Em atividade na escola, cada estudante abriu uma caixa após ouvir que ali dentro havia um aluno admirável e se surpreendeu ao ver a própria imagem em um espelho.
Por Samuel Pinusa, g1 CE
![]() |
Dinâmica com espelho e frase motivacional emociona alunos em Horizonte, no Ceará. |
Os alunos do professor João Paulo
Fernandes se emocionaram com uma atividade em sala de aula. O docente escondeu
um espelho e uma frase motivacional em uma caixa e disse às turmas que ali
dentro estava o aluno que ele mais admirava. Quando cada estudante abriu a
caixa viu a si mesmo no espelho. A dinâmica escolar aconteceu na última semana
de maio em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
“Muitas vezes a família coloca palavras
negativas nos filhos. Aquilo entra na vida das crianças. Quando eles passaram
pela dinâmica do espelho, que eu disse ‘olha, dentro dessa caixa tem o aluno
que eu mais admiro, capaz, maravilhoso e super inteligente’, aí eles acabam se
emocionando, porque o espelho reflete essa imagem”, disse João Paulo.
João Paulo é professor de ciências há 16
anos. Ele ensina na escola Fernando Augusto, no distrito de Queimados, a
crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano (ensino fundamental II). O docente
explicou que a dinâmica faz parte de um projeto maior, chamado “Despertando Sonhos”,
criado por ele para motivar os alunos na volta às salas de aula após dois anos
de pandemia.
Professor de matemática faz aula em
vídeo 'cantando' a fórmula de Bháskara no ritmo do piseiro; vídeo
Editais de concurso público para
professor com 2 mil vagas são publicados com salários de R$ 4,3 mil, em
Fortaleza
“A volta [após a fase grave da pandemia]
está sendo muito difícil para nós, professores, e toda a comunidade escolar. Se
fala muito sobre recuperação de aprendizagem, mas é importante a sociedade
abrir os olhos para o que está acontecendo durante esse processo, que é os
alunos com crise de ansiedade e depressão”, declarou João Paulo.
O professor disse que já presenciou alunos, inclusive, com marcas de automutilação. “Isso me doeu bastante porque, todos os dias, quando entro na sala, tento olhar nos olhos de cada um. Em um momento, perguntei a uma aluna sobre uma atividade de casa e ela disse ‘eu não estou preocupada com a tarefa, estou preocupada com minha mente’”, afirmou.
![]() |
Professor explica sobre dinâmica escolar com alunos em Horizonte, no Ceará. |
Emoção em sala de aula
O professor disse que os episódios que
presenciou, envolvendo colegas de profissão e alunos sofrendo com problemas de
saúde mental, foram a motivação para realizar a dinâmica que o emocionou
também.
Ele disse que já na primeira sala de aula onde realizou a ação, uma aluna chorou — e o fez chorar — porque estava passando por problemas familiares. “Eu fiquei até sem entender, porque eu pensei na dinâmica para eles acharem graça”, disse João Paulo. “O problema está aí. A sociedade precisa saber. É preciso um trabalho com psicólogo nas escolas, mas até isso chegar, professores e alunos precisam dar as mãos para a gente vencer juntos”, acrescentou.
![]() |
João Paulo Fernandes dá aula para alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, no Ceará. — Foto: Redes sociais/Reprodução |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.