Os Três Guardiões: Irmã coordimariana de 83 anos usa tecnologia para ensinar crianças em Acaraú no Ceará

Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Irmã coordimariana de 83 anos usa tecnologia para ensinar crianças em Acaraú no Ceará

A idosa não conseguiu deixar a sala de aula e escolheu o local como cenário para os encontros virtuais com a turma.

Com Informações do CNews

Irmã Maria Violeta já ensinou os pais de alguns atuais aprendizes. - Foto: Divulgação

Dos 83 anos de vida, 37 são dedicados ao magistério em Acaraú. As aulas de catecismo, disciplina que se dedica atualmente, tiveram que passar por mudanças na pandemia. E a experiente professora teve que se adaptar às aulas remotas para ficar perto das crianças.

"No começo, eu senti uma certa dificuldade, assombrou um pouco. Mas com ajuda, com interesse que eu sinto pela catequese, hoje posso dizer que estou familiarizada", conta a irmã Maria Violeta.

A freira comemora o desempenho no formato e garante que os estudantes marcam presença e são ativos nas discussões. Animada, inicia as aulas com oração e louvor. Em seguida, conversa com o grupo sobre os assuntos da semana.

"Sábado foi a festa do grande coração Imaculado de Maria. Eu senti muito a ausência de vocês [estudantes] nesse dia, aqui no colégio. Vocês gostam muito de fazer festa para as irmãs", diz a religiosa.

A idosa não conseguiu deixar a sala de aula e escolheu o local como cenário para os encontros virtuais com a turma. "A gente participa com o coração", diz aos estudantes durante uma das reuniões.

O afeto pelos alunos é recíproco e se estende por outros familiares. Irmã Maria Violeta já ensinou os pais de alguns atuais aprendizes. "Eu ensinei seu pai. Mande um abraço para ele", diz para uma criança, antes de entrar no tema do dia.

A diretora da escola, irmã Sandra Regina, conta que a pandemia do novo Coronavírus "mudou a rota" das ações educativas realizadas pela escola. Os desafios em substituir as aulas presenciais por encontros remotos demandou transformações e a irmã Maria Violeta, com toda experiência, foi uma das mais entusiasmadas com o formato, "participando ativamente das aulas remotas".

Embora não exista uma data definida para o retorno das aulas presenciais, secretarias municipais, Secretaria de Educação do Ceará e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe) já se preparam para a volta.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou, recentemente, um guia com os procedimentos sanitários e pedagógicos que devem ser adotados pelas escolas. Entre os pontos discutidos: infraestrutura e recursos, continuidade da aprendizagem e capacidade de análise da crise sanitária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *