Os Três Guardiões: Casas são interditadas por risco de desabamento e 16 famílias vão a abrigos em Fortaleza

Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Casas são interditadas por risco de desabamento e 16 famílias vão a abrigos em Fortaleza

Imóveis ficam no Bairro Moura Brasil, próximos a um canteiro de obras da linha leste do Metrô de Fortaleza

G1
Morador mostra rachadura na parede da casa interditada pela Defesa Civil — Foto: Theyse Viana

Famílias foram retiradas de 16 casas e levadas para pousadas e residências de parentes na madrugada desta sexta-feira (31) após a Defesa Civil constatar risco de desabamento em decorrência de fissuras encontradas nos imóveis localizados no Bairro Moura Brasil, em Fortaleza. As rachaduras apareceram com o início das obras da linha leste do Metrô de Fortaleza, segundo relato dos moradores.

O vendedor ambulante, Alexandre Alves, foi acordado às 4h da manhã por agentes da Defesa Civil para que desocupasse o imóvel junto com a família. "Bateram à minha porta, chamaram eu e minha tia pedindo para a gente sair. Elas foram para casa de parentes e eu estou aqui tentando tirar algumas coisas", explicou.

Nas casas há rachaduras nas paredes e no piso. Em uma das residências, a fissura chegou a dividir uma das paredes ao meio. Há 50 anos vivendo no bairro, o garçom Henrique Costa afirmou que durante a madrugada um barulho assustou os moradores da comunidade.

"Algumas pessoas afirmaram que houve uma espécie de estrondo e as casas racharam. A própria Defesa Civil veio e desocupou as casas colocando os documentos de interdição nas portas.", relatou.

Ainda de acordo com Costa, as pessoas que foram levadas para pousadas no Centro reclamam da falta de assistência. "Eles nunca precisaram sair de casa. Lá no local onde colocaram eles estão reclamando que não tem sequer água", diz.

A Defesa Civil de Fortaleza confirmou a interdição de 16 casas e a retirada de 16 famílias, das quais 14 foram para pousadas no Centro e duas para casas de parentes ou amigos.

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará informou que desde o início da obra da Linha Leste, o consórcio responsável pela execução dos trabalhos realiza o monitoramento do trecho no entorno do canteiro, diariamente, através de sensores que acompanham a estabilidade do terreno e que ao identificar a necessidade de intervenção em parte dos imóveis, para segurança dos moradores, acionou a Defesa Civil. Ainda de acordo com a Seinfra, as famílias removidas foram levadas para hotéis, pousadas ou casas de parentes e estão recebendo a devida assistência.

Os técnicos do consórcio e da Seinfra estão analisando as condições dos imóveis para que os reparos necessários sejam feitos e as famílias possam voltar para casa, o mais rápido possível, com segurança. Todos os outros imóveis da rua foram vistoriados e não apresentam riscos aos moradores, continuando sendo monitorados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *