Os Três Guardiões: Deputado cearense deixa Brasília e assume assessoria especial no governo do Ceará

Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de maio de 2021

Deputado cearense deixa Brasília e assume assessoria especial no governo do Ceará

O deputado federal Robério Monteiro (PDT/CE) foi recentemente condenado por crime eleitoral e foi nomeado nesta segunda-feira (3) para o cargo de Assessor Especial para Assuntos Federativos, assume em seu lugar Totonho Lopes (PR)

O deputado federal de Itarema Marcos Robério Ribeiro Monteiro (PDT) foi nomeado pelo Governador Camilo Santana nesta segunda-feira (3), para o cargo de Assessor Especial para Assuntos Federativos, o deputado foi condenado recentemente pela Juíza Eleitoral de Acaraú, por crime de abuso do poder econômico durante as eleições municipais de Acaraú, sua esposa Ana Flávia Ribeiro Monteiro (PSB) foi eleita prefeita. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estaod do Ceará. Com a licença de Monteiro, assume o empresário e suplente Francisco Antônio Lopes de Paula Bezerra (Totonho Lopes), filiado ao PR à época da eleição de 2018. PDT e PR estavam coligados naquele pleito.

 A decisão judicial que condenou o deputado federal Robério Monteiro foi proferida pela juíza da 30ª zona eleitoral Ana Celina Monte Studart Gurgel Carneiro, além de cassar os mandatos da prefeita Ana Flávia Ribeiro Monteiro, eleita em 2020, do seu vice-prefeito Francisco Bispo Parnaíba, torna o deputado inelegível por oito anos. Segundo a assessoria dos políticos eles recorreram da decisão junto ao TER/CE e aguardam novo julgamento da corte.

Entenda o caso – Os réus foram denunciados por abuso de poder econômico nas eleições de 2020, na denúncia apresentada pela coligação do candidato a prefeito derrotado, Amadeu Ferreira Gomes Neto, o deputado Robério Monteiro aparece em áudios, mantendo contato com eleitores e fazendo promessas de emprego, em um áudio o deputado diz que se necessário paga adiantado, “se quiser trabalhar com a gente eu pago adiantado”, disse o deputado em um dos áudios. As mídias passaram por perícia técnica que comprovam a autenticidade dos áudios.

Em sua sentença de condenação a juíza reconhece que houve abuso de poder econômico nas eleições de 2020 no município de Acaraú, “houve o oferecimento de pagamento, o oferecimento de emprego futuro na administração pública e a comprovação da entrega do emprego público, conforme se apurou na instrução processual, já na gestão dos investigados que lograram êxito no pleito. Sendo assim, não há alternativa senão a aplicação das sanções cabíveis, com a procedência da presente AIJE”, disse a juíza na sentença. Ao final a juíza condena o deputado federal Robério Monteiro a ficar inelegível por oito anos por ter sido o responsável pela prática do abuso do poder econômico. Os réus podem recorrer da decisão.

Nomeação

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso XVII, do art.88, da Constituição do Estado do Ceará, em conformidade com o art. 8º, combinado com o inciso III, do art. 17, da Lei n. 9.826, de 14 de maio de 1974, e com o Decreto n. 33.417, de 30 de dezembro de 2019, publicado no Diário Oficial do Estado de 30 de dezembro de 2019, RESOLVE NOMEAR MARCOS ROBERIO RIBEIRO MONTEIRO, para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de ASSESSOR ESPECIAL PARA ASSUNTOS FEDERATIVOS, integrante da estrutura organizacional da Casa Civil, a partir de 03 de maio de 2021. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO, em Fortaleza, 03 de maio de 2021. Camilo Sobreira de Santana GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *