Os Três Guardiões: Opinião - Itarema e a Corrupção

Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Opinião - Itarema e a Corrupção

Bandido não fez e nem participou da elaboração do código penal brasileiro. Crianças e adolescentes também não opinaram na elaboração do ECA, e assim o povo não foi ouvido para colaborar na elaboração da maioria das leis, algumas delas, ainda são do século passado e sofreram poucas modificações

Manoelzinho Canafístula

Hoje é feriado no estado de São Paulo. Os paulistanos comemoram o Dia da Revolução Constitucionalista, também conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista.Esta data é uma homenagem ao movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.

Saindo de São Paulo e voltando as nossas origens, ontem a Justiça cearense proferiu sete condenações históricas, as sentenças foram as mais esperadas do século para o povo da terra da Pedra Cheirosa. Após uma dona de casa buscar junto ao INSS um benefício de auxilio, ela descobriu que foi vítima de uma organização criminosa, montada para desviar dinheiro público. As suspeitas foram confirmadas após minucioso e dedicado trabalho de investigação feita pela Polícia Civil e o Ministério Público do Ceará.

Foi descoberto um esquema montado em 2006 e que ao longo de 10 anos provocou graves e irreparáveis prejuízos ao erário público e ao povo itaremense. Pela primeira vez na história da República, um Poder Legislativo funcionou irregularmente em diversos aspectos, ferindo de morte a Lei Orgânica Municipal e as constituições estadual e federal.

Único Poder Legislativo, cuja maioria qualificada de sua composição é de suplentes, e o pior, os vereadores afastados e acusados por graves crimes contra a administração pública, continuam recebendo seus subsídios como se nada estivesse acontecendo. O ordenamento jurídico brasileiro requer uma minuciosa revisão de toda a legislação, especialmente as que tratam de crimes cometidos pelos agentes políticos e agentes públicos.

Mas, bandido não fez e nem participou da elaboração do código penal brasileiro. Crianças e adolescentes também não opinaram na elaboração do estatuto, e assim o povo não foi ouvido para colaborar na elaboração da maioria das leis, algumas delas, ainda são do século passado e sofreram poucas modificações. O escândalo de corrupção de Itarema, sob olhar macro, deixas preciosas lições de aprendizagem política. Primeiro ascende a chama de que temos a obrigação de aprender a escolher melhor quem vai nos representar política e administrativamente, pois delegar poderes a pessoas despreparadas e de caráter duvidoso, tem trazido sérios e graves prejuízos ao povo e ao país, especialmente aos mais humildes.

A segunda lição é não passar a mão na cabeça de político de conduta duvidosa, quem faz isso, ou tem esse hábito, pode ser considerado cúmplice de seus atos. O Brasil só ficará livre desse tipo de político quando o povo utilizar a mais poderosa arma que dispõe, o voto. E assim poderão ser pulverizados definitivamente da vida pública, especialmente aqueles políticos que em nada contribuíram para o desenvolvimento de seu povo e de sua terra.

A sentença proferida é pequena, diante de tantos prejuízos causados ao erário público, a sociedade e a história. São manchas que jamais serão apagadas, e que devem servir de exemplo para prevenir novos e futuros erros, afinal errar é humano e aceitável, porém, reproduzir erros, além de desumano é um ato reprovável, e que em nada contribui para o desenvolvimento do ser humano.

Cada um de nós somos responsáveis por nossos atos. Querer atribuir a alguém qualquer responsabilidade para justificar nossos erros é falta grave, e demonstra total desconhecimento das leis que regem a criação, especialmente a lei da reciprocidade. Portanto, sejamos sempre fiéis aquilo em que acreditamos, pois, parafraseando Mahatma Gandhi, jamais podemos acreditar em algo e não vivê-lo. Esse é o maior ato de desonestidade que qualquer ser humano pode cometer. E isso sim, pode levar o ser humano ao mais baixio de suas derrotas.

Manoelzinho Canafístula é jornalista e editor do Blog "Os Três Guardiões".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *