Os Três Guardiões: 2021-07-04

Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Prefeitura de Itarema lança edital de Seleção Pública para contratação de profissionais da educação

O edital foi lançado no último dia 6, mas não foi amplamente divulgado, as inscrições estão abertas nos dias 12 e 13 de julho. Serão contratados 14 Auxiliares de Serviços Gerais, 20 Motoristas e 37 professores

Por Redação do Blog


A prefeitura de Itarema, através da secretaria municipal de Educação lançou no ultimo dia 6 de julho um edital de seleção pública simplificada para contratação de profissionais de educação. Serão contratados 14 Auxiliares de Serviços Gerais, 20 Motoristas e 37 professores. As inscrições estão abertas somente nos dias 12 e 13 e julho, exclusivamente presencial na Escola Padre Aristides, situada na Avenida João Batista Rios, 2507 em Itarema, das 8 às 12h e das 14 às 17h. Os candidatos deverão levar os documentos previstos no edital. 

A seleção será realizada em duas etapas, uma prova escrita e análise curricular. O salário para professores com carga horária de 20h semanais será de R$ 1.443,08. Já os motoristas e auxiliares de serviços gerais vão receber R$ 1.100,00. Para professores é exigido o ensino superior e habilitação na área especifica, já os auxiliares e motoristas será exigido cerificado de ensino fundamental completo. 

A seleção não foi amplamente divulgada conforme exige o item 1.3 do edital. A divulgação está restrita ao flanelógrafo da prefeitura e no site da prefeitura de Itarema na aba Seleção Pública, até o fechamento desta edição, não houve divulgação nas redes sociais e nem mesmo em destaque na página do site da prefeitura ou da secretaria de educação.  

 

Acesse AQUI o EDITAL.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Justiça acata ação do MPCE e determina que Município de Lavras da Mangabeira realize concurso público em até 180 dias

O juiz determinou ainda que o município se abstenha de realizar contratos temporários de forma reiterada e sucessiva, devendo também se abster de prorrogar os contratos temporários vigentes no âmbito da administração pública direta e indireta

Com Informações do MPCE


 

A Vara Única da Comarca de Lavras da Mangabeira acatou Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e determinou que o Município realize, em até 180 dias, concurso público para provimento de cargos vagos da administração pública municipal direta e indireta. Na decisão, expedida no último domingo (4), a Justiça também solicitou que a Administração de Lavras da Mangabeira informe, em até 60 dias, o cronograma do certame.

O Poder Judiciário também acatou outros pontos da Ação do MPCE, por meio da Promotoria de Lavras de Mangabeira, e determinou, na decisão, que o Município se abstenha de realizar contratos temporários de forma reiterada e sucessiva, devendo também se abster de prorrogar os contratos temporários vigentes no âmbito da administração pública direta e indireta.

 Conforme o promotor de Justiça João Eder Lins, titular da Promotoria de Justiça de Lavras, através de um Inquérito Civil Público instaurado pelo MPCE, ficou constatada a existência de 37 cargos vagos na Administração Pública municipal, o que já demonstraria a necessidade da realização de um certame. Em contrapartida, a Promotoria de Justiça de Lavras de Mangabeira também constatou a existência de 86 servidores contratados de forma temporária para cargos a serem preenchidos por meio de concurso público, o que denotaria burla ao princípio constitucional da obrigatoriedade de processo seletivo público para ocupação das vagas.

Presidente da Câmara de Baixio é preso durante Operação da Policia Civil e MP do Ceará

Além do presidente outras quatro pessoas foram presas em uma operação de combate à fraude em concurso público realizado no município

Com Informações do MPCE 

 

Na manhã desta quinta-feira (8), foi deflagrada a “Operação Amigos do Rei”, no município cearense de Baixio e em Teresina, no Piauí, com o objetivo de combater fraude no resultado do Concurso Público realizado no Município de Baixio, regido pelo Edital nº 01/2019. Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, a pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os mandados são cumpridos em Baixio pela Polícia Civil do Ceará. Já em Teresina, por Polícia Civil do Ceará, Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e Polícia Civil do Piauí. Os alvos são o atual presidente da Câmara Municipal de Baixio, um ex-vereador de Baixio, além de mais três pessoas ligadas à empresa organizadora do concurso.

A pedido do MPCE foram presos preventivamente Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira, conhecido como “Zico”, que é ex-chefe de Gabinete e atual presidente da Câmara Municipal de Baixio; e Francisco Bernardo dos Santos, ex-vereador da Câmara Municipal de Baixio. Em Teresina, estão sendo cumpridos os mandados de prisão preventiva contra Dirceu Iglesias Cabral Filho, Tiago Lima Iglesias Cabral e Diego Lima Iglesias Cabral, todos ligados à CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos, empresa responsável pela realização do concurso público com graves indícios de fraude.

Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em face de todos os denunciados. No decorrer da investigação, na sede da empresa CONSEP, foram encontradas várias anotações relativas ao concurso contendo notas de candidatos com resultados completamente diferentes dos publicados e apenas uma folha de resposta de um candidato, que revelou uma pontuação distinta da divulgada no resultado final. “Apesar de ter a obrigação de guardar os documentos relativos ao concurso, como folhas de respostas, os denunciados destruíram as provas para prejudicar o andamento das investigações. Contudo, a documentação apreendida é farta e o teor das conversas entre os denunciados não deixam dúvidas quanto à completa manipulação do resultado do certame”, ressalta o promotor de Justiça João Eder Lins dos Santos, na respondência da comarca de Baixio.

Entenda a investigação

O Ministério Público apresentou denúncia com base no inquérito civil e na investigação produzida pela Polícia Civil, apontando fortes indícios de fraude no resultado do concurso público, com comprovada participação dos denunciados. O esquema criminoso teve origem antes mesmo do lançamento do Edital 01/2019. A quebra do sigilo de dados previamente autorizada judicialmente no aparelho celular de Dirceu Iglesias, sócio-administrador da empresa CONSEP, revelou que ainda em novembro de 2018, Francisco Bernardo entrou em contato com o empresário, comparecendo à sede da CONSEP, em Teresina, no dia 18 de dezembro de 2018, evidenciando direcionamento da contratação da empresa que realizaria o certame, o que de fato ocorreu.

“A quebra de sigilo de dados ainda revelou que os integrantes da empresa CONSEP constituem uma associação criminosa destinada a fraudar o caráter competitivo dos concursos, fazendo acertos com outras bancas. Quanto ao concurso em apreço, em um dos diálogos extraídos, Tiago Iglesias chega a reclamar com o pai, Dirceu Iglesias, acerca do ponto de corte de 60% do concurso realizado em Baixio, pedindo para que o mesmo não colocasse mais esse ponto de corte em todas as matérias pois ficaria difícil arrumar o esquema”, narra o membro do MPCE. Os diálogos mostram ainda fraudes no ajuste da nota final de uma candidata que, de acordo com o gabarito verdadeiro colacionado ao inquérito civil, ficou muito distante de alcançar a aprovação, contudo trabalha normalmente exercendo o cargo efetivo.

A investigação do MPCE evidenciou que quem realmente geria todos os assuntos relativos ao concurso era Francisco Bernardo. “A extração de dados revelou que Bernardo foi quem definiu a data da realização do concurso, os aditivos ao edital, as inscrições e isenção de pagamento, os recursos, a arrecadação, as publicações, além de ter acesso por meio de login e senha ao e-mail criado para utilização da comissão do concurso”, detalha o promotor de Justiça. A apuração do Ministério Público constatou, ainda, que durante a realização do concurso, o denunciado manteve contato telefônico com dez candidatos nomeados e beneficiou dois familiares com a nomeação fraudulenta, incluindo a esposa dele, Eliane Oliveira Bernardo dos Santos, que é vereadora de Baixio. “Em um dos diálogos, Bernardo escolhe até mesmo a colocação em que a esposa deveria ser aprovada para não chamar atenção”, complementa João Eder Lins dos Santos.


O envolvimento de Raimundo Amaurílio com a fraude restou comprovado para o Ministério Público, considerando que em uma das conversas entre Bernardo e Dirceu acerca das tratativas do concurso, Bernardo diz que está com Zico, chefe de Gabinete. Além disso, no mesmo dia da realização do concurso, ocorreu um encontro às escondidas com Dirceu Iglesias e Francisco Bernardo para uma suposta entrega de “ofício”, em local ermo, após a realização das provas, por volta das 13h, no município cearense de Barro, conforme relatórios das Estações Rádio Base (ERB) dos aparelhos celulares dos denunciados. “Vale salientar que os candidatos que se julgavam prejudicados com o resultado procuravam ‘Zico’ para resolver assuntos relacionados à fraude e ele, mesmo na condição de chefe de Gabinete, em vez de levar os fatos ao conhecimento das autoridades, tentou encobrir a burla ao concurso, garantindo aos prejudicados, mesmo fora das vagas, a garantia da nomeação e ainda a inserção de gratificação para compensar o candidato pelo ‘transtorno’”, destaca o membro do MPCE.

Denúncia

O MPCE denunciou Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira pelos crimes de falsidade ideológica qualificada em continuidade delitiva, fraudes em certames de interesse público qualificado, peculato, prevaricação, advocacia administrativa e usurpação de função pública qualificada. Já Francisco Bernardo dos Santos foi denunciado pelos delitos de frustração do caráter competitivo de licitação, falsidade ideológica qualificada em continuidade delitiva, supressão de documento público, fraudes em certames de interesse público qualificado e usurpação de função pública qualificada.

Por fim, Dirceu Iglesias Cabral Filho, Tiago Lima Iglesias Cabral e Diego Lima Iglesias Cabral foram denunciados por associação criminosa, falsidade ideológica qualificada em continuidade delitiva, supressão de documento público e fraudes em certames de interesse público qualificado. O Ministério Público também denunciou Dirceu Iglesias Cabral Filho por frustração do caráter competitivo de licitação.

Ação Civil Pública

Além da denúncia apresentada, o MPCE ingressou com Ação Civil Pública (ACP) nesta quinta-feira (08/07) para anular o concurso e exonerar os nomeados. O Ministério Público requer à Justiça o imediato afastamento de todos os servidores efetivos nomeados por meio do concurso fraudado, bem como a anulação definitiva do certame, com a consequente exoneração de todos os nomeados. As condutas de improbidade administrativa também são objeto de investigação do Ministério Público nos autos de Inquérito Civil que tramita na Promotoria de Justiça de Ipaumirim.

terça-feira, 6 de julho de 2021

Justiça Federal determina que prefeito de Sobral pague R$ 687 mil à Santa Casa

 Em caso de descumprimento da decisão o prefeito pode pagar multa diária de R$ 10 mil, até chegar a R$ 100 mil

Ivo Gomes. (Foto: Reprodução)

O juiz federal da 18ª Vara do Ceará, Sérgio de Norões Milfont Júnior, determinou que o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, pague R$ 687 mil à Santa Casa.

Dinheiro será usado para quitação de serviços oncológicos feitos pela unidade de saúde ao Município na área de oncologia.

Ivo tem 48 horas para pagar o montante. A multa diária, caso o valor não seja depositado na conta da Santa Casa, é de R$ 10 mil, até chegar R$ 100 mil.






Polícia apreende moto roubada em garagem da prefeitura de Morrinhos no Ceará

Veículo estava sob posse de servidor responsável pelo setor de transportes do município

Com informações de O Povo

Segundo Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia, o veículo estava sob posse do chefe de transportes do Município - Foto: Divulgação PM
 

Policiais Militares apreenderam nesta segunda-feira, 5, uma motocicleta com queixa de roubo na garagem da Prefeitura de Morrinhos, na Região Norte do Estado, a cerca de 215 km de Fortaleza. Segundo Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia, o veículo estava sob posse do chefe de transportes do Município, José Maria dos Santos Júnior, nomeado para o cargo em janeiro deste ano. No momento da ação, a PM não conseguiu localizá-lo.

Após consulta ao sistema de informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), os policiais descobriram que a moto possuía um registro de roubo, protocolado em junho de 2019 na Delegacia de Sobral. O nome do verdadeiro proprietário também já foi identificado, mas o veículo só será devolvido após a conclusão do inquérito que foi aberto nesta segunda para apurar o caso.

Em nota, a SSPDS informou que as equipes policiais foram até o estacionamento da repartição pública após receberem uma série de denúncias. Afirmou ainda que “mais detalhes sobre a ocorrência serão repassados em momento oportuno para não atrapalhar os trabalhos policiais''.

Ao O POVO, a Prefeitura de Morrinhos diz acreditar que o episódio trata-se de algo “deliberadamente politiqueiro”, a partir de suspeitas levantadas por vereadores da oposição “com o único intuito de prejudicar a administração”. “Esclarecemos que não compactuamos com qualquer ilicitude, contudo não cabe à Prefeitura Municipal acompanhar as condutas da vida privada dos seus servidores”, diz trecho da nota.

A reportagem não conseguiu localizar o servidor alvo da ação, mas foi informada que ele teria justificado à prefeitura que a motocicleta foi adquirida em 2018, enquanto a queixa de roubo só foi registrada em 26/06/2019. Por outro lado, ele admitiu que o veículo possui dívidas administrativas (IPVA) e com instituição financeira.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *