O “Decon Viajante”
é uma ação do projeto “Fortalecimento e Expansão dos Órgãos de Defesa do
Consumidor” do Decon, firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor
(SENACON) do Ministério da Justiça e a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado
do Ceará (PGJ), além de Itarema outras quatro cidades serão visitadas
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Atendimento da unidade móvel do Decon Viajante - Foto: MPCE |
A primeira edição
do Decon Viajante de 2019 visitará as cidades de Chaval, Jijoca de
Jericoacoara, Cruz, Acaraú e Itarema. Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de
março, os cidadãos desses municípios receberão o atendimento especializado do
Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério
Público do Estado do Ceará (MPCE), e poderão tirar dúvidas bem como registrar
reclamações contra fornecedores de produtos e serviços e denunciar estabelecimentos
que acreditem estar descumprindo a lei. Além de atendimento à população, o
projeto DECON Viajante realiza emissão de documentos (RG e CPF) em parceria com
a Secretaria da Proteção Social, Mulher, Justiça e Direitos Humanos.
Para o registro da
reclamação os consumidores precisa ter em mãos o RG, CPF, Comprovante de
residência e todos os documentos ligados à reclamação. Os atendimentos são
realizados sempre das 8h às 14h, nas Praças Centrais de cada uma das cidades,
em uma van do projeto. Para a realização dos atendimentos, o Decon conta com o
apoio das Promotorias de Justiça das Comarcas destes Municípios. Essa
descentralização contribui para aumentar a resolução de conflitos nas relações
de consumo, principalmente, no interior do Estado. O “Decon Viajante” foi
iniciado em 2016 e desde então já foram registrados 2.695 atendimentos em 138
municípios.
O “Decon Viajante”
é uma ação do projeto “Fortalecimento e Expansão dos Órgãos de Defesa do
Consumidor” do Decon, firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor
(SENACON) do Ministério da Justiça e a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado
do Ceará (PGJ). O objetivo é reestruturar os órgãos de defesa do consumidor,
criar postos de atendimento móvel na Capital e no Interior do estado e
implantar Procons em municípios cearenses integrados ao Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). Todos os relatórios podem ser
verificados no site do projeto.
Confira o
calendário:
25/02 – Chaval
26/02 – Jijoca de
Jericoacoara
27/02 – Cruz
28/02 – Acaraú
01/03 – Itarema
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