Os Três Guardiões: Avó de alunos reclama da qualidade de produtos recebidos em uma creche de Almofala em Itarema, prefeitura nega entrega

Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de março de 2021

Avó de alunos reclama da qualidade de produtos recebidos em uma creche de Almofala em Itarema, prefeitura nega entrega

A dona de casa gravou um vídeo e um áudio que circulam nas redes sociais e mostra a qualidade dos produtos que recebeu, segundo a secretaria municipal de Educação o ato foi uma ação promovida por uma organização de agricultores e sem nenhuma vinculação com a gestão municipal

 Por Manoelzinho Canafístula

Parte dos alimentos recebidos pela dona de casa como parte de um suposto
kit de merenda escolar  Foto: Reprodução

Uma dona de casa gravou um vídeo e um áudio que circulam nas redes sociais e denuncia que recebeu itens de um suposto kit de merenda entregue a dois netos que estudam na creche Sonho Infantil na sede do distrito de Almofala em Itarema, litoral oeste do Ceará. A autora das mídias, que se identifica como Veline Lima, mostra os produtos recebidos e reclama da qualidade e pede que as autoridades tomem conhecimento do caso, “hoje eu fiquei revoltada com essa situação, estamos vivendo tempos difíceis, eu fiquei chocada e revoltada, isso é humilhante, faz mais de dois meses que essa escola começou e essa é a segunda merenda nessa situação”, disse a dona de casa no áudio, informando que na semana passada já havia recebido uma sacola de alimentos com os mesmos itens. 

Já no vídeo a dona de casa mostra os alimentos e as condições em que eles se encontram, inclusive fala, que um dos cocos pode até estar estragado, “olha a situação da acerola, a macaxeira não presta, a batata não presta, e o cheiro verde, vocês acham que uma criança de dois meses come cheiro verde?”, questiona a dona de casa. Ao final ele diz que o vídeo é para as autoridades do município e pede providências. "Eu não quero prejudicar ninguém, o que eu estou querendo aqui é que essas autoridades olhem por essas creches, por essas crianças, o município está jogando, nós precisamos de assistência, é para as pessoas começarem a olhar e ver que o negócio não está fácil", disse a dona de casa. Ela ressalta ainda que lhe foi solicitado a remoção do vídeo, porém, a dona de casa disse que não faria a remoção.  Assista o vídeo abaixo.


Em nota, o secretário municipal de Educação de Itarema, Rafael Lopes de Morais informou que a ação, não foi promovida pelo município e que nenhuma entrega de alimentos foi realizada pela secretaria, veja a nota na integra.

“Venho aqui esclarecer que o vídeo compartilhado nas redes sociais acerca de uma entrega de kit de alimentos nas escolas do município é descabido e que causa incomodo da secretaria da educação e da gestão do município na pessoa do prefeito Elizeu Monteiro.

Nenhuma entrega de alimentos ou kits de alimentos foram feitos como ação do governo municipal ou da secretaria de educação. Se houve entrega de alimentos em alguma escola foi de forma isolada e uma ação da própria escola.

Ademais, reforço o compromisso que temos com o bem mais precioso em uma sociedade nossas crianças e adolescentes.

A prefeitura de Itarema e secretaria de educação estão finalizando o processo licitatório para aquisição dos kits alimentares com uma previsão de entrega às famílias em 15 de abril. O kit planejado contém: 1 pct de achocolatado, 1 kg de açúcar, 1 kg de Arroz, 1 pct de aveia em flocos, 1 pct de biscoito salgado, 1 kg de farinha, 1 kg de Feijão, 1 pct de flocos de milho, 1 pct de leite em pó, 1 pct de macarrão, 1 lt de sardinha". Disse a nota.

Ao ser questionado sobre a distribuição do suposto kit de merenda pela creche, o secretário disse que já identificou a situação e que o vídeo está sendo analisando pelo jurídico da prefeitura e aguarda o parecer. Veja o que disse o secretário.

“No caso houve uma distribuição de alguns itens de alimentos em uma creche. Contudo, essa ação foi desenvolvida por uma organização de agricultura que funciona na comunidade da escola e apenas usou o espaço da creche para distribuir, de acordo com a diretora, com três mães alguns itens.

Sobre o vídeo, o setor jurídico da PMI já foi acionado, estamos esperando o referido parecer”, disse o secretário em nota. 

Já o Conselho Municipal de Acompanhamento da Merenda Escolar (CAE) informou que esteve na creche e conversou com diretora, segundo representantes do CAE a diretora informou que o Kit foi distribuído pela secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente de Itarema.

Até o fechamento desta edição, a diretora da Creche Sonho Infantil não foi localizada para dar mais detalhes sobre a distribuição dos alimentos. Também não conseguimos contato com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente de Itarema, Francisco Martins do Nascimento Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *