Os Três Guardiões: 2021-01-24

Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Animais são envenenados e mortos na zona rural de Itarema

Pelo menos 10 cachorros e nove gatos já morreram envenenados, moradores de Córrego Grande estão desesperados com a matança em série dos animais, o mais recente foi uma cadela na tarde desta quinta-feira (28)

Por Manoelzinho Canafístula

Cachorro morto envenenado na comunidade de Córrego Grande - Foto: Divulgação

Moradores da comunidade de Córrego Grande, zona rural de Itarema estão tensos com uma matança em série de animais domésticos nos últimos dias, pelos menos dez cachorros e nove gatos foram envenenados e mortos. Não há pistas de quem seja o autor ou autores dos crimes.

Segundo o servidor público municipal José Vicente, 39 anos, os animais na hora em que saem na rua já retornam babando uma espuma e em seguida vem a óbito. Ele diz ainda que uma vizinha Maria Crispim tem uma criança especial de 8 anos e o cachorro era um animal que a família tinha para ajudar no acompanhamento da saúde de criança, Vicente diz ainda que todos os moradores estão desesperados com seus animais presos sem poder soltar.

José Vicente com sua cadela antes de ser morta envenenada - Foto: Arquivo Pessoal

José Vicente já perdeu três cachorros, a última cadela foi encontrada morta na manhã de hoje, segundo ele não medirá esforços até que o autor seja descoberto e preso pelos crimes cometidos, ele trabalha há 16 anos na comunidade e nunca presenciou esse tipo de crime contra animais, “como liderança da comunidade me sinto indignado, revoltado pelo tamanha crueldade que vem ocorrendo com estes inocentes. Não medirei esforços pela luta e defesa dos animais, para que este criminoso pague pelos crimes que vem cometendo. Dói demais você ver seus animais saudáveis, perderem a vida tão rápido de forma cruel desta”, disse o líder comunitário. 


Os moradores irão registrar boletim de Ocorrência na delegacia Municipal de Itarema, para que a polícia abra inquérito para investigar as mortes.

Câmara aprova prisão para quem matar cães e gatos.

Por Rosane Monjardim (Advogada)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em 2014 o Projeto de Lei 2833/11, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos. A matéria foi aprovada na forma de uma emenda substitutiva do deputado Lincoln Portela (PR-MG).

De acordo com o texto, matar cão ou gato terá pena de detenção de 1 a 3 anos. A exceção será para a eutanásia, se o animal estiver em processo de morte agônico e irreversível, contanto que seja realizada de forma controlada e assistida.

Se o crime for cometido para controle populacional ou com a finalidade de controle zoonótico, a pena será de detenção de 1 a 3 anos. Neste último caso, ela será aplicada quando não houver comprovação de enfermidade infecto-contagiosa que não responda a tratamento.

Essas penas serão aumentadas em 1/3 se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel.

Assistência e abandono

Para o agente público que tenha a função de preservar a vida de animais e não prestar assistência de socorro a cães e gatos em situações de grave e iminente perigo, ou não pedir o socorro da autoridade pública, a pena será de detenção de 1 a 3 anos.

O abandono de cão ou gato provocará a detenção por 3 meses a 1 ano. O abandono é definido pelo projeto como deixar o animal de sua propriedade, posse ou guarda, desamparado e entregue à própria sorte em locais públicos ou propriedades privadas.

Rinha de cães

No caso da rinha de cães, a pena será de reclusão de 3 a 5 anos; e a exposição de cão ou gato a perigo de vida ou a situação contra sua saúde ou integridade física provocará detenção de 3 meses a 1 ano.

Aumento de pena

Todas as penas previstas no projeto serão aumentadas quando, para a execução do crime, se reunirem mais de duas pessoas.

Interesse da sociedade

O autor da proposta disse que o projeto vai ao encontro das expectativas dos eleitores. “Estamos decidindo dentro do que a sociedade nos pede”, disse Tripoli.

“Cada vez cresce a preocupação da sociedade brasileira para corrigir essas práticas de covardia que ainda acontecem”, acrescentou o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE). Segundo ele, estatísticas demonstram que quem maltrata animais tende a maltratar mais idosos, crianças e mulheres.

Mesmo com orientação de todos os partidos a favor do texto, houve críticas à medida. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) pediu mais tempo para analisar o projeto. “O mérito é indiscutível, mas há uma confusão para usar o direito penal para mudar comportamento. Tenho dúvidas se o texto está adequado.”

Já o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) considerou uma “loucura” a Câmara votar a proposta, porque, em sua avaliação, ela pode causar superlotação de presídios. “Seria preciso usar o Maracanã para colocar as pessoas que agem contra cães e gatos.”

Os maus-tratos de animais são práticas muito comuns na história da humanidade e perduram até os dias de hoje. Não é raro nos depararmos com situações evidentes de maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados. Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene, cães presos em correntes curtas o dia todo, proprietários que batem covardemente em seus animais ou os alimentam de forma precária, levando o animal à inanição, cavalos usados na tração de carroças que são açoitados e em visível estado de subnutrição.

Mas há aquelas situações em que sabemos que o animal está sofrendo, só que a caracterização de maus-tratos é subjetiva. Por exemplo, seu vizinho deixa o cão preso o dia todo num quintal pequeno, sem abrigo, sozinho, latindo sem parar. Para a maioria das pessoas, isso pode ser caracterizado como 'maus-tratos', mas pode ser perfeitamente normal para o dono do animal.

De acordo com Marco Ciampi, presidente da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil), o princípio básico nas relações homem-animal deve ser o de: 'caber ao homem prover condições adequadas para a manutenção das necessidades - físicas, psicológicas e comportamentais - do animal. Quando não se é capaz de garantir a segurança do animal, este não deve ser mantido pelo homem'.

Os exemplos de maus-tratos seguem uma lista longa, que inclui: o sacrifício de animais em rituais religiosos, seu uso em rodeios, circos e touradas, práticas folclóricas bárbaras, como a farra do boi, ou até aprisioná-los em zoológicos. E várias associações também sugerem a extinção de uma prática comum em centros de zoonose espalhados pelo Brasil, as famosas carrocinhas. Muitos adotam a injeção letal para matar os animais que não tem para onde ir. Em alguns estados, isso está mudando.

Em São Paulo, por exemplo, foi sancionada uma lei em abril de 2008 que proíbe a eutanásia de animais em todos os municípios. Caberá, então, às prefeituras promover ações de castrações e adoção de animais. A lei vale também para animais considerados ferozes como os pit bulls.

Os animais são tutelados do Estado, como diz lei federal, por isso é obrigação deles olharem pelos animais em geral.

Se o animal estiver correndo risco de morte eminente, deve-se ligar para o 190 e fazer exigir os direitos dos animais assegurados em leis federais, estaduais, municipais e mundiais!

O artigo 225 da Constituição Federal e Decreto 4.645 art. 1º de 34 que diz que os animais são tutelados do Estado.

Orientações nos casos de comprovados maus-tratos a animais.

1) Boletim de Ocorrência via Internet, pode ser feito o registro de ocorrências, tais como Extravio de Documentos ou mesmo furto de Carros.

2) Providências a serem tomadas diante de maus-tratos a animais (extraído do livro DIREITO DOS ANIMAIS, Editora Themis. O autor, Diomar Ackel Filho, é Juiz aposentado e professor de Direito Administrativo na Universidade Bráz Cubas, Mogi das Cruzes)

"Havendo notícia da ocorrência de um crime, cumpre à autoridade policial instaurar inquérito policial, que é um procedimento para investigar a materialidade do fato e respectiva autoria. Qualquer pessoa pode comunicar a autoridade policial sobre fatos que se traduzem em ilícitos penais. Essa possibilidade constitui, em verdade, um dever para o cidadão, diante das constantes e inadmissíveis afrontas contra os animais.

No caso da violação de norma tuteladora de direitos e interesses dos animais, o denunciante deve solicitar o registro do fato em boletim de ocorrência. Pode também dar ciência às autoridades policiais militares e em especialmente à Policia Florestal, onde houver, quando se tratar de delitos que envolvam animais silvestres.

Infelizmente no Brasil não há um suficiente preparo e conscientização de agentes e autoridades policiais em relação aos direitos dos animais. Por causa disso, são freqüentes as manifestações de descaso, inércia e até pilhéria diante de comunicações de ocorrências envolvendo animais e que podem sugerir crimes e infrações administrativas. Mas se autoridade deixa de cumprir o que lhe compete, em termos de ofício, pode ser responsabilizada por *prevaricação (* Prevaricação: Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal).

Se o agente ou autoridade policial desatende o seu dever, nos casos mencionados, deve o denunciante dar notícia do ocorrido ao ministério público, que tem poder para requisitar a abertura do inquérito e respectiva apuração do fato, sem prejuízo de igual comunicação aos superiores hierárquicos do agente omisso.

No que tange à competência, a ação penal deverá ser proposta perante a Justiça Federal quando o fato envolver a fauna silvestre, já que esta constitui domínio da União Federal. Se assim não for, tratando-se por exemplo de crueldade contra um cão ou cavalo, a competência será da Justiça Comum, dos Estados ou Distritos federal."

Em suma: Qualquer pessoa pode registrar um boletim de ocorrência, na delegacia do local do crime contra o animal.

Se a autoridade policial não instaurar um inquérito, ou de qualquer forma se negar a investigar o caso, deve ser procurado o promotor público que é o integrante do Ministério Público, no prédio do Fórum do local, e relatar ao mesmo a recusa do agente policial.

Além do mais, o fato deve ser comunicado aos superiores hierárquicos do agente policial, para que sejam tomadas providencias disciplinares, pois é dever da autoridade policial instaurar o inquérito policial.

Observação importante O processo de inquérito policial bem como a ação penal ou civil é de interesse público e deve ser acompanhada. Qualquer pessoa interessada poderá solicitar o processo na delegacia ou no Fórum e dele ter conhecimento.

As denúncias podem ser anônimas. Não deixe um animal sofrendo, faça sua parte! DENUNCIE!

Caixa Econômica Federal chega em seis meses em Itarema, outras 74 agências serão abertas em outros estados com foco no Norte e Nordeste

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Pedro Guimarães, durante live semanal do presidente Jair Bolsonaro

Por Agência Brasil


Caixa: maior parte das unidades será instalada no Norte e Nordeste. Agência da Caixa em Acaraú - Foto: Manoelzinho Canafístula


A Caixa Econômica Federal vai abrir nove agências no Ceará, Itarema, Amotada e Granja todas no Litoral Oeste vão ganhar uma das 75 novas agências previstas para serem inauguradas nos próximos seis meses. A abertura das novas agências no país  está prevista para estados das regiões Norte e Nordeste. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Pedro Guimarães, durante live semanal do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

“Em cidades acima de 40 mil habitantes que, por ventura, ainda não tenham agências da Caixa, até o final desse semestre, a Caixa terá uma agência nesses municípios”, destacou Bolsonaro. Além de Itarema, Amontada e Granja, serão abertas novas agências em Mombaça, Pedra Branca, Beberibe, Viçosa do Ceará, Aqiraz e Missão Velha.

O presidente da Caixa lembrou do papel social que as novas unidades terão nessas localidades. “Não só são cidades com mais de 40 mil habitantes, então, foi uma escolha matemática, mas são cidades muito carentes. Na média, R$ 7 mil de PIB [Produto Interno Bruto per capita] por ano, enquanto o do Brasil é ao redor de R$ 33 mil”, afirmou.

A expectativa é que as novas agências comecem a abrir as portas em cerca de três meses. Parte das unidades no Centro-Oeste e no Sudeste será exclusiva para o segmento do agronegócio. A Caixa também deve multiplicar em mais de cinco vezes o volume de crédito disponibilizado para o setor.

“A gente quer aumentar nossa carteira agrícola de R$ 7 bilhões para R$ 40 bilhões”, disse Pedro Guimarães.

Caminhoneiros

Ainda durante a live, Bolsonaro voltou a falar sobre uma possível greve dos caminhoneiros e disse que há obstáculos para a redução no preço do diesel, principal reivindicação da categoria.

Segundo o presidente, umas das possibilidades seria reduzir em 9 centavos o preço do imposto federal que incide sobre o combustível, mas o Ministério da Economia avaliou que a medida poderia penalizar outros setores.

 “O imposto federal que existe [sobre o diesel] é o PIS/Cofins, que já tirou uma parte e está em 33 centavos [por litro]. Então, procurei a equipe econômica pra gente anular 9 centavos no diesel. Agora, cada centavo para diminuir no diesel, eu tive que buscar receita em outro local – ou criar um imposto ou aumentar outros impostos. E cada centavo no diesel equivale a 800 milhões de reais por ano”, argumentou.

“Eu não sei se é possível ou não, quem fala de economia é o Paulo Guedes. Eu levo sugestões pra ele, ele analisa, levando em conta o mercado, a economia do mundo todo. Mas seria muito bom se nós pudéssemos diminuir e não aumentar alguns impostos de acordo com o interesse público”, acrescentou.

Operação da Polícia Federal cumpre mandados de busca em Fortaleza e em Catarina por compra de votos

A Operação Tantos investiga crimes eleitorais cometidos durante as eleições municipais de 2020 no Ceará. A imagem mostra uma viatura da polícia federal estacionada ao lado do CRAS do município de Catarina, no Ceará. Ao lado do automóvel está um agente da Polícia Federal.


Legenda: Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Catarina pelos agentes da Polícia Federal - Foto: divulgação

Fortaleza/CE – A Polícia Federal deflagrou a Operação TANTOS, com o objetivo de combater crimes eleitorais no Ceará, na manhã desta sexta-feira (29).

Segundo a PF foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral, sendo seis em Catarina/CE e três em Fortaleza/CE. Na capital houve atuação nos bairros Cocó e José Bonifácio. A ação policial decorre de representação do Ministério Público Eleitoral em Ação de Investigação Judicial Eleitoral.

Em Inquérito Policial em curso, é apurada a prática de captação ilícita de sufrágio, popular “compra de votos” nas últimas eleições no município de Catarina/CE.

As investigações denotam prática de oferecimento de valores, cheques, ameaças, propostas de emprego, uso dos cartões do benefício social e de aumento de salário de servidores públicos em Catarina/CE em troca de votos, através de estratégias ilícitas com influência política e uso dos recursos do erário municipal.

As buscas objetivaram trazer material probatório no interesse dessa investigação. Foram apreendidos computadores, celulares e documentos. Não houve prisão. A pena para o delito de compra de votos é de 1 a 4 anos de reclusão.

Comunicação Social da PF no Ceará

Contato: (85) 3392-4867 / 9.9870-0624

E-mail: cs.srce@dpf.gov.br

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Funcionários do hospital Moura Ferreira de Acaraú protestam contra atraso do repasse de recursos federais

O grupo não estava em horário de trabalho, com cartazes em mãos, realizaram caminhada da unidade de Saúde ao Ministério Público da cidade, onde uma comissão teve uma audiência com o Promotor de Justiça, no final da tarde a prefeitura assumiu o compromisso de realizar a transferência 

Com informações do Blog O Acaraú

Funcionários durante protesto em frente a sede da Promotoria de Justiça de Acaraú - Foto: Divulgação

Funcionários do Hospital Dr. Moura Ferreira da cidade de Acaraú, no litoral oeste do Ceará, realizaram na manhã desta quinta-feira (28) um protesto contra o atraso no repasse dos recursos federais para o custeio do Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar – MAC. O atraso no repasse, cuja parcela é referente ao mês de dezembro do ano passado está provocando graves prejuízos a instituição e aos funcionários, que como qualquer trabalhador, precisam honrar seus compromissos financeiros.

Uma das funcionárias do hospital, a enfermeira obstetra Halana Samara Macedo Landim, trabalha na unidade há 11 anos e segundo ela, durante esse período só aconteceu atraso no repasse uma vez, na gestão do ex-prefeito Pedim do Cleto. A enfermeira destaca que naquela época todos os recursos, inclusive o repasse federal estavam atrasados. De acordo com a profissional de saúde, o atraso gera uma sério de prejuízos perante a população, a entidade e principalmente aos funcionários, que dependem do recebimento de seus pagamentos para honrar seus compromissos financeiros, “com um atraso de pagamento ou seja, do repasse da verba para o hospital e posteriormente para nossas contas implica em juros pagos em prestações de financiamentos imobiliários, pois graças ao nosso emprego e salários em dias podemos entrar em financiamento imobiliário e adquirir nossa casa própria. Muitos de nós pagamos prestações e os juros bancários são altos e atrasos implicam em prejuízo para nosso orçamento, uma vez que pagaremos muito mais”, disse a enfermeira.

Ela ressalta ainda outros prejuízos causados pelo atraso, “temos cartões de créditos, que os juros são estratosféricos, prestações de carro ou moto que também se atrasam implicam em juros altíssimos. Fora alimentação, o custo de vida está muito elevado e precisamos nos alimentar bem”, desabafa a servidora. Além de afetar o orçamento, a enfermeira diz que a credibilidade e a qualidade de vida dos funcionários também sofrem sérios prejuízos com a inadimplência, “para pessoa que tem compromissos e paga suas contas em dias fica preocupado, afinal somos humanos, essa preocupação influencia em nossa qualidade de vida, penso que uma situação dessa é uma falta de compromisso do governo municipal com os seus munícipes, afinal qualquer governante tem por obrigação governar com justiça e equidade para todos, sendo seus eleitores ou não”, finalizou.

O Ministério da Saúde repassou a verba para uma conta da prefeitura no dia 8 de janeiro, a gestão teria o prazo máximo de até cinco dias úteis para repassar ao hospital, administração da prefeita Ana Flávia Monteiro (PSB), não se manifestou sobre as razões do atraso, apesar de todas as tentativas de nossa reportagem em obter informações junto ao poder público.

O ato foi realizado por profissionais que não estavam de plantão e teve início as 8h da manhã na sede do hospital e terminou no prédio da Promotoria de Justiça de Acaraú, onde uma comissão de funcionários foi recebida pelo Promotor José Borges, que assumiu o compromisso de dialogar com as partes em busca de uma solução o mais breve possível. Segundo uma funcionária do hospital foi informada pela promotoria na tarde desta quinta-feira (28), que o Município de Acaraú fará o repasse nesta sexta-feira (29).

Polícia Civil amplia plantão aos finais de semana de Delegacia de Itarema

A ação tem como objetivo melhorar o atendimento da população dos municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Marco e Morrinhos que buscam pelos serviços da PCCE

Com informações da Polícia Civil do CE


 

Buscando otimizar os trabalhos de Polícia Judiciária no interior do Estado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) abriu o plantão aos finais de semana na Delegacia Municipal de Itarema, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. A medida passou a vigorar desde o último fim de semana (dias 23 e 24).

A ação tem como objetivo melhorar o atendimento da população dos municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Marco e Morrinhos que buscam pelos serviços da PCCE, além de evitar os deslocamentos das composições da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para o registro de flagrantes no polo plantonista mais próximo, que funcionava na cidade de Itapipoca, que fica a 96 quilômetros de Itarema.

A decisão de abertura de mais um polo plantonista aos finais de semana foi anunciada pelo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte), delegado Marcos Aurélio França, durante reunião, realizada no último dia 19, com representantes do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da PMCE, da Guarda Municipal de Itarema e da Prefeitura Municipal de Itarema.

Serviço

Delegacia Municipal de Itarema

Endereço: Rua das Indústrias, 1488, Itarema – CE.

Telefone: (88) 3667-1300

Horário de funcionamento:

Expediente: segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas

Plantão: 18 horas de sexta-feira às 18 horas do domingo

Mulher de 22 anos suspeita de furtar comércio de namorado de 84 anos é indiciada pela Polícia Civil de Ipu no Ceará

Os R$ 22.690.00 recuperados estavam enterrados no quintal da residência da suspeita

Com informações da Polícia Civil do Ceará

Dinheiro estava enterrado junto a uma planta no quintal da casa da suspeita - Foto: Polícia Civil de Ipu

Uma investigação rápida conduzida por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Ipu, resultou na recuperação de mais de R$ 22 mil em espécie, subtraídos por uma mulher de 22 anos, que namorava com a vítima, um homem de 84 anos. O caso foi registrado no último domingo (24), em Ipu – Área Integrada de Segurança 16(AIS 16) do Estado.

Os trabalhos policiais iniciaram logo após os policiais civis serem informados sobre um furto a um estabelecimento comercial, situado no bairro Canudos, em Ipu, ocorrido no último domingo (24). De imediato, os investigadores iniciaram diligências com o objetivo de identificar os suspeitos, bem como recuperar a quantia subtraída na ação criminosa. Após informações colhidas no curso das investigações, na manhã do último dia 26, os policiais chegaram a uma mulher de 22 anos, que é namorada do proprietário do estabelecimento.

A investigada, que não tinha antecedentes criminais e que mantinha um relacionamento com a vítima há cerca de quatro anos, confessou a autoria do crime e mostrou aos agentes onde escondeu o dinheiro. Os R$ 22.690.00 recuperados estavam enterrados no quintal da residência da suspeita. Um inquérito foi instaurado para dar continuidade as investigações e identificar se a mulher teve ajuda de uma outra pessoa para a prática criminosa.

Confira o video no ato da apreensão do dinheiro

Denúncias

A população pode contribuir com informações que ajudem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 3683-3911, da Delegacia Municipal de Ipu. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Ação do MPCE requer liminar para Cagece regularizar abastecimento de água em Cariré, sob pena de multa diária de R$ 10 mil

A finalidade da ação impetrada pela promotora de Justiça Christiane Valéria Carneiro de Oliveira é garantir a prestação do serviço com oferta e qualidade da água adequadas para consumo humano, bem como estabelecer melhorias no serviço de esgotamento sanitário

Com Informações do MPCE


 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Cariré, propôs judicialmente nessa terça-feira (26/01) Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência, para que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) restabeleça o abastecimento de água no município e seja responsabilizada, juntamente com a Prefeitura, por danos causados à população. O MPCE requer liminarmente uma série de medidas direcionadas à concessionária, como bloqueio de contas, fixação de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento de ordem judicial e condenação a pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos causados à população.

A finalidade da ação impetrada pela promotora de Justiça Christiane Valéria Carneiro de Oliveira é garantir a prestação do serviço com oferta e qualidade da água adequadas para consumo humano, bem como estabelecer melhorias no serviço de esgotamento sanitário. Conforme o MPCE, há denúncias de doenças e prejuízos materiais ocasionados pela má prestação dos dois serviços na cidade, prejudicando residências, comércios, órgãos públicos, escolas e unidades de saúde.

Desse modo, o Ministério Público pede a condenação do Município de Cariré, de forma solidária, e da CAGECE no sentido de obrigar a companhia a garantir o fornecimento contínuo e eficiente de água potável e tratada, durante as 24 horas do dia, para toda a população; e a executar obras de infraestrutura necessárias para a captação e reserva de água, especialmente nos momentos de estiagem. Para esses pedidos, o MPCE requer, em caso de desobediência à ordem judicial, bloqueio nas contas bancárias dos requeridos do valor necessário para se cumprir a medida judicial, além da fixação de multa diária de R$ 10 mil.

A ação também requer que a CAGECE seja condenada por danos morais coletivos, com valor não inferior a R$ 500 mil, por descumprir obrigações assumidas no contrato de concessão. Pela ação, a empresa deve pagar a consumidores que, nos últimos três anos, foram lesados pela instabilidade ou interrupção no serviço; faturar contas com base no consumo real; divulgar através de carros de som por toda a cidade situações de manutenção ou paralisação da rede; apresentar, a cada 15 dias, laudos físico-químicos e bacteriológicos da água distribuída no município; e elaborar, em 60 dias ou em outro prazo definido em juízo, um diagnóstico da situação hídrica local.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Enxame de abelha ataca família de agricultores, fere animais e mata aves em Itarema

 A família foi surpreendida pelo ataque das abelhas, mais de 20 galinhas foram mortas, além de outros animais da propriedade que ficaram feridos, o agricultor levou mais de 100 ferroadas e precisou de atendimento médico

Por Manoelzinho Canafístula

 

Galinhas mortas durante o ataque do enxame, outros animais ficaram feridos - Foto: Arquivo Pessoal

A família do agricultor Luiz Pereira Sobrinho, 53 anos foi surpreendida na manhã desta quarta-feira (27) por uma enxame de abelhas em sua propriedade na comunidade de Baixinhas, na cidade de Itarema, no litoral oeste do Ceará. Segundo declaração do agricultor um de seus trabalhadores foi atacado pelo enxame e correu em direção a casa da família em pouco tempo havia abelhas por todos os lugares, “pedi ao meu filho para não sair do quarto, tentei soltar meus animais de criação, mas ainda perdi vários deles, foi um desespero que nunca tive antes”, disse o agricultor. Ainda segundo ele após o ataque das abelhas passou mal e precisou ser levado ao hospital municipal Natércia Rios, “tomei 3 injeções e bastante soro e depois de 3 horas voltei pra casa graças a Deus, estou bem só com uma forte dor de cabeça mais vai passar se Deus quiser”, relata o agricultor ainda abalado pelo susto.

Agricultor Luiz Pereira após o ataque das abelhas - Foto: Arquivo Pessoal

 Ainda segundo ele, sua esposa Vanderleia Costa Araújo, 50 anos levou média 40 ferroadas, seu filho adolescente ficou trancado no quarto e não foi afetado pelas abelhas. O agricultor relata ainda a grande dificuldade em conseguir libertar os animais de pequeno porte que estavam na propriedade, entre eles porcos, uma novilha, um cachorro e muitas galinhas. O agricultor ressalta que só conseguiu controlar o enxame após tocar fogo em alguns galhos e usar inseticida, “os outros animais levaram muita ferroada, mas acho que escapam, mas perdi mais de 20 galinhas, joguei pelo menos 12 e outras 15 estão muito mal e podem morrer a qualquer momento”, finalizou.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Prefeitura deixa de repassar recursos e hospital de Acaraú pode paralisar todos os atendimentos

A parcela no valor de R$ 340 mil reais é referente ao mês de dezembro do ano passado e foi depositada no dia 8 de janeiro na conta da prefeitura, os recursos federais são do SUS e deveriam ter sido repassados a instituição até cinco dias úteis após o crédito em conta

Por Manoelzinho Canafístula

 

O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Moura Ferreira, situado na cidade de Acaraú, no Ceará é administrado pela SOCIEDADE ACARAUENSE DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA À MATERNIDADE E À INFÂNCIA – SAPAMI, a entidade está sem receber a parcela do mês de dezembro do ano passado, para pagar todas as despesas referentes aos atendimentos a pacientes no município e de outras cidades da região, a unidade hospitalar é referência em atendimentos de urgência, emergência, média e alta complexidade.

Segundo a direção do hospital o município deveria ter repassado a parcela até o 5º dia útil após o credito em conta, feito pelo Ministério da Saúde, fato esse que não ocorreu até o fechamento desta edição. A diretora da entidade Filomena Odete Ribeiro Ferreira Gomes encaminhou no último dia 21, um oficio para a prefeita de Acaraú, Ana Flávia Ribeiro Monteiro (PSB), com cópia para a secretária municipal de Saúde Ana Paula Praciano e ainda ao Ministério Público de Acaraú. Segundo a diretora, a cláusula sexta do contrato diz que os recursos deverão ser repassados de forma mensal a entidade, e mesmo diante de várias tentativas de contato com a prefeitura e a secretaria de Saúde de Acaraú o repasse não foi efetivado.

A diretora ressalta no ofício que a ausência do referido repasse do mês de dezembro de 2020, que normalmente se dá até o quinto dia útil após o repasse do Ministério da Saúde para o município, pode ocasionar a paralisação total dos serviços prestados pela unidade hospitalar. Ela destaca ainda, que os recursos oriundos dos repasses são advindos de recursos federais pactuados no MAC – Ambulatorial e Hospitalar. Por fim a diretora requer o pagamento, em caráter de urgência, da parcela referente ao mês de dezembro de 2020, de acordo com o primeiro termo aditivo do convênio 02/2020.

A secretária de Saúde de Acaraú, Ana Paula Praciano não se manifestou diante dos questionamentos feitos por nossa reportagem e ainda bloqueou nosso contato via rede social. O caso gerou ampla repercussão das redes sociais no município. A paralização no atendimento afetam pacientes de outros seis municípios do baixo Vale Acaraú entre eles Itarema, Cruz, Bela Cruz, Marco, Morrinhos e Jijoca de Jericoacoara.

Segue abaixo o conteúdo na íntegra do oficio da entidade hospital junto a prefeitura de Acaraú

 

À

EXMA. SRA.

ANA FLÁVIA RIBEIRO MONTEIRO

PREFEITA DO MUNICÍPIO DE ACARAÚ CEARÁ

C/C

Ilma. Sra.

Ana Paula Praciano

Secretária de Saúde do Município de Acaraú-CE

 

A SOCIEDADE ACARAUENSE DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA À MATERNIDADE E À INFÂNCIA – SAPAMI (HOSPITAL MATERNIDADE DR. MOURA FERREIRA), inscrito sob o CNPJ nº 07.003.288/0001-05, por meio de sua representante legal, abaixo assinada, vem, mui respeitosamente, dispor e requerer:

A requerente trata-se de entidade filantrópica que estabeleceu Convênio com esta municipalidade o qual integra o HOSPITAL MATERNIDADE DR. MOURA FERREIRA no Sistema Único de Saúde – SUS, onde o requerente presta serviços MAC – Ambulatorial e Hospitalar para o município de Acaraú, vide termo de convênio e aditivos em anexo.

De acordo com a Cláusula Sexta os recursos deverão ser repassados de forma mensal ao requerente, fato que até a presente data não ocorreu com a parcela referente ao mês de dezembro de 2020, mesmo diante de várias tentativas de contato do requerente para com o Município e a Secretaria de Saúde de Acaraú.

Ocorre, ainda, que a ausência da referido repasse do mês de dezembro de 2020, que normalmente se dá até o quinto dia útil após o repasse do Ministério da Saúde para o município, podem ocasionar a paralisação total dos serviços prestados por este HOSPITAL. Ressaltando, ainda, que o repasse do Ministério da Saúde ao município de Acaraú ocorreu no dia 8 de janeiro do corrente ano.

Cabe destacar que os recursos oriundos dos repasses são advindos de recursos federais pactuados no MAC – Ambulatorial e Hospitalar.

Em assim sendo, requer-se desta municipalidade o pagamento, em caráter de urgência, da parcela referente ao mês de dezembro de 2020, de acordo com o primeiro termo aditivo do convênio 02/2020, cujas cópias seguem em anexo.  

Acaraú-CE, 21 de Janeiro de 2020.

 

Filomena Odete Ribeiro Ferreira Gomes

- Representante Legal da SAPAMI -

Grupo Mateus abre 480 vagas de empregos em Sobral no Ceará

Os interessados devem cadastrar o currículo no site da empresa e aguardar o agendamento da entrevista

Com informações Sobral Online


O Grupo Mateus, com capital 100% nacional, é a quarta maior empresa no segmento alimentício do Brasil. Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, e agora chegando na Princesa do Norte do Cear
á, Sobral, gerando 480 empregos diretos.

Gerar renda, capacitar e investir nas pessoas é o DNA da Simbios que casou perfeitamente com o Grupo Mateus, referência de profissionalismo, competência e inovação.

“É uma grande honra para nós sermos parceiros de primeira hora no Ceará. Primeiro foi a loja de Tianguá e agora iniciamos a seleção dos colaboradores da loja de Sobral.” Pontuou Otaviano Costa – Diretor de empreendedorismo e inovação da SIMBIOS.

Se você é de Sobral e região e tem interesse em fazer parte do Grupo Mateus, siga os passos a seguir:

Passo 1: Faça seu cadastro no SITE;

Aguarde a ligação do Grupo Mateus marcando o dia e horário que você deverá comparecer para a entrevista;

Compareça a Simbios para entrevista no horário e dia marcado para evitarmos aglomerações.



4ª fase da Operação Banquete prende três pessoas por fraudes em licitações de engenharia na Prefeitura de Eusébio no Ceará

O MPCE investiga aparente associação criminosa entre agentes públicos e empresários do ramo de construção para fraudar pesquisas de preços, que tinha por objeto a locação de máquinas para execução dos serviços de conservação de estradas, rodovias e áreas daquele município 

Com informações do MPCE


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio dos integrantes do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), com o apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a 4ª fase da “Operação Banquete”, visando apurar supostas fraudes em licitações na Prefeitura de Eusébio, destinadas à locação de máquinas pesadas. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária contra engenheiros e um mandado de prisão preventiva contra um empresário, além do afastamento de um agente público. Também estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo que já foram apreendidos eletrônicos e documentos.

O MPCE investiga aparente associação criminosa entre agentes públicos e empresários do ramo de construção para fraudar pesquisas de preços, que tinha por objeto a locação de máquinas para execução dos serviços de conservação de estradas, rodovias e áreas daquele município. As investigações apontam para o favorecimento, pela Comissão de Licitação, de licitante concorrente que teve para si adjudicado o contrato.

Histórico

Desde as primeiras fases da Operação Banquete, iniciada ainda em 19 de agosto de 2020, já foram cumpridos 17 mandados de prisão, 24 de busca e apreensão e seis afastamentos de agentes públicos, tendo sido denunciados 19 réus. O objetivo é desarticular um grupo criminoso que fraudava licitações e dispensas na Prefeitura de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. As investigações haviam começado ainda no ano de 2019 e apontaram que empresários do ramo de alimentação e serviços gráficos teriam se associado para fraudar licitações e dispensas, em vários órgãos daquela Prefeitura.

O grupo criminoso teria se valido de pessoas de baixa renda para figurarem como sócias meramente formais das empresas, garantindo e ocultando o desvio de recursos públicos para os verdadeiros donos. Os investigados teriam contado ainda com auxílio criminoso de servidores e dirigente de órgão público. De acordo com o GECOC, o grupo já vinha faturando mais de R$ 7,6 milhões através da combinação de propostas entre licitantes, inclusive com a constituição de empresas em nome de “laranjas”.

GECOC

Criado por meio do Provimento nº 093/2018, o GECOC tem caráter permanente e finalidade de prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público incumbidos da prevenção e repressão aos ilícitos penais e civis praticados em detrimento do patrimônio público ou que atentem contra a probidade administrativa, atribuídos a agentes vinculados à Administração Pública direta ou indireta, estadual ou municipal, ou a entidades privadas que sejam destinatárias de recursos público

Chiclete, pizza e leite condensado: Parlamentares querem investigação sobre R$ 1,8 bilhão gasto pelo governo em alimentação

O TCU recebeu representação nesta terça-feira (26) para investigar a Presidência da República pelo aumento de gastos do Executivo com alimentação.

Com informações de Lauro Jardim/O Globo

Nesta terça-feira, o assunto se tornou meme nas redes sociais.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) pedem que o TCU se debruce sobre dados revelados pelo site “Metrópoles”. Segundo o site, no último ano, todos os órgãos do Executivo pagaram, juntos, mais de R$ 1,8 bilhão em alimentos. É um aumento de 20% em relação a 2019.

Na representação, os parlamentares alegam que, “em meio a uma grave crise econômica e sanitária, o aumento de gastos apontado pelas matérias é absolutamente preocupante, tanto pelo acréscimo de despesas como pelo caráter supérfluo de muitos dos gêneros alimentícios mencionados”.

Em goma de mascar, foram R$ 2,2 milhões. Molho Shoyo, molho inglês e molho de pimenta que somam mais de R$ 14 milhões. Em pizza e refrigerante, foram R$ 32,7 milhões dos cofres da União.

Para Rigoni, o mau uso dos recursos precisa ser investigado. “Um dos papéis do Legislativo é fiscalizar. O bom uso do dinheiro público, sobretudo em meio à pandemia, é essencial. Alguns valores gastos com supérfluos são inadmissíveis e precisam ser apurados”, detalha o capixaba.


Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *