Os Três Guardiões: Estudantes de Itarema criam projeto de produção de mudas para reflorestamento do mangue

Total de visualizações de página

domingo, 21 de junho de 2020

Estudantes de Itarema criam projeto de produção de mudas para reflorestamento do mangue

O projeto está participando da Feira Brasileira de Jovens Cientistas - FBJC.  E precisa de votos pela internet

Manoelzinho Canafístula 


Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Professora Rosângela Albuquerque de Couto de Itarema, litoral oeste do Ceará, idealizaram um projeto para produção de mudas para reflorestamento do manguezal, a vegetação está presente em todo o litoral brasileiro, abrigam uma grande diversidade de plantas, animais e microrganismos. Contudo, a degradação deste importante ecossistema representa uma das problemáticas ambientais crescentes no cenário nacional e internacional, necessitando de ações voltadas à preservação dessas áreas.

Partindo dessa premissa, o objetivo da pesquisa foi desenvolver um sistema de produção de mudas de mangue e de baixo custo para as áreas de manguezais afetadas, utilizando como substrato de cultivo as fanerógamas marinhas (gramas marinhas). A metodologia visou ao desenvolvimento de um cultivo de baixo custo para o reflorestamento das áreas afetadas, utilizando-se das seguintes plantas Rhizophora mangle e Laguncularia racemosa.

Estas foram cultivadas com substratos contendo apenas areia, apenas lama, lama mais fanerógama marinha e areia mais fanerógama marinha, coletada na praia do farol no município de Itarema, para comparar o desenvolvimento das mesmas com e sem fanerógama. Semanalmente foram feitas medições anoatômicas, este acompanhamento do desenvolvimento das plantas visou a comprovação da viabilidade desse novo sistema de cultivo. Assim, este estudo comprovou que a fanerógama marinha quando entra em decomposição garante um bom desenvolvimento das plantas.

Os estudantes concluíram que a fanerógama marinha é uma ótima forma de adubo e que a sua utilização é de grande ajuda para o reflorestamento dos manguezais no litoral brasileiro. Além disso, a pesquisa pode ser usada de várias formas na recuperação de áreas afetadas, visando a manutenção não só das espécies de mangues como também de peixes, aves e dos demais seres vivos que habitam os manguezais.

O projeto tem o acompanhamento do professor Jardel Batalha e precisa da votação dos internautas, os interessados devem acessar o link https://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=350, curtir o vídeo. Quem puder ajudar pode divulgar nas redes sociais!

Assista o vídeo de apresentação do projeto


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *