Os Três Guardiões: 2020-01-05

Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Dez pessoas bebem água contaminada por fezes em escola na zona rural de Itarema

Segundo áudio divulgado nas redes sociais, moradores encontraram fezes dentro de bebedouro de uma escola da zona rural

Bebedouro da escola onde a água fi contaminada por fezes, no vídeo mostra o momento exato em que o resíduo foi encontrado.  Foto: Reprodução 

Um pai de alunos denunciou através de um áudio que circula nas redes sociais, que foi encontrado no último sábado (4) fezes humana dentro do bebedouro da escola municipal da comunidade de Mãe Cosma, zona rural do município de Itarema, no litoral oeste do Ceará.

Segundo a denúncia, o pai informa que dez pessoas entre crianças e adultos  beberam da água no bebedouro da escola e sentiram um gosto ruim. Ao verificar o que estava ocasionando o problema foi constatado que havia fezes humana dentro do equipamento. O pai segue reclamando de diversos setores da escola, que além do vigia, afeta também professores, funcionários e a direção da escola, ainda segundo a denúncia, a escola fica abandonada e sem nenhum tipo de vigilância durante o período de férias. “Vigia não tem no colégio, o diretor mora perto do colégio, mas não anda no colégio, só anda quando tem aula e nem quando tem, só vive faltando, os próprios professores dizem que o diretor não vive no colégio, pra que serve um diretor e um vigia num colégio desse?”, questiona o pai que também bebeu da água.

Segundo a presidente da Associação de Moradores de Mãe Cosma, Maria Ivoneide Souza, a escola apresenta diversos problemas, há um único vigia que só trabalha na escola a noite e nesse período está de férias, junto com os demais funcionários da escola, segundo a líder comunitária os moradores tem até medo de passar em frente a escola a noite, em virtude da escuridão. Um grupo de mães está mobilizado e já realizou reuniões para discutir as medidas que serão tomadas, “estaremos tomando todas as medidas para que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados pelo caso, jamais podemos admitir que isso aconteça novamente”, desabafa a líder comunitária. Segundo ela, um grupo de mães já está mobilizado para denunciar todos os problemas da escola na Promotoria de Justiça do município, entre eles a falta de merenda escolar, “houve período em que a diretora da escola comprava bolacha e kisuco no comércio para servir na merenda, material escolar aqui nunca tem, temos que comprar tudo”, ressalta a líder comunitária.

Confira no vídeo mais informações sobre o caso


Os vereadores Francisco José Braga de Sena, Carlos Jean Costa Furtdao, Francisco Chagas Carneiro e Maria Virginia Monteiro Rodrigues, que fazem oposição a gestão municipal, disseram que estarão fazendo visitas as escolas do município para identificar possíveis irregularidades, “estamos agendando uma visita ao colégio da Mãe Cosma para saber o que causou esse problema, assim como faremos visitas em outras escolas também”, disse o vereador Carlos Jean, que pretende investigar sobre a destinação da merenda escolar e de outros produtos que a prefeitura comprou e que supostamente não chegou as unidades escolares, “há muita licitação feita para compra de merenda e de outros produtos para as escolas e nós vamos investigar, ano passado já denunciamos no Ministério Público a compra de bolas dente de leite por R$ 95 reais, ou seja um absurdo o que fazem com o dinheiro do povo”, ressaltou o parlamentar.

Nossa reportagem entrou em contato com o prefeito de Itarema Elizeu Monteiro e até o fechamento dessa edição, ele não respondeu aos questionamentos da reportagem.

A prefeitura tem vagas ociosas para vigia, motorista categoria B, dentre outros cargos, alguns aprovados ainda estão aguardando desde o ano passado a convocação, há um procedimento administrativo vigente no Ministério Público, há ausência de vigias em diversos equipamentos municipais, segundo levantamento de nossa reportagem a prefeitura ainda tem 21 vigias aprovados em ampla concorrência a espera de convocação e outros 40 no cadastro de reserva.  

No vídeo abaixo morador mostra a escuridão e o abandono na escola durante as férias.




Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *