Os Três Guardiões: Em quatro dias, Ceará recebeu volume de chuva esperado para o mês todo

Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Em quatro dias, Ceará recebeu volume de chuva esperado para o mês todo

Houve chuvas fortes em 70 das 184 cidades do Ceará nos primeiros dias do ano.

Por g1 CE

Nos quatro primeiros dias já choveu em mais de 70 municípios em intervalo de 24h. — Foto: José Leomar/SVM

Nos quatro primeiros dias de 2022, o Ceará já recebeu um volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O Ceará deve seguir com condições favoráveis às chuvas até, pelo menos, quinta-feira (6).

Para quarta-feira, a Funceme indica que as precipitações podem acontecer nas áreas central, sul e oeste do estado ao longo do dia. Enquanto na faixa litorânea, as chuvas deverão se concentrar entre a madrugada e manhã.

Para a próxima quinta, a expectativa, neste momento, é de redução nas condições, mas ainda com alta possibilidade de chuva.

Amanhecer com chuva na cidade de Piquet Carneiro, interior do Ceará. — Foto: Bibia/Arquivo Pessoal

Dezembro termina com chuvas acima da média

Dados parciais indicam que o mês de dezembro de 2021 terminou com chuvas acima da média. De acordo com a Funceme, o observado foi de 50,8 milímetros contra os 31,6 mm da normal climatológica, representando um desvio positivo de 60,6%.

Durante o período, o Cariri foi a macrorregião que mais se destacou, já que apresentou a maior acumulado entre as demais. Lá, onde costuma chover mais em dezembro, apresentou 141,9 mm. A média mensal, segundo a Funceme, é de 66,1 milímetros.

Além da região localizada no sul do Estado, Maciço de Baturité e Ibiapaba apresentaram precipitações acima da média, com observados de 56,1 e 55 mm, respectivamente.

As chuvas de dezembro, que marca o primeiro mês da pré-estação, se deram, principalmente em decorrência de áreas de instabilidade e ainda da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo sistema que levou precipitações torrenciais para o sul da Bahia.

As precipitações acima da média em dezembro do último ano não têm interferência na qualidade das chuvas esperadas para a quadra chuvosa, que começa em fevereiro, pois os sistemas que atuam agora costumam ser diferentes.

No principal período de precipitações no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema meteorológico responsável pelas precipitações.

Chuvas no Ceará em dezembro de 2021. — Foto: André Fernando/Funceme/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *