Os Três Guardiões: 2020-02-02

Total de visualizações de página

sábado, 8 de fevereiro de 2020

MPCE e TCE retomam ações antidesmonte nas administrações municipais


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará retomam, em 2020, ações conjuntas para prevenir e coibir práticas de desmontes nas administrações públicas municipais após as eleições. Na manhã desta quinta-feira (06/02), representantes dos dois órgãos de controle se reuniram para o iniciar o planejamento das ações com o objetivo de preservar o erário e garantir a continuidade da prestação do serviço público à sociedade.

Um grupo de trabalho interinstitucional será montado para definição do escopo e do cronograma de atuação. Inicialmente, os trabalhos serão voltados à orientação dos gestores. A coordenadora da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Vanja Fontenele, ressaltou a importância do trabalho conjunto dos dois órgãos para a preservação do recurso público. “Essa primeira reunião do ano marca o início do planejamento das ações de combate ao desmonte e à prática do uso de decretos de emergência sem necessidade. Sabemos que podem acontecer situações desfavoráveis à população como, por exemplo, lixo nas ruas, falta de medicamentos ou de transporte escolar, atrasos em pagamentos e licitações inapropriadas. Não temos satisfação em promover responsabilizações penais. O mais importante é preservar o erário em benefício do cidadão”, pontuou.

O próximo encontro entre as equipes do TCE Ceará e MPCE acontecerá ainda na primeira quinzena de março. “Vamos materializar essa operação utilizando uma Matriz de Risco voltada a administrações mais vulneráveis ao desmonte. Sairemos em campo já com os indícios levantados. Esse planejamento de ações a serem desenvolvidas durante o ano deve trazer um resultado bem satisfatório à sociedade cearense, disse Carlos Nascimento, secretário de Controle Externo do TCE. Também participaram desse primeiro encontro as promotoras de Justiça Deolinda Costa e Virgínia Navarro, a assessora da Presidência do TCE, Aline Mota, o diretor de Contas de Gestão Municipal IV, Clóvis Celes; e a coordenadora de Comunicação Social, Kelly de Castro.

A cada 10 tartarugas encalhadas, 8 são encontradas mortas no Ceará

Nos últimos três anos, 192 tartarugas foram achadas nas praias pelo Instituto Verdeluz. Destas, já 162 estavam sem vida. Para pesquisadores, Estado não tem condições estruturais para cuidar destes animais que encalham no litoral

Diário do Nordeste

Tartaruga-verde encontrada sem vida no litoral do Ceará

Nos últimos três anos, 162 tartarugas marinhas foram encontradas sem vida em praias do Ceará. O número de mortes representa 84,3% do total de animais encalhados, que somaram 192 no período. As informações são do Instituto Verdeluz, uma Organização da Sociedade Civil (OSC).

A Instituição observou um aumento gradativo de animais em estado de óbito. O menor registro ocorreu em 2017 com 12 mortes. Entre 2018 e 2019, contudo, as mortes de tartarugas saltaram de 39 para 111, quantidade quase três vezes maior. Ao mesmo tempo, os encalhes contabilizados no triênio chegaram a 20, 48 e 124, respectivamente.

Entretanto, segundo a professora Caroline Vieira Feitosa do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, o número acentuado de um ano para outro não quer dizer que mais tartarugas estão morrendo no Estado. A engenheira de pesca esclarece que o aumento dos casos pode ser devido ao acompanhamento mais intenso do Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas-Marinhas (GTAR) do Verdeluz. "Eles passaram a frequentar mais vezes as praias", aponta.

Registros

O levantamento mapeou os dados separando Fortaleza dos demais municípios no litoral do Ceará. Quando analisados os dois grupos, a Capital teve 68 mortes entre 2017 e 2019, enquanto a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e o interior acumularam 94 óbitos de tartarugas. Conforme o estudante de Oceanografia e voluntário do Instituto Verdeluz, Hélio Marques, os animais achados passam por avaliação imediatamente após a constatação da morte.

"Quando a gente encontra, o procedimento principal é medir a tartaruga e tentar identificar a espécie. Dependendo de como estiver a situação, é feita a necropsia para identificar a causa da morte, ou se estiver em decomposição, a gente enterra na praia", explica.

A maior parte das tartarugas achadas na faixa de areia são a pente e a verde, espécies que desovam no Ceará. Esses animais têm as vidas interrompidas por causa da pesca de rede. A bióloga do Instituto, Alice Frota, aponta que elas não conseguem sobreviver após ficarem presas nos materiais usados por pescadores.

"Acontece bastante, a gente receber tartaruga com uma das patas enrolada em rede de pesca ou em anzol. Muitas encalham com alguma lesão no casco ou na cabeça, porque, às vezes, batem no barco. Algumas também já chegam com algum tipo de amputação porque é comum o pescador, na pressa de não rasgar a rede, acabar cortando o membro da tartaruga", detalha.

Outra causa apontada pela bióloga é a presença de lixo no intestino dos animais. "Isso significa que muitas delas morreram de inanição porque pararam de se alimentar. O cérebro diz que elas estão saciadas, mas não, é o conteúdo que está dentro e elas não conseguem expelir", diz, complementando que o material é visto no exame de necropsia.

As manchas de óleo que surgiram no litoral cearense em setembro de 2019 atingiram 21 das 111 tartarugas mortas no ano passado, segundo Hélio Marques. O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indica que o petróleo cru afetou 48 trechos litorâneos de 18 municípios do Ceará. No entanto, o voluntário pondera que ainda não é possível afirmar se os óbitos das tartarugas foram provocados pelos resíduos.

"Eles tinham óleo no seio do corpo ou estavam cobertos, mas não dá para tirar uma conclusão de que o aumento do número de casos está associado com o óleo". O Instituto, informa, segue estudando a contaminação dos animais afetados pelo resíduo, além de continuar acompanhando os casos de encalhes e óbitos.

Últimos casos

Em janeiro deste ano, nove tartarugas já foram encontradas mortas. Desse número, quatro aconteceram em Fortaleza. Entre os casos, no dia 19 do mês passado, o corpo de uma tartaruga foi visto encalhado nas proximidades da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. O animal apresentava marcas de sangue ao redor dos olhos, inchaço e rachaduras no casco.

"O Ceará não tem nenhuma estrutura para reabilitação desses animais para eles serem tratados com veterinário e retornarem ao mar", destaca Caroline Vieira Feitosa, do Labomar. Dessa forma, as tartarugas encontradas com vida são encaminhadas para o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em Areia Branca, no Rio Grande do Norte (RN).

A bióloga Alice Frota aponta que a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) ajuda no resgate e no transporte dos animais junto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA). "A gente tem conseguido um apoio muito grande desde o ano passado com a Sema e tem facilitado, mas reabilitação para tartaruga não tem".

A reportagem do Diário do Nordeste questionou à Pasta estadual as políticas públicas direcionadas à prevenção e resgate das tartarugas e como o monitoramento dos animais é feito. A resposta para a demanda não foi enviada até o fechamento desta edição.

Tamar

O Ceará, de acordo com o coordenador regional do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar, Eduardo Lima, possui duas áreas prioritárias para conservação de tartarugas: a praia de Almofala, em Itarema, e a Volta do Rio, em Acaraú, consideradas relevantes para alimentação desses animais. "Você tem animais provenientes de várias partes do mundo indo para aquele local específico, se concentrar, passar dois, três, quatro anos se alimentando para depois retornar para o local de origem", explica.

A base do Tamar foi instalada no Estado em 1993. Desde então, o projeto acumula o salvamento de mais de 5.800 tartarugas de cinco espécies. Os animais são capturados durante a atividade pesqueira. "Os currais de pesca da região não matam tartarugas. Todos os dias, a gente acompanha e quando os pescadores passam a rede e vêm tartarugas, nós fazemos o manejo", pontua Eduardo Lima.


Chão cede e alunos caem em buraco no laboratório de escola no Padre Andrade

Dois alunos ficaram feridos ao caírem em um buraco que se abriu no laboratório de ciências da Escola Monsenhor Dourado

Diário do Nordeste

Dois alunos ficaram feridos ao caírem em um buraco que se abriu no laboratório de ciências da Escola Monsenhor Dourado - Reprodução

Dois alunos se feriram após o chão ceder no laboratório de ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Dourado, no Bairro Padre Andrade, em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (7). Segundo uma estudante, que estava no laboratório no momento e não vai ser identificada, sete alunos e o professor caíram no buraco.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará (Seduc) disse que engenheiros irão acompanhar o caso para esclarecer as causas e adotar as providências necessárias, de forma imediata. Os feridos receberam atendimento no local, afirmou a secretaria.

Uma estudante conta que o professor alertou à turma que o chão estava "fofo" e que eles não deveriam correr ou se aglomerar. Os alunos, no entanto, se concentraram no mesmo ponto em determinado momento, e o chão acabou cedendo. "No meio da aula, quando ele foi mostrar as coisas, todo mundo foi para um lugar só. Ai o chão afundou com tudo", explica a aluna.

O Sistema Verdes Mares questionou à Seduc se a equipe discente da instituição já sabia dos riscos do acidente, mas não recebeu resposta sobre essa questão especificamente até a publicação desta matéria.

Conforme relata a mãe de uma das estudantes que se feriram no ocorrido, membros da organização da escola afirmaram que existia anos atrás uma fossa no local onde abriu um buraco. A filha dela caiu na cratera e teve arranhões nos braços e pernas. "Foi um susto. Fiquei preocupada porque a escola é um lugar de segurança", conta a mãe, que é costureira.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Ministério Público notifica prefeito de Itarema para explicar gastos com carnaval

O promotor instalou processo administrativo para apurar os gastos com o carnaval, a partir de uma matéria publicada no jornal Diário do Nordeste

Situação de diversos ônibus da frota de transporte escolar de Itarema - Fotos: Divulgação
O Promotor de Justiça Lucas Rodrigues Almeida, instaurou um procedimento para apurar gastos com as festas de carnaval em Itarema, no litoral oeste do Ceará e notificou o prefeito, Elizeu Charles Monteiro, na última terça-feira (4), para que apresente no prazo de dez dias, o processo licitatório e outras informações, sobre os gastos com a festa de carnaval, que será realizada no município na ultima semana desse mês. O Promotor requisitou ainda, a presença do prefeito e do ordenador de despesas, para comparecerem à sede da promotoria para prestar mais esclarecimentos ao representante do MP.


Notificação expedida pelo Ministério Público - Foto: Reprodução

Após ser notificado na terça-feira (4), o prefeito respondeu no mesmo dia sobre a manifestação do MP. No entanto, no portal do MPCE, ainda não foi publicado o processo licitatório. A abertura do procedimento teve como base a publicação de uma matéria sobre gastos, que os municípios cearenses farão com o carnaval e a cidade de Itarema, foi citada com gastos de R$ 320 mil reais, para pagamento de duas atrações. Em 2019 a prefeitura de Itarema gastou quase R$ 1 milhão com as festividades carnavalescas.
Evento cancelado - Em 2017 uma festa que seria realizada com o cantor Luan Santana, foi cancelada a pedido do MP em decorrência de problemas no processo licitatório, a ação  ainda está em andamento na justiça e segundo o denunciante, o processo de licitação estava com possíveis e graves irregularidades, entre elas partes do processo estariam em branco.  


Prefeitura arrecadou quase  R$ 75 milhões em tributos municipais, sobrou R$ 7 milhões - Foto: Reprodução

Defesa - Em sua resposta ao MP, o prefeito ressaltou as qualidades culturais, ecológicas e turísticas do município e destacou que a festa, faz parte da cultura local, sua maior justificativa, foi declarar que o município tem um orçamento folgado e que ultrapassou os R$ 140 milhões de reais em 2019 e teve uma sobra com mais de R$ 7 milhões, somente no ano passado.


Situação de pelo menos três ônibus da frota municipal, eles realizaram o transporte de estudantes durante o ano de 2019 e serão utilizados em 2020 - Foto: Reprodução

Transporte Escolar - Apesar dos fartos recursos, o município de Itarema ainda não forneceu transporte escolar para estudantes de diversas comunidades rurais entre elas, Pedra Arrancada, Córrego da Volta, Córrego da Forquilha, Touro, Brilhante, Farol, Guajiru, Barra, Itapajé, Guabiraba, Olhos d’Água, Lagoa do Mato e outras. Em contrapartida a prefeitura possui cinco ônibus novos que estão guardados na garagem municipal, desde outubro do ano passado.   



Unidade Básica de Saúde de Camundongo está há seis meses em reforma 
Foto: Divulgação

Saúde – Já na área da saúde a prefeitura está com problemas de atendimento nas unidades de saúde, na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Almofala não tem veiculo para transporte da equipe, a unidade funciona apenas com uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e o medico, que vai de carona ou no veículo próprio para chegar até a unidade, todas as visitas do mês de janeiro foram suspensas, em uma semana, três bebês tiveram graves problemas no atendimento da saúde, dois recém-nascidos morreram em decorrência de falhas no atendimento médico do hospital Natércia Rios, que ficou encharcado de água durante a chuva do ultimo dia 31 de janeiro, com goteiras inclusive dentro do novo centro cirúrgico, recém inaugurado. A terceira criança tem sete meses, é filha de um vereador, não teve atendimento satisfatório no hospital, a família decidiu encaminhar o bebê ao hospital Moura Ferreira em Acaraú, após ser avaliada, os médicos  a encaminharam à Santa Casa de Sobral, onde foi submetida a uma cirurgia delicada de intestino, a criança passa bem e deve receber alta em breve.


Avenida João Batista Rios está com buracos na via e diversos trechos do passeio público estão destruídos desde o ano passado - Fotos: Manoelzinho Canafístula

Infra-estrutura Urbana - A cidade enfrenta graves problemas com o lixo urbano e infra-estrutura. A via que dá acesso à ilha do Guajiru está em péssimas condições de tráfego, o prefeito decidiu em pleno período invernoso fazer uma reforma de um trecho que estavam completamente esburacada, o local está intransitável e a obra foi suspensa em decorrência das chuvas. Obras feitas para recuperar a malha viária em 2019, estão apresentando problemas e deverão ser refeitas, ainda durante o período invernoso. Moradores da zona rural reclamam principalmente das pontes, que foram feitas em sua grande maioria com areia e se dissolvem com as águas das chuvas.  



Entulho e lixo passaram meses para ser retirado de via pública 
Foto: Manoelzinho Canafístula

Empréstimo - Apesar de ter uma receita alta e a sobra de R$ 7 milhões de reais, o prefeito de Itarema Elizeu Monteiro, conseguiu aprovar na Câmara Municipal em agosto do ano passado, um empréstimo no valor de R$ 1 milhão de reais para compra de ônibus para o transporte escolar. Os estudantes continuam sendo transportados em veículos em péssimas condições de uso e  centenas deles, estão sem transporte na primeira semana de aula. Somente com aluguel de veículos a prefeitura tem gasto em media R$ 3 milhões de reais por ano.



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Cidades cearenses cancelam festa de Carnaval de 2020


O primeiro município que decidiu não ter os festejos deste ano já tinha optado no ano passado pelo cancelamento

G1
Cidades cancelam carnaval. Foto:Divulgação
Três cidades do Ceará suspenderam oficialmente as festas de Carnaval deste ano. As prefeituras das cidades de Granja, Ubajara e Tianguá anunciaram o cancelamento para destinar o dinheiro a outras áreas das cidades. O primeiro município que decidiu não ter os festejos deste ano já tinha optado no ano passado pelo cancelamento.

Veja os motivos do cancelamento:
Granja
A primeira cidade a anunciar o cancelamento foi Granja, localizada a 300 quilômetros de Fortaleza. O anúncio foi feito no dia 15 de janeiro e, de acordo com prefeita Amanda Aldigueri, a verba de cerca de R$ 1,2 milhão vai para ações de proteção social, com o objetivo de amenizar impactos negativos da quadra chuvosa na região. É o segundo ano consecutivo em que a festa não acontece com verba pública, pela mesma razão.

Ubajara
Na quinta-feira (30), a prefeitura de Ubajara anunciou o cancelamento da festa. O prefeito Renê Vasconcelos afirmou que a verba pública destinada ao evento, de aproximadamente R$ 250 mil, vai ser destinada à área da saúde, para pessoas com deficiência.

Ainda conforme o prefeito, o tradicional festejo que ocorre na quarta-feira de cinzas no Balneário do Boi Morto, ponto turístico de Ubajara, vai ser mantido.

Tianguá
O prefeito de Tianguá, Luiz Mendes, informou nas redes sociais no sábado (1º) que os festejos foram cancelados para investir na área da saúde. "Temos vários problemas, mas o problema maior é na saúde", disse. "Estamos encaminhando para fazer U.T.I no Hospital de Tianguá. Estamos encaminhando para concluir outros serviços, como reforma do Centro de Nutrição e do Posto de Saúde", acrescentou.

Recomendação do MP
Além das cidades que já anunciaram o cancelamento, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou à Promotoria de Justiça do município de Saboeiro o cancelamento das festas de Carnaval. A recomendação foi expedida no dia 30 de janeiro.

A recomendação levou em conta as dificuldades financeiras do município, que inclui a ausência de pagamento dos salários de servidores e temporários, “Estando muitos deles sem receber remuneração há vários meses”, disse o promotor de Justiça Alexandre Paschoal Konstantinou.

Ainda segundo o MPCE, a Prefeitura de Saboeiro tem até o dia 6 de fevereiro para encaminhar ao MPCE resposta sobre a recomendação. O G1 tentou entrar em contato com a gestão municipal, mas as ligações não foram atendidas.




Recém-nascida é abandonada dentro de mochila em residencial no Sítio São João

Menina foi deixada em frente a um apartamento no residencial José Euclides Ferreira Gomes

G1
Após ser encontrada, bebê foi acolhida por casal que acionou a Polícia Militar.Foto: Arquivo pessoal

Uma recém-nascida foi abandonada em frente a um apartamento no residencial José Euclides Ferreira Gomes, no Sítio São João, na noite desta quarta-feira (5). A menina ainda estava com o cordão umbilical, dentro de uma mochila.

Um casal que mora no local acolheu o bebê e acionou a polícia, conforme testemunhas. A bebê chegou a receber doações de roupas antes de ser levada.

De acordo com a Polícia Militar, a recém-nascida foi conduzida por uma ambulância do Samu para o Hospital Distrital Gonzaga Mota, o Gonzaguinha, no bairro José Walter.

Segundo um socorrista, indícios apontam que a criança havia nascido a menos de 24 horas. O estado de saúde dela é estável e ela ficará internada em observação na unidade de saúde.

O caso será investigado pela polícia, para tentar identificar os responsáveis pelo abandono.


Acidente com avião que se partiu em três após sair de pista na Turquia deixa 3 mortos e 179 feridos

Ventos e chuva fortes contribuíram para o acidente

Boeing 737 da companhia Pegasus Airlines destruído. Foto:Ozan Kose / AFP

Três pessoas morreram e 179 pessoas ficaram feridas num acidente com um avião comercial que pegou fogo depois de sair da pista ao aterrissar na cidade turca de Istambul nesta quarta-feira (5). Informações anteriores indicavam que o acidente havia deixado 157 feridos e um morto.

O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, declarou à imprensa que as três vítimas mortais eram turcas.

O acidente ocorreu quando o Boeing 737 da companhia Pegasus Airlines, procedente da cidade turca de Esmirna, estava pousando no aeroporto Sabiha Gokcen, nos arredores de Istambul, e foi vítima de ventos e chuva fortes, o que o levou a sair da pista, segundo imagens da televisão.

Incêndio a bordo

A parte da frente da fuselagem, compreendendo o cockpit e as primeiras filas, separou-se do resto da aeronave. Uma segunda fissura era visível no terço traseiro da aeronave, nas últimas dez filas e a cauda do aparelho. Houve um incêndio a bordo, que foi controlado pelos bombeiros.

A maioria dos passageiros conseguiu deixar o avião por seus próprios meios, usando uma escada na parte de trás ou andando nas asas da aeronave.


Wellington Dias topa desafio de Bolsonaro de zerar ICMS: 'A resposta é sim', diz governador

O governador do Piauí, contudo, pediu que a proposta seja incluída na reforma tributária.

Diário do Nordeste 

Wellington Dias topa desafio de Bolsonaro de zerar ICMS
Wellington Dias topa desafio de Bolsonaro de zerar ICMS: 'A resposta é sim', diz governador
O governador do Piauí, Wellington Dias se pronunciou nesta quinta-feira (06) a respeito do desafio feito pelo Presidente Jair Bolsonaro aos governadores.

Em entrevista à imprensa, quando questionado sobre o valor do combustível, o presidente disse que caso os governadores zerassem a taxação de ICMS sobre o combustível, os impostos federais do mesmo também seriam retirados.

“Eu zero o (imposto) federal, se zerar ICMS. Está feito o desafio aqui. Eu zero o (imposto) federal hoje e eles (governadores) zeram ICMS. Se topar, eu aceito”, disse o Presidente.

O governador do Piauí, contudo, pediu que a proposta seja incluída na reforma tributária, já em tramitação no Congresso Nacional. Na avaliação do governador petista, a matéria é bem mais complexa do que a proposta do Presidente.

“A resposta é sim, nós queremos tratar de redução, de simplificação da área tributária, do fim da guerra fiscal, queremos com isso que o país tenha uma outra modelagem, com o fim das desigualdades regionais, basta que o presidente diga ao seu líder e ao Presidente da Câmara e do senado: eu quero que a gente tenha isso e eu sou favorável à aprovação da reforma tributária”, disse Wellington Dias.

Ceará deve ter 3.330 novos casos de câncer de próstata em 2020

A estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que o câncer de próstata será o mais frequente no Estado, neste ano. Em Fortaleza, especificamente, a predominância no período será do câncer de mama

Diário do Nordeste

Os novos casos de câncer de próstata podem ter relação com o aumento da expectativa de vida, segundo especialista FOTO: THIAGO GADELHA

Já é possível ter uma ideia de quantos novos casos de câncer o Ceará e Fortaleza terão nos próximos anos. A projeção é que o câncer de próstata seja o mais frequente no Estado, com 3.330 casos novos em 2020. Uma taxa de 74,18 casos a cada 100 mil habitantes. Já na Capital, predomina o câncer de mama, com 1.230 casos a mais. Taxa de 86,56 a cada 100 mil pessoas. As taxas se repetirão a cada ano no triênio 2020-2022.

Os dados foram divulgados na "Estimativa 2020 - Incidência de Câncer no Brasil", publicação feita pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), que aponta as ocorrências estimadas para cada ano do triênio 2020-2022.

A projeção busca fazer um perfil da situação da doença, conforme Marceli Santos, tecnologista da Divisão de Vigilância e Análise de Situação do Inca. Para fazer o cálculo, são usados dois modelos: um mais sofisticado, com projeções a partir das informações de incidência dos registros de câncer no local; e outro que calcula a razão de incidência a partir da mortalidade, ou seja, quantas vezes o número de casos é maior que o de óbitos.

"Nós implementamos um registro de câncer em cada capital. Isso já faz bastante tempo, inclusive o de Fortaleza é um dos mais antigos. É desse registro que tiramos as informações para projetar", detalha a tecnologista. Segundo ela, a informação qualificada e a série histórica disponibilizada por cada registro permitiram que o Inca fizesse projeções melhores e mais estáveis. "É por isso que, pela primeira vez, conseguimos fazer a estimativa para o triênio. O câncer é uma doença crônica, então toda mudança [nos índices] é lenta e progressiva. A diferença é observada a cada cindo anos, pelo menos. Mas nós estamos lançando agora com um intervalo de três porque temos bastante informação para ser reproduzida", diz.

Idade

O surgimento de novos casos de câncer de próstata no Ceará durante os próximos anos, conforme a avaliação do urologista Gustavo Persici, coordenador do Centro de Atenção à Saúde do Homem, está relacionado à expectativa de vida dos homens, uma vez que a probabilidade é maior conforme o avanço da idade. "Quanto mais idoso, mais chances de ter o câncer de próstata. Alguns estudos de autópsias feitas em pacientes muito idosos que mostraram que, acima de 100 anos, quase todos tinham a doença", revela.

Com o aumento da expectativa de vida, segundo ele, os novos casos de câncer de próstata devem aparecer não só no Ceará, mas no Brasil como um todo. O que diferencia os diagnósticos é o grau de risco entre os tumores desse tipo, classificados como de risco baixo, intermediário ou alto.

O urologista ressalta que não há evidência científica suficiente para comprovar a existência de uma forma de prevenção eficaz da doença. Observa-se, porém, que pessoas sedentárias, que consomem grandes quantidades de gordura saturada, têm mais chances de desenvolver o câncer de próstata em sua forma mais agressiva.

Detecção

"A prevenção, na verdade, significa a detecção precoce. O paciente precisa fazer os exames regulares a partir dos 50 anos, e, para quem tem histórico familiar de câncer, deve fazer a partir dos 45 anos, para descobrir na fase inicial, quando ainda é curável", pontua Gustavo Persici.

Foi cumprindo religiosamente a rotina de exames para prevenção que o aposentado Airton Pereira, 73, teve o diagnóstico do tumor na próstata a tempo de tratá-lo. O câncer foi detectado em 2009, e ele passou pela cirurgia de remoção. "Eu ia todo ano, como recomendam. Só que em 2008, eu não fiz os exames, porque foi um ano atípico, com muitos eventos. Meu pai faleceu, eu tive minha terceira graduação, meus filhos se formaram. Deixei pra ir no começo do ano seguinte, e apontou a doença", relata.

Hoje, Airton está curado, mas continua sendo acompanhado no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), usando medicação a cada três meses. "Foi uma experiência extremamente dolorosa no sentido psicológico. Mas valeu, porque posso transmitir aos jovens o cuidado que o homem deve ter para fazer a prevenção".

No Ceará, além da cirurgia, o tratamento pode ser feito através de sessões de radioterapia, opção reservada para pacientes com mais de 70 anos ou que tenham risco cirúrgico. A operação pode trazer algumas sequelas, como disfunção erétil e incontingência urinária. "A gente observa que os homens não procuram o médico. Caso não tenham plano de saúde, recomendo que busquem o serviço público, no posto de saúde mais próximo. O homem deve procurar o médico de saúde da família que é capacitado para identificar os casos e fazer essa prevenção, ou encaminhar para o urologista", enfatiza Gustavo Persici.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Câmara dos Deputados aprova projeto sobre combate ao coronavírus

Proposta prevê isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do País

Diário do Nordeste

Deputada Carmen Zanotto fez modificações no texto enviado pelo governo Foto: Agência Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, a proposta que estabelece as medidas a serem adotadas pelas autoridades sanitárias em caso de emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus. Foi aprovado o texto da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) para o Projeto de Lei 23/20, do Poder Executivo.

Entre outros pontos, a proposta prevê isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do País.
O governo afirma que a proposta é necessária porque a legislação brasileira está defasada quanto à definição de instrumentos jurídicos e sanitários adequados para o combate ao vírus. Ainda não há casos notificados de contágio em solo brasileiro.

Foi rejeitado destaque do PT que pedia a aprovação de emenda do deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) destinada a garantir a manutenção do vínculo laboral da pessoa submetida a quarentena por até um ano, com pagamento regular da remuneração recebida na data do afastamento do trabalho.
Proposta prevê isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do País.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, a proposta que estabelece as medidas a serem adotadas pelas autoridades sanitárias em caso de emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus. Foi aprovado o texto da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) para o Projeto de Lei 23/20, do Poder Executivo.
Entre outros pontos, a proposta prevê isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do País.

O governo afirma que a proposta é necessária porque a legislação brasileira está defasada quanto à definição de instrumentos jurídicos e sanitários adequados para o combate ao vírus. Ainda não há casos notificados de contágio em solo brasileiro.
Foi rejeitado destaque do PT que pedia a aprovação de emenda do deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) destinada a garantir a manutenção do vínculo laboral da pessoa submetida a quarentena por até um ano, com pagamento regular da remuneração recebida na data do afastamento do trabalho.

Aposentada entrega 5 cartões com senha e tem prejuízo de R$ 10 mil após cair em golpe por telefone

Os estelionatários se passavam por uma administradora de cartões

Diário do Nordeste

Homem aplica golpe em aposentada e obtém cartões e senhas da vítima — Foto: Reprodução

Uma professora aposentada de 75 anos teve pelo menos R$ 10 mil de prejuízo após cair em um golpe e entregar 5 cartões e senhas para um homem que se passava por funcionário de uma administradora de cartões no último dia 25, em Fortaleza. A idosa recebeu uma ligação afirmando que um cartão dela havia sido clonado. A seguir, um suposto funcionário da empresa foi até o partamento da vítima e recolheu os cartões e as senhas.

Segundo o filho da vítima, a aposentada atendeu a ligação por volta de 16h30 do sábado (25) e o golpista, ao informar do suposto cartão clonado, pediu o número dos demais cartões no nome da vítima, afirmando que todos eles seriam trocados pela empresa. Durante a ligação, o estelionatário informou um suposto número de protocolo, pediu o endereço da idosa e passou um código de segurança, que o suposto funcionário da empresa deveria dizer na portaria do prédio da vítima para permitir a entrada.

O suposto funcionário chegou ao prédio da vítima de moto, subiu ao apartamento e colocou os cartões em um envelope lacrado, afirmando que era um procedimento para garantir a segurança. As câmeras de segurança do prédio da vítima registraram ele chegando até o local, às 17h40 do sábado.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que ninguém foi preso. Investigações seguem no 2° Distrito Policial. "A PCCE orienta as pessoas a ficarem atentas para evitar cair em golpes praticados por telefone. O primeiro passo é desconfiar quando há a solicitação de senha ou de código de segurança por telefone ou por e-mail. Esse tipo de informação é intransferível e não deve ser repassada por telefone", recomenda a SSPDS.

O filho da vítima conta que a mãe só desconfiou do golpe depois que entregou os dados. Os cartões foram usados em supermercados e lojas de eletrônicos. Compras que totalizam cerca de R$ 10 mil foram feitas em um dos cinco cartões roubados. A vítima aguarda o posicionamento de outros bancos para contabilizar o prejuízo total.

Ônibus sofre pane e pega fogo no bairro Aldeota, em Fortaleza

O coletivo levava cerca de 50 passageiros. Todos conseguiram sair sem ferimentos

Diário do Nordeste

Ônibus pega fogo no bairro Meireles, em Fortaleza. Foto:Divulgação

Uma pane elétrica deu origem a incêndio a um ônibus no bairro Aldeota, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (4). O coletivo da linha 028 - Antônio Bezerra/Papicu levava cerca de 50 passageiros quando começou a pegar fogo. O motorista conseguiu alertar a todos rapidamente e não houve feridos.

O caso aconteceu na Rua Tibúrcio Cavalcante. O corpo de bombeiros foi acionado por volta das 19h45 e compareceu ao local para controlar o incêndio.

As chamas atingiram parte da fiação elétrica e, por isso, a rede de energia precisou ser desligada na região.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *