Os Três Guardiões: Prefeitura de Itarema requer na justiça federal liberação de precatórios para combate a pandemia, prefeito nega ação

Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Prefeitura de Itarema requer na justiça federal liberação de precatórios para combate a pandemia, prefeito nega ação

MPF já emitiu recomendação contra o uso de verbas da educação para o combate ao novo Coronavirus. A nota técnica também é assinada por representantes de Ministérios Públicos Estaduais.

por Manoelzinho Canafístula


Uma petição assinada pelo advogado Welton Mendes Santos com OAB do Distrito Federal, requer a Justiça Federal no DF que libere os recursos provenientes dos precatórios do FUNDEF que o município de Itarema tem direito e que estão bloqueados judicialmente, segundo a petição assinada na ultima segunda-feira (22), os recursos serão usados pelo município para o combate a pandemia do novo coronavirus.

O advogado Valdecy da Costa Alves que representa o SINDITA (Sindicato dos Servidores Municipais de Itarema) os recursos não podem ser utilizados para outra finalidade que não seja na política pública da educação, “dinheiro do Fundef é vinculado e está previsto em lei, não pode ser gasto em outra finalidade”, destaca o advogado. Segundo ele a entidade vai entrar com uma petição na justiça alegando que o pedido é inconstitucional e imoral, “no processo seremos categoricamente contra a liberação, o que o prefeito deveria fazer é cumprir a lei do Fundef, a Constituição, a lei de diretrizes e bases da educação, não tem como ele não saber que não sabia dessa petição, nós advogados trabalhamos afinados com nossos clientes”, destaca o advogado. Ainda segundo ele não é a primeira vez que o prefeito tenta sacar integralmente o dinheiro, “ele é um prefeito que não respeita servidor, não respeita sindicato e nem dialoga com sindicato e nem com a categoria”, finalizou.

O prefeito Elizeu Monteiro (PDT), disse estar surpreso com a petição, “estou tentando localizar esse escritório de advocacia para saber quem foi que autorizou essa ação, eu fiquei sabendo pelo SINDITA, isso não existe, o dinheiro não pode ser usado na saúde e nem em outra política que não seja a educação”, disse o prefeito.


Petição assinada pelo advogado - Foto: Reprodução

O que diz o MPF – O Ministério Público Federal se manifestou contra o uso de recursos da Educação no combate a pandemia. A nota técnica também é assinada por representantes de Ministérios Públicos Estaduais. Para os órgãos, os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb/Fundef) devem ser destinados integralmente à educação.

No documento, o grupo se manifesta “de modo contrário a qualquer tentativa de acordo quanto aos recursos provenientes dos precatórios que possam implicar destinação diversa da prevista constitucionalmente.”

A manifestação foi motivada porque a União pretende quitar, ainda este ano, 90% da dívida com Estados e municípios referente ao Fundeb, autorizando a utilização dos recursos em medidas emergenciais de combate ao coronavírus. Em troca, o governo federal estaria exigindo o deságio de 30% a 40% do montante devido e o arquivamento de ações judiciais.

A nota pública destaca que reiteradas decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) propõem claro entendimento de que os precatórios do Fundeb devem ser destinados exclusivamente à educação, vedada qualquer outra destinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *