Os Três Guardiões: 2020-09-06

Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Forte terremoto é registrado no oceano a 1.219 quilômetros de Acaraú no Ceará

A terra tremeu no domingo passado com um sismo de 4,6 no interior da Bahia. o terremoto de ontem (6) foi de 6,6 no leito do oceano, mas sem risco de tsunami.

 


As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registraram neste domingo (6) um tremor de magnitude 6,6 na dorsal meso-oceânica no Oceano Atlântico.

Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o epicentro do evento foi a aproximadamente 1.219 quilômetros a Norte-Nordeste de Acaraú, no Ceará, e a 1.277 quilômetros a Norte de Fortaleza. O evento foi registrado por todas as estações da RSBR, sendo a estação mais próxima a de Morrinhos (CE).

A rede alerta que pela magnitude do tremor é de se esperar que novos tremores (réplicas) continuem ocorrendo nas próximas horas.

Estações Sismográficas são Instaladas na Bahia para medir tremores na região

Instalação de uma das estações sismográficas por Eduardo Menezes, técnico do LabSis

 (Foto: Edson Andrade)

Na última sexta-feira (4), o Laboratório Sismológico da UFRN, em parceria com a Defesa Civil do estado da Bahia (SUDIC) e a Prefeitura Municial de Amargosa, deu início às instalações das estações sismográficas no município de Amargosa. A instalação das três estações têm como objetivo identificar, com maior precisão, a origem dos abalos sísmicos que vêm ocorrendo com frequência na região. Desde o início dos eventos, no dia 29 de agosto, o prefeito do município de Amargosa, Júlio Pinheiro, forneceu todo o apoio para a população do município, principalmente às famílias mais afetadas. Na quinta-feira (3), o prefeito inclusive decretou "situação de emergência" em decorrência dos tremores que terra que ainda ocorriam na região.

O Laboratório Sismológico segue monitorando e divulgando toda a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Acesse Sismos do Nordeste para mais informações sobre os tremores de terra que ocorreram na Bahia.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *