Os Três Guardiões: Grupo de fiéis caminha mais de 260 quilômetros em romaria entre Itarema e Canindé

Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Grupo de fiéis caminha mais de 260 quilômetros em romaria entre Itarema e Canindé


O grupo pretende chegar a Canindé no próximo sábado (18), há crianças e idosos entre os romeiros


Devotos começaram a caminhada no último domingo (12) e devem chegar a Canindé sábado (18) — Foto: Junior Pinheiro

Um grupo de 54 devotos de São Francisco decidiu encarar a pé os mais de 260 quilômetros que separam as cidades de Itarema e Canindé, no Ceará. Os romeiros começaram a caminhada na manhã do último domingo (12) e espera cumprir o percurso até sábado (18), na primeira edição da romaria Caminhando com Santa Rita.

Durante a viagem, o grupo conta com apoio de um caminhão e três carros, além da presença de um massoterapeuta. Na manhã desta quarta-feira (15), os devotos estão no município de Sobral para se alimentar e descansar. A romaria se encerrará com uma missa na Basílica de São Francisco no sábado e o grupo retorna à Itarema no domingo em um ônibus fretado pelo grupo.

O aposentado Domingos Ferreira Neto, de 70 anos, é o mais velho do grupo, a idade não atrapalha a energia e a disposição para seguir caminhando. “Há muitos anos eu tenho vontade de fazer essa viagem a pé e agora deu certo. A minha fé de não desistir, de continuar forte, me faz seguir em frente”, conta. Domingos mora na comunidade de Morro do Comum, no distrito de Almofala, em Itarema.

O aposentado já foi a Canindé 36 vezes ao longo da vida, mas nunca andando: “minha família toda está rezando por mim”.

Já Francisca Alves de Oliveira, a Dona Cici, de 69 anos, também não deixa a idade atrapalhar a caminhada. Residente em Porto dos Barcos, em Itarema, a aposentada lembra que decidiu pegar a estrada um dia antes de o grupo partir. “No sábado, eu passei o dia caminhando para me preparar para a viagem. Depois, fui na casa dos meus irmãos pedir doação de alimentos e consegui mais de 10 quilos”, recorda a devota de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Francisco.

Após mais de 72 horas na estrada, ela conta que ir de Itarema a Canindé a pé pela primeira é a realização de um sonho.
“Nós vamos rezando o terço, louvando, pedindo forças para conseguir chegar. Eu tô muito feliz por estar realizando meu sonho”. Finaliza a aposentada.

Romaria Caminhando com Santa Rita
Esta é a primeira vez que acontece a romaria de Itarema a Canindé. O coordenador e idealizador da programação, o servidor público Francisco Evandro, lembra que a ideia surgiu em setembro do ano passado. “A gente lançou a proposta nas missas e tivemos o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do povo”.
Com doações, o grupo conseguiu arrecadar 1.400 litros de água e cerca de 800 quilos de alimentos para consumo durante a caminhada. “Ainda há de sobrar para a gente doar cestas básicas na estrada”, ressalta o romeiro.


Com a primeira experiência sendo concretizada, a intenção é manter a tradição de realizar o trajeto, sempre no primeiro mês do ano.

Com a primeira experiência sendo concretizada, a intenção é realizar a romaria sempre no primeiro mês do ano. “Nós somos funcionários públicos e este é o período que estamos de férias”, explica o professor de Biologia Junior Pinheiro, que participou de toda a organização da romaria. “Com essa primeira experiência, queremos entrar para a história do município de Itarema”, comemora o devoto.


O grupo deve chegar a Canindé na manhã de sábado (18) e voltar domingo (19) - de ônibus.

Um comentário:

  1. Parabéns. História linda. O Manoelzinho sempre na frente da notícia. Adorei a postagem, continue assim um profissional puro e uma pessoa do coração fantástico. Sou sua fã.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *