Os Três Guardiões: 2020-02-09

Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Ensino de Tempo Integral beneficiará 41 mil alunos no CE em 2020

Vinte e cinco novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral foram inauguradas ontem, com oferta da jornada prolongada para 3.589 estudantes do primeiro ano. O atendimento será ampliado ao longo dos anos seguintes

G1
FOTO: HELENE SANTOS

Com mais tempo, mais oportunidades. A proposta de ensino com jornada prolongada da rede estadual de educação passa a valer para 25 novas unidades no Ceará, lançadas nessa quinta-feira (13) como Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). O anúncio foi feito durante evento da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

A adição das novas escolas de tempo integral totaliza 155 unidades desse tipo no Estado. As cidades mais populosas concentram a maioria das EEMTIs, que são distribuídas em áreas consideradas vulneráveis. Contando com as 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), o Ceará passa a ter 277 unidades com jornada prolongada, o que representa 38% da rede estadual de ensino.

As novas EEMTIs ofertam a matrícula para 3.589 alunos no primeiro ano do Ensino Médio. Em 2016, ano de implantação do programa em 26 escolas, eram 2.725 matriculados. A partir de janeiro deste ano, já são 41.197 estudantes beneficiados em 71 municípios do Estado do Ceará.

Oportunidade

"A Escola de Tempo Integral 'oportuniza' mais tempo de aprendizagem, onde o aluno pode interagir mais com colegas, com professores, laboratórios e livros. Eles podem escolher e desenvolver habilidades com as disciplinas eletivas, e trabalhar as competências socioemocionais", avalia a secretária da Educação, Eliana Estrela. Segundo ela, a proposta da Pasta é expandir e consolidar o sistema em Tempo Integral no Estado. Os municípios que recebem as 25 escolas nessa modalidade são: Abaiara, Acaraú, Assaré, Cariús, Fortaleza, Ibaretama, Ipaporanga, Irauçuba, Jardim, Jati, Jucás, Massapê, Mauriti, Mombaça, Morrinhos, Parambu, Paracuru, Penaforte, Poranga, Quixadá, Sobral, Tianguá, Várzea Alegre e Varjota. Somente em Sobral, duas novas unidades passarão a ter o ensino em tempo integral.

A EEMTI Vicente de Paulo da Costa, situada no município de Acaraú, será uma das unidades a receber a jornada prolongada pela primeira vez. A diretora Iaraci Ferreira explica que a escola passou por um "estágio" de Tempo Integral em anos anteriores, propondo para a comunidade que as aulas fossem conduzidas dessa forma durante dois dias a cada semana.

"A Seduc viu, gostou, nos fez a proposta e nós aderimos. Está sendo só maravilhas. Os alunos estão amando, nós conseguimos uma matrícula recorde e estamos muito confiantes para o futuro e em tudo que essa escola pode ofertar à nossa comunidade, que é o nosso principal objetivo", comemora a diretora.

Serviço

O atual foco da unidade, segundo ela, é o acompanhamento pedagógico realizado de terça a quinta-feira, por área de conhecimento. O gargalo, por outro lado, é a evasão escolar. Iaraci acredita que o Tempo Integral é a saída para o problema. "A gente hoje tem a oportunidade de ter os meninos o dia inteiro na escola, então estamos antes de mais nada fazendo um serviço social brilhante", avalia.

"O jovem passa o dia tendo acompanhamento, comida. Isso já é uma maior dignidade para eles, poder oferecer três refeições durante o dia. E o acompanhamento é individualizado, porque nós conhecemos os nossos alunos".

Cada escola nesse modelo oferece uma jornada de nove horas, com um currículo formado por 30 horas semanais de disciplinas da base comum, e 15 horas de disciplinas eletivas. Destas, 10 são escolhidas pelos alunos, de acordo com as áreas de interesse.

No município de Irauçuba, a 155 Km de Fortaleza, os estudantes Anderson Mendes, 15, e João Vitor Santos, 16, se tornaram amigos, compartilhando a mesma turma durante o Ensino Fundamental, e, em 2020, seguiram juntos para uma nova etapa na EEMTI Professora Dilma Bastos, onde deram início ao Ensino Médio. Eles afirmam que o ano começou bem, com um ritmo tranquilo de aulas. Anderson ainda está na dúvida, mas João já decidiu que quer seguir carreira militar após a conclusão dos estudos regulares.

"O Tempo Integral 'tá' sendo melhor porque a gente conhece mais gente, faz mais amigos. Também dá pra se concentrar nas tarefas quando a gente fica no colégio à tarde. Em casa, eu acabo me distraindo", admite João. Ele e Anderson também compartilham a disciplina optativa de Artes Marciais, a favorita de ambos. Foi durante essas aulas que conheceram Layanna Rodrigues, 14, que se destaca na prática de Judô. "A gente ficou amigo nessa optativa, que é muito boa. Mas eu também gosto das aulas de Filosofia, porque o professor explica muito bem", revela. Ela espera cursar Direito no futuro.

Incentivo

Durante o evento realizado ontem (13), cada escola recebeu um baú com itens voltados à produção de esquetes das disciplinas eletivas de teatro, dois notebooks, uma televisão, uma caixa de som amplificada e um kit de microfone sem fio. Os equipamentos resultaram de um investimento de R$ 1,5 milhão e foram entregues pelo governador Camilo Santana, com o objetivo de apoiar as eletivas das novas EEMTIs.

As disciplinas ofertadas nas Escolas de Tempo Integral são o maior apelo para o estudante Alisson de Andrade, 16. Ele concluiu o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Município de Assaré, e começa a próxima etapa de sua formação neste ano, na EEMTI Raimundo Moacir Alencar Mota. "Eu não acreditava que ia pro Tempo Integral. Eu achava que ia desistir dos estudos, porque meus colegas começaram a desistir, a querer mudar o rumo e se afastar da escola. Mas eu tive o incentivo da minha família, de que a educação é o melhor caminho pra mudar o mundo", relata.

Segundo ele, suas expectativas foram fortalecidas com a possibilidade de estudar com a jornada prolongada, que o motivou a persistir para buscar conhecimento sobre política. "Eu penso em cursar Ciências Políticas na faculdade", afirma. A diretora da unidade em Assaré, Verônica Rosal, diz que receber alunos com perfil similar ao de Alisson é um desafio, e o entusiasmo é fundamental. "Diante dessa juventude, desse incentivo e investimento alto que é feito, a gente tem mais certeza de que pode fazer a diferença na vida desses meninos. Essas são as escolas das oportunidades", afirma a gestora, otimista.


Justiça determina que deputados afastados da Alerj após prisão na Lava Jato sejam empossados

Marcos Abrahão e Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, foram presos durante a Operação 'Furna da Onça', em 2018, acusados de integrarem um esquema de pagamento de 'mensalinho' na assembleia

G1
Marcos Abrahão durante sessão plenária — Foto: Arquivo/Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj)

O desembargador Rogério de Oliveira Souza, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou nesta quinta-feira (13) – em decisão provisória – que dois deputados estaduais afastados dos mandatos após serem presos na Lava Jato devem ser empossados na Assembleia Legislativa estadual (Alerj).

Justiça do RJ suspende posse de deputados presos
Livro de posse sai da Alerj pela 1ª vez
"(...) Defiro a liminar no sentido de reconhecer aos Impetrantes o direito ao pleno exercício de seus mandatos de parlamentares da Legislatura de 2019/2023", escreveu o magistrado.

A decisão atende a pedido feito em mandado de segurança pelas defesas dos deputados Marcos Abrahão (que está preso) e Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira – que no ano passado passou à prisão domiciliar por decisão do Superior Tribunal de Justiça. Atualmente nenhum dos deputados está preso - todos foram soltos, após decisão da Alerj.
Chiquinho da Mangueira — Foto: Reprodução/ TV Globo

Ambos foram presos em 2018 durante a Operação 'Furna da Onça' – desdobramento da Lava Jato que levou 10 parlamentares para trás das grades.

O Ministério Público Federal (MPF) acusou os políticos de receberem um "mensalinho" na assembleia. O esquema, segundo a Polícia Federal, movimentou mais de R$ 54 milhões.

Na decisão, o desembargador Rogério de Oliveira Souza, da 22ª Câmara Cível do TJ-RJ, também afirmou que, ao proibir o exercício dos mandatos, "a Alerj ingressou em seara aparentemente inconstitucional".

"Com efeito, não se discute que um Parlamento - seja ele federal, estadual ou municipal - possa, mediante processo administrativo hígido, perante o respectivo Conselho de Ética e votação perante seu Plenário, suspender o exercício ou, até mesmo, cassar mandato parlamentar", sustentou o magistrado.

Deputados presos não podem tomar posse
Numa decisão de outubro do ano passado, a 26ª Câmara Cível do TJ definiu que deputados estaduais presos não podem tomar posse.

A determinação reforçou o que já havia sido ordenado, em abril do mesmo ano, pela 13ª Vara de Fazenda Pública do tribunal.
Homem com a bandeira do Brasil enrolada no pescoço observa discussão na Alerj (arquivo) — Foto: Otacílio Barbosa/Divulgação/Alerj

Na época, a Justiça atendeu a pedido feito em ação civil pública requerendo a anulação de uma medida da Mesa Diretora da Alerj autorizando a saída do livro de posse da Casa para que deputados o assinassem na cadeia.

O livro chegou a ser levado para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, e os deputados eleitos foram empossados (depois o ato foi suspenso).

Homem fica preso às ferragens em acidente envolvendo dois caminhões na BR-222, na Caucaia

Vítima, um homem de 57 anos, foi socorrido para um hospital com fratura exposta

Diário do  Nordeste


Acidente entre dois caminhões deixa homem ferido na BR-222, na Grande Fortaleza. Vc repórter

Um homem ficou ferido em um acidente envolvendo dois caminhões no quilômetro 6 da rodovia federal BR-222, em frente ao posto Canindé, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (14). A vítima chegou a ficar presa às ferragens.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu quando um caminhão bateu na traseira de outro veículo que estava estacionado devido a uma pane elétrica.

A vítima que havia ficado presa às ferragens, um homem de 57 anos, foi retirado e socorrido para uma unidade de atendimento na região com fratura exposta. Os dois veículos foram retirados da rodovia para não atrapalhar o fluxo de carros no local.


Cai para 4 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Foram descartadas duas suspeitas desde ontem; nenhum caso foi confirmado

G1
Foto:Divulgação 
O número de casos investigados do novo coronavírus no Brasil caiu para quatro. Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde na tarde de hoje (14). De ontem para hoje, três casos foram descartados e um foi incluído, todos em São Paulo. Das quatro pessoas ainda sob suspeita de ter o vírus, cujo epicentro ocorreu na cidade chinesa de Wuhan, há uma criança de 2 anos, um adulto de 56 anos e duas pessoas na faixa dos 20 anos. Duas pessoas são do sexo masculino e duas são mulheres. Todos têm histórico de viagem à China, mas não a Wuhan.

Desde o início do surto, 43 casos suspeitos já foram descartados no Brasil. Dentre essas pessoas, foram confirmadas contaminações por influenza B, influenza A (H1N1), rhinovírus e adenovírus, entre outros.

De acordo com o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, o número de casos suspeitos tem caído de forma mais acelerada graças à velocidade no diagnóstico laboratorial. Os resultados estão saindo mais rapidamente e, com isso, excluindo os casos suspeitos.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Mulher morre após ser estuprada na cidade de Itarema

O psicopata usou uma garrafa para cometer o estupro, a vítima foi encontrada sangrando e ficou internada desde o dia 13 de janeiro 

Maria Zuila Pereira não resistiu e morreu no hospital municipal de Itarema 
Foto: Reprodução

Um crime de estupro com requinte de crueldade, deixou a população de Itarema revoltada, Maria Zuila Pereira, 52  anos pegou um mototáxi na noite do dia 12 de janeiro, na cidade de Itarema e no caminho, foi estuprada, no ato da violência sexual, o maníaco usou uma garrafa, a vítima foi encontrada sangrando e socorrida ao hospital municipal Natércia Rios.

A mulher foi transferida para o hospital Moura Ferreira em Acaraú. Alguns dias depois foi transferida para a Santa Casa de Sobral, passou por cirurgia e estava em casa, faleceu na manhã desta quinta-feira (13). Nas redes sociais populares falam em fazer uma manifestação e protestar contra o crime bárbaro. “Nós poderíamos fazer uma manifestação na cidade de Itarema pedindo justiça pela morte da dona Zuila, para clamarmos por justiça, essa senhora veio a óbito e nada foi feito”, disse Carlos Biebe ex-conselheiro tutelar de Itarema.  Segundo moradores o suspeito do crime é um mototaxista da comunidade de Lagoa Dantas, zona rural de Itarema, "uma mulher da rua do Toco, sabia que ele não prestava e pediu para ela subir na moto, dizendo que ele era mototáxi e que iria deixar ela em casa, só que aí ele levou ela pra casa dele, só que ele já tem o habito de usar instrumentos dentro da vagina de quem ele pega e ela não é a primeira vitima dele, e então foi realmente uma garrafa que ele introduziu e perfurou o útero dela", disse uma testemunha.

A nora da vítima registrou um, boletim de ocorrência da delegacia municipal de Itarema e foi aberto um inquérito para apurar o crime.
O corpo da vítima está sendo velado em sua residência e será sepultado as 8h da manhã desta sexta-feira (14) no cemitério da cidade.

Temperatura na Antártica chega a 20,75ºC e bate novo recorde

Pesquisador brasileiro fez o registro que ainda precisa ser confirmado por Organização Meteorológica Mundial

Por G1
Base Esperança, na Península Antártica — Foto: Arte/G1

No último domingo (9), a Antártica registrou temperatura acima dos 20 graus pela primeira vez no registro histórico, trazendo atenção à questão da crise climática.

2020 tem o janeiro mais quente da história, diz agência dos EUA
2020 começa com o mês de janeiro mais quente já registrado até hoje
Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o cientista Carlos Schaefer, do projeto Terrantar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirmou que estão acompanhando a tendência de aquecimento em muitos dos locais, "mas nunca vimos nada parecido com isso", declarou.

Na entrevista, Schaefer disse que a temperatura do arquipélago de James Ross, região onde foi feito o registro, tem estado irregular nos últimos 20 anos - que após o resfriamento na primeira década deste século, aqueceu rapidamente.

Segundo recorde
No dia 6 de fevereiro, um pesquisador argentino na base Esperanza, localizada no extremo norte da Península Antártica, havia registrado 18,3ºC,

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) ainda tem que confirmar o recorde de temperatura. No último registro, a OMM havia alertado que o aumento da temperatura pode acelerar o derretimento das camadas de gelo e da subida do nível do mar.

"(Esta) não é uma cifra que você associaria normalmente com a Antártida, nem no verão. Isso bate o recorde anterior de 17,5ºC, que foi estabelecido em 2015", disse no início de fevereiro a porta-voz da OMM, Clare Nullis.

Prefeitura de Itarema inaugura Creche sem móveis e crianças estudam no chão


A creche foi inaugurada durante a semana do aniversário do município, móveis usados na inauguração eram emprestados de outra unidade escolar

Crianças realizam atividades no chão, a escola está sem móveis 
Foto: Reprodução

Os vereadores Carlos Jean Costa Furtado e Francisco José Braga de Sena, receberam uma denúncia, que a Creche Tereza Alves Costa Souza, inaugurada semana passada na localidade de Camondongo, zona rural de Itarema, estava sem móveis. Os parlamentares decidiram averiguar a denúncia e visitaram a creche na manhã desta quarta-feira (12). Segundo o vereador Carlos Jean, eles foram mal recebidos pelas funcionárias públicas, que desacataram e menosprezaram a autoridade dos vereadores, uma delas sugeriu ao parlamentar que fosse atrás de uma enxada, outra perguntou se ele não tinha o que fazer.

Consciente de seu papel e de suas prerrogativas de parlamentar, o vereador conseguiu confirmar, que a unidade estava sem móveis, as crianças fazem as atividades no chão, ainda segundo o vereador Carlos Jean, a prefeitura pegou móveis de uma outra escola, levou para a inauguração e retirou no dia seguinte, “é uma vergonha o prefeito de Itarema fazer isso com nossas crianças, se a creche não estava pronta, não era pra ter inaugurado. Fazer uma inauguração de fachada, ninguém merece, vamos cobrar do prefeito a aplicação dos recursos para a compra dos móveis”, ressaltou o vereador.

Transporte Escolar – A mãe de um estudante que mora na comunidade de Sucurujuba, zona rural de Itarema, gravou um vídeo que ganhou ampla repercussão e foi parar no twitter do ministro da Educação, no vídeo a mãe reclama da falta de transporte e dos prejuízos que seu filho tem com a perda de aulas e pediu que o prefeito resolva o problema. Assista o vídeo.



Os dois casos tiveram ampla repercussão nas redes sociais e alguns internautas falaram sobre as duas situações.

Solenidade de inauguração da Creche - Foto: Arquivo Elizeu Monteiro

Nossa reportagem entrou em contato com o prefeito Elizeu Monteiro, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.  Após a divulgação da situação da creche, a secretaria municipal de Educação de Itarema, decidiu suspender as aulas e retornar em 2 de março, o comunicado foi feito aos pais pela direção da creche.



Mega-Sena, concurso 2.233: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 120 milhões

Veja as dezenas sorteadas: 04 - 06 - 32 - 35 - 41 - 45. Quina teve 89 acertadores; cada um receberá R$ 75.344,43.

G1

 
Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.233 da Mega-Sena, realizada nesta quarta-feira (12) em São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 04 - 06 - 32 - 35 - 41 - 45.

A quina teve 89 acertadores; cada um receberá R$ 75.344,43. A quadra teve 8.107 apostas vencedoras; cada uma ganhará R$ 1.181,63.

O próximo concurso será no sábado (15). O prêmio é estimado em R$ 120 milhões.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Desafio da “rasteira”: saiba quais as punições em casos de lesão ou morte

Imagens de crianças, adolescentes e até adultos participando de “pegadinha” perigosa têm viralizado nas redes sociais, preocupando pais e especialistas em infância

Diário do Nordeste

Desafio da rasteira. Foto: Divulgação
Os episódios são chamados de “brincadeira” perigosa, desafio da “rasteira”, “quebra-crânio” – mas, no fim das contas, a gravidade das consequências é o que importa. Imagens de crianças, adolescentes e até adultos participando de “pegadinha” têm viralizado nas redes sociais, e envolvidos podem ser punidos criminalmente ou pagar indenização, em caso de lesão corporal ou morte.

Erinaldo Dantas, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB/CE), reforça que os vídeos mostrando duas pessoas de pé, lado a lado, chutando as pernas de uma terceira e provocando uma queda são “uma brincadeira de péssimo gosto” com sérias consequências. “Não é só morte: a pessoa pode ficar com alguma deficiência física permanente”, salienta.

A maioria dos vídeos reproduz cenas de crianças e adolescentes, que, lembra Erinaldo, não podem ser punidas penalmente. “O que é possível é o juiz aplicar alguma punição prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Numa situação como essa, é pouco provável que o juiz os condene. É mais fácil ele determinar tratamento psicológico. Quem participa disso não tem maturidade nem compreensão sobre a consequência: se um amigo vier a falecer, fica o trauma”, explica o advogado.

O dever dos pais, nesse contexto, é de orientação, mas eles também não podem ser punidos pelos atos dos filhos. “A Constituição determina que ninguém pode responder por crime de outrem. O que é possível, absolutamente em tese, é o pagamento de uma indenização patrimonial à família de quem sofreu o dano. Mas é preciso que o juiz interprete que houve omissão dos pais, para aplicar isso”, afirma Erinaldo.

Já quando a “brincadeira” é praticada por adultos e tem consequências, pode ser passível de criminalização. “Quem tem mais de 18 anos pode, sim, responder criminalmente por lesão corporal ou homicídio culposo – entende-se que não havia intenção de matar o amigo ou colega, mas, com a brincadeira, se assumiu o risco de isso acontecer”

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Aposentada é presa no Aeroporto de Fortaleza por fumar dentro de avião

Aposentada paulistana foi autuada pelo crime de expor a perigo aeronave, com pena de reclusão de dois a cinco anos

G1 CE

Aposentada fumou dentro de avião e foi presa ao chegar a Fortaleza — Foto: Natinho Rodrigues/ SVM

Uma aposentada paulistana de 52 anos foi presa, na madrugada desta quarta-feira (12), por fumar escondida no lavatório de um avião em pleno voo. Ela foi detida pela Polícia Federal após o pouso da aeronave no Aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De acordo com a PF, a mulher estava em um voo proveniente de Guarulhos, em São Paulo.

Ainda segundo a Polícia Federal, ao fumar dentro do lavatório durante o voo, alarmes de emergência foram acionados e, em razão do protocolo de segurança da aeronave, a comissária abriu a porta do compartimento e flagrou a passageira apagando um cigarro.

Ainda de acordo com a PF, quando o avião aterrissou na capital cearense, a mulher foi retirada da aeronave e encaminhada à sala do órgão no aeroporto.

De lá, ela foi levada para a Superintendência da Polícia Federal, no Bairro de Fátima, onde foi autuada pelo crime de expor a perigo aeronave, com pena de reclusão de dois a cinco anos.

Cientistas chineses identificam pangolim como principal canal na transmissão do coronavírus

Tendo estudado 1.000 amostras de animais selvagens, os cientistas determinaram que os genomas das sequências de vírus estudadas no pangolim eram 99% idênticos aos dos pacientes infectados pelo coronavírus de Wuhan

Sua carne é muito apreciada por chineses e vietnamitas, e suas escamas, ossos e órgãos, usados na medicina tradicional asiática AFP

O pangolim, um pequeno mamífero conhecido por suas escamas e ameaçado de extinção, pode ser um animal-chave na transmissão ao homem do novo coronavírus, que já matou mais de 600 pessoas na China.

Pesquisadores da Universidade de Agricultura do sul da China identificaram o pangolim como um possível "hospedeiro intermediário" que facilitou a transmissão do vírus, informou a universidade em um comunicado, sem dar mais detalhes.

Um animal que hospeda o vírus sem estar doente e pode transmiti-lo para outras espécies é chamado de reservatório. No caso do novo coronavírus, o reservatório provavelmente é o morcego. De acordo com um estudo recente, os genomas deste vírus e os que circulam neste animal são 96% idênticos.

O vírus do morcego não é, porém, capaz de se fixar em humanos receptores e, sem dúvida, precisa passar por outra espécie para se adaptar ao homem, o que é chamado de "hospedeiro intermediário".

Tendo estudado 1.000 amostras de animais selvagens, os cientistas determinaram que os genomas das sequências de vírus estudadas no pangolim eram 99% idênticos aos dos pacientes infectados pelo coronavírus de Wuhan.

Esse novo vírus apareceu em dezembro passado, em um mercado da cidade chinesa de Wuhan, no centro do país, onde muitos animais vivos são comercializados, alguns deles selvagens.
Dada a natureza do novo coronavírus, os especialistas suspeitam de que havia um mamífero que agia como um "hospedeiro intermediário". Por algum tempo, pensaram na cobra, mas essa hipótese foi descartada.

Na epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), entre 2002 e 2003 na China, também causada por um coronavírus, o hospedeiro era o civet, um pequeno mamífero de carne muito apreciada na China.

Para conter a epidemia, o governo chinês anunciou, no final de janeiro, uma proibição temporária do comércio de animais silvestres. Criação, transporte e venda de todas as espécies selvagens também estão proibidos por tempo indeterminado.

Todos os anos, 100.000 pangolins são comercializados ilegalmente na Ásia e na África, sendo uma espécie mais cobiçada por traficantes de animais selvagens do que elefante, ou rinoceronte, segundo a ONG WildAid.

Sua carne é muito apreciada por chineses e vietnamitas, e suas escamas, ossos e órgãos, usados na medicina tradicional asiática.

Em 2016, a Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies Selvagens Ameaçadas de Extinção introduziu o pangolim em uma lista que proíbe sua comercialização. De acordo com as ONGs, porém, apesar desta medida, o tráfico ilegal dessa espécie continua aumentando.

Casal cancela casamento para ir à Argentina ver jogo do Fortaleza

Isabelle Beathris e Bruno Shelleider são torcedores apaixonados pelo Tricolor e dispensaram festa e casamento religioso para ver o jogo contra o Independiente, pela Copa Sul-Americana

Diário do Nordeste

Casal está na Argentina. Enquanto não chega a hora da partida, eles fazem um tour futebolístico Arquivo Pessoal

A história de Isabelle Beathris e Bruno Shelleider se resume ao desejo de todo louco por futebol: conhecer (e se apaixonar por) alguém que torça pelo mesmo time que o seu. O casal se conheceu em maio de 2015 durante uma caravana do Fortaleza em Juazeiro do Norte. E calhou do casamento ter de ser interrompido justamente por causa do Tricolor.

Na época, o Tricolor estava vivendo o calvário da Série C do Brasileirão. Naquele dia, o Tricolor enfrentava o Icasa, na estreia da terceira divisão daquele ano. Foi quando a paixão deles pelo Fortaleza passou a ser dividida a dois.

Com tudo muito rápido acontecendo, com dois meses Isabelle engravidou e o casal foi morar junto, criar o fruto de seu amor, o pequeno Kaique. Puxando a "genética" dos pais, o herdeiro do casal passou a ir ao estádio desde bem cedo e, com menos de dois anos de vida, viu de perto a saída do Leão da terceira divisão do futebol nacional.

E depois de muita batalha em família e nas arquibancadas, vivenciando momentos de angústia ao lado do Leão durante os longos anos de Série C do Brasileirão, e de extrema felicidade com a saída do time daquele calvário, Bruno e Isabelle decidiram marcar o casamento.

Após o duelo do ano passado pela Série A entre Vasco e Fortaleza, no Rio de Janeiro, o jovem resolveu pedir sua amada em casamento. E foi na cidade maravilhosa, aos pés do Cristo Redentor, que firmaram o noivado.

O casamento de seus sonhos estava sendo preparado. Sob a luz do sol na praia, com familiares e amigos presentes. Buffet e bandas selecionados, palco e iluminação contratados. Tudo sendo planejado perfeitamente, mas sempre de acordo com cada evento relacionado ao Fortaleza, para não haver choque de data.

"Do início ao fim, o casamento foi planejado de acordo com nossos sonhos. Até a data do casamento foi planejada para o fim de janeiro, porque no primeiro fim de semana de fevereiro seria o Clássico-Rei", conta Isabelle.

Casal com o filho em um jogo do Fortaleza na Arena Castelão Arquivo Pessoal

Adiamento

O dia de confirmar com o cerimonialista a data da celebração da união caiu justamente na mesma data em que o Leão conhecia seu adversário na Copa Sul-Americana, a primeira experiência internacional em torneio oficial de um time cearense. O casal descobriu que o time de seus corações iria viajar à Argentina para encarar o Independiente, em fevereiro.

Foi então que tomaram a decisão: cancelar o casório e embarcar para o país vizinho junto do Tricolor de Aço. "Depois de praticamente mais da metade do casamento estar encaminhado, eu decido que acompanhar o Fortaleza seria mais importante", diz Isabelle.

Após contar com a compreensão dos familiares, o casal decidiu cancelar o casório dos sonhos e optou pela união apenas no cartório, comemorando com os mais íntimos com um jantar. E cerca de duas semanas depois, partiram rumo a Buenos Aires.

"Como no cartório não estava cancelado, nós casamos e fizemos um jantar com os padrinhos. E agora estamos aqui na Argentina, em busca de um resultado positivo", afirmou Isabelle.

Pedido de casamento foi no Rio de Janeiro. Os dois viajaram para uma partida do Fortaleza contra o Vasco, pela Série A Arquivo Pessoal

Apesar da desistência pela festa de casamento, Isabella afirma que um dia ainda irá realizar o sonho, mas que, por hora, a dedicação para acompanhar o atual campeão Cearense e do Nordeste é prioridade.

"Meu sonho de casar não foi cancelado, sei que um dia ainda poderei realizar. Mas foi tudo adiado porque eu sou uma mulher sortuda que encontrou um homem que embarca em minhas loucuras e me apoia mesmo que seja para viajar para um país estrangeiro sem nem falar uma palavra do idioma", brinca a moça.

Apaixonados pelo Fortaleza e confiantes na possibilidade de vencer os argentinos, Bruno e Isabelle são a prova de que nunca será apenas futebol.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *