Os Três Guardiões: Família de capivaras é filmada passeando em estrada no Ceará; vídeo

Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de março de 2023

Família de capivaras é filmada passeando em estrada no Ceará; vídeo

Motorista parou o veículo para filmar os animais em estrada na cidade de Horizonte, na Grande Fortaleza.

A família de capivaras é vista em uma estrada na cidade de Horizonte. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares. - Com informações do G1 CE.

Uma família de capivaras foi vista em uma estrada neste fim de semana no município de Horizonte, na Grande Fortaleza. Um motorista parou o veículo e filmou duas capivaras grandes e pelo menos oito filhotes cruzando um trecho da BR-116. (Assista no vídeo acima).

Conforme Márcio Sousa, presidente da Sociedade Protetora Ambiental (SPA), a recomendação para a população preservar o animal é se manter afastado e comunicar a polícia ambiental.

"Nesse caso tem que informar o BPMA [Batalhão da Polícia do Meio Ambiente], para garantir a segurança deles. Precisamos evitar que esses animais sejam mortos", afirmou. A Polícia Ambiental do Ceará atende chamadas pelo número de telefone (85) 3101.3545.

Segundo Márcio Sousa, o habitat natural das capivaras são os corpos de água permanentes, ou seja, margens de rios e lagos, áreas alagáveis e próximo à represa. A água serve como esconderijo e proteção contra os predadores naturais.

Márcio Sousa acrescenta que a conectividade de ambientes aquáticos inseridos em matriz urbana ou rural permite a ocupação de áreas onde antes não existiam esses animais, modificando o padrão de distribuição e a dinâmica da população.

Ainda de acordo com Márcio Sousa, apesar de parecer dócil, não recomendado acariciar o animal. "Apesar da fofura, não se deve acariciar capivaras. O animal é hospedeiro do carrapato-estrela, que pode transmitir a doença da febre maculosa, bom tomar cuidado com às crianças", alertou.

Maior roedor do mundo

A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor do mundo. Encontra-se no Panamá, Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru, Paraguai, Nordeste da Argentina, Uruguai e no Brasil ocorre em todos os biomas. Vive às margens de rios e lagoas com vegetação para se abrigar.

O animal pode pesar até 70 quilos. Ele se alimenta de capim e ervas comuns em várzeas e alagados. Possui membranas nos pés, o que lhe permite ser um excelente nadador. A capivara tem hábitos semiaquáticos e se reproduz na água

O período de gestação é de cinco meses; em média, nascem cinco filhotes. Eles vivem em bando de até 20 indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *