Diário
do Nordeste
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Dicas para black friday- Divulgação |
Considerada
a segunda principal data no calendário varejista, a Black Friday será realizada
nesta sexta-feira, dia 29 de novembro. Aguardada ansiosamente por lojistas e
consumidores, a data perde somente para o Natal em volume de transações.
Segundo dados divulgados pelo Reclame Aqui, 64,6% dos consumidores começaram a
se informar sobre os valores dos produtos nas lojas para comparar os preços já
no início do mês de novembro.
Black
Friday em 2019 deve movimentar R$ 3,5 bilhões no comércio eletrônico
Smartphones
de entrada e intermediários serão os mais buscados nessa Black Friday, diz
pesquisa do Zoom
Black
Friday: smart devices e remédios são os produtos que os brasileiros priorizam o
preço no e-commerce em relação ao tempo e dinheiro
Zoom
anuncia megaoperação para curadoria de ofertas na Black Friday 2019
Mas
como tudo o que envolve compras e dinheiro, a Black Friday exige muitos
cuidados. O Brasil é conhecido como o país dos boletos bancários, método de
pagamento criado em 1993, por uma instrução normativa do Banco Central, que
rapidamente caiu no gosto da população. Ele também acabou se tornando o método
preferido entre os golpistas para fraudes. De acordo com a Federação Brasileira
de Bancos (Febraban), são emitidos anualmente aproximadamente 4 bilhões de
boletos no país. “Golpes que envolvem boletos bancários são realizados durante
todo ano, mas durante a Black Friday, os consumidores são atraídos pelos
descontos e se tornam um alvo fácil para os criminosos”, explica Renata Alba,
gerente de Risco e Compliance da Juno.
Confira
5 dicas da especialista para não cair em golpes durante a Black Friday:
1 –
Preços não factíveis para os produtos: A lista de produtos que entram em
descontos é enorme, a dica aqui é monitorar esses produtos em várias lojas,
analisar se os preços são condizentes com sua qualidade e se não foram
aumentados de forma exorbitante para depois recebem um desconto falso, ou ainda
se os preços estão muito abaixo do preço real, o que pode demonstrar venda de
produtos falsificados ou “fantasmas”(que não serão entregues).
2 –
Reputação do lojista vendedor: Pode parecer básico, mas muitas pessoas se
deixam levar pelo calor do momento e podem fazer compras em lojas não
confiáveis. Achou um produto em uma loja online? O primeiro passo é fazer uma
pesquisa em sites como o Reclame Aqui. Os clientes estão satisfeitos nos
comentários? Receberam seus produtos? Só depois de entender a reputação desse
vendedor, efetue sua compra.
3 –
Boletos: Recebeu o boleto da sua compra e não sabe se ele é verdadeiro? O
primeiro passo é se certificar se o boleto não parece adulterado, com montagens
ou em baixa resolução. Outro dado a ser analisado é o nome do beneficiário que
consta no boleto, ou seja, se você comprou na loja X, o nome do beneficiário
deve ser o mesmo.
4 –
Phising: Termo originado do inglês (fishing), que na internet se trata de um
roubo de identidade online. Essa fraude é caracterizada por tentar adquirir de
forma ilícita dados de outras pessoas, como suas senhas e dados bancários.
Essas ações são feitas por e-mail, apps ou sites, feitos especificamente para
conseguir dados alheios. O criminoso se passa por uma pessoa ou empresa
confiável e envia mensagens e até mesmo links para conseguir as informações que
deseja. Mais uma vez, a atenção a reputação da loja entra em jogo, verifique a
o link antes de preencher qualquer informação, e tome cuidado com boletos e
links recebidos, observe quem lhe enviou o link e se de fato você estava no
processo de compra desse produto ou serviço.
5 –
Prazo de entrega do produto: A loja não pode alegar falta de estoque após a
conclusão da compra. Isso vale mesmo para os pagamentos que foram efetuados via
boleto. Nesse caso, o pagamento deve ser feito no prazo de vencimento. Antes de
finalizar a compra verifique o prazo da entrega, pois a tendência é que ele
seja maior do que o normal, por conta da alta demanda da Black Friday.
Eduardo Daleyson Viana De Sousa
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