Os Três Guardiões: Polícia Militar Ambiental realiza vistoria para apurar corte de árvores históricas em Santana do Acaraú

Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Polícia Militar Ambiental realiza vistoria para apurar corte de árvores históricas em Santana do Acaraú

 Segundo um movimento de defesa dos tamarineiros as árvores são centenárias e fazem parte do cotidiano, da cultura e das memórias da população local

Com Informações da AMICHS

Polícia Ambiental durante a fiscalização em Santana do Acaraú - Foto: Divulgação

 

Policiais do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente realizaram na manhã desta quinta-feira (20) uma vistoria para apurar a regularidade da derrubada de Tamarineiros históricos na cidade de Santana do Acaraú. A ação está sendo realizada pela gestão municipal, onde segundo o Chefe de Gabinete, Meceu Carneiro Rodrigues, a retirada de um tamarineiro do centro da cidade se deu em virtude da planta estar situado no meio da rua.

 

Segundo um movimento de defesa dos tamarineiros as árvores são centenárias e fazem parte do cotidiano, da cultura e das memórias da população local. Ainda segundo o movimento, já foram derrubados dois tamarineiros, um na sede e outro no distrito de Parapuí. O advogado Dr. Raimundo Nonato Arcanjo Neto, entrou com uma ação na justiça para impedir novas derrubadas das plantas seculares, ele faz parte do movimento voluntário em defesa da preservação e conservação dos tamarineiros e que também discute a necessidade e importância da preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural, ambiental e arqueológico de Santana do Acaraú e que está se organizando em prol da causa, buscando também o suporte dos órgãos competentes de fiscalização ambiental, tais como SEMACE e Polícia do Meio Ambiente há ainda um diálogo com o Poder Legislativo local, que segundo o grupo tem a responsabilidade de fiscalizar o Poder Executivo, e reforçar as denúncias. O movimento lançara um manifesto em defesa das árvores e planeja outras ações.


Tamarineiro secular situado na Avenida São João - Foto: Professor Pardal

Os agentes de segurança pública informaram que após a conclusão da fiscalização, devem encaminhar o relatório para o Ministério Público, para que se prossiga com as devidas apurações e supostas práticas do descumprimento das leis de proteção ambiental.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *