Os Três Guardiões: 2022-01-02

Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Mulher Trans é morta a tiros na cidade de Santana do Acaraú

O corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira (6,) atrás da Escola de Educação Profissional, a vítima morava no mesmo bairro onde foi morta

Por Manoelzinho Canafístula

Edgar Caetano foi morta a tiros atrás da Escola Profissional - Foto: Arquivo Pessoal
 

Populares acionaram a PM após encontrarem o corpo de Francisco Edgar Caetano, 44 anos, na manhã desta quinta-feira (6) em um terreno atrás da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco das Chagas Vasconcelos no bairro João Alfredo na cidade de Santana do Acaraú. Segundo a PM a mulher Trans foi morta a tiros, ela residia no mesmo bairro onde foi assassinada, o corpo foi reconhecido por familiares e recolhido pela Perícia Forense ao IML de Sobral, não há informações sobre a autoria do crime, que será investigado pela Polícia Civil de Santana do Acaraú.



Local onde o corpo foi encontrado pela PM - Foto: Reprodução
   

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Em quatro dias, Ceará recebeu volume de chuva esperado para o mês todo

Houve chuvas fortes em 70 das 184 cidades do Ceará nos primeiros dias do ano.

Por g1 CE

Nos quatro primeiros dias já choveu em mais de 70 municípios em intervalo de 24h. — Foto: José Leomar/SVM

Nos quatro primeiros dias de 2022, o Ceará já recebeu um volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O Ceará deve seguir com condições favoráveis às chuvas até, pelo menos, quinta-feira (6).

Para quarta-feira, a Funceme indica que as precipitações podem acontecer nas áreas central, sul e oeste do estado ao longo do dia. Enquanto na faixa litorânea, as chuvas deverão se concentrar entre a madrugada e manhã.

Para a próxima quinta, a expectativa, neste momento, é de redução nas condições, mas ainda com alta possibilidade de chuva.

Amanhecer com chuva na cidade de Piquet Carneiro, interior do Ceará. — Foto: Bibia/Arquivo Pessoal

Dezembro termina com chuvas acima da média

Dados parciais indicam que o mês de dezembro de 2021 terminou com chuvas acima da média. De acordo com a Funceme, o observado foi de 50,8 milímetros contra os 31,6 mm da normal climatológica, representando um desvio positivo de 60,6%.

Durante o período, o Cariri foi a macrorregião que mais se destacou, já que apresentou a maior acumulado entre as demais. Lá, onde costuma chover mais em dezembro, apresentou 141,9 mm. A média mensal, segundo a Funceme, é de 66,1 milímetros.

Além da região localizada no sul do Estado, Maciço de Baturité e Ibiapaba apresentaram precipitações acima da média, com observados de 56,1 e 55 mm, respectivamente.

As chuvas de dezembro, que marca o primeiro mês da pré-estação, se deram, principalmente em decorrência de áreas de instabilidade e ainda da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo sistema que levou precipitações torrenciais para o sul da Bahia.

As precipitações acima da média em dezembro do último ano não têm interferência na qualidade das chuvas esperadas para a quadra chuvosa, que começa em fevereiro, pois os sistemas que atuam agora costumam ser diferentes.

No principal período de precipitações no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema meteorológico responsável pelas precipitações.

Chuvas no Ceará em dezembro de 2021. — Foto: André Fernando/Funceme/Reprodução

Irmãos morrem por descarga elétrica em Itapajé ao tentarem conectar celular a tomada

João Anderson da Silva Mesquita, 17 anos, e José Gabriel da Silva Mesquita, 18 anos, morreram a caminho do hospital.

Por g1 CE

João Anderson da Silva Mesquita, 17 anos, e José Gabriel da Silva Mesquita, 18 anos, foram socorridos, mas morreram antes de chegarem ao hospital de Itapajé. — Foto: Arquivo pessoal

Dois irmãos morreram após receberem uma descarga elétrica enquanto tentavam conectar um carregador de celular na extensão da tomada da casa em que moravam no distrito de Iratinga, zona rural de Itapajé, no interior do Ceará, na tarde desta terça-feira (4).

João Anderson da Silva Mesquita, 17 anos, e José Gabriel da Silva Mesquita, 18 anos, foram socorridos, mas não resistiram e morreram antes de chegarem ao Hospital Municipal João Ferreira Gomes.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os jovens sofreram uma descarga elétrica juntos, pois estavam próximos. Chovia e trovejava na região no momento do acidente.

Ainda conforme a pasta, a Perícia Forense foi acionada e fez os primeiros levantamentos sobre o caso, que vai ser investigado pela Polícia Civil. Conforme uma parente dos jovens, o corpo das vítimas foi levado à Perícia Forense da cidade de Sobral, e a família aguarda a liberação para o velório.

A Prefeitura de Itapajé divulgou nas redes sociais uma nota de pesar pela morte dos irmãos. "Estendemos as condolências aos familiares, parentes e amigos por esses Itapajeenses", diz um trecho da publicação.

Jovem de Itarema morre vítima de hemorragia na Santa Casa de Sobral

Segundo a família, ela morava há dois anos em Santa Catarina e veio passar as festas de fim de ano com a família em Itarema

Por Manoelzinho Canafístula com informações do Jornal O Povo 

Maria Erica Alves Messias morreu na manhã desta segunda-feira (3) na santa Casa de Sobral - Foto: Arquivo Pessoal

A jovem atleta e jogadora de futebol feminino Maria Erica Alves Messias, 26 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (3) na Santa Casa de Sobral, segundo informações apuradas pelo blog, a vítima morava há dois anos em Santa Catarina e chegou em Itarema no início do mês de dezembro para passar as férias com a família, ela chegou inclusive a participar de um torneio de futebol feminino realizado no mês passado em Itarema.

Na noite do sábado dia 1º a vítima foi na companhia de amigas para uma festa na cidade de Acaraú, manteve relações com um rapaz e passou mal no início da manhã de domingo (2), em seguida foi levada por familiares ao Hospital Municipal de Itarema Natércia Rios e de lá encaminhada em estado grave para a Santa Casa de Sobral.

Segundo informações apuradas pela reportagem a paciente deu entrada na instituição às 12h20 do domingo (02) em estado grave com sangramento transvaginal intenso, porém a unidade hospitalar não foi informada sobre a causa da hemorragia, a paciente foi rapidamente encaminhada para o setor de obstetrícia e foi transferida para a UTI, mas não resistiu e veio a óbito às 11h12 da segunda-feira (03). Somente após a constatação do óbito familiares informaram na unidade hospital que havia um Boletim de Ocorrência registrado sobre o caso. O corpo da jovem foi encaminhado para o IML de Sobral, onde foram realizados exames periciais para constatar a causa morte da vítima.

Polícia investiga circunstâncias da morte

O laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) deve definir a causa da morte e auxiliará nas investigações. Maria Érica após a jovem dar entrada no hospital em estado grave, com um sangramento intenso, diz o Jornal O Povo.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte da jogadora de futebol Maria Érica Alves Messias, de 26 anos, registrada na última segunda-feira, 3, em unidade hospitalar de Sobral. Natural de Itarema, ela morava em Santa Catarina e veio ao Ceará passar as festas do fim do ano. Érica foi jogadora de futebol do clube Fênix, de Itarema.

Uma parente de Érica, que pediu para não ser identificada, relatou que ela foi para uma festa e, no dia seguinte, precisou de atendimento médico. A Santa Casa de Sobral informou que a paciente deu entrada com sangramento transvaginal intenso. O estado dela se agravou, foi entubada e morreu.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Municipal de Itarema, apura as circunstâncias da morte.

Conforme informações registradas em Boletim de Ocorrência (B.O), a vítima, uma mulher de 26 anos, foi socorrida por familiares, após apresentar um forte sangramento, no domingo, 2. De acordo com as primeiras informações colhidas por diligências realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), a diretoria do hospital informou que não havia indícios de crime sexual. Por isso, a unidade hospitalar não teria acionado a PMCE.

O B. O. foi registrado na Delegacia Regional de Sobral e transferido para a Delegacia Municipal de Itarema, que apura o caso. A Polícia Civil aguarda o laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que auxiliará nas investigações.

O corpo da vítima chegou na residência de seus pais na comunidade de Porto dos Barcos região da praia da cidade de Itarema na tarde desta terça-feira (4), o velório foi realizado durante toda noite sob forte emoção de familiares e amigos. Os patrões de Erica que moram em Santa Catarina lamentaram o fato. O corpo de Erica foi sepultado na manhã desta quarta-feira (5) no cemitério de Itarema.

Momento que o corpo chegou na residência da família em Itarema - Foto: Redes Sociais

A família não quis se manifestar sobre o caso, um primo da jovem entrou em contato com a reportagem e informou que após o laudo conclusivo do IML, a família emitirá uma nota sobre a morte da atleta.

 

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *