Os Três Guardiões: Temporal rompe barragem na zona rural de Hidrolândia e deixa 40 famílias desalojadas, COGERH faz alerta para as cidades do meio e baixo Acaraú

Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de março de 2020

Temporal rompe barragem na zona rural de Hidrolândia e deixa 40 famílias desalojadas, COGERH faz alerta para as cidades do meio e baixo Acaraú


Uma forte chuva que atingiu o município de Hidrolândia na madrugada desta quarta-feira (25) provocou cheias nos rios Macaco e Groaíras e devem desaguar no leito do Rio Acaraú a atingir cidades de Sobral à Acaraú, a COGERH emitiu sinal de alerta


A cidade de Hidrolândia rompeu a sua quarentena com uma tragédia provocada pela maior chuva de sua história, na madrugada desta quarta-feira (25), o município foi banhado por 210 milímetros, durante uma chuva com duração de três horas ininterruptas. Segundo os moradores, testemunharam uma enchente jamais vista pelos hidrolandenses, que foram testemunhas  dos estragos deixados pela enxurrada, segundo a defesa civil local, são 40 famílias desalojadas e que perderam tudo o que tinham em suas residências.



O nível do Rio Batoque subiu rapidamente e alagou várias ruas nos bairros Progresso, Nova Hidrolândia e Centro, além dos distritos de Betânia, Conceição e Irajá. Casas foram arrastadas pela forte correnteza, cenas vistas somente em filmes. Uma família passou, pelo menos quatro horas em cima de uma árvore, dentro do rio, esperando pelo resgate.

Ainda na madrugada, as famílias foram levadas para a Creche Eugênia Camelo Timbó, onde estão alojadas com o apoio da Prefeitura Municipal. Vários comerciantes perderam seus produtos, assim como moradores perderam móveis, eletrodomésticos e outros bens. Trecho da CE-187 entre Hidrolândia e Santa Quitéria foi interditada na altura do bairro Nova Hidrolândia, o trecho foi destruído pela correnteza.


Equipes do Corpo de Bombeiros de Sobral e Canindé foram à cidade para fornecer apoio. A Enel Distribuição Ceará informou que parte da rede elétrica foi danificada na cidade de Hidrolândia, causando falha no fornecimento em alguns pontos. A distribuidora esclareceu, por nota, que “técnicos já estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia o quanto antes”. Fios de alta tensão e postes também foram arrancados com a enchente.





ALERTA COGERH – A Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídrico do Ceará, emitiu nota esclarecendo sobre as cheias dos rios Macaco e Groaíras e que as águas devem atingir o leito do Rio Acaraú entre Sobral e a cidade de Acaraú. O alerta pede para que as famílias retirem animais e se afastem das margens do rio, para evitar maiores danos. O comitê gestor da bacia hidrográfica do Acaraú também já notificou todos os coordenadores de defesa civil das cidades do médio e baixo Acaraú.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *