniciar uma conversa. As informações repassadas pela população são sigilosas para preservar o denunciante e são tratadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Mas atenção! As denúncias de ocorrências que estejam acontecendo no momento da ligação do cidadão devem ser feitas para o número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.

Serviço

WhatsApp – Disque-Denúncia 181

Salve o número (85) 3101-0181 na sua lista de contatos, abra o aplicativo WhatsApp e inicie uma conversa para colaborar com as Polícias do Ceará.

Bela Cruz, Itarema, Marco, Morrinhos e outras 81 cidades estão aptas a vacinar a população em geral contra a Covid-19; Veja lista

Primeiro lote de vacinas para o grupo deve contemplar população de 45 a 59 anos cadastrada na plataforma Saúde Digital

Com Informações do Diário do Nordeste


O Ceará ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 - Foto: Diário do Nordeste

Dos 184 municípios do Ceará, 85 já estão aptos a iniciarem a vacinação da população em geral contra a Covid-19. Na região do baixo Vale Acaraú os municípios de Bela Cruz, Itarema, Marco e Morrinhos estão na lista. A informação foi confirmada pela secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida, em entrevista ao Diário do Nordeste na manhã desta sexta-feira (4). Ela informou 83 municípios, mas a lista enviada pela Secretaria apresenta 85.

"Temos hoje 83 municípios que, pelas metas do cadastro no Saúde Digital, já podem avançar para a população em geral. Inclusive, o lote de hoje que vai ser enviado já vai contemplar 100% dessa população que está cadastrada", afirma, completando que o quantitativo é reservado a pessoas de 45 a 59 anos já inscritas.

Nessa quinta (3), o Estado recebeu um novo lote com mais 24.570 doses da Pfizer. Magda reforça que quem não se cadastrou não pode ser incluído no planejamento de distribuição das vacinas, daí a importância de se inscrever ou atualizar os dados.

Confira a lista por ordem alfabética:

Acarape

Altaneira

Alto Santo

Antonina do Norte

Aracati

Aracoiaba

Ararendá

Araripe

Aratuba

Baixio

Baturité

Beberibe

Bela Cruz

Brejo Santo

Camocim

Campos Sales

Capistrano

Cariré

Catunda

Caucaia

Cedro

Chorozinho

Coreaú

Crateús

Forquilha

Fortim

Frecheirinha

Graça

Granja

Granjeiro

Groaíras

Guaiúba

Ibaretama

Ibiapina

Ipaumirim

Ipueiras

Iracema

Itaiçaba

Itapiúna

Itarema

Jaguaretama

Jardim

Jucás

Lavras da Mangabeira

Madalena

Marco

Massapê

Meruoca

Milagres

Milhã

Missão Velha

Mombaça

Monsenhor Tabosa

Morada Nova

Moraújo

Morrinhos

Mucambo

Mulungu

Novo Oriente

Pacatuba

Pacujá

Palhano

Paramoti

Penaforte

Pindoretama

Pires Ferreira

Potengi

Quiterianópolis

Quixadá

Quixelô

Reriutaba

Russas

Salitre

Santa Quitéria

Santana do Cariri

São Benedito

Sobral

Solonópole

Tamboril

Tianguá

Tururu

Uruburetama

Varjota

Várzea Alegre

Viçosa do Ceará

Os 85 municípios mencionados já atingiram imunização acima de 90% da meta do terceiro grupo, formado por pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Os demais 99 só devem ser autorizados quando alcançarem a mesma marca.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Moradores protestam contra a construção de Central de Reciclagem e entidade apresenta razões para a construção do equipamento em Santana do Acaraú

 O equipamento é o último dos 17 municípios da região metropolitana de Sobral a ser construído, o atraso é em virtude de protestos de moradores locais que são contra a construção do equipamento


Por Redação do Blog com Informações do Sobral Online


Moradores falam para o Sobral Online na manhã desta quinta-feira - Foto: Reprodução 


A construção de uma Central Municipal de Reciclagem em Santana do Acaraú gerou protestos de moradores dos bairros Retiro e Gerardo Arcanjo na manhã desta quinta-feira (3) na cidade de Santana do Acaraú, o equipamento faz parte de um projeto da prefeitura em parceria com o Governo do Estado que visa a reciclagem de lixo no município, a prefeitura deu início a construção do Galpão, porém os moradores locais são contra o projeto no local, “aqui nós queremos uma praça, esse lixão vai trazer ratos, baratas e muitas doenças para as nossas famílias”, disse uma das moradoras.

 

Já a servidora pública e líder comunitária Marlúcia Souza disse que a praça é um sonho de 32 anos e que não é contra o equipamento, mas não quer que o projeto seja executado no bairro, “aqui temos um sonho de 32 anos, nós temos o direito de sonhar, não somos contra a usina, pois sabemos que vai gerar emprego e renda, mas somos contra ela ser construída aqui no nossos bairro”, disse a servidora.

 

Entidade se defende - A ACASA (Associação dos Catadores de Santana do Acaraú) manifestou razões para a construção do galpão de reciclagem de lixo de Santana do Acaraú, segundo Manoel Camilo presidente da Associação o local será construído para abrigar a sede da entidade, que realiza a coleta seletiva de material reciclado da cidade, segundo ele 12 toneladas de material reciclado são recolhidos das ruas de Santana do Acaraú por mês. Já o Coordenador de Meio Ambiente de Santana do Acaraú, João Batista do Espirito Santo Justo, diz que o local faz parte de um projeto implantado no município pelo Governo do Estado que visa a implantação de uma Central Municipal de Reciclagem que já foi construída nos 16 municípios da região e que só falta a de Santana do Acaraú, ele informa ainda, que a central de Santana do Acaraú, está atrasada há dois anos, o equipamento já deveria ter sido construído há um ano e a empresa que ganhou a licitação perdeu p contrato por conta dos atrasos e agora terá início a obra, segundo ele, o terreno hoje pertence ao Governo do Estado que deu início a obra, “essas pessoas ficam tachando a central de lixão, o que é uma ofensa e se continuar iremos levar o caso ao Ministério Público”, disse o coordenador. Ele ressalta que o lixo da cidade vai para o aterro sanitário de Sobral, “aqui temos material reciclado e que não tem nenhuma insalubridade”, finalizou.

Prefeitura de Santana do Acaraú constrói o Centro de Reciclagem Municipal

O equipamento é financiado pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com a prefeitura e servirá de sede para a ACASA

Assessoria de Comunicação da PMSA

 

A Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, em parceria com o Governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Obras, Urbanismo e Serviços Urbanos, deu início nesta quinta-feira (3), a construção do Centro de Reciclagem de Santana do Acaraú, o equipamento será a sede das atividades da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Santana do Acaraú (ACASA).

O equipamento será construído em um terreno doado pela prefeitura ao Governo do Estado, situado entre os bairros Retiro e Gerardo Arcanjo, próximo ao Ginásio Poliesportivo Cícero Saraiva, o equipamento receberá novos equipamentos para facilitar o trabalho dos catadores e catadoras santanenses. Um dos objetivos do projeto e gerar emprego, trabalho e renda e fazer a destinação correta do lixo reciclável no município, através da coleta seletiva, colaborando com o meio ambiente e reduzindo os custos com o destino final do lixo. Assista o vídeo institucional.




Segundo o prefeito Francisco das Chagas mendes (Meu Deus) o projeto já reduz os custos da Administração Municipal em pelo menos 12 toneladas de lixo a menos, que seria transportado para o aterro sanitário de Sobral, “se não fosse esse trabalho nós gastaríamos muito mais com o transporte do lixo, que hoje custa R$ 38 mil por mês, a prefeitura estaria gastando R$ 45 mil, portanto precisamos do apoio da população para abraçar este importante projeto”, disse o prefeito. Já o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Arlene Farias, diz que a redução dos custos além de gerar renda para as famílias de catadores, os recursos que seriam gastos com o transporte do lixo poderão ser destinados para investir em outras áreas, “a economia que será feita no transporte do lixo pode ser investida na educação, saúde e em outras áreas”, disse o secretário.


Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realiza ações na semana do Meio Ambiente em Santana do Acaraú

Uma das ações será uma homenagem às vítimas da COVID-19, onde será construído na entrada da cidade no bairro Veneza, o memorial Cruzeiro da Vida.

Por Assessoria de Comunicação da PMSA 


 

A Prefeitura do Município de Santana do Acaraú, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realiza diversas ações na Semana do Meio Ambiente, o evento será realizado no período de 1° à 7 de junho. Uma das ações será uma homenagem às vítimas da COVID-19, onde será construído na entrada da cidade no bairro Veneza, o memorial Cruzeiro da Vida.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Francisco Arlene Farias a Pandemia reflete as ações humanas, “esta Pandemia é um reflexo do que vem se fazendo com o Meio Ambiente. Para isso, vamos focar no plantio de árvores, limpeza do Rio Acaraú e revitalização de áreas degradadas. Tudo isso para fazermos da Semana do Meio Ambiente um gesto concreto de amor ao próximo e a natureza", disse o Secretário.

Veja algumas ações que serão promovidas:

. Recuperação de áreas degradadas com o plantio de espécies nativas e frutíferas;

. Solidariedade às famílias vítimas da COVID-19;

.  Plantio de árvores em conformidade com as demandas na cidade e nos distritos;

. Início do Plano Municipal de Revitalização do antigo lixão;

. Limpeza do leito do Rio Acaraú, na área urbana da cidade;

. Incentivar o cuidado com a natureza viva e o meio ambiente preservado;

. Construção  do Cruzeiro da Vida com um pedestal para colocação de placas com os nomes das vítimas da COVID-19;

. Realização de um Simpósio para discutir sobre as políticas públicas do meio ambiente  do município e a execução;

. Promover gestos concreto de amor ao próximo e a natureza durante a Semana do Meio Ambiente.


Pedra Fundamental do Memorial Cruzeiro da Vida  foi lançada durante a abertura da Semana do Meio Ambiente


A Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú lançou na manhã desta terça-feira (1°) na abertura da  Semana Municipal do Meio Ambiente, a Pedra Fundamental do Memorial Cruzeiro da Vida no Bairro Veneza.

O evento contou com a presença do Secretário de Urbanismo, Obras e Serviços Urbanos, Pádua Erickson (Dezinho Carneiro), que representou o Prefeito Francisco das Chagas Mendes(Meu Deus) e assinou a ordem de serviços para a  construção do memorial, que irá homenagear os santanenses vítimas da Covid- 19.

Marcaram presença, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Francisco Arlene Farias, o Coordenador de Meio Ambiente, João Batista do Espírito Santo Justo, representantes da Cáritas Diocesana de Sobral, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Defesa Civil, Loja Maçônica de Sobral, Clube dos Amigos da Natureza e outras lideranças.

 


domingo, 30 de maio de 2021

Polícia Militar prende dez pessoas ao flagrar rinha de galo com 55 animais em Acaraú

 O grupo foi conduzido à delegacia e assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental

Com informações da Assessoria da PMCE

Evento ilegal estava sendo realizado na localidade de Volta do Rio - Foto: Divulgação/PMCE

A Polícia Militar resgatou 55 galos após encerrar uma rinha na localidade de Volta do Rio, município de Acaraú, na tarde desse sábado (29). Dez pessoas envolvidas na organização da atividade foram presas. Já os responsáveis responderão por crime ambiental de maus-tratos.

Os agentes de segurança da 3ª Companhia do 11º Batalhão Policial Militar (3ªCIA/ 11º BPM) tomaram conhecimento da rinha de galos enquanto faziam patrulhamento de rotina e receberam a denúncia anônima por volta de 13h.


 55 galos foram resgatados pelos policiais militares - Foto: Divulgação/PMCE

Ao chegar no local, a PM flagrou aglomeração de pessoas e o crime ambiental. O dono do estabelecimento, um dos organizadores da rinha, fugiu.

Outro responsável e mais nove pessoas foram levadas à delegacia, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental, com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *