Os Três Guardiões: Opinião - Os efeitos desastrosos das notícias falsas

Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Opinião - Os efeitos desastrosos das notícias falsas

Artigo de Opinião
Jornalista Manoelzinho Canafístula é o editor responsável pelo Blog Os três Guardiões


Ontem (30) fomos surpreendidos por uma operação de busca e apreensão de equipamentos e documentos de duas pessoas, que também foram depor em um inquérito policial aberto para apurar possíveis crimes ligados a disseminação de Fake News, as notícias falsas que ganharam vida nas redes sociais de Acaraú desde o último dia 21 de abril. Após um mês de investigação a Polícia Civil de Acaraú, sob o comando do delegado regional Alaiton Andrade e com apoio da Delegacia especializada em Lavagem de Dinheiro, realizou uma operação, que teve início às 5h da amanhã de ontem dia 30, em duas residências em Acaraú, no bairro Outra Banda e na comunidade rural de Lagoa Grande.

Sem a necessidade de entrar no mérito e nos detalhes já explorados em reportagens e na entrevista ao delegado durante o programa Conexão 92 na Difusora FM, o fato sinaliza um alerta, para as pessoas que, por ausência de princípios, que deveriam lhes ter sido delegados no âmbito familiar, imaginam que podem fazer o que querem na internet e que estarão livres da amputação de crimes, inclusive os crimes contra a honra, utilizando fotos pessoas de pessoas, que não têm responsabilidade alguma sobre os fracassos e insucessos dos autores das práticas criminosas.

Esta emissora já se pronunciou anteriormente via editorial, sobre as publicações anônimas e fez o alerta de que as práticas são vedadas pela Constituição e outras leis que sustentam a liberdade de expressão, liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade para práticas criminosas, desrespeito a honra, a dignidade e a história de vida pessoal, profissional e política de quem quer que seja, especialmente de pessoas públicas e que prestam relevantes serviços a sociedade.

O jornalismo existe para manter esse equilíbrio, desse modo, a liberdade mantém uma ligação com o jornalismo e a democracia, onde a liberdade está no centro do desenvolvimento do jornalismo. Todos nós somos livres na manifestação de nossas opiniões, porém o anonimato é vedado e configura crime. As duas pessoas que foram alvos da primeira fase da operação, têm seus nomes preservados para não atrapalhar as investigações em curso, porém mais cedo ou mais tarde seus nomes serão revelados e a sociedade, inclusive seus seguidores e admiradores, pois até quem pratica crimes tem fãs, poderão finalmente saber quem são.

Somos seres humanos movidos por sentimentos, envolvidos pelas emoções, guardamos dentro de nós, desejos e sonhos que muitas vezes não se realizam pelo simples fatos de não sermos ousados a fazer algo, sem com isso, colocar em risco ou afetar a vida de outras pessoas. Os crimes contra a honra são tipificados no código penal brasileiro e são considerados crimes leves, mas que deixam marcas profundas e definitivas na vida das pessoas, especialmente se for uma pessoa pública, nesse caso, as vítimas são agentes políticos e agentes públicos. Quem será capaz de corrigir os erros e distorções cometidos contra a honra de alguém e praticados por um pessoa que não teve coragem de mostrar e rosto e dizer, sou eu o autor desta ou daquela publicação?

O capítulo de ontem, deixa diversas lições de vida para todos nós, a primeira é a de que ninguém precisa ofuscar o brilho do outro para ocupar espaço, seja competente e ocupe seu espaço pelo mérito, antes de acusar alguém procure passar suas informações pelas três peneiras de Sócrates, é isso mesmo, um dos mais famosos filósofos da história, tinha três peneiras e tudo era filtrado por elas. A primeira é a peneira da VERDADE, precisamos ter plena convicção de que o que vamos dizer ou publicar é verdade. Não podemos pautar nossas opiniões no que ouvimos os outros contarem sem saber se o conteúdo é verdadeiro. A segunda peneira é a da BONDADE, se o conteúdo publicado ou falado não for bom, descarte, geralmente o anônimo se esconde atrás de informações ruins. A terceira e última peneira é a da UTILIDADE. Será que essas coisas que não temos certeza que são verdadeiras e boas serão úteis para a nossa vida e para o mundo? Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços, tempo e talentos em outras atividades úteis e construtivas, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passar adiante aquilo que não lhes compete ou não representa nenhum interesse.

Os autores e outras possíveis pessoas que foram envolvidas nessa rede criminosa terão suas vidas marcadas para sempre, pelo rótulo de propagadores de notícias falsas e distorcidas com a intenção de prejudicar ou macular a vida, a profissão e história de alguém. Não sejamos cúmplices de tais condutas e coniventes com esse tipo de prática, que deve sob a luz da legalidade, ser pulverizada da sociedade e da vida das pessoas. Em breve as autoridades policiais terão concluído o inquérito e todas as pessoas envolvidas, mesmo aquelas que inconscientemente foram induzidas ao erro, terão que prestar contas, seja com a justiça ou com a própria consciência, essa última é a mais pesada e severa de todas.

Sejamos sempre seres maravilhosos na criação de nosso DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *