Os Três Guardiões: 2020-01-19

Total de visualizações de página

sábado, 25 de janeiro de 2020

Aos 94 anos, idoso mantém comércio mais antigo de Juazeiro do Norte: 'Acho ruim não fazer nada'

José de Sá Barreto administra a 'Casa Grangeiro' e dirige o carro da casa ao trabalho

G1 

 
Aos 94 anos, José de Sá gerencia o comércio mais antigo de Juazeiro do Norte — Foto: Antonio Rodrigues/SVM

Em 1948, José de Sá Barreto Grangeiro criou a Casa Grangeiro, em Barbalha, sua cidade natal, no interior do Ceará, para vender o que classifica por miudezas. Após 21 anos, abriu uma filial em Juazeiro do Norte, município vizinho, que administra até hoje, aos 94 anos.

Mesmo com idade avançada, sua rotina se mantém há cinco décadas: acordar cedo, enfrentar o trânsito do Centro e administrar sua loja, a mais antiga registrada na Junto Comercial de Juazeiro do Norte. Ele ainda dirige na ida e volta ao trabalho, todos os dias.

"Eu gosto de trabalhar", enfatiza José. Para sua família, mesmo trabalhando na rua comercial mais movimentada da cidade, o trabalho ajuda a manter sua saúde. "Ele se sente muito feliz. Mas também tem que descansar um pouco", pondera seu filho, o engenheiro Afonso Teles Grangeiro, que o convenceu a trabalhar apenas pela manhã. Na loja, vende panelas, louças, ferramentas, brinquedos, e outras utilidades do lar.

José renovou a Carteira Nacional de Habilitação há três anos e mantém o hábito de dirigir, todos os dias, na ida e volta ao trabalho. "Ele conseguiu ler direitinho todas as letras que a médica pediu", garante o engenheiro.

Regulamentado, o comerciante não aceita que ninguém conduza seu carro. Também dispensa câmbio automático e não larga seu modelo Fiat Uno, fabricado em 2010. "Eu gosto de dirigir. Não vou botar ninguém pra dirigir para mim se consigo ainda. Em todo canto eu ando legal, como qualquer um outro", destaca o empresário.

Início com 4 mil cruzeiros
A veia comercial de José começou quando trabalhava nos Correios fazendo o transporte das mercadorias de Juazeiro para Barbalha. Nisso, começou a vender, nas horas vagas, jornais e revistas que chegavam por correspondência. Depois, apostou em acessórios em ouro, como pulseiras, braceletes, pingentes com os nomes dos clientes gravados. O ourives pagava uma comissão. "Juntei muito dinheiro", lembra.

Com a economia de 4 mil cruzeiros, abriu a Casa Grangeiro, em Barbalha, e duas décadas depois a filial, em Juazeiro do Norte. A primeira, fechou as portas apenas no ano passado após seu irmão, que administrava a loja, adoecer aos 88 anos.
"Aqui antes era só capim. Não tinha nada na frente. O Orlando Bezerra passou pra mim, peguei o prédio, ajeitei e paguei", diz José sobre sua chegada a Juazeiro do Norte. Mais de meio século depois, reconhece as transformações que o Centro da cidade passou. "Nenhum colega meu antigo trabalha mais. Todos já morreram", lamenta o comerciante.
Foi com este empreendimento que conseguiu, ao lado de Terezinha Teles Grangeiro, criar e educar seus oito filhos — dois já faleceram —, que lhes deram 16 netos e oito bisnetos. José e Terezinha completam 70 anos de casamento em 2020.

Em mais de 90 anos de vida, José passou por dois momentos que ele considera difíceis. Em 1974, quando sofreu um traumatismo craniano após um acidente doméstico ao cair de uma altura de seis metros, e quase faleceu em decorrência dos ferimentos. Ele passou um mês em coma e mais três meses para recuperar a memória. “O médico disse que foi um milagre”, conta o filho Afonso.

Depois disso, ainda se curou um câncer na garganta, que tirou um pouco da força de sua voz, mas não o seu vigor para trabalhar. "Estou muito bem ainda", indica.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Colégios da Polícia Militar abrem 1.100 vagas para alunos novatos no Ceará

Escolas estaduais em Maracanaú e Sobral passarão a ser dirigidas por policiais. Edital para seleção de alunos novatos foi divulgado segunda-feira (21)

G1 CE
Foto-Divulgação

Duas escolas da Polícia Militar do Ceará abrem nesta sexta-feira (24) vagas para alunos novatos. O 3º Colégio Tenente Mário Lima, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza; e o 4º Colégio Ministro Jarbas Passarinho, em Sobral, na Região Norte do Estado, somam 1.100 vagas. São 280 vagas para o 3º Colégio e 820 vagas para o 4º Colégio.

As escolas já funcionavam em regime regular no ensino médio, mas passarão a ser dirigidas por policiais militares. O coordenador geral dos colégios, coronel Francisco Kennedy Pimentel, afirma que todos os alunos já matriculados nas instituições têm vaga garantida.

Em Sobral, 60% das vagas serão destinadas para a comunidade local. Em Maracanaú, “como há maior disponibilidade de escolas”, segundo o militar, a divisão será de 50% para a comunidade e 50% para dependentes de militares.

“As escolas estão sendo adaptadas aos moldes dos colégios já existentes aqui em Fortaleza e em Juazeiro do Norte. A grade pedagógica é a mesma em todo o Estado, o corpo docente é da Secretaria da Educação. O diferencial é que são comandados por militares”, explica o coronel Kennedy.

O calendário escolar dos dois colégios da PM já existentes no Ceará começa na segunda-feira. Eles somam 1.779 vagas na capital e 1.429 em Juazeiro do Norte.

O cronograma dos novos colégios, em Maracanaú e Sobral, não tem previsão para início, devido aos trâmites necessários à admissão dos estudantes. Além disso, ambos ainda estão em aulas, em consequência de atrasos no calendário de 2019.

Investimentos
O coordenador geral informou ainda que os dois novos colégios receberão recursos do Governo Federal, por meio do programa de escolas cívico-militares, ao qual o Ceará aderiu em 2019. Comandantes das escolas receberão mais orientações sobre o programa, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, em evento na cidade de Porto Alegre.

O corpo técnico das escolas também preparou um relatório das adaptações estruturais necessárias às novas unidades. O documento será encaminhado ao comando da corporação.

Para o coronel Kennedy, a implantação do regime militar nas instituições deve contribuir para melhorar os índices educacionais do estado. “Nossa escola tem diferencial porque prima pela ordem, pela disciplina, pelo respeito, em especial ao professor, que é a principal autoridade da sala de aula. Quando a gente oferta ao professor ministrar uma aula com ordem, ganha todo mundo: escola, professor, aluno e a educação do Ceará.”

Morre aos 87 anos o jornalista Sérgio Noronha, ex-Globo

O comentarista esportivo teve passagens pela TV Globo, Rádio Globo, Jornal do Brasil e Rádio Tupi

Diário do Nordeste

Comentarista esportivo Sérgio Noronha morre aos 87 anos Foto:Divulgação

Morreu na tarde desta sexta-feira (24), aos 87 anos, o jornalista carioca Sérgio Noronha, comentarista que teve passagens por TV Globo, Rádio Globo, Jornal do Brasil e Rádio Tupi. Internado havia 10 dias em razão de uma pneumonia no Hospital Rio Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro, Noronha, que já vinha enfrentando o mal de alzheimer, sofreu uma parada cardíaca

O jornalista vivia no Retiro dos Artistas, ajudado pelo amigo e ex-colega de Globo, o comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho, que o levou ao local em 2018.

"Perdi um amigo. Conheci Seu Nonô quando ele jogava futebol na Urca na década de 1960. Ele era o cara que sentava no paredão e ficava me pressionando quando eu era juiz. Ali conheci ele. Depois ele foi para o Jornal do Brasil, Rádio Globo... A vida toda foi meu companheiro, um parceiro de vida toda, de frequentar a minha casa", disse Arnaldo, ao Globoesporte.com.
Carreira

Nascido em 28 de dezembro de 1932, Sérgio Noronha estudou Letras na Faculdade Lafayete. Aos 22 anos, ele começou a trabalhar na revista O Cruzeiro.

Após a carreira em jornais, com passagens pelo Jornal do Brasil, Diário Carioca, Correio da Manhã e Última Hora, chegou à TV Globo em 1975. Pela emissora ele comentou as Copas do Mundo de 1978 e 1982.

Depois de passar por TV Educativa, Rádio Globo e Rádio Tupi, entrou em 1998 para o SporTV, retornando à Globo no ano seguinte.

Em 2009, virou comentarista da TV Bandeirantes. De volta à Rádio Globo em 2010, participou também de transmissões do Premiere, o canal de futebol pay-per-view do Grupo Globo.



Cuidadora e namorado são presos suspeitos de matar idosa de 82 anos em Caucaia

Segundo a polícia, a cuidadora trabalhava há cerca de dois anos na residência e foi a pessoa que planejou todo crime

Diário do Nordeste 


Policiais encontraram a idosa já sem vida no quarto da residência localizada na Praia do Icaraí Foto: Paulo Sadat

Um homem foi preso suspeito de roubar um carro e matar a pauladas uma idosa de 82 anos na tarde desta sexta-feira (24), no Icaraí, em Caucaia, na Grande Fortaleza. A cuidadora da idosa tinha um relacionamento amoroso com o suspeito e também foi presa por facilitar a entrada do homem na casa para realizar o crime, segundo a polícia. Na ação, o esposo da vítima, que tem Alzheimer, não ficou ferido.

Após o crime, o homem fugiu com o carro da vítima, e foi iniciada uma perseguição policial. Ele dirigiu até o bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, mas foi capturado pela polícia após colidir com outros três veículos, na Avenida Coronel Carvalho.

'Vida de filha'

Segundo a polícia, a cuidadora trabalhava há cerca de dois anos na residência e foi a pessoa que planejou todo crime. A mulher tinha, ainda, acesso aos cartões e senhas para recebimento dos benefícios previdenciários do casal. Ela também teria sido presenteada por eles com um imóvel localizado em frente a casa onde ocorreu o crime.

"Ela tinha uma vida de filha. Tinha confiança total dos idosos, que construíram um imóvel duplex para ela morar perto deles. Ela colocou um amante dentro de casa e passou a tramar esse roubo que acabou vitimando a senhora de 82 anos", esclareceu o tenente Cícero Filho.
De acordo com o tenente Filho, em depoimento, o homem, que tem antecedentes criminais, confessou que usaria o carro roubado para pagar dívidas de drogas. Ele e a cuidadora foram levados para o 22º Distrito Policial, onde vão responder pelo crime.

Crime articulado

Cinco pessoas estão envolvidas no crime, de acordo com o delegado Elzo Moreira, do 22º Distrito Policial, onde o caso foi registrado. Segundo o delegado, quatro delas invadiram a residência dos idosos para roubar documentos de casas que pertenciam ao casal e, consequentemente, passar para os nomes deles.

Na casa da cuidadora, a polícia apreendeu um HD que foi retirado das câmeras de segurança da casa onde aconteceu o crime. A suspeita teria pedido ao namorado que retirasse o HD para que o crime não fosse registrado, afirmou Moreira.



quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Pesquisa mapeia 68 áreas de Fortaleza para identificar riscos de dengue

Levantamento é feito pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a Universidade de Montreal no Ceará 

Diário do Nordeste
Para a coleta do exame, o procedimento é feito por um(a) técnico(a) de enfermagem por meio do uso de lanceta, instrumento estéril, automático e descartável, sendo possível utilizá-lo somente uma vez, descartando qualquer risco para a saúde Foto: Divulgação/Uece

Com histórico de números constantes dos casos de dengue e chikungunya, Fortaleza é palco de um estudo que percorrerá, ao todo, 68 áreas de 44 bairros sorteadas da cidade. O objetivo é conhecer o número, pelo menos aproximado, de crianças que já tiveram as doenças e, posteriormente, oferecer possíveis benefícios no controle das 2 enfermidades transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A pesquisa, intitulada “Cidades Saudáveis e Sustentáveis: um ensaio clínico para o Controle de Aedes no Brasil” (Coesa), é promovida pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a Universidade de Montreal, no Canadá, desde novembro de 2019. O estudo, que tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza, tem como meta alcançar 5 mil coletas.

A participação no levantamento é feita de forma voluntária e realizada em domicílios que tenham crianças de 2 a 12 anos de idade, sem possibilidade de mudança de residência nos próximos seis meses. Bairros como Bela Vista, Demócrito Rocha, Henrique Jorge e Rodolfo Teófilo já receberam as equipes, que passarão por mais 40 bairros da cidade entre os meses de fevereiro e junho.

Após a coleta dos dados, será realizado um novo sorteio, e 34 dessas áreas - metade da amostra - vão receber intervenções da própria comunidade com o suporte da equipe de pesquisa. Entre as medidas, estão campanhas de limpeza, redução de criadouros de mosquitos e visitas escolares.

No ano passado, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou 15.175 casos de dengue. Quase quatro vezes mais que os 3.720 registrados em 2018. No mesmo período, foram notificados 13 óbitos por dengue, sendo quatro em Fortaleza, dois em Iguatu e mais sete em municípios diferentes.

Esclarecimentos

Apesar da importância do levantamento, a Uece revelou que tem enfrentado dificuldades de entrar em algumas residências devido a um áudio que circula em aplicativos de mensagens que criam dúvidas quanto à credibilidade da pesquisa. A Uece explica que a pesquisa é “um estudo sério” financiado pelo Governo Federal canadense. Apopulação pode identificar os agentes da pesquisa por meio dos coletes com o nome da pesquisa Coesa, além de crachá. Os técnicos de enfermagem também portam uma bolsa identificada com o nome da pesquisa.

Devido ao problema, a Uece revelou que, até 15 de janeiro deste ano, realizou apenas 367 coletas. Para o exame, o procedimento é feito por um(a) técnico(a) de enfermagem por meio do uso de lanceta, instrumento estéril, automático e descartável, sendo possível utilizá-lo somente uma vez, descartando qualquer risco para a saúde. Posteriormente, a família recebe o resultado do exame.


POSSE DO PÁROCO DE ARANAÚ ESTÁ MARCADA PARA O DIA 23

Será empossado no próximo dia 23 na Paróquia de São João Batista de Aranaú, em Acaraú, com a celebração de Santa Missa, o pároco, padre Severino Dias Rodrigues

O Acaraú
Foto:Divulgação
A Celebração será presidida pelo Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, no dia 23 de janeiro, às 18 horas na Igreja Matriz da Aranaú. Desde já contamos com sua presença!

Prefeito de Caucaia e deputada estadual serão investigados por perseguição política a servidores

Nesta terça, o MPCE abriu inquérito para apurar conduta de gestores para beneficiar a primeira-dama da cidade, Érika Amorim, em 2018, quando ela disputava o cargo de deputada estadual

O Acaraú
Foto:Divulgação
O Ministério Público do Ceará (MPCE) abriu inquérito civil público para investigar denúncias de perseguição política, praticada nas eleições de 2018, contra diretores e coordenadores de escolas do município de Caucaia. Na justificativa, o MPCE declara que o prefeito Naumi Amorim teria demitidos os gestores por eles não terem declarado apoio e voto a candidatura da primeira-dama Érika Amorim (PSD) ao cargo de deputada estadual, nas últimas eleições. Ela foi eleita no pleito.

O órgão acrescenta, ainda, que o chefe do Executivo teria utilizado outros servidores para trabalhar na campanha política de Érika, causando embaraço para o exercício de suas respectivas funções. Esses atos, segundo o MPCE, representam improbidade administrativa e, por isso, precisam ser investigados.

A abertura do processo é justificada com base na decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) do ano passado, que condenou Naumi e Érika e a então secretária de Educação do município, Lindomar da Silva Soares, por conduta vedada a agente público nas eleições, por eles terem coagido e perseguido servidores de Caucaia. Na ocasião, o pleno da Corte estabeleceu multas de R$ 30 mil ao prefeito e sua mulher, a serem pagas por cada um, e outra de R$ 5.320,50 à então secretária.

Defesa

Por meio de nota, a Prefeitura de Caucaia informou que não houve qualquer comprovação de aferimento de vantagem à então candidata Erika Amorim. E que não há qualquer prova de o prefeito Naumi Amorim e a então secretária de Educação Lindomar Soares tiveram conduta irregular. Por isso, a gestão está certa de que a decisão será revertida com o recurso já apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que demonstrará que não houve favorecimento algum à candidata.

O caso

Em outubro de 2019, Naumi e Érika foram julgados pelo TRE-CE por conduta vedada, por utilizar servidor público comissionada da Prefeitura de Caucaia para trabalhar na campanha de Érika em 2018, quando ela disputava o cargo de deputada estadual. Além disso, a parlamentar também teria se beneficiado de perseguição política a diretores de escolas públicas do município, feita pela secretária de Educação à época e pelo chefe do Executivo. Uma funcionária chegou a ser demitida após declarar apoio a um candidato de oposição a Erika. A exoneração ocorreu dois dias antes da data da eleição.

A ação foi aberta pelo Ministério Público Eleitoral e pedia a cassação da deputada. No entanto, o pleno do TRE-CE levou em consideração o princípio da razoabilidade e decidiu aplicar multa de R$ 30 mil, individualmente, a Erika e Naumi, além de outra de R$ 5.320,50 a secretária de Educação à época, Lindomar da Silva Soares.

O parecer do relator do caso, juiz José Vidal Silva Neto, alega que apesar da legislação de regência permitir exoneração de servidores comissionados durante o período eleitoral, naquela ocasião, no entanto, "a servidora foi demitida em desvio de finalidade, configurando, portanto, conduta vedada".

No processo, a defesa rebateu as acusações, dizendo que os servidores apoiaram a campanha de Érika de forma voluntária e que as demissões foram feitas com base em critérios de oportunidade e conveniência da administração. Além disso, foi alegado que o chefe do Executivo municipal não tinha conhecimento de eventuais perseguições praticadas por seus agentes.

No entanto, o pleno não acatou a justificativa e ressaltou que Naumi Amorim é responsável pela conduta de seus agentes e que cabe a ele "selecionar, orientar e vigiar seus agentes para o fiel cumprimento da lei, uma vez que eles agem em seu nome e com sua anuência". A Corte também entendeu que a primeira-dama se beneficiou diretamente das ações.

Por isso, decidiu aplicar multas como punição. Após a decisão do colegiado, a defesa apresentou recurso de embargos de declaração, que foi parcialmente acatado pelo pleno para correção no processo. A decisão anterior, de aplicação, permaneceu inalterada. O acórdão do julgamento foi publicado no último dia 11 de dezembro.

Impasse entre governo e Congresso ameaça fundo da educação básica

Congresso e Ministério da Educação divergem, principalmente, a porcentagem do aporte que o governo federal deve destinar ao novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)

G1
Foto:divulgação
Impasse entre governo e Congresso ameaça o futuro da principal fonte de financiamento da educação básica no País. A vigência do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) termina no fim de 2020 e ainda não há consenso sobre o formato que passará a vigorar a partir de 2021. A pressão aumenta por causa das eleições municipais, já que prefeitos dependem dos recursos para pagar professores e pressionam deputados a aumentar a fatia destinada às cidades.

 
A única concordância é que será preciso criar um novo fundo em substituição ao atual e torná-lo permanente. Fora isso, só há divergências. A principal delas é quanto cada um dos entes federativos vai contribuir para o fundo, que, neste ano, envolve receita de R$ 173,7 bilhões. O Ministério da Educação propõe aumentar de 10% para 15% o aporte do governo federal no novo Fundeb. A bancada da educação no Congresso, formada por aliados e oposicionistas ao Planalto, quer elevar a participação do governo para 40%.

O porcentual maior, porém, defendido pela relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara, Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), não encontra consenso nem entre os deputados. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse no ano passado que o governo não teria recursos para bancar um aumento desse tamanho.

Atualmente, Câmara e Senado discutem propostas diferentes sobre o Fundeb, mas prometem fechar um texto de consenso para votar mais rapidamente nas duas Casas.
Diante do impasse, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o envio de uma PEC do governo aumentando a fatia da União de 10% para 15%. "A proposta que está no Congresso aumenta quatro vezes o volume. E aí, quem vai pagar por tudo isso? Eu vou dizer: eu, você, com mais impostos, crise fiscal, recessão e inflação", afirmou o ministro nas redes sociais. Ele classificou os congressistas que pedem mais recursos como "demagogos".

O Ministério da Economia calcula em R$ 855 bilhões o efeito do aumento da complementação da União para 40% em dez anos. A consultoria da Câmara fez um cálculo diferente, apontando impacto de R$ 279 bilhões no período.

O comentário de Weintraub só aumentou a crise. O presidente da comissão especial na Câmara que discute a criação do novo Fundeb deputado Bacelar (Pode-BA), afirmou que a proposta do governo será ignorada e o "texto já em tramitação (de autoria do Congresso), votado em março". "Não é o fato de o governo mandar que o Congresso vai engolir. Nós temos autonomia e o debate é longo", referendou a relatora.

O risco é o ano acabar sem uma proposta de consenso. A saída, neste caso, seria apenas prorrogar o Fundeb atual, sem mudar o formato. "Se for esse caminho, é um fracasso do governo e uma tragédia de cenário para o País", afirmou o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Pedro Cunha Lima (PSDB-PB).

Disputa

Sem base aliada no Congresso, ministros do governo Bolsonaro enfrentam dificuldades para aprovar os assuntos de seu interesse. Soma-se a isso o fato de Weintraub não ter muitos amigos nas duas Casas Legislativas. Nas vezes em que participou de audiências públicas, o clima foi de hostilidade. "Não podemos aumentar o repasse da União a ponto de o governo não suportar. O problema é que o governo não confia em si mesmo e não confia nos outros também", declarou o presidente da Comissão de Educação do Senado, Dário Berger (MDB-SC).

Em dezembro, Weintraub estava em férias quando voltou a entrar em atrito com o Legislativo. Ele demitiu o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Dias, nome ligado a Rodrigo Maia.

O Fundeb responde hoje por 63% das verbas destinadas aos ensinos fundamental e médio. A maioria do dinheiro vai para pagar o salário de professores. Em algumas prefeituras, 100% da verba é destinada para essa finalidade.

O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), disse buscar um meio-termo entre os 15% propostos por Weintraub e os 40% defendidos por parlamentares. "A discussão tem um rito próprio e vamos acabar entrando em um acordo", afirmou.

63%
Das verbas destinadas aos ensinos fundamental e médio vêm do Fundeb, hoje
Desequilíbrio

O debate sobre o futuro do Fundeb expõe um desequilíbrio na distribuição dos recursos entre os municípios. Pelas regras atuais, algumas prefeituras com alta arrecadação tributária recebem um repasse extra da União para pagar professores e comprar material escolar, enquanto cidades mais pobres não conseguem o mesmo.

É o caso de Pedra Azul (MG), no Vale do Jequitinhonha, região mais pobre de Minas Gerais. Com quase 25 mil habitantes, o município terá R$ 10,6 milhões do Fundeb em 2020 e não poderá contar com nenhuma complementação da União no fundo. A 665 quilômetros dali, Camaçari (BA), considerado o maior polo da indústria química e petroquímica do Hemisfério Sul, receberá uma complementação de R$ 29,2 milhões da União, além de R$ 100 milhões do Fundeb.

A secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins, admitiu a discrepância na distribuição do Fundeb, mas disse que todos os municípios dependem dos recursos do fundo e não podem abrir mão dos repasses. No município, 100% do valor é usado para pagar professores e outros profissionais da rede de ensino. "O regramento do Fundeb não dá conta, há territórios no Brasil que ficam descobertos. Se não fôssemos a cidade com esse fôlego, nem pagaríamos a folha", disse ela. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Luan Santana será uma das atrações do Acaraú Folia 2020

O Governo Municipal de Acaraú, anunciou na tarde desta terça-feira, 21, Luan Santana como atração do Acaraú Folia 2020, o carnaval do povo, que desde a edição de 2019 é aberto ao público

Os Guardiões
Foto:Divulgação
Há dias já havia a expectativa do cantor sertanejo animar o maior carnaval do Baixo Vale Acaraú, mas só nesta data o município confirmou a atração em suas redes sociais. Momentos antes, o prefeito Alexandre Gomes já havia publicado a novidade em seu perfil do instagram.

As demais atrações devem ser anunciadas nos próximos dias. Com organização da Secretaria de Turismo e Cultura, a expectativa é que haja uma grande movimentação do turismo da cidade como nos anos anteriores, e até um aumento na lotação dos restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e pousadas do centro e das praias.

Cassação e carnaval geram críticas dos granjenses ao deputado Romeu Arruda
A atual fase política do deputado Romeu Arruda não anda lá esses "balaios de gato", conforme informa o Blogueiro Tadeu Nogueira. Os dividendos que ele anda colhendo junto aos granjenses, após ordenar a cassação da vereadora Paloma Aguiar e também o cancelamento do carnaval, têm sido bem negativos.

Sobre a vereadora, o motivo seria as graves denúncias protocoladas por ela em várias esferas da justiça, sobre supostos desmandos de Romeu, quando esteve à frente, de fato e de direito, da prefeitura de Granja. Entre as denúncias está a falsificação de uma lei para obter uma verba federal de R$ 5 milhões de reais. Isso teria enfurecido Romeu.

A cassação, passando por cima de todo o direito de defesa da vereadora, pode acontecer nesta quarta-feira (22). A ordem de Romeu é para que seus 11 vereadores cassem Paloma sem pestanejar. Os foguetes já estão esperando.
Já a respeito do carnaval, o deputado Romeu apostou que o povo de Granja fosse novamente acreditar no motivo do cancelamento. A desculpa foi mais uma vez o uso da verba para realizar obras contra enchentes. No ano passado ele também cancelou dando a mesma alegação. No entanto, segundo os moradores, nada foi feito. A reação dessa vez foi imediata.

Centenas de granjenses encheram suas redes sociais com textos e vídeos com teor de revolta contra a decisão que, além de ser considerada tardia, não desce mais na goela. "Todo mundo prepara sua casa para o inverno durante o verão. O deputado quer fazer isso durante as chuvas? Ele debocha da inteligência do granjense", disse um morador.

Diante da pressão, o deputado recuou, dizendo que haverá um carnaval simples, feito com dinheiro das empresas de Granja e não com recurso público. Foi pior. O povo agora quer saber qual é mesmo a "grande" empresa de Granja que vai torrar seu dinheiro num carnaval que depois será mostrado como tendo sido feito pelo deputado.
Já a prefeita Amanda Arruda, essa não falou uma vírgula sobre o assunto. Tudo está sendo discutido pelo seu tio, o deputado Romeu, que tem acumulado ainda a função de "apagador de comentários". Pois é, o deputado é conhecido por não aceitar críticas e sair apagando, ele mesmo, todos os comentários que acha negativo sobre suas ações. Há quem diga que seus dedos estão quase sem pele de tanto fazer isso nos últimos dias.


terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Estudantes são investigados por postagens racistas contra comunidade judaica no Ceará

Um inquérito policial foi instaurado e os quatro foram indiciados pelos crimes de ameaça e racismo

Diário do Nordeste



Na publicação, um dos estudantes chegou a postar a foto de um mapa com o número de comunidades judaicas no País Foto: Reprodução


Quatro estudantes com idades entre 20 e 23 anos foram levados para a delegacia para prestar depoimento sobre a postagem de mensagens racistas contra a comunidade judaica no Ceará. Nas publicações, os suspeitos fizeram inclusive menção a um possível ataque a uma sinagoga judaica em Fortaleza. O caso aconteceu na sexta-feira (17), mas as informações foram divulgada nesta terça-feira (21), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo as investigações, na quarta-feira (15), um dos estudantes postou o mapa do Brasil que mostra o número da população judaica, tomando como base o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em um dos comentários, estudante faz menção a uma possível ameaça a uma comunidade judaica em Fortaleza Foto: Reprodução

Um outro estudantes comentou a postagem dizendo que existe uma sinagoga judaica no estado do Ceará ao que o autor da postagem escreveu: "vamo meter o atentado lá". O terceiro suspeito também comenta: "nunca é tarde pra melhorar o mundo, vamos". O quarto estudante investigado se auto convida para o que seria o atentado: "me leva quero ver".

Após serem identificados e localizados, os estudantes foram conduzidos à sede da delegacia responsável pelas investigações, onde em depoimento, revelaram que tudo não passou de uma brincadeira.

Um inquérito policial foi instaurado e os quatro foram indiciados pelos crimes de ameaça e racismo. Como o crime foi praticado por intermédio dos meios de comunicação social, há um aumento de pena, que pode variar de dois a cinco anos de detenção, além de pagamento de multa.




AEROPORTO DE JERICOACOARA, EM CRUZ, PASSA A TER VOO DIRETO SAINDO DE FORTALEZA A PARTIR DE FEVEREIRO

A partir de 18 de fevereiro, a Gol operará a primeira e única rota direta entre Fortaleza e Jericoacoara

Diário do Nordeste

Foto:Divulgação
A companhia aérea, que trabalhará em parceria com a TwoFlex, pretende realizar pelo menos 20 voos semanais entre as cidades, em um trajeto que durará cerca de 55 minutos. A tempo: o aeroporto não fica em Jericoacoara, mas em Cruz, a 40 quilômetros de Jijoca de Jericoacoara.

A viagem será feita a bordo de um Cessna Grand Caravan, que tem capacidade para apenas nove passageiros. Como seu tamanho é diminuto, os passageiros não poderão levar bagagens de mão e só é permitido despachar uma mala de 23kg.
Os bilhetes já estão à venda no site da companhia. O trecho mais barato para voar no próprio dia do lançamento, 18 de fevereiro, custa R$ 282,03, já com as taxas incluídas.

Atualmente, a única forma de percorrer os 300 quilômetros que separam a capital cearense de Jeri é fazendo uma viagem de seis a sete horas de carro ou ônibus até Jijoca de Jericoacoara e de lá embarcar em uma jardineira até Jeri.
Para chegar a Jericoacoara voando, era preciso pegar um voo da Gol desde São Paulo ou da Azul desde Confins (BH) ou Campinas (SP) – este último, operado somente aos sábados.
No entanto, a continuidade do novo voo entre Fortaleza e Jericoacoara não está garantida. Isso porque, na última terça-feira (14), a Azul anunciou a compra da TwoFlex, justamente a empresa que realizaria a rota em parceria com a Gol. A situação deixou uma incógnita sobre o futuro do trajeto.


MPF pede suspensão do Sisu até que falhas do Enem sejam solucionadas

Medida busca evitar que as inconsistências na correção da prova prejudiquem os estudantes que participarão do sistema que dá acesso ao ensino superior

Foto:Divulgação
Inscrições do Sisu estão programadas para esta terça-feira
A PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão), órgão vinculado ao MPF (Ministério Público Federal), encaminhou nesta segunda-feira (20) ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, ofício no qual solicita que a abertura das inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seja suspensa até que as falhas ocorridas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 sejam solucionadas.

O pedido busca evitar que as inconsistências na correção do Enem, já admitidas pelo MEC, venham a prejudicar milhares de estudantes que participarão do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cujas inscrições foram anunciadas pela pasta para terem início amanhã (21). O Sisu utiliza resultados do Exame Nacional do Ensino Médio para o acesso dos estudantes a instituições públicas de ensino superior de todo país.

Além da solicitação ao MEC, a PFDC também pediu ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que informe, em até 24 horas, os motivos que geraram as inconsistências na correção das provas do Enem.

As notas individuais das 3.935.237 pessoas que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio 2019 foram anunciadas pelo Inep na última sexta-feira (17). No sábado, começaram a surgir relatos de estudantes questionando os resultados disponibilizados pelo site do Instituto.

Com o volume de queixas, o Ministério da Educação admitiu falha em parte das provas corrigidas e anunciou que os alunos teriam até as 10h desta segunda-feira (20) para comunicar à pasta problemas na correção do exame.

Parceria público-privada de iluminação pública pode economizar R$ 38 bi

A concessão do serviço em todas as cidades mapeadas permitiria reduzir o consumo anual de eletricidade em todo o País em 1,2%

Se a iluminação pública de pouco mais da metade dos municípios do País for concedida para a iniciativa privada, seria possível economizar, em 20 anos, R$ 38 bilhões, com investimentos em lâmpadas de LED, mais econômicas. Apenas para modernizar, ou seja, trocar todos os pontos de luz, operadores privados poderiam movimentar investimento total entre R$ 10,2 bilhões e R$ 11,7 bilhões, nas contas da consultoria Houer.

Os serviços de manutenção e expansão do parque de iluminação pública se tornaram uma oportunidade para as concessões de infraestrutura desde que entraram em vigor, em 2015, mudanças regulatórias feitas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ratificando as prefeituras como responsáveis pelo serviço, como previsto na Constituição Federal de 1988.

Historicamente, as distribuidoras de eletricidade eram responsáveis pela iluminação pública. Em 2002, uma emenda à Constituição de 1988 criou a CIP e a Cosip, taxas que as prefeituras podem cobrar dos contribuintes exclusivamente para custear o serviço. Geralmente, são cobradas na conta de luz de cada imóvel, residencial ou comercial, e repassadas pelas distribuidoras às prefeituras.
Inicialmente, as prefeituras contratavam as próprias distribuidoras, ou empresas de engenharia elétrica, para fazer a manutenção da rede e dos postes. A operação da rede e o pagamento da conta de luz da iluminação pública para as distribuidoras ficavam a cargo dos governos municipais.

Só que o desenho ratificado em 2015 facilita o repasse de toda a operação da iluminação pública para empresas privadas. Por um lado, a evolução e o barateamento da tecnologia LED permitem economizar na conta de luz da iluminação pública - em mais de um projeto, a promessa é reduzir o gasto à metade - desde que se faça investimentos em modernização. Por outro, a CIP e a Cosip garantem, no longo prazo, a receita para isso.

A Houer mapeou 2,8 mil municípios onde seria viável economicamente fazer PPPs para a operação da iluminação pública.O valor investido pode ser maior do que a estimativa máxima de R$ 11,7 bilhões, se os projetos incluírem expansão, ou seja, instalação de novos pontos de luz, e não apenas a modernização de postes já existentes.
A concessão do serviço em todas as cidades mapeadas permitiria reduzir o consumo anual de eletricidade em todo o País em 1,2%, o suficiente para dar conta de todo o consumo residencial do Paraná, gerando uma economia de R$ 1,9 bilhão ao ano - que, em 20 anos, chega aos R$ 38 bilhões.



Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *