Os Três Guardiões: Maior eclipse lunar do século poderá ser visto do Brasil nessa sexta (27)

Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Maior eclipse lunar do século poderá ser visto do Brasil nessa sexta (27)

Lua de sangue que pôde ser observada
no dia 31 de janeiro desse ano. Na próxima
sexta, lua de sangue acontece novamente,
junto a eclipse lunar. (Foto: Julio Caesar/O POVO).

Poderá ser visto no Brasil, na sexta-feira, 27, o mais longo eclipse lunar total do século 21. A fase total do eclipse acontecerá entre as 16h30min e às 18h13min no país. As informações são da BBC Brasil.

De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total, enquanto a parte oeste terá a visão apenas parcial. Para ver a Lua no eclipse total, o Observatório diz que as pessoas devem buscar um local onde seja possível ver o céu perto do horizonte a leste.

A partir das 18h13min, a Lua começa a sair da sombra mais escura, dando início ao eclipse parcial que vai até as 19h19min. Depois a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que dura até as 20h29min. Para o Nordeste do Brasil, a lua já vai nascer eclipsada às 17h20min.

Eclipse lunar

Um eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O eclipse acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra.

Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma cor avermelhada ou alaranjada, chamada de "lua de sangue". Isso por que nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do Sol. A luz solar atinge a Lua por meia da atmosfera da Terra, fazendo com que algumas faixas de frequência da luz solar sejam "filtradas", criando esse efeito alaranjado.

Com informações O POVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *